Powered By Blogger

sábado, 25 de setembro de 2010

ESPORTE: Neymar é absolvido e Santos ataca Cruzeiro com trio


Neymar e Marcel foram julgados e absolvidos por maioria de votos, nesta sexta-feira, pela Quarta Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, e vão formar o trio de ataque do Santos contra o Cruzeiro, neste sábado, às 18h30, na Arena Barueri, pela 25ª. rodada do Campeonato Brasileiro.
O garoto Neymar, denunciado em dois artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, por ter ameaçado agredir o volante João Marcos, após o jogo contra o Ceará, corria o risco de ser suspenso por até sete jogos, mas apenas ouviu advertências e conselhos dos integrantes da Comissão.
Quatro horas antes do início do julgamento no STJD, o técnico interino Marcelo Martelotte anunciou a escalação do time com três atacantes - Zé Eduardo, Marcel e Neymar.
Edu Dracena volta à zaga no lugar de Bruno Aguiar, que além de ser reserva, contundiu-se diante do Corinthians e foi cortado até do banco de reservas. Com a ausência de Pará, suspenso, Martelotte recoloca Danilo na sua posição de origem, a lateral direita, mantém Léo na esquerda e tira Alex Sandro do time para formar o meio-de-campo com dois volantes: Roberto Brum, que ficará na proteção à zaga, e Arouca, que terá pouco mais de liberdade para apoiar.
Para compensar a escalação de apenas um armador (Marquinhos), Martelotte optou pela volta de Zé Eduardo, com dupla função. "O Zé é um jogador de frente, mas tem condição de voltar e ajudar na marcação pelos lados. Considero mais interessante a sua escalação do que a de mais um meia, porque um terceiro atacante causa maior preocupação no adversário. E também porque acredito no potencial desse jogador", justificou o técnico.
A 12 pontos do líder Corinthians (35 e 47), o Santos precisa da vitória para continuar sonhando com a remota possibilidade de ganhar também o Campeonato Brasileiro, depois de ter se sagrado campeão paulista e da Copa do Brasil. Como já estão classificados para a Copa Libertadores da América de 2011, aos santistas apenas o título da competição interessa. Mas a diferença não desanima Martelotte. "Estamos na briga. Ainda faltam 15 jogos para o fim do Brasileiro e o número de pontos (45) em disputa mostra que o título está em aberto", ponderou o interino.
Fonte: Eldorado ESPN - Sanches Filho
Foto: Divulgação

EDITAL: Educação Básica e Regente de Turma

A Direção da E.E. “Comª Ana Cândida de Figueiredo” comunica a todos os interessados que haverá reunião no dia 27, segunda-feira, às 7:30 horas na referida escola para designação de 01 Professor, regente de turma, para atuar no 5º ano de escolaridade, no turno vespertino e 01 auxiliar de serviços de educação básica, turno matutino, em substituição por 60 dias. Interessados comparecer na escola munidos de documentos pessoais.

SOFRIMENTO: Livro vai ajudar médicos a dar más notícias para pacientes e familiares

CYNTHIA RIBEIRO: Como dar uma notícia difícil ao paciente e aos familiares sem sofrimento e da maneira mais adequada. Esse é o dilema que muitos médicos enfrentam no dia a dia da profissão. A partir de novembro, começa a ser distribuída em toda a rede do Sistema Único de Saúde um livro que aborda essa questão, com vários relatos de profissionais que passaram por situações complicadas durante o tratamento de pacientes com câncer e conseguiram superar. A coordenadora do projeto Priscila Magalhães, do Instituto Nacional de Câncer, explica que, apesar de ser rotina, dar más notícias é muito difícil para os médicos e enfermeiros envolvidos.
PRISCILA MAGALHÃES: "É uma experiência de co-responsabilidade de toda a equipe que trata os pacientes nas situações mais difíceis de comunicação, desde o diagnóstico de câncer, principalmente quando a doença já está avançada; a comunicação de formas de tratamento necessárias, mas que tem efeitos adversos importantes como amputações; e o terceiro, que é a situação mais difícil que é quando se esgotam os recursos de tratamento e tem que se comunicar."
CYNTHIA RIBEIRO: A publicação "Comunicação de Notícias Difíceis: Compartilhando Desafios na Atenção à Saúde" é fruto de uma parceria entre o Inca e o Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Segundo Priscila Magalhães, sem saber como lidar com os próprios sentimentos, principalmente nos casos graves, muitos médicos sofrem e podem ter problemas emocionais.
PRISCILA MAGALHÃES: "São situações bastante difíceis, mas os médicos, em particular, são muito formados para obter êxito na cura. Então, quando o tratamento não produz resultados, muitos deles tomam como fracasso pessoal, ao invés de encarar como um limite da medicina atual. O que a gente acha é que a discussão em equipe, o suporte da equipe previne o adoecimento. Então, uma das coisas mais faladas foi o isolamento e a solidão do profissional como fonte de adoecimento."
CYNTHIA RIBEIRO: A coordenadora acredita que o livro vai servir de suporte para esses profissionais e provocar discussões em grupo sobre como lidar melhor com situações difíceis.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Cynthia Ribeiro

ESPORTE: Cielo faz índice nos 50m borboleta já nas eliminatórias

Ao nadar as eliminatórias dos 50 metros borboleta no Troféu José Finkel, na tarde desta sexta-feira, no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio, Cesar Cielo já conseguiu índice para o Mundial de piscina curta (25 metros), que acontecerá em dezembro, em Dubai. Ele fez o segundo melhor tempo, com 23s11, e se classificou para as semifinais, marcadas para a manhã deste sábado - o mais rápido foi Glauber Silva, com 22s98.
Apesar do índice conseguido nesta sexta-feira, Cesar Cielo acredita que seu tempo será superado por Nicholas dos Santos e Kaio Márcio de Almeida nos 50 metros borboleta - ambos fizeram 23s30 nas eliminatórias. "Eles são os principais nomes. Apesar de ter ficado com o índice para o Mundial acho que isso vai durar pouco", contou o campeão olímpico e mundial, que é especialista nos 50 e 100 metros livre.
Nas eliminatórias dos 50 metros borboleta, Cesar Cielo resolveu nadar de sunga, ao invés do bermudão que vinha utilizando até então. "Foi para sair um pouco da rotina. Não consegui descansar depois do almoço (pela manhã, ele fez o novo recorde sul-americano nos 100 metros livre), fiz um aquecimento leve. Não tenho pretensão nenhuma nessa prova. Estou nadando para ajudar o Flamengo a somar pontos", contou.
Outro destaque nas provas disputadas na tarde desta sexta-feira no Troféu José Finkel foi Gabriella Silva, que bateu seu próprio recorde sul-americano durante as eliminatórias dos 50 metros borboleta, ao fazer 25s90 - a antiga marca era de 25s93. Assim como a segunda colocada Daniele Jesus, que fez 26s46, ela já garantiu índice para o Mundial. Ambas voltam para a piscina neste sábado, nas semifinais.
Fonte: Eldorado ESPN - AE
Foto: Divulgação

SAÚDE: Brasil é o segundo maior produtor de tecnologias médicas entre países emergentes

JULIANA COSTA: Dados divulgados este mês pela Organização Mundial da Saúde revelam que o Brasil é o segundo maior produtor de tecnologia médica entre os países emergentes, ficando atrás apenas da China. De acordo com o levantamento da OMS, em dois mil e nove, a indústria brasileira movimentou nesse setor mais de dois bilhões e meio de dólares. O secretário de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Reinaldo Guimarães, explica que com esses investimentos, a população está utilizando cada vez mais o sistema de saúde.
REINALDO GUIMARAES: "O mercado brasileiro tem crescido, não só de equipamentos, mas também de medicamentos. Isso, na nossa opinião, denota uma ampliação do acesso de segmentos da população, que não chegavam aos serviços de saúde, portanto mão utilizavam esses equipamentos e outros produtos industriais. Com o aumento do emprego formal, com as políticas de inclusão social, com a ampliação das ações do Sistema Único de Saúde, passam a consumir, passam a utilizar, ter maior acesso ao sistema de saúde."
JULIANA COSTA: Reinaldo Guimarães acrescenta que houve uma maior participação de países emergentes no mercado de tecnologia médica. Juntos, os trinta países emergentes que mais produzem nesse setor responderam a dez por cento das vendas mundiais. O secretário afirma que para ocupar posições de destaque na política internacional, o País precisa investir nas empresas brasileiras.
REINALDO GUIMARÃES: "É preciso perseverar nas políticas industriais, que nos anos mais recentes tem voltado a atuar com força no País. No que toca o Ministério da Saúde, é importante continuar a enfatizar a importância do mercado público, das compras governamentais, de usar o poder governamental para fazer com que empresas brasileiras possam aumentar sua fatia de mercado."
JULIANA COSTA: O secretário de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Reinaldo Guimarães destaca que o governo brasileiro passou a enxergar a indústria de saúde como um setor estratégico e com isso criou políticas específicas para essa área.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Juliana Costa

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

REGIÃO: Por reajuste, bancários da região estudam greve a partir da próxima quarta-feira

Bancários da região estão estudando uma possível greve a partir do dia 29 de setembro. O motivo seria o desacordo entre a categoria e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) sobre as reivindicações exigidas na campanha salarial deste ano. Na última reunião, realizada nesta quarta-feira, dia 22, em São Paulo, a Febraban apresentou uma proposta de 4,29% de reajuste salarial, repondo apenas a inflação dos últimos 12 meses. Segundo Fábio Massote Chaves, presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Varginha e Região, a categoria pede reajuste salarial de 11%, além de ganho real. Fábio conta que na reunião com a Febraban foram discutidos ainda a melhor distribuição dos lucros e o fim das metas abusivas e do assédio moral.

ECONOMIA: O Natal chegou mais cedo para o mercado de trabalho

Não podia haver cenário melhor para quem está procurando emprego. De acordo com o IBGE, em agosto, a taxa ficou em 6,7%, a menor desde 2002. E mais: o índice é 18% inferior ao registrado em agosto de 2009. Se comparado a dezembro, período em que a taxa diminui por causa das contratações temporárias, pode-se dizer que, neste ano, o Natal já chegou para o mercado de trabalho. Com isso, o país caminha a passos largos para uma situação de pleno emprego até o final do ano. De acordo com alguns economistas, o cenário de pleno emprego já pode ser considerado para taxas de desocupação entre 3% e 5%. Mas, de acordo com o coordenador da Pesquisa de Emprego e Desemprego do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio Econômicos, Mário Rodarte, os dados oficiais nem sempre acompanham a realidade, como há muitas ofertas de vaga, os trabalhadores aproveitam para conseguir melhor posicionamento no mercado aproveitando o período ideal para conquistarem os melhores salários.

GREVE: Por reajuste, bancários da região estudam greve a partir da próxima quarta-feira

Bancários da região estão estudando uma possível greve a partir do dia 29 de setembro. O motivo seria o desacordo entre a categoria e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) sobre as reivindicações exigidas na campanha salarial deste ano. Na última reunião, realizada nesta quarta-feira, dia 22, em São Paulo, a Febraban apresentou uma proposta de 4,29% de reajuste salarial, repondo apenas a inflação dos últimos 12 meses. Segundo Fábio Massote Chaves, presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Varginha e Região, a categoria pede reajuste salarial de 11%, além de ganho real. Fábio conta que na reunião com a Febraban foram discutidos ainda a melhor distribuição dos lucros e o fim das metas abusivas e do assédio moral.

GREVE: Por reajuste, bancários da região estudam greve a partir da próxima quarta-feira

Bancários da região estão estudando uma possível greve a partir do dia 29 de setembro. O motivo seria o desacordo entre a categoria e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) sobre as reivindicações exigidas na campanha salarial deste ano. Na última reunião, realizada nesta quarta-feira, dia 22, em São Paulo, a Febraban apresentou uma proposta de 4,29% de reajuste salarial, repondo apenas a inflação dos últimos 12 meses. Segundo Fábio Massote Chaves, presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Varginha e Região, a categoria pede reajuste salarial de 11%, além de ganho real. Fábio conta que na reunião com a Febraban foram discutidos ainda a melhor distribuição dos lucros e o fim das metas abusivas e do assédio moral.

ESPORTE: Mano Menezes deixa Neymar de fora da convocação

Entre as novidades, treinador brasileiro chamou Elias, do Corinthians, e Giuliano, do Internacional

O técnico Mano Menezes convocou nesta quinta (23) o grupo de jogadores da seleção brasileira que se reunirá entre os dias 6 e 13 de outubro para dois amistosos. Pivô da crise no Santos, que culminou com a demissão de Dorival Júnior, o atacante Neymar ficou de fora da lista. Elias, do Corinthians, e Giuliano, do Inter, são algumas das novidades.

Outras novidades presentes na terceira convocação do ex-técnico do Corinthians são: Neto, goleiro do Atlético-PR, Mariano, do Fluminense, e Wesley, do Werder Bremen. A CBF divulgará em breve os dois adversários do Brasil nos amistosos.

Veja lista com os 23 jogadores:
Goleiros:
Victor - Grêmio
Jefferson - Botafogo
Neto - Atlético Paranaense

Laterais:
Daniel Alves - Barcelona
Mariano - Fluminense
André Santos - Fenerbahçe
Adriano - Barcelona

Zagueiros:
Thiago Silva - Milan
Alex Costa - Chelsea
David Luiz - Benfica
Rever - Atlético Mineiro

Volantes:
Lucas - Liverpool
Sandro - Tottenham Hotspur
Ramires - Chelsea
Elias - Corinthians
Wesley - Werder Bremen

Meias:
Carlos Eduardo - Rubin Kazan
Giuliano - Internacional
Philippe Coutinho - Internazionale

Atacantes:
Robinho - Milan
Alexandre Pato - Milan
Nilmar - Villareal
André - Dínamo Kiev
Fonte: Eldorado ESPN

ECONOMIA: O Natal chegou mais cedo para o mercado de trabalho

Não podia haver cenário melhor para quem está procurando emprego. De acordo com o IBGE, em agosto, a taxa ficou em 6,7%, a menor desde 2002. E mais: o índice é 18% inferior ao registrado em agosto de 2009. Se comparado a dezembro, período em que a taxa diminui por causa das contratações temporárias, pode-se dizer que, neste ano, o Natal já chegou para o mercado de trabalho. Com isso, o país caminha a passos largos para uma situação de pleno emprego até o final do ano. De acordo com alguns economistas, o cenário de pleno emprego já pode ser considerado para taxas de desocupação entre 3% e 5%. Mas, de acordo com o coordenador da Pesquisa de Emprego e Desemprego do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio Econômicos, Mário Rodarte, os dados oficiais nem sempre acompanham a realidade, como há muitas ofertas de vaga, os trabalhadores aproveitam para conseguir melhor posicionamento no mercado aproveitando o período ideal para conquistarem os melhores salários.

ESPORTE: Tadeu vê vitória como 'divisor de águas' no Palmeiras

Para o atacante Tadeu, a vitória sobre o lanterna Prudente, por 1 a 0, na noite de quarta-feira, em Presidente Prudente, será um "divisor de águas" para o Palmeiras na disputa do Brasileirão. Segundo ele, a irregularidade mostrada pelo time palmeirense no campeonato ficou no passado e a conquista da vaga na Libertadores é um sonho possível.
"Conseguimos um grande resultado na casa do adversário. Aliás, o nosso time joga bem fora, apenas temos que melhorar o nosso rendimento em casa. Tenho certeza que essa vitória será um divisor de águas para o Palmeiras rumo à Libertadores", afirmou Tadeu, que entrou em campo apenas no segundo tempo, quando o jogo já estava 1 a 0.
Com a vitória sobre o Prudente, o Palmeiras passou a ocupar a nona colocação no Brasileirão. Está com 32 pontos, 10 a menos do que o Fluminense, que aparece hoje em terceiro lugar - apenas os três melhores do campeonato garantem vaga na Libertadores de 2011.
Agora, segundo Tadeu, é hora de manter o embalo diante do Flamengo, rival de sábado, no Rio. "Temos que manter a mesma pegada no jogo contra Flamengo. Nosso adversário tem atletas de qualidade no elenco, mas, se mantermos um padrão forte de marcação, saindo rapidamente para o ataque, sairemos do Engenhão com a vitória", disse o atacante.
Fonte: Eldorado ESPN
Foto: Divulgação

AUTOMEDICAÇÃO: Ao persistirem os sintomas, um médico deverá ser consultado

CYNTHIA RIBEIRO: Quem nunca tomou por conta própria um remédio para dor de cabeça, dor muscular, febre ou azia? A automedicação é comum entre os brasileiros e pode até trazer benefícios desde que sejam respeitados alguns limites. Tem pessoas, por exemplo, que passam meses e até anos tomando remédios para algum tipo de dor e não consultam um médico. Não existe um período determinado para se automedicar sem colocar a saúde em risco. Por isso, o coordenador de Gestão do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, Marco Aurélio Pereira, alerta: ao persistirem os sintomas é fundamental procurar um médico.
MARCO AURÉLIO PEREIRA: "É difícil a gente entender, qual é o prazo, qual é o tempo, o que é o razoável, não existe um termômetro, algo que se diga: olha, depois de tantos dias você tem que prestar atenção. Percebeu que não diminuiu em nada, como diz a propagando então, procure um profissional que alguma coisa de errado tem."
CYNTHIA RIBEIRO: Marco Aurélio Pereira ressalta que tomar remédio com frequencia, ainda mais para o mesmo problema, como uma dor de cabeça, não é saudável. Todo medicamento, mesmo os mais simples, não deve ser banalizado.
MARCO AURÉLIO PEREIRA: "A preocupação não mistificar o medicamento, nós temos que conhecer, é o direito a informação. Só que nós não podemos como a gente diz que o medicamento passou a ocupar o lugar do cachorro como melhor amigo do homem, nós precisamos ter cuidado com isso. Ele é instrumento de saúde, um instrumento da mais alta importância, nós até podemos não ter o uso de medicamentos para curar determinados males, mas ele é um insumo essencial e precisa ser visto com muito respeito."
CYNTHIA RIBEIRO: O coordenador de Gestão do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde ressalta que, mesmo para dores comuns, como de cabeça ou muscular, é importante conversar com o farmacêutico presente nas drogarias para ter as orientações adequadas sobre o uso do remédio e também sobre seus efeitos colaterais.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Cynthia Ribeiro

ESPORTE: Convocado, Nilmar marca gol da vitória do Villarreal

Nilmar justificou sua primeira convocação por Mano Menezes poucas horas depois do anúncio dos jogadores chamados pelo técnico da seleção brasileira, nesta quinta-feira. O atacante marcou o gol da vitória do Villarreal sobre o La Coruña, por 1 a 0, e assumiu a liderança da artilharia do Campeonato Espanhol.
O brasileiro lidera a lista do campeonato, que conta com craques como Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, com quatro gols, um a mais que Diego Forlán, jogador do Atlético de Madrid que foi eleito o melhor da Copa do Mundo, Fernando Llorente, do Athletic Bilbao, e Raul Tamudo, do Real Sociedad.
Com a vitória desta quinta, o Villarreal saltou da sétima para a provisória terceira colocação da tabela, com nove pontos. O La Coruña segue em baixa neste início de campeonato, com três, na 16.ª posição.
Nilmar, que esteve na equipe de Dunga na África do Sul, anotou o único gol da partida aos 34 minutos de jogo. Jogando diante da torcida, ele recebeu cruzamento de Angel e bateu cruzado para as redes. A bola bateu nas duas traves antes de entrar.
Ainda pela quarta rodada do Espanhol, o Malaga superou o Getafe por 2 a 0, fora de casa. O time visitante se afastou da zona de rebaixamento e subiu para a oitava colocação, agora com seis pontos. O Getafe é o 11.º, com quatro.
Fonte: Eldorado ESPN - AE
Foto: Divulgação

DIA DO CORAÇÃO: Doenças cardiovasculares são primeira causa de mortalidade no Brasil e no mundo

JULIANA COSTA: No último domingo do mês de setembro se comemora o Dia Mundial do Coração. Segundo especialistas, a data é importante para lembrar à população da importância de se cuidar desse órgão vital, já que levantamentos apontam que as doenças cardiovasculares representam a primeira causa de mortalidade no Brasil e no mundo. Dados do Ministério da Saúde mostram que o Brasil registra uma média anual de 70 mil mortes por infarto. O diretor geral do Instituto Nacional de Cardiologia, Marco Antonio de Mattos, explica que alguns cuidados essenciais precisam ser tomados para manter o coração saudável.
MARCO ANTONIO DE MATTOS: "Nós temos que praticar exercícios físicos regularmente, exercícios aeróbicos, pelo menos quatro a cinco vezes na semana, por quarenta a cinquenta minutos, hábitos alimentares saudáveis, evitando alimentos gordurosos, frituras para poder manter o colesterol no sangue em valores de normalidade, abaixo de duzentas miligramas. manter níveis de açúcar no sangue também controlados, evitar o tabagismo."
JULIANA COSTA: De acordo com o diretor geral do Instituto Nacional de Cardiologia, muitas vezes as pessoas não se dão conta da importância do coração para o funcionamento do corpo.
MARCO ANTONIO DE MATTOS: "O coração é um dos órgãos vitais do nosso corpo, ele é responsável pelo bombeamento de sangue. E o sangue leva oxigênio e nutrientes para todas as células do nosso organismo. Daí, então, a importância de a gente manter um coração saudável."
JULIANA COSTA: Os problemas cardiovasculares podem ser fatais principalmente quando a pessoa não sabe que sofre desse mal. Segundo Marco Antonio de Mattos, problemas como palpitações fortes e desmaios podem ser sinais de alguma doença cardíaca.
MARCO ANTONIO DE MATTOS:"O coração pode dar algumas manifestações clínicas, alguns sintomas. Os principais sintomas, que você deve procurar o auxílio de um médico, de um cardiologista, é a falta de ar para fazer esforço físico, cansaço pra fazer esforço físico, a dor no peito, as palpitações ou acelerações do ritmo cardíaco, taquicardia, e também o desmaio, o nome científico do desmaio é síncope, pode ser uma manifestação de uma doença cardíaca grave."
JULIANA COSTA: O diretor geral do Instituto Nacional de Cardiologia ressalta que ao apresentar qualquer um desses sintomas, é preciso procurar um cardiologista e realizar os exames necessários. Segundo ele, para quem já sofre de hipertensão, os cuidados precisam ser redobrados. Além de cuidados médicos e da prática de exercício físico, é preciso ter uma alimentação impecável e ficar longe do sal.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Juliana Costa

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

ESPORTE: Começam a disputas de natação do JOJUNINHO

Nos dias 25 e 26, no Clube Passense de Natação-CPN haverá competição que reúne jovens de até 15 anos de mais de 40 cidades do Sul e Sudoeste Mineiro para a primeira modalidade da natação. Já nesta modalidade São Sebastião do Paraíso será representado pela equipe do SESI/ACISSP, comandada pela professora Silmara Queiroz, que contará com 20 atletas, 15 no masculino e 5 no feminino. A expectativa dos paraisenses está vivendo em uma boa campanha, devido ao JOJU, quando a delegação paraisense conseguiu 13 medalhas, ocupando a terceira colocação no geral. Também na sexta, 24, o futsal masculino de Paraíso inicia a disputa por uma vaga nas finais do JOJUNINHO, indo até Três Pontas para os jogos classificatórios da modalidade. O primeiro adversário é a equipe de Alagoa e a expectativa é positiva quanto à classificação.

LOCAL: Novo Código de Posturas Municipais é elaborado entre prefeitura e a faculdade Libertas

O Código de Posturas Municipais é um grupo de leis de interesses locais. Devido a desatualização, um projeto de lei foi aprovado no ano passado, para que um novo fosse criado. Em parceria com o curso de Direito da Faculdade Libertas, a prefeitura de Paraíso pediu auxílio para a elaboração do novo código. Aproximadamente 35 pessoas, entre professores e alunos da faculdade, estão envolvidas no projeto e são os responsáveis por sugerir alterações e acréscimos em alguns aspectos do código de posturas. Segundo a coordenadora Michelle a participação dos alunos na criação do novo código é ótima oportunidade para aos alunos conhecerem esses trâmites legislativos. O Legislativo vai avaliar e decidir se as novas leis entrarão em vigor.

REGIÃO: Será implantado controle de ponto eletrônico para os médicos de PSF’s

Através de uma recomendação do Ministério Público Federal aos prefeitos dos municípios de abrangência das Subseções Judiciárias de Passos e de São Sebastião do Paraíso a implantarem um sistema de controle de ponto, de preferência de modo eletrônico, para as equipes que atendem a população no Programa de Saúde da Família incluindo os médicos. A medida atinge 37 cidades da região sudoeste e pretende garantir um melhor atendimento à população. As prefeituras terão um prazo de 60 dias para informar as providências adotadas para cumprir a recomendação. De acordo com a determinação, os médicos do PSF, como os outros profissionais que trabalham nas unidades, estão sujeitos à jornada de 40 horas semanais. De acordo com o MPF, o motivo do descumprimento da carga horária pode estar na cumulação, pelos médicos, de outras atividades em horários incompatíveis com o exercício de suas funções no Programa de Saúde da Família, inclusive em consultórios e hospitais privados.

ESPORTE: São Paulo bate Guarani e confirma reação no Brasileiro

No embalo da vitória no clássico com o Palmeiras, o São Paulo conquistou na noite desta quarta-feira mais um triunfo para confirmar a sua reação no Campeonato Brasileiro. No Morumbi, a equipe derrotou o Guarani por 2 a 1. Lucas, que brilhou no domingo, não se destacou, mas Ricardo Oliveira voltou de lesão para marcar o gol da vitória em casa.
Com o resultado pela 24.ª rodada, o São Paulo soma cinco triunfos nos últimos sete jogos. O desta quarta, porém, não muda a posição do time, permanecendo em oitavo, agora com 34 pontos e mais perto da zona de classificação à Libertadores. O Guarani segue com 30. Pela próxima rodada, ambos jogam em casa, no sábado, às 18h30. O São Paulo recebe o vice-lanterna Goiás no Morumbi e o Guarani pega o Vasco no Brinco de Ouro.
Para encarar o time de Campinas, o técnico interino Sérgio Baresi voltou ao esquema com dois zagueiros, abandonando o 3-5-2. Com Ilsinho lesionado, ele escolheu para formar um trio ofensivo com Lucas e Fernandão o meia-atacante Marlos, que marcou o primeiro gol. A equipe não teve uma grande atuação, mas foi superior para conquistar a vitória.
O JOGO
Com a lembrança da derrota para o Internacional em casa, na última quinta, o São Paulo começou a partida se impondo. Mesmo desorganizado, o time começou a criar chances para abrir o placar, enquanto o Guarani seguia tímido. A primeira veio aos dez minutos, quando Richarlyson tirou dois marcadores com um toque por cima e bateu firme, já na área. Rodrigo Heffner tirou em cima da linha.
O gol são-paulino, porém, não demorou a sair. Ainda aos 13, Marlos recebeu passe de Casemiro e invadiu a área pela direita. O meia então fingiu o chute e tirou a marcação antes da bater cruzado, rasteiro, vencendo o goleiro Douglas.
Mesmo melhor em campo, o São Paulo quase sofreu o empate minutos depois. Em contra-ataque rápido - a única arma do Guarani no primeiro tempo -, Baiano ficou cara a cara com Rogério Ceni. Ele tentou um chute colocado, mas a bola desviou de leve no goleiro são-paulino e foi para escanteio.
Depois do lance, a partida caiu em qualidade. Marlos até teve boa oportunidade, mas preferiu o chute a servir Lucas, sozinho na área, e o arremate foi para fora. O Guarani, que ainda se esforçava para se soltar mais, mas não tinha criado nenhuma chance desde a perdida por Baiano, foi premiado com um pênalti duvidoso no fim do primeiro tempo.
Na briga pelo cruzamento na área, o árbitro viu um puxão de Miranda em Baiano, inclusive punindo o zagueiro com o cartão amarelo. Mesmo com os protestos dos são-paulinos, o próprio Baiano bateu a penalidade e deixou tudo igual aos 47 minutos. Rogério Ceni ainda pulou no canto certo, mas a bola passou debaixo do seu corpo.
Na saída para o intervalo, Miranda mostrou indignação com o pênalti marcado pelo paulista Marcelo Aparecido de Souza. "Não houve nada. Chega um momento em que a gente começa a duvidar das coisas. Estava com as mãos para trás", disse o zagueiro. "Até o próprio jogador deles falou: ''não foi nada, mas o juiz marcou''", completou Miranda, não revelando quem do Guarani teria admitido o erro do árbitro.
Na volta para o segundo tempo, Baresi foi obrigado a fazer uma mudança no ataque. Com dores na panturrilha, Fernandão foi substituído por Ricardo Oliveira, que voltou de lesão. Ainda no início, o treinador também atendeu aos pedidos da torcida e colocou Dagoberto no lugar de Marlos.
Querendo a vitória em casa, o São Paulo voltou a pressionar. No entanto, até os 15 minutos, a equipe do Morumbi só levou perigo em dois chutes de fora da área de Jorge Wagner. Num deles, Douglas foi buscar no canto e evitou o gol.
Mas o São Paulo contou com a estrela de Baresi para passar de novo à frente no marcador. Com 18 minutos da etapa complementar, Jorge Wagner cobrou escanteio e os dois jogadores que tinham acabado de entrar participaram da jogada. Richarlyson desviou na primeira trave, Dagoberto cabeceou no travessão e Ricardo Oliveira marcou no rebote, de joelho.
Até o apito final no Morumbi, Ricardo Oliveira e Casemiro ainda tiveram boas chances de marcar o terceiro do São Paulo, sendo que a perdida pelo volante foi a mais clara, já nos minutos finais. O Guarani, por sua vez, só assustou em um chute de longe de Geovane, que Rogério defendeu bem.
Fonte: Eldorado ESPN - Rafael Bragança
Foto: JF Diório / AE

SUS: Investimento no atendimento às pessoas com deficiência cresceu 315% em sete anos

JULIANA COSTA: Nos últimos oito anos, o Ministério da Saúde aumentou em trezentos e quinze por cento os recursos destinados ao atendimento das pessoas com deficiência pelo Sistema Único de Saúde, o SUS. Se em dois mil e dois foram investidos mais de cento e vinte e nove milhões de reais, em dois mil e nove, esse número subiu para quinhentos e trinta e oito milhões. O diretor do departamento de ações programáticas e estratégicas do Ministério da Saúde, José Luiz Telles, explica que os recursos foram usados para qualificar e ampliar a oferta de serviços voltados para essa população.
JOSÉ LUIZ TELLES: "Para organizar os serviços significa: incorporar tecnologia, comprar equipamentos, qualificar pessoal e a política acaba fazendo com que sejam feitas as diretrizes para o fluxo do atendimento. São recursos que o município e estado utilizam para organizar a sua rede de atenção, que vai desde a capacitar os profissionais até à incorporação de tecnologia."
JULIANA COSTA: José Luiz Telles acrescenta que desde a criação da Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência, em dois mil e dois, foram implantadas mil trezentas e dez unidades de reabilitação para deficientes físicos, visuais, auditivos, intelectuais e pacientes ostomizados. O diretor do departamento de ações programáticas e estratégicas do Ministério da Saúde ressalta que o Brasil é referência internacional no tratamento de pessoas com necessidades especais.
JOSÉ LUIZ TELLES: "O Brasil foi um dos primeiros signatários da convenção internacional de Direito à Pessoa com Deficiência, portanto, o Brasil tem na sua Constituição o compromisso de atender as pessoas com deficiência. Isso colocou o País no cenário internacional como um dos primeiros países a assinar a Convenção. O Ministério da Saúde lançou no ano passado um documento referência para os direitos sexuais e os direitos reprodutivos das pessoas com deficiência. Além, de todas as portarias do Ministério da Saúde que institucionalizam essa atenção garantida na Constituição Federal."
JULIANA COSTA: O diretor do departamento de ações programáticas e estratégicas do Ministério da Saúde, José Luiz Telles, afirma que, hoje, mais de trezentos e trinta e cinco mil portadores de deficiência são atendidos pelo SUS, mais do que o dobro da quantidade atendida em dois mil e dois.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Juliana Costa

EDITAL: Educação Básica

A Direção da Escola Estadual Professora Inês Miranda Almeida, comunica que haverá uma reunião nesta sexta-feira, dia 24, às 08h30, para designação de um professor de Educação Básica com formação mínima em Técnico em Contabilidade. Interessados comparecer na escola munidos de documentos pessoais.

ESPORTE: Ney Franco é o novo coordenador da base da seleção


Ney deverá iniciar o trabalho de preparação da seleção sub-20 para os Jogos de Londres, em 2012

O técnico da seleção brasileira, Mano Menezes, apresentou na noite desta quarta-feira o novo coordenador das categorias de base da seleção. É Ney Franco, que tem passagens por clubes como Flamengo, Botafogo e atual comanda o Coritiba, líder da Série B do Campeonato Brasileiro. A apresentação oficial deverá acontecer nesta quinta, durante a convocação de 23 jogadores para amistosos na Europa entre os dias 8 e 12 de outubro.
Caberá a Ney iniciar o trabalho de preparação para os Jogos de Londres, em 2012. Já em janeiro de 2011, ele comandará a seleção sub-20, no Sul-Americano do Peru, que classificará duas seleções para a Olimpíada. No caso de obter sucesso no torneio, Ney Franco não dirigirá a equipe na Inglaterra. Tarefa que estará a cargo de Mano Menezes.
O convite a Ney Franco, de 44 anos, surgiu na semana passada. A ideia da CBF é que ele ajude na preparação do time para o Mundial de 2014, com o trabalho nas categorias de base. Ney e Mano Menezes se conhecem desde 1997. "Fiquei surpreso. O projeto me agradou e vou trabalhar em sintonia com o Mano", declarou.
Fonte: Eldorado ESPN - Sílvio Barsetti e Bruno Lousada /AE
Foto: AE

MALHAÇÃO: Vem chegando o verão e, com ele, o excesso de exercícios sem supervisão

GISELE DAEMON: A chegada do verão é o momento em que todos querem se livrar das gordurinhas a mais para exibir um corpo bonito e saudável nas praias e piscinas. É nessa época do ano que as academias de ginástica ficam lotadas. Só que, muitas vezes, o corpo pode até fica bonito, mas nem sempre saudável. Fazer exercícios sem a devida orientação pode ser desastroso, como alerta a médica do Instituto de Traumatologia e Ortopedia, especialista em medicina do esporte, Renata de Castro. Ela explica porque a avaliação médica antes de começar uma série de exercícios é fundamental.
RENATA DE CASTRO: "Durante a prática de exercícios, a gente tem riscos de acontecer problemas, por exemplo, cardiovasculares. Ah, mas exercício não é bom pro coração? É, é bom pro coração, desde que ele seja feito por pessoas que estão aptas pra isso. Porque durante o exercício você tem o aumento da sua freqüência cardíaca, aumento da sua pressão arterial e isso pode propiciar, por exemplo, o aparecimento de arritmias, ou a presença de isquemia do coração em pessoas já predispostas. Por isso a necessidade de ter uma avaliação prévia."
GISELE DAEMON: A especialista em medicina do esporte do INTO, Renata de Castro, destaca, ainda, outra questão importante: a pressa de emagrecer e tonificar os músculos, faz os chamados 'malhadores de verão' exagerarem na dose.
RENATA DE CASTRO: "Na maioria das vezes, esses malhadores de verão são pessoas mais jovens, que não vão ter o risco cardiovascular aumentado, mas que vão, como se diz, pegar muito pesado na academia. Vão fazer uma carga muito alta, vão tentar fazer uma velocidade alta na esteira, ao invés de começar caminhando e ir progressivamente aumentando essa intensidade do exercício. Isso, na maioria das vezes vai gerar dores musculares, dores na coluna, dor lombar, dor nos joelhos. E isso é ruim por dois motivos: primeiro porque dor é sempre ruim e segundo porque isso pode fazer com que a pessoa não consiga treinar depois, ou continuar esse treino durante a semana."
GISELE DAEMON: A especialista em medicina do esporte do INTO, Renata de Castro, ressalta que esse tipo de conduta faz com que os malhadores de verão obtenham, apenas, os malefícios dos exercícios e não os benefícios. Segundo ela, os benefícios vêm a longo prazo, com a supervisão e o acompanhamento necessários. A médica Renata de Castro recomenda que trinta minutos de exercícios, quatro vezes por semana, formam a rotina ideal para diminuir a mortalidade, melhorar a saúde, a estética e a autoestima das pessoas.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Gisele Daemon

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

EDITAL: Educação Básica

A Direção da Escola Estadual Mariana MArques, comunica que haverá reunião nesta quinta-feira, dia 23, às 15h00, para designação de um professor de Educação Básica para o turno Matutino em Substituição até o dia 19 de outubro. Interessados comparecer na escola com os documentos pessoais.

EDITAL: Biologia

E. E. Clóvis Salgado comunica que nesta quinta-feira, dia 23, haverá reunião às 8h da manhã, para designação de um professor de Biologia para 03 aulas no turno noturno, em substituição de Licença de Saúde.

ESPORTE: Academia realiza Corrida de revezamento em comemoração de seu aniversário

Neste último domingo, dia 19, a Energy Academia realizou 1ª ENERGY 10Km 4X4 – CORRIDA DE REVEZAMENTO MISTA. O evento foi em comemoração ao 16º aniversário da ACADEMIA e pelo dia do profissional de Educação Física comemorado no dia 1º de Setembro. O evento contou com 80 participantes formando 20 equipes por quatro atletas, sendo 02 masculinos e 02 femininos. No evento despontaram vários futuros atletas paraisenses para o atletismo. A equipe vencedora foi a que completou as quatro voltas no menor tempo possível perfazendo um total de 10Km.

ESPORTE: Encerramento da Copa Estadual de Basquete será em São Sebastião do Paraíso

Neste próximo final de semana, os jogos finais da Copa Estadual de Basquete categorias sub-15 e sub-17, serão disputados na Arena Olímpica. O evento que reúne os 12 melhores clubes do estado nestas categorias será disputado a partir desta sexta-feira às 13h. As equipes paraisenses ocupam a 4ª colocação no sub-15 e a 2ª colocação no sub-17, tendo grandes chances de chegar à decisão. Os jogos serão no sistema eliminatório, para chegar ao título estadual a equipe precisa vencer três jogos. As partidas no sábado também terão início às 13h e a rodada final no domingo começa às 8h.

PESQUISA: Confiança do consumidor aumenta em setembro e atinge maior nível da série histórica

Segundo uma pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgada nesta quarta-feira, dia 22, pela agência Brasil, a confiança do consumidor brasileiro aumentou de agosto para setembro deste ano. O Índice de Confiança do Consumidor da FGV cresceu 0,7%. Esse é o maior índice da série histórica, iniciada desde 2005. A satisfação dos consumidores com a situação atual também melhorou. O Índice da Situação Atual teve um aumento de 3,5%. A satisfação com a situação econômica local foi o item que mais contribuiu para a evolução do índice.

EDITAL: Educação Básica

A Direção da Escola Estadual São João da Escócia comunica aos interessados que haverá uma reunião nesta quinta-feira, dia 23, às 8h00, para designação de 01 professor de Educação Básica para atuar no 4º Ano, turno vespertino em substituição (23 de Setembro à 30 de Outubro de 2010).

CEDUC realiza o terceiro mutirão de coleta de lixo eletrônico neste sábado

Centro de Educação Profissional do Sudoeste Mineiro – CEDUC, realizará neste sábado, dia 25, a partir das 8:30h, na Praça Comendador José Honório (matriz), o terceiro mutirão de coleta de lixo eletrônico. Além da coleta, haverá também a conscientização da população sobre importância de se fazer a coleta seletiva. Através do projeto 3 R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) o CEDUC vai receber itens como pilhas, baterias, celulares, televisores, DVD, impressora, controle remoto, teclados, cabos, CPU, HD, monitores entre outros. Depois de recolhido, o lixo será vendido e a renda será repassada para a Associação dos Catadores de São Sebastião do Paraíso. Em um ano, o projeto recolheu pouco mais de duas toneladas de materiais eletro-eletrônicos. Além do mutirão, as pessoas podem descartar seu lixo eletrônico de forma correta, encaminhando o material para o CEDUC localizado na Avenida Wenceslau Braz – 1038, de segunda a sexta, das 13 às 17h.

ESPORTE: Palmeiras espera manter boa campanha como visitante

A instabilidade do Palmeiras tira o sono do técnico Luiz Felipe Scolari. Segundo ele, a briga pelo título brasileiro já está descartada. E, a cada rodada que passa, a vaga na Libertadores fica mais distante. Mas a sequência de jogos longe de casa é animadora, diante do bom aproveitamento palmeirense como visitante. O primeiro desafio acontece nesta quarta-feira, quando enfrenta o Prudente, às 19h30, no estádio Eduardo José Farah, em Presidente Prudente.
O fato de não jogar mais no Palestra Itália mexeu com o grupo palmeirense. Enquanto seu estádio está fechado para o início das reformas, o Palmeiras tem jogado no Pacaembu, onde seu desempenho como mandante é péssimo. Ele tem um dos piores aproveitamento do campeonato, com quatro vitórias, quatro empates e quatro derrotas.
Mas a situação é bem diferente como visitante, em que perdeu apenas duas vezes: para o Avaí (4 a 2, na Ressacada) e São Paulo (1 a 0, no Morumbi). "Fora de casa a nossa equipe é muito mais equilibrada, principalmente por termos maior atenção com o adversário", explicou o volante Márcio Araújo, um dos titulares de Felipão.
Como o elenco se apega ao fato de estar melhor longe de casa, o Palmeiras tem boa chance de se reabilitar no Brasileirão. Após o jogo contra o Prudente, o time enfrenta o Flamengo, no Rio de Janeiro; recebe o Internacional, em Barueri; e disputa o clássico contra o Santos, na Vila Belmiro. Uma sequência como visitante que pode ajudar os palmeirenses.
Como já se tornou habitual, Felipão tem problemas para escalar o Palmeiras. O goleiro Marcos continua fora, se recuperando de dores no joelho esquerdo. No meio de campo, o chileno Valdivia também não joga, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Em seu lugar, o volante Edinho retorna após cumprir suspensão na derrota para o São Paulo.
Como também não conta com Tinga, outro suspenso, a tendência é que o treinador escala quatro volantes, com Pierre, Edinho, Márcio Araújo e Marcos Assunção. No ataque, Kléber volta de suspensão e ocupa a vaga de Valdivia, formando dupla com Tadeu, já que Ewerthon sofreu uma lesão no joelho esquerdo e não deve mais atuar neste ano.
Fonte: Eldorado ESPN - Daniel Batista
Foto: AE

IDOSOS: Levantamento do IBGE mostra que expectativa de vida no Brasil segue tendência de aumento

GISELE DAEMON: A expectativa de vida da população brasileira subiu três anos na última década. Os homens passaram de sessenta e seis para sessenta e nove anos e as mulheres de setenta para setenta e três anos de idade. Isto é o que aponta a Síntese de Indicadores Sociais divulgada pelo IBGE na última sexta-feira. Para o diretor do departamento de Ações Programáticas e Estratégias de Saúde do Ministério da Saúde, e presidente do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, José Luiz Telles, a tendência é aumentar cada vez mais a expectativa de vida do brasileiro. E ele explica o porquê.
JOSÉ LUIZ TELLES: "Esse aumento vem em função, principalmente, do maior acesso da população idosa e não idosa aos serviços de educação e de saúde. Quanto mais educação a população tiver, maior possibilidade ela tem de acesso às informações e maior possibilidade tem de, não só se cuidar mais, mas de reivindicar os seus direitos. E a saúde é um ponto fundamental nesse processo, claro. As vacinas, os antibióticos, o tratamento em tempo de determinados agravos impede que a pessoa morra por causa evitáveis."
GISELE DAEMON: José Luis Telles, do Ministério da Saúde e presidente do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, destaca também que, com esse aumento na expectativa de vida, a preocupação agora é oferecer qualidade para que a população possa desfrutar da melhor forma possível esses anos a mais.
JOSÉ LUIZ TELLES: "O desafio que está posto para a saúde brasileira é agregar qualidade a esses anos a mais vividos. Quer dizer, nossa perspectiva não é só prolongar a vida, mas prolongar essa vida com qualidade Pra isso, é fundamental que o cuidado comece lá no pré-natal, atinja todas as fases do ciclo da vida, de tal maneira que quando o indivíduo chegue aos sessenta anos, setenta anos, ele tenha menos agravos e possa se cuidar também mais."
GISELE DAEMON: O diretor do departamento de Ações Programáticas e Estratégias de Saúde do Ministério da Saúde e presidente do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, José Luiz Telles, complementa afirmando que o Brasil, hoje, é exemplo para outros países no que diz respeito às políticas voltadas para a saúde da população. O aumento na expectativa de vida, segundo Telles, é reflexo dos bons resultados alcançados com essas políticas.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Gisele Daemon

ESPORTE: São Paulo encara Guarani em busca de regularidade


Recuperar a regularidade perdida depois da Copa do Mundo, talvez até do Campeonato Brasileiro do ano passado. Essa é a meta do São Paulo nos próximos dois jogos, ambos no Morumbi: enfrenta o Guarani nesta quarta-feira, a partir das 19h30, e o Goiás, no sábado. Como consequência da esperada sequência positiva do time, o técnico Sérgio Baresi poderá acreditar que o sonho de vaga na Libertadores ficará mais próximo.
Se manter o retrospecto recente, bater o Guarani não é tarefa das mais complicadas para os são-paulinos. O São Paulo, que está na oitava colocação do campeonato, tem perdido para adversários que estão na sua frente na tabela de classificação e vencido aqueles que estão vindo atrás, como é o caso do time de Campinas - 10.º lugar na competição.
Sérgio Baresi espera que a vitória diante do Palmeiras (2 a 0, domingo passado, no Pacaembu) não tenha sido por acaso. Fato é que o treinador poderá repetir o esquema tático 3-5-2 que colocou em prática no clássico, quando o volante Rodrigo Souto atuou como zagueiro, ao lado de Miranda e Alex Silva.
"Vai depender de como o Guarani vier. Se tiver apenas um atacante, teremos de adiantar o Rodrigo Souto", explicou o técnico são-paulino, que ainda contará com o retorno do atacante Ricardo Oliveira, recuperado de tendinite no joelho esquerdo. "Vou conversar com ele antes do jogo para ver como ele está se sentindo. Se estiver, bem, deverá jogar."
Cléber Santana, que tinha dores musculares, e Xandão, que estava suspenso, podem retornar, mas não têm muitas chances de começar o jogo. Casemiro será mantido como primeiro volante. Enquanto isso, Ilsinho torceu o tornozelo esquerdo e fica fora por duas semanas.

ALÍVIO
A diretoria são-paulina tomou todas as providências para não sofrer caso Mazola e Renan se destacassem no Guarani. Os dois jogadores, emprestados pelo São Paulo, não atuarão no jogo desta quarta-feira por questões contratuais. Sérgio Baresi ficou aliviado por não precisar se preocupar com eles, principalmente no caso de Mazola, artilheiro do time de Campinas na competição, com seis gols.

Fonte: Eldorado ESPN - Giuliander Carpes

Foto: Evelson de Freitas/AE

SAÚDE BUCAL: Portadores de necessidades especiais recebem atendimentos odontológicos pelo SUS

PRICILA LEITE: No mês de setembro se comemora o Dia do Portador de Necessidades Especiais. Para beneficiar esses pacientes, atualmente o Sistema Único de Saúde, o SUS, oferece diversos atendimentos diferenciados. Entre eles, o atendimento odontológico desenvolvido pelo Programa Brasil Sorridente. O Hospital Federal Cardoso Fontes, no Rio de Janeiro, é uma referência em atendimento odontológico a pessoas com necessidades especiais. Desde 1976, a instituição atende esses pacientes. O cirurgião-dentista Sílvio Brandão, explica que cada pessoa com necessidade especial precisa de uma atenção diferenciada.
SÍLVIO BRANDÃO: "O nome mesmo já diz, paciente com necessidades especiais de atendimento. Então, pro diabético você tem que ter alguns procedimentos diferentes dos outros pacientes, pro hipertenso, em função dos remédios que ele toma, tem procedimentos diferentes também. O que faz quimioterapia, o que faz hemodiálise, em função dos problemas sistêmicos que ele apresenta e dos remédios que ele toma. Então cada um vai ter um atendimento diferenciado."
PRICILA LEITE: A inclusão de procedimentos odontológicos na tabela do Sistema Único de Saúde, o SUS, para pessoas portadoras de necessidades especiais beneficia tanto pacientes quanto profissionais de saúde, que agora conseguem tratar todas as pessoas com alguma limitação física ou mental. Estima-se que 15% da população brasileira tem algum tipo de necessidade especial.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Priscila Leite

terça-feira, 21 de setembro de 2010

ESPORTE: Paraíso Basquete segue com bom desempenho no campeonato Mineiro

E neste último final de semana, em Uberlândia, a equipe do Paraíso Basquete disputou duas partidas pelo Campeonato Mineiro de basquete masculino. Os jogos, válidos pela segunda e terceira rodada da competição. No sábado, 18 de setembro, o primeiro compromisso foi contra o time do SESI/Uberlândia. A equipe paraisense assumiu o controle da partida desde o início, prevalecendo entrosamento e a velocidade. O placar ficou de 97 x 72, conquistando a segunda vitória no campeonato. Já contra a equipe do UNITRI o jogo foi bem mais equilibrado. Chegou a abrir 17 pontos de frente mas Paraíso se acalmou e encostou no placar, não conseguindo no entanto a virada. O Placar final ficou UNITRI 65 x 56 Paraíso Basquete. O bom jogo apresentado diante do forte adversário mostrou que a equipe pode ir longe na disputa do campeonato. Os próximos jogos do Paraíso Basquete serão na Arena Olímpica contra as equipes de Belo Horizonte: no dia 28 de setembro, o Minas Tênis Clube e no dia 29 de setembro conta o Olympico Club.

EDUCAÇÃO: Estão abertas as inscrições para diretores de escolas estaduais

Já começaram nesta última quarta-feira dia 15, as inscrições para o 3º Exame de Certificação Ocupacional de Dirigente Escolar de Escola Estadual. Os profissionais da educação interessados ao cargo de diretor poderá se inscrever até o dia 30 de Setembro. As inscrições e a certificação, que tem validade de quatro anos, habilita o candidato aprovado a exercer o cargo de diretor de escola estadual, caso seja o escolhido pela comunidade escolar no processo de indicação de diretor. Interessados poderão obter maiores informações e realizar suas inscrições pelo site da Secretaria de Estado de Educação. Acesse: www.educacao.mg.gov.br/certificacao. A previsão é de que o exame seja aplicado no dia 21 de novembro de 2010.

LOCAL: Merenda Escolar em Paraíso insere proteína de soja no cardápio

Conquistando vagarosamente o paladar dos brasileiros, a soja é um alimento rico em proteínas essenciais e de alto valor biológico. Ela pode substituir perfeitamente os demais produtos protéicos, como o leite, ovos e carnes. Além das proteínas, a soja também é rica em carboidratos, gorduras, sais minerais e vitaminas. Pensando nos benefícios foi sugerido às escolas e Centros Municipais de Educação Infantil, para que no cardápio da Merenda Escolar, o grão seja utilizado no preparo de saladas e tropeira. Já como proteína texturizada, poderá ser utilizada também no preparo de molhos, purês e polentas. Segundo a secretária municipal de Educação, Maria Luíza Coelho de Pádua, estes alimentos foram muito bem aceitos pelos alunos e todos esperam que daqui a alguns anos a soja seja mais consumida pelas pessoas, conquistado cada vez mais seu lugar na culinária brasileira.

HORÁRIO DE VERÃO: Com início do horário o país deverá economizar 5% de energia

O próximo horário de verão está chegando e seu início será no dia 17 de outubro com término no dia 20 de fevereiro de 2011. Este horário diferenciado proporciona ao país uma redução de cerca de 5% no consumo de energia durante o período em que os relógios estarão adiantados em uma hora. Segundo o Ministério de Minas e Energia, nos últimos dez anos, a adoção da medida proporcionou uma redução média de 4,7% na demanda por energia no horário de maior consumo. Com referência ao ano passado, o principal resultado de redução na demanda de energia elétrica foi de aproximadamente 4,4% no Sudeste e Centro-Oeste e de 4,5% no Sul.

Santos estende contrato do goleiro Rafael até 2014

Após se firmar no time titular do Santos, o goleiro Rafael estendeu seu contrato com o clube até agosto de 2014. O acerto foi anunciado nesta segunda-feira. "Estou muito feliz. Esse novo contrato representa alegria, objetivo alcançado, mas tenho muito o que trabalhar para melhorar", declarou o jovem jogador.
Rafael, de 20 anos, foi revelado nas categorias de base do Santos. Ele foi promovido para a equipe profissional no ano passado. Contudo, teve um início complicado no time, ao sofrer uma fratura na tíbia e na fíbula da perna direita, em setembro.
Recuperado da grave lesão, ele só estreou no time em março deste ano, no amistoso com o New York Red Bulls, nos Estados Unidos. Em seguida, ganhou a disputa com o reserva Felipe e assumiu a titularidade do gol santista na sexta rodada do Brasileirão, na partida com o Cruzeiro, no início de junho.
Desde então, Rafael sofreu 16 gols em 23 jogos. "Glória a Deus. Mas tenho de ter humildade para reconhecer que temos de melhorar e trabalhar muito para continuar fazendo um bom trabalho no Santos. Porque o meu objetivo é ganhar muitos títulos aqui", afirmou o goleiro.

CRACK: Ministério da Saúde oferece mais de seis mil leitos para usuários de drogas

JULIANA COSTA: O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou nesta segunda-feira a abertura dos editais para que os municípios de todo o Brasil possam ser beneficiados com mais de seis mil leitos, previstos no Plano de Enfrentamento ao Crack e outras drogas. Além da oferta de leitos, os serviços de atenção aos usuários de drogas serão ampliados e toda a rede vai receber qualificação, com um investimento de mais de cento e quarenta milhões de reais da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e do Ministério da Saúde. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirma que essa iniciativa vai facilitar ações de prevenção e de combate às drogas.
JOSÉ GOMES TEMPORÃO: "O que nós estamos apresentando aqui hoje é uma mudança do patamar de qualidade, de integração, de uma abordagem intersetorial, de muitas inovações. As casas de acolhimento são uma inovação, fazer pesquisa séria pela primeira vez é uma inovação, os números sobre os usuários de crack no Brasil hoje é tudo chute, todos. Nós estamos fazendo uma pesquisa a nível nacional para definir com clareza quem são, quantos são, como vivem, qual é o padrão de consumo."
JULIANA COSTA: O ministro destacou, entre outros programas, o consultório de rua, veículo equipado para atender usuários de drogas que vivem na rua e em locais conhecidos como cracolândias.
JOSÉ GOMES TEMPORÃO: "Uma abordagem que nós estamos disseminando pelo Brasil, em relação a essas cracolândias, esses espaços de uso de drogas por populações de ruas é o consultório de rua, onde o veículo, com psicólogo, com assistente social, enfermeiro, tem todo o protocolo de abordagem dessa população. É um tema muito complexo e você tem primeiro que convencer essas pessoas buscarem auxílio institucional, esse é o primeiro desafio, por isso é tão difícil enfrentar esse problema. A nossa proposta dos consultórios de rua, que trabalham integrado com todo o aparato pode ser uma boa solução."
JULIANA COSTA: O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, ressaltou também que do total de leitos oferecidos, três mil seiscentos e vinte serão criados na rede pública de atenção à saúde, nos hospitais, Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas e nas Casas de Acolhimento Transitório.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Juliana Costa

Mano diz que conversará com Dorival sobre Neymar

Atleta está temporariamente afastado da equipe por ter ofendido treinador santista

Mano Menezes está preocupado com o atacante Neymar. Durante a gravação do programa Roda Viva, da TV Cultura, nesta segunda-feira, o treinador da seleção brasileira afirmou que pretende ter uma conversa com o técnico Dorival Júnior para avaliar o comportamento do atleta, afastado temporariamente do elenco santista.
Neymar ofendeu Dorival na partida entre Santos e Atlético-GO, na última quarta-feira, e foi punido com uma multa e o afastamento. O jogador ficou de fora da partida com o Guarani, no domingo, e é dúvida para o clássico com o Corinthians, na quarta-feira.
"O que o jogador faz no clube pode influenciar no futuro na seleção", alertou Mano Menezes, que fará nesta semana a convocação do Brasil para a disputa de amistosos em outubro. "Vou ter uma conversa com o Dorival até quinta-feira para saber o que está acontecendo".
Apesar de planejar uma conversa com Dorival, Mano afirmou que não transferirá para o treinador santista a responsabilidade da convocação de Neymar. O treinador da seleção chegou a pedir compreensão com o jovem santista. "Ele é um garoto", lembrou Mano. "Tem muita mulher atrás dele. Muita gente que pode estar querendo se aproveitar. Temos de ter cuidado", alertou.
Fonte: Eldorado ESPN - Bruno Deiro
Foto: Paulo Pinto/AE

VARIZES: Mais do que um problema estético, elas podem causar dor e sofrimento ao paciente

GISELE DAEMON: Veias tortuosas e alongadas, que aparecem por excesso de pressão, principalmente nas pernas. Essa é a definição de um problema que atinge tanto homens quanto mulheres, as varizes. Em alguns casos, o incômodo é apenas estético. Em outros, mais graves, as varizes podem causar dores, manchas escuras e até úlceras nas veias. O médico Jackson Caiafa, chefe do Serviço de Cirurgia Vascular e Endovascular do Hospital Federal Cardoso Fontes, no Rio de Janeiro, explica as principais diferenças entre os tipos de varizes e os efeitos que elas podem causar na pessoa.
JACKSON SILVEIRA CAIAFA: "As varizes pequenas e as varizes até de porte médio não são varizes que costumam ter riscos muito grandes. Já as varizes maiores, muito grossas, principalmente em pessoas mais velhas, elas se transformam, em determinadas circunstâncias, como por exemplo em pacientes internados, pacientes que se submetem a cirurgias, pacientes que fazem viagens muito longas, em fontes de formação de trombos, de coágulos sanguíneos. E elas podem facilitar a ocorrência dessa trombose venosa, tanto superficial quanto profunda, nas pessoas que têm esse tipo de problema."
GISELE DAEMON: De acordo com o médico Jackson Caiafa, as varizes não são hereditárias somente. Existe a predisposição genética, mas o comportamento da pessoa, como o uso constante e ininterrupto de salto alto e, principalmente o trabalho que ela exerce, são os fatores principais para o desenvolvimento do problema.
JACKSON CAIAFA: "As varizes são um problema muito fatorial. Tem uma dependência familiar muito importante, mas não obrigatoriamente quem tem varizes vai ter filho com varizes. Até porque o estilo de vida também influi muito no desenvolvimento das varizes. Se você tem uma carga genética muito pequena, mas você fica muito em pé, trabalha de balconista, trabalha de padeiro, por exemplo, que trabalha muito perto do forno quente, que ajuda a dilatação venosa, e muito tempo em pé, você vai ter muito mais facilidade de ter varizes, insuficiência venosa crônica, do que aquela outra pessoa que não trabalha nessas circunstâncias."
GISELE DAEMON: O chefe do Serviço de Cirurgia Vascular e Endovascular do Hospital Federal Cardoso Fontes no Rio de Janeiro, Jackson Caiafa, ressalta que as varizes merecem atenção e avaliação. A pessoa deve procurar um angiologista e, posteriormente, se for necessário, um cirurgião vascular.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Gisele Daemon

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

EDITAL: Regente de Turma

A direção da E. E. Professora Inês Miranda Almeida, comunica que realizará nesta terça - feira, dia 21, ás 08h30, haverá uma reunião para designação de 01 professor regente de turmas para o período vespertino em substituição até 08 de novembro. Os interessados deverão comparecer a E. E. Professora Inês Miranda Almeida, munidos de documentos pessoais.

BRASIL: Nação mais otimista com a velhice

Em uma pesquisa realizada na cidade de Londres, para revelar os impactos da velhice, mostra que houve o surgimento de uma geração que ainda se sente jovem e saudável aos 70 e 80 anos. A pesquisa foi entre 10 de junho e 14 de julho de 2010 em 12 países, incluindo o Brasil. A pesquisa tinha como objetivo de avaliar o impacto da velhice sobre a demanda de assistência social e médica. 72% dos entrevistados com 65 anos ou mais disseram que não se sentem velhos e quase o mesmo número (67%) diz sentir-se ainda saudável. No Brasil, 46% dos entrevistados não se preocupam em envelhecer. Além disso, 17% dos entrevistados encaram com bons olhos a terceira idade, o maior índice registrado no mundo todo. Porém, 64% dos brasileiros não se preparam para a velhice. Mais da metade nem sequer começou a pensar nela, enquanto a maioria deixa completamente de se preparar para as realidades do futuro. Apenas 7% reservaram algum dinheiro e 76% acreditam que a família estará lá para dividir o ônus de cuidar deles. Segundo os pesquisadores, em todo o mundo, uma combinação de fatores sociais e econômicos - incluindo alterações demográficas, a redução do tamanho da família e o aumento dos índices de divórcio, migrações e mulheres que trabalham fora – estão abalando a estrutura familiar que historicamente tem sido o principal suporte aos idosos dependentes.

LOCAL: Começa nesta terça-feira a Campanha Hora Certa em Paraíso

Nos dias 21, 22 e 23 acontece a Campanha Hora Certa 2010 da COOPARAISO. A estimativa é de cinco mil visitantes entre produtores rurais, familiares e demais pessoas ligadas ao meio agrícola. O evento trás ao produtor a oportunidade de realizar seu programa de produção, negociar os produtos que serão utilizados para o preparo da lavoura na próxima safra e também participar de palestras, para aprimorar seus conhecimentos e manter contato com os principais fornecedores do mercado. Serão expostos em uma estrutura montada no estacionamento da COOPARAISO, mais de 80 fornecedores com diversos produtos e serviços que beneficiam o cafeicultor. A expectativa é grande entre os produtores dos núcleos em que a cooperativa atua. Entre os cooperados são esperados cerca de 450 pessoas todos os dias vindos das filiais.

EDITAL: Auxiliar de Secretaria

A direção da E. E. Comendador João Alves de Figueiredo comunica que realizará nesta terça-feira, dia 21, às 8h00, haverá uma reunião para designação de Auxiliar de Secretaria com curso técnico em contabilidade e informática. Os interessados deverão comparecer na escola, munidos de documentos pessoais.

ALIMENTAÇÃO NA SECA: Frutas e hortaliças ajudam a amenizar o desconforto

CYNTHIA RIBEIRO: Segundo a previsão do tempo, a seca que castiga diversos estados do Brasil ainda está longe de dar uma trégua. Mas, com uma alimentação adequada as pessoas podem amenizar os incômodos desse período de baixa umidade. O ideal é que sejam ingeridos até três litros de água por dia. Também é preciso dar prioridade a alimentos naturais e com baixos teores de açúcar e gordura. A recomendação é da nutricionista da coordenação de Atenção à Saúde do Servidor do Ministério da Saúde, Ivana Vasconcelos.
IVANA VASCONCELOS: "A gente enfatiza mais nessa época de seca a ingestão de líquidos, pelo menos dois litros por dia, como está muito seco, umidade muito baixa, a gente fala até para consumir mais até, chegando até três litros mesmo. A ideia é preferir os sucos naturais sem açúcar ou com pouco açúcar, água de coco, frutas que tenham uma porcentagem maior de água, como melancia e mexerica."
CYNTHIA RIBEIRO: É importante ter cuidados com o consumo de sucos artificiais e refrigerantes que não hidratam e podem ser prejudiciais à saúde. A nutricionista Ivana Vasconcelos dá dicas de outros alimentos que ajudam a amenizar o desconforto neste período de seca.
IVANA VASCONCELOS: "Consumir também hortaliças, as cruas são servidas frias dá uma sensação melhor para o corpo, um conforto maior. Ao invés de você comer o feijão cozido você pode optar por uma leguminosa, ou um feijão branco, ou uma soja junto com a salada que seja fria, ou até lentilha, ou grão de bico."
CYNTHIA RIBEIRO: Segundo a nutricionista, o ideal para ter uma alimentação saudável é evitar o consumo de alimentos gordurosos, como carnes e embutidos.
IVANA VASCONCELOS: "Evitar esses alimentos que tem uma quantidade maior de gordura: pele de frango; couro do peixe também, peixe é um alimento saudável, mas tem que ter cuidado com o couro, que tem um colesterol mais elevado; a gordura visível da carne; os embutidos, mortadela, linguiça, presunto; alimentos que sejam mais a base de leite integral, que têm mais gordura, creme de leite, requeijão."
CYNTHIA RIBEIRO: Ivana Vasconcelos, do Ministério da Saúde, lembra que as crianças também são muito afetadas nesse período. Por isso, os pais devem redobrar os cuidados com o consumo de líquido dos pequenos.
Fonte: Agência RádioWEb - Reportagem, Cynthia Ribeiro

ESPORTE: Adílson comemora sua aceitação no Corinthians


Treinador elogiou postura do time na vitória por 3 a 0 sobre a equipe do Grêmio Prudente

A boa vitória sobre o Prudente no sábado, por 3 a 0, deixou uma certeza ao técnico Adílson Batista: os jogadores do Corinthians aceitaram o seu método de trabalho. Satisfeito, ele apontou a dedicação do time em campo como prova de que as coisas andam bem.
"Os jogadores aceitaram bem o meu trabalho. Estão se dedicando e o ritmo mudou muito pouco", afirmou o treinador, explicando porque deixou Bruno César atuando mais pelos cantos. Após o jogo, o meia chegou a reclamar de seu posicionamento. "Adiantamos o Elias, abrimos o Bruno César algumas vezes e o Jorge Henrique trabalha bastante em direção ao meio".
Adílson garantiu ainda que sua função é encontrar soluções, mesmo que improvisando alguns jogadores. "Minha função é tentar encontrar alternativas, como as que encontrei hoje. O Paulinho não é lateral, o Elias e o Bruno César não são pontas", acrescentou.
Fonte: Eldorado ESPN - AE
Foto: JF Diorio/AE

EDITAL: Dois cargos para Regente de Turma

A direção da E. E. Comendadora Ana Cândida de Figueiredo, comunica que haverá reunião nesta terça-feira, dia 21, às 13h00, para designação de 01 professor regente de turma, para atuar no Projeto Tempo Integral, no turno Matutino e 01 professor regente de turma para atuar no 5º ano de escolaridade, no turno vespertino. Interessados comparecer na escola munidos de documentos pessoais.

ESPORTE: Silas lamenta empate, mas vê evolução no Flamengo


Técnico evitou criticar a defesa do Flamengo, que sofreu dois gols após cruzamentos do Fluminense
O técnico Silas admitiu ter ficado decepcionado com o empate do Flamengo por 3 a 3 com o Fluminense, no domingo, em clássico disputado no Engenhão. O treinador lamentou que o time não tenha conseguido segurar a vantagem de estar à frente do placar duas vezes diante do rival.
"Clássico é complicado. Foi um jogo bem equilibrado. Demonstramos que apesar de estarmos abaixo do Fluminense na parte física, isso não se notou em campo. Ficou um gostinho amargo porque saímos perdendo e viramos, mas o ponto não foi ruim", analisou Silas.
O treinador, porém, reconheceu que o empate foi o resultado mais justo para o clássico de domingo. Além disso, ressaltou a evolução de reforços, como o atacante Deivid e o meio-campista Renato, que marcaram gols contra o Fluminense.
"Foi até justo pelo que as equipes apresentaram. Acho que o esforço precisa ser ressaltado e uma página foi virada. Aquela tristeza e desconfiança estão ficando para trás. O Deivid e o Renato marcaram, o Renato jogou o tempo todo e acho que por tudo o que os jogadores apresentaram dentro de campo, dá para notar uma evolução clara", disse.
Silas evitou criticar a defesa do Flamengo, que sofreu dois gols após cruzamentos do Fluminense. "A bola aérea uma situação que é ponto forte do Fluminense. Leandro Euzébio, Washington e André Luiz são jogadores altos e bons neste tipo de lance, mas também fizemos gols assim hoje. Aconteceu, mas vamos trabalhar e deixar de olhar no retrovisor, quem está vindo atrás, para olhar só quem está lá na frente em breve", comentou.
Fonte: Eldorado ESPN - AE
Foto: Marcos de Paula/AE

SECA: Cuidados especiais com as crianças devem ser tomados durante o período de baixa umidade do ar

GISELE DAEMON: O tempo seco, característico dessa época do ano, atinge de forma mais agressiva às crianças, que requerem cuidados específicos. Os problemas alérgicos respiratórios e as doenças de pele atingem os pequenos com mais freqüência. A pediatra e coordenadora assistencial do Hospital Federal da Lagoa, Rio de Janeiro, Adriana Proença, explica que o oxigênio entra mais seco pelo nariz e irrita mais a mucosa, causando uma produção maior de secreção. Por causa dessa secreção em excesso é que as crianças sofrem com problemas como rinite, tosse e olhos irritados.
ADRIANA PROENÇA: "O ar ele não entra só no nariz, né? O ar, ele chega até o pulmão, então, à medida que o ar vai passando, e ta muito seco, ele leva essa mesma resposta inflamatória pro pulmãozinho também da criança. Então, a criança produz mais catarro, é uma criança mais secretiva, é uma criança que tem chance de fazer mais episódios de chiados, de broncoespasmo, faz um quadro maior de bronquite, de asma. Naquelas crianças que já têm uma predisposição maior, essa época do ano piora essa resposta."
GISELE DAEMON: A pediatra Adriana Proença, do Hospital Federal da Lagoa, Rio de Janeiro, dá dicas do que deve ser feito para aliviar o sofrimento das crianças durante período de seca.
ADRIANA PROENÇA: "Primeiro beber bastante líquido. Beber mais líquido do que o habitual, isso é importantíssimo. Manter o ambiente da casa o mais arejado possível, pra entrar ar dentro de casa, deixar tudo aberto; não varrer a casa, passar pano úmido no local, evitar tudo que possa aumentar a quantidade de poeirinha, que possa piorar essa secreção, essa resposta inflamatória da criança."
GISELE DAEMON: Ainda de acordo com a pediatra e coordenadora assistencial do Hospital Federal da Lagoa, no Rio de Janeiro, Adriana Proença, os pais também devem evitar a utilização de produtos químicos com cheiros fortes, para não irritar as vias aéreas e, também, a presença de animais dentro de casa, que pode aumentar os riscos de quadros alérgicos. Devem, ainda, segundo a pediatra, limpar os estrados das camas com pano úmido e colocar o colchão das crianças para pegar sol, pelo menos uma vez por semana, para evitar a reprodução de ácaros no ambiente.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Gisele Daemon