Powered By Blogger

segunda-feira, 12 de julho de 2010

COPA 2010: Forlán fatura Bola de Ouro de melhor jogador da Copa

Os belos gols marcados e os passes precisos fizeram a diferença para Forlán mesmo com o fato de o Uruguai ter terminado a Copa do Mundo em quarto lugar. O atacante foi eleito pela Fifa o melhor jogador da competição, desbancando o holandês Sneijder, que ficou com a Bola de Prata, e o espanhol Villa, votado como o terceiro maior craque deste Mundial.
Para faturar a Bola de Ouro da Copa, Forlán recebeu 23,4% dos votos dos jornalistas credenciados pela Fifa que participaram da cobertura do Mundial, contra 21,8% de Sneijder e apenas 16,9% de Villa. Os três jogadores mais votados terminaram a competição empatados em número de gols, com cinco cada um.
Desde que o prêmio Bola de Ouro foi criado pela Fifa, em 1982, esta é a primeira vez que o vencedor do troféu de melhor jogador da Copa não pertence a uma das três seleções mais bem colocadas da competição.
Já o alemão Müller, que também encerrou o Mundial entre os maiores artilheiros, com cinco gols, foi eleito a melhor jogador jovem da competição na África do Sul. Com apenas 20 anos de idade, ele venceu a disputa que travou com o mexicano Giovani dos Santos e o ganês Andre Ayew, seus concorrentes diretos pelo prêmio.
Para completar a sua festa particular, Müller ainda faturou a Chuteira de Ouro do Mundial, pelo fato de ter dado três assistências que terminaram em gols, além de balançar as redes em cinco oportunidades. Seus concorrentes Villa, Sneijder e Forlán fizeram uma assistência cada um. O espanhol ficou com a Chuteira de Prata por ter sido o atleta que menos minutos atuou entre os três, com 634 ao total, contra 652 do meia holandês, que levou a Chuteira de Bronze. Forlán, com 654 minutos em campo, por pouco não conquistou uma outra honraria além da Bola de Ouro de melhor jogador.
Müller é o terceiro atleta da Alemanha a receber a honraria da Fifa, conquistada por Franz Beckenbauer em 1966 e Lukas Podolski em 2006.
MELHOR GOLEIRO - Além do título mundial da seleção e os prêmios recebidos por Villa, a Espanha teve outro jogador consagrado com outra honraria concedida pela Fifa. O goleiro Casillas, que salvou a Espanha em pelo menos duas grandes chances claras de gol da Holanda na final, foi eleito o melhor goleiro da Copa do Mundo. Ao total, ele tomou apenas dois gols em sete jogos no Mundial.
FAIR PLAY - Já a Espanha, além de comemorar o título, recebeu o prêmio Fair Play da Copa por ter sido considerada a que mais praticou "jogo limpo" na competição. O Brasil, eliminado nas quartas de final, conquistou o quarto lugar nessa disputa paralela, ficando atrás de Coreia do Sul e Argentina, terceiro e quarto colocadas, respectivamente.
Fonte: Eldorado ESPN - André Cardoso
Foto: Gero Breloer/AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário