Powered By Blogger

sábado, 9 de outubro de 2010

ESPORTE: Chuva forte adia definição do grid na Fórmula 1


A chuva forte e incessante no circuito de Suzuka adiou o treino de classificação do GP do Japão de Fórmula 1, que aconteceria neste sábado. Assim, a definição do grid ficou para domingo, cinco horas antes da largada da corrida - pelo horário de Brasília, a sessão começará às 22 horas deste sábado.
A sessão de classificação estava prevista para começar às 2 horas deste sábado (horário de Brasília), mas, como a pista estava encharcada, não havia condições para os carros saírem dos boxes. Um pouco antes, o terceiro e último treino livre não pôde ser realizado justamente por causa da chuva forte.
Inicialmente, a direção de prova adiou o início do treino de classificação em 30 minutos. Como a chuva não diminuiu, houve novo atraso de 30 minutos. E, na sequência, foram mais 30 minutos. Aí, já 1 hora e 30 minutos depois do horário previsto, quando escurecia no Japão, a sessão foi definitivamente transferida para domingo.
Assim, o treino de classificação foi remarcado para começar às 22 horas deste sábado (horário de Brasília). Enquanto isso, a corrida teve a largada mantida às 3 horas de domingo (horário de Brasília). E a expectativa é de que a chuva acabe, para que os pilotos encontrem pista seca no circuito de Suzuka.
O GP do Japão é a 16ª das 19 etapas da temporada da Fórmula 1. E cinco pilotos continuam na disputa do título: o australiano Mark Webber (Red Bull), o espanhol Fernando Alonso (Ferrari), o inglês Lewis Hamilton (McLaren), o alemão Sebastian Vettel (Red Bull) e o inglês Jenson Button (McLaren).
Fonte: Eldorado ESPN - AE
Foto: Divulgação

ESPORTE: Mano Menezes dá descanso aos jogadores na Inglaterra

Diante da Ucrânia, o técnico já admitiu que pode fazer algumas mudanças no time titular

Depois da vitória sobre o Irã por 3 a 0, na quinta-feira, em Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, a seleção brasileira fez uma longa e cansativa viagem até a Inglaterra. Assim, o técnico Mano Menezes cancelou todas as atividades do dia e deu um descanso para os jogadores nesta sexta.
A delegação brasileira está hospedada num hotel na pacata vila de Ashby de la Zouch, na região de Derby, cidade onde acontecerá o amistoso de segunda-feira, contra a Ucrânia. E o clima é de total tranquilidade, propício para os jogadores se recuperarem do desgaste do jogo e da viagem.
Os únicos jogadores que tiveram alguma atividade nesta sexta-feira foram os goleiros Victor, Jefferson e Neto, que fizeram um trabalho especial na academia e na piscina do hotel. Assim, a seleção fará dois treinos antes de enfrentar a Ucrânia, um no sábado e outro no domingo, ambos no Pride Park Stadium, local do jogo de segunda.
Diante da Ucrânia, Mano Menezes já admitiu que pode fazer algumas mudanças no time titular, para poder testar mais jogadores nessa fase de renovação da seleção. Mas ele ainda não definiu essas possíveis alterações, o que deve acontecer apenas durante os treinos neste sábado e domingo.
Independente da escalação brasileira diante da Ucrânia, Mano Menezes vai tentar manter o aproveitamento 100% no comando da seleção. Até agora, ele disputou dois amistosos, com vitórias sobre os Estados Unidos (2 a 0, em Nova Jersey) e Irã (3 a 0, em Abu Dabi).
Fonte: Eldorado ESPN - AE
Foto: Manu Fernandez / AP

IBOPE: Classes médias representam mais de 50% dos brasileiros

A classe C atingiu mais da metade da população brasileira em 2010, conforme aponta a pesquisa promovida pelo Ibope. De acordo com o levantamento, quase 100 milhões de pessoas compõem esta parcela da população. A nova classe C é predominantemente jovem, composta em sua maioria por afrodescendentes. Para elaborar o estudo, o Ibope ouviu mais de 20 mil brasileiros entre 12 e 64 anos nas principais regiões metropolitanas do Brasil. Ainda segundo o levantamento, a população da classe média apresenta menor ocorrência de problemas com obesidade ante a parcela mais rica. Enquanto nas classes A e B 31% das pessoas apresentam excesso de peso, na classe C o percentual é de 27%.

PESQUISA: Dez cidades da região já terminaram o Censo 2010

A coleta de dados do Censo 2010 já está chegando ao fim e na região, dez dos 17 municípios já estão com sua coleta encerrada. Capitólio, Fortaleza de Minas e Nova Resende, são as cidades que já apresentaram dados acima de 100%, ultrapassando o IBGE de 2009. Nos municípios que já finalizaram, os supervisores estão realizando somente os trabalhos de revisão dos dados para conferir se existem pendências e se o serviço foi executado com presteza. Aqui na região, somente Passos aparece no levantamento com percentual abaixo de 90 para as pessoas já recenseadas, sendo que a coleta continua em andamento.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

ESPORTE: SETPAR/Paraíso Futsal é vice campeão do interior em Uberlândia

A equipe do SETPAR/Paraíso Futsal disputou no final de semana as finais do Campeonato Mineiro de Futsal do Interior de Minas Gerais, em quadrangular realizado em Uberlândia, no Praia Tênis Clube, contra o time da casa. A equipe paraisense havia se classificado para as finais após disputa da fase classificatória onde alcançou a segunda colocação. O jogo começou equilibrado, sendo que as duas equipes perderam várias oportunidades de gol. A equipe paraisense marcou o gol com Reginho e mas o placar ficou de 5x1 para o atual campeão mineiro do interior.

REGIÃO: Forte chuva provoca vários estragos

Ontem, dia 07, no período da noite, a região foi atingida por uma chuva com fortes rajadas de vento o que causou alguns transtornos como casas destelhadas, galhos de árvores e placas que entortaram. Segundo a Cemig foram registrados aproximadamente 40 ocorrências. Sargento Giovanni relatou algumas ocorrências. Já em Passos, devido os raios a cidade parcialmente sem energia. Técnicos da Cemig tiveram que se dirigir para a Avenida Juca Stockler em frente ao Corpo de Bombeiros para consertar um cabo de alta tensão que se rompeu e caiu na via pública após a explosão de um transformador de energia, que deixou o 12º batalhão, Bombeiros e a Fesp as escuras. Pelo menos 10 árvores caíram e várias tampas de bocas-de-lobo foram arrancadas pela força da água. No momento da chuva, todas as emissoras de rádio ficaram fora do ar. Vale ressaltar que em momentos de chuvas fortes é aconselhável que as pessoas fiquem em lugares seguros.

SUS: Ministério da Saúde lança manual que define o diagnóstico e o tratamento de 33 doenças

CYNTHIA RIBEIRO: O Ministério da Saúde lançou, nessa quarta-feira, um livro que reúne informações clínicas para orientar médicos sobre como agir no diagnóstico, tratamento, e acompanhamento dos pacientes. É uma espécie de guia, com dados detalhados sobre 33 doenças, criado para capacitar os profissionais de saúde. Com base nesse documento, eles também vão poder ensinar ao paciente qual é o tratamento correto para cada tipo de doença. O manual traz informações sobre problemas como: insuficiência renal crônica, doença de Parkinson e doença falciforme. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, explica que o livro é importante para garantir uma assistência médica de qualidade no SUS.
JOSÉ GOMES TEMPORÃO: "Eu queria destacar que nós estamos aqui tratando de segurança para o paciente, de segurança para o médico, para as equipes de saúde, estamos falando de qualidade do atendimento, estamos falando de acesso a informação, acesso a educação continuada, não apenas para médicos e equipes, mas também para pacientes e entidades que representam pacientes portadores de patologias. Esse trabalho será de grande utilidade no cotidiano do exercício profissional."
CYNTHIA RIBEIRO: José Gomes Temporão ressalta que o livro também permite que os médicos possam aperfeiçoar o seu trabalho em relação a determinadas doenças. O secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Alberto Beltrame, afirma que as informações serão constantemente atualizadas.
ALBERTO BELTRAME: "É um trabalho contínuo, mesmo esse protocolos deverão ser revisados com o tempo, não uma receita de bolo, é importante que se diga que ersses protocolos tem que ter flexibilidade, tem que ser adaptado às condições locais, as peculiariedades da assistência de cada lugar. E eles precisam ser revisados periodicamente, porque as evidências científicas, a bibliografia disponível evolui também."
CYNTHIA RIBEIRO: Alberto Beltrame, do Ministério da Saúde, lembra esses protocolos clínicos de 33 doenças, fazem parte de um total de 63, que serão lançados até o final do ano.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Cynthia Ribeiro

EDITAL: Matemática

A direção da E. E. Paula Frassinetti comunica que haverá reunião no dia 13, quarta – feira, às 9h00, para designação de um professor de matemática, para 18 aulas, nos turnos matutino e noturno, em substituição à licença saúde até 14 de novembro de 2010. Os interessados comparecer a escola munidos de documentos pessoais.

TRÂNSITO: Projeto vai tentar reduzir mortes e violência no País

JULIANA COSTA: De acordo com dados do Ministério da Saúde, mais de 300 mil brasileiros perderam a vida no trânsito, entre 2000 e 2008. Para planejar ações que reduzam o número de acidentes e mortes nas vias urbanas do País, foi criado o Projeto Vida no Trânsito. O objetivo do projeto é estimular estados e municípios a criarem ações positivas no transito que possam ser ampliadas para todo o País. Cinco capitais brasileiras foram escolhidas para iniciar as campanhas locais educativas. Segundo o consultor técnico do Departamento de Análise de Situação da Saúde do Ministério da Saúde, Luiz Otávio Maciel, as iniciativas locais terão que levar em conta os principais fatores causadores da violência no transito do Brasil.
LUIZ OTÁVIO MACIEL: "Ele é voltado para intervenções de curto e médio prazo, baseada em fatores de risco potencialmente favoráveis a ocorrência de acidentes. E essa intervenção é, portanto, em cima do fatores de risco: o fator álcool e direção; e o fator velocidade excessiva e inadequada."
JULIANA COSTA: Uma das capitais que fará parte da fase inicial do projeto, Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, já começou a traçar um diagnóstico local da mortalidade no trânsito e definir as ações prioritárias para os próximos dois anos. Luiz Otávio Maciel explica que essas medidas têm um diferencial importante com relação ao que já é feito no País.
LUIZ OTÁVIO MACIEL: "Primeiro, o envolvimento intersetorial mais efetivo; segundo a adequação das diretrizes das Nações Unidas, por exemplo, um eixo estratégico que é a segurança dos usuários na via. Mas, por exemplo, tem outros eixos estratégicos, como melhoria da infraestrutura viária, que aí inclui a efetiva participação dos órgãos de trânsito, potencializando a fiscalização, aumentando a capacidade de operação."
JULIANA COSTA: O consultor técnico do Departamento de Análise de Situação da Saúde do Ministério da Saúde ressalta que os municípios selecionados deverão, em um prazo de dois anos, planejar e implementar ações que reduzam as lesões e mortes provocadas pelo trânsito.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Juliana Costa

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

LOCAL: Iniciaram as pré-conferências Municipais de Saúde em Paraíso

O Conselho Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social de Paraíso deram início nesta segunda, dia 4, às pré-conferências municipais de saúde previstas para acontecerem em todos os bairros da cidade. O objetivo será em divulgar a IV Conferência Municipal de Saúde, que será realizada em dezembro de 2010, além de eleger os delegados usuários, elaborar propostas para os problemas de saúde enfrentados pela população, otimizar as políticas de saúde do município e principalmente estreitar a relação da população com o poder público. No dia 4, a pré conferência foi realizada na Unidade de Saúde da Família da Vila Mariana. Já na terça-feira, dia 5, aconteceu reunião mensal do Conselho Municipal de Saúde e também a pré conferência na USF do São Judas. Na quarta, dia 6, o local escolhido foi a USF Caic I e nesta quinta, dia 7, será no Caic 3. Haverá um intervalo devido ao feriado e depois acontecerão as reuniões nas demais unidades da família do município. Todas as duas reuniões têm início às 19h e são abertas a toda população do bairro.

EDITAL: Educação Física

A E. E. Clóvis Salgado comunica que no dia 08, sexta – feira, haverá reunião ás 8h00, na própria escola para designação de um professor de educação básica, regente de turma de educação física, nos turnos matutino, vespertino e noturno, cargo vago, em substituição de férias prêmio, no período de 18 de outubro à 18 de dezembro de 2010.
Interessados comparecer na escola munidos de documentos pessoais.

ESPORTE: Montezemolo diz que Massa é 'o número 1' da Ferrari

Presidente prometeu que brasileiro começará temporada 2011 em condições iguais a Alonso

A Ferrari já pediu para Felipe Massa ajudar o espanhol Fernando Alonso a faturar o título do Mundial de Pilotos, mas o presidente Luca di Montezemolo garantiu que o brasileiro não será apenas um segundo piloto na escuderia italiana. Assim, prometeu que Massa começará a temporada 2011 em condições iguais a Alonso.
"Felipe é e permanecerá sempre sendo o piloto número 1 para a Ferrari", afirmou o dirigente, ao site oficial da Ferrari. Ele, porém, cobrou um bom desempenho de Massa nas quatro corridas finais da temporada da Fórmula 1. Até agora, o brasileiro tem apresentado rendimento irregular na temporada.
"Espero o desempenho de um piloto número 1 dele. Tanto nas próximas quatro corridas e, com pneus diferentes, no próximo ano. Ele será fundamental para nos trazer vitórias na próxima temporada e para tirar pontos importantes dos nossos adversários na luta pelo campeonato mundial deste ano", disse.
Neste ano, no GP da Bélgica, a Ferrari ordenou que Massa cedesse a liderança para Alonso, que venceu a corrida e agora luta pelo título. O espanhol está na vice-liderança do Mundial de Pilotos, com 191 pontos, 11 atrás de Mark Webber. Já o brasileiro está apenas na sexta colocação, com 128 pontos.
Fonte: Eldorado ESPN - AE
Foto: Martin Meissner/AP

ANVISA: Registro eletrônico de medicamentos vai agilizar processo de analise técnica

JULIANA COSTA: A Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária – informatizou recentemente o registro de análise técnicas de medicamentos. Com a novidade, as pesquisas, laudos de laboratórios e outros documentos exigidos pela Agencia para a aprovação dos medicamentos vão ser enviados de forma eletrônica dando agilidade e mais qualidade ao processo. O diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Raposo, explica que além dos fabricantes de medicamentos, os consumidores também vão ser beneficiados com a iniciativa.
DIRCEU RAPOSO: "O consumidor pode usufruir indiretamente. A partir do momento em que a Anvisa lança um alerta sobre determinado produto, suspende, tem instrumentos para tomar a decisão mais ágil e mais rápida, obviamente os danos e os riscos vão ser também minimizados e a utilização de produtos necessários também será mais ágil e mais rápida. Portanto, o usuário vai ter esse benefício de ter os produtos liberados ou recolhidos com mais agilidade e com uma competência técnica absolutamente definida e com uma garantia da nossa equipe técnica de fazê-lo."
JULIANA COSTA: Ainda de acordo com o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Raposo, o nível de exigência técnica vai continuar, para que a qualidade dos produtos seja cada vez maior. Para isso, os fabricantes continuam obrigados a comprovar a segurança e a eficácia dos medicamentos. A análise técnica mais rápida, aprovação de novos tratamentos em menor tempo e redução de custos para as empresas são algumas das vantagens do registro eletrônico de medicamentos.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Juliana Costa

ESPORTE: São Paulo reage e bate Vitória na estreia de Carpegiani

O técnico Paulo César Carpegiani mostrou que tem estrela na noite desta quarta-feira, em sua estreia pelo São Paulo. De volta ao clube após quase 11 anos, o novo comandante são-paulino viu as suas modificações na equipe titular surtirem efeito e o time superou o Vitória por 2 a 0, em jogo disputado na Arena Barueri, mas com mando do São Paulo. Dagoberto, que vinha na reserva, e Fernandinho marcaram os gols.
Com o resultado na partida válida pela 28.ª rodada Brasileirão, o São Paulo deu sinais de reação, se recuperando de uma sequência de duas derrotas e um empate. Com 38 pontos, o time está na parte intermediária da tabela e encara no sábado o lanterna Prudente, fora de casa. O Vitória, com quatro derrotas seguidas, tem 31 pontos e se preocupa cada vez mais com o rebaixamento. No domingo, a equipe pega o ameaçado Goiás, em Goiânia.
Mesmo com desfalques importantes como Ricardo Oliveira, Richarlyson, Xandão e Fernandão, Carpegiani montou uma equipe ofensiva e foi premiado com o triunfo. O São Paulo foi superior, enquanto o Vitória pouco fez para evitar o revés. Além de Dagoberto, que voltou a ser titular e abriu o placar, Fernandinho foi o outro destaque, marcando novamente em Barueri, onde fez quatro gols em sua estreia pelo clube.

O JOGO - A partida começou com amplo domínio do São Paulo. O trio ofensivo armado por Carpegiani ia dando resultado, mas o time ainda carecia de objetividade. Já o Vitória deixou claro que só buscaria o gol nos contragolpes ou em algum lance isolado. Ainda nos primeiros minutos, a equipe baiana perdeu Eduardo por lesão - Jonas entrou em seu lugar.
Na primeira vez em que o São Paulo chegou com perigo, já fez 1 a 0. Com 17 minutos de jogo, Lucas fez passe para Jean por entre as pernas da marcação e o volante improvisado de lateral avançou pela direita. Quase na linha de fundo, cruzou atrás para Dagoberto, que chegou batendo meio sem jeito, mas colocou nas redes do Vitória.
Daí pra frente, o São Paulo não teve grandes dificuldades para se manter em vantagem e procurar ampliar o placar. No primeiro tempo, os únicos sustos para o time anfitrião vieram num domínio errado de Casemiro, que quase acabou em gol contra, e em uma saída errada de Rogério Ceni. Thiago Humberto aproveitou para tentar o chute de longe, mas o próprio goleiro fez a defesa.
Aos 29 minutos, veio o segundo gol são-paulino, em jogada individual de Fernandinho. Comprovando a sua inspiração para marcar gols na Arena Barueri, o atacante recebeu na intermediária, passou por dois marcadores na base da velocidade e mostrou técnica para driblar o goleiro Lee, tocando depois para a meta vazia.
Ainda na primeira etapa, as coisas ficaram mais complicadas para o Vitória quando Uelliton recebeu o amarelo por cometer uma falta, reclamou com o árbitro e acabou expulso. Com um a menos, o time baiano ainda viu Lee evitar o terceiro do São Paulo em nova jogada de Fernandinho, que roubou a bola na entrada da área e bateu forte cruzado.
No segundo tempo, o São Paulo manteve o ritmo apenas nos primeiros instantes. Logo de cara, Lucas fez grande jogada pela direita, passando por dois marcadores, mas cruzou muito atrás. Mesmo assim, Diogo chegou batendo e a bola parou na zaga do Vitória. E foi a chance mais clara do time anfitrião por muito tempo.
Mesmo seguindo com um ataque veloz, que trocava passes com muita rapidez, o São Paulo cedeu espaços e viu o Vitória crescer. Mesmo assim, a atuação apagada de Kléber Pereira, impedia a equipe visitante de chegar perto do seu gol. Tanto que o centroavante acabou sendo substituído por Júnior, já depois dos 30 minutos.
Na segunda metade da etapa complementar, porém, foi o São Paulo que voltou a ser perigoso. Já com Marlos no lugar de Casemiro e Sérgio Mota na vaga de Fernandinho, a equipe voltou a mostrar grande ofensividade. Sob os gritos de olé dos mais de 14 mil pagantes em Barueri, o time foi ao ataque, mas faltava sempre o último passe, o que manteve o placar de 2 a 0.
Fonte: Eldorado ESPN - Rafael Bragança
Foto: Paulo Pinto e José Patrício/AE

EDITAL: Todas as matérias

O Centro Educacional Ateneu está recebendo currículos para cadastro de reservas de todas as matérias para ministrar aulas no supletivo. Os professores do ensino fundamental / médio e preparatório para exame de massa terão maiores informações: Praça Comendador José Honório, 100 - 2º andar, Centro. Telefone: 3531-3357

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

EDITAL: Educação Básica

A direção da E. E. Professora Inês Miranda Almeida comunica que haverá reunião dia 07, quinta – feira, ás 16h00, na própria escola, para designação de 1 auxiliar de serviços da educação básica em substituição até 30 de outubro. Os interessados deverão comparecer a escola munidos de documentos pessoais.

LOCAL: Estão abertas as inscrições da 3ª Edição do Concurso Beleza Negra em Paraíso

A partir do dia 13, quarta-feira, estarão abertas as inscrições para o 3º concurso Beleza Negra paraisense. O evento acontece no dia 14 de novembro, às 19h, no Teatro Municipal Sebastião Furlan, e faz parte da programação oficial da 4ª Semana de Estudos da Consciência Negra (SECON) que, este ano, acontece de 14 a 21 de novembro em São Sebastião do Paraíso. O concurso terá duas categorias: Infantil (ambos os sexos na idade de 7 a 14 anos) e Adulto (também ambos os sexos, na idade acima de 15 anos). A premiação em dinheiro será apenas para o 1º, 2º e 3º lugar da categoria Adulto. Os vencedores da categoria adulto que ficarem em 1º lugar, será considerado o casal Beleza Negra paraisense 2010. Para participar, os interessados deverão se inscrever até o dia 5 de novembro, das 13h às 17h, na Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal. As inscrições são gratuitas.

SUS: Ministério da Saúde lança manual que define o diagnóstico e o tratamento de 33 doenças

CYNTHIA RIBEIRO: O Ministério da Saúde lançou, nessa quarta-feira, um livro que reúne informações clínicas para orientar médicos sobre como agir no diagnóstico, tratamento, e acompanhamento dos pacientes. É uma espécie de guia, com dados detalhados sobre 33 doenças, criado para capacitar os profissionais de saúde. Com base nesse documento, eles também vão poder ensinar ao paciente qual é o tratamento correto para cada tipo de doença. O manual traz informações sobre problemas como: insuficiência renal crônica, doença de Parkinson e doença falciforme. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, explica que o livro é importante para garantir uma assistência médica de qualidade no SUS.
JOSÉ GOMES TEMPORÃO: "Eu queria destacar que nós estamos aqui tratando de segurança para o paciente, de segurança para o médico, para as equipes de saúde, estamos falando de qualidade do atendimento, estamos falando de acesso a informação, acesso a educação continuada, não apenas para médicos e equipes, mas também para pacientes e entidades que representam pacientes portadores de patologias. Esse trabalho será de grande utilidade no cotidiano do exercício profissional."
CYNTHIA RIBEIRO: José Gomes Temporão ressalta que o livro também permite que os médicos possam aperfeiçoar o seu trabalho em relação a determinadas doenças. O secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Alberto Beltrame, afirma que as informações serão constantemente atualizadas.
ALBERTO BELTRAME: "É um trabalho contínuo, mesmo esse protocolos deverão ser revisados com o tempo, não uma receita de bolo, é importante que se diga que ersses protocolos tem que ter flexibilidade, tem que ser adaptado às condições locais, as peculiariedades da assistência de cada lugar. E eles precisam ser revisados periodicamente, porque as evidências científicas, a bibliografia disponível evolui também."
CYNTHIA RIBEIRO: Alberto Beltrame, do Ministério da Saúde, lembra esses protocolos clínicos de 33 doenças, fazem parte de um total de 63, que serão lançados até o final do ano.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Cynthia Ribeiro

terça-feira, 5 de outubro de 2010

MELASMA: Manchas marrons que surgem no rosto das mulheres causam problemas de autoestima

GISELE DAEMON: Manchas marrons que aparecem no rosto de mulheres grávidas ou que estão fazendo algum tipo de tratamento hormonal. O problema conhecido como melasma ocorre por causa dessa alteração de hormônios associada à exposição ao sol. Os locais mais afetados são bochechas, testa e nariz. O dermatologista Erasmo Tokarski explica os principais fatores que contribuem para o aparecimento dos melasmas.
ERASMO TOKARSKI: "Essas manchas, elas podem ocorrer com o aparecimento de anticoncepcionais, tomando anticoncepcional, com a gravidez e o sol, principalmente. Em alguns casos, também, nas pessoas morenas que têm uma tendência de bronzeamento rápido, têm uma tendência maior de fazer essas manchas. Essas manchas elas ocorrem entre vinte e poucos anos até os cinqüenta e poucos anos. Então, é uma mancha que acompanha uma grande parte da vida da mulher."
GISELE DAEMON: Apesar de não apresentarem riscos para a saúde, o dermatologista Erasmo Tokarski afirma que os melasmas podem causar sérios problemas de autoestima.
ERASMO TOKARSKI: "Do ponto de vista clínico elas não trazem nenhum problema para a saúde da mulher, a não ser um problema estético e esse problema de saúde pode levar ao afastamento social, da família, dos amigos, a depressões. Então, eu já vi casos bastante intensos em função do melasma. Quer dizer, clinicamente ele pode levar a depressões, coisa que também pode afastar a mulher das atividades normais, inclusive comerciais."
GISELE DAEMON: O dermatologista Erasmo Tokarski enfatiza que os melasmas têm tratamento. Ao surgirem as primeiras manchas, a pessoa deve procurar, o quanto antes, um especialista. Esse tratamento pode levar de alguns meses até um ano e o profissional indicado para fazê-lo é o dermatologista.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Gisele Daemon

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

EDITAL: Educação Básica

A direção da Escola Estadual Mariana Marques educação especial, comunica que haverá reunião no dia 05, terça - feira ás 15h00, na propria escola, para designação de 1 professor de educação básica para turno matutino, em substituição até dia 18 de dezembro de 2010. Os interessados, comparecer na escola, munidos de documentos pessoais.

EDITAL: Língua Portuguesa

A direção da Escola Estadual Paula Frassinetti comunica que haverá reunião no dia 05, terça - feira ás 13h00, na própria escola, para designação de 1 professor de língua portuguesa, 17 aulas, e 02 aulas de redação e expressão, em substituição á licença saúde até 29 de novembro de 2010. Os interessados, comparecer na escola, munidos de documentos pessoais.

SINE de Paraíso registra oportunidades de emprego que não foram preenchidas

Segundo a gerente da Unidade de atendimento ao trabalhador, o SINE de São Sebastião do Paraíso, Juslaine das dores Lima, que infelizmente, existem muitas vagas de emprego que ainda não foram preenchidas e a falta de qualificação ainda é um problema em nosso município. Conforme a participação em entrevista, para a Rádio da Família Juslaine ressalta também que para qualquer tipo de informação é só comparecer a unidade localizada na Rua Pimenta de Pádua, 1237.

ECONOMIA: Produtor rural terá recuperação de renda para 2011

A Câmara Temática de Insumos Agropecuários, órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, concluiu que o ano agrícola 2010/2011 será de recuperação da renda para o produtor. Estão previstos um crescimento na produção de grãos de 2% em comparação com a safra passada, e mais um crescimento de 8% da receita ao agricultor. Para o presidente, Cristiano Walter Simon, se agregar as culturas perenes, como café, cana e citricultura, o valor será de aproximadamente R$ 183 bilhões. Todo o trabalho aponta que em 2010 a renda total do setor agrícola, envolve as culturas temporárias de algodão, arroz, feijão, milho, soja e trigo, e as lavouras perenes como as de café,cana-de-açúcar, fumo, laranja, além de outras culturas.

PESQUISA: Homens detestam as famosas “DRs”

JULIANA COSTA: Uma pesquisa recentemente divulgada pela Universidade de Southern da Califórnia revelou o que muita gente já desconfiava: que os homens detestam discutir a relação. De acordo com o estudo, ao serem chamados para as famosas "DRs", os homens deixam de prestar atenção no conteúdo da conversa quando percebem que o rosto da parceira está com expressão de raiva ou de medo. A psicóloga Cristiane Decat concorda com o resultado do estudo, mas pondera que ao invés de uma longa conversa, os homens preferem resolver os problemas de maneira objetiva.
CRISTIANE DECAT: "O homem costuma ser mais objetivo nas discussões, inclusive encontrar as soluções para aquele problema que está existindo. Diferente da necessidade da mulher, que muitas vezes é falar, exteriorizar uma tristeza, uma dúvida, um problema que ela está vendo. Então assim, o homem nessa ânsia de resolutividade, ele acaba como se parasse de prestar atenção naquilo que está sendo dito. Os objetivos são diferentes: o do homem é em resolver e o da mulher é falar sobre aquele sofrimento, aquele problema que ela está vivenciando."
JULIANA COSTA: A psicóloga acrescenta que a mulher demonstra insatisfação de maneira mais fechada e espera que o homem perceba que existe de fato um problema.
CRISTIANE DECAT: "Ela tem essa postura de se ver a cara dele chateada, de entender porque ele está chateado, se vê ele preocupado, tentar entender porque ele está preocupado, ou seja, ela tenta fazer com que o homem verbalize mais seus sentimentos. Então, ela automaticamente espera esse mesmo posicionamento quando ela tem um problema ou quando ela tem alguma coisa. E é ao contrário, se o homem pergunta pra mulher: "Ah, o que foi, está acontecendo alguma coisa?" e ela fala: "Não, não tem nada", ele: "Ah,então tudo bem". Se não tem e se não quer falar ele acaba respeitando esse espaço."
JULIANA COSTA: A psicóloga Cristiane Decat afirma que discussões em um relacionamento são inevitáveis, porém, podem ser resolvidas de maneira amigável e simples. Ela aconselha os casais a discutirem os assuntos de maneira centralizada e objetiva.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Juliana Costa

EDITAL: Língua Portuguesa

A direção da Escola Estadual Comendadora Ana Cândida de Figueiredo, comunica que haverá reunião no dia 05, terça - feira, ás 7h30 na própria escola, para designação de 01 professor regente de aulas, língua portuguesa, no turno matutino em substituição por 15 dias. Os interessados, comparecer na escola, munidos de documentos pessoais.