Powered By Blogger

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

EDITAL : Matemática

A Direção da E. E. Paula Frassinetti comunica que no dia 09, segunda-feira, as 10h00, haverá reunião para designação de um professor de matemática para os turnos matutino e noturno.

EDITAL : Regente de Turma

A Direção da E. E. Clovis salgado comunica que no dia 09, segunda-feira, as 08h00, haverá reunião para designação de um professor regente de turma para o turno vespertino.

EDITAL : Educação Religiosa

A Direção da E. E. Coronel José Candido comunica que no dia 09, segunda-feira, as 08h00, haverá reunião para designação de um professor de educação religiosa para os turnos matutino e vespertino.

DIA DOS PAIS: Data é importante para lembrar dos cuidados com a saúde do homem

CYNTHIA RIBEIRO: Ser pai não é tarefa fácil. É preciso ter muita saúde e energia para entrar nas brincadeiras e acompanhar o desenvolvimento das crianças. O jornalista André Gomes aguarda a chegada do primeiro bebê e sabe que cuidar da saúde é fundamental para entrar no ritmo do crescimento do filho.
ANDRÉ GOMES: "Eu fiz o plano de saúde já há algum tempo para tentar melhorar a qualidade de vida minha e da minha esposa e, sabendo que vem um bebê por aí, agora, não só me preocupar com a saúde dela, mas com a minha saúde também que é muito importante para conseguir cuidar dessa criança e estar aí vivo e presente na vida de cada um deles."
CYNTHIA RIBEIRO: Mas não são todos os papais que pensam como André Gomes. O músico Amaro Vaz, por exemplo, também é pai de primeira viagem. Ele sabe que cuidar da saúde é prioridade para a família, mas, na hora de ir ao médico...
AMARO VAZ: "Eu sou do tipo que vai ao médico só quando não tem mais jeito. Não tenho o hábito de fazer check-up de saúde, essas coisas, sou um cara meio teimoso, meu mal é a teimosia mesmo. Se eu estou gripado ou se estou passando mal do estômago ou qualquer coisa do tipo prefiro ficar em casa e me cuidar em casa. Vou ao médico, geralmente, só quando é último caso."
CYNTHIA RIBEIRO: Assim como Amaro, muitos homens não têm o costume de procurar atendimento médico. O coordenador da área técnica de Saúde do Homem do Ministério da Saúde, Baldur Schubert, recomenda que eles abandonem esse hábito e tomem alguns cuidados:
BALDUR SCHUBERT: "Os homens necessitam de cuidados como as mulheres, como as crianças e como os idosos. Eu saliento a importância do exercício, de uma alimentação adequada, manutenção do peso, não fumar e evitar drogas de qualquer maneira. Com essas ações mais uma busca aos nossos serviços de saúde no sentido de identificar o mais precocemente seus problemas e poder orientá-los adequadamente."
CYNTHIA RIBEIRO: Baldur Schubert lembra que é importante a própria família reforçar com os meninos, desde pequenos, sobre a importância de cuidar mais da própria saúde. Para o coordenador da área técnica de Saúde do Homem do Ministério da Saúde, é bom os homens se conscientizarem de que a prevenção é fundamental para quem quer viver mais e melhor.
Fonte: Agencia RádioWeb - Reportagem, Cynthia Ribeiro

ESPORTE: Inter perde do São Paulo, mas garante vaga na decisão

O Internacional está na decisão da Copa Libertadores. O time gaúcho repetiu a final de 2006 e levou a melhor sobre o São Paulo, nesta quinta-feira, apesar da derrota por 2 a 1, no Morumbi. O gol marcado fora de casa deu vantagem aos visitantes, que haviam vencido por 1 a 0 no jogo de ida, em Porto Alegre.
O resultado garantiu o Inter em sua terceira final de Libertadores e no Mundial de Clubes da Fifa, em dezembro. A equipe brasileira antecipou a vaga porque o rival da decisão é o Chivas Guadalajara, do México, que não pode representar a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) na competição do final do ano. O primeiro jogo da decisão será disputado no dia 11, próxima quarta-feira, no México. A partida da volta será realizada na semana seguinte, no dia 18, no Beira-Rio.
Enquanto os gaúchos festejam a classificação para o seu segundo Mundial, os paulistas amargam mais uma eliminação, e mais uma vez para brasileiros. Assim foi nos últimos quatro anos, contra o próprio Inter, Grêmio, Fluminense e Cruzeiro. A queda na semifinal deverá custar o emprego ao técnico Ricardo Gomes.
O JOGO - Nem os 57 mil torcedores e nem a vantagem conquistada na semana passada fizeram o Inter se acomodar nesta quinta-feira. A pressão do adversário também não assustou. E os gaúchos fizeram o seu jogo como se estivessem em casa. Alecsandro e, depois, Taison arriscaram chutes de longa distância e levaram perigo ao gol de Rogério Ceni.
Já o São Paulo se contentava em chegar ao ataque em cobranças de bola parada. O zagueiro Alex Silva chegou a perder, por centímetros, a chance de marcar na pequena área. De resto, apostava suas fichas no rápido Dagoberto e no brigador Ricardo Oliveira.
A partida era equilibrada até Renan cometer grande falha na pequena área e entregar de bandeja o primeiro gol dos anfitriões. O goleiro se atrapalhou ao defender uma inofensiva cobrança de falta de Hernanes. A bola sobrou para Alex Silva, que aproveitou a oportunidade e mandou para as redes, aos 30 minutos.
O gol empolgou a torcida e deu maior ânimo aos donos da casa, que estiveram mais perto de marcar o segundo antes do intervalo. Assustado com a falha do goleiro e com o crescimento do rival em campo, o Inter voltou para o segundo tempo com mais velocidade.
Logo aos seis minutos, D''Alessandro cobrou falta na área e Alecsandro, oportunista, desviou de calcanhar para as redes. Só a pequena torcida colorada presente cantava. Foi o primeiro gol do São Paulo sofrido em casa na Libertadores - levou outros dois. Mas os são-paulinos trataram de reagir logo.
Dois minutos depois, a defesa do Inter saiu mal e Ricardo Oliveira pegou rebote, livre dentro da área. O atacante recém-chegado ao clube não perdoou e chutou forte para recolocar o time na frente. Foi o segundo gol dele em três partidas.
A jogada de Ricardo Oliveira minimizou o susto com o gol do Inter. Sem tempo para lamentar, o São Paulo recobrou as forças novamente e partiu em busca do terceiro gol, que garantiria o time na final. A situação melhorou aos 33 minutos, quando Tinga levou o segundo cartão amarelo e foi expulso.
Com um a mais e cada vez mais embalado no jogo, o São Paulo foi para cima, mas mostrou poucos recursos no ataque. Suas investidas se resumiam a levantamentos na área, sempre sob a batuta de Hernanes. Fernandão, Alex Silva e até Rogério Ceni não conseguiram converter os cruzamentos em gol. O Inter se defendeu bem e, com toque de bola eficiente, garantiu o placar e a vaga na decisão.
Fonte: Eldorado ESPN - AE
Foto: Robson Fernandes

PIOLHOS: Pais devem ficar atentos com o problema nesse período de volta às aulas

JULIANA COSTA: Toda vez que a filha Giovana, de sete anos, coça a cabeça, a funcionária pública Suze Alves imediatamente faz uma vistoria à procura de piolhos. No entanto, ela afirma que apesar da atenção redobrada, a filha já pegou piolho duas vezes na escola.
SUZE ALVES: "Todos os dias eu lavo os cabelos da Giovana e eu observo todos os dias. E eu, de preferência, ela vai de cabelo preso, porque ela já pegou piolho duas vezes na escola."
JULIANA COSTA: O clima mais frio e a volta às aulas criam o cenário perfeito para o aparecimento dos piolhos, bichinhos temidos pelas mães. O pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz, Julio Vianna, explica, no entanto, que a pediculose, doença provocada pela infestação de piolho no couro cabeludo, não está ligada à falta de higiene. De acordo com ele, qualquer pessoa está sujeita a pegar piolho.
JULIO VIANNA: "Houve um momento histórico em que ele foi associado à baixa renda, à promiscuidade. E isso hoje tem criado uma certa dificuldade para se trabalhar com isto, porque as crianças, principalmente, e os adultos evitam afirmar que têm ou não piolho, o que é extremamente comum. A pediculose é uma doença que acomete qualquer pessoa, independente da classe social, da renda, da cor."
JULIANA COSTA: Julio Vianna acrescenta que as crianças não devem compartilhar objetos pessoas com as crianças, principalmente as meninas.
JULIO VIANNA: "O piolho não voa, o piolho não pula. Ele é um inseto, mas não tem asas para voar e não tem a perna adaptada para o salto como a pulga. Como é que eu passo o piolho de uma pessoa para outra? Através de contato direto ou então compartilhando objetos de usos pessoais. Como por exemplo, pente, boné, prendedor de cabelo. Isso é extremamente comum nas meninas."
JULIANA COSTA: O pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz, Julio Vianna, lembra que a melhor forma de evitar a pediculose é passar o pente fino todos os dias no cabelo. Ele alerta os pais a não usarem medicamentos, shampoos e loções sem orientação médica.
Fonte: Agencia RádioWeb - Reportagem, Juliana Costa

ESPORTE: Mano libera jogadores para rodada do Brasileirão

A seleção brasileira embarca na noite de sábado para os Estados Unidos, mas o técnico Mano Menezes liberou alguns jogadores para defenderem seus clubes na rodada de domingo do Brasileirão. Assim, o grupo só ficará completo mesmo na segunda-feira, véspera do amistoso contra os norte-americanos, marcado para terça, em Nova Jersey.
Segundo o site da CBF, os jogadores do Santos (Robinho, Paulo Henrique Ganso, Neymar e André), do Corinthians (Jucilei), do São Paulo (Hernanes) e do Inter (Sandro) estão liberados para jogar no domingo no Brasileirão. Mas eles devem embarcar logo depois para os Estados Unidos, para se juntar ao grupo que viaja no sábado.
No caso de Hernanes e Sandro, um dos dois será cortado da seleção dependendo do resultado do confronto entre São Paulo e Inter, na noite desta quinta-feira, no Morumbi, pela semifinal da Libertadores. Afinal, o vencedor do duelo terá pela frente a final da competição continental, que começa a ser disputada na próxima quarta.
Para os jogadores cujos times entram em campo no sábado pelo Brasileirão, casos de Jefferson (Botafogo), Renan (Avaí) e Diego Tardelli e Réver (Atlético-MG), não haverá problemas. Afinal, o voo da delegação brasileira embarca para os Estados Unidos apenas no final da noite, o que permite a participação deles nos jogos.
Pela programação divulgada pela CBF, Mano Menezes irá comandar dois treinos antes de sua estreia na seleção. No domingo, mesmo dia da chegada da delegação aos EUA, haverá um trabalho num local ainda indefinido. E na segunda-feira, o time treina no New Meadowlands Stadium, palco do amistoso de terça contra os Estados Unidos.
Fonte / Foto: Eldorado ESPN - AE

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

EDITAL : Matemática

A Direção da E. E. Paula Frassinetti comunica que no dia 06, sexta-feira, as 14h00, haverá reunião para designação de um professor de matemática para os turnos matutino e noturno.

EDITAL : Auxiliar de Serviços e Educação Básica

A Direção da E. E. Coronel Jose Candido comunica que no dia 06, sexta-feira, as 14h00, haverá reunião para designação de um auxiliar de serviços e um professor de educação básica.

EDITAL : Educação Religiosa

A Direção da E. E. Coronel Jose Candido comunica que no dia 06, sexta-feira, as 09h00, haverá reunião para designação de um professor de educação religiosa para os turnos matutino e vespertino.

ESPORTE: São Paulo define seu futuro no duelo decisivo com Inter

O ano são-paulino se resume ao que acontecer nesta quinta-feira no Morumbi. Derrotado no primeiro jogo do confronto por 1 a 0, na semana passada, em Porto Alegre, o São Paulo precisa ganhar do Internacional, a partir das 21h50, para chegar à final da Libertadores. E a classificação para a decisão ainda tem um ingrediente a mais: garante a presença no Mundial de Clubes, no fim de ano, em Abu Dabi, pois o outro finalista é o Chivas - os times mexicanos, mesmo sendo campeões, não podem representar os sul-americanos.
Todo o planejamento feito pelo técnico Ricardo Gomes para o ano visava uma vaga na final da Libertadores. Com o bônus da classificação antecipada ao Mundial, ganhou ainda mais importância. Só que, para chegar lá, a equipe terá de reverter vantagem do Internacional construída no Beira-Rio e, de preferência, mostrar o bom futebol perdido entre as quartas de final da competição - contra o Cruzeiro (duas vitórias por 2 a 0), mais de dois meses atrás - e o início deste confronto brasileiro válido pela semifinal.
O problema é que, no São Paulo, a Libertadores costuma valer demais. Uma queda para o Internacional agora, somada aos maus resultados no Campeonato Brasileiro (três derrotas nos últimos cinco jogos), fatalmente custarão o emprego do treinador. "Não vou ficar pensando em suposições. Só posso pensar em situações concretas. Muita coisa pode acontecer depois deste jogo", despistou Ricardo Gomes.
O treinador sabe que está ameaçado e que a situação é delicada para a equipe. Tanto que vai colocar em campo, neste jogo decisivo, uma formação testada apenas no segundo tempo da partida contra o Ceará, no sábado passado, no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro, quando o São Paulo venceu por 2 a 1: três atacantes, com Fernandão recuando um pouco para ajudar na armação das jogadas para Dagoberto e Ricardo Oliveira no ataque.
O São Paulo confia que poderá ao menos levar o jogo para os pênaltis - para isso, precisa devolver o placar de 1 a 0. Nesta quarta, Ricardo Gomes aproveitou para treinar as cobranças novamente. E cinco jogadores tiveram 100% de aproveitamento: Ricardo Oliveira acertou as cinco tentativas, enquanto Rogério Ceni, Fernandão, Dagoberto e Miranda marcaram três vezes. Hernanes, que está na lista de possíveis batedores, teve 50% de aproveitamento em quatro cobranças.
Fonte: Eldorado ESPN - Giuliander Carpes
Foto: Hevelson de Freitas

AMAMENTAÇÃO: Hospitais Amigo da Criança fazem a diferença no bem-estar de mães e bebês

JULIANA COSTA: O período entre os dias dois e oito de agosto de 2010, é dedicado em todo o mundo à décima nona Semana Mundial de Amamentação. Um dos projetos que coloca o Brasil em destaque no cenário internacional, por incentivar a amamentação, é a iniciativa Hospital Amigo da Criança, idealizada, em 1990, pela Organização Mundial da Saúde e pelo Unicef. O objetivo é promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. Segundo a coordenadora de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Elsa Giugliani, promover o incentivo à amamentação garante a sobrevivência de inúmeras crianças.
ELSA GIUGLIANI: "Tem estatística que está sendo divulgada essa semana no mundo inteiro de que se as crianças fossem amamentadas segundo as recomendações tanto do Ministério da Saúde quanto da Organização Mundial da Saúde de amamentação exclusiva nos primeiros seis meses e continuada por dois anos ou mais, poderiam ser salvas um milhão e quinhentas mil crianças no mundo."
JULIANA COSTA: Num estabelecimento credenciado, como Hospital Amigo da Criança, as mães são apoiadas e conscientizadas para o sucesso da amamentação. Elas são acompanhadas desde o pré-natal até o pós-parto, aumentando, dessa forma, os índices de aleitamento materno exclusivo (que vai até os seis meses) e o aleitamento continuado (até dois anos ou mais), o que reduz a mortalidade materna e infantil. Para Shirley Ponciano, que teve seu filho há três anos em uma unidade credenciada, as orientações foram essenciais.
SHIRLEY PONCIANO: "Quando a gente é mãe de primeira viagem, a gente escuta muitas pessoas de fora, tipo vó, amiga, dizendo 'faz isso, que dá certo...' existe muito essa cultura de pessoas antigas e isso foi desmistificado durante o curso de gestante. A gente aprendeu técnicas e orientações e serviu muito pra criação do meu filho."
JULIANA COSTA: Shirley teve seu bebê no Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Tubarão, Santa Catarina. Segundo ela, as informações recebidas, a partir do dia da internação, são fundamentais para tirar dúvidas e espantar alguns preconceitos que passam pela cabeça das gestantes.
SHIRLEY PONCIANO: "A experiência foi ótima, porque eu fui mãe de primeira viagem então a gente tem uma serie de duvidas com relação à amamentação. A gente fica muito preocupada com a estética do seio, só que elas trabalham, elas nos incentivam a amamentar o filho e fazer com que a gente não pense nisso, apenas na questão estética, e sim na questão nutricional da importância do aleitamento materno."
JULIANA COSTA: Shirley Ponciano, que foi paciente e também trabalha no hospital, enfatiza a importância do trabalho realizado pelas profissionais do setor neo natal do Nossa Senhora da Conceição, de Tubarão, Santa Catarina.
SHIRLEY PONCIANO: "Pra mim foi essencial esse incentivo de todas as colaboradoras aqui do Centro Materno Infantil e a resposta foi um filho bem saudável, um filho cada vez mais apegado a mim. Porque essa questão da amamentação faz com que a relação entre mãe e filho fique cada vez mais forte.
JULIANA COSTA: Shirley Ponciano acrescenta que o filho dela, que hoje tem 3 anos e nove meses, raramente fica doente. A lista das instituições credenciadas como Hospital Amigo da Criança você pode conferir no site do Ministério da Saúde: www.saude.gov.br.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Juliana Costa

LOCAL: Federação Mineira de Basquete reúne clubes em Paraíso

Representantes de clubes, dirigentes, atletas e técnicos, estiveram em São Sebastião do Paraíso nesta quinta-feira, dia 05 para uma reunião técnica da Federação Mineira de Basquete, para discutirem a edição de 2010 do Campeonato Mineiro, nas categorias: adulto, masculino e feminino. Durante a reunião serão discutidas as fórmulas de disputa, o calendário da competição, os participantes deste ano e demais assuntos técnicos. Entre os visitantes, os recém visitantes Guerrinha e Lula Ferreira estarão acompanhados com o técnico Flávio Davis e o presidente da Federação Mineira, Márcio Oliveira Pinto, dirigentes e representantes do Minas Tênis Clube, Olympico Club e Esporte Clube Ginástico, da capital Belo Horizonte, Betim, Juiz de Fora, Montes Claros, Uberaba, Varginha, Uberlândia Tênis Clube, Praia Clube e UNITRI de Uberlândia, Paraíso Basquete e outros interessados. Após a reunião, todos os presentes farão uma visita à Arena Olímpica, onde será assinado o convênio com a Federação, visando à instalação de um centro de treinamento das seleções mineiras no local.

PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS: No período de seca aumenta a incidência em todo o país

CYNTHIA RIBEIRO: A seca, a queda de temperatura à noite e a baixa umidade, nessa época do ano, aumentam a incidência de problemas respiratórios. É normal as pessoas procurarem mais atendimento médico nesse período, por causa de doenças alérgicas e outros problemas, como gripe, pneumonia e bronquite. O pneumologista e professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás, Marcelo Rabah, explica que, além de facilitar a circulação de vírus, porque as pessoas costumam passar mais tempo em locais fechados, com ar-condicionado, as próprias características do inverno na Região Centro-Oeste causam muitos incômodos.
MARCELO RABAH: "As pessoas que moram na nossa região sofrem nessa época porque o ar fica frio, e mais do que isso, fica seco. E o ar frio e seco acaba irritando muito as vias áreas. Essa irritação vai levar a um desconforto respiratório porque as pessoas começam a ter dor de garganta, começam a ter tosse, pode ter também mais espirros, pode ter irritação, levando a sangramento no nariz."
CYNTHIA RIBEIRO: Segundo o pneumologista Marcelo Rabah, nesse período, ficam mais acentuados os sintomas de alguns problemas respiratórios.
MARCELO RABAH: "Pessoas que tem algum tipo de doença respiratória, como rinite, faringite de repetição, problemas das vias aéreas inferiores que seria a asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, essas pessoas acabam tendo um agravamento dos seus sintomas. Elas passam a ter mais tosse, mais catarro no peito, ficam mais cansadas e isso faz com que elas procurem mais os serviços de saúde nessa época também."
CYNTHIA RIBEIRO: O pneumologista Marcelo Rabah dá algumas dicas de que como amenizar esse desconforto.
MARCELO RABAH: "O ideal é que a gente pudesse umidificar o ar, que a gente pelo menos umidifique o ambiente onde a gente está, até as medidas simples como colocar água em bacias, toalhas molhadas, isso é pouco eficaz, mas na impossibilidade de, por exemplo, comprar um umidificador isso pode ser uma alternativa que vai amenizar. A outra orientação é de ingestão de líquidos, então, a pessoa ingerir mais líquidos mesmo que não sinta sede."
CYNTHIA RIBEIRO: O pneumologista Marcelo Rabah lembra que cuidados, como colocar um pouco de soro fisiológico no nariz, podem atenuar a secura. Também ajuda evitar atividades físicas nas horas mais quentes do dia, entre dez da manhã e quatro da tarde.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Cynthia Ribeiro

ESPORTE: Santos perde do Vitória, mas leva inédita Copa do Brasil

Time de Dorival Júnior perde por 2 a 1 e leva o título graças ao triunfo sobre o Vitória na Vila Belmiro.

O Santos é o novo campeão da Copa do Brasil. O time conquistou o título inédito mesmo com a derrota sofrida de virada na final para o Vitória, por 2 a 1, no Estádio do Barradão, em Salvador, na noite desta quarta-feira. Além de levar a taça, a equipe de Dorival Júnior também teve o artilheiro da competição, com Neymar, que marcou 11 gols.
No jogo de ida, na Vila Belmiro, a equipe santista havia vencido por 2 a 0. Como marcou uma vez nesta quarta, o Santos podia até levar mais um gol que ficaria com o título. Com a conquista, o clube ganhou também o direito de disputar a Copa Libertadores do ano que vem. Já o Vitória terminou a competição invicto em casa, com apenas um gol sofrido.
O JOGO - Apesar da chuva forte que caiu em alguns momentos da partida, o Santos passou calor no primeiro tempo, provando do seu próprio veneno. O Vitória passou a etapa toda sufocando o time paulista no campo de defesa, jogando quase sempre pelas laterais, também porque o gramado estava em péssimas condições.
Num dos muitos cruzamentos feitos, o Vitória até chegou a marcar, com Schwenck, de cabeça. No entanto, o árbitro Carlos Eugenio Simon anulou o gol de forma correta, alegando impedimento do atacante da equipe baiana.
Ao time de Dorival restou, então, jogar nos poucos contra-ataques que conseguiu articular, pelo menos para aliviar um pouco a defesa. Neymar, Ganso, Robinho e André pouco conseguiam fazer, sofrendo com a forte marcação e também com o piso bastante irregular.
Num destes contragolpes, Neymar descolou uma falta pela esquerda do ataque santista. Aos 44, ele mesmo bateu a falta, a bola bateu na defesa e voltou para o atacante, que levantou na área para Dracena subir na marca do pênalti e cabecear no contrapé do goleiro Viáfara, fazendo 1 a 0 para o Santos.
No segundo tempo, o Vitória finalmente conseguiu marcar. Logo aos 12, após lançamento para a área, Ramón ajeitou de cabeça para Wallace matar no peito e bater de voleio. A bola ainda desviou em Durval e tirou Rafael completamente da jogada.
Apesar de sofrer com o gramado irregular, o Santos ainda sobrava em campo quando o assunto era qualidade individual. A prova foram as duas grandes defesas de Viáfara, uma numa batida de Robinho - que mesmo caído na área conseguiu chutar - e a outra num chute à queima roupa de Ganso.
O Vitória, mais na base da luta, ainda conseguiu ameaçar algumas vezes. Aos 25, após a bola cruzada da direita, Renato acertou uma bela cabeçada no travessão de Rafael.
Numa demonstração de que o Santos não seria campeão tão fácil assim, o Vitória chegou à virada aos 32, quando Júnior recebeu belo passe de Neto Coruja na área e tocou na saída do goleiro Rafael.
Com a experiência da final do Campeonato Paulista, quando passou sufoco na derrota para o Santo André, a equipe santista mostrou maturidade nos minutos finais. Assim, soube segurar o resultado sem maiores sustos até o apito final, quando começou a comemoração santista, com direito a troféu levantado pelo capitão Robinho.
Fonte: Eldorado ESPN - Tercio David / AE
Foto: AE

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

SÃO TOMÁS DE AQUINO: Investigação de furto de sacas de café em termina em tiroteio

Em uma investigação no município de São Tomás de Aquino, Policiais Civis foram recebidos com tiros em uma fazenda próxima. Após a confusão dos tiros, os bandidos fugiram em meio ao matagal e não foram localizados. Foram furtadas pelo menos 15 sacas de café cereja, sendo todas abandonadas durante a fuga. O sucesso da operação foi com apoio da Polícia Militar e do Grupo de Investigação Rural (GIR), da Delegacia Regional de São Sebastião do Paraíso. Até o momento os foragidos não foram pegos. Os policiais não souberam falar a quantidade de tiros disparados. Durante a operação, ninguém se feriu.

ESPORTE: Chivas avança à decisão e Brasil terá time no Mundial

O Chivas Guadalajara conseguiu, nesta terça-feira, a sua classificação à final da Copa Libertadores da América ao derrotar a Universidad de Chile por 2 a 0, no estádio Nacional, em Santiago. Com gols de Baez e Mejía, um em cada tempo, o time mexicano avançou pela primeira vez na história à decisão do torneio continental. Na partida de ida, na semana passada, no estádio Azteca, na Cidade do México, as equipes haviam empatado por 1 a 1.
De quebra, a classificação do Chivas Guadalajara garantiu ao Brasil o direito de ter um representante na próxima edição do Mundial de Clubes da Fifa, que acontecerá em dezembro na cidade de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Isso porque o time mexicano representa a Concacaf (Américas do Norte e Central e Caribe) e é convidado pela Conmebol. Assim, quem passar da semifinal entre São Paulo e Internacional, na próxima quinta, terá o direito de jogar o torneio mundial no final do ano.
Nesta terça, o Chivas mostrou em campo que pode surpreender a equipe brasileira que passar à decisão e conquistar um título inédito para o clube e para o futebol mexicano. Com atitude e força ofensiva, levou perigo nos primeiros minutos, obrigando o goleiro Miguel Pinto a duas difíceis defesas até os 13 minutos. Aos 22, enfim, os visitantes abriram o placar contando com uma falha grotesca de Pinto, que não defendeu um chute de longe de Baez.
Em desvantagem, a Universidad de Chile foi ao ataque e até o intervalo conseguiu mandar duas bolas no travessão e obrigou o goleiro Luis Michel a fazer uma grande defesa, em chute de Montillo, no último lance do primeiro tempo.
Após o descanso, o time da casa tentou manter a pressão para conseguir o gol de empate, que levaria a decisão da vaga para as cobranças de pênaltis, mas o Chivas seguiu com sua postura ofensiva e conseguiu o segundo gol. Aos 9 minutos, o goleiro Miguel Pinto fez grande defesa em cabeçada de Mejía, mas no rebote o próprio jogador mexicano marcou o gol, que definiu a classificação.
Por ser da Concacaf, o Chivas Guadalajara terá de fazer o primeiro jogo da decisão, no próximo dia 11, no México. A partida final, no dia 18, acontecerá no Morumbi, em São Paulo, ou no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.
Fonte: Eldorado ESPN - AE

EDITAL : Artes, Educação Religiosa e Auxiliar de Serviços Gerais

A Direção da E. E. Coronel Jose Candido comunica que no dia 05, quinta-feira, as 09h00, haverá reunião para designação de um professor de artes para o turno matutino, um professor de educação religiosa para os turnos matutino e vespertino e um auxiliar de serviços para o turno matutino.

EDITAL : Educação Basica

A Direção da E. E. Mariana Marques comunica que no dia 04, quarta-feira, as 16h30, haverá reunião para designação de um professor de educação básica para o turno vespertino.

RESIDÊNCIA MÉDICA: Futuros médicos podem receber bolsa de estudo para atuar em regiões carentes

CYNTHIA RIBEIRO: Uma parceria dos ministérios da Saúde e da Educação vai financiar novas bolsas de residência médica para aqueles universitários interessados em atuar nas regiões mais carentes do País. São áreas importantes para o SUS e que sofrem com a falta de médicos. Para receber o benefício, os estudantes de medicina devem estar envolvidos em projetos ligados a hospitais universitários federais ou desenvolvidos pelas secretarias de saúde. As instituições interessadas devem fazer a inscrição dos trabalhos até o dia trinta deste mês. A diretora do Departamento de Gestão da Educação em Saúde do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad, explica que as bolsas de estudo são distribuídas de acordo com a necessidade dos projetos apresentados.
ANA ESTELA HADDAD: "O edital está aberto para a apresentação de projetos, são as instituições que selecionam os residentes, não é diretamente o Ministério da Saúde que faz a seleção. Deverão ser ofertadas até mil vagas, vai depender do número de projetos qualificados de acordo com as normas do edital. Estão sendo priorizados novos programas especialmente na Região Norte do País, Nordeste e Centro-Oeste."
CYNTHIA RIBEIRO: O Pró-Residência foi lançado no ano passado e, desde então, já distribuiu setecentas e oitenta e cinco bolsas de estudo em todo o País. A diretora do Departamento de Gestão da Educação em Saúde do Ministério da Saúde dá alguns exemplos de especialidades médicas que serão priorizadas este ano.
ANA ESTELA HADDAD: "As áreas prioritárias são clínica médica, cirurgia, ginecologia obstetrícia, pediatria, medicina de família e comunidade, geriatria, psiquiatria, cancerologia clínica e cirúrgica, radioterapia e a cirurgia do trauma em medicina de urgência. São as áreas consideradas como prioritárias dentro do Sistema Único de Saúde e das políticas de saúde colocadas pelo ministério."
CYNTHIA RIBEIRO: Segundo Ana Estela Haddad, só o Ministério da Saúde vai investir cerca de trinta milhões de reais no Pró-Residência, este ano. Para saber mais sobre o processo seletivo, os interessados devem acessar o site www.saúde.gov.br.
Fonte: Agencia RádioWeb - Reportagem, Cynthia Ribeiro

ESPORTE: Prudente e Atlético-MG estreiam na Copa Sul-Americana

Prudente e Atlético Mineiro abrirão a participação brasileira na Copa Sul-Americana nesta quarta-feira, às 19 horas, no estádio Prudentão, em Presidente Prudente, na contramão da importância dada normalmente pelas equipes do país ao torneio. Os dois times enfrentam-se com sua melhor formação, mesmo também tendo como objetivo a fuga das últimas colocações do Campeonato Brasileiro.
O motivo para a mudança de foco é a inédita vaga na Copa Libertadores da América de 2011 a que o campeão da Sul-Americana terá direito. A partir deste ano, o torneio continental se igualará à Copa do Brasil como caminho mais curto para a taça mais cobiçada da América do Sul.
A partida também será especial para o Prudente, que estreia em competições internacionais aos 21 anos de idade. Para celebrar a data, a equipe usará um terceiro uniforme especialmente reservado para a sul-americana. O técnico do time paulista, Toninho Cecílio, usou mais uma vez o expediente de fechar os treinos à imprensa e abusa do mistério. Ele deverá, no entanto, promover o retorno de Rodrigo Mancha e Carlos Eduardo ao meio-de-campo. Ambos desfalcaram o Prudente na derrota para o Santos, no último domingo, pelo Brasileirão.
Devido à má campanha no Brasileiro, em que é o penúltimo colocado, o Atlético aposta suas fichas na Sul-Americana para não fechar o segundo semestre de mãos vazias. Luxemburgo terá a volta dos atacante Daniel Carvalho e Neto Berola, que, suspensos, não atuou na derrota para o Cruzeiro, no clássico mineiro disputado no domingo, em Sete Lagoas.
As duas equipes enfrentaram-se recentemente, na segunda rodada do Brasileirão, em Presidente Prudente. E o time da casa goleou por 4 a 0.
Fonte: Eldorado ESPN - AE
Foto: Divulgação - Atlético Mineiro

LOCAL: Três vacas no município morrem sob suspeita de raiva

Foi registrada na zona rural de São Sebastião do Paraíso a morte de três vacas. Há suspeitas que o motivo fosse causado por hidrofobia, mais conhecido por raiva. Além destas que já morreram o proprietário ainda tem mais uma que está com os mesmos sintomas. Na região, somente em Guaxupé foi confirmada a morte de um boi. Segundo o proprietário, houve uma falta de atendimento por parte do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) que, no dia que uma das vacas morreu, foi avisado o setor de Vigilância em Saúde da Prefeitura, que posteriormente teria notificado o escritório local do IMA, mas nada foi feito. O sogro do proprietário teve contato com a baba do animal que morreu e está no Pronto Socorro em observação. O coordenador do Centro de Zoonoses, Gustavo João Bernardino, disse que esteve no local no dia em que foi notificado e garante que orientou os responsáveis para que isolem o local onde as vacas doentes estavam para evitar problemas maiores. Mas não foi seguido as orientações. Ainda segundo Bernardino, o IMA foi notificado através de ofício, mas no retorno, afirmaram que já havia passado o prazo para fazer o exame no animal que morreu.

CENSO 2010: Novas tecnologias vão agilizar os resultados da pesquisa

FABIANA PELLES: O censo dois mil e dez, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, vai contar com inovações tecnológicas para a coleta e armazenamento de dados das entrevistas feitas em todo o Brasil. Desde o último domingo, quando começou o trabalho dos recenseadores, em vez de papel e caneta, as repostas passaram a ser inseridas em um computador de mão. Esses dados estão sendo descarregados, imediatamente após o questionário, em um dos sete mil postos de coleta informatizados e conectados à internet espalhados por todo o país. A tecnologia vai trazer mais agilidade à pesquisa, segundo o presidente do IBGE, Eduardo Nunes:
EDUARDO NUNES: "Assim que o recenseador vai terminando parcialmente suas entrevistas, ele vai à um posto de coleta, e nós temos sete mil postos totalmente informatizados no Brasil inteiro, ele se desloca ao seu posto, descarrega os dados dos questionários que ele já entrevistou, passa essa responsabilidade pro supervisor do posto informatizado, ele retorna à sua área de trabalho para fazer novas entrevistas. Enquanto ele está fazendo novas entrevistas, as antigas dele já estão sendo processadas."
FABIANA PELLES: O presidente do IBGE revela que, além da coleta eletrônica de dados feita pelo recenseador, este ano, o brasileiro também vai ter a opção de responder o questionário pela internet.
EDUARDO NUNES: "O morador, se preferir, poderá responder o Censo pela internet, mas para isso, ele receberá do recenseador um envelope com a senha do acesso dele ao site do IBGE. É importante saber que o IBGE não vai mandar e-mail para ninguém, dizendo que a pessoa foi escolhida. Ao contrário, é a pessoa que toma a iniciativa depois que contatar o recenseador do IBGE."
FABIANA PELLES: O presidente do IBGE acrescenta que a soma dos habitantes dos mais de cinco mil municípios brasileiros será divulgada ainda este ano, no dia vinte sete de novembro. O orçamento destinado ao censo dois mil e dez foi de um bilhão e seiscentos mil reais. Deste número, duzentos milhões de reais foram investidos na compra de novos equipamentos.
Fonte: Agencia RádioWeb - Reportagem, Fabiana Pelles

terça-feira, 3 de agosto de 2010

EDITAL : Auxiliar de Serviços

A Direção da E. E. Mariana Marques comunica que no dia 04, quarta-feira, as 15h00, haverá reunião para designação de um auxiliar de serviços de educação básica para trabalhar no turno matutino.

EDITAL : Língua Portuguesa

A Direção da E. E. Ines Miranda de Almeida comunica que no dia 05, quinta-feira, as 08h00, haverá reunião para designação de um professor de língua portuguesa e um professor de geografia para o turno matutino.

SÃO TOMÁS DE AQUINO: Aquinenses se classificam para a 2ª fase da 21º Copa EPTV de Futsal

Para alegria dos torcedores aquinense a equipe de São Tomás de Aquino tem demonstrado garra e empenho na 21ª Copa EPTV Futsal. Pela boa campanha do time aquinense fica na expectativa dos resultados de outros jogos para saber com quem disputará uma vaga para as quartas de finais. Nos jogos, equipe aquinense empatou com o Muzambinho em 4 a 4, venceram de virada a equipe de Cássia por 4 a 3. A torcida está confiante e fazendo a diferença nas partidas.

LOCAL: Taça Paraíso tem reunião preparatória nesta terça

Nesta terça-feira, dia 03, a Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer de São Sebastião do Paraíso, programou uma reunião com os dirigentes de 32 equipes de futebol amador do município. O assunto será sobre a disputa da edição do tradicional campeonato de futebol armador de 2010. O objetivo da reunião será para discutir questões como a forma de disputa, locais, regulamento disciplinar e demais assuntos. Segundo o secretário municipal de Esporte, Mariano Bícego, a seriedade e o respeito é discutido democraticamente e todas as equipes, para continuar realizando um dos melhores torneios da região.

TRANPLANTES: Cresce o número de doações de órgãos no Brasil

JULIANA COSTA: Levantamento feito pelo Ministério da Saúde mostra que, de 2008 a 2010, cresceu o número de transplantes e doações de órgãos no Brasil. Entre janeiro e junho de 2010, foram feitos 2 mil 367 transplantes de órgãos de doadores falecidos. Um aumento de 16 vírgula 42 por cento, em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram feitas 2 mil e 33 cirurgias do tipo. Os dados do Ministério da Saúde também apontam que o número de doadores de órgãos cresceu 17 por cento no primeiro semestre desse ano. O secretário de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde, Alberto Beltrame, explica que o bom resultado sé uma resposta às ações de incentivo do Ministério.
ALBERTO BELTRAME: "Primeiro a gente poderia dizer que é o aperfeiçoamento da qualidade da captação de órgãos. Segundo o desenvolvimento de políticas pelo Ministério da Saúde de fortalecimento do sistema nacional de transplantes e ampliação de investimentos muito importantes. Todos os anos nós temos feitos campanhas que acabam tendo desdobramentos nos estados e municípios. E eu acho que é um conjunto de fatores que está fazendo com que haja um crescimento sustentável dos transplantes e a nossa intenção é aumentar cada vez mais."
JULIANA COSTA: Alberto Beltrame acrescenta que São Paulo, Santa Catarina, Distrito Federal e Ceará foram os estados com maiores índices de doação de órgãos. As cirurgias de transplante de fígado e rim foram as que mais cresceram no Brasil. Este ano, já foram feitos mil 486 transplantes de rim e 663 pacientes receberam fígado novo.
Fonte: Agencia RádioWeb - Reportagem, Juliana Costa

EDITAL : Educação Básica

A Direção da E. E. Clovis Salgado comunica que no dia 04, quarta -feira, as 08h00, haverá reunião para designação de um professor de educação básica.

ESPORTE: Cipullo diz que Valdivia será apresentado nesta semana

Gilberto Cipullo, vice-presidente de futebol do Palmeiras, garantiu no último domingo que o meia Valdivia será apresentado ainda nesta semana como novo reforço do clube. "Este assunto está liquidado. Ele chega nesta semana para fazer os exames médicos e deve ser apresentado até sexta", disse.
Ele explicou que está tudo em ordem com os investidores que bancarão a contratação. Especula-se que os 2,5 milhões de euros que seriam pagos por Osório Furlan, conselheiro do Palmeiras, serão assumidos pelo banco Banif. "A informação que eu tenho é de que está tudo certo com os investidores", afirmou.
Mas, apesar da presença do chileno Valdivia, o técnico Felipão avisou que a torcida terá de esperar um pouco para vê-lo novamente com a camisa palmeirense. "Ele teve gripe, depois ficou um tempo sem treinar... Vamos precisar de uns 10 ou 15 dias para poder escalá-lo", comentou.
Além de Valdivia, a diretoria do Palmeiras poderá apresentar outros dois atletas ainda nesta semana. O zagueiro Fabrício, do Flamengo, deve chegar ao Palmeiras. Ele pertence à Traffic, empresa que mantém uma parceria com o clube.
Outro que deve desembarcar como reforço em São Paulo é o volante Rivaldo, do Avaí. Apesar de ter sido anunciado, Cipullo disse que houve um erro de comunicação e o time catarinense quer dois atletas na troca.
Fonte: Eldorado ESPN - Paulo Favero
Foto: AE

SEMINÁRIO: Ministério do Planejamento abre inscrições para debates sobre saúde do servidor

FABIANA PELLES: O Ministério do Planejamento vai promover dois seminários para debater a saúde do servidor público, entre os dias trinta e um de agosto e três de setembro. Os interessados devem se inscrever até a próxima sexta-feira, seis de agosto. Desta vez, o Terceiro Encontro Nacional de Atenção à Saúde do Servidor e o Segundo Fórum de Saúde Mental vão oferecer mil vagas. Para garantir a inscrição, no entanto, é preciso apresentar autorização do superior imediato do servidor. O diretor do Departamento de Saúde, Previdência e Benefícios do Servidor, Desap, Sérgio Carneiro, destaca os principais temas da programação.
SÉRGIO CARNEIRO: "Nós vamos debater a questão do trabalho como fonte de prazer e de sofrimento, vamos tratar da violência no trabalho, à questão da perícia, da readaptação, do envelhecimento. Vamos apresentar o que a gente já consignou de ponto de vista de conquistas, quais são os desafios. Então é uma agenda extensa onde tem palestrantes brasileiros e de outros países que vêm participar desse evento."
FABIANA PELLES: O diretor do Departamento de Saúde da Secretaria de Recursos Humanos do Planejamento explica por que é importante participar dos seminários.
SÉRGIO CARNEIRO: "Primeiro, para que os gestores da área de recursos humanos, os técnicos da área de saúde e os servidores tenham contato com quem está produzindo questões na área de saúde do trabalhador. É também um momento de construção da nossa política, de troca de experiência, e também tem uma oficina pós-evento que é mais de capacitação, pra uso de instrumentais, como mapa de risco e análise coletiva do trabalho."
FABIANA PELLES: A saúde do servidor público será debatida no Centro de Eventos Brasil 21, em Brasília, no final deste mês, entre os dias trinta e um de agosto e três de setembro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 61 2020.1212 ou pelo endereço eletrônico https://portalsipec.planejamento.gov.br/
Fonte: Agencia RádioWeb - Reportagem, Fabiana Pelles

ESPORTE: Fernandão quer São Paulo agressivo na Libertadores

O atacante Fernandão não deixou dúvidas nesta segunda-feira sobre a postura que pretende ver do São Paulo no jogo de volta das semifinais da Copa Libertadores. "Só o suficiente não dá para classificar na quinta-feira", disse o jogador, que não tem problemas para começar jogando na decisão contra o Internacional, no Morumbi.
"Se não acreditasse na vitória, nem iria para o Morumbi", completou Fernandão, se referindo ao fato de o São Paulo precisar vencer, após perder por 1 a 0 na quarta passada, em Porto Alegre. "Sei da qualidade do nosso elenco, da força da nossa torcida e a postura nossa tem que ser diferente", pediu o atacante.
Na partida do Beira-Rio, o time são-paulino sofreu com a pressão colorada como ainda não havia acontecido em 2010. Os comandados de Ricardo Gomes pouco conseguiram chegar ao gol adversário e estavam mais preocupados em se defender - atitude considerada covarde por parte da torcida e reconhecida por alguns jogadores.
"Temos que ser mais agressivos na marcação e prender mais a bola no campo de ataque. Independente do adversário, o mais importante é a postura do São Paulo. Pois a postura do primeiro jogo que era preocupante. Aqui a coisa tem que ser diferente", afirmou Fernandão.
NOVA PARCERIA? - A volta do atacante Ricardo Oliveira ao clube deu novo ânimo ao elenco são-paulino. E Fernandão já vislumbra uma dupla de ataque diferente, ou até um trio ofensivo, com Dagoberto ou Marlos atuando como pontas, por exemplo.
"O Ricardo (Oliveira) é um jogador rápido, de explosão e mais agudo. Sou mais da preparação da jogada, um estilo que sai para buscar a bola", disse o jogador, admitindo a possibilidade de jogarem juntos na quinta.
Fonte: Eldorado ESPN - André Avelar
Foto:Evelson de Freitas/AE

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

EDITAL : Assistente Técnico de Educação

A Direção da E. E. São João da Escócia comunica que no dia 03, terça-feira, as 16h30, haverá reunião para designação de um assistente técnico de educação básica com formação em contabilidade.

EDITAL : Língua Portuguesa

A Direção da E. E. Paula Frassinetti comunica que no dia 03, terça-feira, as 16h00, haverá reunião para designação de um professor de língua portuguesa para os turnos matutino e noturno.

EDITAL : Educação Básica

A Direção da E. E. Mariana Marques comunica que no dia 03, terça-feira, as 15h00, haverá reunião para designação de um professor de Educação Básica para o turno vespertino.

EDITAL : Educação Básica

A Direção da E. E. Clovis Salgado comunica que no dia 03, terça-feira, as 08h00, haverá reunião para designação de um professor de Educação Básica.

LOCAL / ESPORTE: Paraiso Futsal estará em quadra pela taça EPTV nesta segunda

Nesta segunda-feira, dia 02, a equipe do SETPAR/Paraíso Futsal estará de volta à quadra pela segunda rodada da Taça EPTV de futsal. O jogo será na cidade de Guaxupé, contra a equipe da casa e pode valer a classificação da equipe paraisense para a próxima fase. Os paraisenses lideram até o momento a chave juntamente com a equipe de Alpinópolis, com uma vitória cada. O empate em Guaxupé classifica Paraíso e elimina o time local. Os atletas paraisenses vão jogar com o regulamento na mão, de maneira cautelosa contando com a experiência dos atletas como Reginho e Paxá para um bom resultado.
Hernanes assinará nesta segunda-feira um contrato de cinco temporadas com seu novo clube. Só de salários, receberá 1,6 milhão por ano de euros (R$ 3,6 milhões).
O São Paulo tem direito a 83% do valor do contrato. Vai embolsar, portanto, R$ 25 milhões. A Traffic, de J. Hawilla, abocanha os 17% restantes.
O acerto foi fechado neste domingo. Um representante da Lazio esteve no Morumbi no sábado e assistiu a vitória do São Paulo contra o Ceará por 2 a 1. O representante romano tinha ordens de apenas retornar para a Itália quando o negócio estivesse fechado. Viaja nesta segunda.
Pelo acordo, o técnico Ricardo Gomes ainda poderá contar com o volante na partida de quinta-feira, contra o Internacional, pela Libertadores. Se o São Paulo seguir na competição, Hernanes ficará no clube até a finalíssima, dia 18 de agosto. Se o Inter passar, o jogador já terá de viajar para Roma, onde vai se integrar ao grupo de jogadores que realiza a pré-temporada. A primeira rodada do Campeonato Italiano está marcada para o dia 29 de agosto. A Lazio enfrenta a Sampdoria fora de casa.
Hernanes tem 1,80 m, pesa 76 kg e é mais um jogador das categorias de base do São Paulo que o clube vende para a Europa. Ele começou a carreira em 1999, no Unibol, de Pernambuco. Contratado pelo time tricolor no ano seguinte, só saiu da equipe uma vez, por empréstimo, em 2006, quando defendeu o Santo André. Depois, ganhou espaço com a saída de Mineiro e Josué, e se firmou como titular.
O volante ultrapassou a marca de 200 jogos com a camisa do São Paulo no dia 24 de abril, quando a equipe bateu o Universitário do Peru pelas oitavas de final da Libertadores. Ele já marcou 35 gols.
SELEÇÃO BRASILEIRA - Hernanes foi um dos 24 convocados por Mano Menezes, novo técnico da Seleção, para o amistoso entre Brasil e Estados Unidos, dia 10 de agosto, em Nova Jersey. Sua primeira convocação foi no dia 22 de janeiro de 2008, quando Dunga anunciou a lista dos que iriam enfrentar a Irlanda em amistoso.
O volante estreou com a amarelinha em 26 de março do mesmo ano: Brasil e Suíça. Ainda em 2008, Hernanes foi titular da seleção olímpica em Pequim. Foi dele o gol da vitória na estreia do Brasil na competição, contra a Bélgica. O time foi medalha de bronze.
Fonte: Eldorado ESPN - Luís Augusto Monaco e Paulo Galdieri
Foto: Paulo Pinto

ESPORTE: Para Ewerthon, juiz influenciou no resultado do clássico

O empate por 1 a 1 deste domingo não era o resultado esperado por palmeirenses nem por corintianos. O Palmeiras se distanciou ainda mais do G-4 do Campeonato Brasileiro, enquanto o Corinthians perdeu a liderança para o Fluminense. Mesmo assim, o atacante Ewerthon gostou da atuação de sua equipe, mas reclamou dos erros da arbitragem.
"O Palmeiras está jogando bem, correndo e se empenhando. Mas aí faz um gol, o juiz não dá. Eles fazem um gol em impedimento, o juiz nada marca. Aí é pênalti e não dão", reclamou o jogador, que alega ter sofrido uma falta dentro da área, em lance envolvendo Jucilei. "Todo mundo viu que teve um pênalti em mim no segundo tempo e ele não deu".
O companheiro de ataque de Ewerthon, Kleber, no entanto, discordou de sua análise e afirmou que o desempenho da equipe está abaixo do esperado. "Estou incomodado porque a gente quer brigar pelas posições no topo da tabela", declarou.
O Palmeiras terá agora uma semana para se preparar para o próximo compromisso no Campeonato Brasileiro. O time de Luiz Felipe Scolari entrará em campo pela 13ª rodada no próximo domingo, diante do Goiás, no Serra Dourada.
Fonte: Eldorado ESPN - AE
Foto: Paulo Pinto - AE

CÂNCER: Estudos comprovam a eficácia do uso do gengibre no tratamento contra câncer e outras doenças

GISELE DAEMON: Gengibre é a nova arma da ciência contra o câncer. É o que aponta o estudo que há quinze anos é desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, o Inpa. Resultados recentes comprovam que o composto, extraído do gengibre amargo, é mais eficiente do que os remédios alopáticos utilizados atualmente no tratamento contra a doença. O pesquisador do Inpa, Cleomir Pinheiro, explica como atua o composto.
CLEOMIR PINHEIRO: "É um mecanismo que já foi determinado por grupos japoneses que impede que um tumor, por exemplo, uma célula neoplásica, se prolifere."
GISELE DAEMON: A descoberta coloca o Brasil na frente de outros países europeus e asiáticos, que também já pesquisam os efeitos de plantas no tratamento de diversas doenças. Mas o pesquisador do Inpa ressalta a necessidade de mais apoio ao trabalho científico, para que o composto possa ser largamente fabricado, chegando, assim, até os pacientes.
CLEOMIR PINHEIRO: "O Inpa já faz algum trabalho deste tipo com algumas comunidades aqui em Manaus, mas só isso não é suficiente. Nós teríamos que ter parcerias com várias empresas para a produção, investimento em pesquisa, na produção de matéria prima, que no caso seria o gengibre."
GISELE DAEMON: O pesquisador Cleomir Pinheiro acrescentou, ainda, que esse remédio vai ser de grande importância para a sociedade, pois além de um forte aliado na cura do câncer poderá, também, ser desenvolvido e usado no tratamento de outras doenças, como a leucemia e a Aids.
Fonte: Agencia RádioWeb - Reportagem, Gisele Daemon

PROUNI: 4ª chamada do ProUni é divulgada pelo MEC

Foi divulgado nesta última quinta-feira, dia 29, a lista da quarta chamada do ProUni relativo ao segundo semestre de 2010. Os selecionados deverão comparecer às instituições de ensino até hoje, dia 2 de agosto com os documentos que comprovam as informações declaradas durante o processo de inscrição. Para este período, estão sendo oferecidas 60.488 bolsas em 1.225 instituições privadas de ensino superior em todo o Brasil, sendo 39.113 são integrais e 21.375 parciais. Se ainda houver bolsas disponíveis, serão feitas até mais duas chamadas para convocação de pré-selecionados. A próxima está prevista para 5 de agosto. Para maiores informações poderão ser obtidas pelo telefone 0800 616161.

VACINAÇÃO: Minas registra menos casos e mortes causados pelo vírus H1N1

Cai número de casos e mortes no estado mineiro. O balanço apresentado pela Secretaria Estadual de Saúde registrou oito casos e duas mortes neste ano. Só no primeiro semestre, o número de mortes causadas pela Gripe A caiu seis vezes, se comparado ao mesmo período do ano passado. No registro são oito casos confirmados e duas mortes no Estado neste ano, contra 360 casos e 13 mortes de janeiro a julho de 2009. Houve redução dos casos em todo o país, segundo os dados do Ministério da Saúde. Durante a campanha de vacinação realizada em todo o Brasil foram vacinadas 88 milhões de pessoas somente neste ano.

ELEIÇÕES: Portal da Ficha Limpa já está no ar

PRISCILA LEITE: O eleitor que quiser acompanhar a situação dos candidatos às próximas eleições acaba de ganhar mais uma ferramenta. Está no ar, desde a manhã dessa quinta-feira, o portal Ficha Limpa. O site vai reunir os candidatos que estiverem em dia com as exigências da Lei da Ficha Limpa; projeto, de iniciativa popular, recentemente sancionado pela Presidência da República, e que restringe as candidaturas de políticos com condenações na Justiça. Pelo site, www ponto fichalimpa ponto org ponto br, também vai ser possível acompanhar os gastos de campanha de cada candidato. Este, inclusive, é um dos critérios para se cadastrar na página, como explica o juiz Marlon Reis, integrante do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral; uma das entidades que apoiam o portal da Ficha Limpa.
MARLON REIS: "Uma das regras, da participação do site, é que o candidato se predisponha a prestar contas e atualizar isto semanalmente. Ninguém é obrigado a participar do site, mas aqueles que vieram a participar dele, vão ter que assumir este compromisso. Aqueles que não atualizaram, essa prestação de contas, vão ser descadastrados. Nós queremos que a sociedade aprenda a tomar suas decisões, a fazer suas leituras, e nós queremos que os candidatos demonstrem, com sua participação neste site, que não tem nada a esconder com relação ao seu passado, à maneira como gerencia suas contas de campanha."
PRISCILA LEITE: O juiz Marlon Reis acrescenta que a própria população vai avaliar a atitude do candidato que optar por não se cadastrar no Portal da Ficha Limpa. Para o secretário executivo da Associação Brasileira contra a Corrupção e Impunidade, Abracci, e gerente de políticas públicas do Instituto Ethos, Caio Magri, o empenho de todos é imprescindível para que o site cumpra com o seu papel.
CAIO MAGRI: "Não adianta se o eleitor não acompanhar, não fiscalizar; não adianta se aqueles políticos que tem compromisso com a ética, com a transparência, que querem firmar este processo, também não entrarem, para que se possa fazer uma diferenciação entre os que entraram e os que ficaram de fora; mas o momento de fiscalizar durante as campanhas e no momento de votar é fundamental."
PRISCILA LEITE: Caio Magri acrescenta que esta é uma forma de fazer valer a Lei da Ficha Limpa. A criação do portal é uma iniciativa da Associação Brasileira Contra a Corrupção e a Impunidade, com o apoio do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, juntamente com outras entidades que defenderam a criação da lei, como o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia. Lembrando que o site pode ser acessado no www ponto fichalimpa ponto org ponto br.
Fonte: Agencia RádioWeb - Reportagem, Priscila Leite