Powered By Blogger

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

SRE orienta escolas para aplicação do Proeb 2012

Mais de 750 mil alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio participarão do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), na última semana de novembro (26 a 30/11). Para que a aplicação dos exames transcorra sem problemas, as Superintendências Regionais de Ensino (SREs), da Secretaria de Estado de Educação, realizam capacitações com as escolas da rede estadual. No Proeb, os alunos são avaliados nos conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática.

Como as escolas municipais também participam das avaliações do Proeb, as capacitações regionais também se estendem ao público de educadores dessas redes. Patos de Minas, Janaúba e São Sebastião do Paraíso estão entre as superintendências que repassam as orientações para as provas esta semana.

Capacitações pelo Estado

Na Superintendência de Patos de Minas as provas serão aplicadas nos dias 28 e 29/11 para os conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática, respectivamente. Além de diretores de escolas e especialistas da educação das 64 escolas estaduais da jurisdição, o encontro também conta com a participação dos diretores das 77 escolas municipais, dos 14 municípios que fazem parte da superintendência.

Para o atendimento desse público, o encontro foi organizado em quatro polos. Nesta segunda-feira (12), a capacitação ocorre no município de Presidente Olegário. “Estamos orientando sobre os procedimentos a serem tomados antes, durante e após a aplicação das provas. É importante que os diretores façam reuniões com os professores que irão aplicar o exame”, explica uma das responsáveis pelo Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública, em Patos de Minas, Vânia Váz. Na última sexta-feira (9), as orientações foram repassadas aos educadores das escolas da sede. Carmo do Paranaíba e São Gotardo são os próximos polos a receberem a capacitação.

No Norte do Estado, a Superintendência de Janaúba também vai capacitar diretores e especialistas educacionais. Apenas da rede estadual são 94 escolas, mas os gestores das redes municipais também serão capacitados para as avaliações que serão aplicadas nos dias 27 e 28/11 para os conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática, respectivamente.

Na regional, as capacitações serão realizadas nos dias 13 e 14/11. “Neste encontro também queremos ressaltar com educadores a importância dessa avaliação, além de mobilizar toda a comunidade escolar a participar do Proeb. Estamos em um período de chuvas e em nossa regional vários alunos residem em zona rural, por isso a importância dessa mobilização”, lembra a gerente do Programa de Intervenção Pedagógica para os anos iniciais do ensino fundamental, Elisângela Gomes Medeiros.

No Sul de Minas, a Superintendência Regional de Ensino de São Sebastião do Paraíso, organizou a capacitação em polos. Entre os dias, 12 e 14/11, o município sede e os municípios de Cássia e Guaxupé, receberão os diretores e especialistas de escolas estaduais e municipais dos 16 municípios que integram a regional. O momento de repassar algumas orientações ainda conta com a participação dos professores aplicadores e membros da comissão de acompanhamento.
C/ Agência Minas 


Fonte: www.jornalaraxa.com.br

Municípios cadastrados receberão alertas meteorológicos via sms

O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) apresentou, nesta quarta (14), o Plano de Operação do Radar Meteorológico para o período chuvoso 2012-2013 no Auditório JK, na Cidade Administrativa de Minas Gerais. Um dos objetivos do encontro foi promover o cadastramento dos municípios mineiros para que recebam os alertas e avisos meteorológicos via SMS, além de e-mail. A previsão é que as mensagens comecem a ser enviadas em dezembro para os celulares cadastrados.

O Plano de Operação foi elaborado para garantir uma distribuição eficiente das informações geradas pelo radar meteorológico de Minas Gerais, instalado no município de Mateus Leme, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O equipamento, instalado em janeiro de 2012, foi adquirido pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e é operado pelo Igam.

O trabalho envolve todas as prefeituras de Minas Gerais, além das Defesas Civis municipais e estadual, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Militar em ações coordenadas de prevenção e enfrentamento de situações de risco provocadas pelas chuvas. “As informações obtidas pelo radar serão interpretadas e enviadas quase que imediatamente por mensagens de texto, a qualquer hora do dia, para os aparelhos de telefone cadastrados, diminuindo o tempo de resposta diante das chuvas e sendo de importância fundamental para evitar situações de risco para a população”, afirma a diretora-geral do Igam, Cleide Pedrosa de Melo.

Segundo Cleide Pedrosa, na análise das informações sobre as chuvas são observados dados relativos à velocidade, direção do vento, previsão de raios, dentre outros, para garantir a previsão mais fiel possível. “Um aspecto observado, por exemplo, é o que ocorre dentro das nuvens, o que permite estimar a quantidade de chuva, seu deslocamento e quando ocorrerá, melhorando a previsão de curto prazo, o que permitirá evitar tragédias e prejuízos”, explica.

O radar de Mateus Leme tem um raio de ação de cerca de 200 km e inclui 324 municípios da Zona Metalúrgica, Campo das Vertentes, parte da Bacia do Rio Doce, Zona da Mata e Alto São Francisco. Segundo Cleide Pedrosa, serão adquiridos mais três radares que serão instalados nos municípios de Almenara, São Francisco e Três Marias e um quinto radar ficará na região do Triângulo Mineiro, garantindo a cobertura total do território mineiro. “Todos devem estar em operação até o final de 2013”, afirma.
 
 
Fonte: Agência Minas

Caixa liberará crédito imobiliário em oito horas

A ansiedade para saber se o financiamento da casa própria foi aprovado ou não deve diminuir em 2013, quando a Caixa Econômica Federal começar a implantar o projeto piloto de simplificação e automatização do processo de habitação. O gerente regional de habitação do banco, Marivaldo Araújo Ribeiro, conta que o objetivo é que no mínimo 80% das contratações sejam processadas em até oito horas. "Isso vale para as pessoas físicas e a previsão é que o processo comece a ser implantado por volta de fevereiro do próximo ano", diz. Os valor do imóvel financiando, informação ainda não oficial, pode ser de R$ 500 mil.

Para que esse prazo seja possível, ele explica que toda a documentação necessária deve estar completa. A partir daí, a liberação será rápida. "Hoje, há casos em que é possível obter a resposta em 15 dias, mas a média é de 30 dias ou mais", diz. O gerente explica que a intenção é agilidade, eliminando os papéis. "Será uma revolução", frisa.

Conforme informações da Caixa, que responde por 75% do mercado de financiamento de imóveis no país, o projeto-piloto está em fase de desenvolvimento e ainda não foi definido o cronograma e as cidades. Atualmente, o cliente tem que ir às agências ou correspondentes bancários para levar a documentação e volta para assinar o contrato. A ideia é que o processo seja feito pela internet e que a parte física se restrinja à assinatura.

Com o objetivo de dar agilidade ao processo de financiamento para pessoa física, a Caixa, por meio de parceria entre a Caixa Participações (Caixapar), a IBM e a Fundação dos Economiários Federais (Funcef) anunciaram em agosto deste ano uma parceria para atuar na modernização dos processos empresariais e serviços do crédito imobiliário. Os clientes podem receber informação da situação de seus pedidos de crédito em tempo real, além da internet, pelo celular.

O acordo incluiu a criação de uma nova empresa que utilizará uma plataforma tecnológica IBM adequada para a realidade brasileira. O negócio foi realizado por acordo de cooperação, que estabelece investimentos de capital diretos e indiretos na nova empresa.


Empresas. O gerente regional de habitação explicou que, ontem, a Caixa também lançou o limite global de crédito para as empresas do segmento da construção civil, o que foi avaliado de forma positiva pelo presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), Luiz Fernando Pires. "Isto vai ajudar no planejamento das empresas", ressalta.

Ribeiro explicou para cerca de cem representantes de construtoras ontem na sede do Sinduscon-MG, em Belo Horizonte, as recentes mudanças para o acesso de financiamentos. "Antes, as empresas não sabiam até quanto teriam de crédito. Outra mudança é que os limites são refeitos a cada seis meses", diz.
 
 
Fonte: O Tempo

PROGRAMA BOM DIA FAMÍLIA: ANOTE A DICA

DICAS DOMÉSTICAS

100 Para limpar verduras, mergulhe-as em água com um pouco de sal e vinagre. Os bichinhos subirão à superfície da água, possibilitando que sejam catados e jogados fora.
101 A maçã é uma fruta que tem tudo a ver com a culinária. Ela é um excelente acompanhamento para assados. Além disso, a casca serve para fazer chás e pode ser acrescentada ao mate gelado para realçar o sabor. Inclusive, o chá é indicado para inflamações na bexiga. Mas lembre-se, para que a maçã descascada ou cortada não escureça, deixe de molho em água salgada.
102 Na hora de fazer uma lasanha, você pode utilizar um procedimento simples para deixar a massa mais saborosa. Em primeiro lugar, evite o cozimento da massa antes de ir ao forno. Basta colocar a massa de molho em uma bacia de leite frio de um dia para o outro. Depois do molho é só montar o prato e levá-lo ao forno. Não deixe de colocar leite suficiente para cobrir toda a massa, pois parte do líquido é absorvido pela massa, deixando-a mais gostosa e fofinha.
103 Às vezes, ao fazer uma salada, a aparência e consistência dos tomates é muito flácida. Basta cortar os tomates no sentido vertical para eles ficarem mais firmes.
104 Bifes de fígados macios: Para que os bifes de fígado fiquem macios, acrescente um pouquinho de leite ao temperar.
105 Para que os bifes de fígado fiquem macios, acrescente um pouquinho de leite ao temperar.
106 Para limpar a geladeira faça uma solução de 1 litro de água morna e uma colher de chá de bicarbonato de sódio. Retire os alimentos da geladeira, deixe descongelar, molhe um pano limpo nesta solução e passe em todas as gavetas, prateleiras, inclusive no congelador.


Fonte: pt.petitchef.com

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Cooparaiso premia produtores na semana do empreendedorismo

A Cooparaiso, através do CentroVocacional Tecnológico (CVT), em parceria com o Conselho Municipal deDesenvolvimento Sustentável (CMDS) promove amanhã, quarta-feira (14), ac omemoração referente à Semana Global do Empreendedorismo. Pelo segundo ano consecutivo, produtores rurais serão reconhecidos por suas atividades empreendedoras no meio rural.

Neste ano, foram selecionados produtores em duas categorias: “família empreendedora” e “jovem empreendedor”, valorizandocritérios como criatividade, inovação, diversificação e geração de renda.

Foram selecionados dez produtore srurais de cada categoria e entre eles, um representante de cada será premiado.“A seleção foi feita pelo Conselho e alguns colaboradores da Cooparaiso, que levantaram quem seriam os possíveis empreendedores nessa área e foramescolhidos quem seria o mais indicado”, comenta o coordenador de projetos daCooparaiso, Francisco Landi. O prêmio é um troféu de reconhecimento de“Empreendedor Rural do Ano”.

Para Landi, o mais importante noprojeto é que as pessoas conheçam e reconheçam o valor do empreendedorismo nocampo. “Um evento grande, onde participam todas as comunidades rurais levaincentivo ao produtor, e é um reconhecimento pela dedicação que o produtor temem sua atividade”, disse.

Além da apresentação dosescolhidos e entrega da premiação, o Conselho também promove a palestra“Empreendedorismo Rural”, com apresentação do coordenador do núcleo daCooparaiso em Jacui, Wellington Trevisan.

O presidente do Conselho, MarcoAurélio de Paula, disse que a seleção da família empreendedora foi bastantedifícil. “Diante de tantos projetos interessantes que encontramos no camposendo desenvolvidos pelas famílias, encontramos muita dificuldade de fazer aseleção. Em relação à categoria ‘jovem empreendedor’ ficamos bastanteapreensivos, porque percebemos que o jovem não está acreditando mais naatividade rural como geradora de renda e segurança para o seu futuro e estápartindo para outras atividades. Temos que lutar por esse projeto paraincentivar os jovens e mostrar a eles que vale a pena investir na atividaderural, que é essencial e terá retorno”, disse Marco.

O evento deve contar com apresença de cerca de 300 pessoas, tem início ao meio dia, no Parque de Exposições– Expar.

O evento

A Semana Global doEmpreendedorismo é um projeto mundial, que envolve diversos países, com ointuito de divulgar cada vez mais o empreendedorismo e as iniciativasinovadoras. “A solicitação de incentivo ao empreendedorismo veio da Secretariade Estado de Ciência e Tecnologia e como o Centro Vocacional Tecnológico (CVT)tem vocação com o empreendedorismo rural, estamos sempre incentivando essavertente no setor agropecuário, porque muitas instituições já trabalham com oempreendedorismo na área urbana”, contou Francisco Landi.

Para ele, o tema é de sumaimportância e deve ser ensinado desde cedo. “Nas escolas rurais, a criança deveperceber que lá no seu sítio, por exemplo, tem uma galinha, que coloca ovos,que são vendidos na feira, gerando renda e que vale a pena investir nisso”,compara Landi.

Santa Casa de Passos recebe credenciamento para Samu

A Santa Casa de Passos recebe nesta semana o credenciamento para ser referência regional no serviço de urgência e emergência em três especialidades médicas. A medida visa o atendimento em toda a região, que será intensificado com o início de operação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que será colocado em funcionamento no primeiro quadrimestre de 2013. O anúncio foi feito na tarde de ontem pelo secretário de Desenvolvimento Social, deputado estadual Cássio Soares, que se reuniu com o secretário de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques.
Segundo Cássio Soares, a partir do próximo mês, a Santa Casa de Passos passa a ser referência em neurologia (Acidente Vascular Cerebral), traumatologia e cardiologia. Essa é uma solicitação antiga do hospital que se concretizou após reunião no dia 25 de julho com uma comitiva de Passos, com o Secretário de Estado de Governo, Danilo de Castro, e o subsecretário de Saúde, Breno Henrique Simões, em reunião agendada por Cássio.
O credenciamento era imprescindível para que o atendimento de urgência e emergência oferecido na Santa Casa, pelo SUS, fosse completo. Atualmente, 35% do atendimento de emergência são cardiovasculares. Segundo Daniel Porto a participação do deputado Cássio Soares no pedido foi imprescindível. Além do credenciamento para atendimento normal, o hospital fará adequações para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que será implantado pelo Estado entre fevereiro e maio do próximo ano, abrangendo toda a região sul do Estado. A referência de Passos atende a um universo de 800 mil habitantes. Para o atendimento, o hospital irá receber do Estado a quantia de R$ 6 milhões ao ano. “Se a União (Governo Federal) também reconhecer o atendimento do hospital, pode receber também recursos federais”, afirmou Antônio Jorge a Cássio Soares.
Para o diretor administrativo do hospital, Daniel Porto, o credenciamento significa uma redução da taxa de mortalidade e taxa de morbidade (recuperação sem sequelas) nos pacientes com traumas, já que a Santa Casa será adequada para esse tipo de atendimento. “Apesar de ser um serviço que fazemos há muitos anos, que possui uma estrutura diferenciada em comparação a outros hospitais no Estado, o peso da responsabilidade é muito grande. O sentimento é dúbio, mas estamos satisfeitos porque entendemos como um reconhecimento de toda estrutura que preparamos para o bom atendimento da comunidade”, garantiu.

Poços de Caldas registra 523 raios na madrugada

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou 523 raios durante a forte chuva desta terça-feira (13), em Poços de Caldas (MG). A chuva causou muitos estragos na cidade. No bairro Santa Ângela, uma creche ficou alagada durante a manhã e as crianças tiveram que ser retiradas do local com a ajuda dos bombeiros.

A família da dona de casa Leandra Pereira Colombo teve que abandonar a residência às pressas porque um barranco desmoronou. "A gente agradece a Deus por nada de pior ter acontecido. Peguei as crianças e os documentos e a gente passou pelo muro do vizinho", conta. Durante a tarde, funcionários da prefeitura trabalharam com tratores para retirar o entulho.

Também foram registrados pontos de alagamentos próximo ao Relógio Floral, no Centro da cidade e próximo as Thermas Antônio Carlos. No Hospital Santa Lúcia, chegou a entrar água na recepção, mas os funcionários conseguiram interromper a entrada a tempo.

Na Avenida Vereador Edmundo Cardillo, alguns carros que tentavam passar pelo local por volta de 7h30 ficaram parcialmente encobertos. Na esquina entre Avenida Santo Antônio e rua Corrêa Neto, no Centro da cidade, uma árvore caiu. A quadra de uma escola estadual foi interditada com risco de desabamento, mas as aulas foram mantidas.

Na avenida Doutor Davi Benedito Ottoni, onde funcionam a Justiça do Trabalho e várias clínicas médicas, a água abriu uma cratera com cerca de dois metros de profundidade e seis de diâmetro, interrompendo o trânsito. Funcionários da prefeitura estiveram na rua durante a tarde para avaliar os estragos, mas o asfalto continua cedendo e não há previsão para que ela seja liberada.



Fonte: G1 Sul de Minas

PROGRAMA BOM DIA FAMÍLIA: ANOTE A DICA


Truques domésticos


Conheça alguns truques para você resolver aqueles pequenos problemas domésticos que até então pareciam sem solução:

1. As velas decorativas ficarão novas em folha se forem limpas com um pedaço de algodão embebido em álcool;

2. Se perdeu o saca-rolhas e quiser abrir uma garrafa de vinho, deixe água quente escorrer pelo gargalo da garrafa durante alguns minutos. O calor expandirá o vidro e a rolha pulará fora;

3. Ao preparar uma valise para viagem de avião, nunca leve embalagem de spray. A pressão pode rompê-la e o líquido se espalhará por toda a mala;

4. Suas meias de náilon durarão mais se forem guardadas na geladeira;

5. Antes de usar uma meia de náilon, lave-a. Isto garantirá uma melhor aderência das meias às pernas e uma duração, pois não desfiarão com facilidade;

6. O colar arrebentou? Enfie-o com linha de pescar. É resistente, firme e flexível, dispensando a agulha para enfiar;

7. Quando estiver viajando e quiser desamassar uma roupa, pendure-a no banheiro e abra a água do chuveiro o mais quente possível. Feche a porta do banheiro para acumular melhor o vapor. Após alguns minutos sua roupa estará pronta para ser usada;

8. Para colar fitas de vídeo cassete, ponha uma gota de acetona sobre uma das pontas da fita e una esta com a outra;

9. Para abrir uma fechadura enguiçada, aqueça a chave e vire-a devagar na fechadura. 
 
Fonte:www.mundomulher.com.br

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Aposentado é preso com aves silvestres mantidas em cativeiro

Um aposentado, de 62 anos, foi preso nesse domingo (11) suspeito de criar animais silvestres em cativeiro sem autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na cidade de São Sebastião do Paraíso, região Sul de Minas Gerais.

Conforme dados da Polícia Militar do Meio Ambiente (PMMA) uma denúncia anônima por criar aves em cativeiro em uma fazenda na região.

No sítio, a polícia encontrou oito pássaros canários da terra em duas gaiolas. Ainda de acordo com a PMMA, as aves pertencem a fauna brasileira e estavam sem anilhas ( uma espécie de pulseira de identificação) e nem o registro de autorização do Ibama.

O aposentado foi preso em flagrante e levado para a Delegacia de Polícia Civil de São Sebastião do Paraíso.
 
 
Fonte: O Tempo