Powered By Blogger

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Equipe do SESI/ACISSP conquista medalha no Campeonato Paulista

Atletas que integram a equipe SESI/ACISSP, confirmando a boa performance demonstrada durante o ano, conseguiram boas colocações no final de semana em São Paulo, desta vez na disputa ao IX Troféu José do Carmo Neves – Zequinha, no Esporte Clube Corinthians Paulista, no Campeonato Paulista Petiz I e II de Verão. O evento é promovido pela Federação Aquática Paulista. Vinícius Bozelli Pereira, 11 anos, foi 4.º colocado na prova 100 metros costas masculino. Bárbara Godoy conquistou o 10.º lugar nos 100 m borboleta e João Felipe Santos também melhorou seu tempo.


Fonte: emersondaprefeitura.blogspot.com

Atlético-MG vence e fica perto de se livrar do rebaixamento

O Atlético-MG deu um passo importante na luta contra o rebaixamento. O time fez valer o fator casa e venceu o Coritiba por 2 a 1, nesta quinta-feira, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Empurrados pela torcida, que encheu o estádio, os jogadores do Galo dominaram o primeiro tempo, ampliaram no segundo, mas passaram sufoco no fim da partida. O Coxa perde a chance de se aproximar do G-5 e vê mais longe o sonho da Libertadores: segue na décima colocação, com 51 pontos. O Atlético-MG se afasta ainda mais da degola e termina a rodada em 14º, com 42 pontos. Na próxima rodada, o Galo vai a São Paulo encarar o líder Corinthians, no Pacaembu, domingo, às 17h (de Brasília). Já o Coxa recebe o Santos, às 19h, no mesmo dia, em Curitiba.



Fonte: globoesporte

IBGE aponta queda de 10,3 % da população rural

Dados definitivos divulgados pelo IBGE do Censo de 2010 mostram que o número de moradores na zona rural vem diminuindo. Em 2001, viviam nas cidades da região 1,740 milhão de pessoas. Dez anos depois, esse número passou para 1,980 milhão, um crescimento de 13,8%. Já na zona rural, houve redução de 10,3% no número de habitantes. Em 2000, eram 511.462 moradores contra 458.389 em 2010. No entanto, há municípios no Sul de Minas que estão indo contra essa tendência. Campo do Meio, por exemplo, é uma exceção. Os números do IBGE mostram que em 10 anos a população na zona rural cresceu. De 1.397 em 2000 passou para 1.417 em 2010, um crescimento pequeno, mas que mostra que algumas pessoas tentaram viver na cidade, mas acabaram voltando para a roça. A população urbana do município também cresceu pouco: passou de 10.039 em 2000 para 10.059 em 2010.



Fonte: EPTV

Liga Sul Mineira de Vôlei será disputada no CPN

Acontece nos dias 18 e 19 de novembro no ginásio 1 do Clube Passense de Natação o 5° Circuito do Campeonato de voleibol feminino da Liga Sul Mineira de Desportos nas categorias sub 15,17 e adulto. Cinco cidades do sul de Minas estarão com equipes representadas nesta etapa, além de Passos (CPN), Perdões), São Sebastião do Paraíso, Pimenta e Capitólio se enfrentarão nas categorias em disputa. Sendo representado apenas na categoria adulta, as “meninas do vôlei” do CPN abrirão as competições nesta sexta-feira ás 20h00 jogando contra o Top Volley , no único jogo do torneio neste dia. No sábado o time passense volta à quadra apenas 16h00 contra o Ouro Verde de São Sebastião do Paraíso encerrando a sua participação nesta etapa.


Fonte: Correio dos Lagos

ACISSP promove evento para falar sobre Meio-Ambiente

Foram realizadas na Associação Comercial de São Sebastião do Paraíso, na última quinta-feira (17), pela FIEMG, o evento “Licenciamento Ambiental e Obrigações Legais Ambientais”, que contou com dois especialistas da Federação, que fizeram importantes abordagens de interesse de toda comunidade. O evento contou com mais de 60 participantes que puderam entender melhor os procedimentos e prazos legais para o licenciamento ambiental de suas empresas e propriedades rurais, reserva legal, supressão de vegetação, fiscalização etc. Outro assunto abordado foi sobre a poluição sonora, ocasião em que foram explicados dispositivos de legislações federais, estaduais e municipais, que regulamentam a emissão de ruídos almejando o sossego público sem comprometer o desenvolvimento comercial e industrial. Com a efetiva participação dos presentes, o evento transformou-se num proveitoso debate e aprendizado. No próximo ano, novas parcerias entre a ACISSP e a Regional Sul da FIEMG, serão firmadas para a continuidade da oferta de benefícios para o empresariado paraisense.


Fonte: Central de Marketing Acissp

Provas do Proeb e Prova Brasil, avaliarão ensino da rede pública

Neste mês de novembro, entre os dias 21 e 25, as escolas das redes estadual e municipal vão aplicar o Programa de Avaliação da Rede Pública da Educação Básica (Proeb), do Governo de Minas, para mais de 1,9 milhão de estudantes em todos os 853 municípios do Estado. Além disso, desde o dia 7 até esta sexta-feira (18), as escolas das redes públicas mineiras estão aplicando a Prova Brasil, este que serve de base para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Governo Federal. As provas não contam para as notas dos alunos no fim do ano, mas os resultados são essenciais para que os governos tenham um diagnóstico do sistema e possam, assim, fazer intervenções da forma mais efetiva possível.


Fonte: Agência Minas

PROGRAMA TARDE TOTAL: RECEITA DE HOJE

PAVÊ DE AMENDOIM


Ingredientes:
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 2 xícaras de amendoim torrado e moído
  • 1 colher (sobremesa) de margarina
  • 1 pacote de biscoito champagne
  • 1 caixinha de chantilly
Modo de Preparo:
  1. Leve ao fogo o leite condensado, o amendoim e a margarina, até engrossar
  2. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite
  3. Forre um refratário com biscoitos champagne levemente umedecidos com leite, chocolate e gotinhas de baunilha
  4. Por cima o creme de amendoim
  5. Faça camadas até acabar o creme
  6. Por cima o chantilly batido conforme instruções na caixinha
  7. Decore com um pouco do amendoim triturado e inteiros também
  8. Leve para gelar

Fonte: Tudo Gostoso

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

PROGRAMA TARDE TOTAL: MOMENTO DA MELHOR IDADE

É inevitável. Quando a idade chega, o corpo sofre uma série de mudanças: os ossos se tornam mais frágeis, a vista começa a embaçar, a musculatura fica mais flácida. Para minimizar os impactos da longevidade e melhorar a qualidade de vida dos idosos, a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) lançou uma cartilha que mostra como o corpo reage com o passar dos anos.

O objetivo, segundo a presidente da instituição, Silvia Pereira, é mostrar os problemas possíveis de serem prevenidos e explicar a importância dos cuidados com a saúde e o bem-estar.

“As pessoas devem começar a enxergar a velhice como algo bom. Mas, para isso, precisam estar bem física e mentalmente. A primeira coisa que um idoso deve fazer é não se isolar. Manter amigos e estar próximo da família é bom para a mente. Já o corpo requer outros cuidados”, acredita Silvia.

De acordo com a geriatra, as mudanças começam por volta dos 25 anos.

“Há alteração na composição do corpo: diminui a quantidade de água dentro das células, há aumento de gordura, principalmente nos quadris e abdômen, e decai o ritmo de renovação celular em quase todos os órgãos. Por isso, eles passam a funcionar com menos eficiência. O metabolismo fica mais lento”.

Não à toa, uma das principais dicas é beber água — dois litros por dia, mesmo sem sentir sede. A falta de líquidos leva ao ressecamento da pele, dos olhos, dos intestinos e pode comprometer a função renal.
“Com a idade, nosso centro da sede tende a perder sensibilidade e passa a não transmitir o alerta adequado. Alguns idosos ficam até dois dias sem beber água. Então, é preciso se policiar”.

O mesmo acontece com o paladar, que perde a sensibilidade com o passar dos anos. O tabagismo influencia o processo, que pode piorar por falta de higiene bucal. “Quando a pessoa não escova a língua, fica com uma camada que impede o paladar e isso é prejudicial”, alerta a médica.



Fonte: www.maisdicas.net

BH sediará disputa do Future Champions

Times de futebol dos cinco continentes têm encontro marcado, em Belo Horizonte, para a disputa do torneio internacional de futebol sub-17, o Future Champions, entre 12 e 18 de dezembro deste ano, promovido pela empresa britânica GSI, com patrocínio do Governo de Minas e da Prefeitura de Belo Horizonte. Das onze equipes anunciadas nesta quarta-feira, de um total de 12, quatro são brasileiras. Dois times são de Minas Gerais: o Atlético-MG, que está classificado porque é o atual campeão do torneio, e um segundo, ainda desconhecido, que será aquele melhor colocado no Campeonato Mineiro, cuja final será disputada em 19 de novembro. Os outros dois brasileiros são Flamengo e Corinthians. As partidas terão entradas gratuitas e acontecerão no Estádio Baleião, localizado no Aglomerado da Serra, na capital mineira, e no campus da UNI-BH. Todos os jogos serão transmitidas pelo canal SporTV, da TV a cabo. Para o prefeito Márcio Lacerda, Belo Horizonte estará no centro das atenções do futebol mundial com a realização do Future Champions.



Fonte: Agência Minas

Paraíso consegue resultado impressionante no JOJUNINHO 2011

Chegou ao fim a edição 2011 dos Jogos Infantis do Sul e Sudoeste de Minas Gerais. No ano de 2011 a competição contou com a participação de oito modalidades: atletismo, basquete, futebol, futsal, handebol, judô, natação e vôlei, de naipe masculino e feminino, com a participação de 41 municípios do Sul e Sudoeste de Minas. São Sebastião do Paraíso enviou aos jogos sua maior delegação em edições do Jojuninho. Foram aproximadamente 150 pessoas, divididas entre atletas e comissões técnicas, envolvidas na competição. A equipe de futebol de Paraíso ficou com o 3° lugar na modalidade. A Natação, conquistou o 4° lugar geral no masculino e 5° lugar no feminino. Foram 3 ouros, 4 pratas e quatro bronzes que garantiram a colocação nesta etapa. O Judô e o Atletismo trouxeram à Paraíso 02 medalhas de ouro, 01 de prata, e 04 de bronze. E por fim, nas disputas das modalidades de quadra, (basquete, futsal, handebol e vôlei) todas as equipes paraisense conseguiram chegar na fase final da competição. O handebol feminino e masculino e o vôlei feminino terminaram em 3º lugar na competição. O Basquete masculino foi vice campeão e o futsal masculino sagrou-se campeão, feito inédito da equipe. Apenas as meninas do futsal não conseguiram classificação para as semifinais, mas conseguiram chegar na fase final pela primeira vez Com estes resultados Paraíso alcançou 55 pontos na competição. Isso fez com que Paraíso ficasse com o 3° Lugar na Classificação Geral do Jojuninho, melhor resultado já conquistado pelo município em edições da competição.



Fonte: Assessoria de Comunicação PMSSP

Terminam nesta sexta-feira as inscrições para estágio na Cemig

Os estudantes têm até amanhã sexta-feira para se inscrever no processo seletivo de estágio da Companhia Energética de Minas Gerais- Cemig. A Empresa oferece 379 vagas de estágio para 2012, sendo 219 para nível superior e 160 para nível médio técnico. As inscrições devem ser feitas pelo endereço eletrônico do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, no www.estagioiel.com.br. O estágio está previsto para começar em fevereiro, com duração de dez meses e carga horária de quatro horas por dia. Os candidatos selecionados receberão bolsa de complementação escolar, nos valores de 1,4 salário mínimo para estudantes de nível superior e 1,1 salário mínimo para os de nível técnico, e terão direito a seguro de acidentes pessoais e vale-transporte.



Fonte: Assessoria de Imprensa

ACCA realiza 2º Simpósio sobre Oncologia

A Associação de Combate ao Câncer (ACCA) está organizando a realização da segunda edição do Simpósio de Oncologia, em São Sebastião do Paraíso. O evento será realizado no próximo sábado, 19, a partir das 8h no Anfiteatro da Faculdade Libertas. Durante o dia acontecerá palestras com médicos especialistas que abordarão temas relacionados a prevenção e tratamento do câncer. A entrada para o Simpósio será 1 kg de alimento não perecível que poderá ser entregue no momento da inscrição, a partir das 8h. A abertura oficial será feita pela coordenadora da Faculdade de Enfermagem da Libertas e também a vice-presidente da ACCA, Denize Alves de Almeida. Durante todo o dia serão ministradas palestras por diversos profissionais, como médico, psicóloga, enfermeira e pedagoga. O encerramento está marcado para as 15h, com a realização de um café e entrega dos certificados de participação. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone 3531-6207.



Fonte: Assessoria de Comunicação PMSSP

Guardinha recebe creche reformada e ampliada

Durante as comemorações do aniversário do Distrito de Guardinha (12/11), a comunidade local recebeu das mãos do prefeito Mauro Zanin, do vice-prefeito Márcio da Silveira e da secretária municipal de Educação, Maria Luiza Coelho de Pádua as obras do Centro Municipal de Educação Infantil Frei Bruno Rodrigues. A creche, que passará a atender 120 crianças de zero a cinco anos de idade, foi reformada e ampliada com recursos municipais. O investimento foi de R$ 212.371.014 mil. O CMEI Frei Bruno Rodrigues, que é totalmente adaptado para atender pessoas portadoras de necessidades especiais, recebeu computadores, cozinha completa, banheiros com chuveiros, cinco salas de aula com armários individuais para os alunos e playground. Na cerimônia de entrega, alunos da creche e da Escola Municipal Francisco Daniel apresentaram números artísticos para os presentes. Além disso, autoridades do município, familiares do Frei Bruno Rodrigues, ex-diretores e a atual diretora da instituição de ensino infantil foram homenageados.




Fonte: Assessoria de Comunicação PMSSP

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

PROGRAMA TARDE TOTAL: DICAS DE BELEZA

Você acha que a hidratação facial não é importante?

Se você se descuidar, ao longo dos anos a pele vai perdendo suas propriedades de regeneração e o ressecamento, que antes era transitório, vai se tornando crônico. Com a pele seca e maltratada, a chance de aparecerem rugas é ainda maior, pois a hidratação perdida com o tempo afeta a elasticidade e a flexibilidade. Se a pele for bem tratada e saudável, mais tempo vai levar para apresentar qualquer tipo de anormalidade.

A hidratação é um tratamento profundo da pele, capaz de favorecer a elasticidade, luminosidade e a umidade dos tecidos, mantendo o equilíbrio hídrico da pele. A hidratação faz a reposição da umidade da pele, eliminando tensões e suavizando rugas.

Conheça os benefícios que uma boa hidratação pode fazer para sua pele:


hidratação facial

  • Evita o ressecamento: a pele seca e desidratada é opaca, áspera, sem elasticidade e com tendência à descamação. Aquelas pequenas rugas e linhas finas de expressão também ficam mais evidentes quando a pele está ressecada. O hidratante mantém a sua umidade e acrescenta nutrientes importantes para a revitalização e regeneração do tecido.
  • Melhora a luminosidade: uma nutrição adequada devolve viço à pele. Quando está desidratada, a pele geralmente fica opaca, áspera, sem vida. Quando recuperamos a hidratação, através da aplicação de um bom hidratante, melhoramos seu aspecto, com consequente melhora da sua luminosidade.
  • Proteger contra a poluição: os hidratantes que são enriquecidos com substâncias antioxidantes na formulação, tais como as vitaminas C, E e coffeberry podem ajudar a neutralizar os radicais livres e diminuir os danos oxidativos causados pela poluição.
  • Previne manchas: uma das principais causas das manchas na pele é a exposição excessiva e inadequada à radiação solar. Os hidratantes que contém FPS e ativos clareadores na sua composição podem ajudar não só a prevenir manchas, como a clareá-las. Além do mais, o hidratante protege e mantém as propriedades da pele, dando a ela mais força para se reparar.
  • Evita o envelhecimento precoce: o processo de envelhecimento está ligado a perda gradativa da hidratação natural da pele. Com o hábito de hidratar a pele regularmente, nutrimos as células e podemos retardar ou pelo menos minimizar esse processo.
  • Controla o brilho e a oleosidade: existem no mercado hidratantes com ativos que ajudam a controlar o brilho e oleosidade. São produtos que possuem o chamado efeito matte ou matificante. As formulações específicas para a pele oleosa também controlam a produção de sebo por causa dos seus princípios ativos, tais como o ácido azeláico e glicólico.

Modo de usar:

O fato é que, seja qual for o seu tipo de pele, não há motivo para fugir da hidratação e, mesmo se você não tem muita paciência para ficar aplicando o hidratante, vale a pena tirar um tempinho para a tarefa, porque os resultados certamente compensam o esforço.

Durante a noite a pele deve estar limpa para receber um creme nutritivo e durante o dia devem ser utilizados hidratantes com fatores de proteção FPS conforme a necessidade da pele.


Fonte: belezaesaude.dae.com.br

Melhor defesa do returno, Galo encara melhor ataque da temporada

Em busca da vitória que o deixará a um passo de afastar de vez o risco de rebaixamento, o Atlético vai precisar que a defesa confirme seu bom momento. Time que menos sofreu gols no returno do Campeonato Brasileiro, com 13 gols em 15 partidas, o Galo encara nesta quinta-feira a equipe que mais balançou as redes na temporada, entre os 20 clubes integrantes da Série A. Já são 139 gols, entre o Campeonato Paranaense, a Copa do Brasil e o Nacional. Além disso, o Coxa tem o segundo melhor ataque do Brasileirão, com 54 gols em 34 rodadas, média de 1,58 por jogo. Se o acerto da defesa foi fundamental para o Atlético reagir no segundo turno, deixando a zona de rebaixamento, a força ofensiva do Coritiba fez a equipe crescer no Brasileirão e chegar à 34ª rodada ainda sonhando com uma das vagas na Copa Libertadores.



Fonte: Superesportes

Embalado por vitórias América recebe o Botafogo

O América recebe o Botafogo nesta quarta-feira, às 20h30, na Arena do Jacaré, pela 35ª rodada da competição. Apesar de estar na zona do rebaixamento, o Coelho, 19º colocado com 31 pontos, vive um bom momento depois das vitórias sobre o líder, Corinthians, e sobre o terceiro colocado, Fluminense (melhor time do segundo turno até então). Na última rodada, os comandados do técnico Givanildo Oliveira derrotaram o Tricolor carioca por 2 a 1, dentro do Engenhão lotado. Para o confronto contra o clube da Estrela Solitária, o treinador do Coelho não poderá contar com os zagueiros Micão e Éverton Luiz, que cumprirão suspensão automática. Já o Botafogo, atual quinto colocado com 55 pontos, não vive um bom momento na competição. O time do técnico Caio Junior vem de duas derrotas e, na última rodada, perdeu o clássico para o Vasco por 2 a 0, no Engenhão. Após o revés desse domingo, o treinador alvinegro chegou a declarar que a disputa do título ficou muito complicado e que, a partir de agora, o foco do time passou a ser por uma vaga para a próxima Libertadores.



Fonte: O Tempo

Cruzeiro deve liberar Kleber ao Grêmio por R$ 1 milhão

A compensação que o Cruzeiro exige para finalmente liberar a ida de Kleber para o Grêmio está praticamente acertada e deverá vir dividida entre dinheiro e jogador. Dono de 50% dos direitos econômicos do atacante, o clube mineiro deverá embolsar R$ 1 milhão e mais o lateral-esquerdo Gilson, que disputou o Campeonato Brasileiro pelo América-MG. O Grêmio detém 25% dos direitos de Gilson e deverá cedê-los aos mineiros, que em contrapartida darão seu aval para a concretização do negócio envolvendo o clube gaúcho e o Palmeiras. E ainda deve seguir como sócio em uma possível futura venda do jogador. O anúncio oficial pode ser feito a qualquer momento.



Fonte: Estadão/ESPN

Tarifa de energia elétrica por horário deverá ser aprovada em 2012

A resolução que estabelece a implantação de medidor eletrônico para permitir a cobrança de tarifas de energia elétrica diferenciadas de acordo com o horário de consumo deverá ser aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica só em 2012. A audiência pública sobre a proposta da Aneel foi encerrada em janeiro e a previsão era que a votação ocorresse em maio deste ano, mas contribuições ainda estão sendo avaliadas pela área técnica da agência e não há previsão de deliberação da matéria. A cobrança de tarifas diferentes conforme o horário, que já é adotada no serviço de telefonia, vai possibilitar que os consumidores residenciais controlem melhor o uso da energia elétrica, evitando a utilização de alguns tipos de aparelhos em horários em que a tarifa é mais cara. Também poderá evitar a sobrecarga do sistema elétrico nos horários de maior consumo. Segundo a proposta da Aneel, as tarifas de energia devem se divididas em pelo menos quatro horários e os valores da energia devem ser informados ao consumidor.


Fonte: Agência Brasil


Lavrador é morto após discutir com a companheira

Um lavrador de 50 anos morreu após levar uma facada no estômago da companheira de 64 anos na noite de terça-feira (15), na zona rural de Guaxupé. Segundo a Polícia Militar, Maria Amélia de Castro atacou José Saturno Sobrinho porque ele a teria agredido durante uma discussão na casa dele. Maria ligou para a polícia e fugiu, mas foi encontrada e presa em flagrante pouco depois, em uma casa também na zona rural. A vítima chegou a ser levada para o hospital da cidade, mas não resistiu aos ferimentos. Maria foi levada para o presídio entre Guaxupé e Guaranésia.



Fonte: EPTV

Comitiva chinesa é recepcionada por Arantes e Melles

Uma comitiva de empresários chineses esteve em Belo Horizonte, nos dias 10 e 11 de novembro, na expectativa de estreitar os laços comerciais com o Estado de Minas Gerais. Eles vieram a convite do secretário de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles, e do deputado estadual Antônio Carlos Arantes, que os conheceu em sua recente viagem a China. Arantes esteve naquele país para visitar a feira de café que aconteceu de 18 a 20 de junho, em Pequim. A agenda dos chineses foi intensa, com reuniões na FIEMG, com o vice-governador mineiro, Alberto Pinto Coelho, e na SEAPA. Antônio Carlos agradeceu o envolvimento do deputado Melles, que fez o contato com os representantes da APC quando da sua viagem a China, possibilitando o encontro entre eles e também participou da organização das reuniões em Belo Horizonte. Participaram da viagem a China e das reuniões com a comitiva chinesa os deputados estaduais Fabiano Tolentino e Célio Moreira.



Fonte: Assessoria de Imprensa

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

PROGRAMA TARDE TOTAL: DICAS DE SAÚDE

Dormir pouco pode desencadear diabetes

Pesquisadores americanos descobriram que uma proteína que regula o relógio biológico de mamíferos também está relacionada à síntese de glicose no fígado durante períodos de jejum prolongado. A descoberta, publicada na revista Nature Medicine, ajuda a entender a relação entre privação de sono e distúrbios metabólicos, como obesidade e diabete, abrindo caminho para novas estratégias terapêuticas.

Quando ficamos muito tempo sem alimento, o organismo mantém a taxa de glicose no sangue estável e garante energia aos órgãos graças a um processo chamado gluconeogênese (síntese de glicose a partir de gordura ou das proteínas dos músculos). Os cientistas descobriram agora que esse mecanismo é regulado por uma proteína chamada criptocromo. Em experiências com ratos, foi possível reduzir a glicemia dos animais ao controlar os níveis de criptocromo no fígado.

“Acredito que estamos descobrindo novas formas de tratar o diabete tipo 2. Mas ainda estamos em um estágio muito inicial”, afirmou ao Estado Steve Kay, diretor do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade da Califórnia e coordenador do estudo. “Serão necessários pelo menos dez anos até se tornarem viáveis os testes clínicos.”

Para Kay, o aumento na incidência de doenças como obesidade e diabete está intimamente relacionado ao estilo de vida moderno, que impede um padrão regular de sono.

O criptocromo foi inicialmente conhecido pelos cientistas como substância-chave na regulação do relógio biológico das plantas. Depois, descobriu-se que tem a mesma função nos mamíferos. Mas seu papel na regulação da produção de glicose no fígado foi uma surpresa para a equipe de pesquisadores.

O endocrinologista Antonio Carlos Lerario, professor da Universidade de São Paulo e membro da Sociedade Brasileira de Diabete, explica que já se sabia que os hormônios epinefrina e glucagon estimulam a gluconeogênese em situações de estresse ou quando a taxa de glicose no sangue fica muito baixa. “Mas não se sabia que havia uma mecanismo automático, relacionado ao relógio biológico, que também regula a gluconeogênese.”

Diversos estudos mostram que pessoas que sofrem privação de sono tendem a se tornar mais obesas e diabéticas ao longo dos anos, mas ninguém sabia como a alteração no relógio biológico prejudicava o metabolismo, afirma Dalva Poyares, pesquisadora do Instituto do Sono e professora da Universidade Federal de São Paulo. “Essa proteína parece ser o link, mas é precoce afirmar que não há outros mecanismos envolvidos.”

O bom funcionamento do relógio biológico, diz Dalva, pode ser prejudicado não apenas quando se dorme pouco, mas também quando há um padrão de sono muito irregular, como o de pessoas que trabalham em turnos.

“Segundo pesquisas recentes mostraram, aqueles que dormem menos de seis ou mais de nove horas por noite morrem mais. O padrão considerado ideal é entre sete e oito horas por noite”, conta Dalva. Horários regulares para dormir e acordar também são importantes.

Fonte: O Estado de São Paulo. 28 de setembro de 2010.
Site: www.vidanatural.org.br

Seleção Brasileira se despede de temporada irregular jogando contra o Egito

A Seleção Brasileira vai fazer seu último amistoso em 2011 nesta segunda-feira, às 15 horas (de Brasília), no Estádio Al Rayyann, em Doha, no Catar, onde vai enfrentar o Egito. O confronto acontece quatro dias depois de o time canarinho ter derrotado o Gabão por 2 a 0 em uma rápida visita ao continente africano, atuando em um gramado de péssimas condições. Ganhar é importante para que Mano Menezes e seus comandados deixem a temporada de maneira digna, já que 2011 foi marcado por derrotas em amistosos importantes, como 1 a 0 para a França e 3 a 2 para a Alemanha, e pela eliminação nas quartas de final da Copa América para o Paraguai. O Egito é o 36º colocado no Ranking da Fifa, no qual o Brasil aparece em quinto lugar.


Fonte: Superesportes

CPN classifica-se no mineiro após vencer Betim em casa

Na tarde deste sábado o Clube Passense de Natação voltou à quadra para a terceira partida na fase semi-final do Campeonato Mineiro de futsal adulto. A vitória por 6 a 2 contra Prefeitura de Betim já assegurou a classificação da equipe passense para a fase final que será realizada no ginásio do Minas Tênis Clube em Belo Horizonte. A vitória do CPN começou a ser construída logo nos primeiros minutos de jogo e assim os gols foram saindo até o resultado final de 6 a 2. A equipe chega aos 09 pontos na chave B e já esta matematicamente classificado para fase final, fase esta que resta somente mais uma vaga a ser decidida ente Praia e Betim. Além do CPN já estão classificados o Minas Tênis Clube e o sociedade esportiva amigos/cruzeiro que se classificaram na chave A do torneio.



Fonte: Correio dos Lagos

Obras de modernização do Independência entram em fase final

Os secretários de Estado da Copa do Mundo, Sergio Barroso, e de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles, visitaram o Estádio Raimundo Sampaio, o Independência, nesta sexta-feira (11) e confirmaram a fase final das obras de modernização. A novidade é o gramado, que já cobre todo o campo. Além disso, o estádio já está recebendo a cobertura, que já está com 100% da estrutura metálica concluída. De acordo com Carlos Melles, as obras serão concluídas em dezembro deste ano. O secretário também comentou que estudos para a mobilidade urbana no entorno do estádio estão em andamento.


Fonte: Agência Minas


Primeira semana de Área Azul em Paraíso tem avaliação positiva

A chefe do Departamento Municipal de Trânsito da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, Walquíria Caetano de Pádua Vieira avaliou como positiva a primeira semana de funcionamento do serviço Área Azul. Ela disse que uma das medidas visa completar o número de agentes em operação a partir da segunda semana de dezembro quando a fiscalização e a cobrança deverá ser mais intensa. O sistema de Área Azul começou a valer na cidade na segunda-feira, dia 7 de novembro. O serviço funciona no período de 8h às 18h, de segunda à sexta-feira, e das 8h às 13h, aos sábados, nas ruas centrais de São Sebastião do Paraíso. Atualmente são 23 agentes que fazem a venda dos cartões de permanência com opções de uma ou duas horas, no valor de R$ 1,00 a hora. A medida visa garantir a rotatividade de veículos com o revezamento de vagas nas regiões de maior movimentação e necessidade de estacionamento.


Fonte: Assessoria de Comunicação PMSSP

IV Conferencia do CMDCA discute políticas e idéias em Paraíso

A Secretaria Municipal de Saúde e Gerência de Ação Social de São Sebastião do Paraíso realizou na última quinta-feira, 10, a IV Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Com o tema “Mobilizando e monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes”, o evento, realizado no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora do Sion, reuniu autoridades e membros da sociedade civil para discutir políticas e propor ideias que promovam o bem-estar e garantam os direitos da infância e da juventude pelos próximos dez anos. O repasse de verbas que estava previsto às instituições não pôde ser efetuado na Conferencia devido a problemas burocráticos internos do Sistema Administrativo Público, no entanto, as instituições que estão em conformidade com o CMDCA e com a prestação de contas aprovada em 2011, receberam o repasse no dia 11 de novembro. As propostas escolhidas serão levadas pelos delegados eleitos à Conferência Estadual, a acontecer na cidade de Belo Horizonte no mês de janeiro de 2012, ainda sem data definida. Ao final, cinco delegados e cinco suplentes foram eleitos para representar o Conselho.



Fonte: Assessoria de Comunicação PMSSP

Minas Gerais estimula as ações empreendedoras

Para celebrar a Semana Global do Empreendedorismo, que acontece entre 14 e 20 de novembro, cerca de 400 atividades vão acontecer em Minas Gerais. Os trabalhos têm o objetivo de estimular e fortalecer ações empreendedoras nos. Com participação inédita no evento, os Centros Vocacionais atuarão por meio dos seus Núcleos de Apoio ao Empreendedor oferecendo palestras, cursos, competições, gincanas e oficinas, de forma a mobilizar a população sobre a importância do empreendedorismo para o desenvolvimento econômico e social. No município de Carmo do Rio Claro, o CVT vai realizar a “Gincana Empreendedora”, envolvendo alunos do ensino médio do município.


Fonte: Agência Minas