Powered By Blogger

sábado, 20 de novembro de 2010

ESPORTE: Dorival pede atenção contra reservas do Palmeiras

O técnico Dorival Júnior pediu atenção aos seus jogadores para a partida deste domingo, apesar de ter pela frente a equipe reserva do Palmeiras. Preocupado com a situação do Atlético Mineiro, o treinador avisou que o time não poderá cometer erros na Fonte Luminosa, em Araraquara.
"Serão profissionais que ali estarão, que fazem parte do plantel do Palmeiras e que, com certeza, são jogadores de muita qualidade", alertou Dorival. "A preparação que fizemos foi acima até daquilo que foi feito para o jogo contra o Flamengo, pela responsabilidade de uma partida como essa, e para que nada de mal aconteça em razão de um fato como esse [jogar contra reservas]".
Em 15.º lugar no Brasileirão, o Atlético está a apenas dois pontos da zona de rebaixamento e poderá retornar para essa temida região da tabela ao fim desta rodada. "É um momento do campeonato onde não se pode mais errar e, por isso, não fico pensando no que já fizemos. A minha preocupação é com o jogo contra o Palmeiras. Não há espaço para relaxamento aqui nesse momento", comentou o treinador.
Fonte / Foto: Eldorado ESPN - AE

BRASIL: Governo quer dialogar mais na hora de planejar o futuro, aponta secretário do Planejamento

FRANCISCO JUNIOR: Dialogar mais na hora de preparar o futuro. Esta deve ser umas das prioridades do governo daqui para frente na hora de criar os planos plurianuais do Governo Federal, dos estados e municípios – os chamados PPAs, ou seja, a estimativa de como os governos devem investir a longo prazo. O diagnóstico foi feito pelo secretário de Planejamento e Investimento, do Ministério do Planejamento, Afonso de Almeida, durante a abertura do primeiro Seminário de Planejamento Governamental, em Brasília. Segundo ele, nos últimos anos o governo alcançou condições fiscais inéditas, o que tem permitido ao País cada vez mais investir em infraestrutura e desenvolver novas políticas públicas. Para Afonso de Almeida, essa nova dinâmica exige uma aproximação maior da União com estados, municípios e, principalmente, com os órgãos de controle e de licenciamento ambiental.
AFONSO DE ALMEIDA: "Quando formos organizar o nosso plano, nós temos que olhar com completude. Não adianta a gente isolar, ou se isolar, com o Orçamento, ou se isolar com qualquer um. Nós temos que trazer todo mundo para discutir a forma de trabalhar de cada um."
FRANCISCO JÚNIOR: O secretário de Planejamento e Investimento, Afonso de Almeida acrescenta que essa mudança na forma de planejar o País é uma cobrança da própria sociedade, que tem exigido mais em vários aspectos, desde a qualidade dos serviços oferecidos pelo governo até a preocupação com a conservação ambiental.
Fonte: Agência do Rádio - Reportagem, Francisco Júnior

ESPORTE: Flamengo busca vitória para se livrar do risco de queda

O Flamengo fracassou neste ano no Estadual do Rio de Janeiro, na Copa Libertadores da América e faz campanha sofrível no Campeonato Brasileiro. A temporada do atual campeão nacional, que já é ruim, pode piorar bastante se a equipe não vencer o Guarani, neste sábado, às 19h30, no Engenhão. Em caso de tropeço, o clube carioca ficará mais perto de disputar a segunda divisão no ano que vem, pois os dois últimos compromissos são difíceis: contra o forte Cruzeiro, em Volta Redonda, e o Santos, na Vila Belmiro.
Por causa do caráter decisivo da partida, a diretoria, o técnico Vanderlei Luxemburgo e o time do Flamengo pediram para a torcida comparecer em grande número ao Engenhão. Houve promoção de ingresso - os mais caros custam R$ 20. Os rubro-negros se mobilizaram e, até esta sexta-feira, já haviam comprado mais de 25 mil bilhetes, a fim de "empurrar" a equipe para uma vitória que trará alívio e felicidade.
"Se não vencermos, as coisas vão ficar complicadas. Olhando para cada companheiro, sinto confiança. Cada um vai fazer o seu papel e, desta vez, vamos nos afastar desta zona. É uma final", disse o lateral-direito Leonardo Moura, ressaltando que o Flamengo só depende dele para permanecer na divisão de elite do futebol brasileiro. "Não adianta depender dos outros resultados. Primeiro temos de fazer nossa parte. A vitória contra o Guarani vai definir a nossa vida no campeonato", definiu o lateral.
Fonte: Eldorado ESPN - AE

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

LOCAL: Paraíso sediará uma audiência pública das Nascentes das Gerais

Na próxima quarta-feira, dia 24, às 16h, na sala de sessões da Câmara Municipal de Paraíso, a Concessionária Nascentes das Gerais irá realizar uma audiência pública. Prevista em Lei, a audiência tem o intuito de dar oportunidade para a população opinar sobre obras de maior interferência, como o caso do viaduto próximo ao Jardim Itamaraty, que é tema da reunião. Toda a comunidade paraisense, principalmente moradores e donos de empresas instaladas nas proximidades do novo viaduto, estão convidados. Na audiência, o Gestor de Projetos da empresa, Glauco Oliveira, participará das discussões, a comunidade e autoridades serão ouvidas e poderão opinar a respeito.

LOCAL: Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas têm cafeicultores da região na final

O VII Concurso de Qualidade Cafés de Minas tem 47 cafeicultores da região que se classificaram para a fase final. Entre eles, apenas a inscrição em nome da Agropecuária Santa Mariana Ltda, é de São Sebastião do Paraíso e os outros cinco concorrentes mais próximos são representantes dos municípios de São Tomás de Aquino, Jacuí e Itamogi. Através do regulamento divulgado pela EMATER - MG, além dos prêmios para as três melhores amostras em cada categoria (categorias natural e cereja descascado), haverá homenagem aos cafeicultores com o melhor café produzido com sustentabilidade nas duas categorias. O resultado final do concurso será no dia 25 de novembro em uma solenidade a ser realizada no Salão de Convenções da UFLA, em Lavras. O concurso é promovido pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e sua vinculada, a Emater-MG, em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla). O evento é uma ação do programa estruturador do estado, o CertificaMinas Café, que durante sua realização, atrai a atenção e participação de compradores nacionais e internacionais de café.

ESPORTE: Santos contrata meia do Santa Cruz por empréstimo


A diretoria do Santos definiu, nesta quinta-feira, a contratação de mais um reforço para a temporada de 2011, quando lutará pelo bi no Campeonato Paulista e o terceiro título da história na Copa Libertadores.
Quem chega à Vila Belmiro é Vítor Hugo, meia destro de 19 anos, do Santa Cruz (jogou a Série D do Campeonato Brasileiro), que teve a contratação por empréstimo de um ano. Ele se autodefine como armador do estilo Alan Patrick e Paulo Henrique Ganso.
Ainda estão cotados para chegar ao clube o zagueiro Juan, da Roma, e o meia Elano, do Galatasaray. Os cartolas, e provavelmente Adílson Batista, acham que o time vai precisar envelhecer para se tornar mais experiente e consistente e ter chance na Libertadores. Deve ser em razão de o time ter perdido no último jogo tanto na decisão do Campeonato Paulista (contra o Santo André) como na da Copa do Brasil (diante do Vitória).
PREPARAÇÃO - O time principal vai fazer um jogo-treino contra o time sub-20, nesta sexta, no CT Rei Pelé, como parte da preparação visando ao jogo contra o Goiás, domingo, no Estádio Serra Dourada, em Goiânia, pela 36.ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Fonte: Eldorado ESPN - Sanches Filhos
Foto: Divulgação

DENGUE: Videoconferência discute ações de tratamento e diagnóstico da doença

JULIANA COSTA: O Ministério da Saúde realizou nesta quinta-feira uma videoconferência para discutirmétodos de atendimento, diagnóstico e tratamento de pacientes com suspeita de dengue. Profissionais de saúde de todo o Brasil participaram gratuitamente, pela internet, ou em salas de videoconferência, da palestra Aspectos do Manejo Clínico no paciente com Dengue. Segundo o coordenador do programa nacional de controle da dengue, Giovanini Coelho, este tipo de trabalho, como a videoconferência, é fundamental para qualificar o trabalho dos profissionais de saúde.
GIOVANINI COELHO: "Realizar o diagnóstico precoce e o tratamento oportuno nos casos de dengue, é a medida fundamental para evitar que esses casos de dengue desenvolvam. Então é importante essa atividade dessa videoconferência porque ela vai, por intermédio de um profissional altamente qualificado, levar a centenas de profissionais de saúde, informações fundamentais para o atendimento ao paciente com dengue."
JULIANA COSTA: Giovanini Coelhoexplica que a transmissão pela internet, com participação gratuita, amplia o número de participantes e, conseqüente, estende as discussões sobre a melhoria do tratamento e diagnóstico da dengue em todo o país. O coordenador do programa nacional de controle da dengue destaca os temas abordados na palestra do infectologista Rivaldo Venâncio da Cunha, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.
GIOVANINI COELHO: "Aspectos relacionados à fisiopatogenia da dengue, aspectos relacionados ao diagnóstico da doença e aspectos relacionados ao manejo adequado do paciente com dengue. Seja um paciente adulto, seja um paciente pediátrico."
JULIANA COSTA: Ainda segundo o coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue, Giovanini Coelho, todos os participantes fizeram intervenções, com perguntas e comentários. A palestra "Aspectos do Manejo Clínico" foi transmitida para todo o Brasil da sala da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), em Brasília. A videoconferência sobre a dengue teve duas horas de duração.
Fonte: Agência do Rádio - Reportagem, Juliana Costa

ESPORTE: Fred promete melhor desempenho diante do São Paulo


Após um longo período afastado por lesão, o atacante Fred voltou a atuar pelo Fluminense no último domingo, diante do Goiás. Apesar de não ter marcado nenhum gol, ele aguentou os 90 minutos e foi muito elogiado pelo técnico Muricy Ramalho no empate de 1 a 1. O próprio jogador reconhece que foi bem, mas promete um desempenho ainda melhor para a partida do próximo domingo, diante do São Paulo, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro.
"Também me surpreendi por aguentar bem no aspecto físico. Atribuo isso ao pessoal da zaga e do meio-de-campo que ajudou muito e correu em dobro para me deixar mais livre, com a preocupação apenas de atacar. Com certeza vou estar melhor neste domingo, estou ganhando ritmo de jogo e agora quero voltar a marcar", avisou Fred, que não jogava desde o dia 6 de outubro, por causa de lesão na panturrilha esquerda.
A três rodadas para o fim da competição, a equipe carioca está na segunda colocação, um ponto atrás do líder Corinthians (63 a 62). Experiente, Fred sabe de sua importância para o Fluminense e demonstra confiança na conquista do título.
"Estou tranquilo e ciente que devemos nos preocupar só com o nosso grupo. Agora temos que parar de observar os outros times e pensar nas dificuldades que encontraremos em São Paulo (o jogo de domingo será na Arena Barueri). Teremos três finais pela frente, confio muito no nosso elenco e, com certeza, dedicação não vai faltar. Acredito num final feliz", afirmou o atacante.
Fonte/Foto: Eldorado ESPN - AE

LEITE MATERNO: DF registra queda no estoque e precisa de doações

SUELY FROTA: O Distrito Federal é a unidade da Federação que mais coleta leite humano para recém-nascidos hospitalizados. Porém, nos últimos dias, caiu o estoque de leite-humano nos principais hospitais da rede pública do DF. Segundo a Secretaria de Saúde, o aumento do número de internações e a perda de leites que estavam sujos ou estragados provocaram a baixa de estoque no Distrito Federal. A coordenadora do Banco de Leite da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Mirian Oliveira, afirma que toda mulher saudável que está amamentando pode doar e explica como fazer a doação.
MÍRIAN OLIVEIRA: "Essa mãe começa coletando esse leite em casa num pote de vidro, com tampa de plástico, de boca larga que pode ser tipo maionese, tipo café solúvel. Esse vidro deve ser previamente bem lavado, retirado todos os rótulos de papel tanto da tampa quanto do vidro, enxaguado bem e colocado para ferver quinze minutos. Ela vai pegar esse vidro e essa tampa vai colocar sobre um pano limpo e vai esperar esfriar. A mãe coleta o leite nesse pote. Faz primeiro a massagem ao seio e retira o excesso. Ela guarda o leite que ela coletou no freezer."
SUELY FROTA: Ainda segundo a coordenadora do Banco de Leite, Mirian Oliveira, ao fazer a coleta, a mãe deve lavar bem as mãos, os braços e o seio, além de cobrir o cabelo para evitar que caia no leite coletado. A mãe doadora pode entregar o leite materno nos bancos de leite da Secretaria de Saúde ou ligar para o Corpo de Bombeiro, no número 193, e aguardar o recolhimento.
Fonte: Agência do Rádio - Reportagem, Suely Frota

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

LOCAL: Campanha de Natal em Paraíso distribuirá centenas de prêmios

No dia 1º de Dezembro, a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso lança a campanha “Natal Premiado ACISSP”. Durante todo o mês de dezembro, as lojas participantes da campanha oferecerão raspadinhas aos seus consumidores e, através delas, as pessoas concorrerão a prêmios instantâneos, como por exemplo, vale-compras de diversos valores, celulares, vídeo games e vários eletrodomésticos. Além disso, no final do mês, serão sorteados dois refrigeradores, quatro aparelhos televisores de LCD, três computadores portáteis e um final de semana completo na Estância Balneária Termópolis. No total, serão mais de 500 prêmios distribuídos entre todos os participantes da promoção. Na campanha do ano passado, foram distribuídos 30 prêmios. Cada loja participante estabelecerá a sua política para a distribuição das raspadinhas. A ACISSP comunica aos lojistas interessados que estão disponíveis cinco pacotes para participar da campanha Natal Premiado. Maiores informações no telefone 3539-4400 ou na sede da Associação, na Avenida Oliveira Resende, 1350.

LOCAL:Paraíso tem representantes na Olimpíada de Língua Portuguesa

Alunos e professores do ensino médio de toda a rede pública do país estão participando até nesta sexta-feira, dia 19, da etapa regional para a categoria “Artigo de Opinião” da Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro – Edição 2010 em São Paulo. 16 alunos mineiros foram classificados para a etapa da Região Sudeste e todos são da rede estadual. Entre os classificados, São Sebastião do Paraíso tem a aluna do 3º ano do Ensino Médio, Francielli Rosa Dias, e a professora de Língua Portuguesa, Eneida Maria Dionísio Pádua, ambas da Escola Estadual Comendadora Ana Cândida de Figueiredo. A estudante apresentou em seu artigo de opinião, um tema polêmico: a sustentabilidade ambiental. Nas linhas de seu texto, Francielli discutiu a necessidade dos cidadãos em se preocuparem além de fazer uma conscientização com o destino do lixo no município. Na oportunidade, a estudante, que está participando da etapa regional, destaca que vai aproveitar as oficinas para aperfeiçoar sua escrita.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

ESTADO: Programa Estadual de Controle Permanente da Dengue é lançado pelo governador Antônio Anastasia

Nesta quarta-feira, dia 17, no período da manhã, o governador Antonio Anastasia lançou, na Cidade Administrativa, o Programa Estadual de Controle Permanente da Dengue. Trata-se de um conjunto inédito de ações, reunindo o esforço do Governo de Minas, Exército, prefeituras e sociedade no enfrentamento à ameaça de uma grande epidemia da doença no Estado. Dados obtidos pelo Ministério da Saúde, no Brasil houve a morte de 592 pessoas vítimas da dengue, ocasionando um aumento em relação a 2009, quando foram registrados 312 óbitos. Durante o lançamento do programa, o governador anunciou investimentos na mobilização das pessoas, compra de equipamentos, veículos e a criação de uma grande Força Tarefa treinada pela Secretaria de Estado de Saúde no combate aos focos do mosquito. O governador também assinou novas medidas para diminuir a propagação da dengue, principalmente a partir do combate aos focos em órgãos públicos, comércio, indústria e canteiros de obras.

LOCAL: Personalidades paraisenses serão homenageadas pela Câmara Municipal de Paraíso

No dia 26, sexta-feira, a Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso irá realizar uma sessão solene para prestar homenagens a algumas personalidades do nosso município. As indicações foram feitas através dos vereadores e todos os homenageados receberão uma Medalha da Ordem do Mérito Municipal e com o título de Cidadão Honorário Paraisense. O local e o horário do evento ainda não foram divulgados. Para o presidente da Câmara, Ailton Rocha de Sillos a solenidade é uma forma dos vereadores prestarem homenagens às pessoas que têm contribuído para o desenvolvimento da sociedade de Paraíso. Serão homenageadas as pessoas ligadas em diversas áreas como: educadores, policial, bancário, religiosos, jornalista, político, empresário, fisioterapeuta, servidor público e psicólogo.

ESPORTE: Palmeiras volta a Goiânia para salvar a temporada

Três dias após passar vergonha em Goiânia, o Palmeiras volta a atuar na cidade. Mas não apenas o seu adversário será diferente. Em uma outra competição e com diferentes jogadores, o time de Luiz Felipe Scolari está, como ele mesmo diz, a quatro passos do título que salvaria o ano. "Agora nos resta 360 minutos, só quatro jogos", falou.
A partir das 21h50, Palmeiras e Goiás se enfrentam no Serra Dourada no primeiro jogo da semifinal da Copa Sul-Americana. O campeonato é o que sobrou para as equipes, que estão em situações distintas no Brasileiro - mas só um deles tem do que lamentar.
O Palmeiras está entre os 10 melhores colocados, mas já desistiu há tempo de conseguir a vaga na Libertadores e Felipão tem escalado os reservas nas últimas rodadas - sem os principais jogadores, a equipe perdeu de 3 a 0 do Atlético-GO, no domingo. Já o Goiás só chora no Brasileiro. Na zona de rebaixamento, possui mínimas chances de escapar da Segundona. Por isso mesmo, a ordem é apostar todas as fichas na Sul-Americana.
Contra um time que passou a maior parte do ano em dificuldades, os palmeirenses se sentem na obrigação de passar de fase. Felipão, aliás, já analisa até o adversário na decisão (entre Independiente e LDU), caso seu time avance. "Se passar um argentino, é carne de pescoço. Se for a LDU, pior ainda, com jogo nos 3 mil metros de atitude", falou, acrescentando pontos positivos caso o rival seja a equipe equatoriana. "O campo é um tapete. E terá 60 mil (torcedores) contra, eu gosto. Qualquer coisa que a gente fizer de bom já arrebenta eles."
Antes de pensar na final, porém, o Palmeiras tem de passar pelo Goiás. No Serra Dourada, Felipão promete que o time não jogará recuado, mas está alerta na principal jogada adversária. Jogada, aliás, que tem tirado o sono do treinador: as bolas aéreas. "A gente vinha tendo excelência neste lance". lembrou o técnico. "O Goiás vai bem na bola parada e tem jogadores de alta estatura. Corremos risco."
O zagueiro Maurício Ramos também pede cuidado aos companheiros e, especialmente na noite desta quarta, estará atento a um jogador: Rafael Moura, autor de seis gols na competição. "Ele está em um grande momento e não podemos perder concentração durante os 90 minutos", falou. "O ponto forte do Rafael Moura é a bola aérea. É um jogador que faz muitos gols de cabeça."
Felipão lamenta a situação do Goiás no Brasileiro. "É triste. O clube tem um problema parecido com o Palmeiras, que é a política. Aí o time paga no Brasileiro", declarou. "Não queria ver o Goiás descer para a Segunda Divisão. Eles vão ter de passar por uma reestruturação."

RESPOSTA

A equipe goiana, por sua vez, encara a partida desta quarta como uma oportunidade de dar uma resposta à torcida. Um eventual título da sul-americana, com direito a vaga na próxima Libertadores, amenizaria a dor do provável rebaixamento no Nacional. "É uma situação inédita para o clube ganhar a Sul-Americana, pois vai servir para salvar um ano desastroso. Vejo que é muito importante. Nosso torcedor merece essa alegria", disse o goleiro Harlei.
O técnico Arthur Neto deve fazer duas mudanças com relação ao time que empatou com o Fluminense no último domingo. Rafael Toloi volta de suspensão no lugar do zagueiro Valmir Lucas e Felipe substitui Jones no ataque.
Fonte/Foto: Território Eldorado - AE

SERVIDOR: Aposentadoria especial da Administração Pública Federal vai ser regulamentada

PRISCILA LEITE: O Ministério do Planejamento publicou uma orientação normativa, espécie de cartilha que esclarece dúvidas do servidor e ajuda os gestores de Recursos Humanos dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal a procederem de maneira tranquila em relação ao pagamento de aposentadoria especial a servidores que têm Mandado de Injunção, isto é, servidores amparados por decisão judicial. Ao proferir essas decisões, o Supremo Tribunal Federal tem determinado que o governo pague com base na lei 8.213/91, lei utilizada para trabalhadores da iniciativa privada, o chamado Regime Geral de Previdência Social. A diretora do Departamento de Normas e Procedimentos Judiciais – Denop, da Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Valéria Porto, explica o que é essa Orientação Normativa.
VALÉRIA PORTO: "A aposentadoria especial ela está regida no artigo 40 parágrafo 4° da Constituição. Que pede regulamentação. No entanto, essa aposentadoria especial do servidor público não foi regulamentada ainda. Cerca de 2 anos, o Supremo começou a julgar mandados de junção autorizando que essa aposentadoria especial ela fosse sim feita com relação a servidor público, mas seguindo as regras do regime geral."
PRISCILA LEITE: A diretora do Departamento de Normas e Procedimentos Judiciais – Denop, da Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Valéria Porto, destaca que essa Orientação Normativa já existia, mas foi alterada porque o Ministério da Previdência Social fez uma outra normativa sobre o mesmo tema. Com isso, os ministérios decidiram juntar as duas portarias e o que mudou basicamente foram os documentos que são exigidos para esse tipo de aposentadoria.
Fonte: Agência do Rádio - Reportagem, Priscila Leite

ESPORTE: Mano escala Ronaldinho ao lado de Neymar e Robinho

Sem poder contar com Alexandre Pato, cortado por lesão, o técnico Mano Menezes comandou nesta terça-feira o último treino de preparação para o amistoso que a seleção brasileira fará contra a Argentina, nesta quarta, no Al Khalifa Internacional Stadium, em Doha. E, na nova formação ofensiva que testou, o treinador escalou Ronaldinho Gaúcho como um meia-atacante atuando mais próximo de Neymar e Robinho.
Convocado para ser a referência do meio-campo do Brasil em meio à jovem geração de jogadores que vem sendo formada pelo novo técnico da seleção, Ronaldinho terá a sua primeira e grande chance de mostrar a Mano que ainda merece vida longa na seleção brasileira. No treino coletivo desta terça, o craque do Milan ficou mais pelo lado esquerdo do meio-campo, enquanto Elias, um pouco mais recuado, se posicionou pela direita para auxiliar o trio ofensivo do Brasil e também para ajudar na marcação.
O time escalado por Mano Menezes nesta terça teve a seguinte formação: Victor; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e André Santos; Ramires; Lucas, Elias e Ronaldinho Gaúcho; Neymar e Robinho.
O coletivo da seleção teve pouco mais de meia hora e mais uma vez Mano Menezes não pôde contar com a presença do zagueiro Réver entre os reservas. Com um incômodo no joelho, o atleta foi poupado do treinamento, assim como aconteceu na segunda-feira.
Para completar, a equipe reserva também atuou com o auxiliar Sidnei Lobo atuando improvisado na lateral direita, já que Rafael, do Manchester United, convocado para ser reserva de Daniel Alves, foi cortado da seleção por lesão.
A partida contra a Argentina será disputada às 15 horas (de Brasília) desta quarta-feira e marcará também o reencontro de Messi, grande estrela do futebol mundial, com Ronaldinho Gaúcho, o seu ex-companheiro de Barcelona.
Fonte / Foto: Eldorado ESPN - AE

CENSO: Conselho Federal de Biblioteconomia pesquisa profissionais do setor

SILAINE BOHRY: Até marco do ano que vem, o Conselho Federal de Biblioteconomia vai coletar informações sobre os trabalhadores do setor. Cerca de trinta e dois mil profissionais registrados devem participar do Censo Bibliotecário Brasileiro. A pesquisa vai levantar dados pessoais e mapear as competências necessárias ao bom desempenho profissional, além de habilidades e conhecimentos individuais. O resultado vai contribuir para o desenvolvimento de ações de valorização à categoria, como explica a segunda secretária do Conselho Federal de Biblioteconomia, Célia Simonetti.
CÉLIA SIMONETTI: "Isso vai servir de elemento para que o sistema possa prospectar ações juntos às escolas, juntos aos governos, junto aos cursos de biblioteconomia. Enfim, esse censo vai nos dimensionar qual é o nosso papel nessa realidade onde o bibliotecário se insere."
SILAINE BOHRY: De acordo com a secretária do Conselho Federal de Biblioteconomia, o censo começou em março deste ano. Os primeiros resultados preliminares, divulgados em novembro, já indicam a necessidade de ações pontuais.
CÉLIA SIMONETTI: "30% da nossa população dos nossos profissionais dentro de dez anos estará se aposentando. Isso significa que vai ser preciso construir um esforço coletivo bem grande com os cursos de Biblioteconomia do país para dar conta de repor esse espaço no mercado de trabalho. Nós sabemos hoje pelos resultados parciais que a maioria dos profissionais trabalham em ambientes públicos e que eles consideram que eles iniciam o seu trabalho profissional quando eles entram no campo de estágio ainda no processo de formação."
SILAINE BOHRY: O sistema de coleta do censo é online. Está disponível na página do Conselho Federal de Biblioteconomia: www.cfb.org.br. Cerca de cinquenta profissionais do Conselho Federal e conselhos regionais estão envolvidos no processo.
Fonte: Agência do Rádio - Reportagem, Silaine Bohry