sexta-feira, 30 de março de 2012

PROGRAMA TARDE TOTAL: RECEITA DE HOJE

Bacalhoada


Ingredientes:

1,5 kg de bacalhau salgado
800 g de batatas descascadas e em fatias entre 0,5 e 1 cm
1 pimentão verde cortado em tiras
1 pimentão vermelho cortado em tiras
2 cebolas grandes fatiadas
2 dentes de alho picadinhos
2 tomates maduros sem pele e sem semente cortados em pedaços grandes salsa picada
100 g de azeitonas pretas sem caroço
1 pitada de pimenta-do-reino (se gostar)
3 ovos cozidos
azeite para regar
sal a gosto

Modo de Preparo:

Deixe o bacalhau de molho de um dia para o outro, trocando a água pelo menos 3 vezes

Desfie e reserve

Em uma panela grande, coloque as batatas, cubra com água e cozinhe por cerca de 20 minutos, com a panela tampada

Escorra, corte as batatas em rodelas finas e reserve

Em um refratário retangular untado com azeite, faça camadas, começando com os tomates, depois a cebola, as batatas, o Bacalhau, as ervilhas, os pimentões, as azeitonas e o cheiro-verde

Tempere com 1 colher (chá) de sal e 1 colher (café) de Ajinomoto, e regue com o azeite

Repita o processo e finalize com os ingredientes que restarem

Finalmente, distribua sobre a superfície as rodelas de ovo cozido, regue novamente com o azeite de oliva e leve ao forno baixo (150°), pré-aquecido, por cerca de 1 hora ou até que os ingredientes estejam "al dente"

Sirva em seguida

Sirva com arroz branco, salada verde e o vinho da sua preferência


Se sobrar, sirva frio no dia seguinte


É uma delícia também


Fonte: Tudo Gostoso

Presidente da CBF afirma a presença de árbitros atrás dos gols no Campeonato Brasileiro

Medida adotada pela UEFA, no Rio de Janeiro e em São Paulo, o sistema com árbitros atrás dos gols foi confirmado pelo presidente da CBF, José Maria Marin, para ser implementado no Campeonato Brasileiro 2012. O anúncio foi feita em uma reunião na Fifa na manhã desta quinta-feira. Os dois árbitros extras tende a evitar marcação errônea de pênaltis e faltas perto das duas áreas. Outra medida pedida por jogadores e dirigentes é a utilização da tecnologia para ajudar a arbitragem em momentos decisivos nas partidas. Um exemplo deste sistema é o chip na bola para avisar aos árbitros quando a bola cruzar a linha de gol totalmente.


Fonte: O Tempo

Alex Silva do Flamengo está prestes a ir para o Cruzeiro

O Cruzeiro está perto de anunciar mais um reforço para a temporada. O clube celeste negocia a contratação do zagueiro Alex Silva, que tem os direitos pertencentes ao Flamengo. O próprio jogador já informou o acerto, mas a diretoria cruzeirense admite apenas que os contatos estão bem encaminhados, faltando detalhes para oficializar a transação. Do Rio de Janeiro, o jogador já dá a negociação como concretizada, anunciando que chegará a Belo Horizonte na próxima segunda-feira, para fazer os exames médicos e oficializar a transferência. Mas o Cruzeiro mantém a cautela e prefere aguardar o desfecho da transação. Alex Silva foi afastado do Flamengo por se recusar a viajar com o grupo para a Bolívia, onde a equipe carioca enfrentou o Real Potosí, pela fase pré-Libertadores, em janeiro passado. Ele entrou em litígio com o clube por causa de atrasos no pagamento de salários e luvas a que tinha direito a receber. O defensor chegou a entrar com ação na Justiça do Trabalho contra o Rubro-Negro, mas acabou fazendo um acordo com a diretoria para retirar o processo e obter a liberação para outra equipe, por empréstimo. Ele tem contrato com o Flamengo até 2014.



Fonte: Superesportes

Equipe de base do futsal paraisense estreia na Liga Rio Pardense

No próximo domingo dia 01/04 na cidade de Mococa-SP, começa a temporada para os garotos do futsal paraisense, que encaram a Liga Rio Pardense 2012 com o objetivo de repetir os bons resultados dos últimos anos mantendo-se assim como protagonistas na Liga. Segundo o técnico Olavo Jr:" Repetir o ano vitorioso de 2011 é a meta do futsal masculino que espera confirmar sua ascensão, continuando a trazer bons resultados para a cidade." A primeira equipe a estrear na competição será a atual campeã sub-17. Já a equipe sub-15 fará seu primeiro jogo valendo três pontos, contra a equipe da casa. Essa equipe faz parte da renovação das escolinhas municipais de Paraíso e vem treinando forte já há 40 dias, mas deve sentir dificuldades por ser tratar de uma equipe crua e totalmente sem experiência em competições. Os jogos serão realizados no Ginásio Municipal Russão e terão entrada franca. Ainda no domingo em Mococa, também jogarão as meninas do futsal feminino de Paraíso, que disputarão duas categorias, sub-15 e sub-18.


Fonte: emersondaprefeitura.blogspot.com

Acupuntura poderá ser feita apenas por médicos

Na última terça-feira (27), o Tribunal Regional Federal da 1ª Região entendeu que outros profissionais de saúde não podem exercer a acupuntura, acatando ação movida pelo Conselho Federal de Medicina e Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura. A controvérsia vem desde 2001 quando o CFM pediu à Justiça a anulação de resoluções que autorizavam enfermeiros, psicólogos, fonoaudiólogos, farmacêuticos e fisioterapeutas a praticar acupuntura. O CFM defende que a acupuntura é usada para tratar dores que precisam ser diagnosticadas, atividade exclusiva dos médicos. O relator do caso no TRF, juiz federal Carlos Eduardo Castro Martins, entendeu que não se pode atribuir novas funções a um profissional por meio de resoluções feitas pelos conselhos, apesar de não existir uma regulação para atividade de acupunturista. O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, também em nota, alega que adotará todas as medidas para reverter a situação. Já o CFM comemorou a decisão do tribunal que “percebeu a impropriedade da prática da acupuntura por profissionais da área de saúde que não são médicos”. A proibição passará a valer, em todo o país, tão logo seja publicada no Diário da Justiça.


Fonte: O Tempo


Governo de Minas pede em Brasília R$ 10 mi para projeto de combate às drogas

O subsecretário de Políticas sobre Drogas, Cloves Benevides, se reuniu nesta quinta-feira (26), em Brasília, com a secretária Nacional de Políticas sobre Drogas, Paulina Duarte. Foram pedidos R$ 10 milhões para capacitação e pesquisas sobre drogas para Minas Gerais. Na reunião, também ficou definida a visita técnica da secretária a Minas Gerais, em abril, e acertado detalhes do leilão de bens apreendidos do tráfico de drogas, cuja arrecadação será revertida para o combate e prevenção às drogas. O subsecretário também esteve com o presidente da Confederação Nacional de Municípios, Paulo Ziulkoski, para firmar uma parceria entre a CNM e o Fórum Brasileiro de Gestores de Políticas sobre Drogas. Paulo avalia que, com a parceria, “o Observatório do Crack terá mais divulgação entre os estados e as boas práticas serão melhor disseminadas entre os municípios.” O portal desenvolvido pela Confederação divulga estudos e mapeamentos sobre a situação dos Municípios brasileiros em relação ao crack e outras drogas.


Fonte: Agência Minas

Operação policial prende 3 por tráfico de drogas em Paraíso

Três pessoas envolvidas com o tráfico de drogas foram presas na manhã desta quinta-feira, dia 29, pela Polícia Civil de São Sebastião do Paraíso. Com elas foram apreendidos mais de dois quilos de drogas,celulares, um veículo e dinheiro. Após receberem informações de que dois jovens e uma mulher transportariam grande quantidade de drogas para distribuição, por volta das 11h, policiais civis de Paraíso desencadearam mais uma ação contra o tráfico de drogas no município.Cerca de dez policiais e três viaturas foram empenhadas na ação. Durante campana pelo bairro Residencial Santa Tereza, os autores Junior Erivelton da Silva Santos, Douglas Aparecido Nogueira, de 20 anos, e Vânia Furtado de Pádua, de 39, foram presos em flagrante na Rua Luiz Afonso Semenzi, enquanto comercializavam dois tabletes de maconha pesando dois quilos no total.

Fonte: ClicFolha

quinta-feira, 29 de março de 2012

PROGRAMA TARDE TOTAL: DICAS DE BELEZA


Sucos que fazem bem para os cabelos

Há quem pense que ter uma alimentação saudável é consumir pequenas porções de frutas, verduras e legumes. Porém, assim como alimentar-se desregradamente, essa atitude pode não atingir o objetivo desejado e até não suprir nutrientes que o corpo humano necessita.

Isso porque o organismo precisa de fibras, proteínas e também vitaminas para se fortalecer e funcionar perfeitamente. Por isso, ter uma dieta equilibrada com todos os componentes cruciais significa vida longa e saudável.

Porém, é possível sim adicionar alguns tipos de sucos de frutas misturados com vegetais para acrescentar mais saúde à sua dieta, além de ajudar no tratamento e prevenção de doenças. O consumo desses vitaminados traz a restauração de tecidos, garantindo cabelo, pele e até um bronzeado perfeito.

Quer saber o porquê? A nutricionista Paula de Cássia mostra e dá dicas de sucos que fazem bem para os cabelos. Segundo ela, é preciso aproveitar a diversidade de frutas brasileiras e criar líquidos eficazes. “A mistura desses nutrientes enriquecem e muito na saúde de todos”, afirma.

Assim como a pele, os cabelos necessitam de vitaminas para crescerem brilhantes e saudáveis. “A vitamina A auxilia na redução da produção sebácea do couro capilar, o que consequentemente reduz a oleosidade nos fios, além de prevenir o envelhecimento”, explica Paula de Cássia.

Já para fazer com que os fios se fortaleçam, as vitaminas B6 são recomendadas. “Os sucos com melão, abacate, banana e laranja são ideais para o crescimento forte dos fios. A vitamina B6 trabalha condensando a queratina, que é a proteína que previne as quedas dos cabelos”, comenta a nutricionista.

Mix de vitaminas

A mistura de hortaliças no preparo dos sucos também é essencial. “Misturar ervas e vegetais também é importante, como por exemplo, as couves. Elas contem vitaminas B6 e juntas com as frutas cítricas oferecem um sabor delicioso”, diz Paula.

Outra opção também é bater no liquidificador acerolas, laranjas, iogurte desnatado e mel. “As frutas com vitaminas C previnem resfriados e são indicadas também para os cuidados com os cabelos”, ensina Paula de Cássia.

Depois de feito a vitamina ou até mesmo um suco mais simples e menos concentrado, é preciso não coar o líquido, pois se não, as substâncias presentes podem se ausentar. “Procurar tomar a receita sem fazer a coação é fundamental para garantir o efeito desejado”, afirma Paula.

De acordo com a nutricionista, o paciente não deve tomar várias vitaminas em um único dia. “É preciso que a pessoa tome cada tipo de receita em dias diferentes, pois o corpo precisa de nutrientes distintos. O excesso de uma e a ausência de outra também é prejudicial ao corpo”, explica.

E para saber qual é a quantidade necessária, peça orientações ao seu médico. “Como tudo que for feito, é preciso visitar o especialista frequentemente para garantir sugestões indicadas para o seu tipo de corpo”, ressalta a nutricionista.


Fonte: www.dicasdemulher.com.br

Torcidas tentam marcar 'revanche'

A Polícia Civil já sabe que integrantes das torcidas organizadas Mancha Alviverde e Gaviões da Fiel tentam marcar um novo confronto para vingar a morte de dois torcedores palmeirenses. André Alves Lezo, de 21 anos, morreu na noite de domingo, e Guilherme Vinícius Jovanelli Moreira, de 19, teve morte encefálica. As informações foram detectadas pelo setor de inteligência da Polícia Civil em mensagens trocadas pela internet, em redes sociais. O confronto ocorrido no domingo, já seria uma resposta dos integrantes da Gaviões da Fiel a outro crime. O clássico entre Corinthians e Palmeiras só começaria às 16 horas, no Estádio do Pacaembu, distante quase 10 km do local da briga, que começou às 10 hs. O delegado Jorge Carlos Carrasco pediu à Federação Paulista de Futebol (FPF) que mantenha a proibição da entrada em estádios das duas torcidas organizadas envolvidas até a elucidação dos crimes.



Fonte: Estadão Espn

Montillo joga mesmo pendurado e reclama de arbitragem

Mesmo pendurado com dois cartões amarelos, o armador Montillo foi confirmado pelo técnico Vágner Mancini como titular do Cruzeiro no confronto deste sábado, conta o Boa Esporte, em Varginha. Assim como o treinador, o camisa 10 celeste parece não estar preocupado com a possibilidade de ficar suspenso e perder o clássico com o Atlético, que vem logo na sequência. Montillo lembrou que os dois cartões que levou no Campeonato Mineiro até o momento foram por questões disciplinares e garantiu que irá se controlar diante do Boa. O argentino aproveitou para fazer uma reclamação pública sobre a arbitragem mineira. Montillo alegou que, invariavelmente, suas reclamações acontecem porque os juízes não punem com rigor os adversários que cometem faltas duras. Contra o América, por exemplo, o camisa 10 celeste foi amarelado após desabafar contra uma entrada mais forte, que deixou uma marca profunda em sua canela. O lateral-direito Marcos também comentou sobre a questão de Montillo. Na visão do lateral, todos os jogadores que entram em campo estão sujeitos às suspensões e, por isso, é preciso dosar cada jogada dentro das quatro linhas. “Arriscado é para todos nós. Quem está jogando tem que tomar cuidado também para não machucar. Temos que preocupar no Boa primeiro e esperamos que o Montillo não tome o cartão”, afirmou.


Fonte: O Tempo

Traficante é preso com drogas no Jd. Itamarati

A Polícia Militar de São Sebastião do Paraíso apreendeu drogas e efetuou a prisão de um autor de tráfico no Bairro Jardim Itamarati, no início da tarde desta quarta-feira, dia 28. O jovem, que completou 18 anos no início deste mês, já tem vários antecedentes criminais quando menor de idade por envolvimento com drogas. Por volta das 12h, a Central de Operações da PM recebeu uma denúncia anônima informando que naquele momento um indivíduo estaria comercializando drogas na Rua Oderige Maldi, próximo ao número 340. O denunciante disse ainda que o traficante escondia o produto em um terreno baldio próximo, e quando o usuário chegava para comprar ele buscava a droga no esconderijo. De imediato, uma viatura se deslocou até o lugar apontado. Os militares localizaram o suspeito Adriano Junior Braga Cândido, de 18 anos, próximo ao terreno descrito. Ele foi abordado e confessou aos policiais onde estava a droga que comercializava. “No terreno existe o início de uma construção e o autor se aproveitava dos entulhos para esconder a droga”, explicou o Sargento Melo.


Fonte: ClicFolha

Câmara aprova Lei Geral da Copa

Após muitas idas e vindas, discussões entre políticos no plenário sobre a sua validade e até trocas de farpas do Governo brasileiro com representantes da Fifa, a Câmara dos Deputados, enfim, aprovou na noite desta quarta-feira o texto-base da Lei Geral da Copa. A votação, que foi possível somente devido a uma série de acordos de bastidores, contou com o apoio quase maciço da oposição. Apenas o PSOL foi contra a aprovação do projeto, que teve a maioria de suas reivindicações originais mantidas. A questão da venda de bebidas alcoólicas, um dos pontos mais polêmicos do texto, segue indefinida. A decisão caberá a cada um dos prováveis 12 estados que receberem jogos da competição. Ainda foi garantida a liberação de 1% dos ingressos gratuitamente para deficientes físicos, uma das 63 emendas propostas desde as primeiras discussões sobre a aprovação da Lei, que agora precisa passar pelo Senado para, na sequência, ser sancionada pela presidente Dilma Rousseff.


Fonte: Superesportes

Prefeitura retoma Projeto “Educando para o Trânsito

Com o objetivo de orientar a população sobre os cuidados no trânsito, a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, através da Secretaria de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Defesa Civil, retomou o projeto “Educando para o Trânsito”, reiniciado no dia 9 com crianças do Lar São Francisco. Em parceria com a Secretaria de Educação, a Guarda Municipal iniciará a campanha nas escolas públicas. Ainda neste mês de março, crianças do 4° ano do ensino fundamental começaram a ter aulas sobre noções de trânsito semanalmente. A Guarda Civil e coordenadora do “Educando para o Trânsito”, Lilian Martins, explica que temas diferentes serão apresentados através de vídeos, jogos educativos, atividades lúdicas e conversas sobre o trânsito. De acordo com a Guarda Municipal, a secretaria pretende estender o projeto para que este abranja alunos de todas as idades e atinja também as empresas com grande número de funcionários. Palestras sobre direção defensiva também estão nos planos do município. Dados das Organizações das Nações Unidas (ONU) apontam os acidentes de trânsito com um dos fatores que mais matam no planeta. Além disso, serão realizadas conferências para jovens do ensino médio e blitz educativas nas principais vias de Paraíso. “O intuito é formar cidadãos conscientes, prevenindo acidentes”, completa Lilian.



Fonte: Assessoria de Comunicação PMSSP

Cadeia de Alpinópolis passará por reforma

A cadeia pública localizada no centro de Alpinópolis, palco de várias rebeliões que praticamente destruíram todas as suas instalações, será reformada. Esse foi um dos resultados da reunião entre a comitiva de onze lideranças políticas dos municípios de Alpinópolis e São José da Barra, levada pelo deputado estadual Antônio Carlos Arantes, ao novo secretário de Defesa Social, Rômulo Ferraz. A reunião, que aconteceu nesta terça-feira, 27, tratou de outros assuntos importantes, como a construção de uma nova sede prisional para a cidade. A comitiva saiu do encontro com duas boas perspectivas mais imediatas: a reforma da cadeia e a transferência de sua administração para a Subsecretaria de Administração Prisional do Estado (Suapi). Além disso, o secretário se comprometeu a estudar a proposta do prefeito de Alpinópolis, Edson Luiz Rezende Reis (DEM), o “Edinho do Osvaldo” de fazer uma parceria com administração municipal e ajudar na construção de uma nova sede da cadeia, mais distanciada do centro da cidade. Nesse caso, a Prefeitura entraria com recursos da venda de um lote doado para o município ou até mesmo com recursos obtidos com a venda da atual cadeia.



Fonte: Assessoria de Imprensa

quarta-feira, 28 de março de 2012

PROGRAMA TARDE TOTAL: MOMENTO SAÚDE

MANCHAS DE PELE


A época do frio é a ideal para tratamento de manchas de pele, por que diminuímos a exposição ao sol. As causas de manchas são variadas, como: alterações na produção de melanina (pigmento da pele), infecções (micoses, vírus), distúrbios hormonais (cloasmas), alterações vasculares, tumores, exposição ao sol e marcas de acne. Seja qual for o tipo de mancha é importante consultar um médico assim que ela for notada, especialmente quando ocorrer qualquer mudança em suas características que até então não existiam. O diagnóstico precoce é essencial para o tratamento de vários tipos de doenças.

Sardas ou Efélides

As sardas são causadas por aumento de pigmento da pele em determinados locais, apresentando uma tendência familiar, principalmente em indivíduos de pele clara e de cabelos ruivos. Elas localizam-se em áreas expostas ao sol, acentuando-se durante o verão e regredindo, podendo até desaparecer, no inverno. Caracterizam-se por manchas arredondadas e de coloração marrom ou acastanhada. Essas manchas não apresentam risco aumentado de evolução para câncer de pele. O tratamento consiste em se evitar a exposição ao sol e uso de protetor solar. Também o uso de substâncias despigmentantes associadas a ácidos e a técnica de peeling.

Manchas de Gravidez

São chamadas de cloasmas e caracterizam-se por manchas escuras ou acastanhadas na face, principalmente nas bochechas, testa, nariz, lábio superior e têmporas. São causadas pela exposição solar, mas também tem predisposição genética e as alterações hormonais características da gravidez. Podem ocorrer associadas ao uso de anticoncepcionais e também em homens, embora em menor freqüência, sendo chamadas nesses casos de melasmas. O cloasma pode regredir o término da gestação, mas o tratamento pode acelerar o processo, com o uso de protetor solar, substâncias despigmentantes e peeling. Após o tratamento, o uso do protetor solar deve ser mantido para evitar a recorrência, que é comum. Para prevenir, a mulher grávida nunca deve se expor ao sol sem o uso de protetor solar.

Manchas de Envelhecimento

As manchas senis ou melanose solar são freqüentes em indivíduos de idade mais avançada. Mas elas não são causadas pela idade e sim exposição ao sol ao longo de vários anos. São manchas escuras de pequeno tamanho. Surgem apenas nas áreas de maior exposição ao sol, como braços, mãos, face, ombro e colo. E, são mais freqüentes em pessoas de pele mais clara. Mais importante que o tratamento é a prevenção, que é conseguida pelo uso contínuo de filtro solar, no dia-a-dia. Existem vários métodos de tratamento, como a cauterização (a mancha é "queimada" com o uso de alguns produtos), criocirurgia (a lesão é destruída com o uso de um jato de nitrogênio gelado), dermoabrasão (a pele é "lixada"), peeling e laser. Os resultados dessas técnicas são bons, mas o uso inadequado pode causar manchas claras ou deixar cicatrizes. Por isso, é importante consultar um profissional habilitado.

Ceratose Actínica

São lesões causadas pela exposição contínua ao sol, devido ao efeito da radiação ultravioleta na pele. Atinge mais pessoas de pele clara e de idade avançada, mas podem aparecer em indivíduos de meia-idade. São lesões consideradas pré-malignas, pois podem eventualmente transformar-se em câncer. Apresentam-se com aspecto variado, podendo ser avermelhadas, descamativas, de cor escura, elevadas, rugosas, com regiões ásperas, endurecidas. Aparecem principalmente na face, no couro cabeludo (homens carecas), braços e mãos. Quando há transformação em câncer, podem ficar mais elevadas, vermelhas em sua base e apresentar sangramento. Essas manchas devem ser tratadas devido à possibilidade de transformação maligna. O tratamento pode ser feito por cauterização, eletrocoagulação ou criocirurgia.

Câncer de Pele

Essa é a grande preocupação das pessoas, especialmente daqueles indivíduos de pele mais clara. Esse é o tipo mais freqüente de câncer, entretanto quando detectado precocemente apresenta grandes chances de cura. Os principais fatores de risco relacionados ao desenvolvimento do câncer de pele são: exposição a arsênico, a radiação ionizante, processos irritativos crônicos, alguns tipos de doenças e principalmente a exposição aos raios ultravioletas do sol. Aparece mais comumente em indivíduos com mais de 40 anos, de pele clara, sensível à ação dos raios solares ou portadores de doenças de pele prévias. As pessoas negras apresentam câncer de pele nas palmas das mãos e nas plantas dos pés. Vemos, portanto, a importância do diagnóstico precoce, por isso, caso apresente alguma lesão de pele que vem apresentando mudanças de características, procure imediatamente um dermatologista para avaliação. Outro ponto não menos importante é a prevenção, devendo-se estar atento a:

• Usar sempre protetor solar, fator igual ou superior a 15, reaplicando-o periodicamente a cada 30 minutos ou após mergulho ou transpiração excessiva.

• Uso de chapéus, bonés, viseiras, de preferência já com protetor solar

• Evite exposição ao sol no período entre 10 e 16 horas.

• Como a grande maioria dos cânceres de pele localiza-se na face, proteja-a sempre.

• Procurar um dermatologista periodicamente para acompanhamento, especialmente se forem notadas alterações em lesões pré-existentes.

Lembre-se: não tenha medo e procure o médico sempre que apresentar uma lesão suspeita. O câncer de pele tem tratamento e pode ser curado, especialmente com o diagnóstico precoce. Aproveite esta época do ano para cuidar da pele, das manchas adquiridas no verão e proteja-se sempre.


Ana Cláudia C.Soares – Farm.Resp.Farmácia Ana Terra

FMF defende sua atual metodologia de sorteio de árbitros

A Federação Mineira de Futebol se mostrou contrária à solicitação feita pelo Ministério Público de Minas Gerais, que entrou com um pedido de liminar contra a entidade e a Confederação Brasileira de Futebol, solicitando mudanças na forma como são realizados os sorteios dos árbitros nas partidas de futebol. Apesar do posicionamento da entidade que cuida dos interesses do futebol mineiro, o Promotor de Justiça José Antônio Baeta questiona a metodologia adotada pela Confederação Brasileira de Futebol, que é tomada como base pela FMF. Segundo o promotor, estudos do Ministério Público provam que a tese é falha. Baeta, admite que espera com ansiedade a aprovação do pedido da liminar para dar prosseguimento ao planejamento da ação civil pública.



Fonte: O Tempo

Paraíso Basquete estreia em Assis pelo Campeonato Paulista Sub-19

A Federação Paulista de Basquetebol divulgou esta semana a tabela do campeonato da categoria sub-19, para atletas nascidos a partir de 1993. Este ano, a equipe mineira do Paraíso Basquete, de São Sebastião do Paraíso, disputará o certame em parceria com o Clube Polônia, da cidade paulista de Brodowsky, próxima a Paraíso. Desta forma a equipe paraisense terá oportunidade de disputar o campeonato mais forte do Brasil na categoria e os jovens talentos que integram o grupo comandado pelo técnico Jefferson Teixeira vem treinando intensamente desde o mês de janeiro, realizando alguns amistosos preparatórios. O Paraíso Basquete sediará seus jogos na Arena Olímpica e enfrentará 10 adversários na primeira fase em sistema de ida e volta, na chave do interior, que conta com grandes clubes como o Franca Basquete, Limeira, Americana, XV de Piracicaba e Araraquara. A estreia será no dia 31 de março, em Assis, contra a equipe local. Destas equipes, oito se classificam para a segunda fase, quando os classificados enfrentam equipes da chave da capital.



Fonte: emersondaprefeitura.blogspot.com

Arena Olímpica terá rodada tripla da Liga Riopardense

Na próxima quinta-feira, 29 de março, a bola pesada vai rolar três vezes na Arena Olímpica em São sebastião do Paraíso, em jogos válidos pela Liga Riopardense de Futsal. As primeiras a entrarem em quadra serão as meninas do sub-15, que farão sua estreia na competição contra São José do Rio Pardo. Em seguida será a vez das meninas do sub-18 paraisense enfrentarem as meninas rio pardenses, também na estreia da categoria. Por fim a equipe adulta do Paraíso Futsal enfrenta São José do Rio Pardo e defende a liderança da competição, com duas vitórias até o momento. O técnico Ronei vem treinando sua equipe taticamente e o padrão de jogo do time vem crescendo gradualmente e os jogos da Riopardense são importantes neste crescimento da equipe. Os jogos terão início à partir das 20h e os ingressos já estão à venda.



Fonte: emersondaprefeitura.blogspot.com

Deputados pedem mais segurança na zona rural

O deputado estadual Antônio Carlos Arantes e o colega parlamentar Inácio Franco foram os propositores de uma audiência pública que discutiu nesta segunda-feira, 26, na Assembleia de Minas a questão da falta de segurança pública na zona rural. Ao final desta audiência, que contou com a presença de mais de 200 representantes do setor, entre presidentes de sindicatos rurais, associações comunitárias, cooperativas, ficou decidido que os deputados pedirão ao governador Antônio Anastásia uma força-tarefa composta por órgãos do Estado da segurança e da agricultura para combater a violência na zona rural. Decidiu-se também que será pleiteado ao governador a garantia de funcionamento de telefonia celular nas áreas rurais e a criação de uma delegacia especializada de segurança rural. Serão encaminhadas as falas dos produtores e representantes do setor aos comandos da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Secretaria de Defesa Social. Os deputados presentes também querem a apuração de denúncias de que bandidos estariam obrigando a produtores a pagarem taxas para nãos serem roubados e solicitaram das autoridades a investigação para averiguar a compra de notas fiscais e de guias de transporte animal (GTA).



Fonte: Assessoria de Imprensa

Mutirão de Limpeza 2012, começa no próximo sábado em Paraíso

A Secretaria de Saúde e Ação Social, através do setor de Vigilância Epidemiológica, em parceria com o Comitê Municipal de Combate à Dengue, inicia no próximo sábado, 31, uma nova programação anual com os mutirões de limpeza nos bairros do município. Serão aproximadamente 40 agentes de endemias, juntamente com funcionários da Associação dos Coletadores de Material Reciclável, mais voluntários do Corpo de Bombeiros e o programa Bombeiro Mirim, Policia Militar, Defesa Civil e Guarda Municipal que trabalharão aos sábados, no mutirão de limpeza, com o objetivo de retirar das residências e lotes vagos qualquer material que possa vir a acumular água e servir como criadouro do mosquito Aeds Aegypti, e principalmente, conscientizar e orientar a população a manterem limpos a sua residência, o quintal, enfim, todo a comunidade. Os bairros que serão abrangidos nesse mutirão serão Vila São Sebastião, Nascentes do Paraíso, Residencial Santa Tereza, Caic, Parque Industrial 2, Jardim das Acácias e Veneza, num total de 140 quarteirões e 2330 imóveis. O mutirão será nesse sábado, 31, com início previsto para as 8h, em frente ao Caic e o término às 17h. Maiores informações através do telefone 3539-1040.


Fonte: Assessoria de Comunicação PMSSP

Hospital do Câncer recebe R$ 20 mil do Prefeito Mauro Zanin

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Mauro Lúcio da Cunha Zanin, repassou ao HRC (Hospital Regional do Câncer), de Passos, uma subvenção de R$ 20 mil. A entrega da verba aconteceu durante um encontro entre o Executivo, com a dirigente da instituição e membros da comissão municipal pró-hospital, na manhã de sexta-feira, 23. Na reunião Mauro e o provedor da Santa Casa, Vivaldo Soares Neto, conversaram sobre ações que visam o fortalecimento da saúde regional. Segundo Vivaldo, o HRC possui cobertura ampla de mais de 30 cidades. Conforme o supervisor de captação de recursos do HRC, Evânio de Lima Cruz, novas campanhas estão sendo implementadas para ajudar na manutenção do hospital. Através de hotéis, estâncias, restaurantes e pousadas os turistas, serão chamados a contribuir com o HRC. O hospital pretende também fortalecer as doações através de boletos bancários e está firmando parceria com o Sicoob Nosso Crédito.



Fonte: Assessoria de Comunicação PMSSP

terça-feira, 27 de março de 2012

PROGRAMA TARDE TOTAL: DICAS PARA A DONA DE CASA

Esfriando bolos

Assim que retirar qualquer massa de bolo do forno, basta colocar a assadeira sobre uma grade e não diretamente sobre um tabuleiro. Dessa maneira sua massa não perderá a textura e ficará tão macia e fofa como quando saiu do forno.

Será que o bolo já assou?

Se o bolo ficou dourado por fora antes de estar totalmente assado por dentro, é só colocar uma forma com água na prateleira debaixo do forno. A água vai evaporando e umedecendo o bolo até assá-lo completamente.

Mensagem com glacê

Quando você quiser escrever uma mensagem com glacê sobre o bolo, utilize primeiro um palito para delinear a sua mensagem, depois coloque o glacê num recipiente plástico de mostarda ou maionese e esprema sobre a marca que fez com o palito.

O fermento está bom?

Quer saber se o fermento para bolo está bom?

Coloque água quente num copo e acrescente uma colher de chá de fermento.

Se a água borbulhar bastante, o fermento está bom para uso.

Como dividir uniformemente as passas dentro de um bolo

Para que as uvas passas não caiam para o fundo da forma quando se faz Bolo Rei ou Bolo Inglês, deve-se deixá-las de um dia para o outro em infusão em Vinho do Porto ou Rum.



Fonte: http://www.dicasdecozinha.com.br/

Presidente do Galo garante que salário atrasado será pago nesta terça

O presidente do Atlético, Alexandre Kalil, admitiu na noite da última segunda-feira que o salários dos jogadores do clube mineiro estiveram atrasados, mas que os vencimentos serão colocados em dia nesta terça. Ele explicou que, há 60 dias, os jogadores foram informados que poderia ocorrer essa situação mas não haveria problema para quitar os atrasados até o fim deste mês. O mandatário atleticano informou também que os honorários dos funcionários - sem contar os atletas - foram pagos no primeiro dia do mês. A principal questão apontada por Kalil que levou a esta situação foi a baixa arrecadação com bilheteria como consequência da falta dos estádios Independência e Mineirão, que estão em obras visando a Copa do Mundo de 2014.



Fonte: O Tempo

Atleta paraisense se destaca no Campeonato Mineiro de Vôlei

Neste último fim de semana, a equipe de vôlei feminino de São Sebastião do Paraíso, categoria Infanto-Juvenil participou do 1º Circuito do Campeonato Mineiro de Vôlei Região Sul e Sudeste de Minas Gerais. Os jogos foram realizados em São Gonçalo do Sapucaí. Nos jogos, Paraíso venceu Perdões por 2x1, e foi derrotada por Poços de Caldas por 2x1. Contra Varginha, Paraíso perdeu por 2x0. Apesar das derrotas para Poços e Varginha, o técnico Ludovico avaliou satisfatório o desempenho de sua equipe, pois as parciais dos sets foram bem próximas, o que demonstra equlibrio. Entre 72 atletas que participaram do campeonato, a maioria de um alto nível técnico, Luciana Aparecida da Silva Paula atleta de voleibol de São Sebastião do Paraíso, ganhou o troféu de melhor atacante do circuito. O próximo circuito será de 13 á 15 de abril na cidade de Três Pontas nas categorias Pré-Mirim e Infantil, na categoria Infanto-Juvenil serão de 11a 13 de maio, ainda sem local definido.


Fonte: emersondaprefeitura.blogspot.com

Joju 2012 já tem calendário definido

Aconteceu em Poços de Caldas na última sexta-feira, 23 de março, o congresso técnico dos XXIII Jogos da Juventude- JOJU 2012. Na ocasião a coordenadora de esportes de competição da Secretaria Municipal de Esportes de São Sebastião do Paraíso, Leni Soares, representou o município no congresso, colaborando na discussão sobre a competição. Ao todo são mais de 40 cidades participantes em 8 modalidades: Handebol, basquetebol, volei, futsal, natação, judô, atletismo e futebol de campo, que este ano passa a valer medalhas e contar pontos no quadro geral. A competição terá duas fases classificatórias, sendo que uma delas será em Paraíso e as finais dos XXIII Jogos da Juventude serão em Poços de Caldas, entre os dias 11 a 15 de julho.


Fonte: Correio dos Lagos

Governo corta 20% da verba para prevenção à violência

Ao mesmo tempo em que o governo mineiro descarta a implantação de uma polícia pacificadora no Estado, nos mesmos moldes das Unidades de Polícia Pacificadora, do Rio de Janeiro, um dos principais programas de prevenção ao crime no Estado sofre com a falta de recursos. Criado em 2003, o Grupo Especializado de Policiamento em Áreas de Risco (Gepar), bandeira da Polícia Militar no combate à criminalidade, amargou um corte de 20,6% no orçamento de 2011. De acordo com a Assessoria de Estratégias Preventivas do Estado Maior da PM, a Secretaria de Estado de Defesa Social tinha planejado enviar R$ 968 mil, no ano passado, para a atuação do Gepar em aglomerados onde também funciona o Fica Vivo, outro programa estadual de prevenção à violência. Porém, o orçamento foi alterado e o repasse reduzido a R$ 768 mil.
Para especialistas, o Gepar é o programa mais próximo que Minas tem do modelo de polícia pacificadora, que conseguiu resultados bastante satisfatórios no Rio de Janeiro. A filosofia do Gepar é atuar na repressão à criminalidade, mas em parceria com a comunidade, em ações que preservem noções de direitos humanos e a mediação de conflitos.


Fonte: O Tempo

Epamig apresenta novas cultivares de soja para Minas Gerais

Novas cultivares de soja para plantio em Minas Gerais é o tema de dia de campo que será realizado no próximo dia 3 de abril, em Patos de Minas, na região do Alto Paranaíba. Serão apresentas cultivares de soja resistentes à ferrugem asiática e a algumas espécies de nematoides desenvolvidas pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Embrapa Soja e Fundação Triângulo. Em quatro estações de campo os participantes terão a oportunidade de conhecer mais sobre: novas cultivares de soja para plantio em Minas Gerais, manejo de cultivares resistentes à ferrugem asiática, manejo e controle de nematoides, controle químico de pragas e doenças. As pesquisas apontaram que a cultivar BRSMG 780 FRR apresenta produtividade comparável às demais cultivares de ciclo semelhante cultivadas em Minas Gerais.



Fonte: Agência Minas

Aberta a licitação para o novo Fórum de Paraíso

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) abriu licitação para a construção do prédio do novo fórum de São Sebastião do Paraíso. A sede ampliará os serviços oferecidos à população. O novo fórum será construído na área onde futuramente será instalada a Cidade Administrativa de São Sebastião do Paraíso, no Jardim Mediterranée. O local deverá abrigar os poderes Executivo, Legislativo e Je:udiciário. A obra tem um cronograma de dois anos e está orçada em R$ 8 milhões. O novo Fórum será construído em um terreno de 8.542 mil metros quadrados, que foi doado pela prefeitura.



Fonte: Assessoria de Comunicação PMSSP

segunda-feira, 26 de março de 2012

PROGRAMA TARDE TOTAL: DICAS DE SAÚDE

CÂNCER DE MAMA




Doença é mais comum em mulheres acima de 50 anos


Mesmo com a realização de campanhas preventivas e de conscientização promovidas pelos órgãos públicos, o Câncer de mama é uma das principais causas de morte entre as mulheres no Brasil. Cerca de 50 mil novos casos são diagnosticados anualmente e, somente em 2008, 12 mil mulheres morreram em decorrência da doença, segundo último levantamento feito pelo Instituto Nacional do Câncer, INCA.


“Exposição prolongada aos hormônios femininos, uso excessivo de bebidas alcoólicas e o tabagismo são fatores de riscos que contribuem para estas estatísticas”, esclarece o Dr. Sergio Masili, médico do setor de mastologia do Instituto do Câncer de São Paulo (Icesp). Ele ressalta que não ter filhos ou engravidar pela primeira vez após os 35 anos colaboram para o desenvolvimento da doença, pois as mulheres menstruam mais vezes, ficando expostas aos hormônios estrogênio e progesterona.



A realização de exames de rotina é primordial. “Descoberto na fase inicial, a chance de cura aumenta e o tratamento é menos agressivo. No caso de mulheres entre 20 e 40 anos, submeter-se a consultas anuais evitam o aumento do número de casos”, completa.



Existem vários tipos de câncer de mama, sendo o Carcinoma Ductal mais comum e o Carcinoma Inflamatório pouco frequente. “A incidência do Carcinoma Inflamatório é menor. Normalmente se apresenta de forma mais agressiva e compromete toda a mama. Não se manifesta em formato de nódulos, mas de inflamações”, informa o especialista.



Prevenções e a importância dos exames de rotina


Após o início da menstruação, o autoexame das mamas é importante, pois em muitos casos os tumores são detectados pela própria paciente. Mulheres acima de 40 anos, devem fazer o exame de mamografia anualmente. Além disso, algumas recomendações para evitar a enfermidade como minimizar o consumo de alimentos gordurosos, controle do peso e a prática de atividades físicas ajudam na prevenção.


Fonte: saudeempautaonline.com.br

Muricy admite desgaste físico dos jogadores do Santos

Mesmo sem compromisso pela Libertadores no meio desta semana, o técnico Muricy Ramalho decidiu poupar quatro jogadores do Santos na vitória sobre o Bragantino, por 2 a 0, no último domingo, pelo Campeonato Paulista. Fucile, Edu Dracena, Ibson e Borges deixaram a equipe titular e o treinador explicou que esta opção se deu pelo cansaço deles. Com alguns titulares poupados, o lateral Maranhão e o atacante Alan Kardec ganharam nova chance na equipe e não decepcionaram. Além deles, o meia Paulo Henrique Ganso foi muito elogiado por Muricy. Quarto colocado do Campeonato Paulista, com 30 pontos, o Santos volta a campo nesta quinta-feira pela competição, quando enfrentará o Guaratinguetá, às 21 horas, novamente na Vila Belmiro, pela 16.ª rodada.



Fonte: Estadão Espn


Fratura no tornozelo deixará Kleber fora dos gramados por cinco meses

Na noite do último domingo, o Grêmio recebeu o resultado da ressonância magnética para diagnosticar a gravidade da lesão do atacante Kleber e o resultado foi preocupante. O exame constatou uma fratura na fíbula do tornozelo direito e o jogador tende a ficar fora de atividade por até cinco meses. Gladiador passará por uma cirurgia ainda nesta segunda-feira e começará a recuperação nesta semana. Kleber é atualmente o artilheiro da equipe vivendo uma boa fase com a camisa tricolor. Em 16 partidas disputadas na temporada - 14 pelo Gauchão e duas pela Copa do Brasil - , o atacante anotou nove gols - oito no Estadual - e era um dos principais destaques do time. Com a ausência do Gladiador, os responsáveis pelos tentos do Grêmio serão a dupla titular, André Lima/Marcelo Moreno e os reservas Leandro e Miralles. Com a lesão, Kleber não atuará mais pelo Gauchão e pela Copa do Brasil, voltando a entrar em campo durante o Campeonato Brasileiro.


Fonte: O Tempo

Arena do Jacaré bate recorde de público na temporada 2012

Demorou, mas a Arena do Jacaré finalmente recebeu um bom público em uma partida de futebol na temporada 2012. O estádio não ficou lotado, mas os 10.337 pagantes que enfrentaram forte chuva no clássico entre Cruzeiro e América foram suficientes para estabelecer o recorde de bilheteria do Campeonato Mineiro. A arrecadação foi de R$ 174.822,50. Até então, o maior público da competição havia sido o da partida entre Democrata e Cruzeiro, em Governador Valadares, quando 8.678 torcedores pagaram ingresso para assistir à vitória estrelada por 2 a 0.


Fonte: Superesportes

Cerca de 7 milhões de crianças deverão participar da nova versão da Provinha Brasil

Cerca de 7 milhões de crianças de 8 anos, segundo estimativa do Ministério da Educação, devem participar no ano que vem da nova versão da Provinha Brasil – que irá avaliar o nível de alfabetização dos estudantes nessa faixa etária. O exame era aplicado a alunos do 2° ano do ensino fundamental e servia como diagnóstico interno para o professor conhecer o nível de aprendizagem de seus alunos, sem divulgação dos resultados. Mas, nesta semana, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou que o exame será reformulado para que se tenha um panorama da alfabetização no país. A prova será um dos principais instrumentos do futuro programa Alfabetização na Idade Certa, que o MEC pretende lançar. No ano passado, o Todos pela Educação aplicou um exame amostral para aferir a alfabetização de alunos da mesma faixa etária. Os resultados da Prova ABC apontaram que mais de 40% dos alunos que concluíram o 3° ano do ensino fundamental não tinham a capacidade de leitura esperada para essa etapa. O principal indicador educacional do país atualmente, o Ideb, permite atribuir uma nota a cada escola, rede de ensino e estado, além de uma média nacional. O MEC ainda não informou se os resultados da Provinha Brasil chegarão a esse nível de detalhamento – não se sabe, por exemplo, se cada escola terá sua taxa de alfabetização individual.



Fonte: Agência Brasil

Rua que leva o nome de Marcos Antônio Bolloti é pavimentada

A secretaria de obras de São Sebastião do Paraíso, deu início no último dia 29 às obras para a pavimentação da rua Marcos Antônio Bolloti, localizada no bairro Vila Helena, com trabalhos de confecção de guias. Em seguida, a rua recebeu uma camada de impermeabilizante e por ultimo a capa asfáltica. As obras foram executadas pela empresa Cetenge Engenharia Ltda., vencedora da licitação, responsável por toda a execução desta continuidade do Plano Comunitário de Melhorias II. A rua Marcos Antônio Bolloti é a primeira via a receber os trabalhos desta parceria entre moradores e Prefeitura neste ano de 2012. O Plano Comunitário de Melhoramentos, juntamente com os recapeamentos, são uma das principais metas da gestão do prefeito Mauro Zanin. O município tem investido alto para levar comodidade, valorização dos imóveis, segurança e melhorar o fluxo do trânsito e de pedestre.


Fonte: Assessoria de Comunicação PMSSP

Reciclagem em Paraíso terá parceria de ONG e Danone

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso vai assinar no dia 11 de abril, na cidade de Poços de Caldas, um convênio de parceria com o Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (Insea), que desenvolve trabalho com várias instituições e empresas, tendo o aporte financeiro da Danone e apoio do Movimento Nacional de Catadores de Material Reciclável (MNCR). Um dos objetivos da parceria é implantar ou fortalecer a coleta seletiva nos municípios do Sul e Sudoeste de Minas Gerais, além de criar uma rede de articulação. Após o início da parceria, a ONG fará um acompanhamento mensal junto à Prefeitura e a Acomarp, formando um grupo gestor para avaliar os trabalhos. Na região Sul de Minas foram capacitadas 130 lideranças de catadores, representando 24 associações e cooperativas de 22 municípios.



Fonte: Assessoria de Comunicação PMSSP