Powered By Blogger

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

ALIMENTAÇÃO: Pesquisa revela que jovens brasileiros estão bem nutridos

JULIANA COSTA: Dados da Pesquisa Nacional de Saúde Escolar, a PeNSE, divulgada nesta sexta-feira, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, revela que 74 por cento dos jovens brasileiros apresentam estado nutricional adequado, com peso e altura compatíveis com a idade deles. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, destaca que o bom número é resultado do trabalho do Programa Saúde na Escola, que promove ações educativas junto a alunos, pais e professores.
JOSÉ GOMES TEMPORÃO: "Exatamente o que nós estamos fazendo essa política Saúde nas escolas, que é uma parceria nossa com o Ministério da Educação, em que essa questão não se restringe apenas à mudança da merenda escolar que é oferecida, isso é muito importante. Mas, também conversar, apresentar a essas crianças o que é uma alimentação saudável, um padrão de alimentação saudável, porque aí você vai estar ajudando a construir para um futuro adulto, um padrão alimentar adequado, isso é muito importante."
JULIANA COSTA: José Gomes Temporão acrescenta que o apoio do Programa Saúde da Família também é fundamental no processo de conscientização das crianças.
JOSÉ GOMES TEMPORÃO: "Usando pedagogia didática e trazendo os pais para essa discussão também. Aí o Saúde da Família entra. O agente de saúde, quando ele faz a visita domiciliar, ele discute com a família a questão do padrão alimentar. Então, é uma integração entre o trabalho na escola e o trabalho da família."
JULIANA COSTA: O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirma que o Ministério da Saúde coordena também outras iniciativas voltadas à prevenção do excesso de peso. A Rede Nacional de Promoção de Saúde é uma dessas iniciativas, que, atualmente, é integrada por mil e quinhentos municípios brasileiros.
Fonte: Agência Rádioweb - Reportagem, Juliana Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário