Powered By Blogger

quinta-feira, 22 de março de 2012

Votação da Lei Geral da Copa é adiada para próxima semana

A crise na base aliada da presidente Dilma Rousseff impediu a votação do projeto da Lei Geral da Copa, nesta quarta-feira, na Câmara dos Deputados. O principal foco de insatisfação é a falta de uma data para a votação do novo Código Florestal, mas partidos aliados aproveitaram o clima de insatisfação na Casa para impedir a aprovação do projeto envolvendo o Mundial de 2014. A sessão desta quarta-feira foi tumultuada. Quase todos os partidos da base aliada se posicionaram contra a votação do projeto. Eles ameaçaram apoiar um requerimento da oposição que pedia a retirada de pauta. Por fim, decidiram por obstruir a sessão, impedindo que se alcançasse o quórum de 257 deputados para a votação do requerimento. Com isso, o presidente da Câmara Marco Maia, encerrou os trabalhos. E a votação da Lei Geral da Copa ficou para a próxima semana.


Fonte: O Tempo


Chegada de Adriano no Galo tem aprovação dos jogadores atleticanos

A notícia do interesse do Atlético em contar com Adriano ganhou repercussão na Cidade do Galo e a contratação do atacante foi aprovada pelos jogadores alvinegros ouvidos pela imprensa. Vale lembrar que a negociação entre o Imperador e o Galo foi confirmada pelo presidente Alexandre Kalil, mas descartada pelo próprio cartola após este saber da ida do atleta à Búzios. O goleiro Renan Ribeiro afirma que Adriano se encaixaria em todas as equipes do Brasil, ressaltando principalmente a importância de contar com um atacante do porte do Imperador, que pode decidir uma partida quando se menos espera. Outro a comentar sobre a provável vinda de Adriano à Cidade do Galo foi o volante Pierre. Para o meio-campista atleticano, Adriano profissionalmente seria uma ótima contratação a ser feita pela diretoria alvinegra.


Fonte: superesportes

Jemg 2012 tem número recorde de municípios inscritos

A Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude recebeu a inscrição de 685 municípios para a etapa microrregional do Minas Olímpica Jogos Escolares de Minas Gerais – Jemg 2012, o equivalente a 80,30% das cidades mineiras. As inscrições estabeleceram um novo recorde na competição, que, no ano passado, recebeu inscrições de 683 municípios. O Jemg, maior e o mais importante programa esportivo-social de Minas Gerais, é uma competição esportivo-educacional realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE), da qual podem participar escolas dos ensinos fundamental e médio nas disputas de atletismo, basquete, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, ginástica de trampolim, handebol, judô, natação, peteca, taekwondo, tênis de mesa, vôlei, xadrez e modalidades paraolímpicas, nos naipes masculino e feminino. As escolas que participarão do Jemg 2012 já podem realizar suas inscrições.



Fonte: Agência Minas

Secretaria de Saúde realiza 2ª Caminhada de Combate à Dengue

Com o objetivo de orientar a população sobre os riscos causados pela dengue, a Secretaria Municipal de Saúde e do Departamento de Vigilância Epidemiológica de São Sebastião do Paraíso, realizou na manhã desta segunda-feira, 19, a caminhada da 2ª Mobilização de Combate à Dengue. A ação teve início às 8h30, na Praça dos Imigrantes, em frente ao Paço Municipal e seguiu até a Praça da Matriz. Durante o percurso, a população recebeu informações sobre a eliminação de possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Na caminhada até o destino final, alunos da rede municipal de ensino levaram cartazes com dizeres sobre conscientização do assunto. Já na Praça da Matriz, as crianças apresentaram peças teatrais relacionadas ao tema abordado.



Fonte: Assessoria de Comunicação PMSSP

Sine de MG insere mais de 1.600 trabalhadores no mercado

A conquista de um emprego tornou-se realidade no mês de fevereiro para 1.676 trabalhadores inscritos em uma das 133 unidades do Sine que são coordenadas pela Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego, em Minas. No mesmo período, segundo dados da Superintendência de Política de Geração de Emprego da Sete, foram captadas 16.364 vagas de empresas parceiras. Em fevereiro, o número de atendimentos nas unidades do Sine em Minas Gerais chegou a 327.372, entre intermediação de mão de obra, emissão de carteiras de trabalho, postagem do seguro-desemprego e informações ao trabalhador.


Fonte: Agência Minas

Debate do feriado de 8 de dezembro tem resultado positivo

Na última terça-feira, dia 20 de março, reuniram-se no salão da Associação Comercial de São Sebastião do Paraíso, comerciantes, representantes dos congadeiros e vereadores para debate a respeito do feriado 8 de dezembro, que, de acordo com empresários, vem causando prejuízos para a comunidade. Na reunião, foi destacado pelos vereadores presentes que esta tradição é muito mais antiga que a lei que criou o feriado, e que, portanto, a sua revogação não a prejudica em nada, pois é realizada no final da tarde, não sendo necessário que os comércios fechem as suas portas, pelo contrário, o movimento comercial também prestigia a festividade. Os representantes dos congadeiros, Gorvalho, Jerominho e Heraldo Bícego, estiveram presentes e concordaram com a proposta de revogação do feriado, tendo, inclusive sugerido que o evento de hasteamento das bandeiras continue sendo no dia 8 de dezembro como já é tradição, mas, a partir deste ano, seja iniciado às 18 horas. O presidente da ACISSP, Ailton Sillos, avaliou a reunião como positiva, resultando na revogação do feriado que beneficiará toda população sem comprometer o bom andamento dessa importante festividade folclórica da nossa comunidade.



Fonte: Central de Marketing Acissp


quarta-feira, 21 de março de 2012

PROGRAMA TARDE TOTAL: MOMENTO SAÚDE

O que fazer para poupar o envelhecimento cerebral

Um novo estudo confirma que 53% das pessoas têm um leve declínio nas funções mentais aos 70 ou 80 anos, e aproximadamente 16% têm problemas mais sérios com a memória e outras funções cerebrais com o envelhecimento. A boa noticia é que não precisamos fazer parte das estatísticas. Uma pesquisa recente, mostrou que uma em cada três pessoas que participaram da pesquisa não teve nenhum problema de memória quando passaram dos 70 anos. O estudo acompanhou 2509 homens e mulheres durante mais de 8 anos. Os participantes tinham no mínimo 70 anos no início dos estudos. Analisando esse grupo de pessoas, os pesquisadores perceberam que há muito que se pode fazer para melhorar a memória. O segredo é exercitar-se, manter atividades mentais e uma vida social agitada. Algumas das maneiras de manter o cérebro jovem por mais tempo: 1 - Continuar estudando: pessoas que se formaram no ensino médio tiveram mais chance de ficar no grupo dos que mantiveram as funções mentais intactas. As que tinham nível básico escolar tinham menos chance de integrar o grupo. 2 - Parar de fumar: não-fumantes figuraram mais no grupo sem nenhum declínio mental. 3 – Fazer exercícios: pessoas que mantêm atividades físicas pelo menos uma vez por semana tiveram maiores chances de manter a memória. 4 – Manter-se socialmente ativo: as pessoas que viviam com alguém ou faziam trabalhos voluntários tinham uma chance maior de ficar no grupo dos que mantiveram a memória intacta. Além disso, existem outros fatores incontroláveis. O estudo mostrou que hipertensos, diabéticos tiveram maior perda das funções cognitivas com a idade. Mesmo quem não tenha terminado os estudos ou algum outro fator que não possa mudar, há como desafiar seu cérebro. O jeito mais fácil de fazer isso é participando de atividades sociais, como trabalhos voluntários. O isolamento é muito perigoso.


Pesquisadores concordam com as descobertas quanto à atividade social e física. Um grupo de estudos fez pesquisa com homens e mulheres mais velhos que fazem trabalhos voluntários ensinando técnicas de leitura para crianças e adolescentes. Fazendo imagens cerebrais dos voluntários, foi verificado que as pessoas tiveram grandes melhoras em seus cérebros, assim como aconteceu como um grupo que fez exercícios físicos leves.Os benefícios dos exercícios físicos foram vistos em pessoas que andaram um total de 90 minutos por semana (menos de 20 minutos por dia).

Nunca é tarde demais para começar. Mesmo quem passou a vida inteira sendo sedentário pode se beneficiar dos exercícios. Caminhar três vezes por semana por meia hora é suficiente para aumentar as funções cognitivas do cérebro e reverter os efeitos do tempo.

Ser intelectualmente curioso. Dica: "Não ter medo de aprender novas coisas, ir atrás do que acha interessante e procurar novos caminhos para mente trabalhar". Manter uma alimentação saudável com frutas, legumes, verduras e carnes magras. Complementar alimentação com alguns produtos naturais como Óleo de Peixe Ômega 3, Ginkgo biloba, Chá verde pode ser interessante para melhorar a memória. Hoje existem vários tipos de tratamento “anti-envelhecimento”,com vários tipos medicamentos, terapias de reposição hormonal (para homens e mulheres), terapia ortomolecular etc..... Nestes casos um médico especialista deve ser consultado.


Ana Cláudia C.Soares – Farm.Resp Farm.Ana Terra

Cruzeiro confirma contratação de Charles para a temporada 2012

Mais uma vez o ‘namoro’ entre o volante Charles e o Cruzeiro terminou com final feliz. A diretoria celeste anunciou nesta quarta que o jogador acertou com o time estrelado para a temporada 2012. Charles será apresentado nesta tarde, às 15h30, na Toca da Raposa II, onde os detalhes do novo contrato serão repassados à imprensa. Essa é a terceira vez que o atleta vestirá a camisa azul. Em sua história pelo time estrelado, Charles tem 83 participações e 11 gols marcados. Com a chegada do volante, o técnico Vágner Mancini terá sete jogadores da posição no elenco. Para esta temporada, a diretoria contratou quatro jogadores do setor: Marcelo Oliveira, Rudnei, Amaral e Diego Arias. Entre eles, apenas Marcelo Oliveira conquistou a titularidade e forma dupla no meio-campo com Leandro Guerreiro, que é remanescente de 2011, assim como Éverton.


Fonte: superesportes

Famílias endividadas chega a 57,8% no país

O porcentual de famílias endividadas cresceu de 57,4% para 57,8% entre fevereiro e março. Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Esse patamar, porém, é inferior aos 64 8% apurados em março de 2011. Para a CNC, a alta do endividamento entre fevereiro e março é pouco expressiva e indica que, apesar da reversão da política monetária, da retirada de parte das medidas macroprudenciais de contenção ao crédito e dos estímulos fiscais para o consumo de bens duráveis, persiste uma maior cautela das famílias em relação ao seu endividamento. A alta do endividamento deu-se integralmente na faixa de renda inferior a 10 salários mínimos, interrompendo uma sequência de quatro meses em queda. Para essa faixa de renda, o porcentual de famílias com dívidas alcançou 58,6% em março de 2012, ante 58,4% em fevereiro de 2012 e 66,5% em março de 2011. Para as famílias com renda acima de 10 salários mínimos, o porcentual de famílias endividadas passou de 50,6% em fevereiro de 2012 para 50,2% em março de 2012.



Fonte: O Tempo

Vôlei Paraisense estreia no Campeonato Sul Mineiro Unimed de Vôlei

No próximo final de semana, de 23 a 25 de março, a equipe de vôlei de São Sebastião do Paraíso fará sua estréia jogando pelo Campeonato Sul Mineiro Unimed de Vôlei. O campeonato é organizado pela Liga Esportiva do Sul e Sudoeste de Minas Gerais, sendo uma das Superintendências da Federação Mineira de Voleibol, isso faz com que a competição seja uma fase regional do Campeonato Mineiro de Vôlei. O campeonato é disputado em circuitos, onde todas equipes jogam entre si. A equipe paraisense estará representada por seu time Infanto-juvenil, categoria de atletas abaixo de 17 anos, e o primeiro circuito acontecerá na cidade de São Gonçalo do Sapucaí. A competição que acontecerá no próximo final de semana poderá ser acompanhada com informações e notícias diárias através do twitter: www.twitter.com/arenaolimpica.



Fonte: emersondaprefeitura.blogspot.com

Mariano participa de workshop em preparação às olimpíadas do Rio em 2016

O secretário municipal de esportes de São Sebastìão do Paraíso, Mariano Bícego, participou de workshop realizado na sede do Comitê Olímpico Brasileiro nesta terça feira, 20, no Rio de Janeiro. Todas as 172 instalações de 73 cidades brasileiras selecionadas para os treinamentos pré-jogos da Olimpíadas do Rio em 2016 estiveram presentes no evento, que teve como objetivo preparar as instalações para as próximas etapas do processo que envolve os Jogos Olímpicos no Brasil. Mariano Bícego avaliou como muito positiva a realização do workshop, destacando que Paraíso se situa num patamar maior no cenário esportivo e muitas das ações cobradas pela organização do Rio 2016 já estão em andamento no município.



Fonte: emersondaprefeitura.blogspot.com

Professores e governo de Minas divergem sobre salário

Em Minas Gerais, a briga pelo cumprimento do piso nacional do magistério chegou à Justiça. O governo do estado e o sindicato dos professores divergem sobre o modelo de remuneração adotado na rede. Desde o ano passado, os profissionais recebem uma parcela única que incluiu gratificações ao vencimento-base. O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sindute) defende que o modelo, aprovado em lei estadual, contraria a Lei do Piso. Já a Secretaria de Educação alega que a transição para o formato de remuneração unificada levou em consideração o valor do piso nacional, calculado proporcionalmente à jornada dos professores do estado, de 24 horas por semana. Dos 209 mil cargos de professores ativos hoje na rede estadual, menos de 5% têm formação de nível médio e recebem a remuneração inicial de R$ 1.122. Atualmente, a rede só admite professores com nível superior e, nesse caso, o salário inicial é R$ 1.320.



Fonte: O Tempo

Dia do Cidadão Rural espera aproximadamente 3 mil pessoas

Cerca de 3 mil pessoas de 10 comunidade rurais do município são esperadas para o Programa Cidadão Rural, que acontece no próximo sábado, 24 de março, no Parque de Exposições João Bernardo Pinto Sobrinho, em São Sebastião do Paraíso. Das 8h às 16h, estão programadas várias atividades gratuitas nas áreas de cidadania, saúde, educação, meio ambiente, agricultura, esporte e cultura que visam melhorar a qualidade de vida do homem no campo. A coordenadora de Promoção Social do Senar em Belo Horizonte , Vânia Mello, chega a Paraíso nesta quinta-feira para coordenar os trabalhos do programa.



Fonte: ClicFolha

terça-feira, 20 de março de 2012

PROGRAMA TARDE TOTAL: DICAS PARA DONA DE CASA

Para lavar louça, você pode usar um detergente barato e acrescentar, para cada meio litro, uma colher de sopa de vinagre. O vinagre cortará a gordura e deixará a louça brilhando.

A nata do leite serve para limpar objetos de prata.

Para facilitar a limpeza do ralador de queijo, passe uma batata crua sobre sua superfície. A batata retirará os resíduos de queijo.

Para limpar peças de prata, mergulhe-as numa solução de água fervente com sal e deixe por cinco minutos. Depois, lave as peças em água corrente com sabão de coco.

Para limpar talheres e objetos de prata, use a água em que você cozinhou batata.

Antes de ralar queijo, pincele o ralador com óleo. Na hora de lavar, o queijo se soltará mais facilmente.

Tire as manchas da pia de aço inoxidável com um pano embebido em álcool. Se houver ferrugem, passe fluido de isqueiro, depois gotas de óleo de oliva e, em seguida, uma esponja com detergente. A pia ficará novinha.

Para limpar o mármore, esfregue-o com um saquinho de sal, molhado.

Para retirar a gordura do exaustor de cozinha, retire o filtro e deixe de molho em água bem quente, com algumas gotas de detergente. Enxágue bem antes de recolocar no lugar.


Fonte: http://intervox.nce.ufrj.br

Charles vive expectativa de voltar a vestir a camisa do Cruzeiro

O volante Charles está próximo de voltar à Toca da Raposa II. Não que o negócio entre as partes esteja adiantado, mas, se depender do desejo do jogador, o retorno ao clube celeste já é certo. Ele tem uma pendência com um agente, que tem um documento de autorização para buscar outros destinos para o volante até o dia 28 deste mês. Segundo o jogador, porém, o imbróglio é mera formalidade e seu acerto com o Cruzeiro é questão de tempo. O volante chegou a negociar com o Flamengo, mas foi vetado pelo técnico Joel Santana. O jogador revelou que o negócio com o Rubro-negro foi conduzido a contragosto. Diante do seu desejo de voltar ao clube celeste, Charles acredita que o acerto será facilitado. Segundo o diretor de futebol do Cruzeiro, Alexandre Mattos, Charles de fato procurou o supervisor Benecy Queiroz manifestando seu desejo de retornar. O dirigente, porém, disse que o clube celeste ainda não fez proposta oficial ao jogador.


Fonte: O Tempo

Com suspensão de Rodriguinho, Givanildo aposta em Luciano no clássico

Com a suspensão do meia Rodriguinho, o técnico do América Givanildo Oliveira espera poder contar com Luciano para o clássico contra o Cruzeiro neste domingo, às 16h, na Arena do Jacaré, pela 8ª rodada do Campeonato Mineiro. Luciano não ficou nem no banco de reservas na vitória por 1 a 0 contra o Boa Esporte nesse sábado. O jogador foi vetado pelo departamento médico, já que estava com febre alta.Além de Luciano, o argentino Sebástian Sciorrili também corre por fora para atuar no meio-campo.



Fonte: superesportes

Paraíso Basquete Sub-15 é vice-líder na Liga Paulista

A equipe sub-15 do Paraíso Basquete, composta de garotos nascidos à partir de 1997, vem fazendo uma bela campanha na Liga Paulista e tem recebido elogios até de adversários de peso, inclusive na terra do basquete. Jogando em Franca no domingo, 18 de março, pela manhã, os meninos paraisenses tiveram um bom resultado diante da equipe B da ASPA, tradicional formadora de talentos do basquete nacional. Na partida, desde o início o placar foi comandado por Paraíso, que venceu o jogo por 78 x 29, com destaque para Lucas Ferraz, que anotou 20 pontos no jogo e repetiu a bela atuação que fizera no dia anterior contra a equipe A da ASPA. A única derrota da garotada de Paraíso veio no sábado, 17/03, no jogo contra o atual campeão da categoria em São Paulo, a equipe A da ASPA. Mesmo na Arena Olímpica, a equipe francana mostrou porque é campeã da competição e venceu Paraíso por 88 x 55. No entanto esta derrota não diminui o esforço e o conjunto paraisense, já que seus atletas jogaram de igual para igual com os campeões.



Fonte: Correio dos Lagos

Semáforo da Av. Monsenhor Felipe é reabilitado

Nesta segunda-feira, dia 19, voltaram a funcionar os semáforos do cruzamento da Avenida Monsenhor Felipe com Rua Tabajara Pedroso. A retirada dos equipamentos, que foi feita em abril do ano passado gerou insatisfação em parte da população paraisense. Depois de várias reivindicações de pedestres e moradores da região, o Departamento Trânsito da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transportes de São Sebastião do Paraíso decidiu reinstalar os semáforos que existiam no cruzamento entre a Rua Tabajara Pedroso e Avenida Monsenhor Felipe, na Vila Dalva. Os sinaleiros foram retirados há um ano, depois que estudos técnicos do Departamento de Engenharia de Trânsito detectaram que um deles estava comprometido. A base da haste de ferro que sustenta o equipamento apodreceu e ameaçava cair. Sem recursos para comprar dois novos semáforos, que custam em média R$ 60 mil, o Departamento de Trânsito decidiu reformar os antigos. Os equipamentos foram reinstalados na tarde da última sexta-feira, dia 16.


Fonte: ClicFolha

Pagamento da 3ª parcela do IPVA começa nesta semana

Começou nesta segunda-feira (19) e termina no dia 30 de março a escala de pagamento da terceira e última parcela do IPVA 2012. Já a Taxa de Renovação do Licenciamento Anual de Veículos Automotores, no valor de R$ 66,38, vence no dia 2 de abril. Até o mês de fevereiro, 63% dos proprietários de veículos em Minas Gerais já haviam quitado o imposto em cota única ou em 1ª e 2ª parcelas, gerando R$ 1,7 bilhão distribuídos ao Governo do Estado. Para quitar o imposto, o contribuinte deve procurar qualquer agência ou terminais de autoatendimento da rede bancária credenciada bastando digitar o número do RENAVAM - Registro Nacional de Veículos Automotores, impresso no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo. O contribuinte pode também utilizar o sistema on-line dos bancos para quitar o imposto, bem como a Taxa de Licenciamento e o Seguro Obrigatório. As consultas dos valores do imposto podem ser feitas pelo RENAVAM no site da Secretaria de Estado de Fazenda www.fazenda.mg.gov.br ou pelo telefone 155 do LigMinas para todo o Estado de Minas Gerais.


Fonte: Agência Minas

Plano de Mobilidade Urbana volta a ser discutido em Paraíso

Representantes da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, da empresa Equilíbrio Consultoria Urbanístico-Ambiental e da sociedade civil se reuniram na tarde de quinta-feira para apresentar e discutir as diretrizes para elaboração do Plano de Mobilidade Urbana do município. Durante a assembleia, os presentes propuseram alternativas para a promoção da mobilidade urbana a partir dos problemas apontados pela empresa e comunidade. De acordo com o secretário de Planejamento Urbano, Cassius Malaguti, mesmo não sendo obrigado por lei, Paraíso adotará o Plamob para atender às necessidades do município, independente da exigência ou não dos órgãos governamentais. A quarta e última reunião deve acontecer ainda neste semestre. Depois, a Prefeitura institucionalizará o Plano de Mobilidade Urbana e, em seguida, o encaminhará para a Câmara de Vereadores para que seja transformado em lei. De acordo com o secretário Cassius Malaguti, o Plamob deve ser concluído em julho deste ano.


Fonte: Assessoria de Comunicação PMSSP

segunda-feira, 19 de março de 2012

PROGRAMA TARDE TOTAL: DICAS DE SAÚDE

Intolerância à lactose

Após consumir leite ou seus derivados, algumas pessoas podem sentir dor abdominal, náuseas, desconforto, diarréia e gases. Em geral, tais sintomas são percebidos como um simples mal-estar, típico de estômago sensível. Mas atenção: se o incomodo aparecer num período entre meia hora e duas horas após o consumo de laticínio, deve-se procurar auxílio médico, pois pode significar intolerância à lactose – uma rejeição do organismo ao leite e seus derivados.

Intolerância à lactose: cuidados com a alimentação Essa intolerância é resultado da falta da enzima lactase, produzida no intestino delgado, que tem a finalidade de decompor o açúcar do leite em carboidratos, para a sua melhor absorção.

"Com a deficiência ou ausência dessa enzima, a digestão da lactose torna-se difícil e chega ao intestino grosso inalterada, sendo fermentada por bactérias, produzindo assim acido láctico e gases", explica Patrícia Modesto nutricionista clínica do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Além disso, a presença de lactose no intestino grosso aumenta a retenção de água, podendo causar diarreia e cólicas.

A nutricionista ainda alerta para a diferença entre intolerância à lactose e alergia ao leite. "A alergia é uma resposta do sistema imunológico a algum componente do alimento. A intolerância trata-se de uma reação adversa que envolve a digestão ou o metabolismo, mas não o sistema imunológico", explica.

Como diagnosticar

Existem três tipos de intolerância à lactose.

  • Deficiência congênita da enzima : é um defeito genético raro, no qual alguns recém-nascidos, principalmente prematuros, nascem sem a capacidade de produzir lactose. Nesse caso a intolerância à lactose é permanente.
  • Diminuição enzimática secundária a doenças intestinais: bastante comum no primeiro ano de vida. Nesse caso, a criança tem uma deficiência temporária da enzima, devido à morte das células da mucosa intestinal, produtoras da lactase, principalmente quando há diarreia persistente. Assim, o indivíduo fica com deficiência temporária até que essas células sejam repostas. Não existe um tempo exato para que isso ocorra, pois depende da resposta do organismo de cada pessoa.
  • Deficiência primária ou ontogenética: a mais comum na população. Com o decorrer da vida, existe a tendência natural à diminuição da produção da lactase a que qualquer adulto, sem idade exata, está sujeito.

A alergia é uma resposta do sistema imunológico a algum componente do alimento. A intolerância trata-se de uma reação adversa que envolve a digestão ou o metabolismo, mas não o sistema imunológico

Ao perceber os sintomas (dor abdominal, náusea, gases, diarreia e cólicas) após ingerir laticínios, a pessoa deve procurar um gastroenterologista. Apesar dessa intolerância não causar riscos de vida, a sensação é de muito desconforto.

O diagnóstico pode ser feito de três maneiras:

  • Teste de intolerância à lactose: o paciente recebe uma dose de lactose em jejum e, depois de algumas horas, são colhidas amostras de sangue que indicam os níveis de glicose.
  • Teste de hidrogênio na respiração: o paciente ingere uma bebida com alta quantidade de lactose e o médico analisa o hálito da pessoa em intervalos que variam de 15 a 30 minutos por meio da expiração. Se o nível de hidrogênio aumentar significa um processamento incorreto da lactose no organismo.
  • Teste de acidez nas fezes: o exame de fezes é realizado normalmente, pois se a pessoa ingeriu alimentos com lactose, teve os sintomas e procurou auxilio médico, é porque a lactose não foi bem digerida produzindo ácidos que podem ser detectados nas fezes.

Prevenção e Tratamento

Uma vez diagnosticada a intolerância, pode-se prevenir novos sintomas excluindo leite e derivados, além de produtos ou alimentos preparados com leite. Outra forma de evitar os sintomas é experimentar os suplementos da enzima lactase, disponíveis no mercado em comprimidos ou tabletes mastigáveis. O medicamento deve ser ingerido junto com os laticínios.

"Além disso, é possível adicionar gotas de enzima lactase no leite comum para pré-digerir a lactose antes de beber. Vale lembrar que as gotas devem ser colocadas 24 horas antes do consumo, tempo necessário para digerir a lactose", sugere Patrícia Modesto.

A nutricionista alerta, porém, que o não consumo de leite e derivados pode gerar falta de cálcio. E quem optar por eliminar os laticínios precisará de uma dieta especial "Para suprir a necessidade do mineral, a pessoa deve consumir principalmente vegetais de cor verde-escura como brócolis, couve, agrião, mostarda, além de repolho, nabo e peixes de ossos moles como o salmão e sardinha, mariscos e camarão", ensina Patrícia Modesto.



Fonte: www.einstein.br

Cuca se decepciona com Danilinho e deixa em aberto o futuro do jogador

Danilinho terá trabalho para recuperar o prestígio com a cúpula do Atlético. O jogador deixou o técnico Cuca desapontado com a ausência no treinamento de sábado. Danilinho não apareceu na Cidade do Galo e só foi encontrado pela diretoria às 3 horas da tarde, por telefone. Ele afirmou que precisou levar a esposa ao hospital e, por isso, faltou à atividade. O meia-atacante foi cortado do jogo de domingo, contra o Villa Nova. Eduardo Maluf, diretor de futebol do Atlético, também reprovou a conduta do jogador.


Fonte: Superesportes

Cruzeiro goleia Caldense e segue em 2.º no Mineiro

O Cruzeiro atropelou a Caldense por 5 a 0, neste domingo, em Poços de Caldas, pela sétima rodada do Campeonato Mineiro, e segue na cola do líder Atlético-MG. Com o resultado, a equipe se manteve na segunda colocação da competição, com 18 pontos, três a menos que seu principal rival. Além disso, o resultado mantém a boa fase da equipe na temporada. Se o ataque conseguiu marcar cinco gols, a defesa também vem se destacando e chegou à quinta partida consecutiva - quatro pelo Mineiro e uma pela Copa do Brasil - sem sofrer gols. Na próxima rodada do estadual, o adversário será o América-MG, no próximo domingo, às 16 horas, na Arena do Jacaré.


Fonte: Estadão Espn

Inscrição no Seminário de Dirigentes Municipais de Esporte de Minas termina dia 19

Termina nesta segunda-feira (19) o prazo para a inscrição no I Seminário de Dirigentes Municipais de Esporte de Minas Gerais, que será realizado em 2 de abril, no Minascentro, em Belo Horizonte. O evento, que tem inscrições gratuitas, foi idealizado para reunir gestores e responsáveis pelo esporte municipal de todo o Estado. A programação do seminário contará com apresentações para os administradores do setor, com informações sobre oportunidades de promoção de programas esportivos, oportunidades de financiamento e propostas para a sistematização do trabalho na área. Além disso, o seminário dará aos profissionais oportunidade de se conhecerem e incrementarem suas redes profissionais, com vistas a fomentar o intercâmbio esportivo em Minas Gerais. Informações e inscrições pelo site: http://icms.esportes.mg.gov.br/seminario.


Fonte: Agência Minas

Preços dos Medicamentos poderão ser reajustados em 5,85 %

Resolução da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed) publicada hoje (19) noDiário Oficial da União autoriza reajustes de até 5,85% no preço dos remédios vendidos em todo o país. As alterações podem ser feitas a partir do próximo dia 31 e devem ter como referência o chamado preço fabricante (limite usado por laboratórios ou distribuidores de medicamentos para venda no mercado brasileiro) cobrado em 31 de março de 2011. Até a data limite para a entrada em vigor do reajuste, as empresas produtoras de medicamentos deverão apresentar à Cmed o relatório de comercialização com os preços que pretendem cobrar após a aplicação da correção. O reajuste de até 5,85% tem como base a variação, nos últimos 12 meses, do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Fonte: Agência Brasil

Agência dos Correios de Guaxupé ganha novas instalações

É com mais conforto e espaço que serão apresentadas novas instalações da agência dos Correios na rua Capitão João Machado em Guaxupé (MG). Nesta segunda-feira (19), os moradores do município, poderão conhecer a nova estrutura da unidade situada no Centro. A inauguração acontece às 16h na Rua Capitão João Machado, 183. A ampliação e modernização da agência busca promover mais comodidade ao público e melhores condições de trabalho aos empregados. Além disso, as obras também trouxeram recursos de acessibilidade para portadores de necessidades especiais. Outra novidade da agência é uma área para carga e descarga.


Fonte: Correio dos Lagos

Traficante é preso pela PM na Vila Dalva

Mais um suposto traficante foi preso pela Polícia Militar de São Sebastião do Paraíso na última sexta-feira, dia 16. Carlos Alexandre Neto, de 25 anos, já é conhecido por envolvimento com drogas e há menos de cinco meses foi preso pelo mesmo delito, porém, já estava em liberdade. Por volta das 22h, policiais militares realizavam patrulhamento preventivo ostensivo pelo bairro Vila Dalva, quando se depararam com o autor conversando com o condutor de um veículo Corsa prata, que ao perceber a aproximação da viatura saiu em alta velocidade. Segundo informações policiais, no momento do flagrante o suspeito havia passado algo para o condutor do veículo que evadiu. Carlos negou o fato. Ao procederem busca pessoal, os militares encontraram com ele a quantia de R$ 20 em dinheiro.


Fonte: ClicFolha