Powered By Blogger

sábado, 16 de outubro de 2010

SAÚDE: Caminhadas ajudam a preservar o cérebro

SUELY FROTA: Caminhar regularmente ou pelo menos 15 quilômetros por semana mantém o cérebro em forma, ajuda a preservar a memória e também a capacidade de atenção, percepção e entendimento das pessoas. É o que revela uma pesquisa da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos. O estudo acompanhou 300 voluntários durante 13 anos. As pessoas que andavam pelo menos dez quilômetros por semana evitaram com mais eficiência a perda de memória e doenças como Alzheimer do que os sedentários. Segundo o diretor do Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas do Ministério da Saúde e presidente do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, José Luiz Telles, a pesquisa reforça a importância da recomendação do Ministério da Saúde da prática diária de atividades físicas e por isso é de grande valor para a população idosa.
JOSÉ LUIZ TELLES: "O Ministério tem uma Política Nacional de Promoção à Saúde e um dos focos dessa política é exatamente o incentivo à exercícios físicos regulares. De fato o sedentarismo é um fator que prejudica muito a saúde das pessoas. Essa pesquisa de Pittsburg traz um dado novo. Uma das doenças que tem assustado a população idosa é a doença de Alzheimer. Agora essa pesquisa de Pittsburg traz esses dados que efetivamente o exercício físico regular, no caso da caminhada, traz benefícios para o cérebro. Por tanto é uma notícia bastante importante, um incentivo maior para as pessoas saírem de suas poltronas e buscarem espaços públicos para fazer exercícios regulares, sair desse lugar de sedentarismo e praticar mais atividades físicas que só vai fazer muito bem à saúde."
SUELY FROTA: A presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Silvia Pereira, ressalta que as tividades físicas trazem benefícios não só ao cérebro, mas também ao corpo e a vida social das pessoas.
SILVIA PEREIRA: "O corpo precisa ter atividade. Precisa por que aumenta a musculatura, ela tem mais equilíbrio, ela evita muitas vezes de cair, e se ela cair ela tem reflexo e tem força para se equilibrar melhor, não ter um grande trauma, melhora a parte óssea, evita osteoporose. A pessoa melhora a condição dela do pulmão para respirar, do coração. E a pessoa fazendo exercícios com outras pessoas ela cria um meio social e aí ajuda ela na parte psicológica também."
SUELY FROTA: Segundo a Presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Silvia Pereira, a caminhada de pelo menos 30 minutos, três vezes por semana, já é suficiente para manter o corpo e o cérebro em exercício. Além da caminhada, atividades como ginástica, natação, hidroginástica e dança também podem ajudar a manter o cérebro saudável na velhice, prevenir doenças e melhorar a capacidade de memória.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Suely Frota

ESPORTE: Carpegiani promete time ofensivo, mas compacto


Lucas, Fernandinho, Dagoberto e Ricardo Oliveira vão atuar no clássico contra o Santos


Assim como já fez nos dois primeiros jogos como técnico do São Paulo, quando ganhou do Vitória e do Prudente, Paulo César Carpegiani escalou o time num esquema bastante ofensivo para enfrentar o Santos, domingo, no Morumbi, pela 30ª rodada do Brasileirão. A escalação são-paulina no clássico terá quatro jogadores de frente: Lucas, Fernandinho, Dagoberto e Ricardo Oliveira.
"Não tenho medo de ter uma equipe ofensiva, desde que todos participem (da marcação)", explicou Carpegiani, exigindo que o São Paulo esteja compacto dentro de campo, sem dar espaços para o adversário. Assim, ele diz confiar numa vitória são-paulina no clássico de domingo. "Temos condições de fazer um grande jogo".
Apesar do pouco tempo no comando do São Paulo, Carpegiani disse já ver evolução na equipe. "Ainda tem muita coisa para fazer, não é o ideal, mas estamos num momento bom. Estou otimista, confiante", revelou o treinador, que acredita na classificação são-paulina para a Libertadores - está em 10º lugar, com 41 pontos.
Fonte: Eldorado ESPN - AE
Foto: Helvio Romero/AE

DIA DA ALIMENTAÇÃO: Programa de combate à fome brasileiro é exemplo

CYNTHIA RIBEIRO: O Dia Mundial da Alimentação deste ano teve o tema "Unidos Contra a Fome". A data, comemorada no dia 16 de outubro foi criada pela FAO, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, tem como objetivo chamar atenção para o fato de que, segundo estimativas recentes, cerca de 1 bilhão de pessoas ainda passam fome em todo o mundo. O Brasil está cada dia mais perto de acabar com o problema da fome. Os últimos dados do IBGE revelam que o Nordeste do país teve uma redução de mais de três vezes nos índices de desnutrição em crianças de cinco a nove anos. A coordenadora-geral da Política de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Ana Beatriz Vasconcelos, ressalta que o sucesso brasileiro se deve, principalmente, ao programa interministerial de combate à fome.
ANA BEATRIZ VASCONCELOS: "O Brasil hoje tem um índice de desnutrição que se reduziu bastante. Nós temos um déficit de peso para a idade em crianças menores de cinco anos em torno de 1.6%. No caso da saúde, todas as ações desempenhadas pela atenção básica da saúde, pelas equipes de Saúde da Família elas foram potencializadas. Os resultados que o Brasil conseguiu aferir nos últimos anos decorre desse conjunto de ações que foram potencializadas."
CYNTHIA RIBEIRO: Segundo Ana Beatriz Vasconcelos, a estratégia de combate à fome no Brasil e a divulgação da importância da alimentação saudável ganharam força nos últimos anos. Além de uma forte divulgação para estados e municípios, ainda existe uma grande mobilização das equipes de Saúde da Família e trabalhadores da área. A coordenadora do Ministério da Saúde dá mais detalhes sobre as ações.
ANA BEATRIZ VASCONCELOS: "A gente potencializou o Sistema de Vigilância Alimentar; a gente aumentou programas de suplementação de ferro com base em carência específicas muito prevalentes no nosso País; e, obviamente, as ações de incentivo ao aleitamento materno; e, mais recentemente, uma estratégia de promoção da alimentação complementar saudável, que é exatamente nos dois primeiros anos de vida a gente garantir cuidados com a saúde e com a nutrição das crianças brasileiras."
CYNTHIA RIBEIRO: A coordenadora-geral da Política de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde ressalta que, segundo o IBGE, caso a tendência seja mantida, o problema da desnutrição crônica, que é medida pelo déficit de altura em crianças, será superado na próxima década.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Cynthia Ribeiro

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

EDITAL: Biologia

A direção da Escola Estadual Comendadora Ana Cândida de Figueiredo, comunica que haverá reunião nesta segunda-feira, dia 18, às 07h30, para designação de um professor Biologia, para 18 aulas no turno matutino e noturno em substituição por 60 dias. Interessados, comparecer na escola munidos de documentos pessoais.

LEI SECA: Analistas dizem que a Lei Seca precisa de mudanças

A decisão do Superior Tribunal de Justiça de arquivar o processo contra um motorista que se recusou a fazer o teste do bafômetro enfraquece a Lei Seca em vigor em todo o país. Em uma avaliação com três especialistas e de acordo com os conselheiros da Ordem dos Advogados do Brasil, o direito constitucional dos cidadãos de não gerarem provas contra si deve ser garantido. Para o Congresso, os novos instrumentos que são necessários para compor o processo penal seriam testemunhas, exames de reflexo, vídeos e fotografias. Para um dos analistas, o que precisa será em promover eventos que conscientize a sociedade para o risco de se dirigir bêbado.

Mudança de horário começa neste domingo nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste

O horário de verão vai começar à meia-noite deste domingo, dia dezessete, quando os relógios devem ser adiantados em uma hora. O novo horário vale até o dia vinte de fevereiro do ano que vem para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País. A expectativa do Ministério de Minas e Energia é de que haja uma redução de cinco por cento do consumo de energia elétrica nos horários de pico dessas regiões. O objetivo do novo horário é de conscientizar a população em relação ao aproveitamento da luz natural e garantir uma menor carga no período das sete e nove horas da noite. As datas foram determinadas em um decreto presidencial que regulamenta que o horário de verão comece sempre no terceiro domingo de outubro e termine no terceiro domingo de fevereiro. Se a data final do horário de verão coincidir com o domingo de carnaval, o prazo final será estendido para o domingo seguinte.

ESPORTE: Ronaldo diz que volta confiante no título corintiano

Sem vencer há seis rodadas - quatro derrotas e dois empates -, o Corinthians caiu da primeira para a terceira colocação do Brasileirão, ficou sem técnico após a demissão de Adílson Batista e está em crise. Mas a torcida corintiana tem um bom motivo para ficar esperançosa: Ronaldo volta ao time no domingo, contra o Guarani, em Campinas. E o atacante ainda aposta na conquista do título.
Afastado desde o dia 8 de setembro, quando o Corinthians empatou com o Atlético-PR, ainda pela 20ª rodada do Brasileirão, Ronaldo anunciou na noite de quarta-feira, via Twitter, que voltaria a jogar no domingo. Nesta quinta, ele deu uma entrevista coletiva para confirmar seu retorno e para revelar que já está recuperado fisicamente após a contusão na panturrilha direita.
"Para mim, o importante é estar dentro de campo. Quero estar em campo, porque aí, sim, sei que posso ajudar", avisou Ronaldo, reforçando que o Corinthians ainda tem boas chances de ser o campeão. "Espero ser importante na volta ao time, espero ser decisivo como sempre fui. É o melhor momento para voltar, o campeonato está aberto. Estamos apenas a cinco pontos do líder."
Por causa dos seguidos problemas físicos e médicos, Ronaldo disputou apenas três dos 29 jogos realizados pelo Corinthians no Brasileirão. Mas ele agora acredita que terá condições de jogar as nove partidas que faltam para o final do campeonato. E, assim, poderá ajudar na luta corintiana pelo título - o time está com 49 pontos, cinco a menos do que o líder Cruzeiro.
Fonte: Eldorado ESPN - AE
Foto: Evelson de Freitas/AE

SUSTENTABILIDADE: Brasil apresenta exemplo de “gestão verde” em conferência latino-americana

FABIANA PELLES: Para mostrar a experiência do governo brasileiro na modernização do processo de compras públicas sustentáveis, especialistas vão se reunir com representantes de paises da América Latina e Caribe durante a sexta Conferência Anual de Compras Governamentais nas Américas, em Lima, no Peru. No encontro, que começou nessa quarta-feira e vai até sexta, os participantes vão conhecer a chamada "licitação verde", processo de compra de produtos que atendem a critérios de sustentabilidade, como aqueles que garantem facilidade para reciclagem e menor consumo de energia na sua fabricação. O diretor da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Carlos Henrique Moreira, que participa do evento como um dos representantes do Brasil, fala da importância de um encontro como esse.
CARLOS HENRIQUE MOREIRA: "A ideia geral do evento é você mostrar as boas práticas que tem em cada país e ter um intercâmbio e também mostrar o que deu certo. Acho que é importante quando alguns países vêem o que deu certo no outro, que dá mais confiança para eles fazerem o seu processo de melhoria."
FABIANA PELLES: O diretor explica, também, o que são as "licitações verdes" - experiência exitosa que vem sendo adotada pelo Brasil e que será apresentada durante a Conferência, e como esse tipo de processo beneficia a população.
CARLOS HENRIQUE MOREIRA: "As licitações verdes ela é uma ação que hoje está começando no Brasil, tem um ano e meio, aproximadamente, que a gente vem investindo nisso e basicamente você começa a levar em consideração nas suas contratações os critérios de preservação ambiental. O Governo, se você entender o que é a administração pública, ela tem responsabilidade até Constitucional para zelar pelo meio ambiente, visando a preservação do meio ambiente para as futuras gerações. E para os cidadãos é direto. Na hora em que você está preservando o meio ambiente você está melhorando a qualidade de vida de todos."
FABIANA PELLES: Ainda de acordo com Carlos Henrique Moreira, da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, as "licitações verdes" foram adotadas pela administração pública federal em janeiro deste ano, quando a instrução normativa número um entrou em vigor. A determinação prevê que critérios de sustentabilidade sejam analisados na hora de contratar serviços terceirizados.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Fabiana Pelles

ESPORTE: Marcos Assunção pede Palmeiras focado no Ceará


Autor do gol da vitória sobre o Universitário de Sucre na quinta-feira, pela Copa Sul-Americana, o volante Marcos Assunção disse que a equipe deve "esbanjar alegria" após o triunfo por 1 a 0 na Bolívia, no jogo de ida das oitavas de final. Ainda assim, ele garantiu que o time não tem tempo para comemorar.
Na avaliação de Assunção, o Palmeiras já precisa pensar na partida contra o Ceará, domingo, pelo Campeonato Brasileiro. "Felizmente, vamos embora para casa esbanjando alegria, mas consciente que não temos tempo para ficar comemorando. Nossa cabeça já está no Ceará", garantiu o volante.
Sobre o gol de falta marcado na quinta-feira, Assunção contou que sua precisão é fruto dos treinos. "Isso é mérito dos treinamentos, mas como eu sempre digo, os gols não sairiam se meus companheiros não buscassem as faltas. O mérito é de todos", garantiu o jogador, que marcou o seu sexto gol de falta pelo Palmeiras.
"Acho que toda equipe precisa ter um atleta com características assim, de conseguir bater bem na bola e ser importante numa jogada de bola parada. Mas vejo isso com naturalidade", acrescentou Assunção.
Fonte: Eldorado Espn - AE
Foto: AP

HPV: Estudo diz que vírus pode estar relacionado a causas de câncer bucal

CINTHIA RIBEIRO: Uma pesquisa norte-americana sugere que o câncer de boca também pode ser causado pelo papilomavírus humano, o HPV. Segundo o estudo do Centro Federal de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, esse vírus, principal responsável pelos casos de câncer no colo do útero, também pode afetar a saúde da boca, quando o contágio é feito por meio de sexo oral. Na opinião da estomatologista Maria Carmêli Sampaio, da Associação Brasileira de Odontologia, o HPV é um fator de risco sim, mas, como existem muitas variações desse mesmo vírus, é preciso que outros testes sejam realizados antes de uma conclusão definitiva.
CARMÊLI SAMPAIO: "Eles estão vendo é que aparece também, e eu acho que tem uma correlação do HPV com o aparecimento do câncer de boca, só que para você comprovar e dizer que realmente é responsável pelo câncer que acontece na boca... Então, isso aí é um estudo que leva um certo tempo, por exemplo, você tem vários tipos de vírus. Veja bem, o HPV existe em umas cem combinações."
CYNTHIA RIBEIRO: A estimativa do Instituto Nacional de Câncer é de que surjam mais de catorze mil casos novos de câncer de boca no Brasil este ano. Em dois mil e oito, mais de seis mil pessoas morreram pela doença. De acordo com a Maria Carmêli Sampaio, para evitar o câncer é preciso ficar atento a higiene e a saúde bucal, além dos seguintes fatores de risco:
CARMÊLI SAMPAIO: "Nós podemos ter o HPV também na cavidade bucal, mas a gente vai ter cigarro, bebida, a baixa imunidade. Procurar um auxílio médico sempre que tiver diante de alguma anemia. Ele precisa ter um cuidado maior com a cavidade bucal, evitar inflamações na cavidade bucal, porque isso geralmente é porta de entrada e, principalmente, uma vida mais saudável."
CYNTHIA RIBEIRO: A estomatologista Maria Carmêli Sampaio lembra que quanto mais cedo for feito o diagnóstico precoce, maiores são as chances de cura do câncer de boca. Por isso, ao perceber sinais como feridas na boca que não cicatrizam, caroços, úlceras com bordas elevadas que sangram ou não, e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal, a pessoa deve procurar imediatamente um médico.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Cynthia Ribeiro

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

ESPORTE: Paraíso Basquete vence e é desclassificado no JIMI

Após uma viagem de 12 horas, a equipe do Paraíso Basquete fez sua estréia no JIMI, neste último domingo, dia 10, e contra São João Del Rey. Infelizmente a disputa foi marcada por vários problemas. Antes do início da partida, a delegação protestou devido às más condições que o ginásio da FUNORTE apresentava. O secretário de esportes Mariano Bícego, fez um protesto contra a situação em nome da equipe paraisense, mas, não conseguiu alterar a data e nem o local. Insatisfeitos, a equipe paraisense entrou em quadra e disputou a partida. Venceu São João Del Rey por 97 x 50. No final do jogo, quando era articulada uma manifestação de protesto pelos dirigentes das equipes de basquete na cerimônia de abertura contra o local dos jogos, foi comunicado aos dirigentes paraisenses de que a equipe estava eliminada da competição por conta do uniforme utilizado no jogo, que não apresentou numeração na frente da camisa, de nada adiantando os argumentos de que o uniforme utilizado era o mesmo das outras fases do próprio JIMI e de outras competições como o Campeonato Mineiro e a Torneio Novo Milênio. Diante da intransigência dos organizadores a equipe retornou então a São Sebastião do Paraíso. Após a eliminação do basquete paraisense, o futsal fará sua estreia na terça-feira, 12 de outubro, contra Passos. Já o judô e a natação terão suas disputas no final de semana.
Os preços dos planos de saúde aumentaram 6,72%, em um ano, segundo os dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo, divulgado pelo IBGE nesta última semana. Em setembro, em comparação com o mês Agosto, os preços registraram aumento de 0,56%. E no acumulado do ano os planos de saúde já estão 5,01% mais caros. Entre os itens da área de saúde, o que se refere aos Serviços Médicos e Dentários o aumento de 7,91%. Nesse grupo, o preço que os consumidores pagam por uma consulta médica foi o que mais subiu, 9,54%. Já os preços da consulta dentária o aumento um pouco menor, de 7,96%. O grupo Serviços Laboratoriais e Hospitalares apresentou aumento de 6,19% em setembro, na comparação com o mesmo mês de 2009. A elevação foi influenciada, principalmente, pelo item Hospitalização e Cirurgia, que ficou 8,56% mais caro.

LOCAL: Centro de Tradição Cultural em Paraíso será definido através de concurso

Devido ao impasse que surgiu para a transferência de local para a realização das Congadas, a Prefeitura e a Associação dos Congadeiros de São Sebastião do Paraíso pretendem lançar ainda neste ano um concurso para engenheiros e arquitetos desenvolverem projetos para a construção do Centro de Tradição Cultural. Com inspiração ao evento que ocorre em Olímpia – SP, o objetivo e o primeiro passo são voltados para as lideranças locais que possam tentar buscar recursos junto aos governos, federal e estadual, para a construção do lugar e que, nos anos futuros possam abrigar as festas populares do município. Para o presidente da Câmara, Ailton Rocha de Sillos, a proposta da realização deste concurso pode ser a solução dos problemas em relação ao local para festa da Congada, o carnaval e outras manifestações folclóricas e culturais.

HIGIENE: Simples gesto de lavar as mãos pode salvar vidas

SUELY FROTA: Dia 15 de outubro é comemorado o Dia Mundial de Lavar as Mãos. Esse ato simples e barato pode evitar a contaminação de muitas doenças no dia-a-dia, tanto nos hospitais, como nas residências. Estudos, como o realizado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, revelam que boa parte das infecções respiratórias podem ser evitadas simplesmente por higienizar as mãos. O coordenador da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Instituto Fernandes Figueira, da FioCruz, Carlos Eduardo Figueiredo, explica a importância do hábito na prevenção de doenças patogênicas transmitidas por bactérias, vírus, ou fungos.
CARLOS EDUARDO FIGUEIREDO: "É o único ato que tem comprovação científica de que reduz efetivamente a redução dessas patogenias e, consequentemente, as taxas de infecção hospitalar. Então é um ato extremamente simples, bastante barato e tem uma efetividade absurda com relação ao controle da infecção. Custa muito pouco do nosso tempo e que tem um impacto muito grande na saúde, principalmente, na prevenção de infecção extremamente graves. A gente vai salvar muitas vidas com esse hábito que é um ato extremamente simples".
SUELY FROTA: O coordenador da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Instituto Fernandes Figueira, Carlos Eduardo Figueiredo, esclarece ainda como a população pode evitar doenças ao lavar as mãos.
CARLOS EDUARDO FIGUEIREDO: "Antes de ir ao banheiro, antes de se alimentar, após contato com secreções, contato com os olhos, depois de cumprimentar as pessoas você deve lavar as mãos. A gente pode usar o sabonete liquido com água ou, o que é também bastante efetivo e tem uma certa economia no tempo do procedimento em si, que é a higinenização das mãos com álcool".
SUELY FROTA: A data é uma iniciativa do Unicef com organizações não-governamentais ligadas à saúde e conta ainda com o apoio do Ministério da Saúde. A data foi criada para reforçar a importância da lavagem das mãos como meio de prevenção de doenças e infecções além de incentivar hábitos diários saudáveis. Por isso, não esqueça, antes e depois de ingerir ou preparar um alimento, após entrar em contato com qualquer secreção, lave as mãos com água e sabão.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Suely Frota

ESPORTE: Vasco vence jogo atrasado e amplia crise do Corinthians

Por muito tempo o Corinthians se apegou ao jogo contra o Vasco, atrasado da 18ª rodada devido aos festejos de seu centenário, para se ver em condições de assumir a liderança do Campeonato Brasileiro. Mas a crise que ronda o Parque São Jorge vem dificultando qualquer plano de disputa pelo título. Nesta quarta-feira, o time perdeu por 2 a 0 em São Januário, completou a sexta partida sem vencer e permaneceu em terceiro lugar, com 49 pontos, cinco atrás do líder Cruzeiro, agora com os mesmos 29 jogos.
A equipe carioca, por sua vez, chegou aos 41 pontos, no 11.º lugar, e manteve o sonho de chegar ao G-3 e garantir vaga na Copa Libertadores. Para isso, no entanto, precisará de um aproveitamento quase perfeito nas últimas nove rodadas e torcer contra os rivais que estão à sua frente.
Quando a fase é complicada, tudo joga contra. Com a ajuda do assistente Enio Ferreira de Carvalho, o Vasco criou duas chances seguidas nas costas de Roberto Carlos, ambas com Zé Roberto em posição de impedimento. Na primeira, o atacante chutou a bola nas arquibancadas de São Januário. Na segunda, aproveitou cruzamento do lateral-esquerdo Carlinhos para desviar sem chance para Júlio César e fazer 1 a 0. O Corinthians teve a chance do empate nos pés de Iarley, que recebeu cruzamento de Danilo e, a um metro do gol, com Fernando Prass fora do lance, desviou para fora. O erro foi prontamente castigado, graças a novo erro de posicionamento de uma defesa que sofreu 14 gols nessa sequência de seis jogos sem vitória. Eder Luís foi lançado nas costas de Alessandro e, com tranquilidade, bateu na saída de Júlio César.
A situação corintiana ficou ainda pior com mais uma lesão muscular de seus titulares. Depois de Jorge Henrique, Dentinho e Bruno César, foi a vez de Alessandro sentir a coxa e deixar o campo para dar lugar a Boquita, que foi improvisado na direita. O time não criou mais nenhuma chance no primeiro tempo.
O técnico interino Fábio Carille voltou para a etapa final com Jucilei jogando pelo lado e Boquita por dentro. Com 10 minutos, Souza tropeçou sozinho na área; senha para Defederico entrar em campo e tentar mudar a situação. De nada adiantou. O Vasco só foi incomodado num chute de Jucilei bem defendido por Fernando Prass. De resto, o time carioca administrou com facilidade a vantagem, com direito até a "olé" de sua torcida.
O Corinthians tentará sair do inferno astral contra o Guarani, domingo, em Campinas, com a propagada volta de Ronaldo após 40 dias aprimorando a parte física. No mesmo dia, o Vasco irá a Goiânia encarar o Atlético-GO.
Fonte: Eldorado ESPN - Bruno Chazan
Foto: Marcos De Paula/AE

SAÚDE: Governo vai reembolsar servidor federal que contratar plano privado

SILAINE BORY: Servidores públicos federais vão poder ser ressarcidos pelo governo quando fizerem um plano de saúde privado. De acordo com portaria publicada no Diário Oficial da União, para ser reembolsado o funcionário deve apresentar o comprovante de pagamento do boleto do plano de saúde contratado ao setor de recursos humanos da entidade em que trabalha. O diretor do Departamento de Saúde, Previdência e Benefícios do Ministério do Planejamento, Sérgio Carneiro, informa os limites que vão ser pagos pelo governo.
SÉRGIO CARNEIRO: "O valor varia de R$ 72 a R$ 129. E ele é fruto de um cruzamento de faixa remuneratória e idade, de forma que quem tem menos idade e ganha mais recebe um benefício menor do que aquele que tem mais idade e recebe menos."
SILAINE BORY: Segundo o diretor do Departamento de Saúde, caso o servidor já tenha um plano de saúde não poderá adquirir mais um. Se quiser mudar de operadora, terá de cancelar o benefício atual. A novidade é que não vai mais precisar ficar restrito aos planos contratados pelo órgão público em que trabalha.
SÉRGIO CARNEIRO: "Se o órgão opta por ter tanto faz convênio com auto-gestão ou privado, com alguma operadora privada, e o servidor não quiser aderir aquilo a que o órgão está organizando ele pode pegar o seu plano de saúde particular e pedir o ressarcimento do governo de parte dele."
SILAINE BORY: Na avaliação de Sérgio Carneiro, a medida vai ampliar o número de servidores públicos com acesso a planos de saúde.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Silaine Bohry

ESPORTE: Cesar Cielo confirma presença no Mundial de Dubai

Cesar Cielo acabou com o suspense nesta quarta-feira e confirmou sua presença no Mundial de Piscina Curta (25 metros), que acontecerá entre os dias 15 a 19 de dezembro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Ele decidiu nadar as suas duas principais provas, os 50 e 100 metros livre, mas revelou motivação especial para a disputa do revezamento 4x100 metros livre com a equipe do Brasil.
Durante a disputa do Troféu José Finkel, no final de setembro, no Rio, Cesar Cielo já tinha conseguido os índices exigidos para o Mundial, mas, na época, não quis confirmar a presença em Dubai, pois ainda estudava seu calendário neste final de ano. Agora, depois de duas semanas de descanso, ele voltou aos treinos nesta quarta-feira e garantiu sua participação no campeonato de dezembro.
"Na verdade, estou pensando num ciclo mais longo (até os Jogos Olímpicos de 2012), em piscina de 50 metros. Mas ter o Mundial como meta neste fim de ano é uma forma de eu me motivar para seguir com os treinamentos", afirmou Cesar Cielo. "Ao mesmo tempo, acho que o revezamento 4x100 metros do Brasil pode ter um time muito forte em Dubai. Acho que poderemos buscar uma medalha para o Brasil."
Campeão olímpico e mundial em piscina de 50 metros, Cesar Cielo ainda disputará uma competição antes da viagem para Dubai. Será o Torneio Open de Natação, também em piscina curta, que acontece entre os dias 30 de novembro a 5 de dezembro, em Guaratinguetá (SP). "Vou nadar para marcar o máximo de pontos que eu puder para o Flamengo. E também servirá de preparação para o Mundial", contou.
Fonte: Eldorado ESPN - AE
Foto: Tasso Marcelo / AE

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

LOCAL: Feriado municipal do dia 8 de Dezembro poderá ser alterado

Em comemoração à festa de Imaculada Conceição, e o hasteamento das bandeiras dos congadeiros e moçambiqueiros o dia 8 de dezembro, foi incluído no calendário municipal de feriados em 2007. Por esta razão, a ausência das pessoas nas ruas neste dia, nos dois últimos anos, provocou insatisfação em muitos comerciantes, pois, o mês de dezembro é considerado a melhor época de venda e todos estão sentindo prejudicados. A ACISSP, estima que em 2010 o prejuízo das lojas poderá ser ainda maior, por coincidir com o sexto dia útil do mês. O presidente da Câmara de Vereadores e da ACISSP, Ailton Sillos, vem tentando, desde o último ano, modificar o dia dessa comemoração, mas, declara que não tem obtido apoio de todos vereadores e compreensão dos congadeiros como a transferência da comemoração para a tarde do sábado ou domingo seguintes àquele dia. A ACISSP orienta até o momento que os empresários poderão abrir suas portas no dia 8 de dezembro, criando estratégias como a oferta de condições diferenciadas para atrair os clientes nesta data.

ELEIÇÕES 2010: Prazo para justificar ausência de voto termina em no dia 3 de dezembro

As pessoas que não votaram no dia 03 de outubro precisam justificar sua ausência até o dia 3 de dezembro. O prazo de 60 dias é contado a partir da data de cada turno. Assim, já fica antecipado o período para as eleições do segundo turno que será no dia 31 de outubro, a justificativa já fica marcada para ser até dia 31 de dezembro. Quem não se justificar, não poderá, obter passaporte ou carteira de identidade, inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, além de renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo. Já o eleitor que não votar em três eleições consecutivas, não justificar sua ausência e não quitar a multa devida terá sua inscrição cancelada e, após seis anos, excluída do cadastro de eleitores. A regra não se aplica para os eleitores com voto seja facultativo (analfabetos, maiores de dezesseis e menores de dezoito anos, e maiores de setenta anos) e aos portadores de deficiência física ou mental. Em caso de dúvidas, vá até no Cartório Eleitoral.

LOCAL: Haverá semáforo no cruzamento da Geraldo Marcolini com a Pimenta de Pádua

Devido a alguns acidentes que vem acontecendo com freqüência envolvendo pedestres, carros e motos nas vias públicas de Paraíso, é notório que o semáforo de pedestres na Rua Pimenta de Pádua, próximo à igreja matriz, não surtiu o efeito esperado. A Prefeitura tinha como objetivo em auxiliar as pessoas na travessia da rua, e através das informações da engenheira responsável pelo departamento de trânsito e transporte de São Sebastião do Paraíso, Walquíria Pádua, devido aos transtornos o semáforo será retirado. Mas outro semáforo será colocado no cruzamento da Pimenta de Pádua com a Rua Geraldo Marcolini. Segundo a engenheira, a tecnologia do novo semáforo é mais moderna. Serão lâmpadas de LED por serem mais econômicas e menos poluentes. Como todos os semáforos da cidade são lâmpadas incandescentes, futuramente, todos serão substituídos por esses novos modelos.

ESPORTE: Desfalcado, Inter encara decisão fora de casa

O Internacional enfrenta o Santos nesta quarta-feira, a partir das 22 horas, em Vila Belmiro, em partida adiada da 13ª rodada do Brasileirão. E encara o jogo como uma verdadeira decisão, pois depende da vitória para se manter na briga pelo título do campeonato.
Nos últimos três jogos como visitante, o Inter não somou um ponto sequer - perdeu para Atlético-PR, Palmeiras e Ceará. Para completar, tem um retrospecto péssimo contra o Santos na Vila Belmiro, onde soma 10 derrotas e dois empates em 12 jogos disputados.
Mas o técnico Celso Roth acredita no fim do jejum. Mesmo porque, o jogo desta quarta-feira é um confronto direto para ver quem continua na briga pelo título: o Inter está com 47 pontos, dois a mais do que o Santos - enquanto isso, o líder Cruzeiro tem 54.
O problema é que o Inter terá alguns desfalques importantes. Os atacantes Alecsandro e Leandro Damião estão suspensos, enquanto o meia Giuliano, que defendeu a seleção brasileira nos amistosos contra Irã e Ucrânia, não voltará ao País a tempo de jogar.
Outro desfalque é o meia D''Alessandro, que foi poupado depois da desgastante viagem de volta do Japão, onde defendeu a seleção argentina em amistoso na última sexta-feira. Já o zagueiro Sorondo fará uma cirurgia de hérnia que o afastará por duas semanas.

Fonte: Wálmaro Paz / AE
Foto: Divulgação

CRIANÇAS: Pais devem estimular o desenvolvimento físico e mental dos filhos

JULIANA COSTA: Desenvolver-se é crescer, aprender, fazer coisas novas, diferentes. Cada criança tem um jeito próprio de se desenvolver e os pais devem ficar atentos e estimular sempre os filhos. É o que explica a coordenadora de Saúde da Criançado Ministério da Saúde, Elsa Giugliani. Segundo ela, é preciso conversar, ensinar e brincar com as crianças desde os primeiros meses de vida. Ela afirma também que os pais devem ler historinhas, ensinar músicas diferentes e estimular os filhos a desenharem e brincarem com bolas e brinquedos de encaixar. Giugliani observa que, atualmente, as crianças estão assistindo muito à televisão e ficando horas no computador. Por conta disso, Elsa Giugliani alerta que os pais devem estimular os filhos a fazerem diferentes atividades físicas.
ELSA GIUGLIANI: "Hoje em dia as crianças estão muito sedentárias. Até por uma questão da sociedade moderna, dos centros urbanos, a violência e as crianças estão dentro de casa vendo televisão. As crianças têm que ter atividade física, elas têm que brincar, não se recomenda ficar muito tempo na frente do computador e televisão. O ideal é que essa criança tenha espaço para brincar, ter amigos e não ficar só em casa em frente do computador e da televisão."
JULIANA COSTA: Elsa Giugliani destaca, ainda, que mesmo depois de crescidinhas, as crianças devem ser estimuladas pelos paispor meio de atividades como o incentivo à leitura ou a prática de esportes. A coordenadora também lembra que a Caderneta de Saúde da Criança contém várias dicas de como incentivar o desenvolvimento dos filhos. Quem não tem a caderneta podeobter o documentonas unidades do Sistema Único de Saúde ou pelo site do Ministério da Saúde: www.saude.gov.br.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Juliana Costa

ESPORTE: Corinthians vai ao Rio preocupado com setor defensivo


Fábio Carille, o técnico interino do Corinthians, vai tentar estancar a crise resgatando conceitos de Mano Menezes, o antecessor de Adílson Batista. Sua principal medida para o importante jogo contra o Vasco, nesta quarta-feira, a partir das 22 horas, em São Januário: arrumar defesa.
"A primeira conversa que tive com o elenco foi para acertar o sistema defensivo, estávamos perdendo muitas bolas e sofrendo muitos gols", afirmou Carille. "Está determinado quem fica atrás e quem sobre. Se o Paulinho subir, o Jucilei fica, não sai de jeito nenhum. Um vai jogar com a bola, um vai ficar."
Carille conta com a volta da dupla de zaga titular William e Chicão, além do retorno do lateral-esquerdo Roberto Carlos e da manutenção de Alessandro no lado direito. Ou seja: todos os quatro titulares da defesa estarão em campo, o que é sinal de alívio para o torcedor corintiano.
Um dos fatores que derrubaram Adílson Batista foi justamente a queda de rendimento da equipe (ganhou só dois dos últimos quinze pontos disputados) aliado à falhas sucessivas da defesa (sofreu 12 gols nos últimos cinco jogos). Agora, a ordem é começar a recuperação pelo sistema defensivo.
Apesar de ter perdido o meia Bruno César por contusão - Danilo será o substituto diante do Vasco -, Carille vai poder contar com a volta do também meia Elias, que se reintegra ao time do Corinthians após ter defendido a seleção brasileira nos amistosos contra Irã e Ucrânia.
Por tudo isso, Carille mostra confiança na vitória nesta quarta-feira, em jogo atrasado da 18ª rodada do Brasileirão. "Se ganharmos do Vasco, só dependemos de nós mesmos para ser campeão, porque ainda jogamos com o Cruzeiro", disse o interino, lembrando que o Corinthians está em terceiro lugar.
Fonte: Eldorado ESPN - AE
Foto: Ernesto Rodrigues/AE

TECNOLOGIA: Brasil apresenta políticas de TI aos europeus

FRANCISCO JUNIOR: O Brasil trouxe saldo positivo nas reuniões ocorridas no final de setembro em Bruxelas, na Bélgica, com representantes do governo português e da Comissão Européia. Entre os assuntos discutidos estiveram a Web 2.0, a troca de dados entre software de gestão pública, o desenvolvimento de serviços online oferecidos ao cidadão e o avanço das ferramentas de governo eletrônico em vários setores. A secretária Glória Guimarães, da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, do Ministério do Planejamento, participou do encontro. Lá, apresentou a rede de comunicações governamental Infovia Brasília, que permite a contratação conjunta de serviços de telefonia fixa com redução de custos em órgãos da administração pública. Ela adianta a próxima etapa do projeto.
GLÓRIA GUIMARÃES: "O que a gente está conversando é sobre a possibilidade de também está fazendo essa contratação para telefonia móvel e também para interurbanos entre os próprios estados. Isso traria uma economia muito grande. É como se você estivesse fazendo uma ligação local."
FRANCISCO JUNIOR: A secretária de Logística também falou sobre a lei de licitações e sobre o processo de compras públicas por meio de pregão eletrônico. Segundo Glória Guimarães, os europeus ficaram impressionados com os avanços brasileiros nessa área.
GLÓRIA GUIMARÃES: "Eles ficaram encantados com as possibilidades que têm de fazerem essas compras, de organizarem essas compras, de organizarem a questão de preço, da adesão às atas de registro de preço, quer dizer, você compra por um preço melhor. E ficaram interessados também na questão do sistema."
FRANCISCO JUNIOR: Segundo Glória Guimarães, os representantes do governo europeu foram convidados a vir ao Brasil conhecer o modelo de compras públicas por pregão eletrônico mais de perto.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Francisco Júnior

terça-feira, 12 de outubro de 2010

EDITAL: Matemática

A direção da E. E. Paula Frassinetti comunica que haverá reunião dia 13, quarta – feira, ás 9h00, para designação de 1 professor de matemática para 18 aulas, nos turnos matutino e noturno, em substituição á licença saúde até 14 de novembro de 2010. Os interessados comparecer à escola munidos de documentos pessoais.

CARINHO E AMOR: ingredientes fundamentais para a criança crescer saudável

JULIANA COSTA: Uma das principais preocupações dos pais é oferecer aos filhos saúde e educação de qualidade, além de lazer. Mas, a coordenadora de Saúde da Criança do Ministério da Saúde, Elsa Giugliani, lembra a importância do amor para o amplo desenvolvimento dos filhos.
ELSA GIUGLIANI: "Fundamental para uma criança saudável; indispensável, é um ambiente sem violência, um ambiente com afeto. Assim, tu precisas dar para criança comida e afeto. As pessoas ficam com medo de dar colo. Eu sempre digo: afeto nunca é demais. Uma coisa é dar limites, outra coisa é dar afeto."
JULIANA COSTA: Segundo Giugliani, atenção, carinho e amorsãoa base para uma criança crescer de forma saudável e tornar-se um adulto feliz. Acoordenadora do Ministério da Saúde também acrescenta que é fundamental que os pais escutem os filhos.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Juliana Costa

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

EDITAL: Português e Regente de Turma

A direção da E. E. Professora Inês Miranda Almeida comunica que haverá reunião no dia 13, quarta-feira, ás 08h30, para designação de um professor de língua portuguesa em substituição até dia 29, e um professor regente de turma em substituição até dia 08. Os interessados comparecer á escola, munidos de documentos pessoais.

FERIADO: Concessionária Nascentes das Gerais reforça operação feriadão

A Concessionária ‘Nascentes das Gerais’ montou uma operação do Sistema MG-050, BR-265 e BR-491 para atender ao aumento no tráfego, neste feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida. Com início na sexta-feira dia 8 o término será amanhã, terça-feira. Ao todo, a concessionária, é responsável pela administração e operação da principal via de ligação entre o Centro-Oeste e o Sudoeste de Minas Gerais, espera que este feriado registre 194 mil veículos passem pelos 371,4 quilômetros da malha viária. O Centro de Controle Operacional teve aumento no número de atendentes para casos de incidentes para o atendimento o número é 0800 282 0505. O policial rodoviário, Sargento Sebastião Valdir fala para nossa reportagem que, há várias informações importantes para o retorno como: respeitar a sinalização, não ultrapassar em lugares perigosos, não consumir nenhum tipo de bebida alcólica antes de dirigir, fazer a vistoria no carro e entre outros.

ECONOMIA: Cesta básica tem maior alta do ano

A cesta básica registrou uma alta de 6% em comparação aos preços cobrados em setembro desse ano. Dados obtidos através do levantamento divulgado na última sexta-feira, dia 8, pela Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor - PROCON. O percentual é o mais alto registrado em 2010 e até agora, o mês de abril constava como o mês com maior variação de elevação com 5,5%. Já o acumulado do ano é de 4,67%. De acordo com os dados, foram pesquisados 18 estabelecimentos, sendo disponibilizados ao consumidor os oito primeiros classificados. O item que lidera a lista dos que sofreram elevação é o feijão, cujo percentual chega a 59%.

LOCAL: Haverá fiscalização de sacolas plásticas no comércio de Paraíso

Foram iniciadas as notificações nos estabelecimentos comerciais. Fiscais da Prefeitura de Paraíso cumprem a legislação que proíbe o uso de sacolas plásticas no município. Com aprovação no ano passado, a proibição do uso das sacolas entrou em vigor a partir de agosto deste ano. Até o momento, apenas um supermercado está dentro lei, substituindo o uso das sacolas plásticas por embalagens biodegradáveis ou reutilizáveis. De acordo com José Antônio Rodarte Júnior, o chefe do Departamento de Fiscalização, primeiramente os estabelecimentos estão sendo apenas notificados e posteriormente, serão aplicadas as penalidades como multa de aproximadamente R$ 1,1 mil para primeira vez que houver notificação. Se o estabelecimento comercial insistir, em cada reincidência, o valor será dobrado. O prazo determinado para todos os estabelecimentos notificados será de 30 dias para se adequar a lei.

ESPORTE: Tricampeonato mundial do Brasil consagra Bernardinho


O terceiro título mundial, conquistado no domingo, com a vitória por 3 sets a 0 sobre Cuba, confirmou o domínio do vôlei brasileiro e o sucesso do trabalho de Bernardinho no comando da equipe. Afinal, sob a sua direção, a seleção conquistou feitos nunca alcançados por outras equipes. O tricampeonato mundial do Brasil, conquistado com títulos em 2002, 2006 e 2010, todos sob o comando de Bernardinho, repetiu o sucesso da Itália, que foi também tricampeã (1990, 1994 e 1998), mas o superou. Afinal, com o treinador, a seleção brasileira conseguiu ser campeã olímpica em 2004, além de ter sido prata em 2008. Já a Itália, com a sua melhor geração, não conseguiu nenhum ouro nos Jogos Olímpicos.
Vice-campeão mundial em 1982 e medalhista de prata na Olimpíada como jogador, o técnico teve êxito no comando de equipes italianas e brasileiras, além de ter tido sucesso no comando da seleção feminina. Mas a sua consagração como o treinador mais vitorioso da história do vôlei veio apenas com a seleção masculina.
Bernardinho assumiu o comando da equipe em 2001 e, desde então, não parou de acumular títulos. Nesse período, faturou oito troféus da Liga Mundial, três títulos mundiais, duas conquistas da Copa do Mundo e duas da Copa dos Campeões. Além desses, colecionou diversas conquistas em competições continentais e amistosas.
O título de domingo, porém, parece ter sido um dos mais desejados e difíceis conquistados na gloriosa carreira do treinador. A equipe foi reformulada após faturar a medalha de prata na Olimpíada de Pequim e o próprio treinador sofreu com uma lesão, que afetou o seu estilo participativo durante a partida, com pulos, gritos e instruções aos jogadores.
Com uma cirurgia realizada no pé esquerdo, Bernardinho precisou usar uma muleta durante o Mundial de Vôlei e também teve que superar outros percalços. O principal deles aconteceu na segunda fase da competição na Itália. O Brasil foi derrotado em partida contra a Bulgária por 3 sets a 0 e foi acusado de perder propositadamente para cair em um grupo mais fácil na próxima etapa do torneio.
A equipe imediatamente ganhou a antipatia do torcedor italiano e o próprio Bernardinho foi o principal alvo das críticas. O treinador admitiu incômodo com o comportamento da equipe em quadra, mas tratou de culpar o regulamento do Mundial e guardou sua vingança para as semifinais, quando a equipe superou a Itália por 3 sets a 1.
Na final de domingo, Bernardinho comandou um Brasil que se impôs ao derrotar a temida Cuba por 3 sets a 0 e faturar o terceiro título mundial. E apesar de se definir como apenas "uma peça de uma equipe campeã" é o principal responsável pelo domínio brasileiro no vôlei desde 2001. Período que coincide com a sua chegada ao comando da equipe.
Sob a sua direção, a reformulação do grupo foi sempre realizada com sucesso e sem rupturas, sem que a equipe perdesse o bom nível técnico. Prova disso é que apenas Giba, Rodrigão e Dante estiveram presentes na conquista dos três títulos mundiais. Mais do que isso, o Brasil, com Bernardinho, não faturou títulos expressivos apenas em 2008, quando foi vice-campeão olímpico.
Confira a lista de títulos de competições oficiais da seleção brasileira masculina de vôlei sob o comando de Bernardinho:
2001 - Campeão da Liga Mundial

2001 - Campeão sul-americano

2001 - Campeão da Copa América

2002 - Campeão mundial

2003 - Campeão da Liga Mundial

2003 - Campeão sul-americano

2003 - Campeão da Copa do Mundo

2004 - Campeão da Liga Mundial

2004 - Medalha de ouro na Olimpíada de Atenas

2005 - Campeão da Liga Mundial

2005 - Campeão sul-americano

2005 - Campeão da Copa dos Campeões

2006 - Campeão da Liga Mundial

2006 - Campeão mundial

2007 - Campeão da Liga Mundial

2007 - Medalha de ouro no Jogos Pan-Americanos

2007 - Campeão sul-americano

2007 - Campeão da Copa do Mundo

2009 - Campeão da Liga Mundial

2009 - Campeão sul-americano

2009 - Campeão da Copa dos Campeões

2010 - Campeão da Liga Mundial

2010 - Campeão mundial

Fonte / Foto: Eldorado ESPN - AE

ESPORTE: Saída foi uma decisão de bom senso, diz Adílson

O técnico Adílson Batista afirmou neste domingo, após deixar o comando do Corinthians, que decidiu sair da equipe paulista por considerar que o seu trabalho já não conseguia trazer os resultados esperados. Assim, disse que usou o bom senso para pedir demissão em conversa com Mário Gobbi, diretor de futebol do clube. Em má fase, o time paulista acumula cinco partidas sem vitórias no Campeonato Brasileiro.
"Conversei com o Mário [Gobbi], achei o melhor sair nesse momento, uma decisão de bom senso, não pude dar sequencia ao trabalho do Mano [Menezes, ex-treinador do Corinthians], peguei uma condição muito boa, mas deixei em terceiro. Infelizmente não foi possível por algumas coisas que prefiro deixar internamente", afirmou Adílson.
O técnico admitiu que não teve sucesso no Corinthians, mas relembrou os outros trabalhos da carreira para se defender. "Tenho uma carreira curta, mas sempre cheguei. Mas a conclusão depende de situação. Não é que não deu certo, mas eu tive dificuldades nesses últimos cinco jogos, vamos deixar o outro técnico vir. O campeonato está em aberto".
A estreia de Adílson no Corinthians ocorreu no dia 1º de agosto, em clássico contra o Palmeiras, que terminou empatado por 1 a 1, e se encerrou neste domingo, pouco mais de dois meses depois, com a derrota por 4 a 3 para o Atlético Goianiense. Sob o seu comando, a equipe paulista disputou 17 partidas, com sete vitórias, quatro empates e seis derrotas. Com a saída de Adílson, o Corinthians busca um técnico para mantê-lo na briga pelo título nacional, já que está em terceiro lugar, com 49 pontos, depois de liderar o Brasileirão.


Fonte / Fotos: Eldorado ESPN - AE

DIA DAS CRIANÇAS: Alguns brinquedos podem oferecer riscos, alerta INMETRO

PRISCILA LEITE: Com o Dia das Crianças chegando, pais, tios, padrinhos e avós saem em busca do presente ideal. Mas o Inmetro, Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, alerta que antes da compra, o consumidor precisa estar atento a alguns detalhes que podem colocar em risco a segurança dos pequenos. Na embalagem do produto, devem estar todas as informações como: onde foi fabricado, para qual idade é recomendado, além de conter o selo do Inmetro, conforme explica o gerente da Divisão de Fiscalização e Verificação do Instituto, Marcelo Monteiro.
MARCELO MONTEIRO: "Uma outra informação também que está na embalagem do brinquedo é a procedência dele, em que país ele foi feito e quem é o responsável legal por ele no país, pra no caso de algum problema esse responsável seja acionado. A terceira informação também na embalagem é com relação à restrição de faixa etária: brinquedos pra crianças um pouco maiores, eles não podem ser oferecidos a crianças pequenas sob hipótese alguma porque podem causar algum dano à criança na hora em que ela vai brincar."
PRISCILA LEITE: O especialista do Inmetro Marcelo Monteiro dá, ainda, outras dicas importantes aos pais com relação aos brinquedos e embalagens.
MARCELO MONTEIRO: "Quando o pai comprar o brinquedo e for oferecer à criança, retirar o brinquedo da embalagem, examinar o brinquedo pra ver se não tem algum dano físico no brinquedo que pode ter, no transporte, pode ter quebrado o brinquedo, e pode oferecer algum risco pra essa criança. E, principalmente, descartar a embalagem, porque sacos plásticos, grampos, fitas, cordões, muitas vezes presentes nas embalagens, podem ser tão perigosos pras crianças quanto o brinquedo irregular."
PRISCILA LEITE: O especialista do Inmetro, Marcelo Monteiro, ressalta que, se as informações necessárias não estiverem presentes na embalagem dos brinquedos, os pais ou responsáveis devem entrar em contato com a ouvidoria do Inmetro para fazer a denúncia. O telefone da ouvidoria do Inmetro é o zero oitocentos, dois oito cinco, dezoito, dezoito. Repetindo: zero oitocentos, dois oito cinco, dezoito, dezoito.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Priscila Leite

ESPORTE: Palmeiras e Botafogo empatam sem gols no Engenhão


Palmeiras e Botafogo desperdiçaram mais uma chance de encostar nos líderes do Campeonato Brasileiro neste domingo. Os dois times empataram sem gols no Engenhão, pela 29.ª rodada. Loco Abreu perdeu um pênalti no primeiro tempo, e Kléber foi expulso nos minutos finais da partida.
Com o resultado, o Botafogo chegou aos 44 pontos, na sexta colocação da tabela. O Palmeiras, que vinha embalado nas últimas rodadas, estacionou na nona posição, com um ponto a menos que o time carioca.
Com as equipes ainda alimentando sonhos de Libertadores, quiçá título, era de se esperar ousadia neste domingo. E foi assim nos minutos iniciais, com palmeirenses e botafoguenses promovendo um jogo aberto, movimentado, e com precoces chances de gols.
Jobson, que voltou ao time depois de muita polêmica sobre desvios de conduta, quase abriu o marcador após erro da zaga alviverde, mas foi travado por Maurício Ramos. Aos sete, Gabriel Silva interceptaria com a mão chute de Loco Abreu. Mas o uruguaio desperdiçou o pênalti ao bater para fora, à direita de Deola.
Depois dos minutos iniciais de jogo franco, a cautela tomou conta dos times. As defesas passaram a prevalecer sobre os ataques e as oportunidades de gol escassearam. Os palmeirenses, em especial, tinham muitas dificuldades de penetrar na área alvinegra.
Valdívia estava apagado e Kléber era muito bem marcado pela direita. Após a metade do primeiro tempo, o atacante passou a atuar na esquerda, em cima de Antônio Carlos, que estava pendurado com cartão amarelo. Provavelmente a pedido de Felipão, que tentava forçar uma expulsão. Aconteceu o contrário, no entanto.
Os times voltaram sem alterações para o segundo tempo e o Botafogo continuou melhor em campo. Logo aos três, Marcelo Cordeiro preferiu a assistência ao chute, quando estava cara a cara com Deola, Loco Abreu errou a passada e chegou atrasado.
O técnico palmeirense tentou melhorar a articulação de sua equipe colocando Lincoln no lugar de Rivaldo, mal no jogo, aos 19. Mas foi o Botafogo que quase marcou. Mais uma vez, Marcelo Cordeiro entrou pela esquerda e serviu Loco Abreu. Em tarde infeliz, o uruguaio furou. A bola ainda sobrou para Jobson, que perdeu gol feito, aos 26.
E quase os paulistas acham um gol de presente. Aos 42, Dinei pegou a sobra na área e chutou prensado. Renan salvou. Com o jogo nos finalmentes, Kléber deixou a mão no rosto de Alessandro e recebeu o cartão vermelho.
Pela 30.ª rodada, o Botafogo tem pela frente o clássico contra o Fluminense, domingo, às 18h30, no mesmo Engenhão. Já o Palmeiras recebe o Ceará, na Arena Barueri, no mesmo dia e horário.


Fonte: Eldorado ESPN - AE
Foto: Marcos D Paula/AE

CRIANÇAS: Garantir uma alimentação saudável é fundamental para o crescimento dos pequenos

GISELE DAEMON: Com a proximidade do Dia das Crianças, nada melhor do que lembrar os pais sobre a importância de uma alimentação correta para o crescimento saudável dos pequenos. Para a criança crescer com saúde e protegida de diversas doenças é essencial que a mãe siga à risca a recomendação do Ministério da Saúde de alimentar o bebê apenas com leite materno até os seis meses de vida. Depois disso, frutas e papinhas já podem ser inseridas na alimentação. A coordenadora da Saúde da Criança, Elsa Giugliani, explica que é importante já nessa fase priorizar alimentos saudáveis.
ELSA GIUGLIANI: "É nesse período, no começo da vida, que se criam os hábitos alimentares que esse indivíduo pode levar pro resto da vida dele, então, ter cuidados, escolher bem os alimentos, procurar usar alimentos, não industrializados, preparar, obviamente, com bastante higiene, pra evitar infecções, não colocar muito sal."
GISELE DAEMON: A coordenadora de nutrição do Ministério da Saúde, Ana Beatriz Vasconcelos, reforça que a alimentação ideal tem que conter alimentos saudáveis, como frutas, duas vezes ao dia, feijão, arroz e legumes amassados nas refeições, ficando proibidas as comidas industrializadas.
ANA BEATRIZ VASCONCELOS: "O conselho básico para essa alimentação saudável é que realmente sejam evitados doces, enlatados, guloseimas, refrigerantes, frituras, café, produtos embutidos como salsicha, isso até os dois primeiros anos de vida."
GISELE DAEMON: A coordenadora de nutrição do Ministério da Saúde, Ana Beatriz Vasconcelos, explica, ainda, que é fundamental desenvolver nas crianças o hábito de experimentar novos sabores. As refeições diárias têm que conter uma oferta variada de alimentos. A formação desse hábito, nos primeiros anos de vida, ajuda a garantir que elas cresçam saudáveis e bem nutridas.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Gisele Daemon