Powered By Blogger

sábado, 17 de julho de 2010

ECONOMIA: Ministro avalia que o desempenho do comércio é resultado do crescimento da massa salarial

SIRLAINE BORHY: De acordo com os dados divulgados esta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, o volume de vendas no comércio varejista cresceu 1,4% em maio deste ano, o que representa uma alta de 10 vírgula 2 por cento, se comparado ao mesmo mês de 2009. Esse desempenho é atribuído aos setores de construção, supermercados e combustíveis. O aumento da massa salarial, a retomada do crédito, a estabilidade de preços e o retorno da inflação à meta fixada pelo governo também contribuíram, como explica o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo.
PAULO BERNARDO: "Pega mais de meio ano de 2009, ou seja, um período que tecnicamente nós não crescemos nada. O Brasil teve um crescimento menos que zero no ano passado. Então isso quer dizer o seguinte: que do ponto de vista do consumo das famílias as vendas do comércio as coisas andaram muito melhor. Foi um crescimento em relação a maio do ano passado de 10,4%, mas se for em faturamento do comércio, cerca de 14% a mais. Ou seja, nós conseguimos crescer, mas mesmo assim o número de famílias que foram incluídas, a distribuição de renda continuou sendo positiva e o comercio se beneficiou disso."
SIRLAINE BORHY: De acordo com o ministro do Planejamento, a previsão é que esses números estejam ainda maiores, quando o ano de dois mil e dez terminar. Ele acredita que a economia está muito bem, o número de desempregados diminuiu e os salários aumentaram, e isso também vai refletir nas vendas do comércio.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Sirlaine Borhy

SAÚDE: Cuidados simples no inverno podem evitar a gripe

Com as temperaturas cada vez mais baixas, várias pessoas sofrem no inverno. A gripe é a doença mais comum nesta época e alguns cuidados simples como lavar as mãos e não compartilhar copos e alimentos pode evitar o contágio. Caso os primeiros sintomas persistam a pessoa deverá procurar um médico e evitar a automedicação para que não agrave a situação. A rinite alérgica e doenças crônicas podem confundir o profissional, por isso é importante procurar o posto de saúde mais próximo para saber o diagnóstico correto.

HEPATITE: Mulheres devem tomar cuidado com os materiais usados nos salões de beleza

JULIANA COSTA: Muitas pessoas não sabem, mas as hepatites B e C podem ser transmitidas por um pequeno sangramento provocado pela simples retirada de cutículas. Por isso, as mulheres devem tomar cuidado quando forem ao salão de beleza para fazer as unhas. Um estudo feito pelo Ministério da Saúde revelou que, em São Paulo, uma em cada dez manicures ou pedicures tem hepatite. O coordenador do Programa Nacional de Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Ricardo Gadelha, explica que os materiais usados nos salões de beleza precisam ser esterilizados sempre.
RICARDO GADELHA: "Se o alicate não estiver, não só o alicate, qualquer material utilizado pelas manicures, pedicures e podólogos, se não tiverem o processo de esterilização adequado eles podem conter o vírus. Como as hepatites B e C geralmente são assintomáticas, são doenças silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas, muitas pessoas podem ter e não saber. E aí, no salão de beleza, que tem um contato muito grande com sangue, quando está utilizando, principalmente, estes instrumentos pérfuro-cortantes acaba cortando, ferindo a pele e isso é um risco para a transmissão da hepatite B ou da hepatite C.
JULIANA COSTA: Apesar do risco de contágio, as mulheres não precisam deixar de ir ao salão de beleza.
RICARDO GADELHA: "O ideal é que cada cliente leve o seu próprio kit de manicure e pedicure e exija também do salão de beleza medidas adequadas de esterilização."
JULIANA COSTA: O coordenador do Programa Nacional de Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Ricardo Gadelha, acrescenta que existe vacina apenas contra a hepatite B. Em caso de suspeita da doença, a pessoa pode procurar o posto de saúde mais próximo para fazer o exame de sangue. Se o diagnóstico for confirmado, deve-se iniciar o tratamento imediatamente, de acordo com orientações médicas.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Juliana Costa

LOCAL: Irá iniciar as obras do aterro sanitário em Paraíso

Estão previstas o inicio das obras do aterro sanitário em São Sebastião do Paraíso. O recurso foi liberado junto ao Estado de Minas através do Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais. Por licitação a empresa Potiguar de Obras Viárias (PONTEVIAS) do Rio Grande do Norte, será a construtora responsável. Segundo o prefeito Mauro Zanin, o município sempre destinou mal o lixo e a partir deste projeto dois grandes problemas ambientas serão controlado. O aterro está avaliado em R$2,3 milhões e a obra de durar um ano para fazer parte da realidade do município.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

ESPORTE: Sob o olhar de Felipão, Palmeiras derrota o Santos

Felipão não gritou, não esperneou, não comandou, mas o seu Palmeiras, com o auxiliar Murtosa no banco, venceu o Santos por 2 a 1 na noite desta quinta-feira, no Pacaembu, em partida válida pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro.
Com a vitória, o Palmeiras chegou à sétima posição da tabela, com 12 pontos, seis a menos que o líder Corinthians. O Santos, que também soma 12, se mantém na quarta colocação, dentro do G-4, em razão do maior saldo de gols. A vitória desta quinta coroou um dia de boas notícias para o Palmeiras. Pela manhã, o técnico Luiz Felipe Scolari foi apresentado, com juras de amor ao Palmeiras. Ele recusou a seleção brasileira e ainda traçou metas para a equipe alviverde, tendo como primeiro objetivo a disputa da Copa Libertadores de 2011.
O bom dia alviverde continuou à tarde, quando a diretoria e a construtora WTorre assinaram a escritura de superfície para a construção da Arena Palestra. Mais tarde, os jogadores fizeram sua parte e venceram o clássico no Pacaembu. A conquista dos três pontos começou aos 12 minutos do primeiro tempo. Ewerthon, aparentemente em melhor forma, arriscou um chute de fora da área e mandou a bola no ângulo esquerdo do goleiro santista, marcando um golaço. Rafael ainda tentou defender, mas não conseguiu alcançar a bola.
Com o gol, a vida palmeirense ficou bem mais fácil. O Santos, que não contou com Robinho - fora de forma -, era lento e previsível. O meia Madson ainda tentou dar movimentação ao ataque, mas não conseguiu criar jogadas que levassem perigo ao gol defendido por Deola (Marcos se recupera de uma cirurgia no joelho).
Curiosamente, o técnico Dorival Júnior tratou de sacar Madson para a entrada de Ganso no segundo tempo. O meia ainda se recupera de uma artroscopia no joelho. Apesar da vontade de jogar, o jovem jogador mostrou que está fora de ritmo, ainda mais por fazer o seu retorno num gramado escorregadio, por causa da chuva.
Do outro lado, o Palmeiras contou com dois estreantes, que desequilibraram o jogo. Kléber, em seu retorno oficial, jogou bem, deu bons passes e levou perigo constante ao gol de Rafael.
O volante Tinga chamou ainda mais a atenção. Ele entrou no lugar de Lincoln e, após levar cartão amarelo em sua primeira jogada, marcou o segundo gol palmeirense, aos 21 minutos. Ele fez cruzamento rasteiro da direita, mas a bola foi desviada por Edu Dracena e enganou o goleiro santista, que não conseguiu fazer a defesa.
Mas a vitória, aparentemente tranquila, quase se transformou em pesadelo para o Palmeiras nos instantes finais. O Santos mostrou um pouco do brilho do primeiro semestre e descontou aos 37, com Marcel, que entrara no lugar de Neymar, apagado em campo. Marcel dominou de primeira a bola na entrada da área e acertou um forte chute nas redes de Deola.
Na última jogada da partida, nos acréscimos, o Santos quase chegou ao empate, por conta de um erro da defesa palmeirense. Após levantamento na área, o lateral Vítor pegou mal na bola e mandou contra o próprio gol. A bola acertou o travessão antes de ir para fora.
Agora o Palmeiras vai se preparar para o próximo jogo, no domingo, quando contará com Felipão no banco. O time paulista vai enfrentar o Avaí, na Ressacada, em Florianópolis. O Santos vai duelar com o Fluminense, no mesmo dia, na Vila Belmiro.
Fonte: Eldorado ESPN - Alan Rafael Villaverde
Foto: José Patrício/AE

EDITAL: Educação Básica

A Direção da E. E. Coronel Jose Candido, comunica que no dia 19, segunda-feira, as 08h00, haverá reunião para designação de 1 assistente técnico da educação básica, com formação mínima em técnico em contabilidade.

ESPORTE: Exclusão do Morumbi abre crise entre CBF e comitê

A exclusão do estádio do Morumbi da Copa do Mundo de 2014 provocou uma forte crise na relação entre Fifa/CBF e o Comitê Paulista. Indignados com o que chamam de "truculência" da direção das duas entidades durante o processo que resultou no veto ao estádio, representantes do comitê resolveram contra-atacar. A estratégia é operar em marcha lenta nos próximos meses e passar a impressão de que o jogo de abertura não é tão importante assim para a cidade. O objetivo é um só: forçar a Fifa e a CBF a recolocarem o Morumbi na Copa.
No próximo dia 21 está marcada uma reunião entre os envolvidos na polêmica. Espera-se a presença, por exemplo, de Ricardo Teixeira, presidente da CBF, do Comitê Organizador Local e uma das figuras mais criticadas dentro do comitê. Como se vê, o clima entre as partes não é amistoso. "Claro que não queremos que São Paulo fique sem a partida de abertura da Copa. Mas não aceitamos a forma como o assunto tem sido tratado. Nos deram um passa-moleque", explicou um dos representantes do comitê. "Vai ser uma batalha de várias rodadas, jogo duro".
Diante da constatação de que o embate será árduo e longo, os dois lados já preparam argumentações. Caso Fifa e CBF não se sensibilizem com o confronto e mantenham o veto ao Morumbi, a direção do comitê estuda dizer que São Paulo perdeu a abertura porque não aceitou usar dinheiro público na construção de arenas esportivas que se transformariam em elefantes-brancos após o Mundial. Segundo integrantes do grupo, os envolvidos sairiam do episódio com a imagem preservada, enrolados na bandeira de defensores do interesse coletivo. "São Paulo é a cidade com mais condições de receber a abertura, e queremos essa partida. Mas sem fazer loucuras", ponderou o executivo.

PLANOS B, C...
No encontro de quarta, representantes do comitê paulista defenderão o projeto do Morumbi. Segundo eles, o estádio atenderia às exigências da Fifa após passar por reformas orçadas em R$ 250 milhões. Além disso, indicarão a Arena Palestra Itália e o Pacaembu reformado (nesse caso poderia ser utilizado recurso público) como alternativas da cidade. Porém, nenhum deles teria a capacidade mínima de 65 mil lugares necessária para abrigar a abertura. "Se eles (Fifa/CBF) anunciaram que o Morumbi está fora da Copa, que arquem com o desgaste de anunciar que São Paulo está fora".
Por outro lado, a carta na manga de Teixeira e do presidente da Fifa, Joseph Blatter, tem nome e sobrenome: Andrés Sanchez. Embora o presidente do Corinthians tenha dito à Agência Estado que o clube não tem interesse em assumir o Piritubão, apontado como plano B depois da exclusão do Morumbi, o projeto de construção da arena alvinegra em Itaquera poderia surgir como solução. Para isso, as entidades teriam de bancar a ampliação do estádio para 65 mil pessoas. Originalmente, o projeto corintiano prevê 45 mil lugares.
Fonte: Eldorado ESPN - Iuri Pitta e Wagner Vilaron
Foto: AE

AGRICULTURA: Fenômeno La Niña pode prejudir agricultura no Brasil

FRANCISCO JÙNIOR: Depois do fenômeno El Niño, agora é a vez de La Niña trazer mudanças climáticas no Brasil. Ao contrário de El Niño, o fenômeno é responsável pela queda da temperatura das águas do oceano pacífico, provocando chuvas fortes na região Norte e Nordeste, além de grandes períodos de seca no Sudeste e Centro Oeste do país. O diretor da Sociedade Brasileira de Meteorologia, entidade que integra o sistema Confea/Crea, Lincoln Alves, alerta que as consequências das mudanças no clima podem trazer reflexos na agricultura em algumas regiões do país.
LINCOLN ALVES: "Para a região Sul que é uma região que tem uma atividade agrícola muito forte, uma perspectiva de seca para os próximos meses, devido à evolução desse fenômeno, deve trazer algumas consequências. Já para a região Nordeste, principalmente na região semi árida que sofre bastante com períodos de estiagem, já deve se planejar mais na questão do volume de chuva acima da média."
FRANCISCO JÙNIOR: Segundo o diretor da Sociedade Brasileira de Meteorologia, o fenômeno não foi o responsável pelas fortes chuvas que causaram as enchentes dos últimos meses nos estados de Alagoas e Pernambuco, pois ele só deve influenciar no clima brasileiro, a partir do o que vem. Para aagricultura, ele ressalta a necessidade planejamento para minimizar osimpactos de La Niña, como a implementação de sistemas de irrigação e mudanças no calendário das colheitas.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Francisco Jùnior

REGIÃO: Região tem proposta de "Cidade Limpa" para campanhas eleitorais

Com objetivo de atingir aproximadamente cem cidades da região, a campanha denominada “Cidade Limpa” proposta pelos deputados Antônio Carlos Arantes e Carlos Melles aos candidatos da região para cargos do Legislativo e Executivo Estadual e Federal, obteve um retorno positivo. A campanha foi realizada devido à enorme poluição visual nas eleições, sendo assim, os candidatos não poderão pintar muros durante este período com propagandas políticas. Houve aceitação da maioria dos candidatos, caso for 100% de aprovação, as cidades não serão prejudicadas com a poluição visual e além de mantê-las limpa, os políticos terão uma economia de gastos durante sua campanha.

ECONOMIA: Ministro do Planejamento diz que redução da pobreza indica que o Brasil caminha para ser a 5ª economia

PRISCILA LEITE: O Brasil caminha para ser a quinta economia do mundo. Foi o que afirmou o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, nesta terça-feira, ao comentar os dados do Ipea, que registram a diminuição da pobreza no Brasil. Segundo o estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o IPEA, cerca de treze milhões de pessoas saíram da miséria nos últimos quinze anos. Além disso, houve uma redução na desigualdade social em todos os estados brasileiros, com exceção do Distrito Federal. A pesquisa ainda prevê a erradicação da pobreza absoluta no Brasil até 2016. O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, atribui o resultado da pesquisa aos programas sociais do governo.
PAULO BERNARDO: "O estudo do IPEA mostra o seguinte: programas como o Bolsa Família, e outros programas de transferência foram essenciais para ajudar na redução dessa pobreza."
PRISCILA LEITE: Para o ministro Paulo Bernardo, os dados sobre a redução da miséria no Brasil também indicam que a consolidação do crescimento econômico brasileiro vai assegurar mais qualidade de vida para todos, o que coloca o Brasil entre as grandes economias.
PAULO BERNARDO: "Nós temos uma previsão para a economia crescer em torno de quatro e meio ou cinco por cento nos próximos quatro ou cinco anos, quer dizer, com isso nós devemos ter, além dos programas de transferência de renda, muito emprego; a educação está avançando; a qualificação de mão-de-obra; então, tudo isso vai dar uma condição de vida diferenciada para o povo brasileiro. Então, eu não tenho dúvida nenhuma de afirma que além de nós sermos a quinta maior economia do planeta, nós vamos ter indicadores sócio-humanos de primeiro mundo."
PRISCILA LEITE: Para o ministro do Planejamento, este avanço, não só na área econômica, mas também na área social, consolida a posição que o Brasil ocupa no cenário mundial.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Priscila Leite

ESTADO: Geração de empregos em Minas crece e bate recorde no semestre

Nesta quinta-feira, dia 15, o Ministério do Trabalho informou que o número de empregos criados com carteira assinada no país durante o mês de junho, foi o segundo melhor resultado já obtido durante este ano. Segundo os dados fornecidos através do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o estado mineiro foi o segundo colocado na geração de empregos com um crescimento de 6,64%. O cadastro informou também, que o estado de São Paulo lidera com 545 mil novas vagas, seguido por Minas com 232.572. Com todo esse desempenho, o estado neste primeiro semestre, teve o melhor resultado em toda a série histórica do CAGED, desde 2003. Em todo o país foi gerado 1,47 milhões de vagas nos seis primeiros meses deste ano.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

ESPORTE: Palmeiras está otimista para clássico contra o Santos

O clássico entre Palmeiras e Santos, nesta quinta-feira, às 21 horas, no estádio do Pacaembu, é o encontro de equipes que viveram momentos distintos no primeiro semestre. O time da Vila Belmiro, campeão paulista, tem a missão de retomar a boa fase neste reinício de Campeonato Brasileiro. Já o alviverde, reforçado por Kléber e empolgado pela chegada de Felipão, esbanja otimismo para apagar o fracasso da primeira metade do ano. Para animar ainda mais os palmeirenses, o técnico Luiz Felipe Scolari deve comparecer nesta quinta ao Pacaembu e saudar a torcida - sua apresentação oficial será pela manhã, na Academia de Futebol. "A presença dele com certeza vai dar motivar ainda mais o Palmeiras", admitiu o técnico santista, Dorival Júnior. No banco de reservas estará Flávio Teixeira, o Murtosa, seu auxiliar e fiel escudeiro de longa data.
No time que entrará em campo, o volante Pierre não foi relacionado e o zagueiro Edinho pode ser o substituto. A novidade pode ser a entrada do meia Tinga, ex-jogador da Ponte Preta apresentado no início da semana, que pode atuar recuado. Nesta quarta, Murtosa fez um treino fechado. No final da noite, o Palmeiras anunciou a saída do meia Cleiton Xavier, que vai para o Metalist Kharkiv, da Ucrânia.
Mudança no gol
Titular na última partida do Palmeiras no Campeonato Brasileiro antes da paralisação para a Copa do Mundo - empate por 1 a 1 com o Internacional, em Porto Alegre - e com bom desempenho no segundo tempo do amistoso contra o Boca Juniors, na sexta-feira passada, na despedida do Palestra Itália, o goleiro Deola, de 27 anos, é a opção para o caso de Marcos não ter mesmo condições de começar o clássico contra o Santos. O titular foi relacionado, mas, como se recupera de artroscopia no joelho esquerdo, talvez não tenha condições de começar a partida.
Deola vem conseguindo agradar em seu retorno ao clube. Teve boas atuações no Paulistão, acabou ganhando a concorrência com Bruno para ser o segundo goleiro e, cada vez mais, vem conquistando a confiança do torcedor nas ausências cada vez mais comuns do experiente Marcos, de 36 anos. E o jogo desta quinta será mais um desafio para Deola, já que o ataque santista, com Neymar e André, fez três gols no titular no duelo entre os times pelo Estadual.
Dorival Júnior acredita em bom jogo contra o Palmeiras super motivado pela presença do seu novo comandante, Luís Felipe Scolari. "Há todos os ingredientes para que seja um grande clássico. Inclusive com a estreia de Luís Felipe Scolari, mesmo apenas observando de fora o seu time. A presença dele com certeza vai motivar ainda mais o Palmeiras", afirmou o treinador santista. O técnico considera difícil que o Santos já apresente, na primeira partida após a parada do Brasileirão durante a Copa do Mundo, o futebol de alta qualidade do Paulistão e das primeiras fases da Copa do Brasil. Além de a equipe se ressentir da ausência de seu melhor jogador, o articulador Paulo Henrique Ganso (está recuperado da artroscopia no joelho direito e deve entrar no segundo tempo, ainda sem as condições ideais), Dorival Júnior deixou claro nesta quarta que a prioridade do clube é a conquista do título da Copa do Brasil."Da nossa parte há a expectativa quanto ao resultado em campo do trabalho de preparação feito durante a parada. Mas, num momento como esse de uma final, é preciso priorizar os dois jogos e assim será feito. Iremos focar totalmente em cima da decisão com o Vitória e tudo que for necessário será feito, em consenso com a diretoria", disse o comandante santista. Ele até admitiu que os quatro jogos do Brasileirão - contra Palmeiras, Fluminense, Atlético Paranaense e São Paulo - serão usados para aprimorar a equipe que vai começar a decidir a competição no próximo dia 28, na Vila Belmiro.
Fonte / fotos: Eldorado ESPN - AE

SAÚDE: Número de vasectomias pelo SUS aumenta quase 80% em seis anos

CYNTHIA RIBEIRO: O número de vasectomias feitas pelo SUS aumentou quase oitenta por cento, entre dois mil e três e dois mil e nove. Se, antes eram feitos cerca de dezenove mil procedimentos, hoje, esse número chega a trinta e quatro mil. Para o consultor da área técnica de Saúde do Homem do Ministério da Saúde, Vitor Gomes, isso aconteceu porque os homens estão mais conscientes do seu papel no planejamento familiar, responsabilidade que, antes, era atribuição exclusiva da mulher.
VITOR GOMES: "Nessa questão específica não só as mulheres passaram a controlar a sua prole, a sua família, como também os homens justificando a realização de uma intervenção que é muito menos perigosa, muito menos danosa que é a vasectomia em relação a procedimentos similares para as mulheres. Ou seja, ao invés de sacrificar as mulheres como sempre, os homens passaram a dar mais a sua contribuição e isso que se espera que vai acontecer de agora em diante."
CYNTHIA RIBEIRO: Segundo o consultor do Ministério da Saúde, os investimentos na área, nos últimos anos, principalmente, depois do lançamento da Política Nacional de Saúde do Homem, no ano passado, também estimularam o aumento na procura pela vasectomia. Hoje, os profissionais de saúde estão mais motivados a fazer a cirurgia, um procedimento fácil e seguro para os pacientes, como ressalta Vitor Gomes.
VITOR GOMES: "Com as medidas aprovadas pela Política Nacional de Saúde do Homem, hoje em dia os procedimentos relacionados vasectomia em sai estão muito valorizados, estão com um valor que é, muitas vezes, maior que o valor pago pelos planos de saúde. O Ministério reservou um total superior a catorze milhões de reais para apoiar procedimentos na área urológica, onde está vasectomia. A previsão que se tem é que o número de vasectomias na rede do SUS aumente de trinta e cinco mil para cinquenta mil ao ano."
CYNTHIA RIBEIRO: De acordo com o consultor da área técnica de Saúde do Homem, o ministério aumentou em cento e quarenta e oito por cento o valor pago pelo SUS no procedimento de vasectomia feito em ambulatório - ou seja, aqueles feitos sem internação - e aumentou em vinte por cento o valor pago para as cirurgias que exigem internação. A vasectomia é um procedimento cirúrgico feito no homem, que impede que ele tenha filhos. No Brasil, só podem fazer a operação homens com mais de vinte e cinco anos e que já tenham pelo menos dois filhos.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Cynthia Ribeiro

LOCAL: Mauro Zanin receberá Medalha do dia de Minas

Em uma solenidade que acontecerá na cidade histórica de Mariana, nesta sexta-feira, dia 16, várias personalidades mineiras e brasileiras que trabalharam em prol do Estado de Minas Gerais, serão homenageadas com a Medalha do Dia de Minas. Dentre elas, o prefeito de São Sebastião do Paraíso, Mauro Zanin, é um dos indicados para receber a medalha. O Dia do Estado de Minas Gerais foi criado em 1977, já a Medalha Comemorativa foi instituída por decreto, em 1980. Segundo Zanin, toda essa celebração motiva em continuar a trabalhar para melhorias na qualidade de vida dos moradores de nossa cidade e de nossa região.

ESPORTE: Corinthians empata com o Ceará, e segue na liderança

Faltou gol no duelo dos líderes do Campeonato Brasileiro. Em um Castelão lotado, o Corinthians superou a falta de alguns de seus principais jogadores e segurou o empate com o Ceará, por 0 a 0, pela oitava rodada. Com o resultado, o time paulista se mantém na ponta, com 18 pontos, mesma pontuação dos cearenses, mas leva vantagem no saldo de gols (7 a 6).
Apesar de ter mantido a invencibilidade, o Corinthians pode perder a liderança do Brasileirão nesta quinta-feira, caso o Fluminense supere o Prudente no Maracanã. Já o Ceará, melhor defesa do Brasileirão (apenas um gol sofrido), empatou a primeira partida dentro do Castelão, após quatro vitórias seguidas.
Nesta quarta-feira, o técnico Mano Menezes teve grandes problemas para escalar o Corinthians. Ronaldo está sem ritmo e não viajou. Os atacantes Jorge Henrique e Dentinho, ambos com lesão muscular, foram vetados. No gol, Felipe ficou de fora - afastado por ter pedido para ser vendido para o Genoa, em transação que não evoluiu.
Devido às mudanças, o Corinthians encontrou problemas para conter a empolgação do time cearense, que teve o comando do técnico Estevam Soares, estreante no Brasileirão. Apesar de ter a maior posse de bola no primeiro tempo, a equipe paulista sofreu com as descidas de Oziel e Ernandes pelas laterais. A bola aérea do Ceará também deu grandes dores de cabeça.
A primeira chance de perigo foi logo aos 6 minutos do primeiro tempo. Em desatenção da marcação corintiana, o atacante Misael saiu livre na cara do gol. Ele conseguiu levar vantagem na primeira jogada e driblou Julio César. Porém, o goleiro corintiano se recuperou e fechou o ângulo do cearense no momento do arremate.O Ceará continuou perigoso e chegou com perigo mais duas vezes. Aos 22 minutos, Oziel passou por Roberto Carlos e cruzou. Washington apareceu dentro da pequena área e cabeceou - a bola bateu no chão e passou sobre o travessão. O outro lance foi aos 29 minutos, quando Geraldo recebeu dentro da pequena área e furou na finalização.
O Corinthians não teve um bom desempenho no ataque. Iarley foi esforçado, mas sumiu na marcação. O argentino Defederico foi figura nula - não mostrou ter compensado os milhões gastos pela diretoria para sua contratação. Perigo mesmo o Corinthians só levou uma vez no primeiro tempo, aos 33 minutos, quando Bruno César arrematou de fora e Diego fez bela defesa.
Na etapa final, o jogo caiu de rendimento. O Corinthians apertou a marcação e fechou os buracos nas laterais. O Ceará, dono de um dos piores ataques do campeonato, ficou com dificuldades de articulação e teve sua melhor chance apenas aos 42 minutos. Pelo lado esquerdo, Misael cortou e bateu no ângulo - Julio César fez uma defesa espetacular para garantir o 0 a 0.
O resultado de empate foi satisfatório para o Corinthians, que agora volta a jogar no próximo domingo, diante do Atlético-MG, no Pacaembu. O Ceará terá pela frente o Internacional, no mesmo dia, no Beira-Rio.
Fonte: Eldorado ESPN - André Rigue
Foto:José Patrício - AE

SAÚDE: Sociedade brasileira do coração faz campanha para diminuir o consumo de sal no país

JULIANA COSTA: Muito utilizado na alimentação do brasileiro, o sal é apontado por especialistas como o principal vilão de uma vida saudável. O aumento no número de hipertensos no Brasil e no mundo está associado ao uso excessivo de sal na alimentação. Para alertar a população sobre o avanço da hipertensão no País, a Sociedade Brasileira de Cardiologia, SBC, lançou uma campanha para incentivar a redução do consumo de sal. De acordo com a SBC, o brasileiro consome uma média 12 gramas de sal por dia, sete gramas a mais do que o recomendável. A coordenadora do Programa Nacional de Hipertensão e Diabetes, do Ministério da Saúde, Rosa Sampaio, explica que alguns cuidados simples podem ajudar a diminuir o consumo de sal.
ROSA SAMPAIO: "Uma alimentação saudável e com baixo teor de sal. A Organização Mundial de Saúde recomenda que você coma seis gramas de sal por dia, distribuídos em todos os alimentos que você consome durante o dia. Então é fácil, existem algumas dicas: não adicionar sal à mesa e também não usar muito sal no preparo dos alimentos. Comendo fora, também não adicionar sal e evitar alimentos industrializados, enlatados, esses são os mais ricos em sal. De preferência, ler o rótulo, se for possível, ver qual é a quantidade de sal existente naquele alimento antes de comprar."
JULIANA COSTA: A coordenadora do Programa Nacional de Hipertensão e Diabetes, do Ministério da Saúde, Rosa Sampaio, acrescenta que o excesso de sal agrava a saúde dos hipertensos e aumenta o risco de complicações. Segundo o levantamento da Sociedade Brasileira de Cardiologia, 30% da população brasileira sofre com a doença. Uma das medidas defendidas pela SBC é a mudança nos rótulos dos alimentos industrializados. A Sociedade Brasileira de Cardiologia sugere que nas embalagens o termo cloreto de sódio seja substituído pelo nome popular 'sal'.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Juliana Costa

ESPORTE: Paraíso Basquete reinicia treinamentos com nova equipe

Logo após um período de descanso, o Paraíso Basquete está de volta às rotinas de treinamentos. Nesta nova pré-temporada, o time paraisense está com alguns atletas novos, pois no segundo semestre, estão às principais competições do ano. Para o técnico Jefferson, a equipe ainda espera contar com mais três reforços para disputar a Copa EPTV, sendo que, vários atletas já estão sondando o time e se colocaram a disposição para compor o elenco. Já para os próximos desafios, os atletas do Paraíso Basquete contam com o apoio do patrocinador com a cobertura de consultas e atendimentos. Além desta parceria na equipe principal do basquete, a empresa também patrocina o projeto "Saindo das Ruas", utilizando o esporte como forma de inclusão social e cidadania.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

EDITAL: Libras

A direção da E. E. Paula Frassinetti comunica que no dia 19, segunda-feira, as 08h00, haverá reunião para designação de 1 professor de libras, que tenha experiência em interpretação de libras e certificado de interprete de libras.

ESPORTE: Desfalcado, Corinthians defende liderança no Castelão

O recesso para a Copa do Mundo não foi suficiente para que Mano Menezes pudesse contar com os principais titulares do Corinthians no confronto contra o Ceará, nesta quarta-feira, às 21h50, no Estádio Castelão, Fortaleza, reestreia do Campeonato Brasileiro.
O jogo é importante porque os dois times estão empatados na liderança da tabela de classificação da competição, com 17 pontos, mas o treinador não terá seus principais jogadores de frente - Ronaldo, Jorge Henrique e Dentinho - além do volante Moacir.
Jorge Henrique voltou a sentir as dores nas costas da pancada que sofreu durante o Torneio de Londrina e precisará de mais tempo de recuperação. Ronaldo, Dentinho e Moacir estão em fase de recondicionamento físico depois de resolvidos os respectivos problemas de contusão - o primeiro na panturrilha direita, o segundo na coxa esquerda e o terceiro tendinite nas duas coxas. Exceção do Fenômeno, todos tem chance de voltar domingo, contra o Atlético-MG, no Pacaembu.
Com tantos desfalques, Mano terá de recorrer praticamente a todo o time que goleou o Comercial-MS por 6 a 0 há uma semana. Júlio César será o titular no gol no lugar de Felipe, acompanhado por Alessandro, William, Chicão e Roberto Carlos; Ralf, Elias, Danilo e Bruno César; Iarley e Defederico. O técnico refuta a tese de que não terá um homem de referência na área. "Se não terei centroavante? Sim. Se estou sem referência na frente? Não.
"Mano mostra respeito para com o adversário e ressalta que o Ceará, apesar do técnico novo (Paulo César Gusmão deu lugar a Estevam Soares), merece atenção, além de estar com um ritmo de jogo melhor, porque disputou a Copa do Nordeste. "Afinal, o time que disputou sete jogos e só tomou um gol é porque o sistema defensivo faz bem o seu trabalho. Nossa missão será furar tal bloqueio", aponta.
Fonte: Eldorado ESPN - AE
Foto: Paulo Pinto/AE

ESPORTE: São Paulo recebe o Avaí, mas com a cabeça no Inter

O São Paulo retorna ao gramado do Morumbi após 37 dias, período que separa a vitória por 3 a 1 contra o Grêmio, em 6 de junho, e o duelo desta quarta-feira contra o Avaí. Engana-se, porém, quem imagina que a ansiedade pelo retorno das atividades acabou. O Campeonato Brasileiro recomeça, é verdade, mas o time tricolor não consegue deixar de mirar o dia 28, data em que enfrenta o Inter na primeira partida semifinal da Copa Libertadores.
Enquanto o duelo do Beira-Rio não vem, serão quatro partidas pelo torneio nacional. Nesta noite, a partir das 19h30, começa uma sequência que ainda terá Vitória (sábado, no Barradão), Grêmio Prudente (quarta-feira, em casa) e o clássico contra o Santos, domingo, na Vila Belmiro. Tempo suficiente para marcar pontos, claro. Mas especialmente importante para azeitar a máquina são-paulina de olho no jogo de Porto Alegre."Fizemos uma boa preparação neste período da Copa, aproveitamos o tempo livre para fazer correções e aprimorar a parte tática", garantiu o técnico Ricardo Gomes. "Agora é pontuar no Campeonato Brasileiro e disputar a semifinal da Libertadores, o nosso principal objetivo."O São Paulo entra em campo em 6.º lugar, com 11 pontos conquistados em sete jogos. Venceu três, empatou dois e perdeu outros dois. "Estamos a apenas seis pontos do líder e, por isso, vamos buscar vitórias para não criar uma distância maior", admitiu o zagueiro Miranda. "Mas é claro que não dá para não pensar no dia 28. Os próximos quatro jogos serão importantes como preparação para a semifinal da Libertadores."Miranda, que pode ser negociado com o futebol europeu assim que a janela de transferências for aberta (3 de agosto), atuará agora pelo lado direito, umas das principais mudanças de posicionamento treinadas por Ricardo Gomes durante a Copa. Será responsável por reforçar a marcação no setor, que volta a ter Jean, já que Cicinho retornou para a Roma. "Perdemos o Cicinho mas o Jean está bem tecnicamente. Como ala, ele tem todas as chances de se dar bem", garantiu o técnico.
Fonte: Eldorado ESPN - AE
Foto: André Lessa/AE

LOCAL: Arena Olímpica recebeu visita de Lula Ferreira e Guerrinha nesta segunda-feira

Dois grandes nomes do basquete brasileiro estiveram em São Sebastião do Paraíso na tarde desta última segunda-feira, dia 12, para visitar a Arena Olímpica. Lula Ferreira e Jorge Guerra, mais conhecido como Guerrinha, além de conhecer as modernas instalações do poliesportivo, trouxe também algumas possibilidades de parcerias. Lula se colocou à disposição para eventuais parcerias em seus projetos. Já o Guerrinha cogitou a possibilidade de parcerias entre os clubes o de Bauru e o Paraíso Basquete, principalmente nas categorias de base. Os visitantes impressionaram com o que viram e ressaltaram que são pouquíssimos espaços como a Arena no país e a região tem de aproveitar bem fazendo daqui palco para grandes eventos esportivos.

SAÚDE: Alimentação saudável e exercícios físicos evitam doenças do coração

JULIANA COSTA: A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, anunciou novas regras para as propagandas de bebidas com baixo teor nutricional e de alimentos com grande quantidade de gordura saturada e sódio. A partir de agora, as propagandas devem alertar à população sobre os danos que alguns alimentos podem provocar à saúde, caso sejam consumidos em excesso. Os fabricantes vão ter 180 dias para se adequarem às novas regras. A gerente de monitoramento e fiscalização de propaganda da Anvisa, Maria José Delgado, explica como esses alimentos foram identificados.
MARIA JOSÉ DELGADO: "Foi um processo primeiro por seleção de grupo de nutrientes de alimentos considerando os fatores epidemiológicos pelo próprio Ministério da Saúde. Nós temos um indicador altíssimo de doenças crônicas e não transmissíveis, das quais as doenças podem ser oriundas de obesidade e o grupo de nutrientes que a gente fez o corte pra trabalhar com alimentos foi açúcar, sal, gordura trans e gordura saturada. Alimentos e nutrientes que quando consumidos em excesso podem trazer danos à população."
JULIANA COSTA: Maria José Delgado ressalta que as mudanças têm como objetivo proteger a saúde da população. A cardiologista Edna Serqueira alerta para algumas doenças que podem ser causadas pelos alimentos ricos em sódio e gordura trans.
EDNA SERQUEIRA: "A gente sabe que o teor elevado de sódio facilita o desenvolvimento da hipertensão e agrava a hipertensão pré-existente. A gordura, principalmente a gordura transgênica. Há um depósito dessa gordura nos vasos e isso favorece o teor elevado de gordura no sangue e favorece doenças como AVC, acidente vascular cerebral, e infarto."
JULIANA COSTA: A cardiologista Edna Serqueira lembra que para evitar essas doenças é importante uma alimentação saudável, com frutas e verduras, assim como exercícios físicos regularmente.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Juliana Costa

LOCAL: Foi divulgado o resultado de Paraíso no IDEB

Foi divulgado na última quinta-feira o resultado nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica 2009. As avaliações são aplicadas para estudantes da rede municipal de ensino. Comparando com resultados dos anos anteriores, o município teve um crescimento significativo atingindo 5,9, meta projetada pelo MEC para 2013. Segundo a secretária municipal de Educação Maria Luíza Coelho de Pádua, a rede municipal vem obtendo resultados cada vez melhores, toda essa análise nos direciona sempre para a necessidade de crescermos, ainda mais em qualidade e na aprendizagem dos alunos.

SAÚDE: Número de equipes de saúde da família cresce e contribui para a redução da mortalidade infantil

CYNTHIA RIBEIRO: Em oito anos, o número de equipes do programa Saúde da Família cresceu 61% no Brasil. Saltou de 19 mil, em 2003, para mais de 30 mil, em março deste ano. Os grupos vão de casa em casa para ajudar na prevenção de doenças. Esse atendimento tem ajudado o País a reduzir os índices de mortalidade materna e infantil. É que os profissionais de saúde incentivam o pré-natal e os cuidados dos pais com a saúde das crianças. A diretora do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Claunara Mendonça, explica que esse trabalho é fundamental para o Brasil diminuir de forma expressiva as mortes de mães e bebês até dois mil e quinze.
CLAUNARA MENDONÇA: "O Brasil está conseguindo antes do prazo os resultados na mortalidade materna e infantil e grande parte dessa questão é o acesso das gestantes ao cuidado das crianças, etc, no Saúde da Família."
CYNTHIA RIBEIRO: Segundo Claunara Mendonça, o Ministério da Saúde avalia que os benefícios do programa Saúde da Família para o País já podem ser comprovados.
CLAUNARA MENDONÇA: "Nós temos vários estudos, financiados inclusive pelo ministério, ou outros mesmo da academia, de instituições de pesquisa que mostram que o aumento de dez por cento na cobertura do Saúde da Família nos municípios reduz em quatro e meio por cento a mortalidade infantil. E essa redução é independente de outras variáveis que também tem a ver com a mortalidade infantil, como saneamento básico, número de leitos hospitalares e renda familiar."
CYNTHIA RIBEIRO: A diretora do Departamento de Atenção Básica do Ministério lembra que as equipes do programa Saúde da Família são formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares e agentes comunitários. Elas são divididas por áreas dentro dos municípios e cada uma atende, em média, três mil e quinhentas pessoas. No total, cento e três milhões de brasileiros são beneficiados.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Cynthia Ribeiro

terça-feira, 13 de julho de 2010

COPA 2010: Seleção espanhola é recebida pelo rei Juan Carlos

Depois de desembarcar no aeroporto de Barajas, em Madri, a delegação da Espanha, que conquistou neste domingo o título da Copa do Mundo, seguiu num ônibus alugado pela Federação Espanhola de Futebol rumo ao Palácio Real, onde foi recebida pelo rei Juan Carlos. "Vocês são exemplo de esportividade, nobreza, jogo bonito e trabalho em equipe", disse o monarca ao cumprimentar os jogadores.
Juan Carlos, que não viajou a Johannesburgo para assistir à final contra a Holanda por estar se recuperando de uma intervenção cirúrgica, ganhou do capitão Casillas uma camisa autografada por todos os atletas e pôde tocar as mãos na taça Fifa e tirar fotos com ela.
Além disso, os jogadores e comissão técnica tiveram uma maratona pela frente nesta segunda. Eles foram até o Palácio da Moncloa, para serem homenageados pelo presidente do governo espanhol, José Luiz Zapatero, e em seguida desfilaram em carro aberto pelas ruas de Madri.
Fonte: Eldorado ESPN - AE
Foto: AP

COPA 2010: Polvo Paul se aposenta após Copa 'perfeita'

Depois de acertar todas as suas previsões na Copa do Mundo da África do Sul, o polvo Paul irá se aposentar, segundo informaram os responsáveis pelo aquário Sea Life, em Oberhausen, na Alemanha.
"Ele está se aposentando e agradece a todos", informou o porta-voz do aquário onde Paul vive. Antes do anúncio da aposentadoria, milhares de pessoas enviaram pedidos solicitando previsões ao conhecido polvo, que se tornou um fenômeno durante o Mundial.
Paul acertou a previsão de todos os jogos da Alemanha durante a Copa, incluindo as derrotas para Sérvia e Espanha. Convocado para dar o seu palpite na decisão, o polvo novamente não decepcionou e cravou o fracasso holandês.
Fonte: Eldorado ESPN - AE
Fotos: AP

COPA 2010: Felipe Melo nega ser vilão e sonha com Copa de 2014

Rebatendo o rótulo de "vilão", o volante Felipe Melo afirmou neste domingo que a sua expulsão na partida do Brasil contra a Holanda, pelas quartas de final da Copa do Mundo, não pode apagar "tudo o que fez de bom" e ressaltou que sonha em disputar o Mundial de 2014, em solo brasileiro.
"De forma alguma sou o vilão. Parece que tudo o que o Felipe Melo faz é errado. As coisas boas as pessoas esquecem. Tudo o que eu fiz não pode ser apagado por um cartão vermelho. Meu sonho (de jogar a Copa de 2014) ainda não acabou", disse Felipe Melo em entrevista para a TV Globo.
O jogador também rebateu o rótulo de "mau caráter". "Eu sou um jogador de caráter muito forte, dentro de campo tenho uma garra muito grande. Mas as pessoas veem isso de outra forma, como mau caráter", disse.
POLÊMICAS
Ao comentar o lance que originou o cartão vermelho que recebeu no jogo contra a Holanda, o jogador afirmou que a vontade de ajudar o time era grande, o que teria feito ele perder a cabeça. "Naquele momento, perdendo o jogo por 2 a 1 e com as jogadas não dando certo, acabei fazendo uma falta mais forte", disse Felipe Melo. "Mas de forma alguma eu entrei para ''quebrar''. Se eu quisesse entrar para ''quebrar'' o Robben, ele não voltaria mais para o campo."
Em relação a um outro lance polêmico em que se viu envolvido, o do primeiro gol da Holanda, o volante culpou as vuvuzelas. "O Julio Cesar gritou, mas com o som das vuvuzelas é difícil escutar", explicou Felipe Melo, que se chocou com o goleiro ao tentar tirar a bola cruzada por Sneijder e cabeceou a mesma para dentro do próprio gol do Brasil.
Fonte: Eldorado ESPN - AE
Foto: AP

ESPORTE: Paraisenses estreiam Campeonato Mineiro de Futsal com vitória

SETPAR/Paraíso Futsal esteve em Passos na última quinta-feira, dia 08, para iniciar o Campeonato Mineiro de Futsal. Enfrentando o time da casa, o Clube Passense de Natação, o cenário de estréia não foi diferente entre as equipes que chegaram com sede de vitória e muita rivalidade. A equipe paraisense venceu por 4 x 2, mas, durante a partida errou muitos passes. Durante a partida houve muitas faltas entre as equipes. O próximo jogo pelo Campeonato Mineiro será em Lavras. Devido os diferentes regulamentos, os atletas tiveram que ser dividido em duas equipes para disputar os campeonatos simultâneos. A segunda equipe que disputará pela Taça EPTV irá jogar neste sábado, dia 17, na Arena Olímpica, às 16h, contra o time de Alpinópolis.

ESPORTE: Mano diz que avaliará volta de Ronaldo após dois jogos


Mano Menezes confirmou nesta segunda-feira o que já havia dito há duas semanas: Ronaldo está fora da partida contra o Ceará, nesta quarta-feira, no Castelão, e da de domingo, diante do Atlético-MG, no Pacaembu. A novidade é que o treinador abriu a possibilidade de o atacante voltar ao Corinthians contra o Atlético-GO, no dia 21 de julho, no Serra Dourada.
Ronaldo não joga desde a estreia no Campeonato Brasileiro, no dia 9 de maio, contra o Atlético-PR. Desde então passou por tratamento de uma lesão muscular na panturrilha e vem fazendo mais um trabalho de recondicionamento físico. Por isso ele quase não trabalhou com bola na intertemporada que o time realizou desde 16 de junho, em Águas de Lindoia e em São Paulo.
"A primeira parte (tratamento da lesão) está bem finalizada. Agora vamos para o acabamento do condicionamento. Não vai para quarta (jogo contra o Ceará) e nem para domingo (Atlético-MG). Depois posso dar uma opinião mais objetiva", disse Mano, que negou que o jogador esteja mais pesado do que antes da intertemporada. "Talvez esteja até um pouco menos, mas isso não é a parte mais importante."
O técnico também não poderá contar com Jorge Henrique e Dentinho, ambos vetados por lesão muscular. Ele deve formar o ataque com Defederico e Iarley, dupla que começou jogando o amistoso contra o Comercial-MS, em Campo Grande, na última quarta-feira. O zagueiro William, que ficou de fora dessa partida, foi relacionado e viajará com a delegação para Fortaleza, nesta segunda à noite.
Mano também negou que o volante Elias tenha perdido a posição para Paulinho, que foi titular contra o Comercial-MS. "Nunca falei sobre isso. O período ideal para fazer algumas observações era nos jogos que fizemos agora. É difícil fazer avaliações em jogos oficiais, por isso fizemos nesse período", explicou.
O Corinthians deve enfrentar o Ceará com Júlio César; Alessandro, Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf, Elias (Paulinho), Bruno César e Danilo; Defederico e Iarley.
Fonte: Eldorado ESPN - AE
Foto: Paulo Pinto / AE

SAÚDE: Doença sexualmente transmissível já atinge 400 milhões de pessoas no mundo

JULIANA COSTA: A hepatite B é uma doença grave, que ataca o fígado, um dos órgãos mais importantes do corpo humano. Segundo a Organização Mundial da Saúde, OMS, 400 milhões de pessoas no mundo têm hepatite B crônica, sendo dois milhões no Brasil. O que pouca gente sabe é que a hepatite B é também uma doença sexualmente transmissível. O coordenador do Programa Nacional de Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Ricardo Gadelha, afirma que o uso da camisinha é fundamental para prevenir a doença.
RICARDO GADELHA: "A importância do uso do preservativo para hepatite B, já que é uma doença sexualmente transmissível. É uma doença também que tem vacina. Então essa é a dupla perfeita: vacina e camisinha para prevenir contra hepatite B".
JULIANA COSTA: Ricardo Gadelha explica que, geralmente, a hepatite B não apresenta sintomas claros e algumas vezes pode ser confundida com outras doenças.
RICARDO GADELHA: "As hepatites geralmente são assintomáticas, ou seja, não aparecem sintomas. Quando aparecem, podem ser confundido com sintoma de gripe, tem febre, a pessoa fica um pouco amarela, a urina fica escura. Mas, devemos chamar atenção de que esses sintomas não aparecem".
JULIANA COSTA: O coordenador do Programa Nacional de Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Ricardo Gadelha, acrescenta que, em caso de suspeita da doença, a pessoa pode procurar o posto de saúde mais próximo para fazer o exame de sangue e, se a doença for confirmada, iniciar o tratamento imediatamente.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Juliana Costa

LOCAL: Trator foi sorteado pela COOPARAÍSO nesta última sexta-feira

Como encerramento da campanha safra premiada, a Cooperativa Regional dos Cafeicultores em São Sebastião do Paraíso realizou na noite de sexta-feira, dia 9, o sorteio de um trator Valtra. Aproximadamente quinhentos produtores dos 13 núcleos que depositaram o café da safra 2009/2010 nos armazéns da COOPARAISO, participaram do evento além de assistir palestras dos diretores da cooperativa, antes do sorteio. O contemplado foi o cafeicultor Álvaro Alves Rodrigues, de São Tomas de Aquino, que depositou 141 sacas de café.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

COPA 2010: Na prorrogação, Iniesta marca e Espanha ganha a Copa

Foi com muito sofrimento, mas a Espanha enfim conquistou o seu primeiro título da Copa do Mundo neste domingo. Na final disputada no estádio Soccer City, em Johannesburgo, os espanhóis só conseguiram vencer a Holanda por 1 a 0 no segundo tempo da prorrogação, com um gol salvador do meia Iniesta, que marcou já nos minutos finais do tempo extra.
Para levar a taça em sua primeira final de Copa, a Espanha teve que superar o jogo violento que marcou a grande decisão na África do Sul, em grande parte praticado pelos holandeses. A decisão ficará marcada como uma das mais violentas da história dos Mundiais. Além das 37 faltas, foram 14 cartões amarelos, sendo nove para a Holanda, e um vermelho.
Com o título espanhol, a Holanda amarga a sua terceira derrota em finais de Copas e a segunda na prorrogação - já havia perdido as decisões de 1974 e 1978, sendo a última no tempo extra. Foi a quarta decisão do Mundial decidida na prorrogação.
Em um jogo violento, a Espanha soube se aproveitar da maior posse de bola e de sua habilidade para trocar passes, que caracterizaram o time durante a Copa. Até a prorrogação, tanto espanhóis como holandeses perderam chances claras de marcar, mas o gol de Iniesta na prorrogação acabou fazendo justiça ao domínio espanhol em vários momentos da decisão. O JOGO:
A grande final da Copa começou como já era de se esperar, com a Espanha impondo o seu bom toque de bola. Assim, a Holanda se manteve acuada e com dificuldades para sair da defesa. Mais perigosa, a seleção espanhola chegou pela primeira vez logo aos quatro minutos, quando Stekelenburg teve que aparecer bem para salvar os holandeses em cabeçada de Sergio Ramos.
E o lateral-direito da Espanha mostrou que estava mesmo disposto a apoiar o ataque novamente aos dez minutos. Sergio Ramos invadiu a área driblando pela direita e bateu cruzado. Já na pequena área, Heitinga mandou pela linha de fundo, com grande risco de marcar contra. Depois do bom lance, a decisão caiu em qualidade e ganhou em violência.
Vendo os espanhóis com mais posse de bola, a Holanda começou a se precipitar na marcação e fez faltas duras. Em pouco mais de dez minutos, o árbitro inglês Howard Webb distribuiu cinco cartões amarelos, mas não seria injusto se tivesse dado, no mínimo, dois vermelhos. De Jong e Van Bommel foram os mais violentos, mas Van Persie, Sergio Ramos e Puyol também foram amarelados, estes dois últimos pela Espanha.
O momento violento passou e as equipes voltaram a buscar o gol. O jogo, porém, seguia truncado. Apesar do maior equilíbrio, a Espanha seguia tendo mais atitude. Mesmo assim, foi a Holanda que teve a sua primeira oportunidade, já com 37 minutos. Após cobrança de escanteio, Van Bommel chutou errado e a bola sobrou na área para Mathijsen, que furou.
Até o fim do primeiro tempo, os únicos lances que empolgaram a torcida no Soccer City foram uma falta de longe cobrada por Xabi Alonso, mas para fora, e um chute de Robben que quase surpreendeu o goleiro. Em sua jogada característica, ele dominou na direita, cortou para dentro e bateu de esquerda. A bola ia na conto, mas Casillas chegou a tempo de desviar para a linha de fundo.
As seleções voltaram sem modificações para o segundo tempo. O panorama do jogo também seguiu parecido. Logo no início, Capdevilla desperdiçou grande chance para a Espanha ao furar uma bola na pequena área, depois de Puyol ter desviado a cobrança de escanteio na primeira trave. Aos 9, Xavi também cobrou falta com perigo da entrada da área.
Mas os lances foram os únicos até a partida voltar a ficar truncada e violenta. A Holanda recebeu mais dois amarelos antes de ter a oportunidade mais clara da decisão até então. Sneijder fez passe enfiado para Robben e o atacante ficou cara a cara com Casillas, que evitou o gol ao desviar com os pés o chute do holandês.
Pouco antes, perto dos 15 minutos, Del Bosque já tinha feito a primeira modificação na Espanha, substituindo Pedro por Jesus Navas. Van Marwijk então também decidiu mexer no time e trocou o apagado Kuyt por Elia. Mas foram mesmo os espanhóis que dominaram os minutos seguintes da final.
O artilheiro Villa foi o primeiro a chegar perto de marcar. Aproveitando a falha de Heitinga, que não conseguiu cortar o cruzamento rasteiro, o atacante tentou a finalização, mas o holandês se recuperou e impediu o gol. Já aos 31, Sergio Ramos teve nova chance em cabeçada. Em mais um escanteio, ele apareceu livre e testou para fora.
Até o fim do tempo regulamentar, Robben teve outra chance de dar a vitória para a Holanda. Ele ganhou na corrida dos zagueiros Piqué e Puyol, mas parou novamente em Casillas, que saiu nos pés do atacante. Desta forma, a decisão foi para a prorrogação com ambas as seleções desperdiçando grandes chances para matarem o jogo.
O tempo extra começou completamente diferente. Em um confronto aberto, Fabregas - que tinha entrado no lugar de Xabi Alonso - e Navas não aproveitaram as oportunidades claras que tiveram. Além disso, a Espanha reclamou um pênalti não marcado em Xavi. Pela Holanda, Mathijsen cabeceou para fora já sem goleiro, após Casillas falhar na saída do gol.
O segundo tempo da prorrogação não teve muito além do gol salvador de Iniesta, que saiu já quando a Holanda estava com um a menos, após a expulsão de Heitinga. Aos 11 minutos, Fabregas achou Iniesta livre na esquerda da área, o meia recebeu e bateu firme cruzado, sem chances para Stekelenburg. Os holandeses ainda reclamaram muito de impedimento, mas a jogada foi legal.

Fonte: Eldorado ESPN - Rafael Bragança
Fotos: Martin Meissner, Luca Bruno, Daniel Ochoa de Olza e Emilio Morenatti.

Copa 2010: Chega ao fim após série de lances controversos e curiosos

A 19ª Copa do Mundo chegou ao fim neste domingo, 11, com a vitória da Espanha sobre a Holanda por 1 a 0 e a consequente consagração da “Fúria” como a mais nova integrante do seleto grupo dos campeões do mundo. Com o término da competição, diversos “lances” ficarão para sempre na memória dos jogadores, dos torcedores e, principalmente, dos sul-africanos, que colocaram um continente inteiro dentro da festa do futebol.
COPA DA ÁFRICA:
O continente africano sediou, pela primeira vez, uma Copa do Mundo, cabendo à África do Sul a tarefa de organizar o Mundial 2010. Argélia, Camarões, Costa do Marfim, Gana e Nigéria foram as outras seleções africanas a participar da competição. O fator casa, entretanto, não ajudou muito: apenas Gana passou à segunda fase, chegando até as quartas-de-final.
JABULANI:

Nunca uma bola de uma Copa do Mundo foi tão comentada como a do Mundial 2010. A “Jabulani” colecionou uma série de críticas muito antes da competição começar, no dia 11 de junho. A Adidas, empresa responsável pela fabricação das bolas, manifestou surpresa em função das condenações, como a do goleiro brasileiro Júlio César: “Parece aquelas bolas de supermercado.”.
FINAL INÉDITA:
Desde 1978, no Mundial da Argentina, não se verificava uma final inédita, ou seja, uma decisão com duas seleções que nunca haviam levantado a Taça FIFA. Espanha e Holanda, desde o início favoritas ao título, chegaram ao último jogo após baterem potências como Alemanha e Brasil. Em 1978, Argentina e Holanda fizeram a decisão e os “hermanos” ganharam por 3 a 1. Agora, a “Laranja” novamente chorou a derrota após perder para Espanha por 1 a 0.
DE VIRADA:

O Brasil deu adeus ao sonho do hexacampeonato de forma melancólica no estádio Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth, quando foi derrotado pelos holandeses por 2 a 1 nas quartas-de-final. A virada “laranja”, aliás, foi a terceira aplicada sobre a seleção canarinho na história das Copas do Mundo – e curiosamente, pelo mesmo placar das outras duas. A primeira ocorreu em 1950, com o Uruguai derrotando os sonhos do título em pleno Maracanã no Mundial do Brasil. A segunda foi na Copa da França, em 1998, com a Noruega fazendo 2 a 1 na terceira rodada da primeira fase.
POUCOS GOLS:
A Copa da África do Sul entrará para a história por um dado negativo: a pouca quantidade de gols. Em 64 jogos, foram marcados 145 tentos, gerando uma média de 2,26 por partida. Trata-se da segunda pior relação, à frente apenas do Mundial da Itália, em 1990, cuja média chegou a 2,21 gols por jogo.
VUVUZELAS:

As cornetas sul-africanas ensurdeceram e, ao mesmo tempo, encantaram o mundo durante a Copa 2010, colocando o instrumento como símbolo do Mundial da África do Sul.
PÚBLICO:
A Copa 2010 deve atingir a marca de três milhões de torcedores nos estádios, algo que não é registrado desde o Mundial dos Estados Unidos, em 1994. Além disso, 364 mil turistas passaram pelo país durante a competição. A julgar pelos números, a África do Sul já pode comemorar.
ZEBRAS:
A Copa do Mundo da África do Sul não foi brilhante para França e Itália como foi a de 2006, na Alemanha, quando chegaram ao segundo e ao primeiro lugares, respectivamente. Os dois países foram eliminados ainda na primeira fase, decepcionado suas torcidas. O fato dos dois melhores colocados da competição anterior não terem conseguido passar às oitavas foi algo inédito na história da competição.
ERROS:
Erros de arbitragem também marcaram a Copa da África do Sul. A falha mais alarmante ocorreu na goleada da Alemanha sobre a Inglaterra por 4 a 1, pelas oitavas-de-final. Na ocasião, a bola colocada por Lampard bateu no travessão e passou a linha em cerca de 30 centímetros. O juiz, entretanto, não deu o gol que empataria a partida em 2 a 2.Ainda nas oitavas, a Argentina também se deu bem com a ajuda do árbitro, que validou um gol impedido de Tévez na vitória sobre o México por 3 a 1.Já na primeira fase, um gol anulado impediu uma virada histórica dos Estados Unidos sobre a Eslovênia pelo Grupo C. A partida terminou em 2 a 2 após os americanos saírem perdendo por 2 a 0.
PÉ-FRIO E VIDENTE:


Duas figuras marcaram a Copa do Mundo 2010 - e não foram jogadores. O polvo alemão “Paul” ficou mundialmente conhecido após acertar os vencedores de todos os jogos que a seleção alemã disputou, incluindo a derrota nas semifinais para a Espanha por 1 a 0. Já o vocalista dos Rolling Stones, Mick Jagger, ganhou a alcunha de “pé-frio” após torcer para os Estados Unidos e Inglaterra, nas oitavas, e para o Brasil, nas quartas, todos eliminados do Mundial.

Fonte: Eldorado ESPN - José Roberto Gomes Júnior
Fotos: AP, Eugene Hoshiko AP

LOCAL: Prefeitura de Paraíso negocia dívida ativa

Durante o período de 5 a 30 de julho, a prefeitura de São Sebastião do Paraíso realizará a negociação amigável de débitos tributários de contribuintes inscritos em Dívida Ativa, referente aos anos de 2005 a 2009. A Gerência de Arrecadação e Tributos enviou 6.952 correspondências, para contribuintes com débitos de IPTU e débitos de ISSQN. As cartas de cobranças estão sendo entregues pelos correios. Após o recebimento, o contribuinte deverá comparecer à Prefeitura Municipal com os documentos pessoais, como CPF, RG e a Carta de Cobrança. O horário de atendimento ao público será das 11h às 17h. A negociação será apenas com o titular, caso não seja, o representante deverá apresentar uma procuração para negociação dos débitos.

SAÚDE: ALimentos ricos em gordura saturada e sódio podem provocar doenças no coração

JULIANA COSTA: A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, estabeleceu novas regras para as propagandas de bebidas com baixo teor nutricional e de alimentos com grande quantidade de gordura saturada e sódio. A partir de agora, as propagandas devem alertar à população sobre os danos que alguns alimentos podem causar à saúde, caso sejam consumidos em excesso. Os fabricantes vão ter 180 dias para se adequar às novas regras. A nutricionista Priscilla Baracá afirma que a iniciativa é importante para que a sociedade fique atenta e tenha mais cuidado com a alimentação.
PRISCILLA BARACÁ: "É importante porque as pessoas não sabem o quê é, consomem esses alimentos açucarados, grande quantidade de gordura trans ou gordura saturada ou muito ricos em colesterol e sódio, sem saber que estão consumindo aquele alimento. Então é importante saber o quê ela realmente está consumindo, o quê pode fazer de malefício se ela consumir aquele determinado alimento."
JULIANA COSTA: A nutricionista lembra que alimentos como biscoito recheado, salgadinhos e miojo são os mais ricos em gordura e, por isso, devem ser evitados. Ela ressalta que este tipo de alimentação pode comprometer a saúde.
PRISCILLA BARACÁ: "Podem provocar aumento do colesterol, uma hipertensão arterial, uma diabetes futura se ficar sempre consumindo esses alimentos à base de açúcar ou então muito carboidratos. Enfim, determinados alimentos podem causar até câncer."
JULIANA COSTA: A nutricionista Priscilla Baracá lembra que, para evitar essas doenças, é importante é uma alimentação saudável com frutas e verduras. A prática regular de exercícios físicos também é recomendável.
Fonte: Agencia RádioWeb - Reportagem, Juliana Costa

LOCAL: Alunos da Escola Municipal Aline Naves participam de projetos diversificados

Diversos projetos voltados para a leitura, geografia, ciências e esporte foram coordenado por professores da Escola Municipal Professora Alice Naves Ferreira, no Jardim Planalto. Os alunos que participaram das atividades, além das novidades e da forma diferenciada nas apresentações dos professores, todos saíram com muita empolgação e liberdade de criação. O fisioterapeuta Randhal adotou o projeto. Além de dar assessoria, ele tem como objetivo, de fazer parceria com a escola e difundir esse ensinamento para as demais unidades do ensino municipal.

COPA 2010: Forlán fatura Bola de Ouro de melhor jogador da Copa

Os belos gols marcados e os passes precisos fizeram a diferença para Forlán mesmo com o fato de o Uruguai ter terminado a Copa do Mundo em quarto lugar. O atacante foi eleito pela Fifa o melhor jogador da competição, desbancando o holandês Sneijder, que ficou com a Bola de Prata, e o espanhol Villa, votado como o terceiro maior craque deste Mundial.
Para faturar a Bola de Ouro da Copa, Forlán recebeu 23,4% dos votos dos jornalistas credenciados pela Fifa que participaram da cobertura do Mundial, contra 21,8% de Sneijder e apenas 16,9% de Villa. Os três jogadores mais votados terminaram a competição empatados em número de gols, com cinco cada um.
Desde que o prêmio Bola de Ouro foi criado pela Fifa, em 1982, esta é a primeira vez que o vencedor do troféu de melhor jogador da Copa não pertence a uma das três seleções mais bem colocadas da competição.
Já o alemão Müller, que também encerrou o Mundial entre os maiores artilheiros, com cinco gols, foi eleito a melhor jogador jovem da competição na África do Sul. Com apenas 20 anos de idade, ele venceu a disputa que travou com o mexicano Giovani dos Santos e o ganês Andre Ayew, seus concorrentes diretos pelo prêmio.
Para completar a sua festa particular, Müller ainda faturou a Chuteira de Ouro do Mundial, pelo fato de ter dado três assistências que terminaram em gols, além de balançar as redes em cinco oportunidades. Seus concorrentes Villa, Sneijder e Forlán fizeram uma assistência cada um. O espanhol ficou com a Chuteira de Prata por ter sido o atleta que menos minutos atuou entre os três, com 634 ao total, contra 652 do meia holandês, que levou a Chuteira de Bronze. Forlán, com 654 minutos em campo, por pouco não conquistou uma outra honraria além da Bola de Ouro de melhor jogador.
Müller é o terceiro atleta da Alemanha a receber a honraria da Fifa, conquistada por Franz Beckenbauer em 1966 e Lukas Podolski em 2006.
MELHOR GOLEIRO - Além do título mundial da seleção e os prêmios recebidos por Villa, a Espanha teve outro jogador consagrado com outra honraria concedida pela Fifa. O goleiro Casillas, que salvou a Espanha em pelo menos duas grandes chances claras de gol da Holanda na final, foi eleito o melhor goleiro da Copa do Mundo. Ao total, ele tomou apenas dois gols em sete jogos no Mundial.
FAIR PLAY - Já a Espanha, além de comemorar o título, recebeu o prêmio Fair Play da Copa por ter sido considerada a que mais praticou "jogo limpo" na competição. O Brasil, eliminado nas quartas de final, conquistou o quarto lugar nessa disputa paralela, ficando atrás de Coreia do Sul e Argentina, terceiro e quarto colocadas, respectivamente.
Fonte: Eldorado ESPN - André Cardoso
Foto: Gero Breloer/AP