Powered By Blogger

sexta-feira, 8 de março de 2013

RECEITA DE HOJE

Massa de Pastel Caseiro
Ingredientes

2 k de farinha de trigo
2 colher das de sopa de sal
1/2 xícara de cachaça
1 xícara de óleo
4 1/2 xícaras de água rnorna
ou 750 ml
Modo de preparo

Colocar todos os ingredientes em uma vasilha

Sovar tudo muito bem

Espichar a massa com um rolo ou com cilindro deixar a massa com espessura fina de pastel cortar em discos grandes .

Recheie a gosto
Frite em óleo bem quente . 
Fonte: Receitas.com

quinta-feira, 7 de março de 2013

ANOTE A DICA

Desinfetante de Banheiro

Ingredientes
 
1 litro de Álcool (de preferência 70º) 
4 litros de água
1 Sabão Caseiro 
Folhas de Eucalipto
 
Preparo
 
Deixar as folhas de eucalipto de molho no álcool por dois dias. Ferver 1 litro de água com o sabão ralado, até dissolver. Juntar a água e a essência de eucalipto. Engarrafar.

quarta-feira, 6 de março de 2013

MNUTO DO CAMPO

DivulgaçãoRevogação da instrução normativa que trata da qualidade do café divide o setor

A revogação da Instrução Normativa (IN) 16, que trata da qualidade do café, divide o setor produtivo. A instrução, que deveria ter entrado em vigor em fevereiro de 2011, nunca foi posta em prática. Para se enquadrar à norma, as indústrias deveriam produzir café com menos de 1% de impurezas e com, no máximo, 5% de umidade. A grande polêmica está na avaliação sensorial que classifica o café basicamente pelo sabor e pelo aroma.

Uma cooperativa de Araguari, no Cerrado de Minas Gerais, tem um departamento especializado para fazer a avaliação completa do café. Os lotes são representados por amostras que passam primeiro pela classificação. No teste, a umidade não pode passar de 11,5%. Depois da pesagem, conferindo 300 gramas, é feita a catação dos grãos com defeitos.

A amostra, então, passa pela peneira para que se defina o percentual de tamanho dos grãos, que influencia no mercado de destino do café. A amostra vai para a torra, que demora 14 minutos. O café, no entanto, só é destinado à avaliação sensorial no dia seguinte. Depois, os grãos são moídos na granulação certa para a degustação.

O trabalho dos degustadores exige muito treinamento, conhecimento de geografia, para localizar as principais regiões produtoras do café, e de química, para entender dos aromas e sabores que definem a qualidade desejada pelo mercado.

A IN 16 nunca entrou em vigor devido à polêmica em torno da avaliação sensorial. Foram varias prorrogações. A norma deveria valer a partir de fevereiro, mas foi anulada. A linha de discussão é em relação à subjetividade de avaliar o café basicamente pelo aroma e pelo sabor. Conceitos que vão do indesejado ao excelente deixam dúvidas na avaliação final de cada lote de café.

O diretor-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), Nathan Herszkowicz, afirma que a falta de classificadores treinados pelo governo federal prejudicou a implantação da norma. Segundo o representante, a análise sensorial foi considerada subjetiva e não vai fazer parte das novas regras. Ele explica que a avaliação da compra vai ficar com o consumidor.


Fonte: agricultura.ruralbr.com.br

ANOTE A DICA

Detergente Ecológico Multi-uso

Ingredientes:
 
Água
Vinagre
Amônia líquida (amoníaco)
Bicarbonato de sódio e ácido bórico
 
Preparo
 
Em um litro de água morna (cerca de 45º C), coloque uma colher de sopa de vinagre, uma colher de sopa de amoníaco, uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e uma colher de sopa de bórax ou ácido bórico. Utilize em qualquer tipo de limpeza, em substituição aos multiusos convencionais. Como qualquer produto de limpeza convencional, mantenha os detergentes ecológicos fora do alcance de crianças e animais domésticos.

terça-feira, 5 de março de 2013

ANOTE A DICA

Detergente Ecológico

Ingredientes:
 
1 pedaço de sabão de coco neutro
2 limões
4 colheres de sopa de amoníaco (que é biodegradável)
 
Preparo: 
 
Derreta o sabão de coco, picado ou ralado, em um litro de água. Depois, acrescente cinco litros de água fria. Em seguida, esprema os limões. Por último, despeje o amoníaco e misture bem. Guarde o produto resultante em garrafas e utilize-o no lugar dos similares comerciais. Você obterá seis litros de um detergente que limpa, não polui, cujo valor econômico é incomparavelmente menor do que o do similar industrializado.

MOMENTO SAÚDE

EXTRATO DE CAFÉ VERDE

Natural do Brasil,o Café Verde é uma nova alternativa natural para auxiliar no emagrecimento.

Uma das substâncias responsáveis por esse efeito é a cafeína, que tem ação termogênica (facilita a queima de gorduras) e está presente numa concentração duas vezes maior que no grão torrado. Outro antioxidante do café verde que favorece a perda de peso é o ácido clorogênico. Ele interfere na absorção do açúcar pelas células. Além dessas propriedades, a Cafeína possui a função de estimular o centro respiratório, aumentando a frequência da respiração, atuando como um broncodilatador. Facilita o desempenho do trabalho muscular e aumenta o desempenho total que pode ser executado por este. Possui, ainda, efeito estimulante da circulação sanguínea e a oxidação de ácidos graxos.

Indicação:

Auxiliar no emagrecimento
Facilita a queima de gordura
Ajuda na redução de medidas
Ajuda no combate de celulites e gordura localizada
Possue ação anti-oxidante
Previne o envelhecimento da pele

O café verde ou coffee berry possui também ação antioxidante, protegendo a pele contra os radicais livres, substâncias que causam o envelhecimento. Não só na forma de extrato seco para ser consumido em cápsulas, como também na forma de óleos e extratos líquidos, em cremes e loções para o rosto e corpo. Também nestas formas seus efeitos acima citados são preservados.

Mas não vale pegar o grão de café verde e tentar fazer o extrato. Existem formas específicas para extração. O uso indevido pode trazer risco à saúde. O que podemos utilizar, sem prescrição, é o nosso cafezinho diário, que também tem benefícios.


PROGRAMA MANHÃ SERTANEJA: MEMÓRIA SERTANEJA

LOURENÇO E LOURIVAL

Lourenço & Lourival, os irmãos Arlindo Cassol e Antonio Cassol, são uma dupla de cantores de música sertaneja do Brasil nascidos na região de Ribeirão Preto, interior de São Paulo.

Lourenço e Lourival são filhos de lavradores, e portanto, trabalharam na lavoura desde cedo, porém, sempre sonhando com a vida artística. Nas horas vagas, a imaginação transformava as enxadas em violas e latinhas velhas em microfones.

Logo cedo começaram a se apresentar em rádio de Ribeirão Preto. No começo da carreira, eles eram Maurinho e Toninho". Em 1959, Lourenço, com 13 anos, e Lourival, com 11, então Maurinho e Toninho, foram tentar a vida em São Paulo, e depois de muita luta em rádio de São Paulo, foram contratados para gravarem, em 1961, seu 1º LP, intitulado Vai Saudade.

Muito pouco tempo após, foram para a Rádio Bandeirantes, e depois, para a Rádio Nacional, onde demonstravam seu trabalho.

Lourenço e Lourival, na Rádio Record, onde trabalhavam Zé Bétio e José Russo, eram apresentados com "as vozes de cristal".

Entre os inúmeros sucessos emplacados por Lourenço & Lourival, estão "Se ainda existe amor", "Canga do tempo", "A caneta e a enxada", "Menina da aldeia", "Armadilha do destino", "Velha porteira", "A cruz que carrego", "Meu reino encantado", "O telefone", "Anel de noivado", "Como eu chorei", "Franguinho na panela" ...

segunda-feira, 4 de março de 2013

ANOTE A DICA

"Fabrique seus próprios produtos de limpeza, de forma limpa e ecológica. Você economiza, preserva a natureza e também a sua saúde com produtos mais naturais.
Veja, a seguir, receitas de produtos de limpeza ecológicos:

Sabão Líquido para Louças
 
Ingredientes: 
 
2 litros de água
1 sabão caseiro ralado
1 colher de Óleo de Rícino
1 colher de Açúcar.

Preparo: 
 
Ferver todos os ingredientes até dissolver e engarrafar.