sexta-feira, 3 de setembro de 2010
EDITAL: Educação Básica
ESPORTE:Ronaldo não treina, e vira dúvida para enfrentar o Goiás

Após voltar a jogar diante do Vitória, Ronaldo participou de treinos com bola apenas na segunda e na terça-feira. Na quarta ele também ficou na academia, fazendo exercícios físicos acompanhado pelo fisioterapeuta Bruno Mazzioti. O atacante deverá voltar aos treinos nesta sexta, quando Adilson definirá a escalação do Corinthians.
Se for vetado do jogo de sábado, Ronaldo será o quinto desfalque do time. O zagueiro e capitão William e o atacante Dentinho, com lesões musculares, ainda não foram liberados para treinar com bola. Chicão, contundido no joelho, ficará fora por duas semanas. E o volante Elias levou o terceiro cartão amarelo no triunfo sobre o Vitória, no domingo passado, e está suspenso.
Com os desfalques, o treinador deverá escalar uma zaga reserva no sábado, com Paulo André e Tiago Heleno, recém-contratado. Ralf será o substituto de Elias. No ataque, Jorge Henrique e Iarley disputam uma vaga para jogar ao lado de Ronaldo.
OLHEIRAS: Tratamentos com laser podem ser boas opções para melhorar o problema
DANIELA NUNES: "A olheira tem alguns componentes que é de alteração vascular, que você vê em pessoas mais brancas, mais claras; você tem aquele componente pigmentar que você vê em pessoas mais morenas que tem um aspecto mais amarronzado; e tem, o que acontece na maioria das vezes que é a olheira mista. Então, você pode utilizar determinado tipo de laser especificamente para a parte vascular ou para parte de pigmento, melhorando esse aspecto."
CYNTHIA RIBEIRO: Segundo a dermatologista Daniela Nunes, o laser se adapta bem a todos os tipos de pele, mas tem uma contraindicação:
DANIELA NUNES: "Seria mesmo o paciente negro, assim o paciente moreno ou mesmo moreno escuro pode ser feito, mas o negro teria uma contraindicação a fazer esse laser porque ele tem uma interação com o pigmento da melanina."
CYNTHIA RIBEIRO: Daniela Nunes lembra que a olheira também pode surgir por causa de alergias e de fatores genéticos. Além do uso de laser, existem outros tratamentos dermatológicos que ajudam a amenizar aquele aspecto arroxeado das olheiras, como detalha a dermatologista da Universidade Federal de São Paulo, Érica Monteiro.
ÉRICA MONTEIRO: "Nós vamos indicar os cremes corretivos, que vão disfarçar a cor, vão iluminar o local, dando uma diminuição daquele aspecto de afundamento, produtos que tem vitamina C na composição também vão clarear a pele."
CYNTHIA RIBEIRO: A dermatologista Érica Monteiro ressalta que a pessoa também pode melhorar as olheiras com receitinhas caseiras. Lavar o rosto com água gelada, fazer compressa com gelo ao redor dos olhos, ou com chá preto, que ajuda a diminuir o aspecto arroxeado, ou com chá de camomila, que tem uma ação calmante.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Cynthia Ribeiro
ESPORTE: Santos sofre, mas vence Avaí e se garante no G-4

O Santos tem a mesma pontuação do Botafogo, quarto colocado, mas apresenta maior número de vitórias, mesmo com um jogo a menos que o time carioca. O Avaí, que voltou a tropeçar na competição, ocupa a décima posição, com 23 pontos.
Apesar do sucesso no resultado, a vitória não foi tranquila dentro de campo. O começo fulminante, com o gol marcado aos 55 segundos de partida, serviu para que o time santista jogasse em ritmo lento em quase todos os noventa minutos regulamentares. Neymar abriu o placar ao aproveitar erro da defesa do Avaí dentro da área.
No restante do primeiro tempo, o time santista só teve mais uma chance de fazer o gol, aos 14 minutos, quando Zé Eduardo, sozinho na área, perdeu a jogada ao chutar a bola para fora. Depois disso, o jogo foi corrido, mas preocupante apenas para o técnico Antônio Lopes, que viu sua defesa tomar cartões amarelos na tentativa de parar Neymar. O treinador precisou mudar ainda na etapa inicial para evitar uma expulsão - tirou Marcos e colocou Emerson Nunes.
No segundo tempo a partida melhorou graças às tentativas do Avaí. Perdeu três grandes chances. Aos 12, obrigou o goleiro santista Rafael a fazer duas grandes defesas. Seis minutos depois, Vandinho chutou a bola na trave. No rebote, Rudnei mandou para fora, com um voleio perigoso. Aos 32, Leandro Bonfim lançou e Válber perdeu um gol fácil, ao finalizar por cobertura, para fora.
O Santos teve uma grande chance aos 34 minutos, mas, para o desespero do torcedor, Danilo foi lançado na cara do gol por Alan Patrick e chutou a bola para fora. Parecia que o placar ia ficar nisso quando Marcel fez 2 a 0, aos 38 minutos. Neymar cruzou para o atacante que, na pequena área, dominou e chutou sem chance de defesa.
Ainda teve um último susto para os poucos santistas que foram à Vila Belmiro: eram 42 minutos quando Válber driblou bem o zagueiro Edu Dracena e chutou no canto de Rafael, descontando e fechando o placar em 2 a 1. Com isso, o time santista se vinga da eliminação na Copa Sul-Americana.
O próximo jogo do Santos será neste domingo, contra o Flamengo, pela 19.ª rodada. Desde já há um problema para o técnico Dorival Júnior. Advertido com o terceiro cartão amarelo, Neymar cumprirá suspensão no final de semana. O Avaí receberá o Atlético-PR, no domingo, na Ressacada.
Fonte: Eldorado ESPN - Milton Pazzi Junior/AE
Foto: Jonne Roriz/AE
OBESIDADE: Doenças nas articulações também estão entre os problemas causados pelo excesso de peso
HUGO COBRA: "Os pacientes que possuem algum desvio do eixo do membro inferior, tipo genuvaro ou genuvalgo, esse tipo de paciente com certeza é muito mais propício a desenvolver um grau de artrose precoce do que o paciente que não tenha esses desvios do membro inferior. Outro grupo também são os esportistas de esportes de impacto e aí a corrida, e outros tantos, basquete e tudo mais, quando esses pacientes estão acima do sobrepeso. Aí estão associadas as lesões de menisco, cartilagem, pelo trauma do esporte associado ao sobrepeso."
GISELE DAEMON: Hugo Cobra, que pertence ao Grupo de Cirurgia de Joelho, explica que o quadro das chamadas doenças articulares é evolutivo. Quanto antes for interrompido, melhor para o paciente. E faz um alerta: não se pode começar, de imediato, a praticar atividades de impacto. É preciso, primeiramente, perder o excesso de peso.
HUGO COBRA: "É muito comum que nossos pacientes comecem a sentir sintomas de dores articulares porque eles acham que tinham o peso ponderal de quando eram mais jovens e faziam atividades de impacto, tipo corrida, mas esse paciente tem que voltar a ter o peso que tinha um pouco antes pra depois iniciar essa atividade de impacto."
GISELE DAEMON: O médico do Instituto de Traumatologia e Ortopedia, Hugo Cobra, destaca as principais atividades recomendadas como tratamento para doenças nas articulações. Em primeiro lugar, diminuir o peso. Em seguida, praticar atividades físicas sem impacto como andar de bicicleta, musculação, hidroginástica ou natação. Alongamentos também são fundamentais para o alívio das dores.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Gisele Daemon
ESPORTE: São Paulo bate Atlético-GO e encerra jejum no Brasileiro
Com o resultado, o São Paulo chegou aos 22 pontos e se afastou da temida zona do rebaixamento. O Atlético-GO, que vinha de um empate com o Avaí em casa, segue ameaçado pela degola. Ocupa a 18.ª e penúltima colocação da tabela, com apenas 14 pontos.
O São Paulo entrou em campo nesta quinta com algumas mudanças. Sem poder contar com Ricardo Oliveira, com dores no joelho, e Fernandão, problemas no tornozelo, Baresi escalou o ataque com Marlos e Fernandinho. A formação diferente limitou as ações ofensivas do time.
Coube então ao zagueiro Xandão se tornar o protagonista da equipe no primeiro tempo. Além de parar o ímpeto do Atlético, o defensor foi à área e subiu mais que todo mundo para abrir o placar, aos 23 minutos. "Jogar dentro de casa tem que ser assim. O importante é voltar bem para a segunda etapa", afirmou Xandão, que fez seu primeiro gol desde que chegou ao São Paulo, no início do ano.

O gol de confiança à equipe da casa. Marlos e Marcelinho passaram a participar mais do jogo e em todo momento chegavam à área. Fernandinho seguia seus companheiros até torcer o joelho direito em uma dividida.
Só com a lesão do companheiro de ataque é que Dagoberto teve uma nova chance - a torcida gritava o nome do atacante desde o primeiro tempo. E ele não decepcionou. Mostrando motivação, ele levava perigo constante em chutes de longe.
Mas a zaga são-paulina cochilou logo no início da segunda etapa. Elias contou com uma furada de Miranda para encontrar Juninho, livre dentro da área. O atacante, que havia acabado de entrar, passou por Rogério Ceni e mandou para o fundo das redes, aos 5.
Com o gol do adversário, o desespero bateu nos jogadores. Chutes de todas as distâncias, muitas vezes sem pretensão, tomaram conta do jogo. Dagoberto, então, chamou a responsabilidade e marcou o gol da vitória. Aos 24 minutos, ele aproveitou cruzamento de Marlos e, de cabeça, deixou o São Paulo novamente na frente.
Empolgado, Dagoberto continuou a bela apresentação. Teve tempo de dar um passe de letra para Marlos, que arrancou do meio-campo e só parou nas mão do goleiro Márcio, ao errar uma finalização por cima.
O São Paulo tentará embalar no Brasileirão no domingo, diante do ameaçado Atlético Mineiro, às 18h30, fora de casa. O Atlético-GO receberá o Vitória no mesmo dia e horário.
Fonte: Eldorado ESPN - André Avelar/AE
Foto: José Patrício/AE
SAÚDE: Ministério da Saúde inclui mais cinco doenças na Lista de Doenças de Notificação Compulsória
CARLA DOMINGUES: "É uma reorganização do processo de trabalho. São doenças ou eventos que precisam ser monitorados pelo Ministério da Saúde para que a gente possa acompanhar a evolução dessas doenças e adotar as medidas de controle adequadas."
JULIANA COSTA: Carla Domingues explica a importância da nova Lista de Doenças de Notificação Compulsória.
CARLA DOMINGUES: "O que é importante nessa lista é que a gente possa estruturar as ações de vigilância epidemiológica, que todos os profissionais conheçam as ações e que eles possam notificar os eventos para que os gestores tomem conhecimento de forma oportuna dos casos, possam avaliar os impactos das ações e as medidas de controle adequado."
JULIANA COSTA: A diretora adjunta do Departamento de Vigilância Epidemiologia, Carla Domingues, ressalta que a nova lista segue as recomendações do Regulamento Sanitário Internacional de 2005. Segundo ela, para a inclusão das novas doenças, foram usados critérios como o potencial de transmissão, estimado pelo nível de ameaça à saúde pública.
Fonte: RádioWeb - Reportagem, Juliana Costa
quinta-feira, 2 de setembro de 2010
ESPORTE: Acontece em Paraíso o segundo torneio Interescolar de Atletismo
BOLSA FAMÍLIA: Reajustes poderão ser discutidos no próximo ano
LOCAL:Prefeitura de Paraíso cria central de transportes e malotes
ESPORTE: Acontece em Paraíso o segundo torneio Interescolar de Atletismo
ESPORTE: Correa lamenta falta de atenção no Flamengo

"Infelizmente faltou um pouco de atenção. Temos que tomar mais cuidado com os detalhes", lamentou o volante, procurando também minimizar o resultado negativo. "Precisamos vencer, mas a equipe não está jogando tão mal. É preciso ter paciência".
A boa atuação dos volantes do Cruzeiro, na avaliação de Correa, foi determinante para a derrota do Flamengo. "O time deles tem volantes que se movimentam muito e isso acabou favorecendo a equipe do Cruzeiro. Eles ganharam o meio de campo e conseguiram criar as oportunidades", avaliou o jogador.
RISCO DENGUE: Ministério da Saúde tem nova ferramenta para ajudar a prevenir epidemia
JOSÉ GOMES TEMPORÃO: "Isso vai dar um indicador muito mais sensível para o município e estado avaliar melhor o risco em determinada localidade para ele poder tomar as medidas de prevenção, mobilização da população, educação, informação, visita às residências para erradicar os focos, fumacê onde for necessário e onde houver indicação técnica e preparação da rede de serviços de saúde, com avaliação de risco e protocolo do ministério, se o número de casos acontecer."
CYNTHIA RIBEIRO: O ministro da Saúde explica que, com base nos dados já levantados deste ano, já é possível se prever que dezenove estados brasileiros têm alto risco de enfrentar uma epidemia de dengue no próximo verão. Por isso, o governo federal resolveu antecipar as ações de combate ao mosquito transmissor.
JOSÉ GOMES TEMPORÃO: "Nós estamos antecipando em um mês e meio essa mobilização para que nós possamos fazer um trabalho de redução acentuada, de redução substantiva da presença do vetor nas residências, nas cidades brasileiras. E a única maneira que nós temos de impedir que no ano que vem nós tenhamos um cenário que nós projetamos, que não é um cenário agradável, então, nós temos que trabalhar para impedir que essa situação projetada, hipotética, se torne realidade."
CYNTHIA RIBEIRO: Ao ser questionado sobre casos da dengue tipo quatro em Roraima, o ministro da Saúde observou que não houve registro de casos fora do estado e que a situação por lá já está sob controle. José Gomes Temporão disse, ainda, que o ministério continua em alerta para evitar que esse vírus circule em outros estados do Brasil.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Cynthia Ribeiro
ESPORTE: Palmeiras arranca empate com Flu e dá presente ao rival
Com o resultado, o Fluminense chegou aos 38 pontos, quatro à frente do Corinthians, que folgou na 18ª rodada justamente devido aos festejos de seu 100º aniversário. O Palmeiras, por sua vez, continuou em nono lugar, com 24 pontos.
Na sua despedida do Maracanã, que fechará para obras para a Copa de 2014, o Fluminense dominou o Palmeiras no primeiro tempo, e graças a Emerson. Ele infernizou a defesa palestrina e compensou a inimizade da bola com Washington, que a recebeu na frente de Marcos e se enrolou todo para fazer o gol. Na sequência, Conca ficou com o rebote da zaga e deu para o "Sheik" completar para a rede, aos 15 minutos. E o atacante só não ampliou no final da primeira etapa porque desviou um cruzamento da esquerda caprichosamente a centímetros do gol de Marcos.

Felipão resolveu soltar o Palmeiras no intervalo. Trocou Pierre por Tinga e deu mais velocidade na saída para o ataque. Depois de 13 minutos, ainda insatisfeito, tirou o zagueiro Fabrício e pôs o atacante Luan aberto pela esquerda. O Palmeiras ganhou ainda mais volume de jogo e assustou em duas cobranças de falta de Marcos Assunção e num chute de Ewerthon, substituto de Valdivia, que passou perto da trave.
A pressão só foi recompensada nos acréscimos. Aos 48, após bola levantada na área, Edinho escorou e Ewerthon bateu na saída de Fernando Henrique para igualar o jogo e desencadear uma chuva de vias no Maracanã pelo segundo empate seguido do Fluminense em casa.
Os dois times voltam a campo no domingo. O Palmeiras receberá o Cruzeiro no Pacaembu, enquanto que o Fluminense irá a Campinas enfrentar o Guarani.
Fonte: Eldorado ESPN - Bruno Chazan/AE
Foto: Marcos de Paula/AE
ORÇAMENTO: Obras para Copa e Olimpíadas devem receber R$ 1,5 bilhão, em 2011
PAULO BERNARDO: "O PAC tinha dezesseis bilhões em dois mil e sete e vai ter quarenta e sete bilhões, virou 'PACÃO', agora, vai quarenta e três bilhões e quinhentos milhões em dois mil e onze."
PRISCILA LEITE: O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, acrescentou que a previsão total de investimentos em infraestrutura para dois mil e onze é de quarenta e oito bilhões de reais.
FONTE: Agência RádioWeb - Reportagem, Priscila Leite
quarta-feira, 1 de setembro de 2010
ESPORTE: Arbitragem para Taça Paraíso 2010 será licitada dia 17
LOCAL: Paraíso realiza a semana da Pátria
Veja abaixo a programação durante a semana, sempre com início às 8h:
De 1 a 6 de setembro de 2010: hasteamento das bandeiras Nacional, Estadual e Municipal, às 8h, em diversos pontos do município:
Dia 1º – quarta-feira: Escola Estadual São José
Dia 2 – quinta-feira:
E. M. Ibrantina Amaral (Verona)
E. E. Mariana Marques (APAE)
E. E. Paula Frassinetti (São Judas)
Colégio Objetivo
E. M. Professora Alice Naves Ferreira (Jardim Planalto)
Dia 3 – sexta-feira:
E. M. Professora Maria de Lourdes Dizaró (Caic), com participação da E. M. Wulfida Marcolini (Maria Italiana)
E. E. Boa Vista (Veneza)
E. E. Benedito Ferreira Calafiori, com participação do Colégio Crescer
E. M. Interventor Noraldino Lima
Dia 4 – sábado: Praça dos Imigrantes (Paço Municipal), com as seguintes presenças:
Tiro de Guerra 04-025
20ª Cia Independente da Polícia Especial PM
Câmara Municipal
Rotary Clube
Lions Clube
Academia Paraisense de Cultura
Loja Maçônica Honra, Justiça e Dignidade
Loja Maçônica Apóstolos da Liberdade 51
Loja Maçônica Fraternidade Universal
Loja Maçônica Fraternidade, Caminho e Luz
Capítulo Apóstolos da Fraternidade nº 400 da Ordem Demolay de S. S. Paraíso
Dia 5 – domingo: praça comendador João Alves (Fonte), com as seguintes presenças:
Tiro de Guerra 04-025
20ª Cia Independente da Polícia Especial PM
Câmara Municipal
Rotary Clube
Lions Clube
Academia Paraisense de Cultura
Loja Maçônica Honra, Justiça e Dignidade
Loja Maçônica Apóstolos da Liberdade 51
Loja Maçônica Fraternidade Universal
Loja Maçônica Fraternidade, Caminho e Luz
Capítulo Apóstolos da Fraternidade nº 400 da Ordem Demolay de S. S. Paraíso
Dia 6- segunda-feira:
E. E. Paraisense
E. E. Clóvis Salgado
Dia 7 de setembro de 2010, terça-feira, feriado nacional: desfile cívico e militar na praça comendador João Alves (Fonte), com a seguinte sequência:
Tiro de Guerra 04/025
93º Grupo de Escoteiros Apóstolos da Liberdade
E. M. Ibrantina Amaral
Projeto SOS Criança
E. M. Wulfida Marcolini
SESI- ACISSP
E.M. Campos do Amaral
Capítulo Apóstolos da Fraternidade nº 400 da Ordem Demolay de S. S. Paraíso
E. M. Professora Alice Naves Ferreira
Grupo Diário de Cultura
E. M. Professora Maria de Lourdes Dizaró (Caic)
Escola de Futebol Tubarão
E. M. Interventor Noraldino Lima
Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social
Projeto Cidade Viva / Tai Chi Chuan nas USF
Lions Clube
Associação Shaolin do Norte de Kung Fú Mestre Chan Wah Saw
Grupamento Motorizado: Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transporte, Asilo São Vicente de Paulo, 20ª Cia Independente da Polícia Especial PM, Polícia Rodoviária, 2º/2ª Cia. Bombeiro Militar.
MEGA-SENA: R$ 70 milhões é o segundo maior prêmio do ano
ECONOMIA: Salário mínimo terá aumento para R$ 538,15 e custará R$ 1,46 bilhão aos cofres públicos
ESPORTE: Palmeiras tenta parar o líder Fluminense no Maracanã
Parar a equipe carioca, que não perde desde 23 de maio, não será uma tarefa fácil, reconhecem os alviverdes. E para conseguir a façanha, o Palmeiras apostará no mesmo time que venceu o Atlético-MG na última rodada, em Ipatinga.

Felipão avisou que ainda não encontrou a formação ideal e por isso prefere não arriscar, optando por uma escalação defensiva mas segura. Atuando no 3-5-2 o Palmeiras ainda não perdeu. Foram três vitórias e um empate. "A gente tem de jogar com a formação que dá os resultados. Por enquanto é essa que tem sido mais eficiente", disse o treinador após o triunfo contra o Atlético-MG.

A única diferença em relação ao time que entrou em campo na última rodada pode ser a saída de Valdivia. O chileno viajou nesta terça com o elenco, mas será avaliado pela comissão de médicos antes da partida para saber se terá condições de jogo. O Mago continua com dores na coxa direita depois de uma pancada que sofreu no último jogo.
Se Valdivia foi liberado o Palmeiras apenas Kléber fixo na frente, como foi contra o Atlético domingo. Para Pierre, isso não é problema. "O Valdivia volta para buscar jogo e tem ainda o Marcos Assunção que mostrou no último jogo que joga muito bem armando jogadas, chegando no ataque, coisa que aprendeu no período em que atuou no futebol da Europa."
O volante reforça o discurso feito por Kléber e Marcos, outros ídolos da torcida, de que todas as partidas devem ser encaradas de forma igual. "Só assim a gente vai parar com essas oscilações de jogar grandes partidas e depois fazer jogos horríveis. Se nos comprometermos a fazer sempre o que fizemos contra o Atlético-MG ou contra o Vitória na Copa Sul-Americana vamos poder sonhar e melhorar na tabela."
LEI: INMETRO tem problemas com cintos de segurança para cadeirinhas
ESPORTE: Brasil faz jogo duro contra os EUA, mas perde no fim
A derrota do Brasil vem após duas vitórias nas primeiras rodadas em Istambul, sobre Irã e Tunísia. Os Estados Unidos também tinham somado dois triunfos tranquilos pelo Grupo B, em cima de Croácia e Eslovênia. Apesar dos triunfos, a seleção brasileira ainda não havia tido uma grande atuação, algo que certamente conseguiu nesta segunda, protagonizando um jogo eletrizante e decidido nos segundos finais.
Se por um lado o time norte-americano não trouxe as suas principais estrelas para a Turquia, o Brasil também não vem contando com dois jogadores que seriam titulares. Além do pivô Nenê, cortado às vésperas do Mundial por lesão, Anderson Varejão sofre com dores no tornozelo e vem sendo poupado. A expectativa era de que ele estreasse pela competição nesta segunda, mas o ala/pivô seguiu de fora.

Comandada pelo técnico argentino Rubén Magnano, a equipe brasileira fez um ótimo primeiro tempo. No quarto inicial, as bolas de três do ala Marquinhos, que começou como titular, foram fundamentais para garantir a vitória por 28 a 22. Veio o segundo período e o Brasil seguia bem, enquanto os americanos já demonstravam sinais de nervosismo.
Além de Marquinhos, que terminou como cestinha da seleção, com 16 pontos, o time brasileiro também contou com boas atuações de Leandrinho e Tiago Splitter, dominante no garrafão. O primeiro anotou 14 pontos, enquanto o pivô contribuiu com mais 13. Pelos Estados Unidos, o jovem Kevin Durant foi a grande estrela, liderando a equipe com 27 pontos e salvando os americanos de uma derrota inesperada.
Após ir para o intervalo vencendo por 46 a 43, o Brasil teve dificuldades para segurar o ataque rival no segundo tempo. Se esforçando na defesa, a seleção terminou o terceiro quarto perdendo por 61 a 59 e levou a decisão para o último período, no qual ambos os times se mostraram nervosos, tanto que o placar do quarto terminou empatado: 9 a 9. Além disso, a seleção brasileira errava seguidos arremessos de três.
O equilíbrio continuou até os últimos segundos e o Brasil teve a chance da vitória. O time teve o último ataque, quando o placar já marcava 70 a 68. Marcelinho Huertas tentou a infiltração, a bola não caiu por pouco, mas a falta foi marcada. No entanto, com a chance do empate, o armador errou o primeiro lance livre. Assim, errou de propósito o segundo e Leandrinho ainda perdeu a última chance da igualdade.
Agora, o Brasil terá que esperar para usar a motivação pela grande atuação até quarta, quando encara a Eslovênia, após a folga de terça. Na quinta, será a vez de pegar a Croácia no encerramento da primeira fase. A seleção está na segunda posição do Grupo B e precisa ficar entre os quatro primeiros para avançar às oitavas de final.
Os Estados Unidos, já classificados, também folgam na terça e voltam à quadra na quarta para encarar o Irã. Na quinta, será a vez de pegar a Tunísia. Ambas as seleções são as mais fracas da chave e o time americano deve poupar vários jogadores.
Fonte: Eldorado ESPN - AE
CIGARRO: Apesar de proibições, propagandas ainda atraem mais o público jovem, diz INCA
ANDRÉ SZKLO: "A gente tem que cada vez mais explorar canais e formatos de comunicação diferenciados por causa dos jovens. Mas os resultados, em relação à percepção dos malefícios do tabaco através das propagandas por meio nos meios de comunicação as respostas foram bem satisfatórias."
JULIANA COSTA: O analista da Divisão de Epidemiologia do INCA explica que 46 vírgula 6 por cento dos adolescentes disseram ter percebido a propaganda pró-fumo, contra 38 vírgula 7 por cento dos adultos. Mas, a boa notícia é que os jovens estão mais conscientes sobre os perigos do cigarro à saúde.
ANDRÉ SZKLO: "A pesquisa apontou que o grau de conscientização, em termos de percepção da propaganda anti-cigarro, anti-fumo está bastante elevado na população, inclusive entre os jovens. Os jovens estão com um grau de percepção mais elevado do que os próprios adultos"
JULIANA COSTA: O analista da Divisão de Epidemiologia do Instituto Nacional do Câncer, André Szklo, afirma que o Ministério da Saúde tem promovido diversas iniciativas contra o cigarro, entre elas, a proibição de publicidade do tabaco, o aumento de impostos sobre o produto e a publicação de advertências mais explícitas sobre os efeitos prejudicais do fumo nos maços de cigarro.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Juliana Costa
terça-feira, 31 de agosto de 2010
ESPORTE: Equipes da base do Futsal de Paraíso seguem na Riopardense
ESPORTE: Handebol: Paraíso mantém boa campanha na Liga Regional
LOCAL: Vigilância em saúde recebe 400 doses da vacina contra H1N1
ESPORTE: Na Copa EPTV de Basquete, Paraíso derrota Assis e encerra sua participação
TABACO: Nos últimos 20 anos, o número de fumantes no Brasil caiu 45%
ESPORTE: Palmeiras quer embalar após bater Atlético-MG

A vitória sobre o Atlético Mineiro em Ipatinga empolgou o Palmeiras para a sequência do Campeonato Brasileiro. Satisfeitos com o triunfo, os jogadores sabem que enfrentarão adversários complicados nas próximas rodadas, mas querem embalar para que o time lute pelas primeiras posições.
"Esse campeonato é muito difícil, é pedreira atrás de pedreira, mas acho que chegou a hora da gente emplacar. Sabemos que não será fácil, pois só temos jogos complicados daqui para frente. Mas essa vitória sobre o Atlético-MG foi fundamental e a gente espera que sirva de motivação", afirmou o goleiro Marcos.
Nas próximas quatro rodadas do Brasileirão, o Palmeiras vai enfrentar Fluminense (Maracanã), Cruzeiro (Pacaembu), Vitória (Barradão) e Vasco (Pacaembu). O atacante Kleber espera que o time, atualmente em nono lugar, repita o desempenho de domingo nesses confrontos.
"Foi uma vitória espetacular, pois saímos perdendo e sabíamos que não seria fácil virar. O time precisa jogar sempre assim, com segurança e tranquilidade. É com esse espírito que temos de jogar sempre. Se for sempre assim, fica difícil dos adversários baterem a gente", disse.
TRÂNSITO: Nesta quarta-feira entra em vigor a lei que obriga o uso de cadeirinhas nos carros
PEDRO HENRIQUE MENDES: "Se a criança está no banco da frente ou no banco de trás sem nenhum tipo de fixação no veículo, no momento da colisão o corpo da criança é projetado a frente ou se ela estiver no banco traseiro, dianteiro ou muitas vezes a criança chega a ser projetada pelo para-brisa dianteiro e muitas vezes até sai do carro por conta do impacto."
JULIANA COSTA: Pedro Henrique Mendes acrescenta que o uso de cadeirinhas, bancos de elevação e bebês-conforto pode reduzir em até 70 por cento o número de casos de acidentes com lesões graves. O ortopedista afirma que os pais não devem levar os filhos no colo.
PEDRO HENRIQUE MENDES: "Até mesmo em pequenas colisões, ao contrário do que os adultos pensam, a energia do trauma é muita grande e o adulto não tem força para segurar a criança e ele solta criança, é um hábito involuntário, e a criança é arremessada de encontro ao painel ou ao para-brisa do veículo."
JULIANA COSTA: O ortopedista pediatra do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, Pedro Henrique Mendes, lembra que para as crianças de até um ano de idade é recomendado o uso do bebê-conforto, virado de costas para o motorista e de frente para o banco traseiro, preso ao cinto de segurança. Crianças com idade entre um e quatro anos devem usar as cadeirinhas, que também devem ser presas ao cinto. Dos quatro aos sete anos e meio já é possível usar os assentos de elevação juntamente com o cinto de segurança dos veículos. Só a partir dos sete anos e meio é que as crianças passam a usar o cinto de segurança do carro, sem a necessidade dos dispositivos de segurança.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Juliana Costa
ESPORTE: Robinho já fala como jogador do Milan

"Estou muito feliz pelo interesse do Milan e espero poder jogar no Milan", expressou Robinho. "Quero ganhar o Campeonato Italiano e estou convencido de que contribuirei muito para a equipe. Não falei com [Alexandre] Pato ou Ronaldinho, mas logo o farei", afirmou.
O Milan ainda não anunciou a contratação de Robinho porque antes quer chegar a um acordo pela cessão do atacante Marco Borrielo, cujo lugar seria ocupado justamente pelo atacante brasileiro do Manchester City. A Juventus e a Roma estariam interessadas na contratação do jogador italiano no último dia da janela de transferências.
Foto: AP
DIA DO NUTRICIONISTA: Em comemoração à data, confira dicas de alimentação para ter ossos saudáveis
LUCIANA LOPES: "A alimentação saudável é muito importante pra saúde óssea, porque com uma alimentação saudável a gente consegue oferecer todos os nutrientes necessários pra uma boa mineralização óssea. E aí, desde a boa ingestão de lipídios, proteínas, vitaminas e minerais, uma boa ingestão de água, tudo isso é muito importante."
GISELE DAEMON: A nutricionista do INTO relaciona os itens básicos que devem estar presentes na alimentação diária da população para prevenir problemas nos ossos.
LUCIANA LOPES: "Uma alimentação ideal seria aquela alimentação de quatro a cinco refeições ao dia. Por exemplo, com o café da manhã, almoço, o lanche da tarde e o jantar, pelo menos. De manhã, entra pelo menos uma porção de leite, que pode ser uma fatia de queijo branco ou um copo de leite, um pão e uma fruta. Em seguida, no almoço, a porção do arroz, do feijão, uma carne, verdura e legume. Esses itens já deixariam o prato colorido e oferecendo várias fontes de vitaminas e minerais."
GISELE DAEMON: Para o lanche da tarde e o jantar, a nutricionista explica que o conteúdo pode ser o mesmo das refeições anteriores. Integrante do Grupo Trauma do Idoso, Luciana ressalta que os cuidados com a nutrição devem ser redobrados com as pessoas da terceira idade. E deixa a dica, para os idosos e, também, para quem cuida deles.
LUCIANA LOPES: "Acho muito importante a gente orientar os idosos, orientar os cuidadores dos idosos em relação à alimentação deles. Uma que as necessidades de nutrientes deles ficam aumentadas, a necessidade de cálcio, de vitamina D, de outros nutrientes. Outra que eles naturalmente já vão tendo uma diminuição do apetite, buscam menos os alimentos, então é importante estar reestimulando, orientando que é mais nutritivo pra eles estarem comendo e estimular sempre a ingestão de água. Água é fundamental. E na população idosa a quantidade de água vai diminuindo cada vez mais, há muitas chances de desidratação."
GISELE DAEMON: A nutricionista do INTO, Luciana Lopes, ressalta, ainda, que a atenção com a nutrição deve ser a mesma que temos com a higiene diária e diversos outros cuidados que encaramos como essenciais, como escovar os dentes, por exemplo.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Gisele Daemon
ESPORTE: Dentinho diz que voltará ao Corinthians diante do Goiás

O jogador afirmou nesta segunda-feira que está pronto para voltar ao time. "Eu não sinto mais dores. Estou recuperado e espero enfrentar o Goiás. Depende do treinador agora", afirmou o atacante. Dentinho chegou a ser liberado para fazer trabalhos de fortalecimento na semana passada, mas foi vetado pelo técnico Adilson Batista, que optou por um tempo maior de recuperação.
Dentinho comentou que está ansioso para voltar aos gramados e formar dupla de ataque com Ronaldo, que voltou ao time no final de semana, após se recuperar de lesão. "É sempre bom ver um ídolo seu em campo. Ele se esforçou muito para isso. Tenho certeza que em breve dará alegrias à torcida corintiana".
Depois do triunfo de domingo, sobre o Vitória, o atacante quer ver o Corinthians embalando no Campeonato Brasileiro. "O Brasileirão é muito equilibrado, não adianta só vencer no Pacaembu e não conseguirmos os resultados fora. Para chegar ao título, temos de vencer fora".
Dentinho, porém, está ciente das dificuldades que o time enfrentará na sequência da competição. "Não existem só Corinthians e Fluminense [líder da tabela]. Outras equipes também chegam com muita força. Tem o Internacional, que venceu a Libertadores, o Cruzeiro, o Santos. Esses times são fortes, não vai ser fácil batê-los", afirmou.
Foto: Filipe Araújo
segunda-feira, 30 de agosto de 2010
BLITZ: Campanha orienta motociclistas no complexo rodoviário MG-050
ESPORTE: Leandrinho vê Brasil evoluindo no Mundial de Basquete

"Estamos crescendo a cada partida. Eu estou chegando ao meu melhor aos poucos. Mas a vitória é do grupo. Meu bom desempenho se deve a meu amor pelo basquete. Quando jogo é só coração e vontade", comemorou Leandrinho, que deixou o Brasil na liderança do Grupo B com duas vitórias, assim como os Estados Unidos.
O pivô Tiago Splitter, que anotou 16 pontos, avaliou que o Brasil precisará melhorar para ir mais longe no Mundial de Basquete. "Ainda temos três jogos importantes e precisamos ter o pé no chão. Com certeza teremos que jogar muito mais. Tudo pode acontecer. Temos que ter cuidado. O jogo contra os Estados Unidos amanhã é muito importante e contra a Eslovênia mais ainda", afirmou.
Foto: Divulgação
PESQUISA: Adolescentes se acham muito gordas, mesmo com o peso adequado, segundo IBGE
JOSÉ GOMES TEMPORÃO: "É um percentual importante de meninas se auto-referindo como acima do peso e quando você avalia do ponto de vista técnico elas estão no peso. Eu acho que isso é um fenômeno mais amplo do estabelecimento de um certo padrão estético feminino na sociedade que privilegiaria uma magreza extrema, uma preocupação excessiva com a beleza o que pode explicar de uma certa forma esse fenômeno."
CYNTHIA RIBEIRO: Entre os meninos, vinte e um por cento se consideram bem acima do peso, mesmo tendo peso proporcional à altura e boa saúde. A psicóloga Cristiane Decat explica que essa cobrança dos adolescentes em seguir determinados padrões de beleza pode ser perigosa. O exagero, segundo ela, tende a provocar sérios transtornos, como a anorexia e a bulimia.
CRISTIANE DECAT: "Porque o adolescente a partir do momento que ele começa a se olhar no espelho e deixa realmente de se ver dentro daquela massa física, ele começa a exagerar o tamanho dessa massa, ou seja, ele é magro e se vê gordo, a partir daí começa realmente um distúrbio que precisa ser tratado."
CYNTHIA RIBEIRO: De acordo com a psicóloga Cristiane Decat, é preciso que pais e educadores acompanhem o comportamento exagerado dos jovens na busca por um corpo bonito, como obsessão pela magreza e quando ele a rejeitar alimentos.
CRISTIANE DECAT: "É interessante que os pais eles estejam atentos, se eles observam isso durante alimentação, eles precisam procurar uma ajuda. É preciso ver até que ponto é natural, porque o limite, o limiar entre o natural e o patológico ele não é bem definido, de repente, o natural no dia seguinte, não é mais."
CYNTHIA RIBEIRO: Cristiane Decat ressalta que a falta de auto-estima dos adolescentes pode fazer com eles tenham dificuldades na vida adulta. Por isso, em muitos casos, é recomendável o acompanhamento de um profissional. A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar foi feita em dois mil e nove, baseada em entrevistas com quase sessenta e um mil adolescentes do nono ano do ensino fundamental, nas vinte e seis capitais brasileiras e no Distrito Federal.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Cynthia Ribeiro
ESPORTE: Brasil derrota China e fica com a prata no Grand Prix

Na fase final da competição, o Brasil havia sido derrotado por Japão e Estados Unidos - que se enfrentaram mais cedo neste domingo. Assim, chegou à última rodada na segunda colocação, atrás das norte-americanas. Como elas venceram as japonesas por 3 a 0, restou à seleção brasileira garantir a prata.
Sem contar com Mari e Paula Pequeno, que se lesionaram na fase final do torneio, o time de José Roberto Guimarães apresentou um bom desempenho coletivo neste domingo. Thaisa, Jaqueline, Natália e Sheilla, principais destaques do Brasil contra a China, terminaram com os mesmos 11 acertos. A equipe ainda teve bom desempenho no saque e no bloqueio, com oito pontos conquistados em cada fundamento.
Com o bom trabalho coletivo, as brasileiras não deram chances para as chinesas mesmo jogando na casa das adversárias. Após massacrarem no primeiro set por 25/12, mantiveram o ritmo na sequência e fecharam o confronto em apenas 59 minutos.
Ainda neste domingo, a seleção italiana venceu a Polônia por 3 sets a 1, de virada, com parciais de 23/25, 25/15, 25/23 e 25/17, e ficou com o bronze. As chinesas terminaram em quarto, o Japão em quinto e as polonesas em sexto.
ALIMENTAÇÃO: Pesquisa revela que jovens brasileiros estão bem nutridos
JOSÉ GOMES TEMPORÃO: "Exatamente o que nós estamos fazendo essa política Saúde nas escolas, que é uma parceria nossa com o Ministério da Educação, em que essa questão não se restringe apenas à mudança da merenda escolar que é oferecida, isso é muito importante. Mas, também conversar, apresentar a essas crianças o que é uma alimentação saudável, um padrão de alimentação saudável, porque aí você vai estar ajudando a construir para um futuro adulto, um padrão alimentar adequado, isso é muito importante."
JULIANA COSTA: José Gomes Temporão acrescenta que o apoio do Programa Saúde da Família também é fundamental no processo de conscientização das crianças.
JOSÉ GOMES TEMPORÃO: "Usando pedagogia didática e trazendo os pais para essa discussão também. Aí o Saúde da Família entra. O agente de saúde, quando ele faz a visita domiciliar, ele discute com a família a questão do padrão alimentar. Então, é uma integração entre o trabalho na escola e o trabalho da família."
JULIANA COSTA: O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirma que o Ministério da Saúde coordena também outras iniciativas voltadas à prevenção do excesso de peso. A Rede Nacional de Promoção de Saúde é uma dessas iniciativas, que, atualmente, é integrada por mil e quinhentos municípios brasileiros.
Fonte: Agência Rádioweb - Reportagem, Juliana Costa
ESPORTE:Silas é o novo treinador do Flamengo

Silas ganhou destaque como treinador em 2009, quando comandou a surpreendente campanha do Avaí no Campeonato Brasileiro. No início deste ano, foi para o Grêmio e até teve um bom começo, conquistando o Campeonato Gaúcho e levando a equipe à semifinal da Copa do Brasil. Mas na sequência, a equipe passou a tropeçar seguidamente no Brasileirão. Assim, ele foi substituído por Renato Gaúcho.
Antes do acerto com Silas, especulou-se que o Flamengo poderia fechar com Jorginho, ex-auxiliar de Dunga na seleção brasileira, Ricardo Gomes e Carlos Alberto Parreira. Na partida deste domingo contra o Guarani, em Campinas, o diretor da categoria de base Toninho Barroso comandará a equipe interinamente.