Powered By Blogger

quinta-feira, 22 de julho de 2010

HIV: Aumenta procura pelos testes na rede pública de saúde

JULIANA COSTA: As pessoas estão procurando mais os serviços de saúde para fazer o teste de diagnóstico do vírus da aids. Dados do Ministério da Saúde mostram que, só no ano passado, cerca de oito milhões de exames foram feitos pela rede pública. Em dois mil e três, esse número não chegava a quatro milhões. Um dos motivos para esse aumento são os testes rápidos de HIV, que ficam prontos em poucos minutos, e estão disponíveis nas redes de saúde locais. Lilian Inocêncio, assessora técnica da Unidade de Laboratórios do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, explica que as campanhas de prevenção da doença tem sido importantes, pois, além de conscientizar a população, oferecem os testes no local onde a pessoa está.
LILIAN INOCÊNCIO: "A gente faz uma campanha de prevenção e utiliza o teste rápido para estar a pessoa se testando naquele momento, que é trinta minutos, a pessoa não tem que ficar esperando, ninguém gosta de ficar esperando. A gente aproveita em trinta minutos você faz o seu teste e conhece o seu status. Então, acho que isso foi um grande avanço. Dá uma noção de prevenção para a pessoa com relação não só ao HIV, mas as DSTs, e sensibiliza ele a fazer."
JULIANA COSTA: Segundo Lilian Inocêncio, enquanto o teste de laboratório demora dias para ficar pronto e precisa de pedido médico, o resultado do teste rápido pode ser feito a pedido do paciente. Se for soropositiva, a pessoa já marca uma consulta com um profissional especializado. Além disso, a assessora técnica do Ministério da Saúde lembra que a parceria com a Igreja Católica, firmada recentemente, tem ajudado a ressaltar a importância de fazer o diagnóstico precoce da aids.
LILIAN INOCÊNCIO: "As capitais já tem igrejas, paróquias grandes que estão falando isso para os fiéis e isso tem nos ajudado bastante. Isso está aumentando também o número de procura do teste. Então, eles fazem isso, as pessoas vão aos serviços de saúde e o profissional de saúde é quem faz o teste."
JULIANA COSTA: Para a assessora técnica da Unidade de Laboratórios do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, graças às campanhas de esclarecimento, as pessoas hoje estão mais preocupadas com a própria saúde e procurando o exame por conta própria, o que tem contribuído para esse aumento na procura pelos testes de diagnóstico do vírus HIV.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Juliana Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário