Powered By Blogger

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

DIA DOS PAIS: Data é importante para lembrar dos cuidados com a saúde do homem

CYNTHIA RIBEIRO: Ser pai não é tarefa fácil. É preciso ter muita saúde e energia para entrar nas brincadeiras e acompanhar o desenvolvimento das crianças. O jornalista André Gomes aguarda a chegada do primeiro bebê e sabe que cuidar da saúde é fundamental para entrar no ritmo do crescimento do filho.
ANDRÉ GOMES: "Eu fiz o plano de saúde já há algum tempo para tentar melhorar a qualidade de vida minha e da minha esposa e, sabendo que vem um bebê por aí, agora, não só me preocupar com a saúde dela, mas com a minha saúde também que é muito importante para conseguir cuidar dessa criança e estar aí vivo e presente na vida de cada um deles."
CYNTHIA RIBEIRO: Mas não são todos os papais que pensam como André Gomes. O músico Amaro Vaz, por exemplo, também é pai de primeira viagem. Ele sabe que cuidar da saúde é prioridade para a família, mas, na hora de ir ao médico...
AMARO VAZ: "Eu sou do tipo que vai ao médico só quando não tem mais jeito. Não tenho o hábito de fazer check-up de saúde, essas coisas, sou um cara meio teimoso, meu mal é a teimosia mesmo. Se eu estou gripado ou se estou passando mal do estômago ou qualquer coisa do tipo prefiro ficar em casa e me cuidar em casa. Vou ao médico, geralmente, só quando é último caso."
CYNTHIA RIBEIRO: Assim como Amaro, muitos homens não têm o costume de procurar atendimento médico. O coordenador da área técnica de Saúde do Homem do Ministério da Saúde, Baldur Schubert, recomenda que eles abandonem esse hábito e tomem alguns cuidados:
BALDUR SCHUBERT: "Os homens necessitam de cuidados como as mulheres, como as crianças e como os idosos. Eu saliento a importância do exercício, de uma alimentação adequada, manutenção do peso, não fumar e evitar drogas de qualquer maneira. Com essas ações mais uma busca aos nossos serviços de saúde no sentido de identificar o mais precocemente seus problemas e poder orientá-los adequadamente."
CYNTHIA RIBEIRO: Baldur Schubert lembra que é importante a própria família reforçar com os meninos, desde pequenos, sobre a importância de cuidar mais da própria saúde. Para o coordenador da área técnica de Saúde do Homem do Ministério da Saúde, é bom os homens se conscientizarem de que a prevenção é fundamental para quem quer viver mais e melhor.
Fonte: Agencia RádioWeb - Reportagem, Cynthia Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário