Powered By Blogger

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

REMÉDIOS: São necessários cuidados especiais para guardá-los, alerta ministério da Saúde

GISELE DAEMON: Muitas pessoas costumam guardar remédios em casa dentro de gavetas, no banheiro ou na cozinha. Mas, essas não são, nem de longe, as formas corretas para armazenar medicamentos. De acordo com o coordenador do programa Farmácia Popular do ministério da Saúde, Marco Aurélio Pereira, se os remédios não forem mantidos nos locais apropriados, as substâncias químicas presentes neles podem reagir de forma inadequada chegando até mesmo a estragar ou inutilizar o medicamento.
MARCO AURÉLIO PEREIRA: "Acontece que você tem medicamentos que não podem ficar em contato com a luz. São os que nós chamamos de medicamentos fotossensíveis. Você tem medicamentos, nós temos medicamentos que altera a qualidade dele dependendo da temperatura. Significa que medicamento que nós chamamos de termolábil, ele precisa ser guardado numa determinada condição de temperatura. Então, tem medicamento que tem que ficar na geladeira, um exemplo clássico é a insulina."
GISELE DAEMON: Segundo o coordenador do programa Farmácia Popular do Ministério da Saúde, Marco Aurélio Pereira, cada remédio traz, na própria embalagem, as recomendações de local, umidade e luminosidade adequados para o armazenamento. E ele cita as principais recomendações.
MARCO AURÉLIO PEREIRA: "Na verdade, a própria embalagem fala. Evitar locais quentes: vamos imaginar que a geladeira ela, em cima dela, que é um local onde algumas pessoas guardam, esquenta ali. As geladeiras mais antigas, você põe a mão ali em cima, tem um calor que é maior do que a temperatura local. Se você acondiciona em locais como banheiro, que você tem ali o calor de vapores, ou uma gaveta num armário que pega sol o dia inteiro, aquela não vai ser a demonstração da temperatura natural da sua casa. Então, o ideal é perceber um local arejado, fresco, longe da luz, mas ler atentamente e buscar orientação, se não é um medicamento que requer uma guarda com mais cuidado, como geladeira etc."
GISELE DAEMON: O coordenador do programa Farmácia Popular do Ministério da Saúde, Marco Aurélio Pereira, faz, ainda, uma observação importante. Os remédios têm que ficar, sempre, completamente fora do alcance das crianças. Segundo Marco Aurélio, a grande maioria dos medicamentos possui aparência tentadora, e os pequenos podem confundir com balas ou outros atrativos.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Gisele Daemon

Nenhum comentário:

Postar um comentário