Powered By Blogger

sábado, 23 de outubro de 2010

ESPORTE: Homenagem aos 70 anos de Pelé

Começo esse texto para falar de Pelé lembrando de Ângela Maria, uma cantora consagrada, que no passado foi chamada de A Rainha do Rádio.
Ninguém melhor do que uma Rainha para homenagear o Rei Pelé em uma canção gravada por ela com essas palavras:
“... Passa a vida, lembranças, imagens se vão, mas tem coisas que ficam na gente. Um menino chorando, uma copa nas mãos, essa imagem ficou para sempre..."

(Reprodução)
"... Foi um grito de glória, o Brasil, a vitória, esse povo cantou de alegria. Essa mesma alegria que um dia vem fazer essa gente chorar...” O nome da música: Esse Amigo Pelé.
A Rádio Eldorado conserva sua discoteca e lá encontrei essa gravação. Visitar esse lugar é como entrar no Túnel do Tempo, porque lá nos sentimos de volta ao passado em meio a compactos e long-plays em vinil.
Crianças do meu tempo gostavam de ver os discos girando para aguçar a imaginação dos meninos que ao brincar com a bola também sonhavam ser Pelé e brilhar nos gramados.
Por tudo isso, Pelé continua jogando porque nunca parou de jogar. Como diz o filme, Pelé é eterno. Ele está a todo momento nas imagens da televisão fazendo gols repetidos exaustivamente.
Também existe um tal Edison Arantes do Nascimento, com "i" mesmo, nascido em Três Corações – MG, a 23 de outubro de 1940 e que há 70 anos convive com o menino Rei do Futebol. Sempre se deram bem, os dois na juventude choraram de emoção no ombro amigo do goleiro Gilmar e aquela atitude, sabe como é, tão simples, conquistou as pessoas e até hoje nas horas de recolhimento, certamente o Sr. Edison silencia ao ouvir uma canção com os dizeres:
“...Um homem também chora, menina morena, também deseja colo, palavras amenas. Precisa de carinho, precisa de ternura, precisa de um abraço, da própria candura...”

(Arquivo/AE)
Todo jogador deveria seguir o exemplo deixado na composição de Gonzaguinha para ser um Guerreiro Menino, que em certos momentos até pode temer a derrota, mas durante a batalha adquire forças não sabe de onde e mesmo sendo frágil, se torna forte. Foi assim que Edison se transformou em Pelé.

(Arquivo/AE)
...“Guerreiros são pessoas, são fortes, são frágeis. Guerreiros são meninos no fundo do peito, precisam de um descanso, precisam de remanso, precisam de um sonho que os tornem perfeitos....”

(Reprodução)
Numa determinada época, Edison tentou ser mais forte que Pelé e se despediu da seleção em 1971 e não foi à Copa do Mundo de 1974, mesmo em condições físicas para jogar.
“... É camisa 10 na Seleção...”, pediu o sambista Luiz Américo, mas Edison que tentava ser mais forte, não deixou Pelé seguir com a seleção.
Se o Rei tivesse ido, o Brasil teria voltado tetracampeão do mundo, disso tenho certeza.
Embora a Holanda de Cruyff, tenha vencido aquele jogo na semifinal, seu time foi dominado até quase metade do segundo tempo.
O problema é que a equipe dirigida por Zagalo não conseguia chegar às redes adversárias porque faltava alguém para concluir: Quem?

(Arquivo/AE)
Os holandeses venceram por 2 x 0, mas com Pelé essa história teria sido diferente.
Edison, entretanto, não resistiria muito tempo porque o menino Pelé, louco para voltar, aceitou o convite e com ele muitos dólares para jogar no New York Cosmos. Foram três anos de partidas exibição pelos Estados Unidos divulgando o futebol. Os norte-americanos presentes na Copa de 2010 devem isso a Pelé.
Em 1978 despede-se novamente e ao discursar evoca o amor e inspira Caetano Veloso:
“...Meu amor desejo, pelo mundo inteiro eu vejo, que não tem quem prove, Pelé disse love, love, love...”
Aos que valorizam apenas o Pelé jogador, desprezando por motivos que não precisamos citar, o homem chamado Edison, lembro mais um pouco a canção de Gonzaguinha.
“... É triste ver este homem, guerreiro menino, com a barra de seu tempo por sobre seus ombros. Eu vejo que ele berra, eu vejo que ele sangra, a dor que traz no peito, pois ama e ama...”
Parabéns a Edison Arantes do Nascimentos pelos seus 70 anos completados neste 23 de outubro de 2010, afinal apenas Edison é quem está fazendo aniversário. Pelé não, sabe por quê?

Porque Pelé é Eterno.
Fonte: Eldorado ESPN - Geraldo Nunes


ANTIBIÓTICOS: Anvisa vai endurecer regras para venda desses medicamentos

CYNTHIA RIBEIRO: Nos próximos dias, a Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, vai anunciar mudanças para ampliar o controle na venda de antibióticos em todo o País. A ideia é estabelecer normas mais rígidas que impeçam a venda indiscriminada dos produtos nas farmácias. Hoje, um antibiótico pode ser comprado apenas com a apresentação do pedido médico. Segundo o diretor da Anvisa, Dirceu Barbano, no futuro, essa exigência será ampliada e as farmácias vão ter que exigir uma receita especial, com duas vias: uma para o paciente e outra que vai ficar retida na farmácia.
DIRCEU BARBANO: "Todo médico tem um talão de receita normal, e um talão de receita para medicamento de controle especial. O que vai acontecer é que ao invés de pôr o antibiótico naquela que ele punha normal, ele vai pôr nessa de produtos sob controle."
CYNTHIA RIBEIRO: O objetivo da medida, além de aumentar a fiscalização, é incentivar o uso racional dos antibióticos, evitando, por exemplo, casos de intoxicação e de aumento da resistência microbiana às substâncias do remédio. De acordo com o diretor da Anvisa, durante o período em que a consulta pública ficou no ar, no primeiro semestre deste ano, a sociedade brasileira demonstrou apoio à ideia de maior controle na venda de antibióticos.
DIRCEU BARBANO: "Não houve manifestações contrárias a isso na consulta pública, muito pelo contrário, todo mundo, as sociedades médicas, as sociedades dos profissionais de saúde dizendo: olha, é fundamental que se faça isso."
CYNTHIA RIBEIRO: Dirceu Barbano informa que está prevista para esta semana a primeira reunião da diretoria colegiada da Anvisa que vai avaliar o texto final das novas regras. Se o documento for logo aprovado, sem alterações, a resolução que determina mudanças na venda de antibióticos no País deve ser publicada nos próximos dias.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Cynthia Ribeiro

MALÁRIA: Doença infecciosa atinge principalmente região amazônica

JULIANA COSTA: Febre alta, calafrios, falta de ar, convulsão, fraqueza, dor no fígado e dores de cabeça. Esses são alguns dos sintomas da malária, doença considerada grave problema de saúde pública do mundo. Mais de cento e nove países e territórios e metade da população mundial são atingidos pela malária. Estima-se que só no continente africano, seja um milhão de mortes por ano. A doença infecciosa é causada pelos protozoários parasitas Plasmodium, transmitidos pela picada da fêmea do mosquito Anopheles. No Brasil, o mosquito prolifera-se principalmente na Região Amazônica, nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima. O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Controle da Malária, implantou na região Amazônica três mil e quatrocentos postos de saúde para diagnóstico e tratamento da doença. O coordenador Nacional de Malária do Ministério da Saúde, José Brito Ladislau, explica que atualmente existe tratamento eficaz contra a doença sem que a pessoa tenha que se afastar de suas atividades do dia a dia.
JOSÉ BRITO LADISLAU: "Se você está tomando um medicamento e se sente bem, você pode trabalhar tranquilamente. Você pode deixar de trabalhar por questão de o organismo está debilitado. Entretanto, esse novo tratamento para a malária falsiparum ele reduz rapidamente a doença, oportunizando retorno mais rápido ao trabalho"
JULIANA COSTA: Os medicamentos são distribuídos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde. O Ministério da Saúde orienta que a prescrição seja legível e clara para que o paciente possa seguir corretamente o tratamento. Segundo o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, esses cuidados simples com a população tem provocado uma queda representativa dos casos da malária no Brasil.
JOSÉ GOMES TEMPORÃO: "O Brasil vem conseguindo resultados muito bons em relação à malária. Uma redução de 50% do número de casos entre 2005 e 2008. A nossa expectativa é que nós cheguemos em 2014 com apenas 150 mil casos por ano, uma redução muito importante e muito significativa".
JULIANA COSTA: Para reduzir o número de casos da doença a prevenção também é importante. Por isso, é preciso tomar medidas simples como usar mosquiteiros, vestir roupas que protejam pernas e braços, passar repelentes, além de usar telas em portas e janelas. A comunidade também pode trabalhar junta pela prevenção da doença; ao eliminar criadouros do vetor, limpar margens dos criadouros e melhorar as condições de trabalho e do uso racional da terra.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Juliana Costa

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

ESPORTE: Paraíso recebe Seleção SUB-15 de basquete Feminino

Vinte jogadoras da seleção feminina sub-15 iniciaram seus treinamentos aqui em São Sebastião do Paraíso para o 17º Campeonato Sul-Americano, que será realizado em Trinidad, no Uruguai, de 16 a 20 novembro. A concentração e os treinamentos serão na Arena Olímpica e vão até 12 de novembro, em dois períodos (10h às 12h e 18h às 20h). A técnica Janeth Arcain iniciou os trabalhos em quadra, focando na revisão da parte física e movimentações básicas, trabalhadas na etapa anterior de preparação da seleção. A campeã mundial falou também sobre a evolução do grupo durante os treinamentos. O Sul-Americano Sub-15 é para classificar quatro equipes para a Copa América / Pré-Mundial Sub-16 do ano que vem.

CENSO 2010: Pessoas que não foram recenseadas poderão agendar visIta

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) criou uma chamada em seu site para quem ainda não foi entrevistado pelo Censo 2010. A medida atende principalmente a quem não foi encontrado em casa por um recenseador. Para solicitar a vista ao domicílio, basta acessar o formulário no endereço www.censo2010.ibge.gov.br e inserir o endereço da residência. Em caso de dúvidas, o IBGE recebe ligações gratuitas pelo número 0800-721-8181. Ao receber os dados, o IBGE encaminha e organiza uma visita ao domicílio em, no máximo, dois dias. O IBGE visita os domicílios do país desde o dia 1º de agosto. A meta é recensear até 31 de outubro todos os 5.565 municípios do país.

LOCAL: Foi lançada a Campanha do Imposto Solidário em Paraíso

Nesta última quarta-feira, dia 20, no salão nobre da ACISSP, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Sebastião do Paraíso lançou a campanha Imposto Solidário 2011. Estiveram presentes no evento os conselheiros, alguns vereadores, o prefeito Mauro Zanin, empresários e representantes de empresas. O Imposto Solidário é extraído de parte do imposto de renda e é voltado para beneficiar projetos sociais voltados para a criança e o adolescente. Cada real destinado ao fundo mantido pelo Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente pode ser deduzido integralmente do imposto devido. Tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem se beneficiar das leis de incentivo a doações nessa área. A campanha no município vem crescendo a cada ano, mas, ainda falta conscientizar muitas pessoas que todo dinheiro é revertido para entidades sociais que apresentam projetos. Em São Sebastião do Paraíso, os contadores estão preparados para esclarecer dúvidas para as pessoas que queiram participar.

EDITAL: Martelotte testa Keirrison em trio ofensivo no Santos

Time alvinegro enfrenta Grêmio Prudente neste domingo,
na Vila Belmiro
O técnico Marcelo Martelotte testou nesta quinta-feira a escalação de Keirrison em um trio ofensivo no Santos, ao lado de Neymar e Zé Eduardo, no primeiro coletivo de preparação para o jogo contra o Prudente, no domingo, pelo Campeonato Brasileiro.
Keirrison ganhou espaço no time com a suspensão do lateral-direito Pará. O volante Danilo foi deslocado para o setor, abrindo uma vaga no meio-campo que foi aproveitada no ataque. Recuperado de uma lesão muscular na coxa direita, Keirrison poderá ficar com esta vaga na equipe titular.
Com as mudanças, o meio-campo deverá ser escalado com apenas dois volantes, Roberto Brum e Arouca. Martelotte escalou o time com: Rafael; Danilo, Edu Dracena, Durval e Léo; Arouca, Roberto Brum e Alan Patrick; Zé Eduardo, Keirrison e Neymar.
Além destes jogadores, o treinador interino poderá contar com os retornos de Rodriguinho, Marquinhos, Bruno Aguiar, Madson e Marcel, todos liberados pelo departamento médico do clube nesta semana.
Fonte: Eldorado ESPN - AE
Foto: Helvio Romero/AE

TRÂNSITO: Uma simples espreguiçada durante engarrafamentos já ameniza os incômodos, alerta INTO

JULIANA COSTA: Como se não bastasse todo o estresse do trânsito, os engarrafamentos, cada vez mais freqüentes nas grandes cidades, podem favorecer o desenvolvimento de outros problemas. Desvios de coluna, dores musculares, lombares e bursites. Especialistas do INTO, Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, explicam que algumas medidas podem aliviar o desconforto e evitar situações mais graves. De acordo com a ortopedista da Clínica da Dor, Waleska Sampaio, após 50 minutos dirigindo, a pessoa precisa se alongar para evitar futuros problemas.
WALESKA SAMPAIO: "Só tentar se espreguiçar, fazer um movimento se espreguiçando já poderia melhorar um pouco essa situação. No carro mesmo. Fazer alguns movimentos de rotação com o pescoço, levantar os braços, esse movimento de se espreguiçar. Isso já dá uma melhorada. O ideal seria sair do carro e esticar as pernas, mas eu sei que isso é quase impossível."
JULIANA COSTA: A especialista do INTO explica que o simples fato de passar a marcha repetidas vezes já pode levar a dores crônicas. Waleska Sampaio afirma que, para pessoas que não praticam atividades físicas, os incômodos podem ser ainda maiores.
WALESKA SAMPAIO: "A gente tem que ter mais cuidado é com o risco de trombose, por causa do tempo mesmo, da alteração da circulação. A dor muscular também, porque tem que ficar no pedal, a dor muscular da panturrilha. Essas pessoas que não têm preparo físico, que não fazem alongamento, que não têm preparo físico para manter essas posturas por muito tempo, acima dos cinqüenta minutos podem desenvolver dores musculares, que a gente chama de dor miofascial de membro inferior."
JULIANA COSTA: De acordo com Waleska Sampaio, manter a musculatura sempre alongada é essencial para amenizar as dores provocadas pelas horas de trânsito. A coordenadora da Clínica da Dor lembra que além dos alongamentos, é importante praticar exercícios físicos regularmente para evitar dores crônicas
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Juliana Costa

ESPORTE: Raí elogia trabalho de Carpegiani no São Paulo

Raí foi dirigido por Carpegiani em 1999, quando o tricolor foi eliminado pelo Corinthians nas semifinais do Brasileirão

O início do trabalho de Paulo César Carpegiani no São Paulo, com 100% de aproveitamento após três jogos no Campeonato Brasileiro, tem agradado aos jogadores, diretoria e torcedores, que vislumbram a possibilidade de classificação para a próxima Libertadores. E o treinador também recebeu o recebeu o apoio de Raí, um dos maiores ídolos da história do São Paulo.
"O Carpegiani já tinha sido um atleta diferenciado, com muita visão de jogo. Trabalhei com ele em 99 e já mostrava muito talento também como treinador. Ele sabe administrar um grupo. Em pouco tempo, já está com o elenco nas mãos. Agora ele está mais maduro e eu faço uma avaliação ótima neste começo. Espero que possa continuar assim", afirmou, ao site oficial do clube.
Raí foi dirigido por Carpegiani em 1999, quando o São Paulo foi eliminado pelo Corinthians nas semifinais do Campeonato Brasileiro. Sob o comando do técnico, o ídolo são-paulino disputou 36 partidas e marcou sete gols. Agora, ele torce para o treinador classificar a equipe para a próxima Libertadores.
"Por tudo que o São Paulo passou, eu ficaria muito feliz com esta vaga na Libertadores. Está na briga e será emocionante até o fim, pois o campeonato está muito equilibrado. Estou na torcida para o São Paulo beliscar esta vaga", afirmou Raí, que faturou os títulos da Libertadores de 1992 e 1993 pelo São Paulo.
Fonte: EldoradoESPN - AE
Foto: Ayrton Vignola/AE

URTICÁRIA SOLAR: Pessoas que tem alergia após ficarem expostas ao sol precisam se proteger

CYNTHIA RIBEIRO: Algumas pessoas, após ficarem expostas ao sol, começam a apresentar manchas avermelhadas na pele. Essas manchas incomodam porque provocam coceira e muitas vezes se espalham por todo o corpo. São sintomas da urticária solar. O problema não é muito comum, mas quem sofre dele tem que evitar ao máximo os raios solares. Segundo o alergista do Hospital Federal da Lagoa, no Rio de Janeiro, Simonides Carriço, a mínima exposição, mesmo com o uso do protetor solar, já causa manchas vermelhas e desconforto.
SIMONIDES CARRIÇO: "Ela assim que se expõe ao sol ela começa a apresentar um eritema, uma vermelhidão no braço, começa a haver prurido, que é a coceira, começa a se coçar e rapidamente isso se alastra por quase todo o corpo podendo chegar ao quadro de urticária grave. Então, o quanto antes possível esse paciente deve ser atendido."
CYNTHIA RIBEIRO: A urticária solar pode surgir em qualquer fase da vida e, assim como as outras alergias, também pode ter um fundo genético. O alergista Simonides Carriço ressalta que não existe um tratamento específico que garanta a cura do problema, só o alívio dos sintomas. O que a pessoa deve fazer é redobrar os cuidados com a pele e o sol.
SIMONIDES CARRIÇO: "Ela tem que ter cuidados para o restos da vida, ou isso pode passar naturalmente, não existe um tratamento eficaz contra a urticária solar, existe um tratamento profilático que é a base de filtros protetores, de roupas para evitar o contato com o sol, justamente evitar ao máximo possível a exposição ao sol e fazer com que os pacientes usem antialérgicos com freqüência."
CYNTHIA RIBEIRO: O médico Simonides Carriço alerta que, ao piorarem os sintomas, é fundamental que o paciente procure um médico o mais rápido possível. Segundo ele, a alergia pode levar a um quadro fatal, como um sufocamento por edema de glote na garganta, por exemplo.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Cynthia Ribeiro

EDITAL: Regente de Turma

A direção E. E. Clóvis Salgado comunica que haverá reunião hoje, dia 22, ás 12h30, para designação de um professor, regente de turma, no turno vespertino, em substituição á licença saúde. Os interessados comparecer á escola munidos de documentos pessoais.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

ECONOMIA: País registra a menor taxa de desemprego

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou nesta quinta-feira, dia 21, que a taxa de desemprego ficou em 6,2% em setembro. Desde quando teve início a série histórica do órgão em março de 2002, a taxa é a menor registrada considerando todos os meses. Neste ano, o mês de agosto era o menor resultado que havia sido registrado com taxa de 6,7%. O número de trabalhadores com carteira assinada equivalente a 10,3 milhões, ficou estável no mês e cresceu 8,6% no ano. Já o rendimento médio real dos trabalhadores, que ficou em R$ 1.499,00 em setembro, cresceu 1,3% sobre agosto e 6,2% na comparação anual. Em todas as regiões metropolitanas pesquisadas pelo IBGE, o rendimento médio real habitual dos trabalhadores em setembro, na comparação mensal, apresentou aumento, sendo que, em Belo Horizonte o registro foi de 1,7%.

IGREJA: Arcebispo de Aparecida é nomeado cardeal por Bento XVI

O papa Bento XVI anunciou hoje a nomeação de 24 novos cardeais, entre os quais o brasileiro dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida (SP) e presidente do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam). Com sua nomeação, o Brasil passa a ter nove cardeais, dos quais seis são eméritos, segundo comunicado da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Dos 24 novos cardeais, 20 têm menos de 80 anos e são eleitores. O Consistório de criação dos novos cardeais será no dia 20 de novembro. Dom Raimundo tem 73 anos e foi secretário geral da CNBB por dois mandados. Com pós-graduação em Filosofia da Ciência pela Universidade de Brasília (UnB) e pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), dom Damasceno fez a filosofia no Seminário Maior de Mariana (MG) e teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.

ESPORTE: Tite valoriza posse de bola no 1º treino no Corinthians

Em seu primeiro treino como técnico do Corinthians, na tarde desta quarta-feira, Tite tratou de valorizar a posse de bola. Foram 50 minutos de uma atividade conhecida como "dois toques", num campo reduzido, em que ele pediu aos jogadores para se movimentar bastante, procurando os espaços vazios. "Meu time terá consistência defensiva sem abrir mão de ser ofensivo", prometeu o novo comandante corintiano.
Durante o treino de "dois toques", Tite não dividiu os times entre reservas e titulares. Mas a tendência é que ele mantenha a escalação que vinha sendo utilizada nos últimos tempos. Assim, o Corinthians enfrentaria o Palmeiras, no clássico de domingo, com a seguinte formação: Julio Cesar; Alessandro, William, Chicão e Roberto Carlos; Ralf, Jucilei, Elias e Bruno César; Ronaldo e Iarley.
Apesar de o Corinthians estar há sete rodadas sem vencer no Brasileirão - quatro derrotas e três empates -, Tite mostra confiança nesta reta final do campeonato. Para isso, ele promete fazer o mais simples, sem inventar. "Minha busca é simplificar as situações, ter um time equilibrado", explicou o treinador, que ainda busca conhecer melhor os jogadores do elenco antes da sua estreia no domingo.
Fonte / Foto: Eldorado ESPN - AE

DOENÇA CELÍACA: Confira dicas alimentares para quem tem intolerância a glúten

SUELY FROTA: O glúten é uma proteína presente em muitos alimentos à base de trigo, centeio, cevada e aveia. Segundo levantamento da Universidade Federal de São Paulo, somente na capital paulista, um em cada duzentos e quatorze brasileiros possui intolerância a essa proteína. Para quem sofre da chamada doença celíaca, a ingestão do glúten causa um processo de inflamação no intestino delgado. A doença pode atingir pessoas de todas as idades e costuma ser mais freqüente nas mulheres. Estima-se uma proporção de duas mulheres para cada homem que adquire a intolerância ao glúten. A doença celíaca pode ser manifestada de três formas diferentes. É o que explica o médico gastroenterologista do Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro, André Nazar.
ANDRÉ NAZAR: "Existem manifestações típicas que formam uma tríade dos sintomas da doença celíaca. A diarréia, a perda de peso e alguns pacientes apresentam anemia. Outras pessoas têm sintomas mais vagos do tipo dor na barriga, distensão abdominal; e isso leva a suspeitar a diversas outras doenças. Então, é uma doença que muitas vezes é pouco sintomática".
SUELY FROTA: O tratamento recomendado para a doença celíaca é a dieta sem glúten. O celíaco deve eliminar da alimentação pães, macarrão, doces e outras comidas à base de farinha de trigo. Os alimentos sem glúten costumam pesar no bolso de quem tem a doença. O médico gastroenterologista do Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro, André Nazar, dá dicas de como se alimentar de forma correta com economia.
ANDRÉ NAZAR: "Verduras e legumes são práticos e baratos para serem consumidos. A própria carne, o frango. Na verdade, existe uma série de alternativas. A grande questão é a farinha. Por que farinha é que contem trigo que é o glúten e ela não pode ser comida. Hoje em diversos serviços públicos existem nutricionistas aptos a fazerem uma orientação dietética levando em consideração também essa questão da disponibilidade financeira do paciente."
SUELY FROTA: O médico André Nazar ressalta ainda que ao fazer a dieta sem glúten, em duas semanas, o processo inflamatório do intestino delgado se desfaz e os sintomas desaparecem. A dieta precisa ser seguida regularmente por toda a vida, pois, se a pessoa voltar a ingerir alimentos com glúten, o intestino vai inflamar e voltarão os sintomas da doença.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Suely Frota

ESPORTE: Lula recebe a seleção campeã mundial de vôlei


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta quarta-feira, no Palácio do Planalto, em Brasília, os jogadores da seleção brasileira masculina de vôlei, que conquistaram o tricampeonato mundial no dia 10 de outubro, na Itália.
O grupo da seleção não estava completo, mas o líbero Mário Júnior, o central Lucão, o ponteiro João Paulo Tavares, o oposto Leandro Vissotto e os levantadores Marlon e Bruno participaram da cerimônia com o presidente Lula. A principal ausência foi o técnico Bernardinho.
O presidente da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), Ary Graça, e o ministro do Esporte, Orlando Silva, também participaram da descontraída cerimônia, em que o presidente Lula posou com a medalha de ouro e ganhou uma camisa da seleção com seu nome.
Com a vitória no campeonato disputado na Itália, após ganhar de Cuba na final, o Brasil conquistou o terceiro título mundial consecutivo no vôlei masculino, repetindo os feitos de 2002 e 2006 - todos sob o comando do técnico Bernardinho.
Fonte / Foto: Eldorado ESPN - AE

AQUI TEM FARMÁCIA POPULAR: População terá acesso a mais nove medicamentos mais baratos

CYNTHIA RIBEIRO: O Ministério da Saúde ampliou a lista de medicamentos que são vendidos a preços até 90% mais baratos nos estabelecimentos credenciados no programa Aqui tem Farmácia Popular. Em todo o País, são mais de treze mil farmácias e drogarias conveniadas, uma parceria entre governo federal e a rede privada que, hoje, beneficia mais de dois mil municípios. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, explica que, agora, cerca de um milhão de pessoas passam a ter acesso a mais nove medicamentos, que tratam doenças muito comuns no País.
JOSÉ GOMES TEMPORÃO: "É um grande esforço do governo, nós estamos conseguindo usar melhor os recursos, tivemos dificuldade em conseguir ampliar esses recursos financeiros para ampliar esse programa, que agora além dos medicamentos anteriores que eram pílula anticoncepcional, medicamentos para hipertensão, diabetes e para o colesterol, a população brasileira passa a contar com esses medicamentos nas treze mil farmácias conveniadas do Aqui tem Farmácia Popular em todo o Brasil."
CYNTHIA RIBEIRO: Para se ter uma ideia da economia, o preço de um medicamento para asma que sairia por vinte reais, com o programa acaba custando apenas dois reais. O custo do medicamento para tratamento do glaucoma, passa a ser vinte centavos na rede conveniada; o de osteoporose, setenta e cinco centavos. José Gomes Temporão ressalta que esses nove medicamentos e as fraldas geriátricas são produtos essenciais e que pesam no orçamento de muitas famílias brasileiras.
JOSÉ GOMES TEMPORÃO: "Isso é muito importante, tem um grande impacto. Medicamentos para a asma, que hoje são medicamentos que oneram o orçamento de muitas famílias brasileiras, é a doença que tem uma grande prevalência, cerca de 20% da população brasileira é a asma, rinite alérgica também que é uma doença de grande prevalência e a osteoporose, o glaucoma, a doença de Parkinson, que são doenças muito prevalentes entre os idosos."
CYNTHIA RIBEIRO: O ministro da Saúde lembra que esses produtos, que agora passam a ser vendidos mais baratos nas lojas credenciadas do Aqui tem farmácia Popular, já são oferecidos de graça em toda a rede SUS. Para ter acesso aos produtos, é necessário apresentar CPF, documento com foto e receita médica.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Cynthia Ribeiro

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

ESPORTE: Natação e Judô de Paraíso se destaca no JIMI

Depois de um início conturbado na disputa dos jogos do JIMI 2010, na cidade de Montes Claros, a delegação de São Sebastião do Paraíso encerrou sua participação com chave de ouro obtendo vitórias na natação e no judô. A natação paraisense conseguiu resultados expressivos, tanto no masculino quanto no feminino, surpreendendo a todos nas piscinas. A equipe SESI/ACISSP, no feminino, ficou com a primeira colocação na classificação geral e com estes resultados, terminou a competição como campeã no quadro geral de medalhas, com 9 medalhas de ouro, 3 de prata e uma de bronze. Já no masculino os nadadores conseguiram a 2ª colocação no quadro de medalhas, com 5 de ouro, 6 de prata e 3 de bronze. A delegação paraisense no judô chegou de maneira desconhecida e logo surpreendeu a todos ao conseguir sucessivas vitórias nas lutas de seus atletas, que ao final garantiram a segunda colocação no quadro geral de medalhas. A equipe paraisense também ficou com o ouro na competição por equipes. Com estes resultados São Sebastião do Paraíso obteve o segundo lugar no geral do judô masculino, com 3 medalhas de ouro, 3 de prata e 3 de bronze.

LOCAL: Vigilância Sanitária de Paraíso apreende 400 caixas de remédios sem nota fiscal

A Vigilância Sanitária apreendeu na manhã da última segunda-feira, dia 18, cerca de 400 caixas de remédios que eram para serem comercializados de forma clandestina, aqui em São Sebastião do Paraíso. O vendedor dizia que era de uma rede de Franca/SP e todo o material ficava no porta-malas de um veículo particular. No momento em que mostrava para um proprietário de uma farmácia, foi visto por fiscais da Vigilância. O local onde a farmácia está localizada e a rede que o vendedor representava não foram informados. De acordo com a fiscal farmacêutica Joana Célia Prado e a técnica em vigilância sanitária Márcia de Souza, elas foram até a farmácia para uma fiscalização de rotina quando avistaram o proprietário do estabelecimento do outro lado da rua, olhando umas caixas que estavam no veículo, ao desconfiar foram averiguar o que acontecia. A farmacêutica afirma que, nos últimos meses vinha recebendo denúncias de que o fato estaria ocorrendo na cidade.

LOCAL: Autores Brasileiros são homenageados na Biblioteca Municipal de Paraíso

Até a primeira semana de novembro, a Biblioteca Municipal Professor Alencar de Assis promove exposições semanais de autores brasileiros, com intuito de incentivar a leitura da literatura brasileira. O evento faz parte das comemorações aos 189 anos de fundação de São Sebastião do Paraíso. Devido ao aumento da procura dos leitores pelos lançamentos, principalmente de livros estrangeiros, a exposição quer levar a Literatura Brasileira a comunidade, para que possam ter um grau maior de importância, já que é requisitada somente no Vestibular, ou quando é solicitada durante o ensino médio. Assim as exposições também são uma das formas de divulgar o acervo literário brasileiro da biblioteca municipal, possibilitando o acesso a todos os paraisenses.

EDITAL: Assistente Técnico em Educação Básica

A direção da E. E. Professora Inês Miranda Almeida comunica que haverá reunião nesta quinta-feira, dia 21, ás 11h00, para designação de um assistente técnico educação básica em substituição até 16/12/10.
Os interessados comparecer a escola, munidos de documentos pessoais.

EDITAL: Ajudante de Serviços Gerais

A direção da unidade de ensino Cesec Alda Polastre, comunica que haverá reunião no dia 21, quinta – feira, ás 10h00, para designação de ajudante de serviços gerais no período das 21 de outubro até 16 de dezembro de 2010.
Os interessados deverão comparecer à escola, munidos de documentos pessoais.

ESPORTE: Palmeiras testa favoritismo diante do Universitario


Jogo em casa, vantagem do empate e rival de pouca tradição. Na Arena Barueri, às 22 horas, o Palmeiras tem tudo para despachar o Universitario de Sucre, da Bolívia, na partida de volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana. Além da classificação, uma boa vitória nesta quarta-feira dá moral ao time de Felipão para o clássico com o Corinthians, domingo, pelo Campeonato Brasileiro.
A reabertura da quarta vaga para a Libertadores na competição nacional, garante o elenco, não mudou a condição da Sul-Americana como prioridade máxima do Palmeiras. "Temos de pensar em ir (à Libertadores) pelo caminho mais fácil, com a oportunidade de ir às quartas (na Sul-Americana) e dar um passo importante para nosso principal objetivo", disse Tinga. "Mas não podemos deixar o Brasileiro de lado."
O meia assegurou que o time não vai se poupar contra os bolivianos para chegar em melhor condição para o clássico. "Temos de saber a hora de dosar e de ir para cima, mas não vamos nos poupar para domingo. Temos de ir com tudo amanhã (quarta), pois é mata-mata e vamos sair sangrando e arranhados", disse ele. "Vamos jogar para vencer e, após o jogo, ver os danos para pegar o Corinthians."
A disputa da Sul-Americana e do Brasileiro simultaneamente tem causado desgaste no elenco, que sentiu bastante o cansaço no empate com o Ceará (1 a 1), após ter retornado da Bolívia. "Nosso time fez o que pôde, apesar do desgaste pela viagem. O time foi bem, correu, marcou. Até eu, que em determinado momento não tinha mais força de chegar ao gol", disse Tinga.
A vitória por 1 a 0 em Sucre no jogo de ida deu tranquilidade para que o Palmeiras jogue sem pressão em Barueri. Para Fabrício, no entanto, é preciso fazer valer o mando de campo, "Temos de ir para cima e impor nosso ritmo. Não dar chance de surpreenderem o nosso time, sem dar espaço para eles", disse o zagueiro, que elogiou o bom momento da equipe. "Viemos desde o início dos campeonatos buscando regularidade e, agora, nós conseguimos."
Ele negou, porém, que a equipe esteja dependente dos gols de falta de Marcos Assunção, que marcou nos dois últimos jogos. "Nós não estamos reféns (dessa jogada), tivemos três boas chances de marcar contra o Ceará. Temos criado bastante com Tinga, Kleber e Valdivia, mas não conseguimos concluir."
Ataque reforçado. Kleber, que cumpriu suspensão no empate com o Ceará (1 a 1), pelo Brasileiro, volta ao time para comandar o ataque. Seu companheiro na frente será Lincoln, substituto de Valdivia, machucado.
De fora do clássico, Gabriel Silva e Márcio Araújo estarão em campo nesta quarta à noite. Na defesa, Maurício Ramos chegou a ser reprovado pelo departamento médico nos exames físicos, mas foi reavaliado e acabou relacionado por opção da comissão técnica. Deve, contudo, ficar no banco para dar lugar a Fabrício.
Fonte: Eldorado ESPN - AE
Foto: Sérgio Neves/AE

DIA MUNDIAL DA OSTEOPOROSE: Prevenção é feita com alimentação equilibrada e hábitos saudáveis

CYNTHIA RIBEIRO: Dia 20 de outubro é o Dia Mundial da Osteoporose. Dados da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia mostram que as fraturas pela doença, no Brasil, ocorrem três vezes mais do que problemas no coração e até oito vezes mais do que câncer de mama. Mas, você sabe o que é osteoporose? A doença causa uma perda de massa óssea, deixando os ossos frágeis e, com isso, mais suscetíveis a fraturas. Uma alimentação pobre em cálcio, aliada a fatores de risco, como tabagismo e sedentarismo durante a vida podem desencadear o problema, como explica o chefe da área de Medicina Interna do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, Salo Bucksman.
SALO BUCKSMAN: "Os cuidados começam na juventude. Nesse período você tem que ter uma excelente ingestão de cálcio e vitamina D. O cálcio está presente, principalmente, nos laticínios, em verduras, principalmente, as mais escuras, na sardinha em lata, o próprio feijão tem um pouco de cálcio; a vitamina D está presente em peixes de água salgada, nas verduras, nos ovos; o exercício físico é fundamental também."
CYNTHIA RIBEIRO: O tratamento da doença é feito basicamente com medicamentos e cuidados em casa para evitar quedas e fraturas, além de exercícios físicos moderados. A osteoporose atinge, principalmente, pessoas acima dos cinquenta anos. O ortopedista Salo Bucksman lembra que, mesmo tendo um fundo genético, a doença pode afetar a todos. No entanto, as mulheres correm um risco maior.
SALO BUCKSMAN: "A faixa mais acometida é a faixa das mulheres no período pós-menopausa a privação abrupta, súbita do hormônio feminino constitui um fator muito sério de deficiência de formação óssea, porque o hormônio feminino, o estrogênio, ele estimula a formação óssea. Sem o estrogênio, a pessoa perde massa óssea e perde rápido, no período pós-menopausa a mulher pode perder até cinco por cento de massa óssea por ano."
CYNTHIA RIBEIRO: Segundo Salo Bucksman, do INTO, a partir dos cinquenta anos, cerca de 30% das mulheres e 15% dos homens terão a doença. Alguns problemas, como a artrite reumatóide e doenças gastrointestinais, podem causar osteoporose. Nos mais jovens, a fragilidade dos ossos surge, principalmente, por causa disso e do uso excessivo de medicamentos fortes, como aqueles com cortisona, e aqueles ministrados em quimioterapia, por exemplo.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Cynthia Ribeiro

ESPORTE: Tite chega e diz ser especial voltar ao Corinthians

O técnico Tite chegou nesta terça-feira a São Paulo e já nesta quarta será apresentado no CT Joaquim Grava como novo comandante do Corinthians no lugar de Adilson Batista. A estreia está marcada para o próximo domingo, em clássico contra o arquirrival Palmeiras, no Pacaembu, pela 31.ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Tite desembarcou por volta das 17h45 no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo), e foi cercado por jornalistas e torcedores. Ele estava no Al-Wahda, dos Emirados Árabes Unidos. O foco principal era a disputa do Mundial de Clubes da Fifa, em dezembro, mas mesmo assim ele preferiu aceitar o convite da diretoria alvinegra. "Claro que o Mundial era importante para mim, mas a volta para o Corinthians pesou bastante. É sempre algo muito especial", declarou.


O treinador mostrou confiança em recuperar o bom futebol do Corinthians, que não vence a sete jogos no Campeonato Brasileiro, mas está em terceiro lugar na tabela de classificação. "Temos condições de retomar o papel que a equipe desempenhava. Quando eu saí do Brasil, no fim de agosto, o Corinthians era o time com o futebol mais consistente".
Tite, que vai assinar contrato com o Corinthians até o final da próxima temporada, já comandou o clube do Parque São Jorge. Em 2004, ele livrou o time das últimas posições do Brasileirão e só saiu em 2005 devido a um desentendimento com um parceiro corintiano. "Peguei a equipe na zona de rebaixamento e por uma posição não classificamos para a Libertadores, foi um marco muito importante para mim. Houve um reconhecimento", declarou, se referindo a 2004.

Fonte / Foto: Eldorado ESPN - AE

TRAVESSEIRO: Escolha correta pode evitar problemas de saúde

JULIANA COSTA: Você sabia que dores no pescoço, torcicolo e cansaço podem ser culpa de um travesseiro ruim? Além de dores na coluna, o travesseiro errado pode provocar dormência nas mãos e nos braços e até afetar o humor das pessoas. O chefe do Serviço de Ortopedia do Hospital Federal de Bonsucesso, no Rio de Janeiro, Cláudio Mendes, explica que, na hora de dormir, é importante escolher um travesseiro que deixe a coluna alinhada. Ele alerta também para postura correta na hora de deitar, o que ajuda a evitar muitos problemas.
CLÁUDIO MENDES: "O travesseiro adequado é um dos fatores que levariam à dor de coluna. Um travesseiro muito alto, que você fica com o pescoço muito para cima, acima do ombro, por exemplo, também é causa de dor. O oposto também é verdadeiro. Um travesseiro muito baixo, que você fica com a cabeça caída. A gente recomenda que a melhor posição pra coluna é o decúbito lateral: dormir de lado com os braços um pouquinho dobrados e as pernas também um pouquinho fletidas. Por isso, o travesseiro tem que ter densidade suficientemente para manter a coluna cervical alinhada com o resto do corpo, nem caída nem elevada."
JULIANA COSTA: Cláudio Mendes explica que após um dia de cheio atividades, um travesseiro que não alinhe a coluna da forma correta pode piorar a situação e até provocar dores crônicas. O ortopedista explica que não existe um material específico que seja indicado para o travesseiro. Na hora de escolher um, a densidade deve ser o primeiro item a ser observado.
CLAUDIO MENDES: "A gente recomenda aquele travesseiro que tem densidade de espuma compatível com seu peso. O de ganso, eu imagino que seja uma coisa bem confortável, mas ele vai afundar no decorrer da noite. A cabeça vai afundar, afundar e daqui a pouco a cabeça dele ta pra baixo de novo. A recomendação é essa, a densidade suficiente para manter o colchão. Aí tem de espuma, micro-flocos de isopor, tudo com o intuito de manter a coluna estabilizada e não deixar cair."
JULIANA COSTA: Segundo o ortopedista Cláudio Mendes, dormir sem travesseiro é tão prejudicial quanto usar um errado. Isso porque sem travesseiro a pessoa força ainda mais a coluna, deixando um vão entre os ombros e o colchão. Além disso, o travesseiro tem prazo de validade: de um a dois anos.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Juliana Costa

terça-feira, 19 de outubro de 2010

ECONOMIA: Etanol deve ficar cada vez mais caro no Brasil

Segundo os dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, os tempos do etanol barato devem ficar cada vez mais distantes do consumidor. Ao contrário dos últimos anos, em que o preço poderia variar até 100% entre a safra e a entressafra, a expectativa para os próximos 12 meses é de preços em níveis elevados, independentemente do período. Só nas últimas quatro semanas o preço médio do etanol subiu 6,1% no País. Até o fim do ano, o custo do combustível na bomba deve subir ainda mais e permanecer alto por todo o primeiro trimestre. A explicação para a tendência de alta dos preços está na oferta de cana em 2011.

LOCAL: Vida Ativa terá mais um evento nesta quarta-feira

Duzentos participantes do Programa Vida Ativa confirmaram a presença em passeio à Estância Hidromineral Termópolis, nesta quarta-feira, dia 20. Todos os envolvidos terão atividades para o dia todo como aulas de hidroginástica, eleição da miss, almoço, bingo e baile. Segundo a professora Lívia Roberta, esse ano os grupos de terceira idade das cidades de Pratápolis, São Tomás de Aquino e Itaú de Minas também foram convidados a levar seus participantes, para uma integração dos grupos da região. Esse é o 8º ano que o evento acontece, sempre no mês de outubro. Para os interessados, até mesmo como funcionam os núcleos onde acontecem as aulas poderão ter mais informações pelo telefone 3539-1035.

LOCAL: Unidades de Saúde de Paraíso e Núcleo de Saúde da Família abrem inscrições para processo seletivo

Nesta última segunda-feira, dia 18, foram abertas as inscrições através das Unidades de Saúde da Família juntamente com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família para um processo seletivo. Ao todo serão oferecidas quatro vagas, sendo três para agentes comunitários de saúde (uma para USF São Judas e duas para USF Santa Maria) e uma para psicólogo do Núcleo de apoio, mais cadastro de reserva. As inscrições serão até dia 28 deste mês, das 9h às 15h30, na sede da Coordenação das USFs, à Praça dos Imigrantes, 20, Lagoinha. Para obter maiores informações e os documentos necessários para a ficha de inscrição, estarão disponíveis no site da prefeitura acesse: http://www.paraiso.mg.gov.br/ em downloads. O processo seletivo constará de provas de títulos e objetiva. A objetiva será realizada no dia 21 de novembro.

ESPORTE: Mano Menezes diz que deve chamar Ronaldinho Gaúcho


O técnico Mano Menezes revelou que deve convocar Ronaldinho Gaúcho para defender a seleção brasileira no amistoso contra a Argentina, em novembro, em Doha. "Pode jogar em 17 de novembro contra a Argentina em Doha, inclusive porque existe a necessidade. Nos ajudaria como um meia entre [Alexandre] Pato e Robinho e penso que Ronaldinho está em condições de fazê-lo e que mereça a confiança", afirmou ao jornal italiano Corriere dello Sport.
Mano, que permaneceu na Europa após a disputa do amistoso entre Brasil e Ucrânia, revelou que conversou com Ronaldinho no domingo em Milanello, o centro de treinamentos do Milan, e fez elogios ao jogador. "O encontrei muito bem, motivado e certamente em forma em todos os pontos de vista", expressou.
O treinador da seleção brasileira assistiu no sábado a vitória do Milan por 3 a 1 sobre o Chievo, com dois gols de Alexandre Pato e um de Robinho. Nesta terça-feira, ele acompanhará o jogo entre Real Madrid e Milan, em Madri. E na quarta-feira vai ver o confronto entre Inter de Milão e Tottenham.
Além de Ronaldinho Gaúcho, outra novidade da próxima convocação de Mano Menezes pode ser Hernanes, atualmente na Lazio. O meio-campista teve o seu desempenho no futebol italiano destacado. "Excelente, realmente. É incrível como este jogador tem crescido rapidamente nos últimos anos. Certamente a experiência italiana, embora ainda muito curta, vai finalmente consagrar Hernanes também na cena internacional", afirmou. "É muito profissional, está ao serviço da equipe. Ele tem a capacidade de fazer mais de uma função e tem uma personalidade forte", completou Mano.
Fonte / Foto: Eldorado Espn - AE

AIDS: Novo medicamento será oferecido para pacientes que não respondem tratamentos convencionais

SUELY FRONTA: O Brasil vai passar a oferecer um novo medicamento para pacientes portadores do vírus HIV que apresentam resistência aos tratamentos convencionais. O Ministério da Saúde adquiriu mais de três mil e trezentos frascos do antirretroviral etravirina, considerado de terceira geração para o tratamento da doença. Com a nova aquisição, sobe para vinte o número de medicamentos oferecidos pelo governo federal no tratamento da aids. A estimativa é de que aproximadamente mil pacientes tenham acesso ao novo medicamento ainda este ano. Para o assessor técnico do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Ronaldo Hallal, o antirretroviral etravirina vai aprimorar ainda mais o tratamento da aids no Brasil.
RONALDO HALLAL: "Esse medicamento vem acrescentar no arsenal terapêutico para pacientes que têm poucas opções. Seu perfil de atividade consegue levar a supressão da replicação do vírus, da multiplicação viral, em pacientes que já utilizaram, já foram experimentados e falharam com os outros antirretrovirais. E outras que tenham desenvolvido falhas no tratamento no último ano vão possuir a alternativa também da etravirina."
SUELY FRONTA: Ronaldo Hallal ressalta ainda que para tomar o novo medicamento, o paciente deve realizar exames e receber orientações no Sistema Único de Saúde.
RONALDO HALLAL: "A utilização dele deve ser sempre orientada por exames de resistência. Por testes de resistência, por genotipagem. E, a partir desses exames, indicar o esquema de resgate mais adequado. Estou me referindo os testes de resistências que são realizado no âmbito do Sistema Único de Saúde. É feito uma análise para avaliar a adequação da sua utilização, para que não seja utilizado nem muito cedo nem muito tarde do ponto de vista do tratamento."
SUELY FROTA: Segundo o assessor técnico do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Ronaldo Hallal, a novidade representa um avanço do Brasil, não só por possibilitar o acesso gratuito a esses medicamentos de alto custo, como também pelos exames feitos no País que conseguem identificar a resistência do HIV.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Suely Frota

ESPORTE: Conmebol recua e G-3 volta a ser G-4 no Brasileirão

Brasileirão só não dará quatro vagas no torneio continental se time do País ganhar a Sul-Americana

Em reunião realizada nesta segunda-feira, em Assunção, no Paraguai, a Conmebol voltou atrás em decisão que tinha tomado no dia 22 de setembro e "devolveu" uma vaga ao Brasil para a disputa da Libertadores de 2011. Assim, o G-3 passa a ser novamente G-4 no Brasileirão, já que os quatro melhores colocados do campeonato garantem classificação para o torneio continental.
Em setembro, a Conmebol tinha decidido que o campeão da Copa Sul-Americana teria o direito de disputar a Libertadores do ano seguinte. Assim, ocuparia a vaga extra que era destinada ao time que tinha conquistado o título da edição anterior da Libertadores.
Diante desse quadro, o Brasil perderia uma vaga na Libertadores de 2011, já que o Inter é o atual campeão da competição e seria um dos cinco classificados brasileiros. O outro viria da Copa do Brasil e, então, sobrariam apenas três vagas em disputa no Brasileirão.
Mas, depois dos protestos dos clubes brasileiros, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, solicitou à Conmebol que o Brasil voltasse a ter cinco vagas fixas, além da que o Inter tem direito por ser o atual campeão da Libertadores. E teve sucesso na reivindicação.
"É uma prova de que existe consenso nas decisões do futebol na América do Sul. Os clubes brasileiros voltaram, assim, a ter premiados o seu desempenho no campo esportivo", comemorou Ricardo Teixeira, após convencer os membros do Comitê Executivo da Conmebol.
Com a decisão desta segunda-feira, o Brasil já tem garantidos na Libertadores de 2011 o Inter, atual campeão, e o Santos, vencedor da Copa do Brasil, além dos quatro primeiros colocados do Brasileirão - hoje seriam Cruzeiro, Fluminense, Corinthians e Atlético-PR.
Resta, porém, uma exceção. Caso um time brasileiro seja o campeão da Copa Sul-Americana deste ano - Palmeiras, Atlético-MG, Goiás e Avaí seguem vivos na disputa -, ele estará automaticamente classificado para a Libertadores, o que "tira" uma vaga do Brasileirão. Nesse caso, então, o G-4 voltaria a ser G-3.
Fonte / Foto: Eldorado ESPN - AE

LEITE MATERNO: Parceria com Corpo dos Bombeiros vai estimular coleta de leite materno em todo País

CYNTHIA RIBEIRO: Atualmente, no Distrito Federal, os bancos de leite materno coletam mais do que o dobro da quantidade necessária para bebês prematuros e recém-nascidos abaixo do peso. Por isso, segundo a Organização Mundial da Saúde, a capital do País é a única do mundo que pode ser considerada autossuficiente em alimento armazenado. O sucesso da iniciativa no DF se deve, principalmente, ao trabalho feito pelo Corpo de Bombeiros, que vai até a casa das mães coletar o alimento e levá-lo ao banco de leite mais próximo. Segundo o diretor de Ações Programáticas e Estratégicas do Ministério da Saúde, José Luiz Telles, a idéia, agora, é ampliar essa experiência bem-sucedida para outros estados, por meio de uma parceria entre a corporação e a Fiocruz.
JOSÉ LUIZ TELLES: "Servir como modelo: como se faz a logística, como se chega nessa residências, a própria coleta, qual a orientação que a gente deve ter com as mães que querem doar seu leite humano, a forma apropriada de armazenamento, de transporte. Enfim, que tudo isso que está dando muito certo aqui no Distrito Federal sirva como modelo-referência para os outros estados."
CYNTHIA RIBEIRO: O acordo prevê que os bombeiros do DF capacitem os profissionais de outros estados a estruturarem seus serviços na coleta de leite materno. Só no DF, o alimento doado já salvou a vida de mais de quinze mil bebês. José Luiz Telles explica que o gesto é importante para atender as diversas UTIs neonatais.
JOSÉ LUIZ TELLES: "O leite humano, nessas situações de bebês prematuros e bebês com baixo peso, é fundamental para salvar vidas, portanto, tem uma contribuição importante para a redução da mortalidade infantil. E o Brasil serve de referência na composição dessa rede de bancos de leite humano para os países latino-americanos, toda forma de organização da rede, desde a coleta, ao armazenamento, ao processamento e a distribuição."
CYNTHIA RIBEIRO: O diretor de Ações Programáticas e Estratégicas do Ministério da Saúde ressalta que, o leite materno é o alimento ideal para garantir o crescimento e prevenir doenças nas crianças. No Brasil, existem cerca de duzentos bancos de leite humano que recebem doações diariamente e atendem hospitais e maternidades. Para doar, as mães devem entrar em contato com os serviços de saúde locais.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Cynthia Ribeiro

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

EMPREGO: Neste ano, o emprego temporário poderá crescer 11% no país

Em comparação ao ano de 2009, até o mês de dezembro, serão criadas aproximadamente 139 mil vagas temporárias de trabalho em todo país. A maior renda e o aumento do consumo são os fatores que favorecem a criação destes empregos tanto no comércio como na indústria. Se a previsão confirmar, esse registro será o melhor resultado da série histórica, desde que começou em 2006. Os dados que já foram obtidos são da pesquisa da Associação das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário. A estimativa é que, 70% destes postos de trabalho devem ser criados pelo comércio e os outros 30% pela indústria. Os jovens serão beneficiados, pois, muitas oportunidades propostas serão ocupadas por quem busca o primeiro emprego. Para o SEBRAE - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, os pequenos empreendimentos vão expandir seus quadros para a demanda que promete para este final de ano.

LOCAL: Bens da Zona Rural de Paraíso são inventariados

Em uma reunião extraordinária, o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de São Sebastião do Paraíso, definiu os 10 bens a serem inventariados. E neste ano de 2010, as fichas de inventário contemplaram os bens situados na zona rural do município. Segundo o secretário do conselho e historiador Lucas Cândido Oliveira, no inventário realizado consta em uma minuciosa ficha catalográfica que retrata todas as características como: arquitetura, volumetria, bens artísticos aplicados... Após a pesquisa de campo, os bens considerados são: Capela de Nossa Senhora das Mercês no Bairro Marques; Casa sede da Fazenda São Joaquim; Primeira Escola Estadual de Termópolis; Casa sede do Hotel Termópolis; Casa sede da Fazenda Santa Maria no Bairro Fundão; Capela da Fazenda Sapé; Capela de N. Sra. Aparecida no Bairro Faxina; Capela do Sagrado Coração de Jesus do Hotel Termópolis; Capela N. Sra. Aparecida no Bairro Termópolis; Casa sede da Estância Lobo da Montanha no Bairro Morro Vermelho. Todo o trabalho que o Conselho está realizando, visa recuperar e preservar os bens com sua importância histórica, para que, Paraíso continue liderando a pontuação em todo sudoeste mineiro, sendo a cidade que mais preserva suas riquezas e sua memória histórica e cultural.

SAÚDE DA CRIANÇA: Planejamento familiar e consultas no pré-natal são essenciais

CYNTHIA RIBEIRO: Dar vida a uma criança é um ato de amor e tarefa que exige responsabilidade da mãe. Quando a mulher deseja engravidar, ela deve estar em boas condições de saúde. Para isso, é fundamental que ela deseje e planeje a chegada desse filho. Ao comprovar a gravidez, é essencial que a mulher comece a fazer o pré-natal. Durante as consultas, ela vai fazer exames periódicos de sangue, ultrassons, e vai receber todas as orientações do médico para garantir uma gestação tranquila. A coordenadora de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Elza Giugliani, ressalta que, só assim, é possível prevenir problemas durante a gravidez e descobrir se o bebê está saudável.
ELZA GIUGLIANI: "Uma vez engravidando é fundamental um bom pré-natal. A saúde da criança começa dentro do útero, desde a concepção. O pré-natal já previne uma série de doenças que podem se manifestar depois que a criança nascer. No nascimento, também é imprescindível que essa mulher tenha uma boa assistência na hora do parto, de preferência hospitalar, com profissional qualificado."
CYNTHIA RIBEIRO: Elza Giugliani lembra que esse planejamento é importante, tanto para a saúde de mãe e filho, quanto para a família, que pode se preparar para a chegada do bebê. A psicóloga Marina Brandão está grávida de sete meses de uma menininha, e, desde o começo, segue direitinho as orientações do médico.
MARINA BRANDÃO: "Eu estou acompanhando desde a quinta semana que foi quando eu descobri que estava grávida, foi quando eu fiz meu primeiro ultrassom. Desde então, todo mês eu acompanho. Eu acho muito importante o pré-natal porque a gravidez é um processo muito complicado e eu acho que quando você tem um acompanhamento você sente uma segurança muito maior no processo da gravidez, porque você não está vendo o seu bebê, o que você tem é resposta do seu médico em relação ao seu bebê."
CYNTHIA RIBEIRO: Nos últimos seis anos, o SUS ampliou de forma expressiva o acesso das brasileiras a atendimentos de saúde sexual e reprodutiva. Em 2009, o número de consultas de pré-natal registrou crescimento de 125% em relação a 2003.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Cynthia Ribeiro

ESPORTE: Cuca critica arbitragem após derrota do Cruzeiro

O técnico Cuca procurou minimizar a derrota do Cruzeiro no domingo, para o Grêmio, por 2 a 1. Em sua avaliação, a equipe mineira teve uma boa atuação e só perdeu por conta dos erros do árbitro Paulo César Oliveira.
A maior crítica de Cuca foi o gol anulado de Wellington Paulista. "Em um jogo igual, 1 a 1, quem fizer o segundo vai ganhar. Nós fizemos o segundo, e na minha frente. Ele (o bandeirinha) tem a linha da área para olhar. Deu para ver que não estava impedido. Erros capitais. Principalmente o gol mal anulado decretou a derrota do Cruzeiro", lamentou o treinador.
Cuca reclamou ainda do acréscimo no primeiro tempo, quando o Grêmio marcou o gol de empate. "Não me lembro em nenhum jogo do Campeonato Brasileiro ter tido quatro minutos de acréscimo no primeiro tempo, sendo que fizemos 12 faltas, não houve nenhuma substituição e o goleiro foi atendido durante 20 segundos. Não consigo entender o porquê", afirmou.
Diante dos supostos erros, Cuca concluiu que o Cruzeiro fez uma boa atuação e não precisa se lamentar. "Quando você tem um jogo tão equilibrado como Grêmio x Cruzeiro, os detalhes vão fazer a diferença. Se tiver erros como os da partida, eles vão fazer a diferença a favor de quem foi beneficiado".
Fonte / Foto: Eldorado ESPN - AE

DIA DO MÉDICO: Ministro da Saúde presta homenagem a profissionais

JULIANA COSTA: Nesta segunda-feira, 18 de outubro, é comemorado o Dia do Médico e nessa data especial, o também médico e ministro da Saúde, José Gomes Temporão, presta uma homenagem a esse profissional. Ele ressalta que a importância dessa profissão para a sociedade é indiscutível e explica que o Ministério da Saúde está em constante luta para promover melhorias para esses profissionais.
JOSÉ GOMES TEMPORÃO: "Não tenho dúvidas que cabe aos médicos uma parcela importante do crédito no sucesso das políticas públicas em curso. Não só como ministro da Saúde, mas como médico sanitarista, sempre defendi com a minha equipe que é legítimo de buscar permanentemente melhores condições de trabalho e formação. Foi exatamente esse raciocínio que nos levou a deflagrar uma série de medidas recentes como, por exemplo, apostar em carreiras do Sistema Único de Saúde. Apoiamos doutrinariamente a descentralização da gestão do SUS."
JULIANA COSTA: O ministro da Saúde destaca também o reconhecimento internacional do Sistema Único de Saúde, conseguido com a ajuda de médicos de todo o País.
JOSÉ GOMES TEMPORÃO: "O SUS é reconhecido mundialmente como modelo de inclusão social. Isso só é possível com a dedicação de milhares de trabalhadores da saúde, entre os quais, mais de 300 mil médicos. Nossos colegas médicos e seu esforço abnegado e suas muitas horas de plantão em localidades longínquas têm dado o melhor para que o Brasil tenha amplo reconhecimento global. Os desafios são enormes. Aos médicos, agradeço pelos avanços e conquistas. Saúde e políticas públicas são feitas por pessoas mais do que por tecnologias e instalações físicas."
JULIANA COSTA: O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, acrescenta que o governo federal, ao longo dos últimos anos, promoveu melhorias na formação de novos médicos, criando o Pró-Saúde, o PET- Saúde e também o Pró-residência. Todos com o objetivo de formar profissionais mais capacitados e humanizados.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Juliana Costa