Powered By Blogger

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

ELEIÇÕES: Portal da Ficha Limpa já está no ar

PRISCILA LEITE: O eleitor que quiser acompanhar a situação dos candidatos às próximas eleições acaba de ganhar mais uma ferramenta. Está no ar, desde a manhã dessa quinta-feira, o portal Ficha Limpa. O site vai reunir os candidatos que estiverem em dia com as exigências da Lei da Ficha Limpa; projeto, de iniciativa popular, recentemente sancionado pela Presidência da República, e que restringe as candidaturas de políticos com condenações na Justiça. Pelo site, www ponto fichalimpa ponto org ponto br, também vai ser possível acompanhar os gastos de campanha de cada candidato. Este, inclusive, é um dos critérios para se cadastrar na página, como explica o juiz Marlon Reis, integrante do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral; uma das entidades que apoiam o portal da Ficha Limpa.
MARLON REIS: "Uma das regras, da participação do site, é que o candidato se predisponha a prestar contas e atualizar isto semanalmente. Ninguém é obrigado a participar do site, mas aqueles que vieram a participar dele, vão ter que assumir este compromisso. Aqueles que não atualizaram, essa prestação de contas, vão ser descadastrados. Nós queremos que a sociedade aprenda a tomar suas decisões, a fazer suas leituras, e nós queremos que os candidatos demonstrem, com sua participação neste site, que não tem nada a esconder com relação ao seu passado, à maneira como gerencia suas contas de campanha."
PRISCILA LEITE: O juiz Marlon Reis acrescenta que a própria população vai avaliar a atitude do candidato que optar por não se cadastrar no Portal da Ficha Limpa. Para o secretário executivo da Associação Brasileira contra a Corrupção e Impunidade, Abracci, e gerente de políticas públicas do Instituto Ethos, Caio Magri, o empenho de todos é imprescindível para que o site cumpra com o seu papel.
CAIO MAGRI: "Não adianta se o eleitor não acompanhar, não fiscalizar; não adianta se aqueles políticos que tem compromisso com a ética, com a transparência, que querem firmar este processo, também não entrarem, para que se possa fazer uma diferenciação entre os que entraram e os que ficaram de fora; mas o momento de fiscalizar durante as campanhas e no momento de votar é fundamental."
PRISCILA LEITE: Caio Magri acrescenta que esta é uma forma de fazer valer a Lei da Ficha Limpa. A criação do portal é uma iniciativa da Associação Brasileira Contra a Corrupção e a Impunidade, com o apoio do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, juntamente com outras entidades que defenderam a criação da lei, como o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia. Lembrando que o site pode ser acessado no www ponto fichalimpa ponto org ponto br.
Fonte: Agencia RádioWeb - Reportagem, Priscila Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário