sexta-feira, 22 de março de 2013

RECEITA DE HOJE

Bacalhoada

Ingredientes

1,5 kg de bacalhau salgado
800 g de batatas descascadas e em fatias entre 0,5 e 1 cm
1 pimentão verde cortado em tiras
1 pimentão vermelho cortado em tiras
2 cebolas grandes fatiadas
2 dentes de alho picadinhos
2 tomates maduros sem pele e sem semente cortados em pedaços grandes salsa picada
100 g de azeitonas pretas sem caroço
1 pitada de pimenta-do-reino (se gostar)
3 ovos cozidos
azeite para regar
sal a gosto

Modo de Preparo

Deixe o bacalhau de molho de um dia para o outro, trocando a água pelo menos 3 vezes
Desfie e reserve
Em uma panela grande, coloque as batatas, cubra com água e cozinhe por cerca de 20 minutos, com a panela tampada
Escorra, corte as batatas em rodelas finas e reserve
Em um refratário retangular untado com azeite, faça camadas, começando com os tomates, depois a cebola, as batatas, o Bacalhau, as ervilhas, os pimentões, as azeitonas e o cheiro-verde
Tempere com 1 colher (chá) de sal e 1 colher (café) de Ajinomoto, e regue com o azeite
Repita o processo e finalize com os ingredientes que restarem
Finalmente, distribua sobre a superfície as rodelas de ovo cozido, regue novamente com o azeite de oliva e leve ao forno baixo (150°), pré-aquecido, por cerca de 1 hora ou até que os ingredientes estejam "al dente"
Sirva em seguida
Sirva com arroz branco, salada verde e o vinho da sua preferência
Se sobrar, sirva frio no dia seguinte
É uma delícia também 
 
Fonte: Tudo Gostoso

quinta-feira, 21 de março de 2013

ANOTE A DICA

Quando você limpar um armário passe por dentro uma mistura de água com vinagre e água sanitária, isto evitará de embolorar.

Use lustra móveis nos seus vidros, ficaram muito mais brilhantes.

Coloque os panos de prato a fever com água e um pouco de vinagre.
Ficam bem branquinhos.

Eliminar manchas de queimadores da cozinha pode ser tarefa díficil, para facilitar coloque-os numa panela e cobra-os com água e a seguir pedacinhos de sabão de côco e deixe ferver.
Depois de algum tempo quando a água já estiver morna, tire-os e lave-os normalmente. Eles ficam muito brilhantes.

quarta-feira, 20 de março de 2013

ANOTE A DICA

Gordura no fogão

Vc acabou de fazer uma fritura, o fogão ficou com aquele óleo todo respingado e vc está com pressa?
Não se preocupe! Basta embeber uma toalha de papel em alcool e limpar a superfície engorgurada que imediatamente todo o óleo sumirá podendo vc deixar para depois a limpeza mais detalhada já que o o incomodo dela e do seu mal cheiro não mais lhe incomodarão.

Parece milagre.

Em um recipiente adicione uma parte de querosene e tres vezes de água, sacuda bem e jogue nas formigas. Elas fritarão.
Se vc conseguir jogar em todo o formigueiro eliminará por completo essa terrível vizinhança.

Existe vários serviços domésticos para manter a casa em ordem, um deles é dar a roupa a ferro. Para facilitar a tarefa, aprenda aqui alguns truques.
Ter um bom ferro de passar é o primeiro passo. Prefira os modelos com termostato prático, que disponha de várias opções de níveis de temperatura. Assim, você pode ajustar a temperatura ideal de acordo com cada tipo de tecido. A temperatura ideal em que a peça deve ser passada geralmente vem indicada na etiqueta.
Não deixe a roupa apanhar sol em demasia pois ficam muito mais difíceis de passar.
Para ajudar a engomar utilize produtos para remover vincos e partes enrugadas.
Em roupa de cor escura, cetim, linho, estampadas, ou com bordados devem ser passadas do avesso. Par evitar lustro utilize um pano fino por cima da peça que vai engomar.
As camisas são as peças consideradas mais complicadas de serem passadas, para facilitar aqui ficam algumas sugestões: comece deixando o colarinho recto sem dobrar em seguida passe os punhos, mangas, parte frontal, por último passe a parte das costas, finalize dobrando o colarinho e pendure a camisa imediatamente no cabide.

terça-feira, 19 de março de 2013

ANOTE A DICA

Máscara hidratante para pele ressecada

. 1 abacate
. 1 colher (sopa) de mel

Como fazer: Amasse o abacate com o mel, aplique sobre a pele limpa e deixe agir durante 20 minutos. Enxágue com água morna. Faça essa aplicação uma vez por semana.
 
Fonte:  mdemulher.abril.com.br

MOMENTO SAÚDE

ANTIINFLAMATÓRIOS

Os antiinflamatórios são medicamentos, que como o próprio nome diz, “contra a inflamação”. Eles tiram a dor, aliviam a febre. Os mais comuns são os “não estereoidais”, os que não são corticoides.

Os efeitos de “tirar a dor e aliviar a febre” foram observados desde de muito antigamente, fazendo uso da casca do Salgueiro, no século XVIII na Inglaterra por um reverendo. Mais tarde, descobriram que esta casca é rica em “salicina”, e possui estas propriedades antiinflamatórias. A partir daí conseguiram sintetizar o ácido acetilsalicílico, usado até os dias de hoje.

Muitos outros sugiram como: diclofenaco, piroxicam, tenoxicam, meloxicam, nimesulida, ibuprofeno, naproxeno.... entre outros. São medicamentos largamente usados na medicina por seu efeito de diminuir a resposta inflamatória, tirar a dor e aliviar a febre. São usados em vários tipos de enfermidades como:

- Artrite reumatoide/reumatismo

- Dismenorréia – cólica menstrual

-Enxaqueca e outros tipos de dor de cabeça

- Dor pós cirúrgica

- Gota

- Dores nas costas

Mas devemos considerar os vários efeitos adversos pelo uso contínuo e/ou indiscriminado destes medicamentos. Eles podem causar:

- Problemas de estômago desde náuseas até hemorragia;

- Insuficiência renal e nefropatias;

- Alergias de pele, entre outros.

Por isso devem ser usados com critério e somente quando necessários. O modo de usar prescrito deve ser respeitado, e, devem ser ingeridos sempre junto com alimentos, para diminuir os danos ao estômago.

Quem tem que fazer uso contínuo, deve falar com seu médico e verificar o que pode fazer para minimizar os efeitos adversos destes medicamentos.

MEMÓRIA SERTANEJA

MILIONÁRIO E JOSÉ RICO

Romeu Januário de Matos, o Milionário, nasceu em Monte Santo/MG no dia 09 de janeiro de 1940. José Alves dos Santos, o José Rico, nasceu em São José do Belmonte/PE no dia 20 de junho de 1946. Este, por sua vez, foi criado em Terra Rica/PR, desde os dois anos de idade.
Romeu foi pedreiro, garçom e pintor de parede e encontrou inspiração musical em sua própria mãe, observando-a cantar. Aprendeu música de ouvido, não tendo estudado em nenhuma escola. José Rico era apaixonado e fiel ouvinte da música sertaneja desde criança e sempre gostou das músicas de Tião Carreiro e Pardinho, Pedro Bento e Zé da Estrada, Zico e Zéca, Liu e Léu e também Tibagi e Miltinho.
José Rico também chegou a sonhar com a carreira de jogador de futebol, tendo jogado em pequenos times de pouca expressão. Uma contusão que ele sofreu aos 18 anos obrigou-o a desistir dos gramados. A opção seguinte foi a carreira musical.
Tanto Romeu como José Alves já haviam formado diversas duplas. Os dois se conheceram na capital paulista, no final da década de 60, no Hotel "Ideal da Luz" onde estavam hospedados; próximo da Estação da Luz.
Romeu, por sua vez, acabou adotando o nome artístico de Milionário para combinar com o do novo companheiro, que já possuía o apelido de José Rico. A idéia na verdade foi inspirada no nome do famosíssimo carnê milionário do Baú da Felicidade, do Grupo Sílvio Santos.
José Rico foi na verdade o nono parceiro que Romeu conheceu, visto que este, desde criança, já cantava, ainda em sua Monte Santo natal. José Rico, por outro lado, atuava num trio com dois violões e um acordeon e se apresentava num programa da Rádio Tupi.
Ao conhecer Romeu, José Rico não teve dúvidas: deixou o trio e formou a nova dupla, cuja carreira teve seu início efetivo no ano de 1970, com a gravação do primeiro disco.
Início difícil. Não tinham divulgação nem apoio. Milionário e José Rico, no entanto, não desanimaram e foram levando o disco de emissora em emissora, por conta própria. Após algumas dificuldades na capital paulista, sem grandes resultados, Milionário e José Rico resolveram atuar em Londrina/PR, onde passaram a cantar num estúdio de gravação de jingles comerciais.
Após alguns compactos e três LPs que passaram despercibidos (na gravadora Califórnia), gravaram então em 1973 o primeiro LP pela Continental/Chantecler, gravadora à qual eles foram apresentados pelo compositor Prado Júnior que também trabalhava na produção de jingles. Esse LP, de início, vendeu pouco (apenas 700 cópias) e a Chantecler não queria que a dupla continuasse no elenco da gravadora, apesar da insistência de Brás Biaggio Baccarin que defendeu com unhas e dentes a permanência deles, pois tinha certeza de que as coisas mudariam. De fato, após alguns meses, a vendagem havia subido para cerca de 7000 cópias. Destaque no primeiro LP para as músicas "Inversão de Valores", "De Longe Também se Ama", "Paraná Querido" e "Coração de Pedra" (Belmiro).
A dupla chegou a pensar em desistir, já que música não garantia o sustento.
No entanto, após o sucesso alcançado com o primeiro LP, Milionário e José Rico já haviam sido contratados pela Continental/Chantecler, gravadora que acabou sendo responsável pela quase totalidade dos discos da dupla. E em 1975, gravaram o Volume 2, intitulado "Ilusão Perdida". Destaque para "Ilusão Perdida" e "Dê Amor Para Quem Te Ama".
Vieram depois o Volume 3 "Livro da Vida" em 1976, e o Volume 4 "As Gargantas de Ouro do Brasil" em 1977, e o sucesso cada vez maior. E ainda no mesmo ano de 1977, eles conheceram a consagração definitiva, com o estrondoso sucesso da canção rancheira "Estrada da Vida" (José Rico), faixa-titulo do LP Volume 5, sem dúvida, o maior sucesso da dupla.
"Estrada da Vida" proporcionou a venda de mais de dois milhões de cópias e originou o roteiro do filme homônimo, baseado na própria vida dos integrantes da dupla e dirigido por Nelson Pereira dos Santos. Sucesso enorme em todo o Brasil, o filme "Estrada da Vida" conquistou o primeiro lugar no Festival Internacional de Filmes de Brasília e foi vendido para diversos países, inclusive a China. Milionário e José Rico foram convidados pelo governo chinês a se apresentarem naquele país, no ano de 1985, excursão que durou um mês, num intercâmbio cultural, no qual a dupla foi mostrar sua música para o outro lado do mundo. Foi a primeira dupla brasileira que visitou esse país.
Em 1987, Milionário e José Rico também estrelaram no filme "Sonhei com Você", apesar de terem tido menos sucesso do que "Estrada da Vida".
A dupla prosseguia com sucesso cada vez maior, com a voz grave do Milionário e os falsetes e vibratos naturais do José Rico e também com suas vestimentas peculiares: Milionário com seu chapelão de cowboy e camisa aberta deixando aparecer as correntes de ouro, enquanto José Rico com sua característica barba e cabeleira, além dos óculos escuros, anéis e crucifixos! E pensar que, para Brás Biaggio Baccarin (grande incentivador da dupla que os manteve na Chantecler, apesar dos protestos da gravadora), o único problema da dupla estaria nos nomes: "... se a dupla fizesse sucesso, eles cairiam bem; do contrário, ficariam ridículos, seria uma gozação danada..."
Em 1991, após a gravação do LP Volume 20 "Vontade Dividida", ocorreu a separação da dupla por um período de três anos. Cansados da rotina, da seqüência de shows e da carreira de um modo geral, eles desfizeram a dupla e cada um decidiu tocar sua vida. Milionário formou dupla com o Mathias (da dupla Matogrosso e Mathias) e também gravou um LP com o Robertinho (da dupla Léo Canhoto e Robertinho), enquanto que José Rico chegou a tentar carreira solo e pensou inclusive em parar de cantar.
E, em 1994, Milionário e José Rico uniram novamente as suas vozes e gravaram o 21º LP "Nasci Para Te Amar", o qual foi também lançado simultaneamente em CD, o primeiro da dupla.
A dupla tem sido considerada também como sendo bastante exigente e detalhista. José Rico, de uma, certa forma, conseguiu acabar com o calote aos músicos, lamentavelmente tão comum, principalmente às duplas caipiras, já que ele sempre exigiu o pagamento em dinheiro. José Rico não aceitava cheques, pois sabia que muitos deles seriam sem fundos. Também não tinha conta bancária nem cartão de crédito.
Segundo Milionário e José Rico, o momento mais emocionante da carreira deles foi quando ouviram pela primeira vez as suas vozes gravadas. José Rico disse que a emoção maior foi com os comentários dos amigos. Milionário, por outro lado, quando ouviu pela primeira vez uma música da dupla tocando no rádio, estava num ônibus... Sentiu vontade de sair gritando para todos que era ele lá... cantando...

segunda-feira, 18 de março de 2013

ANOTE A DICA



8. Use a salsinha como tempero no dia-a-dia.

A salsinha é rica em vitaminas A e C. Ela é ótima para aliviar dores no estômago e eliminar gases do estômago e intestino. A salsa é também anticancerígena, devido à sua alta concentração de antioxidantes.

9. Soja: alimento essencial na saúde da mulher.

A soja é rica em hormônios e aumenta os níveis de estrogênio, aliviando os sintomas da menopausa. Possui atividade anticancerígena e acredita-se que combate especialmente o câncer de mama. Também auxiliando na redução do colesterol e triglicerídeos. Ela tem uma concentração de proteínas elevada, por isso pode substituir a carne.

10. 10 gotículas de própolis diariamente previnem várias doenças.

A própolis é uma substância produzida pelas abelhas e formada por ceras e resinas. Sua principal função é de fortalecimento do sistema imunológico, atuando na prevenção — e, em alguns casos, na cura — de diversas doenças. Age como antioxidante no organismo.

1. Inclua de 2 a 3 porções de frutas diárias.

As frutas são alimentos que oferecem grande quantidade de fibras, proteínas, vitaminas, sais minerais e açúcares (frutose). Elas são compostas basicamente de água, que é o composto fundamental para manter os tecidos do organismo saudáveis.