Powered By Blogger

sábado, 24 de julho de 2010

ESPORTE: Ricardo Gomes diz que não tem medo de ser demitido

O técnico Ricardo Gomes tratou de minimizar a pressão sofrida nos últimos dias por conta da sequência de resultados negativos e garantiu que não teme a possibilidade de ser demitido pela diretoria do São Paulo. O treinador disse que a situação adversa não o incomoda e prometeu superar o momento turbulento.
"A pressão faz parte da minha vida, não é uma coisa que me incomode. Não tenho medo. Você tem de encontrar a maneira de evoluir, já na zona de conforto não. Futebol é confiança e os resultados são importantes", afirmou Ricardo Gomes, que voltou a ter o trabalho questionado após três tropeços seguidos no Campeonato Brasileiro.
Apesar da sequência negativa, Ricardo Gomes decidiu poupar os titulares no clássico contra o Santos, domingo, na Vila Belmiro, e deve escalar apenas Rogério Ceni, já que o São Paulo enfrentará o Internacional na próxima semana. "Estou aqui pois temos de voltar a focar na Libertadores", justificou.
Fonte: Eldorado ESPN - AE
Foto: Werther Santana/AE

LOCAL: Miss Paraíso estará presente no Miss Minas Gerais 2011

Neste final de semana, será realizada a primeira etapa do concurso Minas Gerais 2011, em Divinópolis. Serão aproximadamente 60 candidatas, de diversos municípios mineiros. Após avaliação, jurados escolherão 30 moças para concorrer ao título de Miss Minas Gerais 2011, que já está com a data marcada para 27 de novembro, também em Divinópolis. Márcia Gabriela Terlone Capatti estará representando São Sebastião do Paraíso. Vencedora do concurso Miss Paraíso 2009 evento realizado pela Prefeitura Municipal, a candidata está confiante na conquista de uma das vagas para a grande final.

ECONOMIA: Paulo Bernardo diz que o crescimento não preocupa o governo federal

FABIANA PELLES: O Ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, afirmou nesta quinta-feira, que o crescimento do crédito imobiliário no Brasil não preocupa o Governo Federal. Nos últimos dias, os jornais noticiaram que só no primeiro semestre deste ano a liberação de crédito para a compra da casa própria pela Caixa Econômica Federal atingiu o valor recorde de mais de trinta e quatro bilhões de reais, o que poderia representar um aquecimento "irreal". E a tendência é que cresça ainda mais, já que o governo pretende aumentar o limite de financiamento de sessenta mil para setenta e cinco mil reais. Paulo Bernardo ressalta que esse crescimento não representa nenhum perigo. Ele explica que, ao contrário do que alguns analistas pensam, não existe a possibilidade de formação de uma "bolha imobiliária".
PAULO BERNARDO: "Nós temos um crédito imobiliário no Brasil que é um pouco mais de três por cento do produto interno bruto. Nos Estados Unidos, que aconteceu aquela 'bolha imobiliária', o crédito chega a mais de setenta por cento do Produto Interno Bruto, nós estamos com três. Quer dizer, aqui, nós temos um espaço para crescer, para doze, para quinze por cento do Produto Interno Bruto, sem qualquer problema, e não existe mercado secundário. As pessoas fazerem hipotecas aí sobre as casas. Não tem nenhum risco disso."
FABIANA PELLES: Ainda de acordo com o ministro Paulo Bernardo, o único risco que o crédito imobiliário sofre no país é o de que a pessoa que está pagando as prestações da casa própria fique desempregada, o que pode gerar certo atraso. Mas, mesmo assim, o ministro não vê uma ameaça nesse cenário, já que essa é uma situação que pode acontecer em qualquer sistema de financiamento imobiliário.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Fabiana Pelles

DIOCESE: Publicará cartilha para orientar eleitores

A Diocese de Guaxupé publicará uma cartilha eleitoral que servirá de subsídio sobre as eleições de 2010, para os grupos de reflexão. O tema será “Eleições 2010: O chão e o horizonte”. As reflexões e orientações contidas no material é resultado do trabalho da Igreja com os responsáveis que mais atuam como linha de frente em movimentos sociais na procura da democracia. Com base nesse conteúdo, a diocese enviará às comunidades paroquiais. Serão duas edições, a primeira será entregue nos dias 28 e 29 do mês de agosto e a segunda, nos dias 04 e 05 de Setembro. O preço estipulado será de R$1,00 por cartilha.

SUS: Ministério da SAúde quer melhorar ambiente de trabalho dos funcionários do SUS

CYNTHIA RIBEIRO: Estudos comprovam que, quanto mais satisfeito o profissional estiver em seu ambiente de trabalho, melhor ele vai desempenhar as suas funções. O profissional do SUS – Sistema Único de Saúde – trabalha no atendimento direto a população brasileira. Então, é essencial que suas condições de trabalho sejam cada vez mais apropriadas. Por esta razão, o Ministério da Saúde prepara uma nova Política Nacional de Promoção da Saúde do Trabalhador. Os próprios servidores estão ajudando na formulação da proposta, que vai tratar, entre outros temas, de meios capazes de prevenir as chamadas LER – lesões por esforço repetitivo. A secretária executiva da mesa nacional de negociação permanente do SUS, Eliana Mendonça, explica que, com os profissionais satisfeitos, os usuários dos serviços de saúde serão beneficiados.
ELIANA MENDONÇA: "O objetivo maior é você dar qualidade de trabalho aos trabalhadores que estão nesses locais, visando a melhoria direta da qualidade do seu trabalho e, diretamente, isso está voltado para a melhoria do atendimento dos usuários do SUS. O segundo objetivo é você ter locais que sejam ambientes saudáveis de trabalho. Esse é o objetivo do Ministério da Saúde que tem sido debatido com os trabalhadores."
CYNTHIA RIBEIRO: Segundo Eliana Mendonça, a previsão é de que a política reformulada seja lançada, oficialmente, em setembro deste ano. A partir daí, os profissionais de saúde vão ser orientados e informados sobre as novas recomendações.
ELIANA MENDONÇA: "O primeiro material que eles vão receber são as diretrizes nacionais da Política de Saúde do Trabalhador. Segundo, eles vão receber também quais são as propostas, quais são as ações através de cartilhas e a pretensão do comitê depois de elaborada a política é você qualificar gestores e trabalhadores do SUS para aplicar essas políticas nos seus locais de trabalho. Com isso, a gente pode melhorar muito as condições de trabalho dos locais que atendem a população."
CYNTHIA RIBEIRO: A secretária executiva da mesa nacional de negociação permanente do SUS do Ministério da Saúde lembra que o Sistema Único de Saúde tem hoje cerca de dois milhões de profissionais.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Cynthia Ribeiro

ESPORTE: CBF agora convida Mano Menezes para assumir seleção


Com a recusa de Muricy Ramalho, que não foi liberado pelo Fluminense, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) agiu rápido para encontrar um novo treinador para a seleção. Na noite desta sexta-feira, o presidente da entidade, Ricardo Teixeira, formalizou o convite oficial a Mano Menezes, do Corinthians, para assumir o cargo. E ele prometeu dar a resposta apenas neste sábado.
A primeira opção da CBF foi Muricy. O convite foi feito na manhã desta sexta-feira, durante uma reunião no Rio. O treinador aceitou a oferta de Ricardo Teixeira, mas avisou que ainda era preciso conseguir a liberação do Fluminense, com quem tem contrato. Como o clube carioca decidiu segurá-lo, ele comunicou a CBF no início da noite que não poderia assumir o comando da seleção.
Diante disso, Ricardo Teixeira ligou imediatamente para Mano Menezes e fez na noite desta sexta-feira o convite para que ele seja o novo comandante da seleção brasileira até a Copa de 2014. Ao contrário do que aconteceu com Muricy, o Corinthians não irá dificultar a liberação do seu treinador. Assim, o técnico deve anunciar neste sábado que será mesmo o substituto de Dunga.
Segundo Ricardo Teixeira, Mano Menezes fazia parte de uma lista elaborada por ele com três treinadores que poderiam assumir o comando da seleção. "Conversei com muitas pessoas, assisti a debates em vários programas esportivos e ouvi também torcedores para chegar a três nomes", disse o dirigente, sem citar quem seria o outro candidato além do próprio Muricy.
"O que determinou a escolha foi o entendimento de que é necessária uma imediata renovação na seleção brasileira, o que o Mano Menezes iniciará já na convocação para o amistoso do dia 10 de agosto contra os Estados Unidos", anunciou Ricardo Teixeira, dando como certa a resposta positiva do treinador do Corinthians, a quem prometeu apoio irrestrito até a Copa de 2014.
"O mais importante na escolha é o senso comum da importância da filosofia de renovação que será posta em prática. Tenho a absoluta confiança de que esse trabalho será feito com sucesso nessa trajetória que terminará em 2014", afirmou Ricardo Teixeira, colocando agora o futuro da seleção brasileira nas mãos de Mano Menezes.
Fonte: Eldorado ESPN - AE
Foto: Ayrton Vignola/AE

sexta-feira, 23 de julho de 2010

ESPORTE: Palmeiras vacila e empata com o Botafogo em casa

O Palmeiras deixou escapar uma vitória que esteve em suas mãos nesta quinta-feira. Na estreia de Felipão em casa, a equipe chegou a abrir dois gols de vantagem no segundo tempo, mas acabou apenas empatando por 2 a 2 com o Botafogo, no Estádio do Pacaembu, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro.
Com o resultado, o Palmeiras chegou aos 13 pontos e subiu para a décima colocação do Brasileirão. O Botafogo, com o ponto conquistado em São Paulo, subiu aos 11 e está em 15.º, mas ainda próximo da zona de rebaixamento.
O primeiro tempo de Palmeiras e Botafogo foi bastante apagado. As duas equipes pouco criaram nos minutos iniciais e só chegaram a levar algum perigo no fim, em jogadas individuais de Jobson e Lincoln. Marcos salvou bom chute do botafoguense, enquanto o meia palmeirense invadiu a área e bateu colocado, para fora.
Na volta do intervalo, o Palmeiras mudou de uniforme e voltou com suas camisas verde-limão. Também retornou mais ativo e logo marcou o seu primeiro gol. Aos dois minutos, Marcos Assunção cobrou bem uma falta e acertou o ângulo de Jefferson, abrindo o placar no Pacaembu.
Não demorou para que o time de Felipão ampliasse. Aos 12 minutos, foi a vez de Kleber marcar o seu. O atacante recebeu na área, driblou Faehl e, mesmo desequilibrado, conseguiu bater na saída de Jefferson, marcando o segundo gol palmeirense.
Depois do gol, o Palmeiras ainda criou algumas boas jogadas, sobretudo com Lincoln. Mas o Botafogo não se desesperou. E em sua primeira boa chance, descontou. Aos 25 minutos, Marcelo Cordeiro cruzou da esquerda e Jobson desviou de cabeça, no ângulo esquerdo de Marcos.
O gol animou os botafoguenses, que empataram em lance semelhante oito minutos depois. Novamente Marcelo Cordeiro cruzou da esquerda e, dessa vez, Antonio Carlos desviou de cabeça, agora no ângulo direito de Marcos.
Antes do final do jogo, animado com o empate fora de casa, Jobson resolveu "passar o pé sobre a bola". Marcos Assunção não gostou, reclamou com o botafoguense e acabou expulso. O atacante também ganhou o vermelho. Mas nada disto mudou o placar, que continuou em 2 a 2.
Na próxima rodada do Brasileirão, o Palmeiras encara o Ceará fora de casa no domingo, às 18h30, enquanto o Botafogo faz clássico contra o Fluminense, no Rio de Janeiro.
Fonte: Eldorado ESPN - Tercio David
Foto: José Patrício/AE

LOCAL: Famácia municipal funcionará em novo endereço

A partir de segunda-feira, dia 26, a Farmácia Municipal funcionará em novo endereço. A Secretaria de Saúde e Ação Social de São Sebastião do Paraíso, através de sua Diretoria de Saúde, informou que os atendimentos serão Rua dos Antunes, n.º 733 – Centro. Para atender a demanda gerada no município e melhor acolher os usuários, a nova casa terá um sistema de senha e triagem, o que facilitará o atendimento. Segundo o diretor Christian Alves Neto, a mudança é necessária e pode gerar algum desconforto no início. Todos os envolvidos, afirmam que com o tempo, a população acostumará e verá que as mudanças são necessárias. Christian ressalta também que nesta sexta-feira, dia 23, não haverá expediente para realizar as devidas mudanças.

ESPORTE: Fluminense bate Cruzeiro e assume a ponta do Brasileiro

O Fluminense completou 108 anos de fundação na quarta-feira, mas o presente só veio nesta quinta. Com a vitória sobre o Cruzeiro por 1 a 0, no Maracanã, a equipe tricolor deixou o Corinthians para trás e assumiu a liderança isolada no Campeonato Brasileiro. Chegou aos 22 pontos, um a mais que o time do Parque São Jorge, derrotado na quarta pelo lanterna Atlético Goianiense por 3 a 1, em Goiânia.
Antes de a bola rolar, a torcida do Fluminense fez uma homenagem ao atual técnico do Cruzeiro, Cuca, comandante do time carioca na incrível fuga do rebaixamento no Brasileirão do ano passado, quando muitos não acreditavam mais numa reação. "Olê, olê, olá, Cuca, Cuca", cantavam os torcedores, num misto de reverência e agradecimento. Surpreso com o gesto, Cuca segurou o choro, mas não escondeu a emoção. "Coisa divina, coisa de Deus aquela reação que tirou o Fluminense do rebaixamento. Eu sou um felizardo por viver um momento como esse", disse.
Pouco depois, os tricolores tentaram sensibilizar o técnico Muricy Ramalho, cotado para assumir a seleção brasileira, a permanecer nas Laranjeiras. "Fica, fica, fica, fica...", gritavam.
Maracanã com quase 35 mil pessoas, festa bonita, mas o Cruzeiro não tomou conhecimento e jogou melhor no primeiro tempo. Porém, não conseguiu superar o goleiro Fernando Henrique, autor de pelo menos três defesas salvadoras. E sofreu uma baixa importante: o meia Gilberto, até então o grande destaque da partida, com passes primorosos, saiu machucado.
"Essa perda é grande. É o nosso armador", afirmou Cuca, no intervalo. Enquanto o técnico do Cruzeiro lamentava, o atacante Fred reclamava da atuação do time tricolor. "Fomos dominados. Temos que dominar", ressaltou.
O Fluminense, realmente, não esteve numa noite das mais inspiradas. No entanto, foi eficiente. Criou pouco, mas venceu. Fez 1 a 0, gol de cabeça do zagueiro Leandro Euzébio aos 8 minutos do segundo tempo, e reforçou a marcação. Jogou com inteligência e neutralizou um Cruzeiro que sentiu demais a ausência de Gilberto. Assim, Cuca sofreu sua primeira derrota no comando da equipe mineira, que está na sétima posição, com 15 pontos.
Fonte: Eldorado ESPN - Bruno Lousada
Foto: Marcos de Paula/AE

HIV: Programa brasileiro de tratamento e prevenção serve de exemplo em conferência internacional

JULIANA COSTA: Uma pesquisa realizada pelo Hospital Universitário de Genebra revela que o acesso ao tratamento associado à prevenção da Aids tem sido a forma mais adequada de controle da epidemia no mundo. O estudo foi apresentado nesta quarta-feira, na oitava Conferência Internacional de Aids, em Viena, na Áustria, e o Brasil foi citado como exemplo a ser seguido por outros países. Isso porque o programa brasileiro, além de priorizar o acesso universal aos medicamentos, também tem defendido e fechado acordos que baixaram o preço de remédios usados no tratamento de soropositivos. O assessor internacional do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Carlos Passarelli, afirma que a luta brasileira por remédios mais baratos foi citada várias vezes no encontro em Viena.
CARLOS PASSARELLI: "Colocou o Brasil como uma experiência interessante no que diz respeito a negociações de preços com os laboratórios, na medida em que o Brasil negocia um preço mais baixo isso beneficia outros países. Ao mesmo, foi colocada também, como exemplo o investimento público na produção de insumos de prevenção, como é a fábrica de preservativos do Acre. Ou seja, o Brasil é visto como um país que, com seus próprios meios, tem conseguido solucionar os seus próprios problemas e tem servido de exemplo para que outros países adotem atitudes semelhantes."
JULIANA COSTA: Segundo Carlos Passarelli, durante a Oitava Conferência de Aids, especialistas do mundo inteiro lembraram a quebra de patente do Efavirenz no Brasil, em 2007.
CARLOS PASSARELLI: "Eu acho que uma grande ação que se destaca foi a licença compulsória onde a gente conseguiu somente no ano de 2007, ter uma redução de trinta milhões na aquisição de um único antirretroviral, o que permitiu ao Ministério da Saúde ampliar o número de patentes que fazem uso dessa droga. Naquele ano a gente tinha cerca de 75 mil pacientes usando aquela droga específica, hoje a gente tem 90 mil pacientes usando Efavirenz."
JULIANA COSTA: O assessor internacional do Departamento de Aids do Ministério da Saúde acrescenta que a forma como o Brasil lida com a prevenção, falando abertamente sobre o uso da camisinha e conscientizando a população sobre a doença, também foi defendida no encontro e recomendada como exemplo para outros países.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Juliana Costa

PROUNI: Mec divulga terceira chamada

O Ministério da Educação divulgou nesta última quarta-feira, dia 21, a terceira chamada de convocados para o ProUni. Os classificados precisam confirmar seus dados até a próxima segunda-feira, dia 26. Para ter acesso ao resultado, o aluno precisa acessar: siteprouni.mec.gov.br e digitar o número de inscrição do Enem e CPF. Para ter direito à bolsa, é fundamental que o estudante cumpra toda essa fase. Caso ainda sobrem algumas bolsas, poderão ocorrer mais três chamadas nos dias 29 de julho, 5 e 12 de agosto. Mais informações pelo telefone 0800-616161.

ESPORTE: Bellucci vence e vai às quartas de final em Hamburgo


O brasileiro Thomaz Bellucci venceu o alemão Philipp Kohlschreiber por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/4, nesta quinta-feira, e avançou às quartas de final do Torneio de Hamburgo, na Alemanha, após uma hora e 51 minutos de partida.
Com o resultado obtido no ATP 500 alemão, o tenista número 1 do Brasil e atual 22.º do mundo jogará por um lugar na semifinal contra o italiano Andreas Seppi, que nesta quinta bateu o seu compatriota Fabio Fognini por duplo 6/4.
A vitória desta quinta, na competição disputada em quadras de saibro na Alemanha, teve sabor especial para Bellucci também pelo fato de que ela veio depois de duas derrotas sofridas para o tenista da casa em outros dois torneios disputados também neste ano. O brasileiro foi derrotado por Kohlschreiber nos Torneios de Auckland, em piso duro, e Montecarlo, no saibro.
Agora, por uma vaga na próxima fase, Bellucci travará um duelo inédito contra Seppi, que hoje ocupa a 70.ª colocação do ranking mundial. Na partida diante de Kohlschreiber nesta quinta-feira, o tenista brasileiro conseguiu abrir vantagem sobre o rival logo no sétimo game, quando quebrou o saque do alemão para abrir 4/3. Porém, quando sacava em 5/4 para fechar o primeiro set, permitiu a devolução da quebra. Apesar disso, Bellucci não se abalou, obteve nova vitória no serviço do adversário e em seguida fechou a primeira parcial em 7/5.
Já no segundo set, Bellucci voltou a abrir vantagem sobre Kohlschreiber no início e sofreu novamente com a reação do alemão, mas, graças a uma nova quebra de saque - foram duas contra uma do rival nesta parcial -, ele liquidou a partida em 6/4, depois de abrir 4/2 e administrar a sua vantagem.
Para bater Kohlschreiber pela primeira vez, o brasileiro precisou superar a sua ineficiência no primeiro serviço, com o qual teve apenas 57% de aproveitamento, contra 66% do adversário. O brasileiro contabilizou, porém, 8 aces diante de sete do alemão.
Fonte / Foto: AE/AP

quinta-feira, 22 de julho de 2010

ESPORTE: Corinthians tem proposta pronta para estádio em Itaquera

O Corinthians já tem uma proposta que será colocada na mesa no início de agosto, na reunião do seu Conselho Deliberativo: um estádio em Itaquera, para 50 mil pessoas, orçado em R$ 400 milhões e dentro dos padrões Fifa. Quem está terminando de finalizar o projeto é o arquiteto Eduardo Castro Mello, que também cuidou do novo Mané Garrincha, estádio de Brasília para a Copa do Mundo de 2014.
Por trás da obra está a Tessler Engenharia e quem cuidou de toda a captação do investimento foi o empresário Juan Quirós, do grupo Advento, que fatura mais de R$ 1 bilhão por ano com quatro companhias na área de construção. Marcelo Tessler, diretor da empresa de engenharia, revela que o conceito do estádio vai surpreender. "Estamos revendo o projeto, que será apresentado oficialmente ao Conselho do Corinthians", afirmou.
Com uma experiência de 35 anos no ramo, Tessler conta que já fez 14 estudos de estádios e acredita que agora o campo em Itaquera tem tudo para sair do papel. "A arquitetura externa está sendo refeita e ele terá 17 mil cativas e 400 camarotes. Conversei recentemente com pessoas do clube e continuamos nos falando", disse.
Ele também explica que é possível ampliar o estádio para a abertura da Copa do Mundo em São Paulo, mas que isso elevaria o preço da obra. "Aumenta de R$ 100 milhões a R$ 150 milhões, mas aí teria de ver de onde sairia esse dinheiro".
Pelo projeto, o Grupo Advento teria o direito de explorar os camarotes do estádio, as cadeiras cativas e direitos de nome da arena por 10 anos, mas dando uma participação ao clube durante esse período. Após esse prazo, tudo ficaria com o Corinthians, que poderia comercializar novamente esses espaços. "E a renda das partidas, sempre, seria do clube", lembrou.
Na disputa com o projeto da Tessler está um outro estádio em Itaquera, encabeçado por Luís Paulo Rosenberg, vice-presidente de marketing do Corinthians. Mas o projeto do dirigente ainda é uma incógnita. Esperava-se que ele seria apresentado na última reunião do Conselho Deliberativo, na quinta-feira passada, mas isso acabou não ocorrendo.
Outro projeto que entrou na pauta foi a arena multiuso em Guarulhos, com capacidade para 56.200 pessoas e que tem por trás grandes grupos: os bancos Banif e Bradesco e a construtora alemã Hochtief. Mas o presidente Andrés Sanchez pediu um tempo para avaliar o projeto, apesar de os investidores avisarem que o prazo da resposta é o dia 10 de agosto.
Fonte: Eldorado ESPN - Paulo Favero e Daniel Batista
Foto: JF Diório/AE

LOCAL: Foram assinados os contratos para o início das obras do Aterro Sanitário em Paraíso

O prefeito Mauro Zanin assinou os contratos de construção e consultoria para as obras do aterro sanitário em Paraíso, nesta terça-feira, dia 20. O investimento através do município será de aproximadamente R$ 2 milhões. A obra será para depositar cerca de 40 toneladas de lixo urbano residencial bruto coletado na cidade. Cassius Malagutti da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, fala sobre a durabilidade do aterro e a separação dos recicláveis. A empresa responsável pelo serviço de consultoria para medir a qualidade e os prazos da obra será a Betontix Tecnologia e Comércio Ltda., de Ribeirão Preto/SP. Já a empresa vencedora do processo licitatório para a construção é a Potivias, Empresa Potiguar de Obras Viárias, com sede em Natal/RN.

Fotos: Tatiane Marques

HIV: Aumenta procura pelos testes na rede pública de saúde

JULIANA COSTA: As pessoas estão procurando mais os serviços de saúde para fazer o teste de diagnóstico do vírus da aids. Dados do Ministério da Saúde mostram que, só no ano passado, cerca de oito milhões de exames foram feitos pela rede pública. Em dois mil e três, esse número não chegava a quatro milhões. Um dos motivos para esse aumento são os testes rápidos de HIV, que ficam prontos em poucos minutos, e estão disponíveis nas redes de saúde locais. Lilian Inocêncio, assessora técnica da Unidade de Laboratórios do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, explica que as campanhas de prevenção da doença tem sido importantes, pois, além de conscientizar a população, oferecem os testes no local onde a pessoa está.
LILIAN INOCÊNCIO: "A gente faz uma campanha de prevenção e utiliza o teste rápido para estar a pessoa se testando naquele momento, que é trinta minutos, a pessoa não tem que ficar esperando, ninguém gosta de ficar esperando. A gente aproveita em trinta minutos você faz o seu teste e conhece o seu status. Então, acho que isso foi um grande avanço. Dá uma noção de prevenção para a pessoa com relação não só ao HIV, mas as DSTs, e sensibiliza ele a fazer."
JULIANA COSTA: Segundo Lilian Inocêncio, enquanto o teste de laboratório demora dias para ficar pronto e precisa de pedido médico, o resultado do teste rápido pode ser feito a pedido do paciente. Se for soropositiva, a pessoa já marca uma consulta com um profissional especializado. Além disso, a assessora técnica do Ministério da Saúde lembra que a parceria com a Igreja Católica, firmada recentemente, tem ajudado a ressaltar a importância de fazer o diagnóstico precoce da aids.
LILIAN INOCÊNCIO: "As capitais já tem igrejas, paróquias grandes que estão falando isso para os fiéis e isso tem nos ajudado bastante. Isso está aumentando também o número de procura do teste. Então, eles fazem isso, as pessoas vão aos serviços de saúde e o profissional de saúde é quem faz o teste."
JULIANA COSTA: Para a assessora técnica da Unidade de Laboratórios do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, graças às campanhas de esclarecimento, as pessoas hoje estão mais preocupadas com a própria saúde e procurando o exame por conta própria, o que tem contribuído para esse aumento na procura pelos testes de diagnóstico do vírus HIV.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Juliana Costa

LOCAL: Acontece a segunda fase de vacinação canina em Paraíso e Guardinha

Neste sábado, dia 24, o setor de Zoonoses de São Sebastião do Paraíso estará vacinando todos os cães e gatos a partir de três meses de vida, contra a raiva. Os postos de vacinação serão as USF’s: Alvorada, Vila Formosa, Lagoinha, João XXIII, José Bento, Santa Maria, San Genaro e o Posto de Puericultura, no horário das 8h às 17h. Já no distrito de Guardinha, também haverá vacinação das 9 às 17h, sem intervalo de almoço, na USF Carine Abud. Segundo o coordenador, Gustavo João Bernardino, os cães de grande porte, deverão ser conduzidos por pessoas maiores de 18 anos e, principalmente, com a focinheira e coleira. Gustavo ressalta também que os donos deverão levar o cartão de vacinação, lembrando que, a vacina é gratuita e não apresenta contra indicação. Para maiores informações no telefone 3539-1040.

MINHA CASA, MINHA VIDA: Ministro do Planejamento diz que o teto do subsídio deve aumentar para R$75 mil

PRISCILA LEITE: O governo vai propor mudanças no programa Minha Casa, Minha Vida, que pretende reduzir o déficit habitacional no País, em benefício das famílias que ganham até dez salários mínimos à casa própria. Só no primeiro semestre deste ano, a Caixa financiou mais de dezesseis bilhões de reais em crédito imobiliário. Atualmente o programa do governo oferece um limite de sessenta mil reais, mas, segundo o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, este valor para o financiamento deve aumentar.
PAULO BERNARDO: "Nós estamos discutindo a possibilidade de aumentar o limite para 75 mil. Vai ser mandado para o Congresso, mas não podemos ainda assegurar que seja Medida Provisória. Acho inclusive que não é necessário. Nós podemos mandar um Projeto de Lei até porque temos até o fim do ano para aprovar isso. Como o Congresso tem um carinho por esse projeto, todo mundo reconhece que ele melhorou muito a condição de acesso a moradia para as famílias de mais baixa renda eu acho que tem condições de mandar um Projeto de Lei e aprovar isso sem o menor problema."
PRISCILA LEITE: O ministro Paulo Bernardo lembrou, ainda, que o programa Minha Casa, Minha Vida, tem gerado emprego e renda, principalmente na construção civil, além de movimentar a economia. A expectativa do governo é financiar, só neste ano, um milhão de casas para famílias com renda de até dez salários mínimos.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Priscila Leite

quarta-feira, 21 de julho de 2010

ESPORTE: Maradona deve renovar com Argentina


Diego Maradona deve se reunir no fim de semana com o presidente da Associação de Futebol Argentino (AFA), Julio Grondona, para acertar a renovação de seu contrato com a seleção argentina. Segundo a imprensa argentina, as duas partes já acordaram quanto à continuidade do trabalho do treinador, só restando definir o reajuste salarial. A reunião deve acontecer assim que Maradona voltar da Venezuela, onde foi se encontrar com o presidente do país, Hugo Chavez, seu amigo.
O vínculo de Maradona com a AFA terminou após a participação da Argentina na Copa do Mundo. A equipe foi eliminada nas quartas de final, após ser goleada por 4 a 1 pela Alemanha. Ainda de acordo com a mídia argentina, Maradona já elaborou um projeto de quatro anos visando a montagem da seleção para o Mundial do Brasil, em 2014.

AFA oferece a Maradona contrato até Copa de 2014

A Associação de Futebol da Argentina (AFA) oferecerá um contrato de quatro anos, até a Copa do Mundo de 2014, ao técnico Maradona, informou o porta-voz da entidade, Ernesto Cherquis Bialo, nesta quarta-feira. O atual vínculo do ex-jogador vai somente até o dia 31 de julho.
A AFA deverá se reunir com Maradona entre terça e quarta-feira da semana que vem para decidir o futuro do treinador da seleção argentina. A proposta foi decidida pelo presidente da entidade, Julio Grondona, em reunião com os principais dirigentes dos clubes da Argentina.
Maradona assumiu a equipe argentina durante as Eliminatórias Sul-Americanas e comandou a seleção na frustrada campanha no Mundial da África do Sul. Os argentinos foram eliminados nas quartas de final com uma derrota de 4 a 0 para a Alemanha e terminaram a Copa no quinto lugar. "Consideramos que um quinto posto em um Mundial pode ser menor diante das pretensões populares, mas não é indigno para a seleção argentina", declarou Cherquis Bialo, justificando a manutenção do ídolo no cargo de treinador.
Depois na eliminação na Copa, Maradona deu a entender que não continuaria no comando da equipe e deixou a decisão para a AFA. O treinador, porém, estava na África do Sul e ainda não havia sido recebido pelos milhares de torcedores que acompanharam com festa o ônibus da delegação argentina na chegada à Buenos Aires.
De acordo com os jornais argentinos, o governo estaria por trás na decisão da AFA de renovar o contrato de Maradona. Logo na chegada da seleção, a presidente Cristina Fernández deu seu apoio ao ídolo argentino.
Fonte / Foto: Eldorado ESPN - AE

REGIÃO: Usinas de açúcar e álcool da região apostam na energia sustentável

Empresas de açúcar e álcool da região apostam no bagaço da cana-de-açúcar gerado em suas produções como fonte de energia elétrica sustentável. De acordo com o Sindicato das Indústrias do Açúcar e Álcool de Minas Gerais, todas as usinas do estado são auto-suficientes em energia elétrica. Segundo o superintendente do SIAMIG, Mário Campos, as três usinas: Itaiquara de Passos, Central Energética Paraíso (CEPAR), de São Sebastião do Paraíso, e a Destilaria Alvorada do Bebedouro, de Guaranésia, produzem energia elétrica a partir da queima do bagaço e são auto-suficientes na questão energética e com essa atitude além de beneficiar o meio ambiente, a produção da bioenergia será uma ótima terceira fonte de renda para as empresas.

ORÇAMENTO 2011: Proposta será encaminhada ao congresso até o final de Agosto

FABIANA PELLES: O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, afirmou, nesta segunda-feira, que até o final do mês que vem a proposta de orçamento do Governo Federal para dois mil e onze deve ser encaminhada ao Congresso Nacional. Segundo o ministro, neste momento a proposta está em fase de elaboração, mas o governo já sinalizou o limite de gastos de recursos destinado a cada ministério.
PAULO BERNARDO: "O orçamento será mandado para o Congresso no final de agosto, então, nós estamos preparando. Já distribuímos para os ministérios os limites de gasto para cada um, para montar o orçamento. Estamos ainda em uma fase de 'brigar' com os ministros, porque todo mundo fica insatisfeito, fica, 'brigando' com a gente."
FABIANA PELLES: Ainda de acordo com Paulo Bernardo, por enquanto, não há previsões de cortes no orçamento de dois mil e onze.
PAULO BERNARDO: "Por enquanto nós não estamos falando em cortes, nós estamos dando um limite para cada um e normalmente os ministros esperam muito mais do que nós temos condição de atribuir. Mas até o final de agosto nós vamos mandar para o Congresso."
FABIANA PELLES: No mês passado, o ministro do Planejamento afirmou que o governo pretende reservar cinqüenta bilhões de reais do Orçamento de dois mil e onze para investimentos no setor público, sendo que trinta e quatro bilhões de reais seriam destinados às obras do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC. A proposta de lei orçamentária, que será encaminhado ao Congresso em agosto, deverá ser executada pelo novo governo, a ser eleito em outubro.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Fabiana Pelles

RELIGIÃO: Valores cristãos no matrimônio serão estudados durante a semana da família

Durante o próximo mês, uma semana é destinada para reflexões sobre a Família em todo o Brasil. Neste ano serão nos dias 8 a 15 de agosto, cujo tema é: “Família, formadora de valores humanos e cristãos”. A Diocese de Guaxupé, desde 2006, prepara um subsídio próprio para ser usado como material de apoio para os Grupos de reflexão, além da carta do bispo diocesano com orientações e motivações a todos os lares. Serão três encontros: “Matrimônio, que sacramento é este?”, “As relações e os valores familiares” e “Família, valores a descobrir e redescobrir”. O material propõe também, algumas reflexões da Comissão Vida e Família da CNBB.

ESPORTE: De olho na Libertadores, São Paulo encara o Prudente

A partida contra o Prudente, nesta quarta-feira, às 19h30, no Morumbi, pela 10.ª rodada do Campeonato Brasileiro, é a última chance para Ricardo Gomes acertar o time do São Paulo até a semifinal da Copa Libertadores. Além deste confronto, a equipe tricolor tem ainda o jogo contra o Santos pela frente antes do primeiro confronto contra o Internacional. Só que o treinador planeja poupar titulares no clássico de domingo.
O treinador acredita que o time está demorando muito para recuperar a bola. Resultado: perdeu duas partidas seguidas e o técnico ficou sob pressão. Comenta-se no Morumbi que poderia até ser demitido em caso de novo revés. "A gente sabe que técnico vive de resultado. Mas já passei por este tipo de situação aqui no São Paulo", explicou.
Os planos de "último teste" do treinador podem sucumbir caso Fernandão e Dagoberto sejam vetados do jogo. O centroavante sentiu o tornozelo esquerdo, enquanto o companheiro tem dores musculares na coxa esquerda. "Tenho certeza que não é um problema maior. Acho que vou jogar", contou Fernandão.Na defesa, o zagueiro Xandão é o provável novo titular da equipe. O jogador foi chamado para entrevista coletiva, uma boa pista de que deve ser utilizado. "É bem provável que eu jogue, embora o Ricardo Gomes ainda não tenha falado comigo sobre isso", salientou.
Fica apenas a dúvida sobre quem sairia para a sua entrada. Os alas Jean e Junior Cesar são os principais candidatos, só que a saída do primeiro alteraria a estrutura da equipe - jogaria no 4-4-2 com Alex Silva como um falso lateral-direito. Mas Jean tem sido criticado. Por seu lado surgiram gols tanto contra o Vitória como diante do Avaí.
Fonte: Eldorado ESPN - Giuliander Carpes
Foto: Evelson de Freitas/AE

terça-feira, 20 de julho de 2010

ESPORTE: Neymar promete retomar bom futebol no Santos

Sem apresentar o mesmo bom futebol do primeiro semestre, Neymar espera dar a volta por cima e ser motivo de orgulho para os torcedores. O atacante foi substituído nas duas derrotas do Santos após o reinício do Campeonato Brasileiro - diante do Palmeiras (por 2 a 1) e do Fluminense (1 a 0) - e não escondeu sua insatisfação. De cabeça fria, procurou não culpar o técnico Dorival Júnior pela decisão.
"Jogador não gosta de ser substituído, mas é coisa do futebol. Tem que entender, o treinador tem que ir para o tudo ou nada", afirmou o santista, na tarde desta segunda-feira, em um evento em Barueri, onde chegou de helicóptero.
O camisa 11 minimizou as derrotas no Brasileirão e estabeleceu as finais da Copa do Brasil, contra o Vitória, como prioridade para a reabilitação da equipe santista. "Perder faz parte, mas o time está focado nessa decisão da Copa do Brasil. O Robinho está voltando, vamos jogar bem na decisão. Claro que temos que pensar também no Brasileiro, mas o torcedor não precisa se preocupar", disse o jogador.
Acostumado com o tumulto provocado pelas fãs, Neymar ficou irritado com as críticas recebidas no Twitter após o jogo contra a equipe carioca. "Fico chateado com algumas críticas que não são justas, mas tem que ter calma. Para não arrumar confusão no Twitter, desliguei o computador e fui dormir", ponderou. Alguns internautas chamaram-no de "pipoqueiro" e "amarelão" e o atacante havia respondido: "A paciência tem limites (...) e não esqueçam que o Santos está na final da Copa do Brasil".
Além do desempenho no Santos, o jogador está na expectativa por uma chance na seleção brasileira com a renovação da equipe exigida por Ricardo Teixeira, presidente da CBF. "É um sonho, né? Todo jogador brasileiro quer uma oportunidade. Estou jogando em busca do Santos e da seleção também", revelou.Na próxima quarta-feira, o Santos enfrenta o Atlético-PR, em Curitiba, pela décima rodada do Brasileirão. As finais da Copa do Brasil acontecem nos dias 28 de julho, na Vila Belmiro, e 4 de agosto, no Barradão, em Salvador.
Fonte: Eldorado ESPN - Nathalia Garcia
Foto: JF Diorio/AE

VIOLENCIA: Manual vai ajudar profissionais de saúde a identificar sinais de violência em crianças e adolescentes

JULIANA COSTA: Machucados pelo corpo, comportamento agressivo e rebelde. Esses são alguns dos indícios observados em crianças e adolescentes que sofrem algum tipo de violência. No Brasil é grande o número de casos de abuso sexual e de agressão física contra menores. Crianças e adolescentes que enfrentam esse tipo de situação e não encontram tratamento adequado para superar o trauma, podem sofrer para resto da vida e acabarem se tornando adultos violentos e até criminosos. Por isso é fundamental que os profissionais de saúde que atendem esses jovens estejam preparados para identificar os casos. O Ministério da Saúde lançou, nesta quinta-feira, um manual que ensina os trabalhadores da saúde a identificar os sinais da violência. É o que explica a assessora técnica da Área de Saúde da Criança e Aleitamento Materno, Maria de Lourdes Magalhães.
MARIA DE LOURDES MAGALHÃES: "O profissional de saúde tem um papel fundamental no atendimento das crianças e adolescentes que chegam aos serviços e que apresentam sinais e sintomas de violência. Ele traz uma abordagem muito importante para os profissionais de saúde sobre a promoção da saúde e a prevenção da violência. Ele dialoga com o profissional de saúde para que ele, ao fazer o atendimento às famílias, possa identificar sinais de violência contra a criança ou adolescente."
JULIANA COSTA: A publicação foi lançada para marcar os vinte anos da criação do Estatuto da Criança e do Adolescente. Segundo Maria de Lourdes Magalhães, o manual dá todas as orientações sobre como o profissional de saúde deve se portar diante de possíveis casos de violência infanto-juvenil.
MARIA DE LOURDES MAGALHÃES: "O documento traz um enfoque para os profissionais de saúde possam prestar um cuidado a essas crianças possam prestar um cuidado a essa crianças de forma que elas recebam o acolhimento, o atendimento, que seja notificado e também que essa criança seja encaminhada para o serviço da rede de cuidado e proteção social no território que vai fazer a complementação e o atendimento que ela de fato precisa."
JULIANA COSTA: De acordo com a assessora técnica do Ministério da Saúde, dez mil exemplares do manual vão ser distribuídos nos locais onde existem mais atendimentos a crianças e adolescentes em situação de violência.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Juliana Costa

LOCAL: Reforma da escola Roque Scarano em Paraíso entra na fase final

Aproximadamente em 10 dias, a Prefeitura Municipal de São Sebastião do Paraíso através da Secretaria de Educação, deverá entregar o novo prédio da escola municipal Roque Scarano. As beneficiadas serão as comunidades rurais dos Marques e Faxina. A nova escola contará com uma estrutura ampla podendo ter mais salas de aula, diretoria, sala dos professores, laboratório, biblioteca, recreação, cozinha e sanitários. O investimento já calculado na ampliação e reforma é de R$ 333.128,16 em recursos próprios da educação. Segundo a secretária municipal de Educação, Maria Luíza Coelho de Pádua, o prédio será muito importante para os alunos e professores da Faxina na organização das turmas multisseriadas, pois assim, terão salas específicas para cada turma.

ESPORTE: Sobis festeja chance de já poder estrear pelo Inter

A delegação do Internacional desembarcou com novidades na noite da última segunda-feira, por volta das 23 horas, no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Belo Horizonte, visando a partida desta quarta, contra o Atlético-MG, no Estádio Arena do Jacaré, na cidade de Sete Lagoas.Com a antecipação da janela de transferência internacionais, confirmada pela CBF nesta segunda, o atacante Rafael Sobis, o goleiro Renan e o volante Tinga, que estavam atuando no exterior e foram contratados pelo time gaúcho, poderão ficar à disposição do técnico Celso Roth para defender a equipe já neste duelo válido pela décima rodada do Campeonato Brasileiro. Sobis comemorou o fato durante o desembarque em Belo Horizonte.
"O importante é que agora estamos aptos para jogar. Começa uma nova etapa e tentaremos render ao máximo. Claro que estava dando uma angústia, mas acabou tudo bem. Parabéns ao Inter por ter conseguido isso (ajudado os outros clubes do Brasil a pressionar a CBF para liberar dos jogadores contratados do exterior)", disse o atacante.Com a liberação da CBF, Sobis, Renan e Tinga estão liberados para a inscrição no Boletim Informativo Diário (BID) da entidade a partir desta terça-feira. Caso as inscrições sejam confirmadas, ele terão condição legal de estrear.O elenco do Inter treina nesta terça-feira, às 15h30, na Toca da Raposa II, um dos centros de treinamento do Cruzeiro. Na atividade, Celso Roth deverá definir a escalação titular da equipe. Recuperado de lesão na panturrilha, o volante Guiñazu voltará ao time para enfrentar o Atlético-MG, depois de ter ficado fora das partidas contra Guarani e Ceará.
Fonte: Eldorado ESPN - AE
Foto: Divulgação

LOCAL: Foi agendada uma audiência que discutirá tratamento de esgosto em Paraíso

Nesta última sexta-feira, dia 16, foi publicado no Jornal Oficial do município o regulamento e a data de 10 de agosto, para uma audiência pública que irá discutir sobre o tratamento de esgoto em Paraíso. O projeto básico para o sistema de esgotamento sanitário, enviado ao Legislativo, está avaliado em R$ 40 milhões. O evento tem como objetivo de viabilizar uma comunicação mais direta entre o Município, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA) e os cidadãos. A comunidade poderá participar dos segmentos e na discussão sobre o Contrato de Programa para a prestação de serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário na sede do Município.

HABITAÇÃO: Nova norma de habitação vai garantir prédios com mais qualidade e conforto

PRISCILA LEITE: Os edifícios com até cinco andares agora devem ser feitos levando em consideração todas as necessidades do usuário. É o que determina a chamada Norma de Desempenho, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT, em vigor desde maio deste ano. Pela primeira vez no Brasil, uma norma é editada visando o resultado de uma construção e não apenas se preocupa com a execução da obra. A NBR quinze-cinco-sete-cinco reúne todas as especificações que estas edificações devem oferecer, como acessibilidade, iluminação, ventilação, isolamento acústico e durabilidade. Para o presidente da Associação Nacional dos Engenheiros e Arquitetos da Caixa Econômica Federal, Luiz Guilherme Zigmantas, a nova norma vai servir de roteiro para a construção habitacional.
LUIZ GUILHERME ZIGMANTAS: "Ela chegou a ganhar um apelido, o de norma mãe da construção habitacional, pois seria a primeira norma que um projetista, ou um empreendedor, deveria ler e serve até de roteiro para leitura das outras."
PRISCILA LEITE: Para Luiz Guilherme Zigmantas a norma é um avanço, o que garante qualidade para o cidadão.
LUIZ GUILHERME ZIGMANTAS: "A norma vem ao Brasil para melhorar a qualidade do produto habitação, para garantir um tempo de vida adequado ao uso da edificação, e certamente vai propiciar um avanço na construção brasileira."
PRISCILA LEITE: O presidente da Aneac acrescenta que a nova exigência deve combater a queda na qualidade das habitações, processo que vem ocorrendo já faz alguns anos. A partir de novembro, as prefeituras de todo o País começam a registrar apenas os projetos que seguirem a Norma de Desempenho. Engenheiros e arquitetos podem adquirir a NBR quinze cinco sete cinco pelo site www.abntcatalogo.com.br/confea. Convênio entre o Confea e ABNT, garante desconto de até cinquenta por cento para os profissionais registrados e em dia com o conselho.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Priscila Leite

segunda-feira, 19 de julho de 2010

EDITAL: Ciências e Matemática

A direção da E. E. Paula Frassinetti comunica que, no dia 20, terça-feira, as 13h30, haverá reunião para designação de 1 professor de ciencias para o turno matutino e um professor de matematica para o turno matutino.

ESPORTE: Na reestreia de Felipão, Palmeiras cai diante do Avaí

Não foi a reestreia que o torcedor do Palmeiras esperava. No jogo que marcou o retorno do técnico Luiz Felipe Scolari ao banco palmeirense, o time alviverde não foi bem neste domingo e perdeu por 4 a 2 para o Avaí fora de casa, na Ressacada. Com a derrota no jogo válido pela nona rodada do Campeonato Brasileiro, o clube segue com 12 pontos e continua distante do G-4.
Felipão voltou a comandar o Palmeiras depois de mais de dez anos - a última vez havia sido em 27 de junho de 2000. No entanto, o treinador não foi capaz de dar a primeira vitória fora de casa à equipe no Brasileirão. Já o Avaí, que já havia vencido o São Paulo na quarta-feira, se aproximou dos primeiros colocados, agora com 14 pontos.
Empolgado por ter Felipão novamente no banco de reservas, o Palmeiras até que começou na pressão. O clube encontrou buracos na defesa catarinense e abriu o placar logo aos 11 minutos do primeiro tempo. Em cobrança de falta de Marcos Assunção, o goleiro Renan rebateu e Gabriel Silva aproveitou o rebote para estufar as redes.
O Palmeiras deu a impressão de que estava soberano na partida e criou ótimas chances para ampliar. Aos 16 minutos do primeiro tempo, Kleber ajeitou a bola para Lincoln. O meia palmeirense soltou a bomba. A bola desviou na zaga e passou muito perto do canto esquerdo do gol de Renan.
Apesar de estar melhor, o Palmeiras voltou a apresentar falhas na defesa e acabou por sofrer o empate. Aos 24 minutos do primeiro tempo, Caio fez jogada espetacular, passou por Edinho, encontrou espaço na entrada da área e soltou o pé. Deola chegou a desviar a bola, mas ela morreu no fundo das redes palmeirenses.
Felipão não gostou nada da falha e fez caretas à beira do campo. O Palmeiras teve tudo para marcar o segundo com Kleber, mas Patric tirou a bola com um carrinho salvador. Como castigo, o Avaí virou o marcador no lance seguinte, aos 40, com Robinho, que aproveitou cruzamento de Roberto pela direita.
Nos minutos finais do primeiro tempo, o Avaí perdeu Pará, expulso por falta dura em Márcio Araújo. Felipão não perdeu tempo e voltou para a etapa final com o atacante Tadeu entre os titulares. Antônio Lopes, por sua vez, preferiu manter a equipe e orientou os jogadores a fecharem os espaços na esquerda para compensar a ausência de Pará.
O Palmeiras aproveitou a vantagem de ter um homem a mais e conseguiu chegar ao empate aos nove minutos do segundo tempo, de pênalti - o clube enfim superou o trauma de desperdiçar as cobranças. Na jogada, Kléber foi puxado por Emerson. O próprio atacante foi para a batida e cobrou no meio do gol. Foi o primeiro dele em seu retorno ao clube.
Felipão ainda colocou Tinga e Vinicius para tentar a virada. Mas o jogo deu uma esfriada por causa da paralisação pela fumaça, aos 19 minutos, provocada pelos sinalizadores dos torcedores. Após o recomeço, o Palmeiras conseguiu chegar pouco - Tadeu errou em cabeçada aos 27. O Avaí também teve uma chance com Roberto, mas a bola parou no travessão de Deola.O Avaí só conseguiu concretizar a vitória nos minutos finais. Aos 46 minutos, Léo fez pênalti ao derrubar Roberto e ainda recebeu o segundo amarelo, sendo expulso. Caio bateu e Deola deu o rebote. O próprio jogador pegou a sobra e fez 3 a 2.
O quarto e último gol foi do melhor jogador em campo: Roberto. Aos 47, ele aproveitou passe longo. Deola saiu atrapalhado do gol e o atacante só teve o trabalho de tirar do goleiro e mandar para a meta palmeirense, sacramentando a vitória por 4 a 2.
Fonte: Eldorado ESPN - André Rigue
Foto: JF Diorio/AE

LOCAL: Secretaria de Saúde de Paraíso apresenta balanço de vacinação

Através do setor de imunização, a Secretaria de Saúde e Ação Social de São Sebastião do Paraíso, apresentou um resumo das campanhas de vacinação realizadas no município. Na campanha contra a Influenza A, foram vacinados aproximadamente três mil pessoas a mais da meta, mas, infelizmente a faixa etária entre 30 e 39 anos, a meta não foi atingida. Segundo a enfermeira Patrícia Aparecida da Silva, coordenadora de imunização, os adultos desta faixa etária, além de crianças com idade entre 2 e 4 anos, poderão ir nos postos de vacinação localizados no Puericultura (Centro), Jardim Planalto, Asilo, São Judas e Guardinha, das 7h às 16h, com intervalo de uma hora de almoço para receber a vacina.

REGIÃO: Farmacêuticos da região recebem alerta do Conselho sobre falsificação de medicamentos

Nesta terça-feira, dia 20, farmacêuticos de Passos e região irão receber orientações sobre as novas exigências da ANVISA. O evento está marcado para as 19h, no Plenário da Câmara Municipal de Passos. Diretores do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais - CRF-MG vão participar do evento, para esclarecer as novas exigências e algumas dúvidas relativas ao exercício diário da atividade farmacêutica. Entre os assuntos abordados estão os temas mais pertinentes como a proibição das drogarias e farmácias serem lojas de conveniência, a real atuação de um profissional no estabelecimento, falsificação de medicamentos e os riscos da automedicação.

ESPORTE: Corinthians vence o Atlético-MG e vira líder isolado

Jogando bem e mesmo perdendo um pênalti no primeiro minuto de jogo, o Corinthians venceu o Atlético-MG por 1 a 0 neste domingo, no Pacaembu, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. Com isso, garantiu a liderança isolada da classificação, se mantendo como único time invicto e com 100% de aproveitamento em casa.
O Corinthians chegou a 21 pontos e abriu três de vantagem para o vice-líder Ceará, que perdeu para o Internacional, em Porto Alegre. Já o Atlético segue com nove pontos e pode terminar a rodada na zona de rebaixamento.
Pela próxima rodada, o Corinthians visita o lanterna Atlético-GO, no Serra Dourada, na quarta-feira, às 21h50. Mais cedo, às 19h30, o Atlético-MG recebe o Inter na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, já que o Mineirão está fechado para reformas.
PRESSÃO SEM EFEITO:
Logo no primeiro minuto de jogo, o Corinthians já deu o tom do que seriam os primeiros minutos da partida. Dentinho recebeu na frente, invadiu a área e foi derrubado por Werley. Pênalti, que Chicão bateu para fora e perdeu a primeira grande chance de abrir o placar.
A intensa pressão corintiana, no entanto, durou apenas 20 minutos. Aí o time de Mano Menezes voltou ao velho esquema de trabalhar a bola com mais calma.Errando passes em demasia, o Corinthians abriu espaço para o Atlético assustar. No último lance do primeiro tempo, Leandro fez a jogada pela esquerda e cruzou para Neto Berola desviar de coxa e acerta o travessão do goleiro Júlio César. Danilo, que estava na marcação, ficou só olhando.
No segundo tempo, o Corinthians seguiu melhor no jogo, mas novamente errando demais nas conclusões, algumas vezes por excesso de capricho. Como mostra disto, aos 17, Jorge Henrique recebeu na frente, se livrou de dois e rolou na área para Bruno Cesar, que driblou o marcador e bateu por cima do gol.
Apesar da falta de objetividade, o Corinthians teve a persistência premiada com o gol aos 35, quando Bruno César recebeu na entrada da área, ajeitou e bateu. Embora tenha saído fraco, o chute desviou em Jairo Campos e tirou Fábio Costa completamente da jogada.Com o gol, naturalmente, o Corinthians recuou, mas não chegou a passar sufoco. Apenas uma bola levou perigo, aos 43, quando, após batida de escanteio, Ricardo Bueno cabeceou firme na segunda trave e Júlio César fez grande defesa.
Fonte: Eldorado ESPN - Tercio David
Foto: Márcio Fernandes/AE

ESPORTE: No contra-ataque, Flu bate Santos na Vila e é vice-líder

Diante de sua torcida, o Santos foi surpreendido e perdeu para o Fluminense por 1 a 0 na noite deste domingo, na Vila Belmiro, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. Com isso, a equipe santista segue fora do G-4. Para o time carioca, o resultado foi excelente, já que assumiu a vice-liderança, com 19 pontos, dois atrás do líder Corinthians. O Santos, com 12 pontos, caiu para nono.
Na próxima rodada, o Santos visita o Atlético-PR, na Arena da Baixada, em Curitiba, na quarta-feira, às 21h50. No dia seguinte, às 21 horas, o Fluminense recebe o Cruzeiro, no Maracanã.
MUITA LUTA E POUCO GOL:
Apesar de bastante brigado e com boa movimentação dos times no meio de campo, ninguém conseguiu dominar completamente o adversário. O Fluminense limitava-se a marcar e pouco ameaçou o gol de Rafael. Do outro lado, o Santos, que teve a volta de Robinho, abusou das jogadas individuais.
No segundo tempo, o jogo ganhou em objetividade, principalmente porque o Santos resolveu jogar mais verticalmente, sobretudo após a entrada de Marcel, aos 11. Em seu primeiro lance, o centroavante recebeu na entrada da área e mandou uma bomba, que explodiu no travessão de Fernando Henrique.
SURPRESA:
Recuado, o Fluminense se preocupou em marcar e sair rápido no contra-ataque. A tática deu resultado aos 32, quando Alan recebeu passe longo de Mariano, invadiu a área e bateu cruzado, na saída de Rafael.
O gol do Flu acordou o Santos, que foi com tudo para cima, mas a bola pareceu mesmo não querer entrar. Aos 39, Zé Eduardo recebeu na área e bateu cruzado. Robinho, parado na segunda trave, a dois passos da linha do gol, conseguiu desviar para fora.
Apesar da pressão, embora tivesse o domínio da posse de bola, o Santos continuou pecando nas finalizações, e também parando na noite inspirada do goleiro Fernando Henrique, que fez algumas boas defesa no final da partida e ajudou a garantir a vitória para o Flu.
Fonte: Eldorado ESPN - Tercio David
Foto: JF Diorio/AE