Powered By Blogger

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Para a "coleguinha" Tati Marques
















ALESSANDRO CALIXTO

Nesta sexta-feira 10 de dezembro de 2010, chega ao fim a trajetória da brava Tatiane Marques , aqui na nossa emissora.
Brava , por ter lutado para conseguir realizar o sonho de viver das palavras. Viver de contar histórias. Viver da comunicação!
Escolheu dentre as muitas possibilidades, atuar na comunicação social. Acompanhei antes um pouco da metade, a sua caminhada. Caminhada esta , que era até Franca( interior de SP) dia sim , outro também. Das muitas passagens fica a imagem da guerreira, da moça humilde que vai vencer pela escolha certa,a escolha pela educação.
Seja feliz Tati Marques e como diria o mestre das palavras Mário Quintana(*) em uma de suas obras primas no Poeminho do Contra :
Todos esses que aí estão
Atravancando meu caminho,
Eles passarão...
Eu passarinho!
(Prosa e Verso, 1978)


Voe Tati, voe como passarainho !

(*)Mário de Miranda Quintana foi um poeta, tradutor e jornalista brasileiro. Nasceu em Alegrete na noite de 30 de julho de 1906 e faleceu em Porto Alegre em 1994

ESPORTE: Santos confirma acerto com Marta por dois meses


A diretoria do Santos confirmou nesta quinta-feira a contratação, por empréstimo, da atacante Marta. Eleita quatro vezes a melhor jogadora do mundo, ela assinou por apenas dois meses para disputar o Torneio Internacional Interclubes de Futebol Feminino, em janeiro de 2011.
O vínculo da atleta, que pertence ao FC Gold Pride, dos Estados Unidos, teve início no dia 1.º de dezembro e se encerrará em 6 de fevereiro. A data de apresentação ainda não foi definida. O torneio, que será disputado em Araraquara, contará com o UMEA, da Suécia, do Palmeiras e do Foz do Iguaçu, entre os dias 5 e 15 de janeiro.
O acerto marca o retorno de Marta ao Santos, depois de uma passagem vitoriosa em 2009. Na ocasião, a atacante comandou a equipe nas conquistas dos títulos da Libertadores e da Copa do Brasil, com 28 gols em 15 jogos.
"É muito gratificante [voltar ao Santos]. Já tivemos uma passagem em 2009 e foram momentos emocionantes na minha vida. Tive a oportunidade de viver com pessoas superespeciais. E agora estamos voltando, para 2011. Espero poder fazer o que eu fiz em 2009. Vamos em busca daquela alegria, determinação e muita raça em busca dos títulos. Vai ser um período curto, mas será bem lucrativo para todos nós", afirmou Marta.
No Santos, Marta reencontrará o técnico da seleção brasileira, Kleiton Lima, e companheiras de equipe, como a goleira Andréia Suntaque, as zagueiras Aline Pellegrino e Renata Costa, a lateral Maurine, as volantes Ester e Fran e as atacantes Grazi e Cristiane.
Fonte / Foto: Eldorado ESPN - AE

CHOCOLATE: Guloseima pode ser aliada do coração

SUELY FROTA: O chocolate pode fazer bem à saúde, quando consumido de forma moderada. O cacau, ingrediente base do produto, tem propriedades nutricionais que ajudam a manter o coração forte, reduzir o colesterol e diminuir os riscos de doenças cardiovasculares. Segundo a nutricionista Fernanda Damas, quanto mais amargo for o chocolate, maior o benefício para a saúde.
FERNANDA DAMAS: "Quanto maior a porcentagem de cacau no chocolate, maiores são os benefícios. Tanto que o chocolate branco em termos de benefícios cardiovasculares quase não apresenta. Mas o maior teor mesmo a gente sabe que está no chocolate amargo. Essas propriedades de reduzir o colesterol, diminuir triglicerídeos, diminuir pressão arterial tudo está relacionado a esse chocolate que tem uma maior porcentagem de cacau"
SUELY FROTA: Ainda segundo Fernanda Damas um pedaço pequeno de chocolate por dia é suficiente. Se passar dessa quantidade, o consumo desse doce pode ser prejudicial à saúde.
Fonte: Agência do Rádio - Reportagem, Suely Frota

ESPORTE: Inter desembarca em Abu Dabi após longa viagem

Após enfrentar uma viagem de quase 24 horas, o Inter desembarcou nesta quinta-feira em Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, onde disputará o Mundial de Clubes a partir da semana que vem. E, mesmo com o desgaste, o técnico Celso Roth já levou os jogadores para fazer um treino leve, iniciando o processo de aclimatação.
Mesmo com voo fretado pelo clube, a viagem sofreu atraso. O problema aconteceu na escala em Lagos, na Nigéria, onde o avião parou para reabastecimento e troca da tripulação, com a demora na execução dos serviços necessários. Assim, a delegação do Inter acabou desembarcando em Abu Dabi cerca de três horas depois do previsto.
Apesar disso, a viagem foi tranquila. A maior parte dos jogadores ficou reclusa na parte reservada para eles na aeronave, apenas descansando. Mas alguns, como o meia argentino D''Alessandro, estiveram na área destinada aos torcedores que acompanharam o time no voo fretado, distribuindo autógrafos e posando para fotos.
"O clima é de absoluto otimismo. Isso é muito bom, nos dá confiança", disse o vice-presidente de futebol do Inter, Fernando Carvalho, ao comentar sobre o apoio da torcida já dentro do avião - a expectativa da diretoria é que cerca de cinco mil torcedores viajem para Abu Dabi para acompanhar o time no Mundial.
Em busca do bicampeonato - venceu a edição de 2006, realizada em Yokohama, no Japão -, o Inter estreia apenas na terça-feira no Mundial de Clubes, já pela semifinal do torneio em Abu Dabi. E seu adversário será definido nesta sexta, no confronto entre o Pachuca, do México, e o Mazembe, do Congo.
Fonte / Foto: Eldorado ESPN - AE

INSONIA: Estudo revela que computador prejudica mais o sono do que cigarro, álcool e saídas noturnas

SUELY FROTA: Ficar na frente do computador durante a noite pode prejudicar mais o sono do que beber, fumar ou sair para uma festa. É o que revela uma pesquisa da Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, que entrevistou mais de setecentos estudantes universitários. Segundo o estudo, a cada dez pessoas que usam o computador entre dezenove horas e meia noite, sete enfrentam problemas para dormir. Segundo o médico neurologista, especialista em transtorno do Sono, Raimundo Nonato, a insônia acontece por dois fatores.
RAIMUNDO NONATO: "Durante o dia somos submetidos à uma intensidade luminosa maior e à noite ao escuro. Enquanto nós temos essa estimulação da nossa retina pela luz, existe um hormônio chamado melatonina que tem sua produção inibida. A luz, que não seja do sol, de uma intensidade média, moderada, pode ser suficiente para afastar o momento de pico da melatonina e isso perturba o funcionamento dos mecanismos que geram o sono. O segundo é que, quem vai ao computador essa hora, são geralmente situações muito atrativas e isso ativa áreas do sistema nervoso que mantém o indivíduo acordado, motivado e isso afasta, portanto, o sono."
SUELY FROTA: Ainda segundo o neurologista Raimundo Nonato, para não atrapalhar o sono, o ideal é respeitar os horário de trabalho e de descanso. Segundo o médico, a partir das oito horas da noite o corpo começa a pedir para dormir e é necessário respeitar.
Fonte: Agência do Rádio - Reportagem, Suely Frota

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

IBOPE: Pesquisa revela que 70% dos brasileiros confiam nos médicos

SUELY FROTA: Um levantamento realizado pelo Ibope em mais de vinte países revelou que setenta por cento dos entrevistados brasileiros confiam nos médicos que os atendem. O estudo avaliou a relação médico-paciente e, no Brasil, foram ouvidas mais de mil e trezentas pessoas. Segundo a pesquisa, cinquenta e três por cento dos brasileiros recomendam o último médico que os consultaram. Os resultados obtidos no Brasil são positivos e superaram a média mundial de recomendação e confiança nos profissionais de saúde. Para o clínico geral do Hospital Anchieta de Taguatinga, no Distrito Federal, Roberto Valente, esses dados revelam uma melhora na relação entre o paciente e o médico.
ROBERTO VALENTE: "Eu acho um resultado muito bom, resultado animador. A relação médico paciente é o principal do início de qualquer consulta. Então, o vínculo maior, o dado maior está entre essa conversa, essa segurança, essa abertura entre o médico e paciente."
SUELY FROTA: O clínico geral Roberto Valente ressalta que essa melhora na relação médico-paciente, pode justificar o fato de a maioria dos entrevistados ainda escolherem os médicos como fonte de informação sobre saúde. Além dos brasileiros, foram entrevistados mais de vinte e duas mil pessoas, em vinte e dois países.
Fonte: Agência do Rádio - Reportagem, Suely Frota

CHIKUNGUNYA: Brasil monitora doença importada que só é transmitida pelo mesmo mosquito da dengue

JULIANA COSTA: O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira que monitora possíveis casos da febre de chikungunya – doença viral que, assim como a dengue, é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. A doença só pode ser transmitida pela picada do mosquito infectado e não existe transmissão de uma pessoa para outra. Por enquanto, apenas países no Sudeste Asiático e na Costa Africana registraram surto dessa doença. Este ano, no Brasil, foram identificados os três primeiros casos da febre de chikungunya. Todos eles em pessoas que estiveram viajando por países como Índia ou Indonésia. Por esta razão, o coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde, Giovanini Coelho, tranqüiliza a população.
GIOVANINI COELHO: "Não há necessidade de alarme nem preocupações. Nós já tivemos três casos importados de países do sudeste asiático, desse vírus chikungunya todos eles tiveram uma boa evolução e as medidas de prevenção e controle foram aplicadas de maneira oportuna. O vírus chikungunya é uma doença de letalidade quase zero, são pouquíssimos casos de óbitos associados a essa doença."
JULIANA COSTA: O vírus chikungunya causa febre nos primeiros dias e dores intensas nas articulações. Por se tratar de uma doença que só é transmitida pelo mosquito da dengue, Giovanini Coelho explica que o Brasil precisa reforçar ainda mais as ações de eliminação dos criadouros, não deixando água acumulada em objetos como vasos de plantas, pneus, lixo, além de tampar bem os reservatórios.
GIOVANINI COELHO: "O Brasil é um país que tem uma estrutura de vigilância do aedes aegypti implantada em todos os municípios brasileiros, todos os municípios brasileiros tem condições, tem pessoal para desenvolver as ações de combate ao aedes aegypti. Então, o importante é que efetivamente a população adote medidas de prevenção contra aedes aegypti já fartamente recomendadas para a questão da dengue."
JULIANA COSTA: Giovanini Coelho ressalta que a febre de chikungunya é menos grave que a dengue e que as mortes são raras. Pessoas que tenham viajado para os países do sudeste asiático nos últimos quinze dias e que, depois, tenham febre e dores nas articulações devem procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo.
Fonte: Agência do Rádio - Reportagem, Juliana Costa

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

ESPORTE: Conca e Flu brilham no Prêmio Craque Brasileirão

Campeão brasileiro no dia anterior, o Fluminense foi o time mais prestigiado no Prêmio Craque Brasileirão, evento realizado na noite desta segunda-feira no Teatro Municipal do Rio de Janeiro pela Confederação Brasileira de Futebol para premiar os melhores jogadores do Nacional. Sob os olhos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que assistiu a tudo de um camarote, o time carioca teve dois representantes no time "ideal", além do melhor técnico, Muricy Ramalho, do Craque da Galera e do Craque do Brasileirão, títulos que ficaram com o argentino Conca.
O time tricolor teve o lateral-direito Mariano e novamente Conca na equipe votada pelos jornalistas. O Corinthians contou com três jogadores: o lateral-esquerdo Roberto Carlos e os volantes Jucilei e Elias. O Cruzeiro veio logo a seguir, com dois: o goleiro Fábio e o meia Montillo. Dedé (Vasco), Miranda (São Paulo), Jonas (Grêmio) e Neymar (Santos) completaram a lista.
Muricy Ramalho foi escolhido pela quinta vez o melhor técnico do Prêmio Craque Brasileirão - também havia sido em 2005, 2006, 2007 e 2008. A única edição em que o atual comandante do Fluminense não foi premiado em sua categoria foi em 2009, quando Andrade, do Flamengo, ficou com o troféu.
A maior surpresa da noite foi a eleição de Sandro Meira Ricci como melhor árbitro. O representante do Distrito Federal, que foi muito contestado por ter marcado um pênalti sobre Ronaldo na vitória por 1 a 0 do Corinthians sobre o Cruzeiro, na 35ª rodada, superou o gaúcho Carlos Eugênio Simon, que se aposentou após a "final" do campeonato, entre Fluminense e Guarani, no domingo.
O evento também homenageou os ex-jogadores tricampeões do mundo em 1970. Subiram ao palco Zagallo (técnico), Felix (goleiro), Carlos Alberto Torres (lateral-direito), Clodoaldo (volante), Jairzinho (atacante), e Carlos Alberto Parreira (preparador físico), entre outros. Ronaldo também foi lembrado pelos feitos em sua carreira. O atacante discursou claramente emocionado e criticou torcedores do Fluminense presentes ao teatro que vaiaram jogadores de times concorrentes.

VAIAS - Outro homenageado foi o clube de Ronaldo, o Corinthians, pelo centenário completado em 1910. O presidente Lula, torcedor assumido do time paulista, foi chamado ao palco, juntamente com o presidente Andrés Sanchez, que foi intensamente apupado pelos torcedores do Fluminense quando disse que os times que caíram para a Segunda Divisão deveriam subir "pela porta da frente". O time carioca foi beneficiado por duas viradas de mesa, em 1996 e 2000, para voltar à divisão de elite.

DESORGANIZAÇÃO E RECLAMAÇÃO - A premiação, no entanto, também foi marcada pela desorganização. Devido ao excesso de convidados, pessoas com convites foram barradas antes mesmo do início da programação. O zagueiro William, do Corinthians, foi um deles. "Futebol brasileiro continua um show de desorganização. E sabem o por quê? Fecharam as portas por excesso de gente. Eu estava dando atenção para a imprensa por isso atrasei a entrada. Ou seja, estimulo a falta de educação", escreveu o atleta, que encerrou a carreira de jogador ao final da rodada deste domingo, no Twitter.

Confira os eleitos da noite:
Goleiro - Fábio (Cruzeiro)
Lateral-direito - Mariano (Fluminense)
Zagueiro pela direita - Dedé (Vasco)
Zagueiro pela esquerda - Miranda (São Paulo)
Lateral-esquerdo - Roberto Carlos (Corinthians)
Volante pela direita - Jucilei (Corinthians)
Volante pela esquerda - Elias (Corinthians)
Meia pela direita - Montillo (Cruzeiro)
Meia pela esquerda - Conca (Fluminense)
Atacante 1 - Jonas (Grêmio)
Atacante 2 - Neymar (Santos)
Melhor técnico - Muricy Ramalho (Fluminense)
Craque da Galera - Conca (Fluminense)
Revelação - Bruno César (Corinthians)
Artilheiro - Jonas (Grêmio)
Melhor árbitro - Sandro Meira Ricci (DF)
Torcida de ouro - Bahia
Fonte / Foto: Eldorado ESPN - AE

DENGUE: Presidente Lula faz alerta diante do aumento do número de cidades com risco de surto

CYNTHIA RIBEIRO: O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um alerta nesta segunda-feira em relação à situação da dengue no País. Segundo o resultado atualizado do LIRAa - Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti - outras nove cidades também estão em risco de surto da doença, além das 15 já identificadas. Os novos dados indicam que, no total, 24 cidades estão em risco de surto, entre elas, as capitais Rio Branco, no Acre, e Porto Velho, em Rondônia. Outras 154 estão em situação de alerta, sendo 14 capitais. Em Brasília, o presidente Lula fez um apelo aos governadores e prefeitos desses estados afetados.
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA: "Sobretudo a dengue é uma questão de limpeza, de cuidados preventivos que a gente tem que ter. É importante que, em cada estado, cada governador reúna os prefeitos das cidades que vão ser mais afetadas e estimulem esses prefeitos a fazerem um processo de mutirão de limpeza enquanto é tempo, porque, se não fizermos isso, a gente vai constatar depois apenas os números publicados na imprensa da quantidade de mortes por regiões."
CYNTHIA RIBEIRO: O levantamento do Ministério da Saúde classifica o risco de acordo com a quantidade de larvas do mosquito transmissor em cada cidade. O presidente Lula lembra que os locais apontados correm sério risco de ter uma epidemia de dengue neste verão. Por isso, é importante que, não só as autoridades locais, mas a população fique atenta e se previna contra a doença:
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA: "É um processo de cobrança, se eu mantenho a minha casa adequadamente limpa para evitar o mosquito da dengue e o meu vizinho não mantém, eu posso pegar dengue apesar do sacrifício que eu fiz de limpar a minha casa. É um problema para a gente discutir com mais seriedade com a população. O trabalho que cada bairro tem que fazer, cada prefeito, cada rua, cada vila. Não é um problema do prefeito apenas, cada cidadão tem que assumir a responsabilidade de cuidar da sua própria saúde."
CYNTHIA RIBEIRO: Há três semanas, foi divulgado o primeiro resultado parcial do LIRAa 2010. No mês passado, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, iniciou a caravana de combate à dengue para alertar autoridades e população dos estados mais atingidos. Já foram visitados Sergipe, Piauí, Ceará, Bahia e Pernambuco.
Fonte: Agência do Rádio - Reportagem, Cynthia Ribeiro

ESPORTE: Santos aposta em bom salário para levar Ricardo Oliveira

Time está disposto a pagar salário igual ao de Neymar e Elano: cerca de R$ 500 mil mensais

Meses depois de vender André ao Dínamo de Kiev, o Santos procura um artilheiro de qualidade para fazer dupla com Neymar em 2011. E o preferido continua sendo Ricardo Oliveira. Para tirar o atacante do São Paulo, a diretoria está disposta a pagar um salário igual ao de Neymar e Elano, de aproximadamente R$ 500 mil mensais.
Ricardo Oliveira pertence ao Al Jazira, dos Emirados Árabes, e está emprestado para o São Paulo até o final desta temporada. "Enquanto não ouvirmos do xeque (Hamdan Bin Zayed, dono do Al Jazira) que não negocia Ricardo Oliveira, não vamos desistir de tentar contratá-lo", garantiu o presidente Luís Álvaro de Oliveira Ribeiro.
O interesse por Ricardo Oliveira aumentou após as boas atuações na reta final do Campeonato Brasileiro e, também, com o fraco desempenho de Keirrison no Santos. O ex-atacante do Palmeiras está num inferno astral sem fim, não consegue reencontrar o caminho do gol e só não é devolvido ao Barcelona, da Espanha, porque o acordo foi de ficar com ele até o meio de 2011.
Fonte: Sanches Filho
Foto: Werther Santana/AE

DISTONIA: Doença rara provoca contração muscular 24 horas por dia

SUELY FROTA: A contração involuntária, lenta e mantida dos músculos da perna, das mãos, do rosto e do pescoço podem ser sintomas da distonia. Essa doença rara atinge normalmente pessoas entre vinte e cinquenta anos de idade e pode se manifestar das mais diversas formas. Uma das mais comuns é o torcicolo espasmódico. A pessoa fica com a cabeça virada só para um lado e tem dificuldade para se mover. Por provocar movimentos repetidos, alguns tipos de distonia acabam sendo confundidos com o chamado TOC, Transtorno Obsessivo Compulsivo. Um exemplo disso é quando a doença atinge a região em torno dos olhos fazendo com que a pessoa fique piscando sem parar. Mas, segundo o neurologista do Hospital Anchieta de Taguatinga, no Distrito Federal, Henrique Braga, as duas doenças são totalmente diferentes.
HENRIQUE BRAGA: "A distonia é uma contração mantida, ela fica praticamente 24 horas a contratura muscular, involuntária, independe da pessoa. Pessoas que tem o TOC, por exemplo de passar a mão no nariz, ou de olhar para direita, ou de piscar os olhos, são ações voluntárias, que a pessoa usando medicações ou se distraindo, esse TOC desaparece. Então, não é um contração involuntária e mantida do músculo. Já a distonia, se a pessoa ficar acordada 24 horas, a distonia será mantida durante 24 horas, independente de medicações, de técnicas que nós usamos para distrair a pessoa."
SUELY FROTA: Segundo o neurologista Henrique Braga, até os dias de hoje, não foram descobertas formas de prevenir a distonia, mas ele cita alguns cuidados que podem ser tomados.
HENRIQUE BRAGA: "Não tem como prevenir. No caso da cãibra do escrivão, que é mais comum, a prevenção seria tentar colocar uma pausa, por exemplo, de dez minutos a cada cinquenta minutos de atividades que você tem escrevendo ou lecionando no quadro. Uma pausa para descansar para tomar uma água e aliviar a sobrecarga que você tem de movimentação da mão. Essa seria uma única forma de prevenir esse tipo de distonia. Mas, todas as outras, seja ela um torcicolo espasmódico ou distonia de um membro, de uma perna, realmente não tem como prevenir. Quando tem que acontecer acontece."
SUELY FROTA: O neurologista explica que a doença geralmente é tratada com relaxantes musculares e ressalta que ao apresentar qualquer tipo de sintoma, a pessoa deve procurar por atendimento médico.
Fonte: Agência do Rádio - Reportagem, Suely Frota

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

LOCAL: Paraíso é destaque nas Olimpíadas de português

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Mauro Lúcio da Cunha Zanin, recebeu em seu gabinete oficial na quarta-feira, 1º de dezembro, a aluna Pâmela Aparecida de Oliveira e a professora Marília de Souza Neves, vencedoras na etapa final da Olimpíada da Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Pâmela e Marília, da E. M. Napoleão Volpe, zona rural de Paraíso, foram vencedoras em 2º lugar na categoria Poema. O concurso teve a participação de 239 mil professores e sete milhões de alunos do 5° ano do ensino fundamental ao 3° ano do ensino médio. Os 152 finalistas participaram da solenidade de entrega do prêmio, em Brasília. O projeto é uma iniciativa da Fundação Itaú Social e do Ministério da Educação. O objetivo é estimular o estudo da língua portuguesa e melhorar as habilidades de leitura e escrita dos estudantes brasileiros. Os educadores inscritos participaram de cursos presenciais e receberam material específico para desenvolver as atividades da olimpíada com seus alunos. Foram escolhidos cinco vencedores em cada modalidade de texto. Um deles foi o de Pâmela Oliveira, que participou com a poesia que recebeu o título de “Meu Pedaço de Terra Vermelha”. O texto faz alusão à comunidade rural dos Volpes, local o­nde mora. Os 20 vencedores e seus professores receberam medalhas de ouro e computadores. As escolas o­nde eles estudam serão equipadas com laboratórios de informática compostos por dez microcomputadores e uma impressora, além de uma coleção de livros para a biblioteca.

LEI DO GÁS: Governo aprova regulamentação

O governo federal publicou hoje o decreto que regulamenta a Lei 11.909/09 que trata da produção, logística e estoque do gás natural no Brasil, chamada de "Lei do Gás". Segundo o Ministério de Minas e Energia, o decreto foi assinado ontem pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em audiência com o ministro Márcio Zimmermann. Entre os destaques da regulamentação está a forma de acesso de terceiros aos gasodutos; a regra para a troca operacional de gás, que permitirá o ingresso de novos agentes; as definições do período de exclusividade, considerado importante para atrair novos carregadores nos futuros leilões de gasodutos e a instituição do Plano Decenal de Expansão da Malha de Gasodutos - que será publicado pelo governo para formular as políticas públicas para o setor. Em nota, o Ministério de Minas e Energia destaca que a Lei do Gás e sua regulamentação estabelecem regras claras e estáveis para atrair mais investimentos para o setor. A expectativa do governo é que a introdução dos contratos de concessão traga mais competitividade para a atividade de transporte e mais investimentos em exploração e produção. O ministério informou que o decreto, publicado na edição de hoje do Diário Oficial da União, não regulamenta a questão relativa à contingência no suprimento de gás natural, que contará com uma regulamentação específica.

DEZEMBRO: Saiba como manter a saúde neste mês que já começa cheio de confraternizações

SUELY FROTA: O mês de dezembro chegou e, com ele, vieram também as inúmeras festas de final de ano. Amigo oculto, confraternização do trabalho, da escola dos filhos e até da academia. Tudo sempre regado a muitos doces, salgadinhos, frituras, refrigerantes e até bebidas alcoólicas. Com tantas comemorações, muitos já chegam às festas de Natal e Ano Novo com uns quilinhos a mais. No entanto, tomando o mínimo de cuidado com a alimentação, é possível minimizar os estragos. Quem dá as dicas de saúde para este fim de ano é o coordenador do Comitê do Selo de Aprovação da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Daniel Magnoni.
DANIEL MAGNONI: "Evite comer muito no mesmo momento. Coma várias vezes e pouquinho. Abuse muito das bebidas: sucos, chás, água, que vai te fazer bem. Evite alimentos com muito sal, embutidos, enlatados, salgadinhos de uma forma geral que pode fazer mal. Evite doces em excesso, gordura animal, banha, carne de porco em excesso. Abuse bastante de frutas, legumes e verduras. Deixar de comer é muito ruim. Mas lembre que o excesso pode fazer mal."
SUELY FROTA: Daniel Magnoni ressalta ainda que o mais importante nas festas de fim de ano não é a comida, mas sim os encontros que essas datas proporcionam.
DANIEL MAGNONI: "Lembrar que o mais importante naquele momento não é a comida, mas reencontrar os amigos, os conhecidos, e os familiares. Comidas nós temos sempre nas festas específicas e escapar do pecado da gula. É momento de confraternização, o importante é alegria e o bem estar".
SUELY FROTA: O coordenador do Comitê do Selo de Aprovação da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Daniel Magnoni, lembra ainda que as pessoas com doenças como diabetes e hipertensão devem redobrar os cuidados com a alimentação nas festas de fim de ano.
Fonte: Agência do Rádio - Reportagem, Suely Frota

VERÃO: Cuidados com a pele são essenciais nessa época do ano

JULIANA COSTA: Com a proximidade do verão, muita gente se prepara para aproveitar o período de férias em praias, clubes e parques. O problema é que algumas pessoas se esquecem que em todos esses locais é grande a exposição aos raios de sol e que, por isso, é preciso redobrar a atenção com a pele. O dermatologista do Departamento de Planejamento do Ministério do Saúde, Vitor Berbara, explica que sol em excesso pode causar danos à pele e destaca alguns cuidados que devem ser tomados.
VITOR BERBARA: "Quanto mais clara é a pele maior o cuidado a gente deve ter, procurar não se expor muito tempo ao sol e lembrar também que não é só a radiação direta solar, essa radiação pode ser refletida na areia, no concreto, enfim, então não basta apenas ficar na sombra, debaixo de uma barraca, na praia, por exemplo, porque essa radiação é refletida. Usar óculos escuros quando está no sol."
JULIANA COSTA: Vitor Berbara ressalta que, no verão, há pessoas que gostam de ficar com a pele bem bronzeada e passam horas expostas ao sol. De acordo com ele, isso é contra-indicado, pois aumenta a chance de um câncer de pele. O dermatologista alerta também que o sol provoca envelhecimento precoce da pele.
VITOR BERBARA: "Em relação à exposição excessiva à radiação solar, é um envelhecimento cutâneo precoce, ou seja, a pele, diante dessas repetidas exposições solares e mais prolongadas, envelhece mais rapidamente. Ela fica seca e envelhecida. As rugas aparecem com mais precocidade, machas solares também surgem com mais precocidade. Então por isso nós devemos redobrar a atenção nessa época de verão."
JULIANA COSTA: O dermatologista Vítor Berbara destaca que também é importante usar sempre filtro-solar e manter a pele bem hidratada bebendo muita água.
Fonte: Agência do Rádio - Reportagem, Juliana Costa