Powered By Blogger

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

SUS: Investimento no atendimento às pessoas com deficiência cresceu 315% em sete anos

JULIANA COSTA: Nos últimos oito anos, o Ministério da Saúde aumentou em trezentos e quinze por cento os recursos destinados ao atendimento das pessoas com deficiência pelo Sistema Único de Saúde, o SUS. Se em dois mil e dois foram investidos mais de cento e vinte e nove milhões de reais, em dois mil e nove, esse número subiu para quinhentos e trinta e oito milhões. O diretor do departamento de ações programáticas e estratégicas do Ministério da Saúde, José Luiz Telles, explica que os recursos foram usados para qualificar e ampliar a oferta de serviços voltados para essa população.
JOSÉ LUIZ TELLES: "Para organizar os serviços significa: incorporar tecnologia, comprar equipamentos, qualificar pessoal e a política acaba fazendo com que sejam feitas as diretrizes para o fluxo do atendimento. São recursos que o município e estado utilizam para organizar a sua rede de atenção, que vai desde a capacitar os profissionais até à incorporação de tecnologia."
JULIANA COSTA: José Luiz Telles acrescenta que desde a criação da Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência, em dois mil e dois, foram implantadas mil trezentas e dez unidades de reabilitação para deficientes físicos, visuais, auditivos, intelectuais e pacientes ostomizados. O diretor do departamento de ações programáticas e estratégicas do Ministério da Saúde ressalta que o Brasil é referência internacional no tratamento de pessoas com necessidades especais.
JOSÉ LUIZ TELLES: "O Brasil foi um dos primeiros signatários da convenção internacional de Direito à Pessoa com Deficiência, portanto, o Brasil tem na sua Constituição o compromisso de atender as pessoas com deficiência. Isso colocou o País no cenário internacional como um dos primeiros países a assinar a Convenção. O Ministério da Saúde lançou no ano passado um documento referência para os direitos sexuais e os direitos reprodutivos das pessoas com deficiência. Além, de todas as portarias do Ministério da Saúde que institucionalizam essa atenção garantida na Constituição Federal."
JULIANA COSTA: O diretor do departamento de ações programáticas e estratégicas do Ministério da Saúde, José Luiz Telles, afirma que, hoje, mais de trezentos e trinta e cinco mil portadores de deficiência são atendidos pelo SUS, mais do que o dobro da quantidade atendida em dois mil e dois.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Juliana Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário