Powered By Blogger

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

SUSTENTABILIDADE: Brasil apresenta exemplo de “gestão verde” em conferência latino-americana

FABIANA PELLES: Para mostrar a experiência do governo brasileiro na modernização do processo de compras públicas sustentáveis, especialistas vão se reunir com representantes de paises da América Latina e Caribe durante a sexta Conferência Anual de Compras Governamentais nas Américas, em Lima, no Peru. No encontro, que começou nessa quarta-feira e vai até sexta, os participantes vão conhecer a chamada "licitação verde", processo de compra de produtos que atendem a critérios de sustentabilidade, como aqueles que garantem facilidade para reciclagem e menor consumo de energia na sua fabricação. O diretor da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Carlos Henrique Moreira, que participa do evento como um dos representantes do Brasil, fala da importância de um encontro como esse.
CARLOS HENRIQUE MOREIRA: "A ideia geral do evento é você mostrar as boas práticas que tem em cada país e ter um intercâmbio e também mostrar o que deu certo. Acho que é importante quando alguns países vêem o que deu certo no outro, que dá mais confiança para eles fazerem o seu processo de melhoria."
FABIANA PELLES: O diretor explica, também, o que são as "licitações verdes" - experiência exitosa que vem sendo adotada pelo Brasil e que será apresentada durante a Conferência, e como esse tipo de processo beneficia a população.
CARLOS HENRIQUE MOREIRA: "As licitações verdes ela é uma ação que hoje está começando no Brasil, tem um ano e meio, aproximadamente, que a gente vem investindo nisso e basicamente você começa a levar em consideração nas suas contratações os critérios de preservação ambiental. O Governo, se você entender o que é a administração pública, ela tem responsabilidade até Constitucional para zelar pelo meio ambiente, visando a preservação do meio ambiente para as futuras gerações. E para os cidadãos é direto. Na hora em que você está preservando o meio ambiente você está melhorando a qualidade de vida de todos."
FABIANA PELLES: Ainda de acordo com Carlos Henrique Moreira, da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, as "licitações verdes" foram adotadas pela administração pública federal em janeiro deste ano, quando a instrução normativa número um entrou em vigor. A determinação prevê que critérios de sustentabilidade sejam analisados na hora de contratar serviços terceirizados.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Fabiana Pelles

Nenhum comentário:

Postar um comentário