Powered By Blogger

terça-feira, 28 de setembro de 2010

TRANSPLANTES: Ministério da Saúdelança campanha Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos

JULIANA COSTA: O Ministério da Saúde lançou nesta segunda-feira a Campanha Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos. Com o slogan "Seja um doador e só assim serei feliz, muito feliz", a campanha pretende sensibilizar a sociedade sobre a importância da doação. De acordo com dados do Ministério da Saúde, em dois mil e nove foram feitos mais de vinte mil transplantes pelo Sistema Único de Saúde. Um aumento de 59 por cento em relação ao ano de dois mil e três. O secretário de Atenção à Saúde, Alberto Beltrame, explica que esse crescimento se deve às ações feitas pelo Ministério.
ALBERTO BELTRAME: "O crescimento no número de transplantes no País está relacionado à doação, aos investimentos realizados, à capacidade de transplante dos hospitais. E o crescimento está relacionado também a um conjunto de medidas adotadas pelo Ministério da Saúde e pelo Sistema Nacional de Transplantes, quer seja pela realização de campanhas, quer seja pela adoção de medidas práticas em relação à remuneração de procedimentos. A organização da infraestrutura, a realização de cursos de capacitação, de recursos humanos para dar conta dessa tarefa."
JULIANA COSTA: O secretário de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde, Alberto Beltrame, acrescenta que durante o lançamento da campanha nacional de incentivo à doação de órgãos e tecidos, foram assinadas portarias no valor de setenta e seis milhões de reais, que juntamente com a mobilização social e a capacitação de profissionais da área de saúde vão gerar um crescimento de 20 por cento na quantidade de transplantes feitos pelo SUS. A manicure Cristina Barcelos, mãe do Matheus Lazaretti, de quatro anos, que recebeu a doação de um coração quando tinha apenas seis meses de vida, ressalta a importância da doação de órgãos.
CRISTINA BARCELOS: "Eu agradeço muito essa família que doou o coração pra ele. É um renascer de uma vida. Que as pessoas façam como essa família, porque é um sorriso pra gente ver aquela criança sorrindo."
JULIANA COSTA: O Ministério da Saúde lançou também nesta segunda-feira o Programa Nacional de Qualificação para Doação e Transplantes de Órgãos e Tecidos. O objetivo é qualificar o trabalho do Sistema Nacional de Transplantes.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Juliana Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário