Powered By Blogger

quarta-feira, 28 de março de 2012

PROGRAMA TARDE TOTAL: MOMENTO SAÚDE

MANCHAS DE PELE


A época do frio é a ideal para tratamento de manchas de pele, por que diminuímos a exposição ao sol. As causas de manchas são variadas, como: alterações na produção de melanina (pigmento da pele), infecções (micoses, vírus), distúrbios hormonais (cloasmas), alterações vasculares, tumores, exposição ao sol e marcas de acne. Seja qual for o tipo de mancha é importante consultar um médico assim que ela for notada, especialmente quando ocorrer qualquer mudança em suas características que até então não existiam. O diagnóstico precoce é essencial para o tratamento de vários tipos de doenças.

Sardas ou Efélides

As sardas são causadas por aumento de pigmento da pele em determinados locais, apresentando uma tendência familiar, principalmente em indivíduos de pele clara e de cabelos ruivos. Elas localizam-se em áreas expostas ao sol, acentuando-se durante o verão e regredindo, podendo até desaparecer, no inverno. Caracterizam-se por manchas arredondadas e de coloração marrom ou acastanhada. Essas manchas não apresentam risco aumentado de evolução para câncer de pele. O tratamento consiste em se evitar a exposição ao sol e uso de protetor solar. Também o uso de substâncias despigmentantes associadas a ácidos e a técnica de peeling.

Manchas de Gravidez

São chamadas de cloasmas e caracterizam-se por manchas escuras ou acastanhadas na face, principalmente nas bochechas, testa, nariz, lábio superior e têmporas. São causadas pela exposição solar, mas também tem predisposição genética e as alterações hormonais características da gravidez. Podem ocorrer associadas ao uso de anticoncepcionais e também em homens, embora em menor freqüência, sendo chamadas nesses casos de melasmas. O cloasma pode regredir o término da gestação, mas o tratamento pode acelerar o processo, com o uso de protetor solar, substâncias despigmentantes e peeling. Após o tratamento, o uso do protetor solar deve ser mantido para evitar a recorrência, que é comum. Para prevenir, a mulher grávida nunca deve se expor ao sol sem o uso de protetor solar.

Manchas de Envelhecimento

As manchas senis ou melanose solar são freqüentes em indivíduos de idade mais avançada. Mas elas não são causadas pela idade e sim exposição ao sol ao longo de vários anos. São manchas escuras de pequeno tamanho. Surgem apenas nas áreas de maior exposição ao sol, como braços, mãos, face, ombro e colo. E, são mais freqüentes em pessoas de pele mais clara. Mais importante que o tratamento é a prevenção, que é conseguida pelo uso contínuo de filtro solar, no dia-a-dia. Existem vários métodos de tratamento, como a cauterização (a mancha é "queimada" com o uso de alguns produtos), criocirurgia (a lesão é destruída com o uso de um jato de nitrogênio gelado), dermoabrasão (a pele é "lixada"), peeling e laser. Os resultados dessas técnicas são bons, mas o uso inadequado pode causar manchas claras ou deixar cicatrizes. Por isso, é importante consultar um profissional habilitado.

Ceratose Actínica

São lesões causadas pela exposição contínua ao sol, devido ao efeito da radiação ultravioleta na pele. Atinge mais pessoas de pele clara e de idade avançada, mas podem aparecer em indivíduos de meia-idade. São lesões consideradas pré-malignas, pois podem eventualmente transformar-se em câncer. Apresentam-se com aspecto variado, podendo ser avermelhadas, descamativas, de cor escura, elevadas, rugosas, com regiões ásperas, endurecidas. Aparecem principalmente na face, no couro cabeludo (homens carecas), braços e mãos. Quando há transformação em câncer, podem ficar mais elevadas, vermelhas em sua base e apresentar sangramento. Essas manchas devem ser tratadas devido à possibilidade de transformação maligna. O tratamento pode ser feito por cauterização, eletrocoagulação ou criocirurgia.

Câncer de Pele

Essa é a grande preocupação das pessoas, especialmente daqueles indivíduos de pele mais clara. Esse é o tipo mais freqüente de câncer, entretanto quando detectado precocemente apresenta grandes chances de cura. Os principais fatores de risco relacionados ao desenvolvimento do câncer de pele são: exposição a arsênico, a radiação ionizante, processos irritativos crônicos, alguns tipos de doenças e principalmente a exposição aos raios ultravioletas do sol. Aparece mais comumente em indivíduos com mais de 40 anos, de pele clara, sensível à ação dos raios solares ou portadores de doenças de pele prévias. As pessoas negras apresentam câncer de pele nas palmas das mãos e nas plantas dos pés. Vemos, portanto, a importância do diagnóstico precoce, por isso, caso apresente alguma lesão de pele que vem apresentando mudanças de características, procure imediatamente um dermatologista para avaliação. Outro ponto não menos importante é a prevenção, devendo-se estar atento a:

• Usar sempre protetor solar, fator igual ou superior a 15, reaplicando-o periodicamente a cada 30 minutos ou após mergulho ou transpiração excessiva.

• Uso de chapéus, bonés, viseiras, de preferência já com protetor solar

• Evite exposição ao sol no período entre 10 e 16 horas.

• Como a grande maioria dos cânceres de pele localiza-se na face, proteja-a sempre.

• Procurar um dermatologista periodicamente para acompanhamento, especialmente se forem notadas alterações em lesões pré-existentes.

Lembre-se: não tenha medo e procure o médico sempre que apresentar uma lesão suspeita. O câncer de pele tem tratamento e pode ser curado, especialmente com o diagnóstico precoce. Aproveite esta época do ano para cuidar da pele, das manchas adquiridas no verão e proteja-se sempre.


Ana Cláudia C.Soares – Farm.Resp.Farmácia Ana Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário