Powered By Blogger

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

OBESIDADE: Doenças nas articulações também estão entre os problemas causados pelo excesso de peso

GISELE DAEMON: Pesquisa divulgada recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, aponta que quase metade da população brasileira acima dos vinte anos está acima do peso. O sobrepeso e a obesidade causam problemas dificilmente associados ao excesso de peso. É o caso das doenças nas articulações. Entre as principais estão a artrite e a artrose, que atingem, principalmente, joelhos, quadril e coluna. A gordura em excesso no organismo agride e destrói a cartilagem das articulações. Exatamente por isso o paciente obeso tem maior tendência a desenvolver esse tipo de problema. O médico do Instituto de Traumatologia e Ortopedia, Hugo Cobra, aponta os pacientes mais propensos a desenvolver essas doenças.
HUGO COBRA: "Os pacientes que possuem algum desvio do eixo do membro inferior, tipo genuvaro ou genuvalgo, esse tipo de paciente com certeza é muito mais propício a desenvolver um grau de artrose precoce do que o paciente que não tenha esses desvios do membro inferior. Outro grupo também são os esportistas de esportes de impacto e aí a corrida, e outros tantos, basquete e tudo mais, quando esses pacientes estão acima do sobrepeso. Aí estão associadas as lesões de menisco, cartilagem, pelo trauma do esporte associado ao sobrepeso."
GISELE DAEMON: Hugo Cobra, que pertence ao Grupo de Cirurgia de Joelho, explica que o quadro das chamadas doenças articulares é evolutivo. Quanto antes for interrompido, melhor para o paciente. E faz um alerta: não se pode começar, de imediato, a praticar atividades de impacto. É preciso, primeiramente, perder o excesso de peso.
HUGO COBRA: "É muito comum que nossos pacientes comecem a sentir sintomas de dores articulares porque eles acham que tinham o peso ponderal de quando eram mais jovens e faziam atividades de impacto, tipo corrida, mas esse paciente tem que voltar a ter o peso que tinha um pouco antes pra depois iniciar essa atividade de impacto."
GISELE DAEMON: O médico do Instituto de Traumatologia e Ortopedia, Hugo Cobra, destaca as principais atividades recomendadas como tratamento para doenças nas articulações. Em primeiro lugar, diminuir o peso. Em seguida, praticar atividades físicas sem impacto como andar de bicicleta, musculação, hidroginástica ou natação. Alongamentos também são fundamentais para o alívio das dores.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Gisele Daemon

Nenhum comentário:

Postar um comentário