Powered By Blogger

terça-feira, 13 de julho de 2010

SAÚDE: Doença sexualmente transmissível já atinge 400 milhões de pessoas no mundo

JULIANA COSTA: A hepatite B é uma doença grave, que ataca o fígado, um dos órgãos mais importantes do corpo humano. Segundo a Organização Mundial da Saúde, OMS, 400 milhões de pessoas no mundo têm hepatite B crônica, sendo dois milhões no Brasil. O que pouca gente sabe é que a hepatite B é também uma doença sexualmente transmissível. O coordenador do Programa Nacional de Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Ricardo Gadelha, afirma que o uso da camisinha é fundamental para prevenir a doença.
RICARDO GADELHA: "A importância do uso do preservativo para hepatite B, já que é uma doença sexualmente transmissível. É uma doença também que tem vacina. Então essa é a dupla perfeita: vacina e camisinha para prevenir contra hepatite B".
JULIANA COSTA: Ricardo Gadelha explica que, geralmente, a hepatite B não apresenta sintomas claros e algumas vezes pode ser confundida com outras doenças.
RICARDO GADELHA: "As hepatites geralmente são assintomáticas, ou seja, não aparecem sintomas. Quando aparecem, podem ser confundido com sintoma de gripe, tem febre, a pessoa fica um pouco amarela, a urina fica escura. Mas, devemos chamar atenção de que esses sintomas não aparecem".
JULIANA COSTA: O coordenador do Programa Nacional de Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Ricardo Gadelha, acrescenta que, em caso de suspeita da doença, a pessoa pode procurar o posto de saúde mais próximo para fazer o exame de sangue e, se a doença for confirmada, iniciar o tratamento imediatamente.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Juliana Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário