Powered By Blogger

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

DUPLA ESSENCIAL: Ministério da Saúde defende a volta da dupla "arroz e feijão" ao prato do brasileiro

GISELE DAEMON: Pesquisas recentes sobre saúde e nutrição mostram que piorou a qualidade da alimentação do brasileiro. Esse é um aspecto observado, muito claramente, pela redução no consumo, principalmente, do feijão, que sempre marcou presença no prato das famílias brasileiras. Para a coordenadora de nutrição do Ministério da Saúde, Ana Beatriz Vasconcelos, essa diminuição no consumo de feijão é resultado da troca da alimentação saudável do dia-a-dia pelos prazeres que, antes, ficavam restritos aos finais de semana.
ANA BEATRIZ VASCONCELOS: "O que aconteceu foi essa inversão na nossa alimentação. Aquilo que era um prazer, que era, vamos dizer assim, uma especialidade de um dia, de ser ofertado, ele virou o consumo de todo dia."
GISELE DAEMON: Segundo a coordenadora de nutrição do Ministério da Saúde, a famosa dupla de grãos deve ser incluída na alimentação diária da população. E o Ministério da Saúde quer recuperar o hábito do consumo de "arroz e feijão": uma mistura protetora, que potencializa as proteínas absorvidas no dia a dia,.
ANA BEATRIZ VASCONCELOS: "Pro brasileiro, o ideal realmente é a gente ter garantida uma oferta de cinco vezes por semana, pelo menos, a gente ter o feijão no nosso prato. E eu acho que isso é uma dica muito importante pro brasileiro, porque nós podemos ter essa oferta."
GISELE DAEMON: Ana Beatriz Vasconcelos, do Ministério da Saúde, destaca, ainda, que as pessoas que comem fora todos os dias devem evitar as tentações dos restaurantes self-service, como massas e frituras, e buscar a alimentação saudável que esses mesmo restaurantes oferecem. É o que procura fazer a estudante Erica Carvalho que, por morar sozinha, almoça na rua a maior parte dos dias.
ERICA CARVALHO: "Hoje em dia eu não moro com meus pais mais. Então, pra mim, quando tem arroz e feijão é essencial. Arroz, às vezes, nem tanto, mas, o feijão, com certeza."
GISELE DAEMON: E como a estudante Erica Carvalho, o gerente de informática Wesley Nascimento também reconhece a importância desses itens na alimentação diária. E faz questão de ensinar aos filhos.
WESLEY NASCIMENTO: "Acho que é muito importante. Sem arroz e feijão, pra mim, não é alimentação completa. Meus filhos? Tenho quatro, e todos eles comem arroz e feijão, até a caçulinha que não gosta muito de feijão, mas come."
GISELE DAEMON: O gerente de informática Wesley Nascimento conta também que, além do arroz e feijão, não abre mão das verduras e legumes nas refeições diárias. Para ajudar o brasileiro a ter uma dieta correta e balanceada, o Ministério da Saúde disponibiliza na internet o Guia Alimentar para a População Brasileira, com informações e dicas para uma alimentação correta. Acesse www.saude.gov.br.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Gisele Daemon

Nenhum comentário:

Postar um comentário