Powered By Blogger

sábado, 17 de julho de 2010

HEPATITE: Mulheres devem tomar cuidado com os materiais usados nos salões de beleza

JULIANA COSTA: Muitas pessoas não sabem, mas as hepatites B e C podem ser transmitidas por um pequeno sangramento provocado pela simples retirada de cutículas. Por isso, as mulheres devem tomar cuidado quando forem ao salão de beleza para fazer as unhas. Um estudo feito pelo Ministério da Saúde revelou que, em São Paulo, uma em cada dez manicures ou pedicures tem hepatite. O coordenador do Programa Nacional de Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Ricardo Gadelha, explica que os materiais usados nos salões de beleza precisam ser esterilizados sempre.
RICARDO GADELHA: "Se o alicate não estiver, não só o alicate, qualquer material utilizado pelas manicures, pedicures e podólogos, se não tiverem o processo de esterilização adequado eles podem conter o vírus. Como as hepatites B e C geralmente são assintomáticas, são doenças silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas, muitas pessoas podem ter e não saber. E aí, no salão de beleza, que tem um contato muito grande com sangue, quando está utilizando, principalmente, estes instrumentos pérfuro-cortantes acaba cortando, ferindo a pele e isso é um risco para a transmissão da hepatite B ou da hepatite C.
JULIANA COSTA: Apesar do risco de contágio, as mulheres não precisam deixar de ir ao salão de beleza.
RICARDO GADELHA: "O ideal é que cada cliente leve o seu próprio kit de manicure e pedicure e exija também do salão de beleza medidas adequadas de esterilização."
JULIANA COSTA: O coordenador do Programa Nacional de Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Ricardo Gadelha, acrescenta que existe vacina apenas contra a hepatite B. Em caso de suspeita da doença, a pessoa pode procurar o posto de saúde mais próximo para fazer o exame de sangue. Se o diagnóstico for confirmado, deve-se iniciar o tratamento imediatamente, de acordo com orientações médicas.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Juliana Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário