Powered By Blogger

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

ESPORTE: Companheiros fazem coro de apoio por volta de Ronaldo

Jogar futebol não tem sido mais tão fácil para Ronaldo. Nesta quinta-feira, no jogo-treino contra o Nacional, treinado pelo ex-jogador Vampeta, o Fenômeno mostrou nítido cansaço. Pouco correu, brigou com o suor que escorria pelo rosto e não conseguiu fazer gols. Mesmo quase parado, mostrou boa técnica ao dar passes para Danilo. Na sua luta para voltar a jogar, um dia após admitir a iminente aposentadoria, ele ganhou aliados.
"Eu e o Jorge Henrique vamos correr para ele, não tem problema, não. O Ronaldo é um cara que pode definir muitas partidas para a gente", afirmou o atacante Iarley, que novamente deve ser titular com a ausência do centroavante e também de Dentinho, ainda fora por causa de lesão muscular na coxa direita. Elias também segue a linha de que se esforça por Ronaldo. Assim como Bruno César. "Vou jogar para lhe servir", disse o camisa 10. Ronaldo tem enorme respeito do grupo. Todos o admiram e prometem não poupar esforços para vê-lo em ação. "Estou sempre pressionando o Ronaldo a jogar", comentou Iarley. "O Ronaldo pode estar fora da forma física, mas a gente, treinando, fica maravilhado com as coisas que ele faz. Com esse peso faz coisas que eu, magro, bem fisicamente, não consigo fazer."
Ronaldo volta provavelmente no próximo dia 29, contra o Vitória, no Pacaembu, pela 17.ª rodada do Campeonato Brasileiro. Neste domingo, diante do São Paulo, a equipe deve ser a mesma do último jogo, apesar do treino fechado de Adilson Batista. O técnico já havia escondido o time antes de encarar o Palmeiras.
Fonte: Eldorado ESPN - Fábio Hecico/AE
Foto: José Patricio/AE

DUPLA ESSENCIAL: Ministério da Saúde defende a volta da dupla "arroz e feijão" ao prato do brasileiro

GISELE DAEMON: Pesquisas recentes sobre saúde e nutrição mostram que piorou a qualidade da alimentação do brasileiro. Esse é um aspecto observado, muito claramente, pela redução no consumo, principalmente, do feijão, que sempre marcou presença no prato das famílias brasileiras. Para a coordenadora de nutrição do Ministério da Saúde, Ana Beatriz Vasconcelos, essa diminuição no consumo de feijão é resultado da troca da alimentação saudável do dia-a-dia pelos prazeres que, antes, ficavam restritos aos finais de semana.
ANA BEATRIZ VASCONCELOS: "O que aconteceu foi essa inversão na nossa alimentação. Aquilo que era um prazer, que era, vamos dizer assim, uma especialidade de um dia, de ser ofertado, ele virou o consumo de todo dia."
GISELE DAEMON: Segundo a coordenadora de nutrição do Ministério da Saúde, a famosa dupla de grãos deve ser incluída na alimentação diária da população. E o Ministério da Saúde quer recuperar o hábito do consumo de "arroz e feijão": uma mistura protetora, que potencializa as proteínas absorvidas no dia a dia,.
ANA BEATRIZ VASCONCELOS: "Pro brasileiro, o ideal realmente é a gente ter garantida uma oferta de cinco vezes por semana, pelo menos, a gente ter o feijão no nosso prato. E eu acho que isso é uma dica muito importante pro brasileiro, porque nós podemos ter essa oferta."
GISELE DAEMON: Ana Beatriz Vasconcelos, do Ministério da Saúde, destaca, ainda, que as pessoas que comem fora todos os dias devem evitar as tentações dos restaurantes self-service, como massas e frituras, e buscar a alimentação saudável que esses mesmo restaurantes oferecem. É o que procura fazer a estudante Erica Carvalho que, por morar sozinha, almoça na rua a maior parte dos dias.
ERICA CARVALHO: "Hoje em dia eu não moro com meus pais mais. Então, pra mim, quando tem arroz e feijão é essencial. Arroz, às vezes, nem tanto, mas, o feijão, com certeza."
GISELE DAEMON: E como a estudante Erica Carvalho, o gerente de informática Wesley Nascimento também reconhece a importância desses itens na alimentação diária. E faz questão de ensinar aos filhos.
WESLEY NASCIMENTO: "Acho que é muito importante. Sem arroz e feijão, pra mim, não é alimentação completa. Meus filhos? Tenho quatro, e todos eles comem arroz e feijão, até a caçulinha que não gosta muito de feijão, mas come."
GISELE DAEMON: O gerente de informática Wesley Nascimento conta também que, além do arroz e feijão, não abre mão das verduras e legumes nas refeições diárias. Para ajudar o brasileiro a ter uma dieta correta e balanceada, o Ministério da Saúde disponibiliza na internet o Guia Alimentar para a População Brasileira, com informações e dicas para uma alimentação correta. Acesse www.saude.gov.br.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Gisele Daemon

ESPORTE: Santos anuncia permanência de Neymar e novo contrato

A novela sobre a permanência ou não de Neymar terminou com final feliz para o Santos nesta quinta-feira. Em entrevista coletiva na Vila Belmiro, o presidente Luis Alvaro anunciou que umas das maiores revelações santistas ficará, pelo menos, até o final do ano no clube. Para isso, foi feito um novo contrato com o atacante.
"Construímos uma possibilidade diferente para o futebol brasileiro", disse, orgulhoso, o dirigente santista. Luis Alvaro também revelou que o vínculo proposto para a permanência de Neymar "contempla um novo período contratual de cinco anos. A partir de dezembro a multa passa para 45 milhões de euros", explicou - a multa anterior era de 35 milhões.
O presidente, porém, não deu detalhes sobre as outra iniciativas que determinaram a decisão de Neymar, como o pagamento de altos prêmios por objetivos alcançados. "O Santos apresentou um projeto para o desenvolvimento da carreira do Neymar", resumiu Luis Alvaro, que, entre outras coisas, classificou o atacante como uma "figura lendária, um mito", por possuir "um talento raríssimo".
Além de esclarecer que as divisões dos direitos econômicos de Neymar seguem inalteradas, Luis Alvaro deixou claro que não pode garantir a permanência do atacante até o fim de seu novo contrato. "A gente respeita a vontade do atleta", disse, acrescentando que a última proposta do Chelsea, clube que pretendia o jogador, não chegou ao valor da multa.
FELIZ - O próprio Neymar citou várias vezes que a sua ótima fase foi determinante para ficar. "O que pesou foi a felicidade do momento. Conversei muito com o meu pai e decidi que a hora não era de ir para a Europa", afirmou. "Sempre a decisão final cabe ao jogador", completou o atacante, que definiu o seu futuro após uma reunião de Luis Alvaro com o seu pai e o empresário Wagner Ribeiro, realizada na tarde desta quinta.
Fonte: Eldorado ESPN - AE
Foto: Sergio Neves

OSTEOPOROSE: Saiba o que é verdade e o que é mito sobre essa doença

JULIANA COSTA: Ossos frágeis e maior chance de fraturas são os males causados nas pessoas que têm osteoporose. Mas a osteoporose atinge só os idosos? Só às mulheres? Ou somente a quem pratica exercícios físicos pesados? Essas e outras dúvidas levam a população a cultivar ideias erradas, que prejudicam o diagnóstico precoce. Dessa forma, vão tratando os sintomas de maneira incorreta e, quando, finalmente, descobrem a doença, muitos problemas poderiam ter sido evitados. De acordo com o geriatra do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, Salo Buksman, apesar dos sintomas da osteoporose não serem muito claros, é possível perceber alguns discretos sinais.
SALO BUKSMAN: "Fora a fratura, os sintomas são muito sutis. Por exemplo, a pessoa pode ter pequenos achatamentos das vértebras, então ela fica mais baixa, a estatura diminui, esse é um dos sintomas e pode ficar mais encurvada para a frente com a chamada Cifose da coluna. Esse seria um outro sinal e sintoma da osteoporose."
JULIANA COSTA: Segundo o geriatra Salo Buksman, um dos mitos que envolve a osteoporose é o de que a pessoa não pode praticar exercícios físicos. Pelo contrário, a recomendação médica é de que, desde a adolescência, os exercícios estejam presentes de forma controlada.
SALO BUKSMAN: "Na verdade, todas as atividades físicas que são feitas contra a força da gravidade, elas são estimulantes de formação óssea, o que é muito bom. Então, em geral, atividades com impacto, elas são muito aconselhadas Então, por exemplo caminhada, esportes, exercícios aeróbicos. Mas exercícios como a musculação, por exemplo, também exercem papel na formação óssea, também devem ser estimulados."
JULIANA COSTA: O geriatra do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, Salo Buksman, lembra, ainda, que a melhor medida para prevenir a osteoporose é a ingestão diária de cálcio, presente no leite e derivados, como iogurtes e queijo. Mesmo quem tem alergia ou intolerância à lactose encontra nos produtos derivados da soja opções para o consumo de cálcio. Uma vez diagnosticada a osteoporose, a pessoa deve acrescentar à dieta diária uma quantidade extra de vitamina D, que ajuda na absorção da substância.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Juliana Costa

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

ESPORTE: Inter vira para cima do Chivas e leva bi da Libertadores

O Internacional repetiu o filme do jogo de ida nesta quarta-feira à noite para triunfar na grande decisão da Copa Libertadores. Assim como já havia feito no México, o time colorado começou perdendo para o Chivas no Beira-Rio, em Porto Alegre, mas foi buscar a virada, desta vez por 3 a 2, para garantir o bicampeonato da competição continental.
Sem contar com Alecsandro, vetado por lesão, o Inter viu novamente brilhar a estrela de Rafael Sóbis, que foi inscrito apenas a partir das semifinais. Após o Chivas terminar o primeiro tempo vencendo por 1 a 0, o atacante marcou o gol de empate para incendiar o jogo. Depois, Leandro Damião, que substituiu Sóbis, e Giuliano fizeram 3 a 1. Nos acréscimos, o time mexicano ainda descontou.
O segundo título do Inter na Libertadores vem quatro anos após a primeira conquista colorada. Em 2006, a equipe do atual técnico Celso Roth triunfou sobre o São Paulo. Por coincidência, o rival paulista foi o último adversário antes da decisão, nas semifinais. Agora, o Inter já aguarda pela disputa do Mundial de Clubes da Fifa, em dezembro, em Abu Dabi, nos Emirados Árabes.
A nota negativa da final ficou por conta da confusão que se seguiu após o apito final do árbitro. Alguns jogadores do Chivas foram tomar satisfações e os colorados partiram para cima. O zagueiro índio era o mais exaltado, tentando acertar os mexicanos, mas o tumulto terminou sem consequências mais graves.


O JOGO - Mesmo com a torcida do Inter entoando cantos no Beira-Rio desde o primeiro minuto, foi o Chivas que tentou sair para o ataque nos instantes iniciais da decisão. Mas a ofensividade dos mexicanos durou pouco. O time colorado logo tomou o controle do jogo e começou a buscar o gol que aumentaria a sua vantagem.
Ainda antes dos dez minutos, o Inter já tinha chegado ao gol do Chivas por duas vezes. Na mais perigosa delas, D''Alessandro cobrou falta da direita e Índio cabeceou. No meio do gol, Michel fez a defesa. Já o Chivas teve apenas uma chance antes de a equipe gaúcha aumentar a pressão. Aos 22, Fabián chutou de longe com perigo.
A partir da metade do primeiro tempo, o time de Roth se lançou de vez ao ataque. Primeiro, Tinga fez bela jogada individual, se livrou da marcação e tocou atrás. Taison chegou batendo, mas Michel espalmou. Com 26 minutos, D''Alessandro fez boa cobrança de falta na entrada da área, que só não foi no gol porque desviou na barreira.
Ofensivo, o Inter dava a impressão de que o gol era questão de tempo. Além de não sentir a ausência de Alecsandro como referência, a entrada de Sóbis deu mais movimentação para o ataque. D''Alessandro também vinha se destacando e a marcação colorada quase não dava espaço para o Chivas. O time mexicano, porém, encontrou a brecha que precisava já no fim da primeira etapa, quando o jogo estava mais aberto.
Aos 42 minutos, De Luna descolou bom lançamento para a área. Em jogada semelhante ao segundo gol do Inter em Guadalajara, Omar Bravo cabeceou para o meio, onde estava Fabián. Mesmo marcado, o mexicano girou e conseguiu um chute parecido com voleio. A bola foi perto do ângulo direito, surpreendendo o goleiro Renan.
Após tentar reagir de maneira imediata ao gol no primeiro tempo, o Inter voltou para a etapa complementar determinado a conquistar o empate. O Chivas, por sua vez, deixou claro que estava satisfeito com o resultado e tentaria apenas se defender para, se possível, sair nos contra-ataques.
Logo no primeiro minuto, Taison arrancou pelo meio e bateu de bico, quase surpreendendo Michel. Mas o goleiro mexicano se recuperou no próximo lance do Inter, quando Sóbis recebeu na área, demorou para definir a jogada e viu Michel sair nos seus pés. O atacante se consagraria apenas minutos depois, ao empatar a decisão.
Aos 16, Kleber cruzou da esquerda, Tinga não alcançou na área e Sóbis apareceu por trás da marcação para se antecipar a Michel. Com um leve toque, ele desviou e fez 1 a 1, para delírio da torcida do Beira-Rio. Na sequência, apesar de ter sentido o ombro direito ao se chocar com o goleiro, Roth sacou Taison para a entrada de Giuliano.
Novamente em desvantagem no confronto, o Chivas bem que tentou ser mais ofensivo, mas um jogador que veio do banco de reservas garantiria de vez o título para o Inter. Leandro Damião, que tinha entrado no lugar do cansado Sóbis, pegou a bola ainda no campo de defesa, deu um drible da vaca e arrancou para bater na saída do goleiro. A bola ainda bateu em Michel antes de entrar, mas a festa colorada estava garantida.
Até o apito final, a torcida gaúcha ainda pôde comemorar o gol de Giuliano, já aos 44 minutos. Em grande jogada, o meia passou por dois marcadores e tocou com classe na saída de Michel, encobrindo o goleiro. No fim, houve tempo para Arellano ser expulso por uma falta feia e Araujo marcar o segundo do Chivas. Nos acréscimos, Bautista cobrou falta no travessão e o mexicano fez no rebote.
Fonte: Eldorado ESPN - AE
Foto: Rafael Bragança

ESPORTE: Muricy festeja vantagem, mas quer Fluminense cauteloso

Precisamos continuar trabalhando muito forte, sem se empolgar", disse o treinador

Com a vitória sobre o Internacional e a derrota do Corinthians para o Avaí, o Fluminense abriu quatro pontos de vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro. Mas apesar de comemorar o bom momento, o técnico Muricy Ramalho pediu cautela a seus jogadores nas próximas rodadas. "Temos que tomar cuidado nessa competição. Realmente estamos abrindo uma boa vantagem, mas as equipes que estavam concentradas na Copa do Brasil e na Libertadores estão passando a focar totalmente o Brasileiro. Precisamos continuar trabalhando muito forte, sem se empolgar", avaliou o treinador neste domingo. Sobre a vitória diante do Internacional por 3 a 0, Muricy enalteceu a marcação do Fluminense. "Todo mundo marcando muito bem sem a bola, essa é uma característica desse time desde o ano passado", lembrou o técnico. "Quando estamos com a bola no pé temos jogadores rápidos pelos lados do campo, o Emerson que é um velocista e sabe se colocar, eles aproveitam essas jogadas".
Fonte: Eldorado ESPN - AE
Foto: Tasso Marcelo/AE

ALIMENTAÇÃO: Brasileiros precisam mudar o hábito de comer carne vermelha, todos os dias

CINTHIA RIBEIRO: Boa parte dos brasileiros costuma comer, diariamente, carne de boi, acreditando que um suculento bife é a fatia mais saudável da refeição de cada dia. É esse o caso do servidor público Raimundo Cirilo.
RAIMUNDO CIRILO: "Como carne todo dia, mais vermelha, carne de boi mesmo, de preferência gorda, não sei ficar um dia sem comer carne, sou filho de nordestino, nordestino se não comer carne não funciona."
CINTHIA RIBEIRO: Assim como Raimundo, poucos brasileiros seguem a orientação do Ministério da Saúde, que recomenda o consumo de carnes brancas, como frango e peixe no dia a dia. A carne de boi pode e deve fazer parte do cardápio, mas não todos os dias. Além disso, é aconselhável que, pelo menos, uma vez por semana, a pessoa se alimente de vísceras e miúdos, como o fígado bovino e coração de galinha, conforme explica a coordenadora-geral da Política de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Ana Beatriz Vasconcelos.
ANA BEATRIZ VASCONCELOS: "É interessante que as pessoas consumam mais peixe e frango, quer dizer, mais carne branca, e sempre dando preferência a carnes mais magras. Então, procurando comer peixe fresco, pelo menos, duas vezes por semana, tanto de água doce, quanto de água salgada, comendo pelo menos uma vez por semana, pode fazer uma opção de carne, ou uma opção dos miúdos, desde que não seja excessivo e isso seja variado, são excelentes fontes de ferro, importantes para evitar anemia."
CINTHIA RIBEIRO: Ana Beatriz Vasconcelos adverte, também, que charque e derivados de carne, como salsicha, lingüiça e presunto, só devem ser consumidos ocasionalmente, porque esses produtos contem grande quantidade de sal. Para ajudar o brasileiro a cultivar o hábito de se alimentar de maneira saudável, o Ministério da Saúde mantem o Guia Alimentar para a População Brasileira, no endereço eletrônico: www ponto saúde ponto gov ponto br.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Cynthia Ribeiro

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

ESPORTE: Artilheiro, Bruno César lamenta derrota e mira clássico

Bruno César viveu uma tarde especial neste último domingo na Ressacada. Marcou dois gols e é o artilheiro do Campeonato Brasileiro. O desempenho do meia com a camisa do Corinthians chama a atenção. Em dez jogos, balançou as redes oito vezes. Mas o jogador teve pouco motivos para comemorar, com a derrota, viu o seu time mais longe do Fluminense na briga pela liderança. "Fico feliz de ter feito os gols, mas melhor do que os gols seria sair com a vitória", afirmou.
O meia agora vive a expectativa de ser convocado por Mano Menezes para a seleção brasileira, que disputa um novo amistoso na primeira semana de setembro. Após fazer um bom Campeonato Paulista pelo Santo André e ser contratado pelo Corinthians, ele não espera entrar tão rápido na lista dos cotados para vestir a "amarelinha". "Quero me manter focado e dar continuidade no trabalho. Se fizer isso, as coisas vão acontecer", disse. No próximo domingo, Bruno César tem um clássico contra o São Paulo pela frente. Será o seu terceiro desde que chegou ao Parque São Jorge - já enfrentou Palmeiras e Santos. "A expectativa é muito grande. Quando se fala em clássico, a autoestima aumenta e a semana fica diferente", afirmou.
Fonte: Eldorado ESPN - AE
Foto: Jose Patricio/AE

ESPORTE: SETPAR/Paraíso e Pouso Alegre decidirão vaga da semifinal nesta quinta

Nesta última segunda-feira, dia 16, a equipe paraisense de futsal venceu Cambuí, pelo placar de 8 x 2, jogo válido pela XXI Taça EPTV Sul de Minas de Futsal. A vaga na semi-final será decidida entre Paraíso e Pouso Alegre nesta quinta, dia 19, na Arena Olímpica em Paraíso, jogo em que o empate favorece o time de Pouso Alegre, atual campeão da EPTV. Além de SETPAR/Paraíso Futsal x Pouso Alegre, a Arena Olímpica também receberá as partidas entre Passos x Muzambinho e Alfenas x Carmo do Rio Claro, com a rodada tripla se iniciando às 20h15. A entrada será franca.

EDITAL : Auxiliar de Serviços

A Direção da E. E. Mariana Marques comunica que no dia 19, as 14h00, haverá reunião para designação de um auxiliar de serviços para o turno matutino.

CLIMA: Ar seco e frio mantém temperatura baixa em Minas

Desde o início dessa semana, uma massa de ar seco e frio, que está sobre a Região Sudeste do país. Situação que mantém as temperaturas baixas e a umidade do ar em estado crítico em boa parte de Minas Gerais pelo menos até amanhã, quinta-feira. Segundo o meteorologista do Centro de Climatologia TempoClima PUC/Minas, Afonso Souza, nos últimos dias a temperatura caiu em até 5 graus. A partir de quinta, o ar frio perde intensidade e a temperatura volta a subir. Infelizmente, o tempo continuará seco e não há previsão de chuvas até o fim de semana.

LOCAL: Seminário tem participação de comerciários da região

Nos dias 12 a 14 de agosto, representantes dos comerciários de Passos, Piumhi e São Sebastião do Paraíso participaram do Seminário Assistência e Homologação de Rescisão de Contrato de Trabalho. O evento foi realizado no Centro de Educação, Lazer e Cultura, no município de São Gonçalo do Pará, próximo a Divinópolis (MG). O seminário teve como objetivo principal em atualizar e reciclar o conhecimento de diretores de sindicatos, chefes de departamento de homologação e funcionários de entidades sindicais, além da temática principal em torno dos direitos trabalhistas. O evento visou ainda à unificação dos procedimentos para a Assistência e Homologação de Rescisão de Contrato de Trabalho.

EDITAL : Inglês

A Direção da E. E. Comendador João Alves comunica que no dia 19, as 08h00, haverá reunião para designação de um professor de inglês.

ECONOMIA: Pães e massas podem ter aumento no preço em até 20%

O preço do trigo aumentou devidos os incêndios nas lavouras e com isso houve a quebra da safra na Rússia, principal fornecedora do Brasil. Os pães e massas podem ficar até 20% mais caros. Segundo o analista de mercado da Companhia Nacional de Abastecimento, os estoques de trigo no Brasil são grandes e o Sindicato da Indústria do Trigo alega que os estoques não atendem a demanda brasileira, pois, o país é um dos países que mais importam trigo no mundo.

ESPORTE: Santos joga por 3 gols contra o Avaí para avançar

Dorival Júnior depende da diretoria para escalar o Santos que enfrenta o Avaí, nesta quarta-feira, às 21h50, no estádio da Ressacada, em Florianópolis, pela partida de volta da fase nacional da Copa Sul-Americana.
É que a qualquer momento o treinador poderá receber um telefonema da direção sobre a liberação ou não de Neymar e Wesley. Os dois jogadores poderão ser negociados, respectivamente, com Chelsea e Werder Bremen a qualquer momento.
Se o atacante for impedido de atuar, Keirrison poderá estrear ao lado de Zé Eduardo ou Marcel. No jogo de ida, na semana passada, o Santos perdeu por 3 a 1, no Pacaembu, e para seguir na competição terá de vencer com uma vantagem de três gols. Em caso de vitória santista por 3 a 1, a decisão irá para a cobrança de pênaltis. Wesley também viajaria, mas foi cortado da delegação por ordem da diretoria.
"Estão todos (Neymar e Keirrison) relacionados para a viagem (que aconteceria na noite desta terça) para Florianópolis, mas não sei o que acontecerá de hoje (terça) para amanhã (quarta). Ainda não há definição, por tudo o que envolve o clube no momento", explicou Dorival Júnior. Por enquanto, ele apenas confirmou que Rafael e Léo vão voltar. O goleiro sofreu traumatismo craniano sem gravidade diante do Avaí, na quinta passada, e foi poupado na partida de Salvador contra o Vitória e o lateral-esquerdo pediu para não jogar no domingo por causa de dores no ombro.
AVAÍ
O técnico Antônio Lopes sabe dos riscos que corre nesta quarta. Por isso, está pregando respeito total ao Santos e fez os jogadores praticarem cobranças de pênalti no treino desta terça, na Ressacada. O treinador confirmou que o time será o mesmo que iniciou a partida do Pacaembu e do último domingo contra o Corinthians - vitória por 3 a 2, em Florianópolis, pelo Campeonato Brasileiro.
Fonte: Eldorado ESPN - Sanches Filho
Foto: AE

ESPORTE: Inter encara o Chivas pelo bicampeonato da Libertadores

Na entrada do Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, há um grande painel que diz: "Inter, campeão de tudo. Agora, queremos tudo de novo". O primeiro passo para o clube gaúcho colocar a segunda cópia de cada taça internacional que possui em sua galeria foi dado no México, na semana passada, quando bateu o Chivas por 2 a 1, de virada, na primeira partida da decisão da Copa Libertadores. Se o time empatar - a final não tem saldo qualificado - nesta quarta-feira, às 22h, em casa, com os mexicanos, repetirá a conquista de 2006.
A Libertadores virou obsessão para o clube desde que o arquirrival, o Grêmio, a conquistou pela primeira vez, em 1983. Os gremistas ainda levantaram a taça de novo em 1995 e aguçaram de vez o desejo colorado. O Inter foi o último time brasileiro a vencê-la, quatro anos atrás, e não vê a hora de empatar com seus maiores adversários. "A rivalidade é muito grande, a importância deste título também. Os colorados estão esperando por isso, pra acabar com a chacota de que o Inter não tem o bicampeonato da Libertadores. Esperamos concretizar isso", diz Bolívar, o capitão do time.
O clima em Porto Alegre é de euforia total. A vitória no México animou a torcida, que já havia esgotado os ingressos para o jogo do Beira-Rio há mais de uma semana - o clube tem mais de 100 mil sócios e só parte deles poderá assistir à decisão. Entradas, agora, apenas no mercado negro. Sócios chegam a emprestar suas carteirinhas em sites de relacionamento da internet até por R$ 1 mil, prática que é considerada fraude segundo o regulamento do programa e pode levar até à prisão de dois anos através do novo Estatuto do Torcedor.
"A gente não chegou aqui por acaso. A preparação tem de continuar a mesma", afirma o técnico Celso Roth. "Fomos ao México e tivemos uma postura muito semelhante àquela contra o São Paulo. Estádio a favor, torcida a favor, vantagem, isso não ganha jogo. Não podemos achar que as coisas estão muito bem encaminhadas. Cada jogo tem uma situação diferente.
" O técnico colorado já decidiu que time mandará a campo, mas faz mistério. Pesam na escolha as lesões de Guiñazú (tornozelo), Sandro (músculo da coxa esquerda), Tinga e Alecsandro(ambos com problemas na coxa direita). O treino desta terça teve parte fechada para a imprensa. Quando os jornalistas puderam assisti-lo, todos os jogadores estavam em campo. "Todos estão hoje (terça) em condições de entrar em campo e estão confirmados. Mas não descarto ocorrer alguma surpresa antes da partida", despista o enigmático treinador.

CONFIANÇA MEXICANAO
Chivas irá a campo confiando em repetir a façanha das semifinais, quando empatou por 1 a 1 com a Universidad de Chile em casa e venceu por 2 a 0 em Santiago. O técnico José Luis Real terá o retorno do volante Medina, que desfalcou a equipe no primeiro jogo, mas não confirmou se o utilizará entre os titulares.
Fonte: Eldorado ESPN - Giuliander Carpes
Foto: AE

GIULIANDER CARPES

EDITAL : Regente de Turma

A Direção da E. E. 1ª Grau no Bairro Boa Vista comunica que no dia 19, as 08h00, haverá reunião para designação de um professor regente de turma para o turno matutino.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

ESPORTE: Brasil perde para a Argentina em amistoso de basquete

O reencontro do técnico Rubén Magnano com a Argentina não foi positivo para o Brasil nesta segunda-feira. Em partida amistosa disputada em Logroño, na Espanha, o treinador argentino viu a seleção brasileira masculina de basquete ser derrotada por 77 a 73. Foi o quinto jogo de Magnano à frente da equipe nacional em sua preparação para o Mundial.
A derrota para a Argentina aconteceu na estreia do Brasil pelo Torneio Internacional de Logroño. No último domingo, os argentinos já haviam perdido por 83 a 76 para a Espanha, próxima adversária da seleção. Os brasileiros enfrentam os espanhóis às 15h30 (de Brasília) desta terça.
Nesta segunda, Magnano ainda não pôde contar com os pivôs Nenê e Tiago Splitter, que têm problemas físicos e estão sendo poupados visando o Mundial. A Argentina, por sua vez, também teve alguns desfalques. Além de Juan Pablo Cantero, cortado por lesão, Andrés Nocioni e Fabricio Oberto também não entraram em quadra.
Sem Nenê e Splitter, coube a Varejão a maioria das ações do Brasil no garrafão. Não à toa, o ala/pivô foi o cestinha e maior destaque da seleção, com um duplo-duplo de 14 pontos e 12 rebotes. O ala Marcelinho Machado também foi bem e anotou 13 pontos, mas não conseguiu evitar a derrota da equipe, que já perdia por 35 a 25 no intervalo. Pela Argentina, três jogadores concentraram a pontuação que valeu a vitória. O ala Carlos Delfino, que joga na NBA pelo Milwaukee Bucks, foi o cestinha, com 23 pontos. O ala/pivô Luis Scola, outro que atua na liga norte-americana, contribuiu com 12 pontos. Já o armador Pablo Prigioni anotou 17 pontos e sete assistências.
O armador Marcelinho Huertas, que se destacou com quatro pontos e nove assistências, considerou o jogo "muito duro". "Eles (argentinos) são muito espertos e aproveitam qualquer erro", disse o brasileiro. "O que tivemos foi um teste verdadeiro para o Mundial, sem nossos jogadores de garrafão mais importantes", lembrou Huertas.Antes do Mundial na Turquia, que acontece de 28 de agosto a 12 de setembro, o Brasil ainda disputa outro torneio amistoso na França. Em Lyon, a seleção jogará contra Austrália, Ilhas Virgens e o time anfitrião.
Fonte: Eldorado ESPN - AE
Foto: Divulgação

ESPORTE: Taiana e Vivian avançam em etapa do volêi de praia

A dupla Taiana e Vivian será a representante brasileira vinda do country-cota na etapa finlandesa de Aland do Circuito Mundial de vôlei de praia. Nesta segunda-feira, a parceria venceu o classificatório envolvendo apenas duplas do País.
Taiana e Vivian repetiram em Aland a vitória que já tinham conquistado sobre Luana e Lili na etapa da Noruega. Desta vez, a dupla venceu por 2 sets a 0 (21/17 e 21/19). Assim, conquistaram a vaga ao venceram depois Ângela e Val de virada, por 2 sets a 1 (18/21, 21/12 e 15/8). Agora, as brasileiras terão que seguir a briga pela classificação ao torneio principal nesta terça.
Taiana e Vivian disputam uma das oito vagas em jogo. Na primeira partida do dia, a dupla encara as vencedoras do confronto entre as mexicanas Reyes e Virgen e as irmãs estonianas Natalja e Polina Bratuhhina.
A disputa da chave principal feminina começa na quarta. Três duplas brasileiras já estão garantidas: Juliana e Larissa, Talita e Maria Elisa e Maria Clara e Carolina. O country-cota masculino terá início nesta terça. Apenas Pedro Cunha e Thiago e Márcio e Ricardo já estão confirmados na próxima fase.
Fonte: Eldorado ESPN - AE
Foto: Divulgação

EDITAL : Regente de Turma


A Direção da E. E. Grau no Bairro Boa Vista comunica que no dia 18, as 08h00, haverá reunião para designação de um professor regente de turma para o turno matutino.

ARRECADAÇÃO: Arrecadação de impostos em julho e bate novo recorde

Nesta terça-feira a arrecadação de impostos e contribuições federais somou, em julho, R$ 67,973 bilhões, de acordo com dados divulgados pela Receita Federal. A arrecadação do mês de julho representou mais um recorde neste ano, em que todos os meses a marca foi quebrada. O resultado foi 10,54% superior a junho deste ano (em ternos reais considerando o IPCA) e representou alta (real) de 10,76% em comparação com julho de 2009.

ESPORTE: CBF anuncia convocação da seleção para sexta-feira

A CBF anunciou na noite desta segunda-feira a data da próxima convocação do técnico Mano Menezes. A segunda lista feita pelo treinador - a primeira foi para o amistoso contra o Estados Unidos, disputado na última terça - será divulgada na sexta. Os jogadores serão chamados para dois amistosos a serem disputados em setembro.
Às 12h30 de sexta, em um hotel da zona sul do Rio de Janeiro, Mano fará o anúncio de seus convocados. O comandante da seleção, porém, já trabalha com a possibilidade de fazer apenas treinos, considerando que a CBF ainda não confirmou os adversários dos amistosos. As datas oficiais da Fifa são já no início do mês que vem, nos dias 4 e 8.
Além disso, Mano não pretende levar o grupo para a concentração oficial da equipe, na Granja Comary, em Teresópolis. Em evento realizado por um patrocinador da seleção nesta segunda, em São Paulo, o técnico disse que faria um período de treinos na Europa, mesmo local onde seriam os amistosos caso sejam encontrados adversários.
O técnico da seleção brasileira, Mano Menezes, participou nesta segunda-feira, em São Paulo, de um evento realizado por um dos patrocinadores da CBF. E ele repetiu que continuará prestigiando os jogadores que estão nos times brasileiros ao fazer as convocações, como já aconteceu no amistoso contra os Estados Unidos, na semana passada, em Nova Jersey.
Mano diz que seguirá convocando quem joga no Brasil
Mas o comandante do Brasil ponderou que é preciso equilíbrio. "Não se pode esquecer que o jogador muitas vezes é convocado por atleta de um time e depois vai para a Europa. É o caso do André", exemplificou, citando o exemplo do atacante santista vendido recentemente ao Dínamo de Kiev, da Ucrânia.
Durante a entrevista, Mano se saiu bem de todas as perguntas embaraçosas. A principal delas foi se escalaria um jogador que tenha precisado tomar infiltração para atuar, referência clara ao que ocorreu com Kaká na Copa do Mundo da África do Sul. "Na seleção, eu tenho informações mais claras do que acontece. Conversei com o doutor Runco (José Luís, médico da seleção) e ele me explicou", afirmou, sem falar qual a explicação recebida. "Só posso dizer uma coisa. Não sou especialista em medicina e não me meto em questões médico. Ou confio ou não no médico. E no Runco eu confio".
Além da questão física de Kaká, Runco envolveu-se em outra polêmica durante o Mundial da África do Sul. Ele diagnosticou com atraso um edema ósseo na perna direita de Elano, sofrida durante a vitória sobre a Costa do Marfim e que o tirou dos jogos contra Portugal, Chile e Holanda. Após a eliminação do Brasil da Copa, Runco chegou a ser desligado da comissão técnica da seleção, mas a CBF, a pedido de Mano, voltou atrás e o reintegrou. O mesmo aconteceu com o fisiologista Luis Rosan.
A CBF ainda não definiu qual será o próximo adversário da seleção. O amistoso deve acontecer em setembro, fora do País. Para ajudar na definição de seus convocados, Mano Menezes está marcado presença em jogos do Campeonato Brasileiro. Depois de ser visto no clássico carioca entre Flamengo e Vasco, no último dia 1.º, o técnico assistiu, no último sábado, à vitória do Palmeiras sobre o Atlético Paranaense, no Pacaembu.
Fonte: Eldorado ESPN - Almir Leite e Wagner Vilaron / AE
Foto: AE

SAÚDE: Médicos aconselham que após 30 anos homens e mulheres devam avaliar a saúde

O famoso check-up geral para avaliar a saúde, sendo especialistas, deverá ser feito a partir dos 30 anos. Homens e mulheres devem realizar o exame geral a cada três anos. São consultas simples como cardiologista, clínico geral, oftalmologista e ginecologista. Os homens quarentões devem incluir a visita ao proctologista e ao urologista. Já as mulheres devem fazer a mamografia anualmente. A partir dos 50 anos, ambos devem acrescentar à lista um check-up neurológico. São medidas simples que garantem uma boa qualidade de vida.

PÓLIO: Mais de 10 milhões de crianças já foram vacinadas contra a doença

JULIANA COSTA: No último sábado, 14 de agosto, começou a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Mais de 10 milhões de crianças já foram imunizadas contra a paralisia infantil. Segundo a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carmem Osterno, esse índice ainda vai aumentar, porque algumas secretarias de Saúde, como a do Amazonas, por exemplo, ainda estão atualizando os números.
CARMEM OSTERNO: "Por exemplo, se você ver a zona rural do Amazonas, eles só vão estar chegando com esses dados nos finais de semana, porque eles levam três dias para se deslocar até às áreas indígenas, até às áreas ribeirinhas e levam mais três dias de volta e quando eles chegam é que esses dados entram no sistema."
JULIANA COSTA: Carmem Osterno acrescenta que a Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil vai continuar, durante a semana, e faz uma convocação para que todas as crianças até cinco anos de idade sejam levadas aos postos.
CARMEM OSTERNO: "Eu gostaria de chamar os pais, os responsáveis pelas crianças, os avós, que hoje muitos tomam conta dos seus netos, que aquela criança que não foi vacinada no sábado por algum imprevisto, que eles não deixem de levar seus filhos durante essa semana para vacina. Nós temos que manter a erradicação da pólio."
JULIANA COSTA: A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carmem Osterno, lembra que há 20 anos o Brasil não registra casos de poliomielite, mas, como o vírus da pólio ainda circula em outros países, a vacina é a melhor garantia de prevenção.
Fonte: Fonte RádioWeb - Reportagem, Juliana Costa

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

EDITAL : Biologia e Ciências.

A Direção da E. E. Clovis salgado comunica que no dia 17, as 08h00, haverá reunião para designação de um professor de biologia e de ciências para os turnos matutino e vespertino.

EDITAL : Educação Básica e Auxiliar de Serviços

A Direção da E. E. Mariana Marques comunica que, no dia 17, as 14h00, haverá reunião para designação de um professor de educação básica para o turno vespertino e as 16h00 reunião para auxiliar de serviços gerais.

ESPORTE: Fluminense vence Inter e dispara na ponta do Brasileiro

Com mais uma bela exibição, o Fluminense aproveitou o fato de enfrentar os reservas do Internacional e derrotou o rival gaúcho por 3 a 0, neste domingo, no Maracanã. Mais líder do que nunca, o time carioca soma 32 pontos e abriu quatro de vantagem para o vice-líder Corinthians, que perdeu para o Avaí. O Fluminense não sabe o que é perder há 11 rodadas, com nove vitórias neste período.
As duas equipes promoveram um bom jogo na primeira etapa. Muita disposição, movimentação e velocidade. Mas com mais eficiência e uma pitada de sorte, o Fluminense tratou de abrir logo uma vantagem de dois gols num espaço de três minutos.
O Internacional até começou bem, arrumadinho na defesa e saindo bem para o ataque, mas foi vítima do momento iluminado pelo qual passa o Fluminense. Aos 19 minutos, Mariano recebeu bom lançamento de Leandro Euzébio e cortou para o meio. O chute do lateral desviou em dois defensores e traiu o goleiro Renan.

Pouco depois, aos 22, Conca cobrou falta no primeiro pau, Washington cabeceou muito bem e ampliou. Os reservas do time gaúcho até se apresentavam bem, mas não tinha sucesso para passar pelo goleiro Fernando Henrique. Aos 35, o meio-campista Tinga deixou o campo com dores na coxa e pode ser problema para a decisão da Libertadores, na próxima quarta-feira.
O início do segundo tempo neste domingo lembrou muito o primeiro. Os gaúchos voltaram pressionando mais, apertando os donos da casa. Mas era isso que pretendia o time de Muricy Ramalho. Aos 14 minutos, em contra-ataque rápido. Conca pegou a defesa colorada em linha e lançou Emerson, que tocou entre as pernas de Renan, encerrando as pretensões do Inter.A partir daí, os jogadores do Fluminense tocaram a bola e deixaram o tempo correr. No final, ainda aconteceu uma justa expulsão do atacante Rafael Sobis, aos 42 minutos, por carrinho em Leandro Euzébio.
Fonte: Eldorado ESPN - Leonardo Maia
Foto: AE

ESPORTE: Brasil vence China e assume a ponta do Grand Prix

Depois de superar República Dominicana e Holanda, a seleção brasileira feminina de vôlei venceu a China por 3 sets a 0, com parciais de 25/12, 25/19 e 25/19, e encerrou invicta a segunda semana do Grand Prix, na cidade chinesa de Macau.
Com a vitória, o time comandado pelo técnico José Roberto Guimarães chegou aos 15 pontos e empatou com Japão e Polônia, mas assumiu a liderança na classificação geral pela vantagem na média de pontos conquistados.
A partida desta segunda-feira foi realizada com um dia de atraso por causa das chuvas que provocaram uma série de inundações no Sul da China e já causaram mais de 1.200 mortes desde a semana passada. A tragédia motivou o governo chinês a decretar luto oficial no domingo, cancelando os eventos esportivos no país.
Atual tricampeão do Grand Prix e principal favorito ao título que seria o seu nono da competição, o Brasil agora contabiliza cinco vitórias e uma derrota nesta edição da disputa. Na próxima sexta-feira, as brasileiras voltam à quadra para encarar Porto Rico, em Taiwan, em um grupo que terá ainda a Polônia e a seleção da casa.
As cinco seleções mais bem posicionadas da classificação geral vão para a fase final do Grand Prix, além da China, que irá abrigar este estágio do torneio. O grande destaque do Brasil na vitória desta segunda-feira foi a oposto Sheilla, que fez 19 pontos e foi a maior pontuadora do confronto, no qual José Roberto Guimarães optou por escalar a levantadora Fabíola e a ponteira Paula Pequeno, esta no lugar de Mari, como titulares.
No outro duelo que havia sido adiado no último domingo em Macau, a Holanda sofreu para vencer a República Dominicana por 3 sets a 2, com parciais de 25/23, 25/20, 17/25, 23/25 e 15/7, nesta segunda. Antes de bater o rival, as holandesas foram derrotadas por 3 sets a 1 pelas brasileiras, no sábado.
Fonte / Foto: Eldorado ESPN - AE

LOTERIAS: Apostadores vão poder conferir horário de jogos por meio de Carta de Serviços CAIXA

PRISCILA LEITE: A partir dessa segunda-feira, dia dezesseis, os apostadores do sistema de loterias da Caixa Econômica Federal vão poder contar com a Carta de Serviços das Loterias CAIXA para adquirir informações sobre produtos lotéricos. A carta de serviços vai trazer várias informações, entre elas, sobre os horários de atendimento, dias de sorteios, modalidades de produtos lotéricos e alertas sobre procedimentos de segurança em relação aos prêmios. O diretor de Programas de Gestão do Ministério do Planejamento, Bruno Palvarini, explica o objetivo dessa carta de serviços.
BRUNO PALVARINI: "A iniciativa da empresa foi de iniciar um serviço que é delegado pelo governo à ela, que são os serviços de loterias. E isso é bastante interessante porque as loterias já são serviço requeridos e utilizado pela sociedade brasileira a muito tempo, já existe uma relação bastante forte entre a Caixa Econômica e a sociedade. E, também, a capilaridade que a empresa tem via seus pontos de venda lotéricos, é muito interessante, hoje ela já está em mais de quatro mil pontos de venda, então ela está próxima da sociedade. "
PRISCILA LEITE: Bruno Palvarini acrescenta que o Ministério do Planejamento é responsável pela execução do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização, o Gespública, que dá suporte na implantação das cartas de serviço. As Loterias Federais movimentaram, em 2009, mais de sete bilhões de reais. Desse valor arrecadado, quase três bilhões foram repassados para os segmentos da educação, esporte, cultura, segurança pública, seguridade social e saúde. O documento da carta de serviços vai estar disponível na internet para download e consultas a partir do dia dezesseis deste mês, no site www.caixa.gov.br/loterias.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Priscila Leite

POLICIAL: Sacas de café furtadas em São Tomás são recuperadas pela polícia civil

Um trabalho em conjunto da Polícia Civil com grupo de Investigação Rural de Paraíso foi recuperado, nesta última quarta-feira, dia 11, sacarias de café de um produtor rural de São Tomás de Aquino. Desde o registro da ocorrência no dia 06 deste mês, não tinha nenhum sinal do café e nem dos bandidos. Na busca, foram recuperadas 15 sacas de café em uma propriedade próxima a do produtor furtado. Ninguém ainda foi preso, mas, os civis já investigam os possíveis suspeitos do crime.

VACINAÇÃO: Campanha de vacinação contra pólio irá até dia 20 de Agosto

A Secretaria de Saúde de São Sebastião do Paraíso, através do Setor de Imunização, realizou neste sábado, dia 14, a segunda etapa da vacinação contra a paralisia infantil em crianças de zero a cinco anos. A vacinação continuará até dia 20 de agosto disponibilizada nas unidades do Jardim Alvorada, Verona, Vila Mariana, Lagoinha, Vila Formosa e na Pediatria do Pronto Socorro, das 7h às 11h e das 12 às 16h. Segundo a coordenadora do Setor de Imunização, Patrícia Aparecida da Silva, toda criança menor de cinco anos deve ser vacinada, mesmo tendo recebido dose na primeira etapa, em junho. Pois, a poliomielite não se espalha facilmente em comunidades com altas taxas de vacinação, devido a isso, é preciso continuar vacinando as nossas crianças para que a doença não volte mais ao nosso país.

ESPORTE: Fifa avalia candidatura da Rússia para a Copa

A Fifa começou nesta segunda-feira uma inspeção para avaliar a candidatura da Rússia para sediar a Copa do Mundo de 2018 ou de 2022. E segundo prometeu Harold Mayne-Nicholls, presidente da Associação Chilena de Futebol e um dos membros da entidade, o relatório final será "objetivo e realista". Ao longo desta semana, a delegação da Fifa visitará quatro cidades russas, a começar por São Petersburgo nesta segunda-feira. A Rússia prometeu construir todos os estádios, com a exceção do palco para a final, o Luzhniki, em Moscou. Ainda nesta segunda-feira, o primeiro ministro britânico David Cameron revelou que não estará na Inglaterra na próxima semana, quando a Fifa fará a inspeção da candidatura local para as Copas de 2018 ou 2022. Cameron, que estará de férias, ligou a Joseph Blatter para se desculpar.Japão, Coreia do Sul, Austrália e Holanda/Bélgica, candidatos para sediar Copas futuras, já foram inspecionados pela Fifa, enquanto Estados Unidos e Espanha/Portugal, além da Inglaterra, serão visitados em breve.
Fonte: Eldorado ESPN - AE

EDITAL : Auxiliar de serviços

A Direção da E. E. Clovis salgado comunica que realizará no dia 17, ás 08h00, uma reunião para designação de um auxiliar de serviços para o turno vespertino.

EDITAL : Física

A Direção da E. E. Benedito Ferreira Calafiori comunica que realizará no dia 17, ás 08h00, uma reunião para designação de um professor de física.

ESPORTE: São Paulo e Cruzeiro empatam por 2 a 2 no Morumbi

Em um jogo muito equilibrado, São Paulo e Cruzeiro ficaram no empate por 2 a 2 na tarde deste domingo, no Morumbi, em partida válida pela 14.ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo marcou a estreia de Sérgio Baresi no comando da equipe paulista.
Apesar do bom jogo, o resultado não foi bom para nenhuma das duas equipes. O São Paulo segue no meio da tabela, agora com 17 pontos, enquanto o Cruzeiro desperdiçou nova chance de entrar no G-4. O pequeno público que encarou o frio no Morumbi assistiu a um primeiro tempo muito movimentado. Com bom toque de bola, o Cruzeiro protagonizou os primeiros bons ataques do jogo, como no perigoso chute de Henrique aos dez minutos. O São Paulo tratou de responder prontamente, dando muito trabalho para o goleiro Fábio, que fez boas defesas em tentativas de Cléber Santana e Fernandão.
Com a defesa cruzeirense impedindo a troca de passes, o São Paulo começou a investir nas bolas aéreas. E foi assim que abriu o placar. Em cobrança de falta pela esquerda, Jean cruzou e o jovem volante Casemiro cabeceou a bola para o fundo do gol de Fábio.
Após o intervalo, mesmo com a vantagem no placar, o São Paulo voltou bastante ofensivo. Logo no primeiro minuto do segundo tempo, Casemiro apareceu livre na área do Cruzeiro, mas tocou por cima do gol.Pressionado, o time mineiro apostava suas fichas nos contra-ataques. E aos 22 minutos, após bate-rebate na área são-paulina, Thiago Ribeiro jogou a bola para dentro da área e Wellington Paulista, em cima da linha, tocou de cabeça, empatando jogo.
E a virada da equipe mineira saiu em um novo contra-ataque. Aos 37 minutos, o estreante Montillo fez um belo lançamento para Thiago Ribeiro, que driblou Rogério Ceni e tocou para o fundo da rede.Nos minutos finais, o São Paulo se lançou ao ataque em busca do empate. Fernandinho, que havia entrado na partida minutos antes, fez ótima jogada pela direita, invadiu a área e passou para Ricardo Oliveira tocar com tranquilidade para o gol, empatando o jogo. Antes do apito final, o São Paulo ainda pressionou e quase conseguiu a virada em lances com Cléber Santana e Ricardo Oliveira.
O próximo compromisso do São Paulo no Brasileiro será o clássico contra o Corinthians, no próximo domingo, às 18h30, no Pacaembu. No mesmo horário, o Cruzeiro receberá o Vitória no Ipatingão.
Fonte: Eldorado ESPN - Eric Akita
Foto: AE

SAÚDE DA MULHER: Menopausa não precisa ser encarada como bicho-de-sete-cabeças

CYNTHIA RIBEIRO: Por volta dos quarenta ou cinqüenta anos, as mulheres passam por um período de transformação do organismo. É a menopausa. Esse é o momento em que a produção de hormônios no corpo das mulheres começa a diminuir. Com isso, a menstruação fica irregular: num mês vem, no outro, não. Existem ainda outros sintomas que também passam a incomodar, causando mau humor em muitas mulheres. A coordenadora da Saúde da Mulher do Ministério da Saúde, Thereza De Lamare, explica que a mulher pode buscar saídas simples para amenizar os incômodos.
THEREZA DE LAMARE: "Muitos desses incômodos fazem parte desse processo mesmo, então, não é necessário que se tome remédios. Agora, temos que ver cada mulher, cada situação de cada mulher, como que nesse momento da fase da vida dela o corpo dela está reagindo. Muitas orientações são dadas dos médicos pra que as mulheres possam ter outras alternativas de medicação que não necessariamente os remédios."
CYNTHIA RIBEIRO: De acordo com a coordenadora de Saúde da Mulher Thereza De Lamare, remédios devem ser indicados somente em último caso e outras recomendações são muito bem-vindas. E foi assim, de maneira simples e natural, que a professora Neusa Maria Azeredo enfrentou o seu período de menopausa.
NEUSA MARIA AZEREDO: "A minha entrada na menopausa, a minha vivência, foi bem diferente de todo mundo que eu conheço. Eu não tive nada que me incomodasse demais. Eu sentia aqueles calores que as mulheres sentem geralmente, quando eu dormia ou durante o dia, mas nada que me incomodasse demais, que me fizesse sentir, assim, muito mal. Passava rapidamente."
CYNTHIA RIBEIRO: Seguindo as orientações dos médicos que visitou, a professora Neusa Maria encontrou na atividade física a melhor saída para relaxar. A yoga fez com que ela passasse por esse período da maneira mais tranquila possível.
NEUSA MARIA AZEREDO: "To me dando super bem com a Yoga. Eu achava que nunca ia conseguir fazer yoga, porque sou muito agitada, mas eu consigo me relaxar, coisa que eu pensava que não seria capaz; eu to conseguindo me relaxar durante uma hora e meia. Talvez seja bom pra uma pessoa que esteja vivendo a menopausa associar com a Yoga. Eu to me sentindo bem."
CYNTHIA RIBEIRO: Para quem quiser mais informações, o Ministério da Saúde disponibiliza na sua página na internet o Manual de Atenção à Mulher no Climatério e Menopausa, que ajuda as mulheres a identificar e lidar melhor com as transformações desse período. Ele está disponível no site www.saude.gov.br.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Cynthia Ribeiro