Powered By Blogger

sexta-feira, 16 de julho de 2010

ECONOMIA: Ministro do Planejamento diz que redução da pobreza indica que o Brasil caminha para ser a 5ª economia

PRISCILA LEITE: O Brasil caminha para ser a quinta economia do mundo. Foi o que afirmou o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, nesta terça-feira, ao comentar os dados do Ipea, que registram a diminuição da pobreza no Brasil. Segundo o estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o IPEA, cerca de treze milhões de pessoas saíram da miséria nos últimos quinze anos. Além disso, houve uma redução na desigualdade social em todos os estados brasileiros, com exceção do Distrito Federal. A pesquisa ainda prevê a erradicação da pobreza absoluta no Brasil até 2016. O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, atribui o resultado da pesquisa aos programas sociais do governo.
PAULO BERNARDO: "O estudo do IPEA mostra o seguinte: programas como o Bolsa Família, e outros programas de transferência foram essenciais para ajudar na redução dessa pobreza."
PRISCILA LEITE: Para o ministro Paulo Bernardo, os dados sobre a redução da miséria no Brasil também indicam que a consolidação do crescimento econômico brasileiro vai assegurar mais qualidade de vida para todos, o que coloca o Brasil entre as grandes economias.
PAULO BERNARDO: "Nós temos uma previsão para a economia crescer em torno de quatro e meio ou cinco por cento nos próximos quatro ou cinco anos, quer dizer, com isso nós devemos ter, além dos programas de transferência de renda, muito emprego; a educação está avançando; a qualificação de mão-de-obra; então, tudo isso vai dar uma condição de vida diferenciada para o povo brasileiro. Então, eu não tenho dúvida nenhuma de afirma que além de nós sermos a quinta maior economia do planeta, nós vamos ter indicadores sócio-humanos de primeiro mundo."
PRISCILA LEITE: Para o ministro do Planejamento, este avanço, não só na área econômica, mas também na área social, consolida a posição que o Brasil ocupa no cenário mundial.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Priscila Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário