Powered By Blogger

quinta-feira, 15 de julho de 2010

SAÚDE: Número de vasectomias pelo SUS aumenta quase 80% em seis anos

CYNTHIA RIBEIRO: O número de vasectomias feitas pelo SUS aumentou quase oitenta por cento, entre dois mil e três e dois mil e nove. Se, antes eram feitos cerca de dezenove mil procedimentos, hoje, esse número chega a trinta e quatro mil. Para o consultor da área técnica de Saúde do Homem do Ministério da Saúde, Vitor Gomes, isso aconteceu porque os homens estão mais conscientes do seu papel no planejamento familiar, responsabilidade que, antes, era atribuição exclusiva da mulher.
VITOR GOMES: "Nessa questão específica não só as mulheres passaram a controlar a sua prole, a sua família, como também os homens justificando a realização de uma intervenção que é muito menos perigosa, muito menos danosa que é a vasectomia em relação a procedimentos similares para as mulheres. Ou seja, ao invés de sacrificar as mulheres como sempre, os homens passaram a dar mais a sua contribuição e isso que se espera que vai acontecer de agora em diante."
CYNTHIA RIBEIRO: Segundo o consultor do Ministério da Saúde, os investimentos na área, nos últimos anos, principalmente, depois do lançamento da Política Nacional de Saúde do Homem, no ano passado, também estimularam o aumento na procura pela vasectomia. Hoje, os profissionais de saúde estão mais motivados a fazer a cirurgia, um procedimento fácil e seguro para os pacientes, como ressalta Vitor Gomes.
VITOR GOMES: "Com as medidas aprovadas pela Política Nacional de Saúde do Homem, hoje em dia os procedimentos relacionados vasectomia em sai estão muito valorizados, estão com um valor que é, muitas vezes, maior que o valor pago pelos planos de saúde. O Ministério reservou um total superior a catorze milhões de reais para apoiar procedimentos na área urológica, onde está vasectomia. A previsão que se tem é que o número de vasectomias na rede do SUS aumente de trinta e cinco mil para cinquenta mil ao ano."
CYNTHIA RIBEIRO: De acordo com o consultor da área técnica de Saúde do Homem, o ministério aumentou em cento e quarenta e oito por cento o valor pago pelo SUS no procedimento de vasectomia feito em ambulatório - ou seja, aqueles feitos sem internação - e aumentou em vinte por cento o valor pago para as cirurgias que exigem internação. A vasectomia é um procedimento cirúrgico feito no homem, que impede que ele tenha filhos. No Brasil, só podem fazer a operação homens com mais de vinte e cinco anos e que já tenham pelo menos dois filhos.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Cynthia Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário