Powered By Blogger

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Santa Casa de Passos recebe credenciamento para Samu

A Santa Casa de Passos recebe nesta semana o credenciamento para ser referência regional no serviço de urgência e emergência em três especialidades médicas. A medida visa o atendimento em toda a região, que será intensificado com o início de operação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que será colocado em funcionamento no primeiro quadrimestre de 2013. O anúncio foi feito na tarde de ontem pelo secretário de Desenvolvimento Social, deputado estadual Cássio Soares, que se reuniu com o secretário de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques.
Segundo Cássio Soares, a partir do próximo mês, a Santa Casa de Passos passa a ser referência em neurologia (Acidente Vascular Cerebral), traumatologia e cardiologia. Essa é uma solicitação antiga do hospital que se concretizou após reunião no dia 25 de julho com uma comitiva de Passos, com o Secretário de Estado de Governo, Danilo de Castro, e o subsecretário de Saúde, Breno Henrique Simões, em reunião agendada por Cássio.
O credenciamento era imprescindível para que o atendimento de urgência e emergência oferecido na Santa Casa, pelo SUS, fosse completo. Atualmente, 35% do atendimento de emergência são cardiovasculares. Segundo Daniel Porto a participação do deputado Cássio Soares no pedido foi imprescindível. Além do credenciamento para atendimento normal, o hospital fará adequações para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que será implantado pelo Estado entre fevereiro e maio do próximo ano, abrangendo toda a região sul do Estado. A referência de Passos atende a um universo de 800 mil habitantes. Para o atendimento, o hospital irá receber do Estado a quantia de R$ 6 milhões ao ano. “Se a União (Governo Federal) também reconhecer o atendimento do hospital, pode receber também recursos federais”, afirmou Antônio Jorge a Cássio Soares.
Para o diretor administrativo do hospital, Daniel Porto, o credenciamento significa uma redução da taxa de mortalidade e taxa de morbidade (recuperação sem sequelas) nos pacientes com traumas, já que a Santa Casa será adequada para esse tipo de atendimento. “Apesar de ser um serviço que fazemos há muitos anos, que possui uma estrutura diferenciada em comparação a outros hospitais no Estado, o peso da responsabilidade é muito grande. O sentimento é dúbio, mas estamos satisfeitos porque entendemos como um reconhecimento de toda estrutura que preparamos para o bom atendimento da comunidade”, garantiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário