Powered By Blogger

quarta-feira, 14 de julho de 2010

SAÚDE: Número de equipes de saúde da família cresce e contribui para a redução da mortalidade infantil

CYNTHIA RIBEIRO: Em oito anos, o número de equipes do programa Saúde da Família cresceu 61% no Brasil. Saltou de 19 mil, em 2003, para mais de 30 mil, em março deste ano. Os grupos vão de casa em casa para ajudar na prevenção de doenças. Esse atendimento tem ajudado o País a reduzir os índices de mortalidade materna e infantil. É que os profissionais de saúde incentivam o pré-natal e os cuidados dos pais com a saúde das crianças. A diretora do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Claunara Mendonça, explica que esse trabalho é fundamental para o Brasil diminuir de forma expressiva as mortes de mães e bebês até dois mil e quinze.
CLAUNARA MENDONÇA: "O Brasil está conseguindo antes do prazo os resultados na mortalidade materna e infantil e grande parte dessa questão é o acesso das gestantes ao cuidado das crianças, etc, no Saúde da Família."
CYNTHIA RIBEIRO: Segundo Claunara Mendonça, o Ministério da Saúde avalia que os benefícios do programa Saúde da Família para o País já podem ser comprovados.
CLAUNARA MENDONÇA: "Nós temos vários estudos, financiados inclusive pelo ministério, ou outros mesmo da academia, de instituições de pesquisa que mostram que o aumento de dez por cento na cobertura do Saúde da Família nos municípios reduz em quatro e meio por cento a mortalidade infantil. E essa redução é independente de outras variáveis que também tem a ver com a mortalidade infantil, como saneamento básico, número de leitos hospitalares e renda familiar."
CYNTHIA RIBEIRO: A diretora do Departamento de Atenção Básica do Ministério lembra que as equipes do programa Saúde da Família são formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares e agentes comunitários. Elas são divididas por áreas dentro dos municípios e cada uma atende, em média, três mil e quinhentas pessoas. No total, cento e três milhões de brasileiros são beneficiados.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Cynthia Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário