Powered By Blogger

sexta-feira, 16 de julho de 2010

AGRICULTURA: Fenômeno La Niña pode prejudir agricultura no Brasil

FRANCISCO JÙNIOR: Depois do fenômeno El Niño, agora é a vez de La Niña trazer mudanças climáticas no Brasil. Ao contrário de El Niño, o fenômeno é responsável pela queda da temperatura das águas do oceano pacífico, provocando chuvas fortes na região Norte e Nordeste, além de grandes períodos de seca no Sudeste e Centro Oeste do país. O diretor da Sociedade Brasileira de Meteorologia, entidade que integra o sistema Confea/Crea, Lincoln Alves, alerta que as consequências das mudanças no clima podem trazer reflexos na agricultura em algumas regiões do país.
LINCOLN ALVES: "Para a região Sul que é uma região que tem uma atividade agrícola muito forte, uma perspectiva de seca para os próximos meses, devido à evolução desse fenômeno, deve trazer algumas consequências. Já para a região Nordeste, principalmente na região semi árida que sofre bastante com períodos de estiagem, já deve se planejar mais na questão do volume de chuva acima da média."
FRANCISCO JÙNIOR: Segundo o diretor da Sociedade Brasileira de Meteorologia, o fenômeno não foi o responsável pelas fortes chuvas que causaram as enchentes dos últimos meses nos estados de Alagoas e Pernambuco, pois ele só deve influenciar no clima brasileiro, a partir do o que vem. Para aagricultura, ele ressalta a necessidade planejamento para minimizar osimpactos de La Niña, como a implementação de sistemas de irrigação e mudanças no calendário das colheitas.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Francisco Jùnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário