Powered By Blogger

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

DIA DAS CRIANÇAS: Alguns brinquedos podem oferecer riscos, alerta INMETRO

PRISCILA LEITE: Com o Dia das Crianças chegando, pais, tios, padrinhos e avós saem em busca do presente ideal. Mas o Inmetro, Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, alerta que antes da compra, o consumidor precisa estar atento a alguns detalhes que podem colocar em risco a segurança dos pequenos. Na embalagem do produto, devem estar todas as informações como: onde foi fabricado, para qual idade é recomendado, além de conter o selo do Inmetro, conforme explica o gerente da Divisão de Fiscalização e Verificação do Instituto, Marcelo Monteiro.
MARCELO MONTEIRO: "Uma outra informação também que está na embalagem do brinquedo é a procedência dele, em que país ele foi feito e quem é o responsável legal por ele no país, pra no caso de algum problema esse responsável seja acionado. A terceira informação também na embalagem é com relação à restrição de faixa etária: brinquedos pra crianças um pouco maiores, eles não podem ser oferecidos a crianças pequenas sob hipótese alguma porque podem causar algum dano à criança na hora em que ela vai brincar."
PRISCILA LEITE: O especialista do Inmetro Marcelo Monteiro dá, ainda, outras dicas importantes aos pais com relação aos brinquedos e embalagens.
MARCELO MONTEIRO: "Quando o pai comprar o brinquedo e for oferecer à criança, retirar o brinquedo da embalagem, examinar o brinquedo pra ver se não tem algum dano físico no brinquedo que pode ter, no transporte, pode ter quebrado o brinquedo, e pode oferecer algum risco pra essa criança. E, principalmente, descartar a embalagem, porque sacos plásticos, grampos, fitas, cordões, muitas vezes presentes nas embalagens, podem ser tão perigosos pras crianças quanto o brinquedo irregular."
PRISCILA LEITE: O especialista do Inmetro, Marcelo Monteiro, ressalta que, se as informações necessárias não estiverem presentes na embalagem dos brinquedos, os pais ou responsáveis devem entrar em contato com a ouvidoria do Inmetro para fazer a denúncia. O telefone da ouvidoria do Inmetro é o zero oitocentos, dois oito cinco, dezoito, dezoito. Repetindo: zero oitocentos, dois oito cinco, dezoito, dezoito.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Priscila Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário