Powered By Blogger

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

ALIMENTAÇÃO NA SECA: Frutas e hortaliças ajudam a amenizar o desconforto

CYNTHIA RIBEIRO: Segundo a previsão do tempo, a seca que castiga diversos estados do Brasil ainda está longe de dar uma trégua. Mas, com uma alimentação adequada as pessoas podem amenizar os incômodos desse período de baixa umidade. O ideal é que sejam ingeridos até três litros de água por dia. Também é preciso dar prioridade a alimentos naturais e com baixos teores de açúcar e gordura. A recomendação é da nutricionista da coordenação de Atenção à Saúde do Servidor do Ministério da Saúde, Ivana Vasconcelos.
IVANA VASCONCELOS: "A gente enfatiza mais nessa época de seca a ingestão de líquidos, pelo menos dois litros por dia, como está muito seco, umidade muito baixa, a gente fala até para consumir mais até, chegando até três litros mesmo. A ideia é preferir os sucos naturais sem açúcar ou com pouco açúcar, água de coco, frutas que tenham uma porcentagem maior de água, como melancia e mexerica."
CYNTHIA RIBEIRO: É importante ter cuidados com o consumo de sucos artificiais e refrigerantes que não hidratam e podem ser prejudiciais à saúde. A nutricionista Ivana Vasconcelos dá dicas de outros alimentos que ajudam a amenizar o desconforto neste período de seca.
IVANA VASCONCELOS: "Consumir também hortaliças, as cruas são servidas frias dá uma sensação melhor para o corpo, um conforto maior. Ao invés de você comer o feijão cozido você pode optar por uma leguminosa, ou um feijão branco, ou uma soja junto com a salada que seja fria, ou até lentilha, ou grão de bico."
CYNTHIA RIBEIRO: Segundo a nutricionista, o ideal para ter uma alimentação saudável é evitar o consumo de alimentos gordurosos, como carnes e embutidos.
IVANA VASCONCELOS: "Evitar esses alimentos que tem uma quantidade maior de gordura: pele de frango; couro do peixe também, peixe é um alimento saudável, mas tem que ter cuidado com o couro, que tem um colesterol mais elevado; a gordura visível da carne; os embutidos, mortadela, linguiça, presunto; alimentos que sejam mais a base de leite integral, que têm mais gordura, creme de leite, requeijão."
CYNTHIA RIBEIRO: Ivana Vasconcelos, do Ministério da Saúde, lembra que as crianças também são muito afetadas nesse período. Por isso, os pais devem redobrar os cuidados com o consumo de líquido dos pequenos.
Fonte: Agência RádioWEb - Reportagem, Cynthia Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário