Powered By Blogger

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

DENGUE: Presidente Lula faz alerta diante do aumento do número de cidades com risco de surto

CYNTHIA RIBEIRO: O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um alerta nesta segunda-feira em relação à situação da dengue no País. Segundo o resultado atualizado do LIRAa - Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti - outras nove cidades também estão em risco de surto da doença, além das 15 já identificadas. Os novos dados indicam que, no total, 24 cidades estão em risco de surto, entre elas, as capitais Rio Branco, no Acre, e Porto Velho, em Rondônia. Outras 154 estão em situação de alerta, sendo 14 capitais. Em Brasília, o presidente Lula fez um apelo aos governadores e prefeitos desses estados afetados.
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA: "Sobretudo a dengue é uma questão de limpeza, de cuidados preventivos que a gente tem que ter. É importante que, em cada estado, cada governador reúna os prefeitos das cidades que vão ser mais afetadas e estimulem esses prefeitos a fazerem um processo de mutirão de limpeza enquanto é tempo, porque, se não fizermos isso, a gente vai constatar depois apenas os números publicados na imprensa da quantidade de mortes por regiões."
CYNTHIA RIBEIRO: O levantamento do Ministério da Saúde classifica o risco de acordo com a quantidade de larvas do mosquito transmissor em cada cidade. O presidente Lula lembra que os locais apontados correm sério risco de ter uma epidemia de dengue neste verão. Por isso, é importante que, não só as autoridades locais, mas a população fique atenta e se previna contra a doença:
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA: "É um processo de cobrança, se eu mantenho a minha casa adequadamente limpa para evitar o mosquito da dengue e o meu vizinho não mantém, eu posso pegar dengue apesar do sacrifício que eu fiz de limpar a minha casa. É um problema para a gente discutir com mais seriedade com a população. O trabalho que cada bairro tem que fazer, cada prefeito, cada rua, cada vila. Não é um problema do prefeito apenas, cada cidadão tem que assumir a responsabilidade de cuidar da sua própria saúde."
CYNTHIA RIBEIRO: Há três semanas, foi divulgado o primeiro resultado parcial do LIRAa 2010. No mês passado, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, iniciou a caravana de combate à dengue para alertar autoridades e população dos estados mais atingidos. Já foram visitados Sergipe, Piauí, Ceará, Bahia e Pernambuco.
Fonte: Agência do Rádio - Reportagem, Cynthia Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário