Powered By Blogger

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

CIGARRO: Apesar de proibições, propagandas ainda atraem mais o público jovem, diz INCA

JULIANA COSTA: Mesmo depois da proibição de pessoas saudáveis e bonitas em propagandas de cigarro, a indústria tabagista ainda consegue chamar atenção do público jovem. São brindes, latinhas para guardar o cigarro e até balinhas para serem usadas na hora de fumar. Efeitos que, segundo pesquisa divulgada pelo INCA, fazem com que os jovens brasileiros sejam mais sensíveis às propagandas de cigarro do que os adultos. O analista da Divisão de Epidemiologia do INCA, André Sklo, afirma que existe um esforço da indústria de tabaco para atingir jovens com menos de 24 anos. Porém, ele ressalta que o uso de novas ferramentas de propaganda para conscientizar os jovens tem provocado efeito positivo.
ANDRÉ SZKLO: "A gente tem que cada vez mais explorar canais e formatos de comunicação diferenciados por causa dos jovens. Mas os resultados, em relação à percepção dos malefícios do tabaco através das propagandas por meio nos meios de comunicação as respostas foram bem satisfatórias."
JULIANA COSTA: O analista da Divisão de Epidemiologia do INCA explica que 46 vírgula 6 por cento dos adolescentes disseram ter percebido a propaganda pró-fumo, contra 38 vírgula 7 por cento dos adultos. Mas, a boa notícia é que os jovens estão mais conscientes sobre os perigos do cigarro à saúde.
ANDRÉ SZKLO: "A pesquisa apontou que o grau de conscientização, em termos de percepção da propaganda anti-cigarro, anti-fumo está bastante elevado na população, inclusive entre os jovens. Os jovens estão com um grau de percepção mais elevado do que os próprios adultos"
JULIANA COSTA: O analista da Divisão de Epidemiologia do Instituto Nacional do Câncer, André Szklo, afirma que o Ministério da Saúde tem promovido diversas iniciativas contra o cigarro, entre elas, a proibição de publicidade do tabaco, o aumento de impostos sobre o produto e a publicação de advertências mais explícitas sobre os efeitos prejudicais do fumo nos maços de cigarro.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Juliana Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário