Powered By Blogger

sábado, 16 de outubro de 2010

DIA DA ALIMENTAÇÃO: Programa de combate à fome brasileiro é exemplo

CYNTHIA RIBEIRO: O Dia Mundial da Alimentação deste ano teve o tema "Unidos Contra a Fome". A data, comemorada no dia 16 de outubro foi criada pela FAO, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, tem como objetivo chamar atenção para o fato de que, segundo estimativas recentes, cerca de 1 bilhão de pessoas ainda passam fome em todo o mundo. O Brasil está cada dia mais perto de acabar com o problema da fome. Os últimos dados do IBGE revelam que o Nordeste do país teve uma redução de mais de três vezes nos índices de desnutrição em crianças de cinco a nove anos. A coordenadora-geral da Política de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Ana Beatriz Vasconcelos, ressalta que o sucesso brasileiro se deve, principalmente, ao programa interministerial de combate à fome.
ANA BEATRIZ VASCONCELOS: "O Brasil hoje tem um índice de desnutrição que se reduziu bastante. Nós temos um déficit de peso para a idade em crianças menores de cinco anos em torno de 1.6%. No caso da saúde, todas as ações desempenhadas pela atenção básica da saúde, pelas equipes de Saúde da Família elas foram potencializadas. Os resultados que o Brasil conseguiu aferir nos últimos anos decorre desse conjunto de ações que foram potencializadas."
CYNTHIA RIBEIRO: Segundo Ana Beatriz Vasconcelos, a estratégia de combate à fome no Brasil e a divulgação da importância da alimentação saudável ganharam força nos últimos anos. Além de uma forte divulgação para estados e municípios, ainda existe uma grande mobilização das equipes de Saúde da Família e trabalhadores da área. A coordenadora do Ministério da Saúde dá mais detalhes sobre as ações.
ANA BEATRIZ VASCONCELOS: "A gente potencializou o Sistema de Vigilância Alimentar; a gente aumentou programas de suplementação de ferro com base em carência específicas muito prevalentes no nosso País; e, obviamente, as ações de incentivo ao aleitamento materno; e, mais recentemente, uma estratégia de promoção da alimentação complementar saudável, que é exatamente nos dois primeiros anos de vida a gente garantir cuidados com a saúde e com a nutrição das crianças brasileiras."
CYNTHIA RIBEIRO: A coordenadora-geral da Política de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde ressalta que, segundo o IBGE, caso a tendência seja mantida, o problema da desnutrição crônica, que é medida pelo déficit de altura em crianças, será superado na próxima década.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Cynthia Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário