Trata-se de um dos mais abrangentes projetos de pesquisa e desenvolvimento de redes inteligentes da América Latina - tecnicamente denominados smart grids - que conta com investimentos da ordem de R$ 50 milhões provenientes do Programa de Eficiência Energética da Cemig, do Programa de Processos e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e do Governo dos Estados Unidos, por meio da United States Trade and Development Agency (USTDA). A previsão é de que as pesquisas sejam concluídas em 2014.
A iniciativa integra o que há de mais moderno em tecnologias de automação e telecomunicações às redes de distribuição de energia elétrica, posiciona Sete Lagoas como uma cidade modelo no âmbito de possibilidades de melhorias no fornecimento de energia. O programa envolve cerca de 200 profissionais das mais diversas áreas do conhecimento e permitirá à Cemig estabelecer um sistema de interação com seus clientes, por meio dos mais modernos meios de comunicação.
A automação dos sistemas envolve a distribuição de energia; qualidade do produto fornecido aos consumidores; aumento da eficiência na identificação de problemas nas redes de distribuição e o restabelecimento de quedas de fornecimento com maior rapidez e eficiência.
Fonte: Agência Minas
Nenhum comentário:
Postar um comentário