Powered By Blogger

terça-feira, 20 de julho de 2010

HABITAÇÃO: Nova norma de habitação vai garantir prédios com mais qualidade e conforto

PRISCILA LEITE: Os edifícios com até cinco andares agora devem ser feitos levando em consideração todas as necessidades do usuário. É o que determina a chamada Norma de Desempenho, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT, em vigor desde maio deste ano. Pela primeira vez no Brasil, uma norma é editada visando o resultado de uma construção e não apenas se preocupa com a execução da obra. A NBR quinze-cinco-sete-cinco reúne todas as especificações que estas edificações devem oferecer, como acessibilidade, iluminação, ventilação, isolamento acústico e durabilidade. Para o presidente da Associação Nacional dos Engenheiros e Arquitetos da Caixa Econômica Federal, Luiz Guilherme Zigmantas, a nova norma vai servir de roteiro para a construção habitacional.
LUIZ GUILHERME ZIGMANTAS: "Ela chegou a ganhar um apelido, o de norma mãe da construção habitacional, pois seria a primeira norma que um projetista, ou um empreendedor, deveria ler e serve até de roteiro para leitura das outras."
PRISCILA LEITE: Para Luiz Guilherme Zigmantas a norma é um avanço, o que garante qualidade para o cidadão.
LUIZ GUILHERME ZIGMANTAS: "A norma vem ao Brasil para melhorar a qualidade do produto habitação, para garantir um tempo de vida adequado ao uso da edificação, e certamente vai propiciar um avanço na construção brasileira."
PRISCILA LEITE: O presidente da Aneac acrescenta que a nova exigência deve combater a queda na qualidade das habitações, processo que vem ocorrendo já faz alguns anos. A partir de novembro, as prefeituras de todo o País começam a registrar apenas os projetos que seguirem a Norma de Desempenho. Engenheiros e arquitetos podem adquirir a NBR quinze cinco sete cinco pelo site www.abntcatalogo.com.br/confea. Convênio entre o Confea e ABNT, garante desconto de até cinquenta por cento para os profissionais registrados e em dia com o conselho.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Priscila Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário