Powered By Blogger

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

PROGRAMA BOM DIA FAMÍLIA: RECEITA DE HOJE

Receita de Receita básica de sorvete

Ingredientes

1 lata de leite condensado
4 gemas
2 colheres (chá) de essência de baunilha
1 xícara (chá) de creme de leite gelado e sem soro
4 claras

Modo de preparo

Numa vasilha grande (ou no liquidificador, veja a indicação de cada receita), misture o leite condensado, as gemas, a baunilha e o creme de leite.
Junte os ingredientes de cada variação das receitas e mexa bem.
Bata as claras em neve e acrescente à mistura, mexendo delicadamente.
Coloque numa forma de bolo inglês de 12,5x26cm, forrada com papel manteiga ou numa forma refratária.
Leve ao congelador por cerca de 6 horas, ou até que o sorvete ficar firme.
Para servir, deixe por 5 minutos em temperatura ambiente.
Passe uma faca em volta da forma.
Desenforme e corte em fatias ou faça bolas com o boleador próprio para sorvetes.

Rendimento: 4 a 6 porções

Fonte: comidaereceitas.com.br

PROGRAMA BOM DIA FAMÍLIA: ANOTE A DICA




TAMPE SUAS PANELAS ENQUANTO COZINHA: Parece obvio, não é? E é mesmo! Ao tampar as panelas enquanto cozinha você aproveita o calor que simplesmente se perderia no ar.


USE UMA GARRAFA TÉRMICA COM ÁGUA GELADA: Compre daquelas garrafas térmicas de acampamento, de 2 ou 5 litros. Abasteça-a de água bem gelada com uma bandeja de cubos de gelo pela manhã. Você terá água gelada até a noite e evitará o abre-fecha da geladeira toda vez que alguém quiser beber um copo d’água.


APRENDA A COZINHAR EM PANELA DE PRESSÃO: Acredite… dá pra cozinhar tudo em panela de pressão: Feijão, arroz, macarrão, carne, peixe etc… Muito mais rápido e economizando 70% de gás.


COZINHE COM FOGO MÍNIMO: Se você não faltou às aulas de física no 2º grau você sabe: Não adianta, por mais que você aumente o fogo, sua comida não vai cozinhar mais depressa, pois a água não ultrapassa 100ºC em uma panela comum. Com o fogo alto, você vai é queimar sua comida.


ANTES DE COZINHAR, RETIRE DA GELADEIRA TODOS OS INGREDIENTES DE UMA SÓ VEZ: Evite o abre-fecha da geladeira toda vez que seu cozido precisar de uma cebola, uma cenoura, etc…


COMA MENOS CARNE VERMELHA: A criação de bovinos é um dos maiores responsáveis pelo efeito estufa. Não é piada. Você já sentiu aquele cheiro pavoroso quando você se aproximou de alguma fazenda/criação de gado? Pois é: É metano, um gás inflamável, poluente, e mega fedorento. Além disso, a produção de carne vermelha demanda uma quantidade enorme de água. Para você ter uma idéia: Para produzir 1kg de carne vermelha são necessários 200 litros de água potável. O mesmo quilo de frango só consome 10 litros.


NÃO TROQUE O SEU CELULAR: Já foi tempo que celular era sinal de status. Hoje em dia qualquer Zé Mané tem. Trocar por um mais moderno para tirar onda? Ninguém se importa. Fique com o antigo pelo menos enquanto estiver funcionando perfeitamente ou em bom estado. Se o problema é a bateria, considere o custo/benefício trocá-la e descartá-la adequadamente, encaminhando-a a postos de coleta. Celulares trouxeram muita comodidade à nossa vida, mas utilizam de derivados de petróleo em suas peças e metais pesados em suas baterias. Além disso, na maioria das vezes sua produção é feita utilizando mão de obra barata em países em desenvolvimento. Utilize seus gadgets até o final da vida útil deles, lembre-se de que eles certamente não foram nada baratos.


COMPRE UM VENTILADOR DE TETO: Nem sempre faz calor suficiente pra ser preciso ligar o ar condicionado. Na maioria das vezes um ventilador de teto é o ideal para refrescar o ambiente gastando 90% menos energia. Combinar o uso dos dois também é uma boa idéia. Regule seu ar condicionado para o mínimo e ligue o ventilador de teto.
Fonte: vocesabia.net

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Capacitação prepara educadores para o novo Ensino Médio em 2013

O ano de 2013 ainda não começou, mas os preparativos para a expansão do projeto Reinventando o Ensino Médio continuam. Entre esta terça (4) e quinta-feira (6), cerca de 600 educadores, de 62 escolas estaduais, realizam a primeira capacitação para o projeto. Esses profissionais da educação fazem parte do novo grupo de 122 escolas que passarão a ofertar um ensino médio diferenciado a partir do próximo ano. Cerca de 60 mil alunos passarão a ser atendidos em 2013. A capacitação ocorre no Plug Minas - Centro de Formação e Experimentação Digital, parceiro da Secretaria de Estado de Educação (SEE).

Na abertura do encontro, a secretária-adjunta de Estado de Educação, Sueli Pires, disse que o poder público e os educadores têm o papel de estimular as aptidões diversas dos alunos ainda no período escolar.

A secretária-adjunta ainda mostrou a responsabilidade da rede estadual no atendimento de alunos do ensino médio em Minas Gerais. Aproximadamente, 87% das vagas para esse nível de escolaridade são ofertadas pelas escolas estaduais. A rede privada fica com 10% dos alunos. O sistema federal, com 2% e as redes municipais, juntas, atendem a 1% dos alunos no ensino médio.

Um olhar para a empregabilidade

Com o objetivo de tornar o currículo do ensino médio cada vez mais atrativo para os estudantes, o Reinventando o Ensino Médio conta com a oferta de conteúdos diferenciados. Além das disciplinas comuns das áreas da Linguagem, Exatas, Biológicas e Humanas, os estudantes poderão optar por conteúdos focados em uma das seis áreas de empregabilidade a serem ofertadas pelo projeto a partir de 2013.

Além das áreas de Comunicação Aplicada, Tecnologia da Informação e Turismo, ofertadas em 2012 de forma piloto em 11 escolas da capital mineira, os estudantes do novo grupo de escola poderão escolher entre os conteúdos de Empreendedorismo e Gestão, Meio Ambiente e Recursos Naturais, além de Estudos Avançados em Linguagens e Ciências.

Para os trabalhos com os conteúdos de empregabilidade, a escola teve uma ampliação do tempo de formação do estudante no ensino médio. São 3 mil horas, sendo 2,5 mil horas para a formação geral e 500 horas para a formação específica de acordo com a área de empregabilidade escolhida pelo aluno.

Capacitação focada no diálogo

Durante os três dias de capacitação, os participantes serão orientados a estabelecer um diálogo dos conteúdos das áreas de empregabilidade, com os conteúdos básicos comuns. As contribuições a serem feitas pelos diretores, os supervisores, os coordenadores e orientadores do projeto, além dos professores, serão discutidas durante a capacitação. Representantes das 11 escolas onde o projeto já é desenvolvido também farão relatos de experiências sobre os trabalhos realizados com os 5.979 alunos do 1º ano do ensino médio.



Fonte: Agência Minas

PEC das domésticas é aprovada em segundo turno

O plenário da Câmara acaba de aprovar em segundo turno a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 478/2010 que amplia os direitos dos trabalhadores domésticos. Foram 347 votos a favor, dois contrários e duas abstenções. A proposta segue agora para apreciação, também em dois turnos, no Senado Federal.

O texto estende aos domésticos 16 direitos assegurados hoje aos demais trabalhadores urbanos e rurais regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), incluindo obrigatoriedade de recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), hora extra e adicional noturno. A categoria reúne 6,6 milhões de brasileiros, sendo a maioria formada por mulheres (6,2 milhões).



Fonte: Agência Brasil

PROGRAMA BOM DIA FAMÍLIA: ANOTE A DICA

Como tirar manchas de vinho, batom, ovo e gordura

Ninguém gosta de perder nenhuma peça de roupa ou do enxoval por conta de uma marca indesejada, não é mesmo? Por isso eu listei aqui as manchas que mais encomodam uma dona-de-casa, ensinando a como removê-las. Tome nota!

Machas de vinho
Remova manchas de vinho tinto em tapetes, toalhas de mesa, camisas ou tecidos de algodão com vinho branco. Lave a peça em seguida ou, se for tapete, deixa apenas secar.

Manchas de ovos
Faça uma pasta de água e sal e coloque sobre a mancha. Deixe agir por alguns minutos. Em seguida, esfregue bem e lave normalmente.

Manchas de gordura
No tapete: misture uma colher (sopa) de álcool e 4 colheres (sopa) de sal e passe no local deixando agir por 5 minutos.

Na roupa: espalhe uma quantidade pequena de amido de milho ou talco no local da mancha. Em seguida, coloque uma folha de papel absorvente na parte inferior e superior da mancha e passe o ferro bem quente.

Manchas de batom
Passe no local da mancha removedor de esmalte, friccionando bem. A dica é muito usada em lojas de roupas, pois as clientes ao provarem peças não tomam muito cuidado.
 
Fonte: daquidali.com.br

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

PROGRAMA BOM DIA FAMÍLIA: ANOTE A DICA

Para fins de semana, feriado ou dias de pressa, nada melhor do que uma comida rápida, gostosa e que causa aquela sensação de conforto. Que tal experimentar uma pizza de panela de pressão?

Ingredientes:
 
30 gramas de fermento biológico
1 colher(chá ) de sal
1 colher (chá ) de açúcar
1 xícara (chá) de água
½ xícara (chá) de óleo
500 gramas de farinha de trigo

Recheio (sugestões):

Molho de tomate
Mussarela ralada(ou outro tipo de queijo)
Presunto (ou outro embutido)
Cebola fatiada
Legumes (milho, ervilha, brócolis....)
Palmito ou cogumelo
Azeitonas

Modo de Preparo
Em um recipiente, coloque o sal, o açúcar e o fermento, mexendo para dissolver. Adicione a água, o óleo e a farinha, misturando bem para obter uma massa homogênea.

Cubra e deixe descansar por 20 minutos. Em seguida, divida a massa em bolinhas e abra para formar os discos.

Aqueça e panela de pressão, despeje um pouco de azeite, coloque um disco, depois o molho e o recheio escolhido. Tampe a panela, abaixe o fogo e deixe por 4 minutos.

Retire a pressão, abra a panela e sirva a pizza.
 
Fonte: daquidali.com.br

PROGRAMA MANHÃ SERTANEJA: MEMÓRIA SERTANEJA

Valdomiro Neres Ferreira (Goiano) e João Roberto Alonso (Paranaense) formam uma jovem e excelente dupla que, apesar de ter se formado na década de 1980, é autêntica e defende "com unhas e dentes" o estilo caipira raiz.
Nascido em Sítio de Abadia, próximo a Goiânia-GO, no dia 11 de maio de 1960, Valdomiro formou inicialmente com o Violeiro Valdo de Souza (também conhecido como Valdo Viola) a dupla "Neres e Nerci", dupla essa que durou de 1978 até 1980.
A dupla, no entanto, não chegou a gravar nenhum disco e acabou se desfazendo, ainda no início da década de 1980. Nessa época, o Valdomiro formou com João Roberto Alonso a dupla "Goiano e Paranaense", enquanto que o Valdo formou outra dupla com seu irmão Valdinho.
João Roberto Alonso (Paranaense) nasceu em Londrina-PR no dia 10 de abril de 1959 e, com apenas 2 meses de idade seguiu para o interior paulista, na região de São José do Rio Preto-SP, onde reside até hoje.
"Goiano e Paranaense" lançaram seu primeiro LP em 1988: "Lágrimas de Pai", O segundo LP, no entanto, só foi lançado seis anos depois, em 1994. Nesse período, entre diversos shows, Goiano e Paranaense sobreram um acidente de carro nas proximidades de Orlândia-SP, próximo à cidade de Ribeirão Preto-SP. Goiano dormia no banco traseiro e foi atirado para fora do veículo, tendo sofrido lesões na garganta.
Impossibilitado de cantar e praticamente sem fala durante quase dois anos, Goiano recuperou sua voz graças ao Dr. Paulo Fontes e a gravação do segundo disco foi possível. Goiano e Paranaense gravaram mais três discos: "A Voz do Cantador" (1996), "O Poder do Criador" (2000) e "Minha Vida, Minha Luz" (2003). A dupla "Goiano e Paranaense" se desfez no início de 2008. Goiano formou uma nova dupla com Gustavo E o Paranaense formou nova dupla com Geraldo Viola, o mesmo que integrava a dupla Geraldo Viola e Dino Guedes.. Geraldo Viola e Dino Guedes continua existindo como dupla, no entando, não é mais o Geraldo Viola do início da respectiva dupla; é um novo parceiro. E o Geraldo Viola da respectiva dupla em seu início é o mesmo Geralldo Viola da dupla "Geralldo Viola e Paranaense"...
De qualquer forma, as duplas "Goiano e Gustavo" e "Geralldo Viola e Paranaense" também duraram pouquíssimo... É que no primeiro semestre de 2009, Goiano e Paranaense anunciaram que voltaram a cantar em dupla novamente, anunciando novo CD para alegria de seus fãs.

Fonte: Recanto Caipira

PROGRAMA BOM DIA FAMÍLIA: MOMENTO SAÚDE


CICLO MENSTRUAL

Ciclo Menstrual é o nome dado ao processo hormonal feminino, responsável pela emissão de um óvulo pelo ovário para uma possível fecundação. Esse período vai do primeiro dia de uma menstruação o primeiro dia da seguinte. Durando de 28 a 30 dias, variando entre ciclos maiores, menores e irregulares, o ciclo menstrual é característica do aparelho reprodutor feminino.

Com a série de mudanças físicas e mentais na menina, ocorre o surgimento da menarca isto é, a 1ª menstruação. Ela ocorre por volta dos doze anos de idade e é definida por períodos irregulares, com quantidade e duração de fluxo variando de ciclo para ciclo.

O ciclo menstrual, basicamente, ocorre da seguinte maneira:

-Ovulção;

-Possível fecundação;

-Menstruação – descamação do endométrio(menbrana que reveste o útero) quando não ocorre fecundação e eliminação do óvulo na menstruação

Essas etapas se repetem todo mês, dando início a um novo período fértil. Costuma-se dizer que entre o 10º e o 18º dia de um ciclo regular de 28 dias, a mulher se encontra fértil, sendo provável a ovulação e a manutenção do óvulo por algum tempo nessa fase. Sabendo disso pode-se fazer a tabelinha. O primeiro dia do ciclo é o primeiro dia da menstruação. Contando 10dias, inicia-se a fase fértil, que vai, provavelmente até décimo oitavo ou vigésimo dia. Nestes dias a mulher está apta a engravidar. O dia “certinho” pode variar, e, também deve-se considerar uma mulher com ciclo bem regular. Caso seja irregular, esta “tabelinha” não é eficaz.

Durante mais ou menos 35anos, este ciclo vai se repetir, salvo alguma alteração, doenças. Por volta dos 50anos, inicia-se a Menopausa. Nesta fase a menstruação vai diminuindo devido a queda de produção dos hormônios sexuais femininos. O ovário já não produz óvulos regularmente. A queda na produção destes hormônios traz algumas consequência, como osteoporose, depressão, obesidade, etc. Cabe a mulher, junto com seu médico ginecologista, avaliar se fará reposição hormonal ou não. Esta reposição vai depender de vários fatores que devem ser verificados atentamente.





segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

PROGRAMA BOM DIA FAMÍLIA: ANOTE A DICA

Armário sequinho
Acabe com o mofo no armário preparando pedrinhas de absorção. Faça assim: em um recipiente, misture 1 xícara de gesso em pó, ½ xícara de água e 1 colher (sopa) da essência de sua preferência. Misture os ingredientes, coloque a mistura em forminhas de acetato (aquelas de fazer bombons) e desenforme quando estiver bem seca. Ponha as pedrinhas no armário, em um recipiente aberto. Substitua-as quando estiverem úmidas ou a cada 90 dias, no máximo.

Casa mais cheirosa
Essa é para quem tem abajur com lâmpada amarela: desligue o aparelho e pulverize sua essência preferida na lâmpada. Quando o abajur estiver aceso, a lâmpada quente começa a exalar o aroma escolhido, perfumando rapidinho todo o ambiente.

Computador limpo
Limpe o mouse, o teclado e o gabinete do computador com uma esponja nova umedecida em vinagre branco. Em seguida, passe um pano seco. Importante: só use esse (ou qualquer produto, mesmo natural) depois de fazer um teste em uma área pequena.

Objetos sem ferrugem
Aplique refrigerante à base de cola sobre a ferrugem e friccione bem o local com um pedaço de papel-alumínio. Finalize com um pano limpo. Procure manter a área sempre seca.

Faxina mais rápida
Envolva uma vassoura com uma meia de seda velha e passe no piso empoeirado. A poeira adere à meia sem espalhar o pó. Use a meia nas mãos também para limpar os móveis: você fará a limpeza mais rápido!


Fonte: mdemulher.abril.com.br