sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

SAÚDE: Especialistas aleram que é preciso perder peso com saúde

Ano novo é tempo de renovar as promessas e traçar objetivos. Muitas pessoas querem perder os quilinhos acumulados durante o ano passado e partem para uma dieta que pode ser agressiva ao organismo. A nutricionista Denise Samari alerta que a má alimentação pode provocar doenças como anemia. O primeiro passo é adequar o cardápio, com a troca de alimentos gordurosos por outros mais saudáveis. A nutricionista explica que também é preciso estabelecer horários para as refeições: "eles podem comer alimentos como frutas e verduras sempre respeitando o horário das refeições. È importante sempre levar uma fruta, ou um lanche rápido como uma barra de cereal, ou parar em algum lugar para tomar um suco. O importante é fazer as refeições de três em três horas". Para quem não gosta de fruta, a nutricionista afirma que os sucos naturais podem substituir o alimento. Outra dica para emagrecer com saúde é aumentar o consumo de água. O líquido ajuda a desintoxicar e hidratar o organismo. Nos fins de semana, a dieta pode ser alterada, desde que não haja excessos. Mas Denise Samari conta que o café da manhã reforçado não pode ser esquecido: "se a gente está dormindo nós também gastamos energia. Como fica um período muito longo sem se alimentar é importante que o café seja reforçado, dando preferência para alimentos integrais, frutas, sucos de fruta e cerais a base de milho. O que se pode evitar são pães brancos, croissant, pães doces e cereais com muito açúcar". A nutricionista lembra que a dieta tem que ser acompanhada por um profissional. Além dos alimentos saudáveis e refeições balanceadas, para perder peso o paciente precisa fazer exercícios físicos, como caminhar e pedalar. (Reportagem: Felipe Linhares)

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

MINAS GERAIS: Papai Noel dos correios apadrinha 150 mil crianças

Mais uma vez Minas Gerais demonstra sua solidariedade por meio da campanha Papai Noel dos Correios. A mobilização dos mineiros em todas as regiões do Estado foi responsável pelo atendimento a quase 150 mil cartinhas, das 165 mil enviadas ao “bom velhinho” nesse Natal, número que ultrapassou a expectativa da empresa, que era, inicialmente, de atender a 130 mil pedidos.A participação intensa da sociedade contribuiu para que a campanha mantivesse o elevado índice de apadrinhamento em Minas, acima de 90%. Vale destacar que, em 2009, várias regiões adotaram 100% das cartinhas, como o Triângulo Mineiro, o Vale do Jequitinhonha-Mucuri, o Norte e o Leste de Minas. Belo Horizonte também merece destaque, já que é responsável pelo maior volume de cartas apadrinhadas em todo o Estado, mais de 55 mil. Com a intenção de contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, como a educação básica de qualidade, e atender os pedidos de presentes de Natal das crianças em situação de vulnerabilidade social, a campanha de 2009, contou com uma grande novidade no Estado: para participar as crianças, obrigatoriamente, deveriam estar cursando até a última série da 1ª etapa do Ensino Fundamental de instituições de ensino públicas (municipais, estaduais ou federais), além de creches e abrigos. Foram selecionadas somente as cartinhas encaminhadas à campanha diretamente pelas escolas. A campanha Papai Noel dos Correios, que nasceu em Minas, em 1989, busca proporcionar às milhares de crianças carentes que escrevem cartas para o "bom velhinho" a realização dos pedidos de Natal e aos cidadãos brasileiros o sonho de ser o Papai Noel delas, nem que seja por um dia.

VERÃO: Uso contínuo de ventiladores e ar condicionados pode ser prejudicial a saúde

Com a chegada do verão, os dias ficam bem mais quentes. Por conta do calor, muitas pessoas diminuem a temperatura do aparelho de ar-condicionado e tiram os ventiladores do armário. De acordo com o otorrino Fayez Bahmad Júnior, o problema é que o uso exagerado ou mesmo sem cuidados desses aparelhos pode ser prejudicial à saúde: "caso o paciente seja portador de rinite alérgica, ou alergia nasal, esse paciente vai ser de muito mais difícil o controle a sua alergia quando não exposto ao ar-condicionado. Para pacientes portadores de um tipo específico de alergia como rinite vaso-motora, quando fica exposto ao ventilador, isso provoca com que ocorra essa alergia e de fato ele piora. O nariz escorre, entope, coça". Os riscos à saúde são maiores para os alérgicos, mas todas as pessoas estão sujeitas aos problemas provocados pelo uso de ar-condicionado e ventilador. O médico Fayex Bahmad esclarece que quem convive com pessoas alérgicas em um ambiente exposto a esses equipamentos não precisa se preocupar: "na verdade não é uma infecção, mas a alergia é congênita, ou seja, adquirida por genética; seu pai tem alergia, você também. É uma hipersensibilidade do seu organismo. E você sendo portador de alergia, muitas vezes você até não sabia que era, mas ao entrar em contato com o ar-condicionado, você pode vir a apresentar os sintomas da rinite alérgica." O médico otorrinolaringologista alerta que para se prevenir é importante fazer regularmente a limpeza dos aparelhos, principalmente do ar-condicionado. Devem-se trocar os filtros sempre que necessário. E quem já tem alergia não precisa deixar de utilizar esses equipamentos, mas deve procurar um otorrino ou mesmo um alergista para fazer um tratamento e manter a doença sob controle. (Reportagem: Fabiana Pelles)

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

ESPORTE: Vágner Love aparece em volta do Palmeiras aos treinos

O Palmeiras retornou aos trabalhos nesta terça-feira de olho na disputa do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil. O atacante Vágner Love se apresentou normalmente e realizou trabalhos físicos com os demais jogadores na Academia de Futebol, entre eles os dois primeiros reforços do clube para a temporada: o zagueiro Léo (ex-Grêmio) e o volante Márcio Araújo (ex-Atlético-MG). Vágner Love tem contrato de empréstimo com o Palmeiras até junho. O jogador não teve um bom desempenho no Campeonato Brasileiro e foi muito criticado pela torcida, chegando a ser agredido na saída de um banco. Nas últimas semanas, ele declarou que gostaria de atuar no Flamengo, mas a negociação fracassou, já que o clube carioca não aceitou ceder o meia Everton. O Palmeiras permanecerá em São Paulo até quinta-feira, quando viaja para Atibaia, no interior do Estado, para a realização da pré-temporada. A estreia no Campeonato Paulista será no dia 16 de janeiro, contra o Mogi Mirim, no Palestra Itália, às 17 horas. (Crédito: André Rigue/AE - Foto: AE)

ESPORTE: Justiça anula punição, e Briatore pode voltar à F-1

O italiano Flávio Briatore não tem mais impedimento legal para voltar a trabalhar na Fórmula 1. O ex-chefe de equipe da Renault, que havia sido banido pela Federação Internacional de Automobilismo de todas as competições organizadas pela entidade, conquistou nesta terça-feira uma vitória nos tribunais. A justiça francesa considerou irregular a decisão de excluir o dirigente, e por isso anulou a sentença proferida pelo Conselho Mundial da FIA, em setembro de 2009. Agora, ao menos judicialmente, Briatore está livre para retomar suas atividades - a FIA ainda não se manifestou sobre o caso, mas deve criar algum mecanismo para afastar o polêmico dirigente. Briatore foi punido depois que ficou provada uma farsa no GP de Cingapura de 2008. Naquela ocasião, o chefe da equipe arquitetou junto de Nelsinho Piquet e do diretor Pat Symonds, uma manobra para favorecer Fernando Alonso na prova. Piquet deveria bater propositadamente ao longo a prova. O brasileiro assim o fez, e Alonso acabou vencendo aquela corrida. Mesmo com o aval da justiça para retornar à Fórmula 1, Briatore não deve ter vida fácil para reconquistar espaço na categoria. Na Renault, as portas estão fechadas: a montadora vendeu 75% das ações para um grupo de Luxemburgo, e já anunciou que Eric Boullier será o novo chefe. (Fonte: AE - Foto: Antonio Calanni/AP)

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

ESPORTE: Maioria dos brasileiros apoia Dunga e confia em título na Copa, diz pesquisa

Um total de 64% dos brasileiros aprova o trabalho do técnico Dunga à frente da seleção e 73% acreditam que o Brasil vai ganhar a Copa do Mundo deste ano, na África do Sul, segundo uma pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta segunda-feira.De acordo com o levantamento, o apoio a Dunga cresceu 31 pontos percentuais durante 2009, ano em que a seleção se classificou para a Copa e venceu a Copa das Confederações.Entre os entrevistados, 21% consideram que o trabalho de Dunga é regular e 3% disseram crer que é ruim ou péssimo, enquanto 12% disseram não saber avaliar o técnico.Quanto à Copa de 2010, 19% dos consultados afirmaram não ter ideia de quem pode ser o país campeão. Seleções como Argentina, Espanha, Itália, Alemanha e França foram votadas por pelo menos 1% dos entrevistados, enquanto outras receberam percentagens menores.A pesquisa também revelou que 18% dos brasileiros não se interessam pela Copa do Mundo, 9% consideraram que sua atenção pelo evento é pouca e 5% não souberam apontar seu nível de interesse.Por outro lado, 36% admitiram ter "grande interesse" pelo Mundial e 31% disseram ter um grau de interesse médio pelo torneio.O Datafolha entrevistou 11.258 pessoas de 16 anos ou mais em todo o território brasileiro entre os dias 14 e 18 de dezembro de 2009. A margem de erro do estudo é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. (Fonte: ESPN - Foto: CBF)

MÚSICA: Canção inédita de Michael Jackson é retirada da internet

‘Another Day’ - nome do novo som do Rei do Pop que havia caído indevidamente neste fim de semana na web, foi retirada da internet pela Sony. A canção é uma parceria de Michael e Lenny Kravitz. A gravadora e Kravitz disseram que esse vazamento não poderia ter contecido. ‘Another Day’ seria lançada no disco ‘Invincible’ de 2001 e em um texto publicado no site ‘Spinner’, Kravitz disse que trabalhar nesta produção com Jackson foi a experiência mais alucinante que teve em um estúdio. “Ele foi muito divertido e passamos rindo o tempo todo”, escreveu Kravitz. (Reportagem: Luciano Borborema - Fonte: Terrirório Eldorado)

SAÚDE: Informações publicadas na internet sobre medicação podem ser perigosas

Confiar plenamente em informações divulgadas na internet pode ser muito perigoso. A constatação é da tese de doutorado da pesquisadora da Universidade de Brasília Emília Vitória da Silva. O estudo revelou que a rede mundial de computadores, na maioria das vezes, informa pouco e errado sobre os mais variados temas. A pesquisadora focou o estudo em sites da internet sobre obesidade e constatou: somente trinta e nove por cento das páginas pesquisadas dão informações sobre o autor do conteúdo divulgado. E as referências bibliográficas aparecem em apenas catorze por cento das páginas. Emília Vitória esclarece porque é importante saber de onde vêm as informações publicadas na internet."Toda informação sobre saúde tem que ter esses dados, por exemplo, porque a autoria? Porque é para a pessoa avaliar se o autor que escreveu é uma pessoa capacitada, habilitada para escrever ou não sobre aquele assunto. Porque a data de publicação? Para o leitor avaliar se aquela informação é atualizada ou não. E no caso de páginas da internet sobre saúde, é importante você verificar se há algum interesse por trás daquela informação. Qual que é o propósito daquela instituição. Se tem ou não interesse comercial por trás". A pesquisadora explica que é fácil encontrar na internet nomes de remédios indicados para emagrecer. Emília Vitória alerta que isso pode levar à automedicação, prática condenada pelos médicos. "No caso dos medicamentos tinha informação, mas não citava os riscos do uso daquele medicamento. E informação incorreta. Por exemplo, algumas páginas divulgavam tratamentos que não são de acordo com a literatura, que não têm respaldo; como pro exemplo, o uso de tiratricol que é um hormônio usado para câncer da tireoide e que algumas pessoas usam para o tratamento da obesidade, mas não tem embasamento cientifico". Emília Vitória considera que a internet é uma boa fonte de informação e pode ajudar pacientes a se informarem melhor sobre tratamentos. Mas é preciso dar preferência a sites de jornais e empresas de comunicação, instituições governamentais, organizações profissionais ou sem fins lucrativos. Outra dica é conferir mais de um site para checar a veracidade das informações. (Reportagem: Fabiana Pelles)

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

ESPECIAL: Rádio Eldorado completa nesta segunda 52 anos no ar

Nesta segunda, 4 de janeiro, a Rádio Eldorado faz aniversário: 52 anos no ar! Composta por 2 emissoras em São Paulo, AM (700 kHz) e FM (92,9 – SP), além de uma rede com mais de 20 afiliadas por todo o Brasil, sendo uma delas a Rádio da Família, a emissora do Grupo Estado sempre se caracterizou pelo pioneirismo, tanto no jornalismo, quanto na programação musical. A prestação de serviços é um dos marcos desta história: a Eldorado foi a primeira rádio a utilizar o helicóptero na cobertura do trânsito, assim como foi a primeira a estabelecer o “ouvinte-repórter”. Ecologia também sempre foi uma das bandeiras da rádio desde sua criação e formatação. Neste ano, a campanha de educação e conscientização ambiental Pintou Limpeza completa 10 anos de história e promete trazer muitas novidades. A primeira reportagem da Eldorado sobre o Rio Tietê, faz 20 anos em 2010. Acompanhar o cotidiano do rio e lutar por sua despoluição continuam a fazer parte do dia-a-dia da emissora. A Eldorado também é conhecida por sua ‘autoridade musical’. Além de uma programação eclética e de grande qualidade, a rádio desenvolve projetos de grande repercussão na capital paulista, como os Grandes Encontros, no shopping Anália Franco, e o Sala do Professor Buchanan's, no Bourbon Street. Vale ressaltar a exposição em homenagem aos 50 anos da bossa nova realizada no ano passado na Bienal. Mais de 35 mil pessoas visitaram a mostra gratuita.
Na área esportiva, a Eldorado sempre buscou diversificar suas coberturas, levando ao ouvinte informações sobre todas as modalidades, com grande destaque para os esportes náuticos e de aventura. Recentemente, a parceria com a ESPN possibilitou a emissora cobrir diariamente o futebol nacional e internacional. É única rádio que transmite o prestigiado torneio Champions League. Neste ano, a Eldorado vai à Copa do Mundo na África do Sul, além das tradicionais competições: Paulista, Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores. Em 2008, a Eldorado estreou um novo portal: o Território Eldorado. O site ampliou o alcance da programação e aproximou o ouvinte de todo o conteúdo produzido pela emissora: boletins, reportagens, colunistas, programas e todas as transmissões ao vivo.

Estúdio da rádio Eldorado em 1958, ano da inauguração


São 52 anos de conquistas que só puderam se consolidar pois existe “do outro lado” um ouvinte diferenciado, “o melhor ouvinte”, como gostamos de dizer. Ele é o principal aniversariante deste dia. É para ele que estamos aqui e buscaremos fazer o melhor conteúdo possível. Parabéns! (Fonte: Território Eldorado)