Powered By Blogger

sábado, 6 de novembro de 2010

ESPORTE:Massa minimiza problemas, mas admite Red Bull favorita

Quinto colocado no segundo treino livre do GP do Brasil de Fórmula 1, o brasileiro Felipe Massa minimizou os problemas enfrentados por ele e seu companheiro de equipe, Fernando Alonso, no circuito de Interlagos nesta sexta-feira. O piloto da Ferrari preferiu manter o otimismo para o treino oficial deste sábado, mas admitiu que a Red Bull mostrou ser favorita a um bom resultado na prova deste domingo.
Na segunda sessão livre desta sexta, Massa viu a sua Ferrari parar de funcionar na reta oposta, fato que o obrigou a voltar caminhando para os boxes. Antes disso, ele deixou o seu carro escapar da pista. "Estava na saída (da curva)do S, tomei um tranco da zebra, no assoalho, e isso provocou um problema: abriu a embreagem. Não consegui mais colocar marcha. Foi uma coisa estranha", explicou o brasileiro.
Massa ainda minimizou o problema vivido por Fernando Alonso, que fez apenas o 13.º melhor tempo na primeira sessão de treinos livres e viu o motor da sua Ferrari quebrar quando estava percorrendo a sua última volta. "O problema do Fernando foi motor. Faltava uma volta para ele completar a quilometragem (limite para o treino). Ele iria trocar o motor de qualquer jeito para a outra sessão", reforçou, lembrando que o espanhol ainda trabalha tranquilo dentro do limite de oito propulsores que cada piloto pode utilizar durante a temporada. "Não tem nada para se preocupar até o momento", assegurou.
Já ao fazer um prognóstico para o treino oficial deste sábado, que começará às 14 horas, o brasileiro admitiu que a Red Bull comprovou que é favorita por ter dominado as sessões livres desta sexta. "Olhando o primeiro treino, sim, a Red Bull está forte. A chance deles (Mark Webber e Sebastian Vettel) é grande, mas tudo pode mudar porque pode chover. Depois deles, acho que a Ferrari briga com a McLaren", opinou.
Fonte: Eldorado ESPN - Milton Pazzi Junior
Foto:Ayrton Vignola/AE

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

ENEM: Através do ENEM crescem vagas em Universidades Federais

Através do balanço apresentado pelo MEC, as universidades federais que utilizarão o SISU como uma das formas de seleção aumentaram de 24 para 39 neste ano. Aplicado pela primeira vez em 2009, o SISU (Sistema de Seleção Unificada) tenta acabar com o vestibular e ter a base da nota do Enem. Responsável pelo sistema, o ministério estima que o número de postos no SISU suba de 47 mil para 83 mil. Ainda segundo o MEC, uma das vantagens é evitar que o vestibulando tenha de fazer diversas provas. As inscrições comecem na segunda quinzena de janeiro.

REGIÃO: Desfile cívico da Guardinha será neste sábado

Para comemorar seus 87 anos de elevação a distrito, a comunidade de Guardinha, terá um Desfile Cívico na Praça José Alves de Souza Faleiros, às 17h. Evento preparado através da Secretaria de Esportes, Cultura e turismo de São Sebastião do Paraíso. Dentro da programação haverá também um show com a “Banda Máximus” no salão paroquial a partir das 22h. Guardinha foi efetivamente elevada a categoria de distrito do município de Paraíso, através do decreto nº 850, de 7 de setembro de 1923 e seu aniversário foi oficializado pela Lei Municipal nº 3350 em 10 de novembro de 2006. A história do distrito e o nome do local teve inicio nas primeiras décadas do século XIX, com um posto de fiscalização, guarnecido por um fiscal, dois soldados da Polícia Militar e um cabo, com objetivo de fiscalizar o comércio entre as províncias de Minas Gerais e de São Paulo.

Neymar promete abraço no reencontro com Dorival Júnior


Neymar promete abraçar e tratar Dorival Júnior com carinho no reencontro com o treinador, no jogo entre Atlético Mineiro e Santos, sábado, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG). Os dois não tiveram mais contato desde a demissão do técnico no dia 21 de setembro, em consequência da crise provocada pelo jovem jogador do Santos.
Impedido de cobrar um pênalti contra o Atlético-GO, Neymar ofendeu o treinador com palavrões e gerou a mais grave crise do futebol santista na temporada. Dorival Júnior acabou sendo demitido por exigir punição mais severa para o atleta.
"Vai ser um reencontro normal de dois amigos que não se veem há tempo. Vou tratar Dorival Júnior com carinho e dar um grande abraço nele. Mas, quando a bola rolar vou defender o meu lado", disse o jogador, nesta quinta-feira. "Não tivemos nenhum contato depois que ele saiu daqui. Acredito que Dorival vai me receber bem porque ele sabe que tudo o que aconteceu não foi por maldade".
Como parte do projeto de carreira criado pelo Santos, o jovem ídolo do Santos terá que atender a imprensa uma vez por semana, normalmente às quintas-feiras. Mas a entrevista desta semana quase foi cancelada em razão da divulgação, em redes sociais na internet, de uma foto do xodó santista vestindo a camisa do Palmeiras. O próprio jogador fez questão de falar, mas, ao ser questionado sobre o assunto, esquivou-se. "Tem uma foto minha com a camisa do Ronaldo. Até mando para ser publicada, se vocês quiserem", disse ele.
Em relação ao campeonato, Neymar voltou a falar que o Santos vai tentar o impossível nas cinco rodadas finais. O jovem atacante disse que manterá a busca pelo título como prioridade, mas também vai pensar nas conquistas pessoais. "Vou em busca de todos os prêmios. Da artilharia e destaque (revelação), para me firmar na seleção".
Convocado por Mano Menezes para o amistoso com a Argentina, Neymar não escondeu a ansiedade por treinar ao lado do ídolo Ronaldinho Gaúcho e depois enfrentar os argentinos pela primeira vez, no dia 17, em Doha. "Espero que a partir dessa convocação, se vocês me deixarem sem polêmica, nunca mais sair", alfinetou, em resposta aos jornalistas.
Fonte: Eldorado ESPN - SAnches Filho
Foto: José Patrício

TECNOLOGIA: Brasil precisa de mais investimento na área e de profissionais dispostos a inovar

LORENA ROCHA: O Brasil está carente de pesquisadores e de investimentos em inovação tecnológica. Esta é a avliação do secretário nacional de desenvolvimento tecnológico e inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Motta. Hoje, o País conta com mais de 100 mil pesquisadores, e a maior e mais qualificada comunidade de Ciência e Tecnologia da América Latina. Mas todo esse conhecimento adquirido nas academias, ainda não resulta na inovação necessária, para solucionar problemas da sociedade, em áreas como saúde e meio ambiente, analisa o secretário. Para ele, existem duas razões principais para este problema:
RONALDO MOTTA: "A primeira delas é a falta de cultura dentro no meio empresarial, de incorporar a ciência tecnologia e inovação. Salvo raras exceções, as empresas brasileiras não têm, ao longo do tempo passado, essa tradição. Do ponto de vista governamental, também erramos muito. Nós separamos o que era política industrial e de comercio exterior, do que era que era política científica tecnológica. Essas duas políticas governamentais têm que estar muito acopladas."
LORENA ROCHA: Para Ronaldo Motta, o País sofre grandes prejuízos por não ter despertado antes para um investimento maior em tecnologia e para a união de políticas governamentais, empresas e academias em favor da inovação tecnológica. Segundo ele, os pesquisadores ainda tem dificuldade em transferir o conhecimento para a prática:
RONALDO MOTTA: "O grave problema, e o contraditório é que,somos um País que aprendeu a criar uma excelente pós-graduação, trabalha várias áreas do conhecimento, mas, como regra geral, tem muita dificuldade em transferir o conhecimento no mesmo ritmo e com a mesma qualidade, para o setor produtivo."
LORENA ROCHA: O secretário Ronaldo Motta acrescenta que, com a criação de novas formas de incentivo e programas, esse cenário está começando a mudar para melhor. O investimento de empresas brasileiras em inovação, por exemplo, aumentou de 2 milhões de reais para 8 milhões reais de 2006 a 2008.
FOnte: Agência do Rádio - Reportagem, Lorena Rocha

ESPORTE: Seleção de vôlei aposta em bom retrospecto em Nagoya


As jogadoras da seleção brasileira de vôlei feminino revelaram nesta sexta-feira ter boas lembranças de Nagoya, cidade onde o Brasil disputará a segunda fase do Mundial do Japão: foi lá que a equipe conquistou o seu primeiro título da Copa dos Campeões, em 2005.
Eleita o melhor bloqueio daquela competição, Fabiana afirmou que espera contar com este retrospecto para avançar à semifinal do Mundial. "Assim que chegamos aqui, nos olhamos e nos lembramos daquele título da Copa dos Campeões. Agora, espero que Nagoya fique marcada por ser a cidade onde conseguimos a classificação para as semifinais do Mundial", disse a capitã da equipe.
Também presente na conquista de 2005, a ponteira Sassá lembrou com carinho do título. "Quando o ônibus chegou a Nagoya, lembramos imediatamente de 2005. Até o hotel é o mesmo. Foi um ano maravilhoso. O grupo era novo, não éramos as favoritas, não tínhamos o melhor time, mas conquistamos o título na base da superação. Nagoya traz excelentes recordações", comentou a jogadora.
O Brasil estreia na segunda fase neste sábado, contra a Tailândia, às 4h30. Também estão na chave Itália, Holanda e República Checa, adversários que o Brasil já enfrentou na primeira fase, e Estados Unidos, Cuba e Alemanha.
Fonte: Eldorado ESPN - AE
Foto: Divulgação

ESCORPIÕES: agentes da zoonose intensificam ações em combate ao bicho

JULIANA COSTA: Dados do Ministério da Saúde mostram que nos últimos seis anos, o número de acidentes com animais peçonhentos cresceu 32 vírgula 7 por cento, em todo o Brasil. No ano passado, os escorpiões lideraram o ranking, com 45 mil 721 casos. O levantamento revela, também, que esses acidentes foram responsáveis por 309 mortes no País. Só em 2010, mais de 220 moradores de Governador Valadares, em Minas Gerais, foram picados por escorpiões. Por conta disso, os agentes da Zoonose da cidade intensificaram as ações de combate ao bicho. De acordo com o gerente da Zoonose de Governador Valadares, José Batista, os agentes estão percorrendo os bairros à procura de focos de reprodução dos escorpiões e para orientar a população sobre locais que podem servir de berçário para o aracnídeo. José Batista, explica que é importante tomar cuidado até mesmo na hora de vestir a roupa.
JOSÉ BATISTA: "Antes de colocar a roupa na criança, olhar se o sapatinho tem algum escorpião agarrado. Ao tirar o material do guarda-roupa também, se for uma roupa de cama, roupa pra vestir, toalhas, olhar sempre pra ver se não tem algum escorpião, sempre abanando, tirando do varal também é muito importante.
JULIANA COSTA: O responsável pela Área Técnica de Animais Peçonhentos, da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Daniel Sinfuentes, explica que, além de manter os escorpiões longe de casa, é preciso manter a casa sempre limpa.
DANIEL SINFUENTES: "A principal medida que se deve ser tomada para evitar que o escorpião apareça dentro de casa é sempre manter o ambiente propício à não proliferação de insetos, baratas, principalmente. Porque a barata é o principal alimento do escorpião, então o escorpião vai atrás das baratas, inclusive dentro das casas das pessoas. Então se nós temos um ambiente que é propício a baratas, consequentemente pode ser propício também para o escorpião."
JULIANA COSTA: É importante destacar que ao ser picado por um escorpião, a pessoa deve ser levada imediatamente ao posto de saúde mais próximo para receber o soro antiescorpiônico. Em 2009, o Ministério da Saúde realizou cursos de capacitação técnica nos quatros estados com maior incidência de acidentes com escorpiões:Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Paraná.
Fonte: Agência do Rádio - Reportagem: Juliana Costa

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

PAÍS: Brasil é 73º em desenvolvimento humano

De 169 países, o Brasil na 73ª posição no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) para 2010, conforme divulgado nesta quinta-feira, dia 4. Os cinco primeiros colocados são, Noruega, Austrália Nova Zelândia, Estados Unidos e Irlanda. Como neste ano o IDH sofreu mudanças metodológicas, não é possível comparar a posição do Brasil com as de anos anteriores. Mas, para se obter uma base de comparação, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) recalculou os dados brasileiros dos últimos dez anos com base na nova metodologia. Segundo o relatório deste ano, o IDH do Brasil apresenta "tendência de crescimento sustentado ao longo dos anos". Mesmo com a adoção da nova metodologia, o Brasil continua situado entre os países de alto desenvolvimento humano, como em 2009.

ESTADO: Minas intensifica a fiscalização de uso de agrotóxicos

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), vai intensificar a fiscalização do uso de agrotóxicos nas propriedades rurais de Minas Gerais. Minas é o primeiro a desenvolver este tipo de fiscalização conjunta, uma vez que o Ministério liberou recursos para a execução das atividades. Até o final de novembro serão realizadas 141 fiscalizações em 50 municípios, abrangendo as regiões Sul, Central, Oeste, Alto Paranaíba, Triângulo e Norte de Minas. O objetivo é coibir ainda mais o uso de produtos ilegais, contrabandeados ou sem receituário agronômico. Minas Gerais é referência na fiscalização do uso de agrotóxicos no país, sendo o primeiro no ranking do número de fiscalizações realizadas em 2009, com 4.794 ações.

EDITAL: Língua Portuguesa, Religião e Educação Básica

A E. E. São João da Escócia comunica que no dia 05, haverá reunião às 15h30, para designação de um professor de língua portuguesa para 18 aulas e outro para 06 aulas, no turno matutino, um professor de Educação Religiosa para o turno vespertino em substituição de 08/11/2010 a 12/11/10, e um professor de educação básica para o 1º ano em substituição de 16/11/2010 a 19/11/10 para o turno vespertino.
Os interessados comparecer à escola, munidos de documentos pessoais.

EDITAL: Ciências

A E. E. Clóvis Salgado comunica que no dia 05, ás 08h00, para designação de um professor de ciências para 18 aulas, no turno matutino, vespertino e noturno em substituição do dia 08/11/2010 até 03/12/2010. E um professor de geografia para 18 aulas no ensino médio, para o turno matutino em substituição do dia 08/11/2010 até o dia 13/11/2010.
Os interessados comparecer á escola, munidos de documentos pessoais.

EMAGRECIMENTO: dieta aliada à atividades físicas é a melhor forma de perder peso

SUELY FROTA: A procura pelo peso ideal, por um corpo magro, faz com que muitas pessoas recorram a dietas ineficientes. Muitas vezes, usam medicamentos sem indicação médica. Mas, esses métodos de emagrecimento quando não prescritos por especialistas, podem trazer prejuízos à saúde. Há casos em que o efeito é contrário. A pessoa engorda, ao invés de emagrecer. Por isso, nutricionistas aconselham que a perda de peso ocorra de forma segura. Ou seja, ao fazer uma dieta indicada por um profissional de saúde e incluir exercícios físicos no dia a dia. Como explica a nutricionista Joana Lucyk.
JOANA LUCYK: "A gente tem que adequar a nossa alimentação de acordo com a nossa necessidade. Então eu recomendo que se procure um nutricionista. E se possível sempre aliar a atividade física, também bem orientada por um profissional de educação física, à alimentação. Essa é a forma mais saudável e mais segura de se perder peso; aliando uma boa alimentação à uma atividade física bem orientada".
SUELY FROTA: Mas é necessário que o paciente siga corretamente a dieta passada pelo nutricionista. O professor de educação física, Fábio Soares, de 23 anos, não seguiu as orientações da dieta e passou mal.
FÁBIO SOARES: "Sempre com o acompanhamento da nutricionista, mas sempre dou umas personalizadas nas dietas. Pede para mim as quantidades certas no almoço só que eu não consigo fazer aquilo certo. Eu sempre tento acompanhar fielmente, mas às vezes não consigo muito e às vezes eu passo mal, fico tonto, tenho dor de cabeça. Geralmente quando eu consigo meu objetivo volto aquele velho hábito alimentar e volta o peso todo novamente."
SUELY FROTA: Para emagrecer de forma segura e saudável, é necessário procurar um nutricionista, obedecer corretamente a dieta e praticar atividade física regularmente.
Fonte: Agência do Rádio - Reportagem, Suely Frota

EDITAL: Serviços Gerais

A direção da E. E. Mariana Marques comunica que no dia 04 de novembro haverá reunião ás 15h00 da tarde, na propria escola, para designação de um auxiliar de serviços gerais, no turno matutino, em substituição ate 07 de dezembro de 2010. Os interessados comparecer á escola, munidos de documentos pessoais.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

LOCAL: Bairro São Judas terá quadra reformada e coberta

No final do mês de outubro foi assinado entre a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso e a Conspen Construções e Projetos de Engenharia Ltda de Franca/SP, um contrato para execução das obras de reforma e coberta de uma quadra poliesportiva localizada no Parque São Judas Tadeu, ao lado da Unidade de Saúde da Família, à avenida Rui Barbosa. Na quadra serão feitas arquibancadas nos dois lados, mini-palco, pintura, reforma do piso, iluminação, sanitários, além da cobertura. A Conspen também executa outras três obras na cidade: a construção do novo prédio da escola estadual Paula Frassinetti (São Judas) e as duas novas Unidades Básicas de Saúde, uma na Vila São Pedro (às margens da rodovia BR 491) e outra no São Sebastião. Paralelo a este trabalho, a Prefeitura fará com recursos próprios o cercamento e melhorias na iluminação em outra quadra poliesportiva localizada no bairro São Judas, às margens da avenida Brasil (próximo ao antigo pontilhão da Fepasa). Já no bairro Verona, a quadra existente passou a ser responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação e o projeto é, também, reformar e cercar o local para melhor uso e segurança dos jovens.

REGIÃO: Mais quatro terceiras faixas são entregues na MG-050

A Concessionária Nascentes das Gerais, parceira do Governo de Minas na Gestão do Sistema MG-050/BR-265/BR-491, entregou para os usuários mais quatro trechos de terceiras faixas. As novas pistas puderam ser utilizadas durante o feriado prolongado de Finados e estão localizadas entre os seguintes quilômetros: 162,9 ao 164 (Pedra do Indaiá); 196,3 ao 198 (Formiga); 204,8 ao 206,1 (Formiga); 238,1 ao 238,9 (Pimenta). O investimento realizado pela Nascentes das Gerais foi de R$ 2 milhões. Na última semana, a Nascentes das Gerais havia concluído outros quatro trechos de faixas adicionais em São Sebastião do Paraíso e em Passos, cujo investimento foi de mais R$ 1,1 milhão. Em 2010, o Sistema MG-050 está recebendo aportes de R$ 100 milhões em obras e na operação da rodovia. Desde que a concessão da rodovia teve início, em junho de 2007, a estrada recebeu R$ 233 milhões.

LOCAL: Alunos da Faculdade de Enfermagem de Passos visitam Paraíso

Cerca de 60 alunos da Faculdade de Enfermagem de Passos visitaram São Sebastião do Paraíso no dia 27, o­nde conheceram o sistema municipal de saúde. Coordenados por Márcia Silva, os estudantes foram recebidos pelo diretor de saúde, Christian Alves Neto, e pelo gerente de Regulação, Controle, Avaliação e Ouvidoria, Wandilson Bícego. Christian apresentou aos visitantes como funciona o sistema em Paraíso, mostrando ainda estudos que comprovam que o município paraisense é um dos pioneiros na organização de atendimento à população na área de saúde. Wandilson explicou como funciona o setor de Regulação, Controle, Avaliação e a Ouvidoria municipal, falando também da Central de Agendamento. Após as explicações, os alunos passaram a visitar alguns setores da saúde paraisense. Os visitantes aprenderam como funciona um hospital psiquiátrico e andaram pelas alas da entidade. Por fim os estudantes foram até a Santa Casa, o­nde conheceram o funcionamento e também as instalações do Hospital Regional do Coração.

ESPORTE: Avaí conta com novidades para jogo contra o Corinthians


Impulsionado pela vitória diante do Guarani na última rodada, resultado que reascendeu a esperança do time em se manter na Série A em 2011, o Avaí encara o Corinthians nesta quarta-feira, às 21h50, no estádio do Pacaembu, em São Paulo, com o reforço do goleio Zé Carlos, então suspenso, do volante Bruno e do meia Pará, já recuperados de lesões. Com 33 pontos e ocupando a 18.ª colocação no Campeonato Brasileiro, o time sonha em surpreender o adversário para dar continuidade à maratona de vitórias nas seis partidas que lhe restam na temporada e evitar o rebaixamento.
"Tudo levar a crer que não será uma partida nada fácil. Se o Corinthians precisa da vitória para se manter na luta pelo título, nós precisamos ainda mais destes pontos. Só esperamos que a partida transcorra com normalidade, sem erros capitais", afirmou o técnico Vágner Benazzi antes do embarque para a capital paulista nesta terça.
No treino que definiu a equipe, Benazzi poupou o atacante Vandinho. "Foi apenas uma medida de precaução. Antes descansar no treino que na partida", tranquilizou o treinador, demonstrando preocupação com a presença do atacante Ronaldo no lado corintiano. "Quando ele está lá dentro a equipe cresce", afirmou.
Fonte: Eldorado ESPN - Júlio Castro
Foto: Divulgação

ANTIOXIDANTES: Alimentos com essa propriedade podem prevenir doenças como câncer

SUELY FROTA: Azeite de oliva, chá-verde, cacau, frutas vermelhas e cítricas, aveia e outros cereais. Esses são alguns dos alimentos presentes na dieta brasileira que possuem propriedades antioxidantes. Isso quer dizer que esses alimentos possuem substâncias capazes de combater os chamados radicais livres – agentes prejudiciais ao organismo humano. Sem a ação dos antioxidantes, os radicais livres se acumulam no corpo e podem provocar o envelhecimento precoce e também o aparecimento de doenças como câncer, diabetes e problemas no coração. A prevenção dessas e de outras doenças é a principal ação dos antioxidantes no corpo humano. É o que explica a nutricionista Fernanda Damas.
FERNANDA DAMAS: "Os anitoxidantes tem a capacidade de neutralixar os radicais livres. Então, os antioxidantes têm exatamente a propriedade de prevenir o aparecimento de câncer, prevenir o envelhecimento precoce, o aparecimento de doenças crônicas, auxilia no emagrecimento. Combate doença cardiovascular, combate diabete."
SUELY FROTA: Fernanda Damas ressalta ainda que a ingestão de alimentos antioxidantes é fundamental para combater os radicais livres. A nutricionista explica o que pode ser feito durante a alimentação.
FERNANDA DAMAS: "Uma salada no almoço, uma salada no jantar, frutas durante o dia. Nos intervalos, fazer o consumo de castanhas, castanha do Brasil, por exemplo. Fazer o uso no café da manhã de cereais integrais, como uma aveia, quinoa, amaranto, são grãos que tem a propriedade antioxidante, tem alta qualidade biológica. O importante é que tenha na alimentação de preferência de três em três horas. E isso tem que ser de uso diário ao longo da vida".
SUELY FROTA: A nutricionista alerta ainda para o que não deve ser feito. Segundo Fernanda Damas, estresse, ingestão de gorduras, uso diário de medicamentos e muita exposição ao sol podem aumentar a produção de radicais livres. Por isso, na hora de se alimentar, prefira ingerir alimentos como cereais, castanhas, frutas, verduras e legumes, ricos em propriedade antioxidante. Essa medida simples pode garantir qualidade de vida e uma maior longevidade.
Fonte: Agência do Rádio - Reportagem, Suely Frota

ESPORTE: Atlético-MG encara partida decisiva contra o Guarani

De volta à zona de rebaixamento após a derrota para o Botafogo, no último sábado, o Atlético Mineiro enfrenta o Guarani, nesta quarta-feira, às 19h30, no estádio Brinco de Ouro, em Campinas, com a obrigação de recuperar os pontos perdidos em casa. Na partida, válida pela 33.ª rodada da competição nacional, o time do técnico Dorival Júnior terá pela frente um adversário direto na briga contra a queda para a Série B do Campeonato Brasileiro. A equipe mineira ocupa o 17.º lugar na tabela de classificação, com 34 pontos, um a menos que o próprio Guarani.
Com uma receita simples, o Atlético espera surpreender o rival. "A gente vai fechadinho, em busca da vitória. Não podemos mais pensar em empatar, tentar somar ponto, porque para a gente, nesta reta final, isso não faz mais diferença", observou o atacante Diego Tardelli. "Temos o nosso ponto forte que é a velocidade, a qualidade no meio-campo".
Para o jogo em Campinas, Dorival não poderá contar com o volante Serginho, que recebeu o terceiro cartão amarelo e cumpre suspensão automática. O treinador, contudo, contará com o retorno do volante Zé Luís e do zagueiro Werley, que estavam suspensos e não atuaram contra o Botafogo. A novidade deverá ser a presença do equatoriano Edison Mendez no meio de campo.
Zé Luís admite que o time alvinegro entra em campo pressionado pelo último revés em casa. Segundo ele, a "luz de alerta" já está ligada. "Estamos muito conscientes de que nossa situação é difícil", afirmou o volante. "É difícil pela pressão que se tem, pela necessidade de vitória. O mais importante é que temos jogadores experientes, acostumados com jogos difíceis".
Fonte: Eldorado ESPN - Eduardo Kattah
Foto: Divulgação

CÂNCER: Tratamento contra a doença pode aumentar chances de problemas cardíacos

JULIANA COSTA: Já está comprovado que pacientes que sofrem de câncer, por causa do tratamento, têm mais chances de desenvolver problemas de coração. Por isso, foi lançada esta semana a primeira Diretriz Brasileira de Cardio-Oncologia, que tem o objetivo de definir ações para minimizar o risco cardíaco em pacientes com câncer. O Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirma que a nova diretriz poderá reverter esse quadro e melhorar a qualidade de vida desses pacientes.
JOSÉ GOMES TEMPORÃO: "As doenças cardiovasculares e o câncer são as principais causas de mortalidade. A população envelhece e descobre-se que muitos dos modernos tratamentos podem ser potencialmente tóxicos para o sistema cardiovascular. Então, essa diretriz, que foi construída em conjunto com os cardiologistas, os oncologistas, o Instituto do Coração e o Instituto do Câncer de São Paulo, é uma das primeiras do mundo, se não for a primeira mundial, vai ser utilizada no sentido de aproximar o oncologista e o cardiologista do atendimento do cuidado integral do paciente."
JULIANA COSTA: De acordo com o ministro da Saúde, além dos cuidados diversos para tratar o câncer, é importante que os médicos estejam atentos a problemas como: hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade, que podem, no futuro, causar algum problema cardíaco.
Fonte: Agência do Rádio - Reportagem, Juliana Costa

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Faturamento do agronegócio cresce 8,8% em Minas

Segundo relatório do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), contratado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa-MG) e pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), o valor do Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio em Minas Gerais deverá fechar o ano de 2010 em R$ 94,7 bilhões. O faturamento representa um crescimento de 8,8% em relação ao ano passado. Segundo o estudo, o PIB do agronegócio de Minas Gerais irá representar neste ano 12,3% do agronegócio brasileiro.

AVC: Saúde lança consulta pública para o melhorar a assistência a pacientes com o problema

CYNTHIA RIBEIRO: O AVC – Acidente Vascular Cerebral – é a principal causa de mortes no Brasil. Para se ter uma idéia, o país registrou, somente em 2008, mais de 70 mil mortes em decorrência do problema. Para melhorar a assistência aos pacientes com diagnóstico de AVC, o Ministério da Saúde abriu – nesta sexta-feira, dia mundial de combate à doença - uma importante consulta pública. O objetivo é discutir, com especialistas e a sociedade, o estabelecimento de um protocolo clínico com orientações a médicos e profissionais de saúde para o adequado atendimento e tratamento dos pacientes com AVC. O secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Alberto Beltrame, explica que esse documento, produzido no formato de manual, vai qualificar a assistência dada aos pacientes.
ALBERTO BELTRAME: "São orientações de tratamento e de manuseio dos pacientes com AVC para os médicos. A ideia central é qualificar esse atendimento, melhorar a qualidade da atenção assistencial aos pacientes, diminuir a quantidade de seqüelas e permitir uma melhora e uma mais rápida dos pacientes."
CYNTHIA RIBEIRO: O texto, inédito nesta área, foi elaborado por especialistas do Ministério da Saúde e do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, que é referência no tratamento de pacientes com AVC. Segundo Alberto Beltrame, além de trazer maior segurança e eficácia no tratamento dos doentes, esse protocolo traz novidades:
ALBERTO BELTRAME: "Nós estamos colocando em consulta pública um medicamento, que é o Alteplase, que é um medicamento que diminui as seqüelas no AVC isquêmico, permitindo uma recuperação mais rápida dos pacientes acometidos pelo AVC isquêmico."
CYNTHIA RIBEIRO: O secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde lembra que a consulta pública estará aberta a contribuições por um período de 30 dias. A expectativa é que essas novas diretrizes terapêuticas já comecem a ser aplicadas pelas unidades de saúde no início do próximo ano.
Fonte: Agência do Rádio - Reportagem, Cynthia Ribeiro

LOCAL: Programa de pavimentação e recapeamento teve início em Paraíso

O programa de pavimentação e recapeamento de diversas ruas e avenidas de São Sebastião do Paraíso e do Distrito de Guardinha iniciou as obras nesta última sexta-feira, dia 29. Os trabalhos começaram na Avenida José de Oliveira Brandão Filho, que dá acesso ao SESC. No total, serão oito ruas pavimentadas no distrito de Guardinha e oito recapeadas na cidade. Os recursos para executar os trabalhos são provenientes da Secretaria Estadual de Transportes e Obras Públicas e a Potivias – Empresa Potiguar de obras viárias, que venceu a licitação no valor de R$ 2,7 milhões, estão realizando a pavimentação e o recapeamento. De acordo com dados da Secretaria de Obras, na primeira semana de novembro, uma nova equipe de recapeamento será iniciada na Guardinha e os prazos para a execução destas obras são de 12 meses. Confira as ruas que receberão melhorias: Em Guardinha: Ruas Frederico Papaiane, Francisco Daniel, Carmo Elias, Gerônimo Gonçalves, Antonio Abud, Rua Tiradentes, José Francisco de Castro, Rua do Campo e do Matadouro. Já em Paraíso serão as Avenidas Brasil, Oliveira Rezende (parte), Delfim Moreira (parte), Monsenhor Mancini, Monsenhor Felipe, Rua dos Italianos, La Salle e Sargento Lima. Todas as ruas e avenidas receberão rampas de acessibilidade, captação de água pluvial e recuperação de guias.

ESPORTE: Felipão volta a conceder entrevistas no Palmeiras

Técnico admite que usa confusão com jornalistas para unir o time e faz ameaça

O técnico Luiz Felipe Scolari rompeu nesta segunda-feira o silêncio no Palmeiras e deu entrevista coletiva. O técnico se negou a pedir desculpas aos jornalistas pelas ofensas após o jogo contra o Atlético-MG, em Minas Gerais, quarta-feira, quando os chamou de "palhaços".
E ameaçou os membros da imprensa, incomodado com a divulgação de seu salário na mídia. "Vocês mencionam todos os dias valores absurdos em um país como o nosso. E não vi ninguém me defender nesse aspecto. Espero nunca ter uma dificuldade, porque se eu tiver, também vou saber agir", disse o técnico palmeirense, referindo-se a supostas fitas e gravações que mantém. "Também tenho algumas coisas na manga."
Perguntado sobre os efeitos dos turbulentos dias que se seguiram ao empate com Atlético-MG - período em que ele se manteve calado -, Felipão foi taxativo ao dizer que foi um bom motivo para fazer seu grupo jogar mais. "Não quero ser mal interpretado, mas isso afeta o grupo para o lado muito positivo. O meu grupo de jogadores, os atletas que estão no Palmeiras, estão cada vez mais motivados."
E deu um exemplo: "No jogo contra o Goiás, logo depois da chegada [quando houve o protesto dos jornalistas], o que eu vi no vestiário foi que mais do que nunca eles iriam se empenhar pela vitória. Não quero que isso siga assim. Mas não sou eu quem determino isso."
Fonte: Paulo Galdieri, do Jornal da Tarde
Foto: Ernesto Rodrigues/AE

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

ESPORTE: Recuperado, Dentinho comemora volta e agradece apoio

Atacante está à disposição do técnico Tite para enfrentar o Avaí, nesta quarta

Recuperado de uma contusão muscular na coxa esquerda, o atacante Dentinho está próximo de voltar a jogar pelo Corinthians. Ele se lesionou contra o Flamengo, no dia 8 de agosto, retornou diante do Atlético-MG, em 6 de outubro, mas voltou a se contundir. À disposição do técnico Tite para enfrentar o Avaí, na quarta-feira, o jogador agradeceu o apoio de seus companheiros enquanto esteve fora.
"Passei por esse momento muito difícil, muitas lesões consecutivas. Os companheiros me deram força. Os terapeutas, que me trataram, me deram confiança. Agora é hora de voltar e dar alegria para a torcida", declarou o atacante, em entrevista à TV Bandeirantes.
Dentinho nunca escondeu sua admiração por Ronaldo, que, de acordo com o próprio atacante, serviu de motivação durante sua recuperação. "Ronaldo estava do meu lado, passando confiança. Não só ele como o Elias, o Roberto Carlos, o grupo todo. O Ronaldo é um exemplo, já passou por muita coisa. Se ele passou por tudo isso, por que eu não conseguiria também?", comentou.
Fonte: Eldorado ESPN / AE
Foto: Epitácio Pessoa/AE

MG-050: Operação é reforçada durante feriado de Finados

A Concessionária Nascentes das Gerais, juntamente com a Polícia Militar Rodoviária Estadual e o Corpo de Bombeiros esperam um aumento estimado em 17% no tráfego de veículos durante o Feriado de Finados. Com isso, ambos estão desenvolvendo um reforço na operação do Sistema MG-05, BR-265 e BR-491, desde dia 29, sexta-feira até nesta terça-feira, dia 02. A estimativa é de 180 mil veículos que deverão passar em toda a rodovia. Para garantir uma viagem segura e confortável aos usuários, a Concessionária Nascentes das Gerais aumentou o número de viaturas de inspeção, de atendentes para o 0800 282 0505. José Orlando Passador, gestor de operações da Concessionária Nascentes das Gerais, ressalta a importância da atenção em trechos que estão em obras e que os usuários respeitem a sinalização. Atualmente, estão sendo construídas terceiras faixas e duplicações em Juatuba, Mateus Leme, Formiga e São Sebastião do Paraíso.

LOCAL: Paraíso abre processo seletivo para médicos a partir do dia 1º

A partir desta segunda-feira, dia 1º, Secretaria de Saúde e Ação Social de Paraíso, abre inscrições para processo seletivo para a contratação de médicos plantonistas e médicos para os PSF’s. Ao todo são ofertadas 18 vagas, sendo 10 para médico plantonista emergencialista, três para médico plantonista pediatra para atuarem no Pronto Atendimento Municipal e 5 vagas para médico da saúde da família, para trabalhar nas unidades. Os editais estão à disposição dos interessados no site www.paraiso.mg.gov.br, no ícone downloads. Não será cobrada taxa de inscrição. Os candidatos passarão por avaliação curricular e títulos. O prazo de validade deste processo seletivo é de dois anos, contados a partir da homologação, poderá ser prorrogável por mais dois anos, a critério da administração. Os interessados terão até o dia 7 de novembro para se inscrever na Rua Geraldo Marcolini, 1.882, no bairro Vila Santa Maria, o­nde o candidato deve se apresentar com documentos pessoais para preencher a ficha de inscrição.

BULLYING: Prejuízo provocado por violência nas escolas brasileiras pode chegar a US$ 943 milhões

FRANCISCO JÚNIOR: O custo da violência nas escolas brasileiras pode chegar a novecentos e quarenta e três milhões de dólares, mais de um bilhão e meio de reais. O levantamento da organização britânica de defesa das crianças Plan International e do Instituto Overseas Development analisou o bullying nas escolas de treze países, ou seja, a violência física ou psicológica praticada contra uma pessoa ou grupo. O estudo calculou as perdas do estudante que deixa de ir às aulas ou que abandona a escola e o prejuízo que isso causa aos cofres públicos. Somando os treze países, os valores podem chegar a sessenta bilhões de dólares. O estudo demonstrou, ainda, que oitenta e quatro por cento dos alunos brasileiros entrevistados classificam suas escolas como violentas. Outros setenta por cento disseram que já foram vítimas de violência. A consultora da Plan Internacional no Brasil, Cléo Fanti, aponta que o bullying nas escolas também pode deixar outras marcas.
CLÉO FANTI: "Além dos prejuízos para a educação, para o processo de aprendizagem, pode ter também prejuízos para a saúde, principalmente a saúde emocional, como a queda da autoestima, sentimentos de inferioridade; podem surgir sintomas psicossomáticos como dor de cabeça, de estômago, febre, vômito, diarreia; e ainda pode desenvolver transtornos emocionais, como transtorno alimentar, transtorno de sono, depressão; pode gerar pensamentos suicidas, ideias de vingança..."
FRANCISCO JÚNIOR: Para a consultora da Plan Internacional no Brasil, além do empenho dos pais e professores, o Estado também tem um papel fundamental no combate ao bullying.
CLÉO FANTI: "O Estado vem se posicionando, mas nós ainda precisamos de muito mais, como por exemplo investimentos na educação, na saúde; precisamos realmente que o Ministério da Educação se posicione, que oriente os professores, que capacite multiplicadores, para que somente assim nós possamos erradicar essa forma de violência, assim como as demais formas, que tanto incidem, que tanto trazem prejuízos não somente para a vítima e sua família, mas para a sociedade de uma forma geral."
FRANCISCO JÚNIOR: Aos pais e professores, Cléo Fanti lembra que é preciso observar o comportamento das crianças. Agressividade, reclusão, apatia, dificuldade de se relacionar com outras crianças ou insônia podem ser sinais apresentados por quem esteja sofrendo algum tipo de violência na escola.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Francisco Júnior

ESPORTE: Ronaldinho diz estar 'feliz demais' com volta à seleção


Última partida do jogador do Milan com a camisa do Brasil foi no dia 1º de abril do ano passado

Convocado pelo técnico Mano Menezes na última sexta-feira, Ronaldinho Gaúcho revelou nesta segunda que está "feliz demais" por voltar à seleção brasileira. Sua última partida com a camisa do Brasil foi no dia 1º de abril do ano passado, quando, ainda sob o comando de Dunga, entrou apenas no segundo tempo da vitória sobre o Peru, em Porto Alegre, pelas Eliminatórias da Copa de 2010. Agora, está no grupo que fará amistoso contra a Argentina, em 17 de novembro, na cidade de Doha, no Catar.
Ronaldinho Gaúcho ainda não deu entrevistas para comentar a convocação. E preferiu utilizar seu blog para mostrar a alegria que sente por voltar à seleção brasileira. "Tô feliz demais com o retorno. Só de pensar em vestir a amarelinha de novo já me sinto mais feliz", escreveu o jogador de 30 anos, que vive uma boa fase no Milan, o que fez com que fosse chamado por Mano Menezes.
No curto texto que escreveu no blog, Ronaldinho Gaúcho aproveitou para agradecer todas as mensagens que recebeu pela convocação. E ainda valorizou o retorno justamente no confronto com os argentinos. "Jogar contra Argentina é sempre especial. Como diria um grande amigo e primo: Maraviiiilhaaa!!!", afirmou o jogador, sem esconder a ansiedade para o amistoso do dia 17 em Doha.
Fonte/Foto: Eldorado ESPN - AE/AP

DOAÇÃO DE SANGUE: Número de doadores cai cerca de 30% nos feriados prolongados

CYNTHIA RIBEIRO: A chegada do feriado prolongado, com o dia de finados, preocupa os hemocentros brasileiros por causa da queda no número de doações de sangue. Muitas pessoas viajam nos feriadões, deixam de doar nesse período e os estoques de sangue ficam bem abaixo do que é preciso para atender a população. Todos os estados sofrem com o problema. A médica da Fundação Pró-Sangue, ligada ao Hemocentro de São Paulo, Luciana Sampaio, explica que a falta de doadores representa um risco ainda maior, porque nos feriados, normalmente, a demanda por sangue aumenta nos hospitais de todo o País.
LUCIANA SAMPAIO: "Através de experiências anteriores a gente pode constatar que, nos feriados prolongados, você pode ter uma queda até de 30% no número de doações, e durante o feriado há um aumento no número de acidentes o que leva muitas vezes a um maior consumo dos hemocomponentes. E boa parte dos estoques de sangue vai para pacientes em tratamento quimioterápico. Ou seja, independente de ser ou não feriado esse pacientes continuam consumido os hemocomponentes."
CYNTHIA RIBEIRO: Para evitar os transtornos, hemocentros de todo o País fizeram campanhas na semana passada para reforçar os estoques antes do feriado prolongado. Mas, mesmo durante os dias de folga, quem está viajando pode doar. É só entrar em contato com o serviço de saúde local e se informar sobre como fazer o procedimento ali mesmo. Guilherme Genovez, coordenador-geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, convida todos os brasileiros a participar.
GUILHERME GENOVEZ: "Gostaria de convidar a população brasileira como um todo e que tem um cuidado grande com a sua saúde, que, a partir disso, sejam doadores de sangue. O sangue não comercializado, o sangue não é fabricado, o sangue é sempre retirado de uma pessoa para ser infundido numa outra pessoa que está numa situação bastante vulnerável, de bastante necessidade, essa bolsa de sangue pode significar viver ou morrer para aquela pessoa que está esperando por esse sangue."
CYNTHIA RIBEIRO: O coordenador-geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde lembra que, para doar sangue, é preciso que a pessoa tenha hábitos de vida saudáveis, tenha entre dezoito e sessenta e cinco anos e não esteja tomando medicamentos. O cidadão que tiver interesse deve procurar o hemocentro mais próximo e se cadastrar.
Fonte: Agência RádioWEb - Reportagem, Cynthia Ribeiro