sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

RECEITA DE HOJE

Danoninho Caseiro  
 
Ingredientes:

1 lata de leite condensado
2 caixas de creme de leite 200 g
1 iogurte natural 200 g
1 pacote de suco sabor morango (ou outro sabor de sua preferência) sem açúcar  
 
Modo de Preparo :
Bater tudo no liquidificador e colocar em um recipiente
Levar a geladeira
Se quiser colocar no congelador fica muito bom 
Fonte: Tudo Gostoso

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

ANOTE A DICA

10 Utilidades do Amaciante

Além de deixar as roupas peças macias e perfumadas, o amaciante de roupas possui muitas outras utilidades. Ele é um ótimo aliado na limpeza de móveis, vidros, azulejos, rodapés e toda a cozinha, prolongando o efeito da limpeza por até 01 mês. Além disso tira manchas e até marcas de cola!

Não existe nenhuma mágica. O responsável por todas essas utilidades é o sal quaternário de amônio, um ótimo hidratante e fixador de perfume. Algumas marcas também trazem silicone na composição, que funciona como lubrificante e cria uma película nas superfícies capaz de repelir a poeira. Teste as nossas dicas e surpreenda-se!

1 - Desinfetante perfumado

Em uma garrafa plástica (1L) coloque 'dois dedos' de amaciante, 'dois dedos' de álcool e complete o restante com água. Aplique em pisos com pano úmido. Além de limpar e desinfetar, deixa um cheiro gostoso. (O amaciante também pode ser acrescentado ao desinfetante, juntamente com boa quantidade de água. O chão parece ficar mais macio!)

2 - Limpeza diária

Para deixar o seu piso limpinho, brilhante e cheiroso, ao invés de desinfetante ou aqueles limpa-pisos caros, coloque na água que servirá para a limpeza um pouco de amaciante. Deixa o piso que é uma beleza...Voce nunca mais vai querer usar outra coisa.
3 - Tapetes macios

Depois de higienizadas, as fibras de tapetes e carpetes ficam ressecadas e ásperas ao toque. Resolva isso colocando 1/2 tampa de amaciante em dois litros de água. Transfira o líquido para um borrifador e espalhe no tapete ou no carpete, massageando as fibras com os dedos (use luvas de borracha ou descartáveis para evitar possíveis alergias). Deixe secar naturalmente e sinta a diferença!

4 - Móveis sem poeira

Se você precisa tirar o pó dos móveis diariamente, experimente limpá-los com amaciante diluído em água na proporção indicada pelo fabricante ou um pouquinho mais concentrado. O amaciante cria uma película sobre os móveis que afasta o pó por dias e ainda deixa um brilho discreto na madeira, na fórmica, na pia da cozinha e até no fogão e na geladeira.

5 - Vidros brilhantes

O produto pode deixar os vidros limpinhos, brilhantes e sem manchas, além de repelir o pó por vários dias. Aqui vai a receita: dissolva uma colher (sopa) de amaciante em 1/2 litro de água, transfira a mistura para um borrifador e use um pano macio, que não solte fiapos, para fazer a limpeza. Espere secar e retire o excesso com uma flanela seca. Outra possibilidade: coloque um copo de amaciante no borrifador e complete-o com álcool. Espirre no vidro e passe um pano seco, em movimentos circulares.

6 - Roupa bem passada

O ferro de passar desliza que é uma beleza nas peças borrifadas com a seguinte receita: em um litro de água dilua uma xícara (chá) de amaciante e a mesma medida de álcool. Misture bem, coloque em um borrifador e veja como rende! Fora o cheirinho gostoso que fica nas roupas, é claro.

7 - Tira-manchas de colas e adesivos

Para tirar mancha de cola do chão, aquelas deixadas pelas etiquetas do tapete, basta colocar um pouco de amaciante em cima do local desejado, aguardar alguns minutos e limpar com um pano seco!

8 - Madeiras sem manchas

Se o óleo de peroba ou de linhaça manchou aquele móvel escuro de MDF e você já usou vários produtos para eliminar a marca (sem sucesso), experimente limpar a danadinha com uma solução de duas partes de água para uma de amaciante, usando um pano ligeiramente úmido e depois um macio e seco. Pronto, sumiu!

9 - Banheiro limpinho

O amaciante é ótimo para fazer uma limpeza suave no cômodo mais úmido da casa. Você pode usá-lo no piso, nos azulejos, no vaso sanitário, na pia, no balcão de fórmica, no ralo, nas toalhas... Dilua o produto com água ou álcool e aplique com pano ligeiramente umedecido. O cheiro de limpeza dura horas.

10 - Aromatizador de ambientes

Escolha o amaciante que tiver o aroma mais agradável e adequado ao clima que você deseja criar em casa: romântico, campestre, oriental... Em seguida, dissolva uma tampinha do produto em um litro de água, umedeça um pano limpo na mistura e aplique no piso e nas portas. Como o sal de amônio também funciona como um bom fixador de perfume, o aroma vai permanecer no ar por horas e horas!



Fonte: M de Mulher

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

ANOTE A DICA

Brilho em Inox de Pia

Se gosta de ter o seu lava-loiça de inox sempre brilhante e com o aspeto que tinha quando era novo, polvilhe-o com farinha e esfregue-o suavemente com um pano macio e seco.
De seguida, lave-o com água e verá como recuperou o aspeto, tal como tinha em novo.

Outro truque é cortar um limão a meio e esfregá-lo na superficie do lava-loiça. Passe um pano húmido e seque-o.

Para Limpar Vidros

Limpe mesas com tampos de vidro, armários espelhados, portas de chuveiros ou qualquer outra superfície vidrada com amaciador de roupa e evite a acumulação de pó.
Misture 1 parte de amaciador de roupa para 4 partes de água e deite num borrifador.
Aplique diretamente num pano, limpe a superfície e dê brilho com um pano seco.

Para Limpar o écran do televisor

Nada mais aborrecido do que acabar de limpar o pó do écran da sua televisão ou do monitor do computador e logo a seguir ver que está novamente com pó, devido à eletricidade estática.

Para resolver a situação humedeça um pano macio com amaciador de roupa puro e limpe normalmente o écran.
Vai ver que resulta!
Para higienizar tábua de cozinha

A água oxigenada é inimiga das bactérias e é o que necessita para combater o aumento destes microrganismos na sua tábua de cozinha.
Principalmente depois de cortar frango ou qualquer outro tipo de carne, para matar os germes e desinfectar, esfregue a tábua com vinagre embebido em papel de cozinha, de seguida embeba com água oxigenada mais papel e limpe.
Pode usar água oxigenada com a solução a 3%.
Mesmo que não o faça de cada vez que corta carne, faça-o de qualquer forma com alguma regularidade pois os germes não se notam a olho nu, mas estão lá.
 
Pasta para limpar metais

Quando a exposição aos elementos da natureza tira o brilho aos seus objetos de cobre ou latão, pode fazer o seu próprio material de limpeza.

Para pôr os candeeiros a brilhar e retirar o verdete das peças de cobre, faça uma pasta com partes iguais de sal, farinha e vinagre.

Esfregue depois com essa pasta as peças e com um pano macio, de seguida lave-as com água morna e sabão e puxe o lustro.

Verá como o resultado é surpreendente!




terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

PROGRAMA BOM DIA FAMÍLIA: MOMENTO SAÚDE

O “DOCE” sabor da compulsão.

Você já deve ter reparado: quanto mais açúcar come, mais tem fome. Aí, se come de novo para saciar a fome, lá vem ela, ainda mais voraz. A explicação para essa verdadeira ´´bola de neve´´ pode estar no próprio organismo. E açúcar, neste caso, não é só o pó resultante do refino da cana, mas todos os carboidratos simples, como pão, macarrão, arroz e farinha brancas, que no processo de digestão viram glicose.

Este fenômeno é mais predominante nas mulheres. Ainda não há comprovação científica que explique porque isso acontece, mas duas hipóteses já dão indicações das causas


- O açúcar ingerido demanda uma descarga de insulina para que a glicose possa ser digerida. Mas, quando tudo o que a pessoa consome é açúcar, a absorção é muito rápida, o que faz com que os níveis de glicose caiam rapidamente.. Essa queda brusca causa fome, aí a pessoa come mais açúcar e o processo se repete.

- O excesso de doces e farinhas brancas na alimentação diminui a absorção de uma série de vitaminas e minerais, como cálcio, magnésio, cromo, vitaminas do complexo B e C. Quando o corpo tem deficiência de algo, ele não vai ´falar´, mas dar o estímulo da fome.

Sem contar que as vitaminas e minerais são precursoras de hormônios como a serotonina e a dopamina, responsáveis pelas sensações de bem-estar e saciedade. Irritado, o organismo via procurar a ´válvula de escape´ que costuma ser doces e chocolate, este último também é rico em vitamina comp.B e Magnésio.

Uma dieta rica em açúcar e carboidratos simples tem - isso sim comprovado - ´´um efeito devastador no organismo´´. Pode levar ao excesso de açúcar nos sangue (hiperglicemia), aumento do triglicérides e à obesidade. Outra consequência grave é a resistência à insulina, estado também conhecido por pré-diabetes.

Algumas dicas podem ser úteis para o combate à sua compulsão:

- Fazer diariamente 3 refeições principais e mais 2 pequenas refeições ao longo do dia.

- Comer carboidratos complexos (pão integral, granola, arroz integral), principalmente em refeições depois das quais sente maior desejo por doces.

- Comer porções de proteína animal e vegetal, e fibras - verduras, legumes e frutas.. Uma quantidade satisfatória pode aumentar a saciedade e diminuir a vontade de doces.

- Reduzir o consumo de doces, açúcar e álcool.

- Estipular uma freqüência semanal para o consumo de doces. Consumir após refeições com bom conteúdo de proteínas e nunca com o estômago vazio, pois a queda na glicemia muito rápida provocará maior compulsão.

- Atividade física aumenta os níveis de fenilalanina, diminuindo a vontade por chocolates.

- Suplementar alguns nutrientes, como cromo, biotina e glutamina em especial, diminuem o vício por doces. Além disso, estão indicadas as vitaminas do complexo B e vitamina C. A dieta apropriada associada a uma suplementação é a combinação ideal ao combate a essa compulsão alimentar. Existe também uma planta que auxilia a diminuir a compulsão por doces, é a Gymnema silvestre, ela diminui a sensibilidade das células responsáveis por sentir o sabor doce.

- Uma vez que a necessidade por doces possa ser apenas uma necessidade emocional ou psicológica, não eliminá-los totalmente da dieta enquanto não tiver um suporte social, emocional e, sobretudo, nutricional adequado.

Farmácia Ana Terra

A dose certa pra sua saúde!

ANOTE A DICA

O modo como cozinhamos evoluiu muito e hoje em dia, quando a nossa saúde se vê afetada pelo stress provocado pelo nosso estilo de vida, pela poluição e pelos químicos do medicamentos para combater as doenças, deveríamos voltar, na medida do possível, às antigas tradições culinárias, o que pressupõe cozinharmos de forma mais saudável.

Todos os métodos saudáveis de cozinhar os alimentos são conhecidos desde há muito tempo, mas a dietética moderna conferiu uma explicação cientifica.


Como cozer os alimentos


O método ideal para cozer os alimentos é utilizar apenas a quantidade de água necessária, pois os alimentos deixam no líquido as suas substâncias nutritivas. Quanto mais água for utilizada, mais é desperdiçado, principalmente porque a maioria desta não é aproveitada. Deve tapar sempre a panela para que o vapor se condense na tampa e se recuperem os referidos nutrientes.

Como fritar ou panar os alimentos

Já todos sabemos dos malefícios dos fritos, por estes serem prejudiciais à saúde, aumentando os níveis de colesterol, por exemplo. O ideal é fritar com azeite, mas evite este tipo de confecção dos alimentos. Em vez disso, troque a fritadeira pelo forno, ou use um wok, em que não necessita de utilizar tanta gordura.

Cozinhar a vapor

Este é um tipo de cozinha pouco utilizado nos dias de hoje, mas é considerado um dos mais saudáveis. Ao cozer a vapor, os alimentos são cozinhados no seu próprio “sumo” e conservam melhor os seus nutrientes. Deve ter apenas em atenção de não cozinhar em demasiado os alimentos, já que dessa forma os nutrientes são perdidos.

Cozinhar na brasa

Os alimentos cozinhados desta forma adquirem um sabor característico e bastante apreciado pela maioria das pessoas. Deve-se cozinhar sobre a brasa e nunca sobre a chama. Para ser mais saudável, o ideal é embrulhar os alimentos em folha de alumínio.

Assados no forno

Para ter um assado sumarento e evitar que este fique “seco”, como muitas vezes acontece, há que colocar um pouco de água dentro do forno e num recipiente resistente ao calor. Um método que vai evitar que os assados fiquem “gordurosos” é o tempero antecipado. Deve sempre marinar os alimentos antecipadamente, de forma a evitar a utilização de gordura na hora de assar. Para as marinadas podemos usar vinhos, especiarias, ervas aromáticas, sumo de laranja, etc.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

ANOTE A DICA

Em casa

Para tirar lâmpadas quebradas ainda rosqueadas: Encaixe uma batata no que restou da lâmpada e desrosqueie-a
Para desentupir encanamentos: No ralo, jogue uma xícara de sal e uma de bicarbonato de sódio, depois jogue bastante água fervente.
Pó de café para:Lavar galheteiros e vidros de azeite; Lavar e clarear pias brancas; Espantar formigas; Lavar as mãos após a faxina.


Na Cozinha

Para tirar a casca do tomate: Espete um garfo e passe o tomate na chama do fogão.
Para evitar o cheiro de fritura na casa:Durante a fritura, ferva uma casca de laranja em fogo baixo ou coloque um potinho com vinagre branco perto do fogão.
Para evitar formigas no açucareiro: Coloque pedacinhos de casca de limão.
 
Em Roupa

Para não desbotar: Coloque um pouco de sal ou vinagre na máquina de lavar durante a lavagem e o enxágüe.
Para sua meia-calça durar mais: Molhe e congele. Descongele e seque-a ao sol.
Dentro do guarda-roupa: Pendure pedaços de giz, Para evitar a umidade. Para evitar o cheiro de mofo e as traças, pendure uma meia fina com serragem de cedro.