Powered By Blogger

quarta-feira, 14 de julho de 2010

SAÚDE: Alimentação saudável e exercícios físicos evitam doenças do coração

JULIANA COSTA: A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, anunciou novas regras para as propagandas de bebidas com baixo teor nutricional e de alimentos com grande quantidade de gordura saturada e sódio. A partir de agora, as propagandas devem alertar à população sobre os danos que alguns alimentos podem provocar à saúde, caso sejam consumidos em excesso. Os fabricantes vão ter 180 dias para se adequarem às novas regras. A gerente de monitoramento e fiscalização de propaganda da Anvisa, Maria José Delgado, explica como esses alimentos foram identificados.
MARIA JOSÉ DELGADO: "Foi um processo primeiro por seleção de grupo de nutrientes de alimentos considerando os fatores epidemiológicos pelo próprio Ministério da Saúde. Nós temos um indicador altíssimo de doenças crônicas e não transmissíveis, das quais as doenças podem ser oriundas de obesidade e o grupo de nutrientes que a gente fez o corte pra trabalhar com alimentos foi açúcar, sal, gordura trans e gordura saturada. Alimentos e nutrientes que quando consumidos em excesso podem trazer danos à população."
JULIANA COSTA: Maria José Delgado ressalta que as mudanças têm como objetivo proteger a saúde da população. A cardiologista Edna Serqueira alerta para algumas doenças que podem ser causadas pelos alimentos ricos em sódio e gordura trans.
EDNA SERQUEIRA: "A gente sabe que o teor elevado de sódio facilita o desenvolvimento da hipertensão e agrava a hipertensão pré-existente. A gordura, principalmente a gordura transgênica. Há um depósito dessa gordura nos vasos e isso favorece o teor elevado de gordura no sangue e favorece doenças como AVC, acidente vascular cerebral, e infarto."
JULIANA COSTA: A cardiologista Edna Serqueira lembra que para evitar essas doenças é importante uma alimentação saudável, com frutas e verduras, assim como exercícios físicos regularmente.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Juliana Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário