Powered By Blogger

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

EDITAL: Educação Básica

A direção da E. E. São João da Escócia comunica que realizará nesta quarta-feira dia 08, às 08h00, uma reunião para designação de 1 professor de educação básica para o turno matutino. Os interessados deverão comparecer a E.E. São João da Escócia munidos de documentos pessoais.

ESPORTE:Ronaldo não treina, e vira dúvida para enfrentar o Goiás

Ronaldo não participou do treino com bola nesta quinta-feira e virou dúvida no Corinthians. O atacante, que voltou aos gramados no domingo passado, fez apenas exercícios físicos e pode se tornar o quinto desfalque do técnico Adilson Batista para o jogo de sábado, contra o Guarani.
Após voltar a jogar diante do Vitória, Ronaldo participou de treinos com bola apenas na segunda e na terça-feira. Na quarta ele também ficou na academia, fazendo exercícios físicos acompanhado pelo fisioterapeuta Bruno Mazzioti. O atacante deverá voltar aos treinos nesta sexta, quando Adilson definirá a escalação do Corinthians.
Se for vetado do jogo de sábado, Ronaldo será o quinto desfalque do time. O zagueiro e capitão William e o atacante Dentinho, com lesões musculares, ainda não foram liberados para treinar com bola. Chicão, contundido no joelho, ficará fora por duas semanas. E o volante Elias levou o terceiro cartão amarelo no triunfo sobre o Vitória, no domingo passado, e está suspenso.
Com os desfalques, o treinador deverá escalar uma zaga reserva no sábado, com Paulo André e Tiago Heleno, recém-contratado. Ralf será o substituto de Elias. No ataque, Jorge Henrique e Iarley disputam uma vaga para jogar ao lado de Ronaldo.
Fonte: Eldorado ESPN - AE
Foto: José Patrício - AE

OLHEIRAS: Tratamentos com laser podem ser boas opções para melhorar o problema

CYNTHIA RIBEIRO: Estresse, alergias e noites mal-dormidas. Fatores que, além de trazer incômodos físicos, facilitam o surgimento de olheiras. Essas bolsas escuras que ficam ao redor dos olhos dão um aspecto de cansaço e são difíceis de disfarçar, mesmo com maquiagem. Por isso, muita gente que tem o problema procura ajuda médica. Para a dermatologista Daniela Nunes, que trabalha no Hospital Geral de Bonsucesso, no Rio de Janeiro, uma boa opção para amenizar as olheiras é o uso de laser.
DANIELA NUNES: "A olheira tem alguns componentes que é de alteração vascular, que você vê em pessoas mais brancas, mais claras; você tem aquele componente pigmentar que você vê em pessoas mais morenas que tem um aspecto mais amarronzado; e tem, o que acontece na maioria das vezes que é a olheira mista. Então, você pode utilizar determinado tipo de laser especificamente para a parte vascular ou para parte de pigmento, melhorando esse aspecto."
CYNTHIA RIBEIRO: Segundo a dermatologista Daniela Nunes, o laser se adapta bem a todos os tipos de pele, mas tem uma contraindicação:
DANIELA NUNES: "Seria mesmo o paciente negro, assim o paciente moreno ou mesmo moreno escuro pode ser feito, mas o negro teria uma contraindicação a fazer esse laser porque ele tem uma interação com o pigmento da melanina."
CYNTHIA RIBEIRO: Daniela Nunes lembra que a olheira também pode surgir por causa de alergias e de fatores genéticos. Além do uso de laser, existem outros tratamentos dermatológicos que ajudam a amenizar aquele aspecto arroxeado das olheiras, como detalha a dermatologista da Universidade Federal de São Paulo, Érica Monteiro.
ÉRICA MONTEIRO: "Nós vamos indicar os cremes corretivos, que vão disfarçar a cor, vão iluminar o local, dando uma diminuição daquele aspecto de afundamento, produtos que tem vitamina C na composição também vão clarear a pele."
CYNTHIA RIBEIRO: A dermatologista Érica Monteiro ressalta que a pessoa também pode melhorar as olheiras com receitinhas caseiras. Lavar o rosto com água gelada, fazer compressa com gelo ao redor dos olhos, ou com chá preto, que ajuda a diminuir o aspecto arroxeado, ou com chá de camomila, que tem uma ação calmante.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Cynthia Ribeiro

ESPORTE: Santos sofre, mas vence Avaí e se garante no G-4

O Santos sofreu na noite desta quinta-feira, na Vila Belmiro, mas conseguiu superar o Avaí, por 2 a 1, e retomou a terceira colocação na tabela do Campeonato Brasileiro. Neymar, com um gol relâmpago, e outro de Marcel, o time santista alcançou os 30 pontos na tabela, oito a menos que o líder Fluminense.
O Santos tem a mesma pontuação do Botafogo, quarto colocado, mas apresenta maior número de vitórias, mesmo com um jogo a menos que o time carioca. O Avaí, que voltou a tropeçar na competição, ocupa a décima posição, com 23 pontos.
Apesar do sucesso no resultado, a vitória não foi tranquila dentro de campo. O começo fulminante, com o gol marcado aos 55 segundos de partida, serviu para que o time santista jogasse em ritmo lento em quase todos os noventa minutos regulamentares. Neymar abriu o placar ao aproveitar erro da defesa do Avaí dentro da área.
No restante do primeiro tempo, o time santista só teve mais uma chance de fazer o gol, aos 14 minutos, quando Zé Eduardo, sozinho na área, perdeu a jogada ao chutar a bola para fora. Depois disso, o jogo foi corrido, mas preocupante apenas para o técnico Antônio Lopes, que viu sua defesa tomar cartões amarelos na tentativa de parar Neymar. O treinador precisou mudar ainda na etapa inicial para evitar uma expulsão - tirou Marcos e colocou Emerson Nunes.
No segundo tempo a partida melhorou graças às tentativas do Avaí. Perdeu três grandes chances. Aos 12, obrigou o goleiro santista Rafael a fazer duas grandes defesas. Seis minutos depois, Vandinho chutou a bola na trave. No rebote, Rudnei mandou para fora, com um voleio perigoso. Aos 32, Leandro Bonfim lançou e Válber perdeu um gol fácil, ao finalizar por cobertura, para fora.
O Santos teve uma grande chance aos 34 minutos, mas, para o desespero do torcedor, Danilo foi lançado na cara do gol por Alan Patrick e chutou a bola para fora. Parecia que o placar ia ficar nisso quando Marcel fez 2 a 0, aos 38 minutos. Neymar cruzou para o atacante que, na pequena área, dominou e chutou sem chance de defesa.
Ainda teve um último susto para os poucos santistas que foram à Vila Belmiro: eram 42 minutos quando Válber driblou bem o zagueiro Edu Dracena e chutou no canto de Rafael, descontando e fechando o placar em 2 a 1. Com isso, o time santista se vinga da eliminação na Copa Sul-Americana.
O próximo jogo do Santos será neste domingo, contra o Flamengo, pela 19.ª rodada. Desde já há um problema para o técnico Dorival Júnior. Advertido com o terceiro cartão amarelo, Neymar cumprirá suspensão no final de semana. O Avaí receberá o Atlético-PR, no domingo, na Ressacada.
Fonte: Eldorado ESPN - Milton Pazzi Junior/AE
Foto: Jonne Roriz/AE

OBESIDADE: Doenças nas articulações também estão entre os problemas causados pelo excesso de peso

GISELE DAEMON: Pesquisa divulgada recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, aponta que quase metade da população brasileira acima dos vinte anos está acima do peso. O sobrepeso e a obesidade causam problemas dificilmente associados ao excesso de peso. É o caso das doenças nas articulações. Entre as principais estão a artrite e a artrose, que atingem, principalmente, joelhos, quadril e coluna. A gordura em excesso no organismo agride e destrói a cartilagem das articulações. Exatamente por isso o paciente obeso tem maior tendência a desenvolver esse tipo de problema. O médico do Instituto de Traumatologia e Ortopedia, Hugo Cobra, aponta os pacientes mais propensos a desenvolver essas doenças.
HUGO COBRA: "Os pacientes que possuem algum desvio do eixo do membro inferior, tipo genuvaro ou genuvalgo, esse tipo de paciente com certeza é muito mais propício a desenvolver um grau de artrose precoce do que o paciente que não tenha esses desvios do membro inferior. Outro grupo também são os esportistas de esportes de impacto e aí a corrida, e outros tantos, basquete e tudo mais, quando esses pacientes estão acima do sobrepeso. Aí estão associadas as lesões de menisco, cartilagem, pelo trauma do esporte associado ao sobrepeso."
GISELE DAEMON: Hugo Cobra, que pertence ao Grupo de Cirurgia de Joelho, explica que o quadro das chamadas doenças articulares é evolutivo. Quanto antes for interrompido, melhor para o paciente. E faz um alerta: não se pode começar, de imediato, a praticar atividades de impacto. É preciso, primeiramente, perder o excesso de peso.
HUGO COBRA: "É muito comum que nossos pacientes comecem a sentir sintomas de dores articulares porque eles acham que tinham o peso ponderal de quando eram mais jovens e faziam atividades de impacto, tipo corrida, mas esse paciente tem que voltar a ter o peso que tinha um pouco antes pra depois iniciar essa atividade de impacto."
GISELE DAEMON: O médico do Instituto de Traumatologia e Ortopedia, Hugo Cobra, destaca as principais atividades recomendadas como tratamento para doenças nas articulações. Em primeiro lugar, diminuir o peso. Em seguida, praticar atividades físicas sem impacto como andar de bicicleta, musculação, hidroginástica ou natação. Alongamentos também são fundamentais para o alívio das dores.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Gisele Daemon

ESPORTE: São Paulo bate Atlético-GO e encerra jejum no Brasileiro

O jejum de vitórias no São Paulo teve fim nesta quinta-feira, no Morumbi, pela 18.ª rodada do Campeonato Brasileiro. O preterido Dagoberto foi um dos responsáveis pelo triunfo por 2 a 1 sobre o ameaçado Atlético Goianiense. Foi a primeira vitória do time sob o comando do técnico Sérgio Baresi - quatro empates e uma derrota nos jogos anteriores.
Com o resultado, o São Paulo chegou aos 22 pontos e se afastou da temida zona do rebaixamento. O Atlético-GO, que vinha de um empate com o Avaí em casa, segue ameaçado pela degola. Ocupa a 18.ª e penúltima colocação da tabela, com apenas 14 pontos.
O São Paulo entrou em campo nesta quinta com algumas mudanças. Sem poder contar com Ricardo Oliveira, com dores no joelho, e Fernandão, problemas no tornozelo, Baresi escalou o ataque com Marlos e Fernandinho. A formação diferente limitou as ações ofensivas do time.
Coube então ao zagueiro Xandão se tornar o protagonista da equipe no primeiro tempo. Além de parar o ímpeto do Atlético, o defensor foi à área e subiu mais que todo mundo para abrir o placar, aos 23 minutos. "Jogar dentro de casa tem que ser assim. O importante é voltar bem para a segunda etapa", afirmou Xandão, que fez seu primeiro gol desde que chegou ao São Paulo, no início do ano.

O gol de confiança à equipe da casa. Marlos e Marcelinho passaram a participar mais do jogo e em todo momento chegavam à área. Fernandinho seguia seus companheiros até torcer o joelho direito em uma dividida.
Só com a lesão do companheiro de ataque é que Dagoberto teve uma nova chance - a torcida gritava o nome do atacante desde o primeiro tempo. E ele não decepcionou. Mostrando motivação, ele levava perigo constante em chutes de longe.
Mas a zaga são-paulina cochilou logo no início da segunda etapa. Elias contou com uma furada de Miranda para encontrar Juninho, livre dentro da área. O atacante, que havia acabado de entrar, passou por Rogério Ceni e mandou para o fundo das redes, aos 5.
Com o gol do adversário, o desespero bateu nos jogadores. Chutes de todas as distâncias, muitas vezes sem pretensão, tomaram conta do jogo. Dagoberto, então, chamou a responsabilidade e marcou o gol da vitória. Aos 24 minutos, ele aproveitou cruzamento de Marlos e, de cabeça, deixou o São Paulo novamente na frente.
Empolgado, Dagoberto continuou a bela apresentação. Teve tempo de dar um passe de letra para Marlos, que arrancou do meio-campo e só parou nas mão do goleiro Márcio, ao errar uma finalização por cima.
O São Paulo tentará embalar no Brasileirão no domingo, diante do ameaçado Atlético Mineiro, às 18h30, fora de casa. O Atlético-GO receberá o Vitória no mesmo dia e horário.
Fonte: Eldorado ESPN - André Avelar/AE
Foto: José Patrício/AE

SAÚDE: Ministério da Saúde inclui mais cinco doenças na Lista de Doenças de Notificação Compulsória

JULIANA COSTA: O Ministério da Saúde ampliou de trinta e nove para quarenta e quatro a Lista de Doenças de Notificação Compulsória, ou seja, doenças que devem ser comunicadas às autoridades. A partir de agora, os profissionais de saúde vão ter a obrigação de comunicar ao governo casos como: picadas de animais como cobras e escorpiões, atendimento com soro antirrábico por ataques de cães, gatos e morcegos e intoxicações por substâncias químicas. A diretora adjunta do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Carla Domingues, afirma que a mudança tem o objetivo de aprimorar o monitoramento dessas doenças.
CARLA DOMINGUES: "É uma reorganização do processo de trabalho. São doenças ou eventos que precisam ser monitorados pelo Ministério da Saúde para que a gente possa acompanhar a evolução dessas doenças e adotar as medidas de controle adequadas."
JULIANA COSTA: Carla Domingues explica a importância da nova Lista de Doenças de Notificação Compulsória.
CARLA DOMINGUES: "O que é importante nessa lista é que a gente possa estruturar as ações de vigilância epidemiológica, que todos os profissionais conheçam as ações e que eles possam notificar os eventos para que os gestores tomem conhecimento de forma oportuna dos casos, possam avaliar os impactos das ações e as medidas de controle adequado."
JULIANA COSTA: A diretora adjunta do Departamento de Vigilância Epidemiologia, Carla Domingues, ressalta que a nova lista segue as recomendações do Regulamento Sanitário Internacional de 2005. Segundo ela, para a inclusão das novas doenças, foram usados critérios como o potencial de transmissão, estimado pelo nível de ameaça à saúde pública.
Fonte: RádioWeb - Reportagem, Juliana Costa

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

ESPORTE: Acontece em Paraíso o segundo torneio Interescolar de Atletismo

A Secretaria Municipal de Esporte de São Sebastião do Paraíso está promovendo o 2º Festival Interescolar de Atletismo, com provas na categoria sub-16 durante essa semana, nas pistas da Praça de Esportes Monsenhor Mancini. O principal objetivo do evento além de promover a participação de atletas das escolas municipais, estaduais e particulares, será selecionar 30 atletas para participar dos Jogos Infantis da Juventude Sudoeste de Minas Gerais – Jojuninho que acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de outubro, em Pouso Alegre. Para o técnico Betinho, há possibilidades de montar uma boa equipe e revelar talentos durante todas nas provas.

BOLSA FAMÍLIA: Reajustes poderão ser discutidos no próximo ano

O Programa Bolsa Família não terá mudanças orçamentárias para 2011. De acordo com a Proposta de Lei Orçamentária, entregue pelo ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, ao Congresso Nacional, nesta última terça-feira, estão previstos cerca de treze bilhões e quinhentos milhões de reais, que vão beneficiar mais de doze mil famílias de baixa renda cadastradas. Ainda de acordo com o ministro do Paulo Bernardo, há um número grande de entrada e saída de famílias do programa, por conta da mudança do perfil, e também durante a atualização de cadastros. Mas, mesmo com a migração, o número médio de famílias se mantém estabilizado.

LOCAL:Prefeitura de Paraíso cria central de transportes e malotes

A partir deste mês, a Prefeitura de Paraíso terá o trâmite de documentos e correspondências internas coordenados por uma Central de Malotes. Com objetivo de agilizar e organizar as entregas, o sistema vai receber, encaminhar e distribuir, diariamente, toda a papelada oficial que um setor precisa enviar a outro, sem atrasos além de evitar o uso de vários veículos durante o dia. Além disso, a Prefeitura implantou também a Central de Transportes, para atender a todos os departamentos e secretarias municipais. Com isso, o funcionário em serviço que precisar de um veículo oficial para ir de um local a outro, terá que acionar a central e aguardar o veículo já com um motorista. Estão disponíveis no sistema 13 carros para a operação em quatro pontos distintos da cidade. Com as mudanças, de acordo com o prefeito Mauro Zanin, a medida quebra alguns paradigmas internos da Prefeitura.

ESPORTE: Acontece em Paraíso o segundo torneio Interescolar de Atletismo

A Secretaria Municipal de Esporte de São Sebastião do Paraíso está promovendo o 2º Festival Interescolar de Atletismo, com provas na categoria sub-16 durante essa semana, nas pistas da Praça de Esportes Monsenhor Mancini. O principal objetivo do evento além de promover a participação de atletas das escolas municipais, estaduais e particulares, será selecionar 30 atletas para participar dos Jogos Infantis da Juventude Sudoeste de Minas Gerais – Jojuninho que acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de outubro, em Pouso Alegre. Para o técnico Betinho, há possibilidades de montar uma boa equipe e revelar talentos durante todas nas provas.

ESPORTE: Correa lamenta falta de atenção no Flamengo

O volante Correa criticou a atuação do Flamengo na derrota para o Cruzeiro, por 1 a 0, sobretudo pela desatenção de alguns jogadores. Para ele, a equipe precisa estar mais focada se quiser conquistar melhores resultados.
"Infelizmente faltou um pouco de atenção. Temos que tomar mais cuidado com os detalhes", lamentou o volante, procurando também minimizar o resultado negativo. "Precisamos vencer, mas a equipe não está jogando tão mal. É preciso ter paciência".
A boa atuação dos volantes do Cruzeiro, na avaliação de Correa, foi determinante para a derrota do Flamengo. "O time deles tem volantes que se movimentam muito e isso acabou favorecendo a equipe do Cruzeiro. Eles ganharam o meio de campo e conseguiram criar as oportunidades", avaliou o jogador.
Fonte: Eldorado ESPN - AE
Foto: Divulgação

RISCO DENGUE: Ministério da Saúde tem nova ferramenta para ajudar a prevenir epidemia

CYNTHIA RIBEIRO: O Ministério da Saúde lançou, nesta quarta-feira, uma nova ferramenta que consegue detectar que estados do País correm maior risco de sofrer com uma epidemia de dengue. Batizado de "Risco Dengue", o método leva em consideração fatores como índices de infestação do mosquito, incidência de casos em anos anteriores, tipos de vírus da dengue em circulação e até informações sobre a coleta de lixo. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, explica que, por meio do "Risco Dengue", vai ser possível planejar ações de prevenção voltadas à realidade de cada região.
JOSÉ GOMES TEMPORÃO: "Isso vai dar um indicador muito mais sensível para o município e estado avaliar melhor o risco em determinada localidade para ele poder tomar as medidas de prevenção, mobilização da população, educação, informação, visita às residências para erradicar os focos, fumacê onde for necessário e onde houver indicação técnica e preparação da rede de serviços de saúde, com avaliação de risco e protocolo do ministério, se o número de casos acontecer."
CYNTHIA RIBEIRO: O ministro da Saúde explica que, com base nos dados já levantados deste ano, já é possível se prever que dezenove estados brasileiros têm alto risco de enfrentar uma epidemia de dengue no próximo verão. Por isso, o governo federal resolveu antecipar as ações de combate ao mosquito transmissor.
JOSÉ GOMES TEMPORÃO: "Nós estamos antecipando em um mês e meio essa mobilização para que nós possamos fazer um trabalho de redução acentuada, de redução substantiva da presença do vetor nas residências, nas cidades brasileiras. E a única maneira que nós temos de impedir que no ano que vem nós tenhamos um cenário que nós projetamos, que não é um cenário agradável, então, nós temos que trabalhar para impedir que essa situação projetada, hipotética, se torne realidade."
CYNTHIA RIBEIRO: Ao ser questionado sobre casos da dengue tipo quatro em Roraima, o ministro da Saúde observou que não houve registro de casos fora do estado e que a situação por lá já está sob controle. José Gomes Temporão disse, ainda, que o ministério continua em alerta para evitar que esse vírus circule em outros estados do Brasil.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Cynthia Ribeiro

ESPORTE: Palmeiras arranca empate com Flu e dá presente ao rival

No dia do centenário do Corinthians, o Palmeiras deu um belo presente ao seu arquirrival. Com um gol nos acréscimos do atacante Ewerthon, revelado justamente no Parque São Jorge, arrancou empate por 1 a 1 com o Fluminense nesta quarta-feira, no Maracanã, e impediu que o time carioca abrisse seis pontos na liderança do Campeonato Brasileiro.
Com o resultado, o Fluminense chegou aos 38 pontos, quatro à frente do Corinthians, que folgou na 18ª rodada justamente devido aos festejos de seu 100º aniversário. O Palmeiras, por sua vez, continuou em nono lugar, com 24 pontos.
Na sua despedida do Maracanã, que fechará para obras para a Copa de 2014, o Fluminense dominou o Palmeiras no primeiro tempo, e graças a Emerson. Ele infernizou a defesa palestrina e compensou a inimizade da bola com Washington, que a recebeu na frente de Marcos e se enrolou todo para fazer o gol. Na sequência, Conca ficou com o rebote da zaga e deu para o "Sheik" completar para a rede, aos 15 minutos. E o atacante só não ampliou no final da primeira etapa porque desviou um cruzamento da esquerda caprichosamente a centímetros do gol de Marcos.
Se sofria com o ataque tricolor, o Palmeiras ao menos mostrava evolução no ataque, mesmo com um esquema com três volantes de ofício e outros dois improvisados nas alas. Antes mesmo de o Fluminense sair na frente, Rivaldo obrigou Fernando Henrique a defender uma cabeçada à queima-roupa. Valdivia, mais solto do que nos outros jogos, também se mexeu bem no ataque.
Felipão resolveu soltar o Palmeiras no intervalo. Trocou Pierre por Tinga e deu mais velocidade na saída para o ataque. Depois de 13 minutos, ainda insatisfeito, tirou o zagueiro Fabrício e pôs o atacante Luan aberto pela esquerda. O Palmeiras ganhou ainda mais volume de jogo e assustou em duas cobranças de falta de Marcos Assunção e num chute de Ewerthon, substituto de Valdivia, que passou perto da trave.
A pressão só foi recompensada nos acréscimos. Aos 48, após bola levantada na área, Edinho escorou e Ewerthon bateu na saída de Fernando Henrique para igualar o jogo e desencadear uma chuva de vias no Maracanã pelo segundo empate seguido do Fluminense em casa.
Os dois times voltam a campo no domingo. O Palmeiras receberá o Cruzeiro no Pacaembu, enquanto que o Fluminense irá a Campinas enfrentar o Guarani.
Fonte: Eldorado ESPN - Bruno Chazan/AE
Foto: Marcos de Paula/AE

ORÇAMENTO: Obras para Copa e Olimpíadas devem receber R$ 1,5 bilhão, em 2011

PRISCILA LEITE: A Copa do Mundo de dois mil e catorze e as Olimpíadas de dois mil e dezesseis devem receber um bilhão e meio de reais em dois mil onze. Essa é a previsão de investimentos incluída na proposta de lei orçamentária, entregue nesta terça-feira, pelo ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, ao Congresso Nacional. Os recursos destinados ao Mundial da Fifa giram em torno de quatrocentos e quarenta milhões de reais e devem ser aplicados em segurança nos estádios de futebol e em ações preventivas na área de segurança pública. Já para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de dois mil e dezesseis, no Rio de Janeiro, a previsão é de um bilhão e cento e cinco milhões, que devem ser investidos em infraestrutura e preparação das arenas esportivas para receber as competições. Já o Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC, deve liberar cerca de seiscentos milhões para serem destinados à mobilidade urbana das cidades, e a construção de metrôs, inclusive nas cidades que vão receber a Copa e os Jogos Olímpicos. O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, comemorou o aumento nos investimentos do PAC.
PAULO BERNARDO: "O PAC tinha dezesseis bilhões em dois mil e sete e vai ter quarenta e sete bilhões, virou 'PACÃO', agora, vai quarenta e três bilhões e quinhentos milhões em dois mil e onze."
PRISCILA LEITE: O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, acrescentou que a previsão total de investimentos em infraestrutura para dois mil e onze é de quarenta e oito bilhões de reais.
FONTE: Agência RádioWeb - Reportagem, Priscila Leite

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

ESPORTE: Arbitragem para Taça Paraíso 2010 será licitada dia 17

A Taça Paraíso de Futebol Amador edição de 2010 já tem data marcada para a licitação que visa a contratação da empresa responsável pela arbitragem dos jogos do campeonato. A partir de hoje, dia 1º, o edital está publicado e retirado no Departamento de Compras e Licitações da Prefeitura Municipal de São Sebastião do Paraíso e no dia 17 de setembro, será aberto a qualquer empresa do ramo. O preço estimado da arbitragem de todos os jogos do campeonato deverá ficar em torno de R$22.000,00, dependendo da disputa no pregão licitatório. Após a licitação da empresa de arbitragem, terão início os jogos envolvendo 32 equipes já inscritas, divididas em Série A e Série B. Os jogos da Taça estão previstos para iniciarem no dia 19 de setembro.

LOCAL: Paraíso realiza a semana da Pátria

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, através do departamento de Cultura, realiza a Semana da Pátria. As atividades para a comemoração da independência do Brasil começam a partir de hoje, dia 1º, e dará sequência até o dia 7 de setembro. Na programação estão previstas a interação das entidades do município em diversos pontos, principalmente as escolas estaduais, municipais e particulares, ressaltando a preservação das tradições cívicas através da participação dos convidados. Já na terça-feira, dia 7, o encerramento terá o tradicional desfile cívico e militar, com a participação de escolas da rede municipal e entidades.
Veja abaixo a programação durante a semana, sempre com início às 8h:

De 1 a 6 de setembro de 2010: hasteamento das bandeiras Nacional, Estadual e Municipal, às 8h, em diversos pontos do município:

Dia 1º – quarta-feira: Escola Estadual São José

Dia 2 – quinta-feira:
E. M. Ibrantina Amaral (Verona)
E. E. Mariana Marques (APAE)
E. E. Paula Frassinetti (São Judas)
Colégio Objetivo
E. M. Professora Alice Naves Ferreira (Jardim Planalto)

Dia 3 – sexta-feira:
E. M. Professora Maria de Lourdes Dizaró (Caic), com participação da E. M. Wulfida Marcolini (Maria Italiana)
E. E. Boa Vista (Veneza)
E. E. Benedito Ferreira Calafiori, com participação do Colégio Crescer
E. M. Interventor Noraldino Lima

Dia 4 – sábado: Praça dos Imigrantes (Paço Municipal), com as seguintes presenças:
Tiro de Guerra 04-025
20ª Cia Independente da Polícia Especial PM
Câmara Municipal
Rotary Clube
Lions Clube
Academia Paraisense de Cultura
Loja Maçônica Honra, Justiça e Dignidade
Loja Maçônica Apóstolos da Liberdade 51
Loja Maçônica Fraternidade Universal
Loja Maçônica Fraternidade, Caminho e Luz
Capítulo Apóstolos da Fraternidade nº 400 da Ordem Demolay de S. S. Paraíso

Dia 5 – domingo: praça comendador João Alves (Fonte), com as seguintes presenças:
Tiro de Guerra 04-025
20ª Cia Independente da Polícia Especial PM
Câmara Municipal
Rotary Clube
Lions Clube
Academia Paraisense de Cultura
Loja Maçônica Honra, Justiça e Dignidade
Loja Maçônica Apóstolos da Liberdade 51
Loja Maçônica Fraternidade Universal
Loja Maçônica Fraternidade, Caminho e Luz
Capítulo Apóstolos da Fraternidade nº 400 da Ordem Demolay de S. S. Paraíso

Dia 6- segunda-feira:
E. E. Paraisense
E. E. Clóvis Salgado

Dia 7 de setembro de 2010, terça-feira, feriado nacional: desfile cívico e militar na praça comendador João Alves (Fonte), com a seguinte sequência:
Tiro de Guerra 04/025
93º Grupo de Escoteiros Apóstolos da Liberdade
E. M. Ibrantina Amaral
Projeto SOS Criança
E. M. Wulfida Marcolini
SESI- ACISSP
E.M. Campos do Amaral
Capítulo Apóstolos da Fraternidade nº 400 da Ordem Demolay de S. S. Paraíso
E. M. Professora Alice Naves Ferreira
Grupo Diário de Cultura
E. M. Professora Maria de Lourdes Dizaró (Caic)
Escola de Futebol Tubarão
E. M. Interventor Noraldino Lima
Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social
Projeto Cidade Viva / Tai Chi Chuan nas USF
Lions Clube
Associação Shaolin do Norte de Kung Fú Mestre Chan Wah Saw
Grupamento Motorizado: Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transporte, Asilo São Vicente de Paulo, 20ª Cia Independente da Polícia Especial PM, Polícia Rodoviária, 2º/2ª Cia. Bombeiro Militar.

MEGA-SENA: R$ 70 milhões é o segundo maior prêmio do ano

Nesta quarta-feira, dia 1º, a mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 70 milhões, o segundo maior do ano para quem acertar as dezenas da loteria. As apostas podem ser feitas até às 19h em todas as lotéricas do país. Com apenas R$2,00 você marca seis dezenas e poderá ficar milionário. Se aplicado na poupança, o prêmio desta quarta renderia cerca de R$ 400 mil por mês. Segundo a Caixa Econômica Federal, o prêmio estimado para o concurso 1.210 deve ser o terceiro maior da história da Mega-Sena, ficando atrás apenas da edição especial Mega da Virada, em 31 de dezembro de 2009, que sorteou R$ 144,9 milhões; e do concurso 1.157, que sorteou R$ 72,7 milhões em fevereiro deste ano. O sorteio da bolada, acumulada há nove concursos, ocorre a partir das 20h (horário de Brasília).

ECONOMIA: Salário mínimo terá aumento para R$ 538,15 e custará R$ 1,46 bilhão aos cofres públicos

Nesta terça-feira, dia 31, o Ministério do Planejamento informou sobre a correção do salário mínimo. Nos R$ 510,00 houve um aumento de R$ 28,15, totalizando em R$ 538,15 para janeiro de 2011, com pagamento em fevereiro. Conforme o proposto pelo governo federal, o aumento custará R$ 1,46 bilhões aos cofres públicos. De acordo com dados, a cada R$ 1 de aumento no salário mínimo, o impacto nas contas públicas, por conta do reajuste dos benefícios previdenciários, além do abono e seguro-desemprego, é de R$ 286 milhões. Segundo o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, a correção do salário mínimo, em 2011, se dará pela inflação e pelo crescimento do PIB, ou seja, a mesma regra de anos anteriores. E explicou ainda que, como o PIB não cresceu em 2009, o governo dará a correção apenas pela taxa inflacionária.

ESPORTE: Palmeiras tenta parar o líder Fluminense no Maracanã

A marcação forte no meio-de-campo e o comprometimento em acabar com as oscilações do time no Brasileirão são os trunfos do Palmeiras para o jogo desta quarta-feira, contra o líder Fluminense no Maracanã.
Parar a equipe carioca, que não perde desde 23 de maio, não será uma tarefa fácil, reconhecem os alviverdes. E para conseguir a façanha, o Palmeiras apostará no mesmo time que venceu o Atlético-MG na última rodada, em Ipatinga. "A gente foi muito bem na marcação e conseguiu criar as jogadas para os gols. Se a repetirmos o que fizemos contra o Atlético acredito que poderemos voltar do Maracanã com um resultado positivo", disse o volante Pierre, que voltou a ser titular na partida do fim de semana e deve continuar ao lado de Edinho sendo o responsável pela proteção à defesa, que novamente será formada por três zagueiros.
Felipão avisou que ainda não encontrou a formação ideal e por isso prefere não arriscar, optando por uma escalação defensiva mas segura. Atuando no 3-5-2 o Palmeiras ainda não perdeu. Foram três vitórias e um empate. "A gente tem de jogar com a formação que dá os resultados. Por enquanto é essa que tem sido mais eficiente", disse o treinador após o triunfo contra o Atlético-MG. MAGO É DÚVIDA
A única diferença em relação ao time que entrou em campo na última rodada pode ser a saída de Valdivia. O chileno viajou nesta terça com o elenco, mas será avaliado pela comissão de médicos antes da partida para saber se terá condições de jogo. O Mago continua com dores na coxa direita depois de uma pancada que sofreu no último jogo.
Se Valdivia foi liberado o Palmeiras apenas Kléber fixo na frente, como foi contra o Atlético domingo. Para Pierre, isso não é problema. "O Valdivia volta para buscar jogo e tem ainda o Marcos Assunção que mostrou no último jogo que joga muito bem armando jogadas, chegando no ataque, coisa que aprendeu no período em que atuou no futebol da Europa."
O volante reforça o discurso feito por Kléber e Marcos, outros ídolos da torcida, de que todas as partidas devem ser encaradas de forma igual. "Só assim a gente vai parar com essas oscilações de jogar grandes partidas e depois fazer jogos horríveis. Se nos comprometermos a fazer sempre o que fizemos contra o Atlético-MG ou contra o Vitória na Copa Sul-Americana vamos poder sonhar e melhorar na tabela."

LEI: INMETRO tem problemas com cintos de segurança para cadeirinhas

Nesta quarta-feira, dia 1º de Setembro, o uso da cadeirinha para crianças em carros de passeio passa a ser obrigatório. E nesse período, já surgiram muitas dúvidas em questão do uso do equipamento em carros que possuam apenas cinto de segurança de dois pontos no banco de trás, ou seja, os mais antigos. O INMETRO diz que, atualmente, não há cadeirinhas certificadas para esse tipo de cinto, pois já foi desenvolvido padrões de qualidade que considera que a cadeirinha só é segura para cinto de três pontos. O cinto de dois pontos, aliás, é proibido em grande parte do mundo. O DENATRAN explica que na época em que a Resolução 277, foi elaborada em maio de 2008, havia equipamentos no mercado que poderiam ser utilizados em cinto abdominal. Por isso, segundo o órgão, a norma não faz distinção em relação ao tipo de cinto ou idade do veículo. Ou seja, o motorista não pode ser multado por usar cadeirinha para cinto de dois pontos, ainda que sem certificação. Quem, no entanto, adquirir um equipamento não certificado não saberá se ele é efetivamente seguro.

ESPORTE: Brasil faz jogo duro contra os EUA, mas perde no fim

A vitória histórica não veio por pouco, mas o Brasil mostrou nesta segunda-feira que pode jogar de igual para igual com a melhor seleção masculina de basquete do mundo. Pela terceira rodada do Mundial da Turquia, o time brasileiro fez um grande jogo contra os Estados Unidos, chegou a liderar boa parte da partida e perdeu apertado, por 70 a 68.
A derrota do Brasil vem após duas vitórias nas primeiras rodadas em Istambul, sobre Irã e Tunísia. Os Estados Unidos também tinham somado dois triunfos tranquilos pelo Grupo B, em cima de Croácia e Eslovênia. Apesar dos triunfos, a seleção brasileira ainda não havia tido uma grande atuação, algo que certamente conseguiu nesta segunda, protagonizando um jogo eletrizante e decidido nos segundos finais.
Se por um lado o time norte-americano não trouxe as suas principais estrelas para a Turquia, o Brasil também não vem contando com dois jogadores que seriam titulares. Além do pivô Nenê, cortado às vésperas do Mundial por lesão, Anderson Varejão sofre com dores no tornozelo e vem sendo poupado. A expectativa era de que ele estreasse pela competição nesta segunda, mas o ala/pivô seguiu de fora.

Comandada pelo técnico argentino Rubén Magnano, a equipe brasileira fez um ótimo primeiro tempo. No quarto inicial, as bolas de três do ala Marquinhos, que começou como titular, foram fundamentais para garantir a vitória por 28 a 22. Veio o segundo período e o Brasil seguia bem, enquanto os americanos já demonstravam sinais de nervosismo.
Além de Marquinhos, que terminou como cestinha da seleção, com 16 pontos, o time brasileiro também contou com boas atuações de Leandrinho e Tiago Splitter, dominante no garrafão. O primeiro anotou 14 pontos, enquanto o pivô contribuiu com mais 13. Pelos Estados Unidos, o jovem Kevin Durant foi a grande estrela, liderando a equipe com 27 pontos e salvando os americanos de uma derrota inesperada.
Após ir para o intervalo vencendo por 46 a 43, o Brasil teve dificuldades para segurar o ataque rival no segundo tempo. Se esforçando na defesa, a seleção terminou o terceiro quarto perdendo por 61 a 59 e levou a decisão para o último período, no qual ambos os times se mostraram nervosos, tanto que o placar do quarto terminou empatado: 9 a 9. Além disso, a seleção brasileira errava seguidos arremessos de três.
O equilíbrio continuou até os últimos segundos e o Brasil teve a chance da vitória. O time teve o último ataque, quando o placar já marcava 70 a 68. Marcelinho Huertas tentou a infiltração, a bola não caiu por pouco, mas a falta foi marcada. No entanto, com a chance do empate, o armador errou o primeiro lance livre. Assim, errou de propósito o segundo e Leandrinho ainda perdeu a última chance da igualdade.
Agora, o Brasil terá que esperar para usar a motivação pela grande atuação até quarta, quando encara a Eslovênia, após a folga de terça. Na quinta, será a vez de pegar a Croácia no encerramento da primeira fase. A seleção está na segunda posição do Grupo B e precisa ficar entre os quatro primeiros para avançar às oitavas de final.
Os Estados Unidos, já classificados, também folgam na terça e voltam à quadra na quarta para encarar o Irã. Na quinta, será a vez de pegar a Tunísia. Ambas as seleções são as mais fracas da chave e o time americano deve poupar vários jogadores.
Fonte: Eldorado ESPN - AE

Foto: Mark J. Terrill/AP

CIGARRO: Apesar de proibições, propagandas ainda atraem mais o público jovem, diz INCA

JULIANA COSTA: Mesmo depois da proibição de pessoas saudáveis e bonitas em propagandas de cigarro, a indústria tabagista ainda consegue chamar atenção do público jovem. São brindes, latinhas para guardar o cigarro e até balinhas para serem usadas na hora de fumar. Efeitos que, segundo pesquisa divulgada pelo INCA, fazem com que os jovens brasileiros sejam mais sensíveis às propagandas de cigarro do que os adultos. O analista da Divisão de Epidemiologia do INCA, André Sklo, afirma que existe um esforço da indústria de tabaco para atingir jovens com menos de 24 anos. Porém, ele ressalta que o uso de novas ferramentas de propaganda para conscientizar os jovens tem provocado efeito positivo.
ANDRÉ SZKLO: "A gente tem que cada vez mais explorar canais e formatos de comunicação diferenciados por causa dos jovens. Mas os resultados, em relação à percepção dos malefícios do tabaco através das propagandas por meio nos meios de comunicação as respostas foram bem satisfatórias."
JULIANA COSTA: O analista da Divisão de Epidemiologia do INCA explica que 46 vírgula 6 por cento dos adolescentes disseram ter percebido a propaganda pró-fumo, contra 38 vírgula 7 por cento dos adultos. Mas, a boa notícia é que os jovens estão mais conscientes sobre os perigos do cigarro à saúde.
ANDRÉ SZKLO: "A pesquisa apontou que o grau de conscientização, em termos de percepção da propaganda anti-cigarro, anti-fumo está bastante elevado na população, inclusive entre os jovens. Os jovens estão com um grau de percepção mais elevado do que os próprios adultos"
JULIANA COSTA: O analista da Divisão de Epidemiologia do Instituto Nacional do Câncer, André Szklo, afirma que o Ministério da Saúde tem promovido diversas iniciativas contra o cigarro, entre elas, a proibição de publicidade do tabaco, o aumento de impostos sobre o produto e a publicação de advertências mais explícitas sobre os efeitos prejudicais do fumo nos maços de cigarro.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Juliana Costa

terça-feira, 31 de agosto de 2010

ESPORTE: Equipes da base do Futsal de Paraíso seguem na Riopardense

As equipes de base de São Sebastião do Paraíso estiveram no último domingo, dia 29, na cidade de Santo Antonio do Jardim-SP. Os jogos pela Liga Rio Pardense de Futsal envolveram atletas do sub-15 e sub-17 contra as equipes da casa. A equipe sub-15, que se prepara para o Jojuninho, venceu pelo placar de 4x0. Já na segunda partida Santo Antonio do Jardim venceu os meninos do sub-17 paraisense. Segundo o técnico Olavo Junior, a equipe sub -17 sofreu com algumas ausências e principalmente com a falta de ritmo e acabou perdendo de forma merecida.

ESPORTE: Handebol: Paraíso mantém boa campanha na Liga Regional

O último final de semana as equipes de handebol de Paraíso entraram em quadra pela Liga Regional de Handebol. No sábado a equipe masculina juvenil foi a primeira a entrar na Arena Olímpica jogando contra a equipe de Batatais, vencendo pelo placar de 38 x 22. A equipe paraisense vem fazendo uma boa campanha, com cinco vitórias e apenas uma derrota. Hoje ocupa a segunda colocação da competição, estando atrás somente do FEAC/Franca que será o próximo adversário no dia 19 de Setembro. Já o time feminino juvenil enfrentou Monte Azul Paulista, atual campeã dos jogos regionais. Paraíso demonstrou superioridade desde o início do jogo, vencendo por 17 a 07. O feminino também se mantém em segundo lugar na competição, com classificação garantida e espera resultados de outros jogos para conhecer o próximo adversário, já nas finais da competição.

LOCAL: Vigilância em saúde recebe 400 doses da vacina contra H1N1

O serviço de Vigilância em Saúde através do Setor de Imunização comunica que recebeu mais 400 doses da Vacina contra Influenza H1N1 para vacinar a 2ª dose das crianças que já receberam a 1ª dose da vacina. As salas de vacinação em Paraíso serão as USF’s do Asilo, Jardim Planalto, São Judas e Posto de Puericultura. Já em Guardinha será na USF Carine Abud das 8 ás16 horas na terça e sexta-feira.

ESPORTE: Na Copa EPTV de Basquete, Paraíso derrota Assis e encerra sua participação

Entre os dias 25 a 28 de agosto, a equipe do Paraíso Basquete encerrou com vitória sobre Assis a sua participação na 10ª edição da Copa EPTV de Basquete. A competição foi disputada por 8 equipes com duas cidades sedes: Araraquara e São Carlos. O campeão da Copa EPTV foi Bauru, comandada pelo técnico Guerrinha, que conseguiu o primeiro título no certame, derrotando São José dos Campos na final por 98 x 92. Paraíso Basquete, terá uma nova estréia no próximo dia 16 de setembro no Campeonato Mineiro na Arena Olímpica contra o Sport de Juiz de Fora.

TABACO: Nos últimos 20 anos, o número de fumantes no Brasil caiu 45%

Nas últimas décadas, foi registrada no Brasil uma queda de 45% no número de fumantes maiores de 18 anos. Em uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional do Câncer e divulgada ontem, dia 30, mostrou que, em média, os jovens têm primeiro contato com o cigarro aos 17 anos. Apesar da queda no consumo, o número de fumantes no país ainda é elevado: cerca de 25 milhões de pessoas com idade igual ou superior a 15 anos fazem uso do tabaco. Contudo, 45,6% delas dizem ter tentado parar de fumar. A pesquisa revela também, que as mulheres começam a fumar mais cedo do que os homens e, no entanto, elas conseguem parar de consumir o tabaco numa proporção até duas vezes maior em comparação ao sexo masculino.

ESPORTE: Palmeiras quer embalar após bater Atlético-MG

Nas próximas rodadas, Palmeiras vai enfrentar Fluminense, Cruzeiro, Vitória e Vasco

A vitória sobre o Atlético Mineiro em Ipatinga empolgou o Palmeiras para a sequência do Campeonato Brasileiro. Satisfeitos com o triunfo, os jogadores sabem que enfrentarão adversários complicados nas próximas rodadas, mas querem embalar para que o time lute pelas primeiras posições.
"Esse campeonato é muito difícil, é pedreira atrás de pedreira, mas acho que chegou a hora da gente emplacar. Sabemos que não será fácil, pois só temos jogos complicados daqui para frente. Mas essa vitória sobre o Atlético-MG foi fundamental e a gente espera que sirva de motivação", afirmou o goleiro Marcos.
Nas próximas quatro rodadas do Brasileirão, o Palmeiras vai enfrentar Fluminense (Maracanã), Cruzeiro (Pacaembu), Vitória (Barradão) e Vasco (Pacaembu). O atacante Kleber espera que o time, atualmente em nono lugar, repita o desempenho de domingo nesses confrontos.
"Foi uma vitória espetacular, pois saímos perdendo e sabíamos que não seria fácil virar. O time precisa jogar sempre assim, com segurança e tranquilidade. É com esse espírito que temos de jogar sempre. Se for sempre assim, fica difícil dos adversários baterem a gente", disse.
Fonte: Eldorado ESPN - AE
Foto: Tiago Queiroz/AE

TRÂNSITO: Nesta quarta-feira entra em vigor a lei que obriga o uso de cadeirinhas nos carros

JULIANA COSTA: Nesta quarta-feira, primeiro de setembro, entra em vigor, em todo o País, a lei que torna obrigatório o uso de cadeirinhas, bebês-conforto e assentos de elevação nos carros para o transporte de crianças de zero a sete anos e meio de idade. Dados do Departamento Nacional de Trânsito apontam que duas mil crianças e adolescentes com menos de dezessete anos morrem anualmente em acidentes de carro. O ortopedista pediatra do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, Pedro Henrique Mendes, explica que sem o dispositivo de segurança, qualquer pequeno acidente pode provocar sérios problemas a criança.
PEDRO HENRIQUE MENDES: "Se a criança está no banco da frente ou no banco de trás sem nenhum tipo de fixação no veículo, no momento da colisão o corpo da criança é projetado a frente ou se ela estiver no banco traseiro, dianteiro ou muitas vezes a criança chega a ser projetada pelo para-brisa dianteiro e muitas vezes até sai do carro por conta do impacto."
JULIANA COSTA: Pedro Henrique Mendes acrescenta que o uso de cadeirinhas, bancos de elevação e bebês-conforto pode reduzir em até 70 por cento o número de casos de acidentes com lesões graves. O ortopedista afirma que os pais não devem levar os filhos no colo.
PEDRO HENRIQUE MENDES: "Até mesmo em pequenas colisões, ao contrário do que os adultos pensam, a energia do trauma é muita grande e o adulto não tem força para segurar a criança e ele solta criança, é um hábito involuntário, e a criança é arremessada de encontro ao painel ou ao para-brisa do veículo."
JULIANA COSTA: O ortopedista pediatra do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, Pedro Henrique Mendes, lembra que para as crianças de até um ano de idade é recomendado o uso do bebê-conforto, virado de costas para o motorista e de frente para o banco traseiro, preso ao cinto de segurança. Crianças com idade entre um e quatro anos devem usar as cadeirinhas, que também devem ser presas ao cinto. Dos quatro aos sete anos e meio já é possível usar os assentos de elevação juntamente com o cinto de segurança dos veículos. Só a partir dos sete anos e meio é que as crianças passam a usar o cinto de segurança do carro, sem a necessidade dos dispositivos de segurança.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Juliana Costa

ESPORTE: Robinho já fala como jogador do Milan

O atacante Robinho mostrou que apenas detalhes ainda impedem a oficialização da sua chegada ao Milan ao declarar nesta terça-feira ao canal de TV à cabo Sky Sports Itália que quer jogar no time italiano e já pensa em conquistar títulos. O brasileiro realiza os exames médicos necessários para assinar contrato com o clube de Milão.
"Estou muito feliz pelo interesse do Milan e espero poder jogar no Milan", expressou Robinho. "Quero ganhar o Campeonato Italiano e estou convencido de que contribuirei muito para a equipe. Não falei com [Alexandre] Pato ou Ronaldinho, mas logo o farei", afirmou.
O Milan ainda não anunciou a contratação de Robinho porque antes quer chegar a um acordo pela cessão do atacante Marco Borrielo, cujo lugar seria ocupado justamente pelo atacante brasileiro do Manchester City. A Juventus e a Roma estariam interessadas na contratação do jogador italiano no último dia da janela de transferências.
Fonte: Eldorado ESPN - AE/AP
Foto: AP

DIA DO NUTRICIONISTA: Em comemoração à data, confira dicas de alimentação para ter ossos saudáveis

GISELE DAEMON: Nesta terça-feira, trinta e um de agosto, é comemorado o Dia do Nutricionista. Esse profissional é responsável pela orientação e supervisão da nossa alimentação. Com o acompanhamento adequado de um nutricionista, conseguimos prevenir e tratar diversas doenças, recorrendo apenas aos nutrientes dos alimentos. Além dos cuidados com o peso, a alimentação saudável também precisa levar em conta a questão da saúde dos ossos. A nutricionista do INTO, Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, Luciana Lopes, explica a importância de uma alimentação correta e balanceada.
LUCIANA LOPES: "A alimentação saudável é muito importante pra saúde óssea, porque com uma alimentação saudável a gente consegue oferecer todos os nutrientes necessários pra uma boa mineralização óssea. E aí, desde a boa ingestão de lipídios, proteínas, vitaminas e minerais, uma boa ingestão de água, tudo isso é muito importante."
GISELE DAEMON: A nutricionista do INTO relaciona os itens básicos que devem estar presentes na alimentação diária da população para prevenir problemas nos ossos.
LUCIANA LOPES: "Uma alimentação ideal seria aquela alimentação de quatro a cinco refeições ao dia. Por exemplo, com o café da manhã, almoço, o lanche da tarde e o jantar, pelo menos. De manhã, entra pelo menos uma porção de leite, que pode ser uma fatia de queijo branco ou um copo de leite, um pão e uma fruta. Em seguida, no almoço, a porção do arroz, do feijão, uma carne, verdura e legume. Esses itens já deixariam o prato colorido e oferecendo várias fontes de vitaminas e minerais."
GISELE DAEMON: Para o lanche da tarde e o jantar, a nutricionista explica que o conteúdo pode ser o mesmo das refeições anteriores. Integrante do Grupo Trauma do Idoso, Luciana ressalta que os cuidados com a nutrição devem ser redobrados com as pessoas da terceira idade. E deixa a dica, para os idosos e, também, para quem cuida deles.
LUCIANA LOPES: "Acho muito importante a gente orientar os idosos, orientar os cuidadores dos idosos em relação à alimentação deles. Uma que as necessidades de nutrientes deles ficam aumentadas, a necessidade de cálcio, de vitamina D, de outros nutrientes. Outra que eles naturalmente já vão tendo uma diminuição do apetite, buscam menos os alimentos, então é importante estar reestimulando, orientando que é mais nutritivo pra eles estarem comendo e estimular sempre a ingestão de água. Água é fundamental. E na população idosa a quantidade de água vai diminuindo cada vez mais, há muitas chances de desidratação."
GISELE DAEMON: A nutricionista do INTO, Luciana Lopes, ressalta, ainda, que a atenção com a nutrição deve ser a mesma que temos com a higiene diária e diversos outros cuidados que encaramos como essenciais, como escovar os dentes, por exemplo.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Gisele Daemon

ESPORTE: Dentinho diz que voltará ao Corinthians diante do Goiás

Atacante comentou que está ansioso para voltar aos gramados e formar dupla com Ronaldo
Sem atuar pelo Corinthians desde o dia 8 de agosto, quando sofreu uma lesão muscular na vitória sobre o Flamengo por 1 a 0, o atacante Dentinho deverá voltar ao time neste sábado, na partida contra o Goiás, no Pacaembu, pela 19.ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O jogador afirmou nesta segunda-feira que está pronto para voltar ao time. "Eu não sinto mais dores. Estou recuperado e espero enfrentar o Goiás. Depende do treinador agora", afirmou o atacante. Dentinho chegou a ser liberado para fazer trabalhos de fortalecimento na semana passada, mas foi vetado pelo técnico Adilson Batista, que optou por um tempo maior de recuperação.
Dentinho comentou que está ansioso para voltar aos gramados e formar dupla de ataque com Ronaldo, que voltou ao time no final de semana, após se recuperar de lesão. "É sempre bom ver um ídolo seu em campo. Ele se esforçou muito para isso. Tenho certeza que em breve dará alegrias à torcida corintiana".
Depois do triunfo de domingo, sobre o Vitória, o atacante quer ver o Corinthians embalando no Campeonato Brasileiro. "O Brasileirão é muito equilibrado, não adianta só vencer no Pacaembu e não conseguirmos os resultados fora. Para chegar ao título, temos de vencer fora".
Dentinho, porém, está ciente das dificuldades que o time enfrentará na sequência da competição. "Não existem só Corinthians e Fluminense [líder da tabela]. Outras equipes também chegam com muita força. Tem o Internacional, que venceu a Libertadores, o Cruzeiro, o Santos. Esses times são fortes, não vai ser fácil batê-los", afirmou.
Fonte: Eldorado ESPN - João Paulo de Carvalho
Foto: Filipe Araújo

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

BLITZ: Campanha orienta motociclistas no complexo rodoviário MG-050

A Concessionária Nascentes das Gerais, com o apoio da Polícia Militar e Rodoviária, fará no período de 27 de agosto a 10 de setembro blitzes educativas para motociclistas nas MG-050/BR-265/BR-491. Segundo a estatística creditada do Instituto Brasileiro de Segurança no Trânsito, cada intervalo de um minuto, pelo menos uma pessoa morreu ou ficou ferida por conta de acidente envolvendo moto no Brasil. A blitz tem como objetivo em alertar os condutores e passageiros de motos sobre o trânsito seguro nas rodovias. Nesta segunda, dia 30, o trabalho está sendo feito na base da Polícia Rodoviária na saída para Itaú de Minas no período da tarde. Ao todo serão sete blitzes realizadas pela Concessionária Nascentes das Gerais. Em São Sebastião do Paraíso, será na próxima segunda-feira a partir das 14 horas, o local ainda não foi divulgado.

ESPORTE: Leandrinho vê Brasil evoluindo no Mundial de Basquete

Principal destaque do Brasil na vitória por 80 a 65 sobre a Tunísia, Leandrinho Barbosa ficou satisfeito com o desempenho na partida deste domingo. O jogador foi o cestinha da partida, com 21 pontos, e vê a equipe e ele em crescimento no Mundial de Basquete, realizado na Turquia.
"Estamos crescendo a cada partida. Eu estou chegando ao meu melhor aos poucos. Mas a vitória é do grupo. Meu bom desempenho se deve a meu amor pelo basquete. Quando jogo é só coração e vontade", comemorou Leandrinho, que deixou o Brasil na liderança do Grupo B com duas vitórias, assim como os Estados Unidos.
O pivô Tiago Splitter, que anotou 16 pontos, avaliou que o Brasil precisará melhorar para ir mais longe no Mundial de Basquete. "Ainda temos três jogos importantes e precisamos ter o pé no chão. Com certeza teremos que jogar muito mais. Tudo pode acontecer. Temos que ter cuidado. O jogo contra os Estados Unidos amanhã é muito importante e contra a Eslovênia mais ainda", afirmou.
Fonte: Eldorado ESPN - AE
Foto: Divulgação

PESQUISA: Adolescentes se acham muito gordas, mesmo com o peso adequado, segundo IBGE

CYNTHIA RIBEIRO: Um estudo divulgado, na última sexta-feira, pelo IBGE, comprova que as adolescentes têm mesmo uma preocupação excessiva com o peso. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar, quase trinta e seis por cento das meninas entrevistadas se declararam como muito gordas, apesar de estarem com o peso adequado. Para o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, isso acontece porque as adolescentes se impõem um padrão estético fora do normal, que abala a auto-estima delas.
JOSÉ GOMES TEMPORÃO: "É um percentual importante de meninas se auto-referindo como acima do peso e quando você avalia do ponto de vista técnico elas estão no peso. Eu acho que isso é um fenômeno mais amplo do estabelecimento de um certo padrão estético feminino na sociedade que privilegiaria uma magreza extrema, uma preocupação excessiva com a beleza o que pode explicar de uma certa forma esse fenômeno."
CYNTHIA RIBEIRO: Entre os meninos, vinte e um por cento se consideram bem acima do peso, mesmo tendo peso proporcional à altura e boa saúde. A psicóloga Cristiane Decat explica que essa cobrança dos adolescentes em seguir determinados padrões de beleza pode ser perigosa. O exagero, segundo ela, tende a provocar sérios transtornos, como a anorexia e a bulimia.
CRISTIANE DECAT: "Porque o adolescente a partir do momento que ele começa a se olhar no espelho e deixa realmente de se ver dentro daquela massa física, ele começa a exagerar o tamanho dessa massa, ou seja, ele é magro e se vê gordo, a partir daí começa realmente um distúrbio que precisa ser tratado."
CYNTHIA RIBEIRO: De acordo com a psicóloga Cristiane Decat, é preciso que pais e educadores acompanhem o comportamento exagerado dos jovens na busca por um corpo bonito, como obsessão pela magreza e quando ele a rejeitar alimentos.
CRISTIANE DECAT: "É interessante que os pais eles estejam atentos, se eles observam isso durante alimentação, eles precisam procurar uma ajuda. É preciso ver até que ponto é natural, porque o limite, o limiar entre o natural e o patológico ele não é bem definido, de repente, o natural no dia seguinte, não é mais."
CYNTHIA RIBEIRO: Cristiane Decat ressalta que a falta de auto-estima dos adolescentes pode fazer com eles tenham dificuldades na vida adulta. Por isso, em muitos casos, é recomendável o acompanhamento de um profissional. A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar foi feita em dois mil e nove, baseada em entrevistas com quase sessenta e um mil adolescentes do nono ano do ensino fundamental, nas vinte e seis capitais brasileiras e no Distrito Federal.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Cynthia Ribeiro

ESPORTE: Brasil derrota China e fica com a prata no Grand Prix

Depois de as norte-americanas garantirem o título do Grand Prix, a seleção brasileira feminina de vôlei entrou em quadra neste domingo para enfrentar a China, em Ningbo, sabendo que poderia apenas conquistar a medalha de prata. Mesmo assim, as comandadas de José Roberto Guimarães não decepcionaram. Demonstraram disposição do início ao fim e ganharam por 3 sets a 0, com parciais de 25/12, 25/16 e 25/15, garantindo a segunda colocação.
Na fase final da competição, o Brasil havia sido derrotado por Japão e Estados Unidos - que se enfrentaram mais cedo neste domingo. Assim, chegou à última rodada na segunda colocação, atrás das norte-americanas. Como elas venceram as japonesas por 3 a 0, restou à seleção brasileira garantir a prata.
Sem contar com Mari e Paula Pequeno, que se lesionaram na fase final do torneio, o time de José Roberto Guimarães apresentou um bom desempenho coletivo neste domingo. Thaisa, Jaqueline, Natália e Sheilla, principais destaques do Brasil contra a China, terminaram com os mesmos 11 acertos. A equipe ainda teve bom desempenho no saque e no bloqueio, com oito pontos conquistados em cada fundamento.
Com o bom trabalho coletivo, as brasileiras não deram chances para as chinesas mesmo jogando na casa das adversárias. Após massacrarem no primeiro set por 25/12, mantiveram o ritmo na sequência e fecharam o confronto em apenas 59 minutos.
Ainda neste domingo, a seleção italiana venceu a Polônia por 3 sets a 1, de virada, com parciais de 23/25, 25/15, 25/23 e 25/17, e ficou com o bronze. As chinesas terminaram em quarto, o Japão em quinto e as polonesas em sexto.
Fonte: Eldorado ESPN - AE
Foto: Divulgação

ALIMENTAÇÃO: Pesquisa revela que jovens brasileiros estão bem nutridos

JULIANA COSTA: Dados da Pesquisa Nacional de Saúde Escolar, a PeNSE, divulgada nesta sexta-feira, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, revela que 74 por cento dos jovens brasileiros apresentam estado nutricional adequado, com peso e altura compatíveis com a idade deles. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, destaca que o bom número é resultado do trabalho do Programa Saúde na Escola, que promove ações educativas junto a alunos, pais e professores.
JOSÉ GOMES TEMPORÃO: "Exatamente o que nós estamos fazendo essa política Saúde nas escolas, que é uma parceria nossa com o Ministério da Educação, em que essa questão não se restringe apenas à mudança da merenda escolar que é oferecida, isso é muito importante. Mas, também conversar, apresentar a essas crianças o que é uma alimentação saudável, um padrão de alimentação saudável, porque aí você vai estar ajudando a construir para um futuro adulto, um padrão alimentar adequado, isso é muito importante."
JULIANA COSTA: José Gomes Temporão acrescenta que o apoio do Programa Saúde da Família também é fundamental no processo de conscientização das crianças.
JOSÉ GOMES TEMPORÃO: "Usando pedagogia didática e trazendo os pais para essa discussão também. Aí o Saúde da Família entra. O agente de saúde, quando ele faz a visita domiciliar, ele discute com a família a questão do padrão alimentar. Então, é uma integração entre o trabalho na escola e o trabalho da família."
JULIANA COSTA: O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirma que o Ministério da Saúde coordena também outras iniciativas voltadas à prevenção do excesso de peso. A Rede Nacional de Promoção de Saúde é uma dessas iniciativas, que, atualmente, é integrada por mil e quinhentos municípios brasileiros.
Fonte: Agência Rádioweb - Reportagem, Juliana Costa

ESPORTE:Silas é o novo treinador do Flamengo

O Flamengo tem um novo treinador. Dois dias depois de Rogério Lourenço ser demitido do comando, o clube carioca informou neste domingo que Silas será o novo técnico da equipe. A apresentação oficial deve ocorrer nesta segunda-feira.
Silas ganhou destaque como treinador em 2009, quando comandou a surpreendente campanha do Avaí no Campeonato Brasileiro. No início deste ano, foi para o Grêmio e até teve um bom começo, conquistando o Campeonato Gaúcho e levando a equipe à semifinal da Copa do Brasil. Mas na sequência, a equipe passou a tropeçar seguidamente no Brasileirão. Assim, ele foi substituído por Renato Gaúcho.
Antes do acerto com Silas, especulou-se que o Flamengo poderia fechar com Jorginho, ex-auxiliar de Dunga na seleção brasileira, Ricardo Gomes e Carlos Alberto Parreira. Na partida deste domingo contra o Guarani, em Campinas, o diretor da categoria de base Toninho Barroso comandará a equipe interinamente.
Fonte: Eldorado ESPN - AE
Foto: AE