Powered By Blogger

sábado, 2 de outubro de 2010

AIDS: Estados e municípios vão receber incentivo para melhorar prevenção de DST’s até 2014

CYNTHIA RIBEIRO: Um acordo entre Banco Mundial e o governo brasileiro vai permitir que estados e municípios ampliem a prevenção da aids e outros tipos de doenças sexualmente transmissíveis. O País vai receber um empréstimo de sessenta e sete milhões de dólares até dois mil e catorze, que será repassado às cidades que conseguirem melhorar a assistência às populações mais vulneráveis, como profissionais do sexo, usuários de drogas e homossexuais. É o que afirma o diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Dirceu Grecco.
DIRCEU GRECCO: "A novidade desse processo é que não só a continuidade com duas visões primárias, uma discutir muito sobre as populações vulneráveis e a história da governança que é a novidade talvez desse empréstimo."
CYNTHIA RIBEIRO: Segundo Dirceu Grecco, a inovação dessa parceria, oficializada nesta terça-feira, é justamente o compromisso do Brasil em cumprir essa meta: incentivar estados e municípios que qualificaram os serviços de prevenção, diagnóstico e tratamento do HIV e outras DSTs até 2014. A idéia é que eles aperfeiçoem a gestão do dinheiro aplicado na área e recebam premiações do governo federal pelos resultados obtidos.
DIRCEU GRECCO: "Nós vamos discutir, vamos passar para os municípios a discussão da vulnerabilidade, em populações vulneráveis, principalmente, diagnóstico precoce, transmissão vertical, na realidade, ela está focalizando com os municípios uma discussão que fosse mais aprofundada."
CYNTHIA RIBEIRO: O diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Dirceu Grecco, explica que o acordo prevê um investimento total de duzentos milhões de dólares na área até 2014: sessenta e sete milhões do Banco Mundial, e cento e trinta e três milhões de dólares por parte do governo brasileiro.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Cynthia Ribeiro

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

MEDICAMENTOS: Selo de segurança vai coibir falsificação e contrabando

JULIANA COSTA: A Anvisa lançou nesta quarta-feira um selo de segurança para comprovar a autenticidade de medicamentos. Com isso, no momento de compra, o consumidor vai poder confirmar na própria farmácia se o produto é verdadeiro ou não. A partir de janeiro de 2011, todas as caixas de medicamento deverão ter esse selo de segurança fornecido pela Casa da Moeda e que será reconhecido por leitores óticos. Ao aproximar o produto do equipamento, uma luz verde vai acender e será emitido um sinal sonoro, caso o produto seja verdadeiro. Somente as farmácias regularizadas pela Anvisa vão receber o leitor ótico. O secretário de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde, Alberto Beltrame, afirma que a iniciativa vai oferecer mais segurança à população.
ALBERTO BELTRAME: "Na medida em que ela é capaz de rastrear esses medicamentos, é um avanço, porque significa segurança para o consumidor e permite que ele tenha a tranqüilidade ao adquirir um medicamento, que ele seja um genérico ou um remédio de marca e que ele tenha procedência, que ele tenha lote identificado. Enfim, é uma forma de garantir a segurança dos usuários."
JULIANA COSTA: De acordo com dados da Anvisa, apenas este ano, foram apreendidos mais de 53 mil medicamentos falsificados e contrabandeados, além de quase 63 toneladas de produtos sem registro. Os leitores óticos vão ser distribuídos gratuitamente pela Casa da Moeda e o valor dos selos de segurança será de sete centavos. A Anvisa garante que este valor não será repassado ao consumidor.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Juliana Costa

EDITAL: Regente de turmas e Auxiliar de Serviços Gerais

A direção da Escola Estadual Professora Inês Miranda comunica que haverá reunião dia 04, segunda-feira, às 14h30 na própria escola para designação de um professor regente de turmas em substituição até dia 24 de outubro para o período matutino e um auxiliar de serviços gerais para realizar a manutenção da escola. Interessados comparecer na escola munida de documentos pessoais.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

EDITAL: Biologia 01/10

A DIREÇÃO DA E. E. BENEDITO FERREIRA CALAFIORI COMUNICA QUE HOJE DIA 01 DE OUTUBRO, HAVERÁ REUNIÃO ÁS 14H00 NA PROPRIA ESCOLA , PARA DESIGNAÇÃO DE 1 PROFESSOR DE BIOLOGIA, 05 AULAS NO TURNO NOTURNO, NO PERIODO DE 04 DE OUTUBRO Á 31 DE DEZEMBRO DE 2010. OS INTERESSADOS DEVERÃO COMPARECER NA ESCOLA, MUNIDOS DE DOCUMENTOS PESSOAIS

ELEIÇÕES 2010: Haverá Lei Seca em Minas Gerais durante esta eleição

Conforme a Resolução Conjunta nº 137/2010, no horário das 6h às 20h do próximo domingo, dia 3, bares e restaurantes estão proibidos de vender ou distribuir bebidas alcoólicas em todo o Estado de Minas Gerais. A chamada “Lei Seca” é uma determinação da Secretaria de Estado de Defesa Social, Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar. Caso haja segundo turno, as proibições ficam estendidas no mesmo horário de 6h até as 20h do dia 31 de outubro. Os responsáveis pela vigilância deverão exercer cumprir as determinações contidas na resolução.

LOCAL: Escola Estadual Coronel José Cândido realizou estudo sobre os Ipês

A Escola Estadual Coronel José Cândido realizou um estudo sobre os Ipês para o 4º Projeto do Grupo de Desenvolvimento Profissional cujo encerramento aconteceu no sábado, dia 25. Segundo informações do diretor Dênis Roberto Pimenta a escola obteve bons resultados na avaliação de desempenho. Das melhores colocadas, a Secretaria de Educação de Minas Gerais faz uma seleção e lança esses projetos para as demais escolas desenvolverem. Participaram estudantes de 6º a 9º anos, alunos do Programa Acelerar para Vencer e o período vespertino. Para Rosecler Giubilei, professora de língua portuguesa e coordenadora do Projeto, o foco principal é a preservação do meio ambiente. No ano passado, a escola trabalhou questões sobre o lixo, reciclagem e saneamento básico. Para 2010, a escolha do Ipê por ser símbolo de Paraíso. Não somente assuntos diretamente ligados aos Ipês foram colocados, mas também sobre a preservação do meio ambiente, a utilização correta da água, solo e do ar. Juntamente com os estudos, várias outras atividades também foram desenvolvidas promovendo aprendizagem, interação e o trabalho em grupo entre a comunidade escolar.

EDITAL: Matemática

A direção da E. E. Paraisense comunica que haverá reunião dia 01 de outubro, nesta sexta – feira, ás 09h00 na própria escola para designação de 1 professor de educação básica, para 12 aulas de matemática no turno matutino.
Os interessados deverão comparecer na escola, munidos de documentos pessoais.

EDITAL: Biologia

A direção da E. E. Benedito Ferreira Calafiori comunica que hoje dia 30, haverá reunião ás 14h00 na própria escola, para designação de 1 professor de biologia, 05 aulas no turno noturno, no período de 04 de outubro á 31 de dezembro de 2010. Os interessados deverão comparecer munidos de documentos pessoais.

CIRURGIAS: Saúde anuncia aumento que vai beneficiar profissionais de saúde e população de todo o País

JULIANA COSTA: O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira um investimento de mais de noventa e oito milhões de reais no setor de cirurgias cardiovasculares. Os recursos vão ser aplicados na reestruturação da tabela de procedimentos do Sistema Único de Saúde, o que vai permitir uma maior valorização de aproximadamente mil cirurgiões de todo o País, como também melhorias na remuneração aos hospitais que fazem cirurgias pediátricas. O secretário de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde, Alberto Beltrame, destaca que com a medida, o governo espera um crescimento no número de cirurgias do coração.
ALBERTO BELTRAME: "Eu acredito que com esses investimentos nós temos uma expectativa de um crescimento de pelo menos quinze por cento no número de cirurgias realizadas pelo SUS. Nesse ano de dois mil e nove nós fizemos 65346 cirurgias. Nós temos uma firme expectativa e há indicações claras sobre isso da própria sociedade brasileira de cirurgia cardiovascular que nós podemos nesses próximos doze meses cerca de quinze por cento."
JULIANA COSTA: Alberto Beltrame acrescenta que as medidas fazem parte de um esforço orçamentário do Ministério da Saúde e foram discutidas com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular. O secretário de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde lembra que os recursos também foram para área de pediatria.
ALBERTI BELTRAME:"Nós estamos anunciando aqui uma grande ampliação no acesso à cirurgia cardíaca pediátrica. Isso permitirá uma ampliação na oferta de serviços, uma redução de tempo de espera. Deverá contemplar as crianças que precisam de cirurgia cardíaca no País."
JULIANA COSTA: O secretário de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde, Alberto Beltrame, afirma que os recursos na área de cirurgias cardiovasculares entram em vigor já no mês de novembro.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Juliana Costa

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

LOCAL: Vida Ativa de Paraíso visita Holambra

Em uma das várias atividades do programa Vida Ativa de São Sebastião do Paraíso, mais de 90 participantes viajaram para a cidade de Holambra/SP, na 29º edição da Expoflora. A maior exposição de plantas e flores ornamentais da América Latina é realizada anualmente na antiga colônia holandesa próximo de São Paulo. O evento aconteceu no período de 2 a 26 de setembro e os paraisenses foram na última sexta-feira, dia 24. Todos os participantes aproveitaram a beleza das diversas flores expostas na feira, foram às compras e se divertiram. Para os interessados que queira participar do programa que é aberto a toda população poderão procurar a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, à Rua dos Antunes, n.º 1551, ou pelo telefone 3539-1035.

LOCAL: Anastasia realizou mais uma carreata em Paraíso

O governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição, visitou São Sebastião do Paraíso na manhã desta quarta-feira, dia 29. Anastasia foi recebido por prefeitos, lideranças políticas da região e entre outros, no aeroporto Municipal Joaquim Montans Júnior, e participou de uma carreata nas principais ruas da cidade. Em entrevista com a imprensa, respondeu algumas perguntas e em destaque falou sobre o debate ocorrido ontem na pela EPTV.

REMÉDIOS: São necessários cuidados especiais para guardá-los, alerta ministério da Saúde

GISELE DAEMON: Muitas pessoas costumam guardar remédios em casa dentro de gavetas, no banheiro ou na cozinha. Mas, essas não são, nem de longe, as formas corretas para armazenar medicamentos. De acordo com o coordenador do programa Farmácia Popular do ministério da Saúde, Marco Aurélio Pereira, se os remédios não forem mantidos nos locais apropriados, as substâncias químicas presentes neles podem reagir de forma inadequada chegando até mesmo a estragar ou inutilizar o medicamento.
MARCO AURÉLIO PEREIRA: "Acontece que você tem medicamentos que não podem ficar em contato com a luz. São os que nós chamamos de medicamentos fotossensíveis. Você tem medicamentos, nós temos medicamentos que altera a qualidade dele dependendo da temperatura. Significa que medicamento que nós chamamos de termolábil, ele precisa ser guardado numa determinada condição de temperatura. Então, tem medicamento que tem que ficar na geladeira, um exemplo clássico é a insulina."
GISELE DAEMON: Segundo o coordenador do programa Farmácia Popular do Ministério da Saúde, Marco Aurélio Pereira, cada remédio traz, na própria embalagem, as recomendações de local, umidade e luminosidade adequados para o armazenamento. E ele cita as principais recomendações.
MARCO AURÉLIO PEREIRA: "Na verdade, a própria embalagem fala. Evitar locais quentes: vamos imaginar que a geladeira ela, em cima dela, que é um local onde algumas pessoas guardam, esquenta ali. As geladeiras mais antigas, você põe a mão ali em cima, tem um calor que é maior do que a temperatura local. Se você acondiciona em locais como banheiro, que você tem ali o calor de vapores, ou uma gaveta num armário que pega sol o dia inteiro, aquela não vai ser a demonstração da temperatura natural da sua casa. Então, o ideal é perceber um local arejado, fresco, longe da luz, mas ler atentamente e buscar orientação, se não é um medicamento que requer uma guarda com mais cuidado, como geladeira etc."
GISELE DAEMON: O coordenador do programa Farmácia Popular do Ministério da Saúde, Marco Aurélio Pereira, faz, ainda, uma observação importante. Os remédios têm que ficar, sempre, completamente fora do alcance das crianças. Segundo Marco Aurélio, a grande maioria dos medicamentos possui aparência tentadora, e os pequenos podem confundir com balas ou outros atrativos.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Gisele Daemon

BANCO DE LEITE: Tecnologia brasileira de coleta de leite materno é exemplo internacional

JULIANA COSTA: O leite materno que é doado aos duzentos bancos de leite humano no País é fundamental para salvar a vida de milhares de recém-nascidos nas UTI's neonatais todos os anos. Só no ano passado, cento e setenta e três mil bebês prematuros foram salvos graças ao alimento doado. A tecnologia brasileira usada para armazenar, controlar a qualidade e distribuir o material e o apoio às mães com dificuldade de amamentar são temas de destaque do primeiro Congresso Iberoamericano de Bancos de Leite Humano e do quinto Congresso Brasileiro de Bancos de Leite Humano. O encontro começou nesta terça-feira, em Brasília. O coordenador da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, João Aprígio de Almeida, explica que a experiência bem-sucedida deu ao País visibilidade internacional.
JOÃO APRÍGIO DE ALMEIDA: "O Brasil tem a maior e mais complexa rede de bancos de leite humano do mundo. Isso é resultado de pesquisas e de desenvolvimento tecnológicos no âmbito dos bancos de leite humano e do aleitamento materno e isso nos permitiu desenvolver tecnologias de baixo custo, tecnologia moderada, mas muito eficaz, que fez com que a rede de bancos de leite humano se tornasse isso que a gente, como muito orgulho fala, que é um produto SUS-Brasil de exportação."
JULIANA COSTA: O congresso, que conta com o apoio da Fundação Oswaldo Cruz, reúne, além do Brasil, representantes de outros vinte e três países. Segundo João Aprígio de Almeida, as nações integram, junto com o País, uma cooperação internacional na área.
JOÃO APRÍGIO DE ALMEIDA: "Esse congresso agora traz como principal objetivo uma avaliação dos nossos avanços, no sentido de que essa rede seja operada como uma estratégia de qualificação da atenção neonatal em termos de segurança alimentar e nutricional em termos de ajudar aos países integrantes a atingir as metas estabelecidas nos objetivos de desenvolvimento do milênio."
JULIANA COSTA: O coordenador da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano lembra que o aleitamento materno é considerado pela Organização Mundial da Saúde a medida que mais contribui para a redução da mortalidade neonatal e infantil. O primeiro Congresso Iberoamericano de Bancos de Leite Humano e do quinto Congresso Brasileiro de Bancos de Leite Humano vão até esta quinta-feira, em Brasília.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Juliana Costa

terça-feira, 28 de setembro de 2010

ESPORTE: Paraíso Basquete Sub-17 é Campeão da Copa Estadual

As finais da Copa Estadual de Basquete, categorias sub-17 e sub-15, promovida pela Federação Mineira de Basquete, tiveram seus jogos decisivos realizados no domingo, dia 26, na Arena Olímpica. No sub-15 a disputa foi marcada pelo equilíbrio e bom nível técnico. A grande final ficou entre Uberlândia Tênis Clube que venceu o Olympico Club por 60 x 52. A equipe paraisense ficou em 4º lugar. Já na categoria sub-17, o título de campeão da Copa Estadual ficou para os atletas do Paraíso Basquete, que desde a primeira partida na sexta-feira, dia 24, trouxe todas as vitórias. O volume de jogo cresceu e a vantagem paraisense ficou até o placar final onde o Paraíso Basquete venceu por 81 x 54 Uberlândia Tênis Clube.

ESPORTE: a fase final do campeonato Mineiro, Paraíso Futsal ganha reforços

Novos reforços chegaram para compor a equipe do Paraíso Futsal para a fase final do Campeonato Mineiro, que começa nesta quinta-feira, dia 30, no Praia Clube de Uberlândia. São quatro novos jogadores Rogério, Eduardo, Renato e Formigão vindos da equipe de Alfenas, atual campeã da Taça EPTV Sul de Minas neste ano. O técnico Ronei se mostrou satisfeito com os reforços e acredita numa boa campanha nestas finais. Já os atletas paraisenses vem treinando e competindo na Copa Record no Estado de São Paulo, em parceria com Santo Antônio da Alegria.

SAÚDE: Hospital Regional do Câncer de Passos teve espaço no evento da COOPARAÍSO

Na comemoração dos 50 anos da Cooperativa de café de Paraíso – COOPARAISO durante o evento Hora Certa que aconteceu nos dias 21 a 23 de Setembro, um estande do Hospital Regional do Câncer de Passos (HRC) esteve presente. Membros do Setor de Captação de Recursos da Santa Casa de Passos e HRC estiveram presentes para divulgar a campanha Casa Amor. Toda a mobilização, conta com a parceria de várias cooperativas da região, que doa uma saca de café, leite ou bezerro através dos produtores, em troca de um bônus no valor de R$ 250,00. Todos os participantes terão o direito de concorrer ao sorteio de uma casa no centro de Passos, no valor de R$ 300 mil reais que será sorteado em dezembro.

ELEIÇÕES 2010: Horário eleitoral terminará nesta quinta-feira

No dia 30 será o término das veiculações da propaganda eleitoral no rádio e na televisão, além de entrar em vigor a lei eleitoral que proíbe a realização de comícios e debates após esta data. Com isso, o horário eleitoral termina com a propaganda dos candidatos a presidência. Já no caso dos candidatos a governador, senador e deputado estadual ou distrital, a propaganda acaba nas vésperas, já que são veiculadas as segundas, quartas e sextas-feiras. Então até sexta-feira, dia 1º, a dois dias da eleição, os candidatos podem publicar anúncios pagos nos jornais e revistas impressos.

EDITAL: Biologia

A direção da Escola Estadual "Benedito Ferreira Calafiori" comunica que haverá uma reunião nesta quarta-feira, dia 29, às 14h00, para designação de um professor de Biologia para o turno noturno. (05 aulas no período de 04/10/10 a 31/12/10 em cargo vago.) Interessados comparecer na escola munidos de documentos pessoais e atestado médico apto para a função.

PREVENÇÃO: Vigilância Epidemiológica de Paraíso faz alertas contra a dengue

A Secretaria Estadual de Saúde encaminhou orientações para o setor de Vigilância Epidemiológica de Paraíso devido ao suposto aumento de casos de dengue em Minas Gerais. Segundo Gustavo Bernardino, coordenador da Zoonoses, em uma reunião feita em Passos, como todos os 24 municípios da Gerência Regional de Saúde, houve um alerta para o aumento e a gravidade dos casos de dengue em nossa região. Que somente em 2009 foram registrados três casos e agora em 2010, já são 41 casos confirmados e todos foram contaminados no município. O coordenador também esteve na tribuna livre da Câmara Municipal, na quinta-feira, dia 23 para falar das ações que estão sendo realizadas, as dificuldades e expor a real situação do município. Ele destaca também que é necessário que cada um faça sua parte, evite água parada e qualquer dúvida, chame os agentes da Vigilância. Lembrando que a Vigilância Epidemiológica funciona à rua Geraldo Marcolini, n.º 1236 – Centro ou pelo telefone 3539-1040.

ESPORTE: Palaia assume Palmeiras e muda direção do futebol

O novo presidente dissolveu todo o departamento, incluindo o vice-presidente Gilberto Cipullo e os dirigentes Savério Orlandi e Genaro Marino

Salvador Hugo Palaia assumiu na noite de segunda-feira o cargo de presidente do Palmeiras. O dirigente, que era o primeiro vice-presidente do clube, permanecerá por 45 dias na presidência em substituição a Luiz Gonzaga Belluzzo, afastado por conta de problemas de saúde e que realizará uma cirurgia cardíaca nesta terça-feira. A mudança de comando aconteceu depois que o Conselho de Orientação Fiscal do Palmeiras (COF) recebeu o pedido oficial de afastamento de Belluzzo.
Apesar de ser um interino, Palaia realizou mudanças drásticas na diretoria do futebol do Palmeiras. O novo presidente dissolveu todo o departamento, incluindo o vice-presidente Gilberto Cipullo e os dirigentes Savério Orlandi e Genaro Marino. Para substituí-la, Palaia irá criar um conselho gestor.
O dirigente convidará os vice-presidentes Clemente Pereira Júnior, Gilberto Cipullo e Edvaldo Frasson Teixeira, o diretor administrativo Wlademir Pescarmona, o diretor financeiro Francisco Busico, o diretor de planejamento José Cyrillo Júnior, o conselheiro e membro do COF Seraphim Del Grande, o assessor especial da presidência Fabio Raiola, e Antonio Carlos Corcione, que assume o departamento jurídico de futebol do Palmeiras, para comporem o conselho gestor. Raiola e Corcione também serão assessores diretos do presidente no futebol.
Apesar do primeiro ato surpreendente, Palaia garantiu que não se envolverá em polêmicas no comando do Palmeiras. "Dizem que sou polêmico, mas isso não é verdade. Eu sou é corajoso. Não sou homem de fazer média com ninguém, gosto das coisas muito claras", afirmou, ao site oficial do Palmeiras.
Palaia também prometeu buscar o entendimento com as diferentes correntes políticas do clube e voltou a avisar que tentará suceder Belluzzo na presidência do Palmeiras. "Sou favorável a pacificar o clube. Não abro mão da minha candidatura para o próximo biênio. Serei um candidato conciliador", disse Palaia, que foi diretor de futebol durante a gestão de Afonso Della Monica.
Fonte: Eldorado ESPN - AE
Foto: Jonne Roriz/AE

SARAMPO: Brasil pode ser o 1° das Américas a conseguir certificado de erradicação da doença

PRISCILA LEITE: O Brasil pode ser o primeiro país das Américas a conseguir o certificado de erradicação do sarampo. A última transmissão sustentada da doença, ou seja, de pessoas que contraíram sarampo dentro do País, foi registrada no ano dois mil. Nesta segunda-feira, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, entregou à Organização Pan-Americana de Saúde o relatório que comprova a eliminação do sarampo no Brasil - último passo para conquistar o certificado. Na ocasião, o ministro também aproveitou a oportunidade para destacar os avanços do País na luta pela erradicação da rubéola.
JOSÉ GOMES TEMPORÃO: "Entreguei a diretora geral da Organização Pan-Americana da Saúde, o nosso relatório de erradicação do sarampo. Esse é um passo importante porque, a partir daí, o Brasil entra na lista dos países do mundo que erradicaram essa doença. Além disso, também entrego a documentação solicitando o início da documentação do processo de erradicação da rubéola e da SRC no Brasil."
PRISCILA LEITE: SRC é a síndrome da rubéola congênita, quando a mãe infectada transmite a doença ao bebê, que tem alto risco de nascer com graves sequelas, como cegueira, surdez e problemas neurológicos. Segundo José Gomes Temporão, essas são duas conquistas importantes, obtidas graças às altas coberturas de vacinação.
JOSÉ GOMES TEMPORÃO: "Elas já expressam o sucesso do nosso Programa Nacional de Imunizações, o avanço que o Brasil conseguiu nas últimas décadas na erradicação de várias doenças e a qualidade do nosso sistema de vacinação e de vigilância epidemiológica também. Eu acho que é um marco importante que consolida o trabalho que o Brasil tem feito nos últimos anos."
PRISCILA LEITE: O ministro da Saúde lembra que a adesão às campanhas de vacinação no Brasil é alta, com coberturas acima de noventa e cinco por cento. Para se ter uma ideia, em dois mil e oito, o Ministério da Saúde conseguiu imunizar sessenta e oito milhões de pessoas contra a rubéola e o sarampo. Para assegurar a eliminação das duas doenças, o Brasil conta com um sistema de vigilância que acompanha os casos suspeitos em todo o território e identifica aqueles importados de outros países.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Priscila Leite

ESPORTE: Animado com goleada, Santos quer os 3 pontos no Rio

Animado com goleada, Santos quer os 3 pontos no RioEldorado ESPN transmite a partida nesta terça-feira, a partir das 20h


O Santos quer se aproveitar do mau momento vivido pelo Vasco, nesta terça-feira, às 21 horas, no estádio de São Januário, no Rio de Janeiro, para somar mais três pontos e continuar sonhando com a conquista histórica da tríplice coroa da temporada (títulos do Campeonato Paulista, Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro). A goleada por 4 a 1, com um jogador a menos durante os 30 minutos finais, contra o Cruzeiro, colocou fim à turbulência provocada pelos atos de indisciplina de Neymar e pela demissão do técnico Dorival Júnior. A atuação segura do time, no segundo tempo do jogo de sábado passado, acabou com a crise e deu novo ânimo aos jogadores.
Mas a derrota do Vasco diante do Guarani, em Campinas, e a goleada do time em Barueri não foram os principais motivos para que o clima de paz fosse restabelecido no Centro de Treinamento Rei Pelé e a confiança voltasse. O que mais anima os dirigentes, os jogadores e integrantes da comissão técnica é o novo Neymar. O garoto mostrou contra o Cruzeiro que continua sendo o atacante mais completo em atividade no futebol brasileiro, mas que a sua cabeça mudou bastante.
Com o respaldo da goleada contra o Cruzeiro, o treinador tampão começa a fazer algumas alterações para deixar o time mais ao seu estilo. Nesta terça, diante do Vasco, ele repetirá a formação com três atacantes que usou no sábado passado, mas com uma novidade. Zezinho, que vinha sendo improvisado como armador e até como segundo volante por Dorival Júnior, volta a ser atacante, como quando chegou, com Alex Sandro, ao Santos emprestado por investidores ligados ao iraniano Kia Joorabchian. Ele entra no lugar do suspenso Zé Eduardo para formar o trio de frente com Marcel e Neymar.
Outras mudanças serão nas laterais. Pará agora é reserva de Danilo, que vinha atuando de volante. E do outro lado, Alex Sandro, autor de um gol digno de placa contra o Cruzeiro, entra no lugar de Léo, que vai passar por um novo trabalho de reforço muscular.
Fonte: Eldorado ESPN - Sanches Filho
Foto: Ernesto Rodrigues/AE

TRANSPLANTES: Ministério da Saúdelança campanha Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos

JULIANA COSTA: O Ministério da Saúde lançou nesta segunda-feira a Campanha Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos. Com o slogan "Seja um doador e só assim serei feliz, muito feliz", a campanha pretende sensibilizar a sociedade sobre a importância da doação. De acordo com dados do Ministério da Saúde, em dois mil e nove foram feitos mais de vinte mil transplantes pelo Sistema Único de Saúde. Um aumento de 59 por cento em relação ao ano de dois mil e três. O secretário de Atenção à Saúde, Alberto Beltrame, explica que esse crescimento se deve às ações feitas pelo Ministério.
ALBERTO BELTRAME: "O crescimento no número de transplantes no País está relacionado à doação, aos investimentos realizados, à capacidade de transplante dos hospitais. E o crescimento está relacionado também a um conjunto de medidas adotadas pelo Ministério da Saúde e pelo Sistema Nacional de Transplantes, quer seja pela realização de campanhas, quer seja pela adoção de medidas práticas em relação à remuneração de procedimentos. A organização da infraestrutura, a realização de cursos de capacitação, de recursos humanos para dar conta dessa tarefa."
JULIANA COSTA: O secretário de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde, Alberto Beltrame, acrescenta que durante o lançamento da campanha nacional de incentivo à doação de órgãos e tecidos, foram assinadas portarias no valor de setenta e seis milhões de reais, que juntamente com a mobilização social e a capacitação de profissionais da área de saúde vão gerar um crescimento de 20 por cento na quantidade de transplantes feitos pelo SUS. A manicure Cristina Barcelos, mãe do Matheus Lazaretti, de quatro anos, que recebeu a doação de um coração quando tinha apenas seis meses de vida, ressalta a importância da doação de órgãos.
CRISTINA BARCELOS: "Eu agradeço muito essa família que doou o coração pra ele. É um renascer de uma vida. Que as pessoas façam como essa família, porque é um sorriso pra gente ver aquela criança sorrindo."
JULIANA COSTA: O Ministério da Saúde lançou também nesta segunda-feira o Programa Nacional de Qualificação para Doação e Transplantes de Órgãos e Tecidos. O objetivo é qualificar o trabalho do Sistema Nacional de Transplantes.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Juliana Costa

EDITAL: Matemática

A direção da Escola Estadual José Soares De Araujo em Itamogi, comunica que haverá uma reunião nesta terça-feira, dia 28, às 16h00, para designação para um cargo de 20 aulas de matemática no período matutino de 30 dias. Os interessados deverão comparecer na escola munidos de toda a documentação necessária. Fone para contato (35) 3534-1474.

EDITAL: Biologia

A E. E. Benedito Ferreira Calafiori comunica que haverá reunião nesta terça-feira, dia 28, às 14h00, para designação de 01 professor de Biologia para 05 aulas no período turno noturno em substituição de 04/10/10 a 31/12/10 em cargo vago. Os interessados deverão comparecer na própria escola munidos de documentos pessoais.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

EDITAL: Geografia e História

A direção da E. E. São João da Escócia comunica que haverá reunião dia 28, terça- feira, ás 10h00, na própria escola, para designação de 01 professor de educação básica, para 18 aulas de geografia, turno matutino, em substituição de 28 de setembro á 04 de outubro, e 5 aulas de história cargo vago de 28/09 á 31/12/2010 nos turnos matutino e vespertino.

ESPORTE: Dorival revela temor com emocional do Atlético-MG

A colaboração de todos e o entendimento do torcedor serão fundamentais nesse momento", afirmou o técnico

Não é apenas o aspecto técnico que preocupa Dorival Júnior no Atlético Mineiro. Após assumir o comando e o time ser derrotado em casa pelo Grêmio, o treinador revelou uma grande preocupação com o lado emocional dos jogadores.
Atento, Dorival contou que seu principal trabalho será refazer esse emocional. "Temos que ter cuidado, acima de tudo, buscar uma recuperação rápida e tentar refazer o quanto antes o emocional da equipe. Acho que esse vai ser o principal trabalho", avaliou o treinador.
Para sair da difícil atuação, Dorival pediu paciência e a colaboração do torcedor. "Tudo é questão de ajeitar um pouco dentro daquilo que estamos observando para que possamos ter uma melhoria em todos os aspectos. Essa equipe tem qualidades, mas precisamos acelerar esse processo. A colaboração de todos e o entendimento do torcedor serão fundamentais nesse momento", afirmou.
Com a equipe na penúltima colocação do Campeonato Brasileiro, o técnico avaliou que a chance de reação virá nos próximos dois jogos - enfrenta Ceará e Atlético Goianiense, fora de casa, adversários diretos para fugir do rebaixamento. "Teremos duas partidas com um grau de dificuldade muito alto e contra equipes que objetivam a mesma condição que o Atlético neste momento", completou Dorival.
Fonte / Foto: Eldorado ESPN - AE

ROTAVÍRUS: Pesquisa revela que leite materno protege bebê

CYNTHIA RIBEIRO: Especialistas brasileiros descobriram mais um benefício importante do leite materno: a proteção contra o rotavírus. Essa doença provoca diarreia grave e vômitos e é muito comum entre crianças menores de cinco anos. Para chegar a esse resultado, o estudo, feito pelo Banco de Leite Humano do Hospital da Universidade de São Paulo, em parceria com o Instituto Butantan, avaliou o leite de trinta mães doadoras e que nunca receberam a proteção contra o rotavírus. Quem dá os detalhes é a coordenadora do Banco de Leite do Hospital Universitário da USP, Virgínia Spinola.
VIRGÍNIA SPINOLA QUINTAL: "O leite humano, através desse trabalho, nós conseguimos demonstrar que as mães que nunca foram vacinadas elas possuem anticorpos que neutralizam o vírus. Esse vírus que foi estudado foi um dos sorotipos. É um dos sorotipos presentes na vacina e que causam diarréia nas crianças pequenas."
CYNTHIA RIBEIRO: No Brasil, a proteção contra o rotavírus é oferecida aos pequenos de graça nos postos de vacinação. A imunização no País previne cerca de 850 mortes ao ano. Segundo a pediatra Virgínia Spinola, mesmo que esses anticorpos do leite materno atuem contra o mesmo sorotipo presente na vacina do rotavírus, a vacinação das crianças ainda é fundamental.
VIRGÍNIA SPINOLA QUINTAL: "É importante ressaltar que o fato de encontrarmos anticorpos no leite de mães que estão amamentando contra o rotavírus, isso não invalida de forma nenhuma a utilização da vacina. A vacina é recomendada pelo Ministério da Saúde, ela tem sido utilizada em crianças a partir dos dois meses de idade e é muito eficaz."
CYNTHIA RIBEIRO: A coordenadora do Banco de Leite do Hospital Universitário da USP ressalta que essa pesquisa é mais uma comprovação de que o leite materno é o alimento ideal para o bebê. O Ministério da Saúde recomenda que a criança receba exclusivamente o leite da mãe por, pelo menos, seis meses. Segundo a coordenadora de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do ministério, Elsa Giugliani, promover o incentivo à amamentação previne mortes e cria uma barreira contra várias doenças.
ELSA GIUGLIANI: "Tem estatística que está sendo divulgada essa semana no mundo inteiro de que se as crianças fossem amamentadas segundo as recomendações tanto do Ministério da Saúde quanto da Organização Mundial da Saúde de amamentação exclusiva nos primeiros seis meses e continuada por dois anos ou mais, poderiam ser salvas um milhão e quinhentas mil crianças no mundo."
CYNTHIA RIBEIRO: Elsa Giugliani lembra que o leite materno é rico em nutrientes e vitaminas e contribui para o desenvolvimento Do bebê.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Cynthia Ribeiro

ESPORTE: Muricy diz que Fluminense está pronto para desafios


Com a vitória no domingo e a derrota do Corinthians para o Internacional, o time carioca reassumiu a liderança do Brasileirão

Satisfeito com o triunfo sobre o Vitória fora de casa, o técnico Muricy Ramalho enalteceu o poder de reação do Fluminense e garantiu que seus jogadores estão prontos para qualquer desafio. Com a vitória no domingo e a derrota do Corinthians para o Internacional, o time carioca reassumiu a liderança do Campeonato Brasileiro.
Na avaliação do treinador, o Fluminense ganhou grande experiência após lutar contra o rebaixamento no ano passado. "Percebemos que como sofreram muito no ano passado, tendo que buscar a vitória em todas as rodadas para se livrar do rebaixamento, estão acostumados a desafios. Temos que colocar metas que eles cumprem", garantiu.
Confiante no potencial da equipe, Muricy destacou o bom ambiente entre os jogadores. "O grupo está muito consciente da responsabilidade. Veio do nocaute e no campeonato seguido está buscando a liderança a todo momento. Eles estão muito concentrados e o ambiente é ótimo".
Muricy ainda elogiou a postura do time na partida contra o Vitória. "É muito difícil enfrentar o Vitória aqui, o time está de parabéns e cumpriu mais uma meta que criamos. Não foi um grande jogo mas tiveram muita determinação", completou o treinador.
Fonte / Foto: Eldorado ESPN - AE

BANDA LARGA: Proposta de internet rápida aos municípios terá efeito direto sobre a saúde do País

GISELE DAEMON: O Sistema Único de Saúde vai ser um dos maiores beneficiados com a proposta do governo brasileiro para que todos os municípios do país tenham acesso a internet por banda larga até o fim de 2010. A medida vai trazer avanços tanto do ponto de vista da inclusão digital como também da saúde. Isso porque os sistemas de saúde municipais, estaduais e federais vão passar a atuar de forma integrada, com mais agilidade e confiabilidade. De acordo com o diretor do departamento de informática do Ministério da Saúde, Luis Gustavo Loyola, o programa de banda larga para todos vai melhorar, significativamente, a qualidade dos serviços prestados, tanto pelos estabelecimentos quanto pelos agentes de saúde.
LUIS GUSTAVO LOYOLA: "Esse apoio de serviço de comunicação na saúde é fundamental, pra gente poder trocar informações. Você imagina um agente de saúde, que pode, na hora em que ele ta fazendo, dando apoio, um atendimento, ele poder tirar uma informação, aferir uma informação. Isso faz com que a gente melhore profundamente. É um profissional que você manda ele pra um lugar mais longínquo, mas pelo meio de comunicação ele pode se manter atualizado."
GISELE DAEMON: Segundo o diretor do departamento de informática do ministério da Saúde, a facilidade de comunicação é um aspecto relevante também para que mais profissionais de saúde tenham interesse em trabalhar em regiões mais afastadas dos grandes centros urbanos.
LUIS GUSTAVO LOYOLA: "Isso também é um fator, porque entre os estudos que tem sido feitos na área de recursos humanos, um dos fatores que faz com que as pessoas as vezes não se animem a ir pra um lugar mais longínquo não é só a questão do salário, por que as vezes você resolve a questão do salário com um salário atrativo, mas ele ficar sem apoio, de repente uma segunda opinião, ou ficar sem condição de se atualizar faz com que o cara não queira ir pra lá. Mas você tendo comunicação, muda totalmente."
GISELE DAEMON: O diretor do departamento de informática do Ministério da Saúde, Luis Gustavo Loyola, sintetiza que o Programa Nacional de Banda Larga vai chegar aos lugares onde hoje não se tem internet, especialmente regiões carentes e também aldeias indígenas, que também passarão a contar com atendimento médico público de qualidade.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Gisele Daemon