Powered By Blogger

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

CÂNCER: Tratamento contra a doença pode aumentar chances de problemas cardíacos

JULIANA COSTA: Já está comprovado que pacientes que sofrem de câncer, por causa do tratamento, têm mais chances de desenvolver problemas de coração. Por isso, foi lançada esta semana a primeira Diretriz Brasileira de Cardio-Oncologia, que tem o objetivo de definir ações para minimizar o risco cardíaco em pacientes com câncer. O Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirma que a nova diretriz poderá reverter esse quadro e melhorar a qualidade de vida desses pacientes.
JOSÉ GOMES TEMPORÃO: "As doenças cardiovasculares e o câncer são as principais causas de mortalidade. A população envelhece e descobre-se que muitos dos modernos tratamentos podem ser potencialmente tóxicos para o sistema cardiovascular. Então, essa diretriz, que foi construída em conjunto com os cardiologistas, os oncologistas, o Instituto do Coração e o Instituto do Câncer de São Paulo, é uma das primeiras do mundo, se não for a primeira mundial, vai ser utilizada no sentido de aproximar o oncologista e o cardiologista do atendimento do cuidado integral do paciente."
JULIANA COSTA: De acordo com o ministro da Saúde, além dos cuidados diversos para tratar o câncer, é importante que os médicos estejam atentos a problemas como: hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade, que podem, no futuro, causar algum problema cardíaco.
Fonte: Agência do Rádio - Reportagem, Juliana Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário